UNIVASF - Univ. Federal do Vale do São Francisco - PE

Notícia:   Vagas para Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

EDITAL Nº 35 DE 08 DE AGOSTO DE 2008

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - ALTERADO

Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE CEP 56304-205.
Tel.: (87)3862.9353 - home page: www.univasf.edu.br

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 23 de dezembro de 2004, publicado no Diário Oficial da União de 24 de dezembro de 2004, e considerando ainda, o inteiro teor do processo nº 23402.000834/2008-53 e disposições da Lei nº 8.745 de 09 de dezembro de 1993, alterada pela Lei nº 9.849 de 26 de outubro de 1999, torna público que estarão abertas, no período de 11/08/2008 a 20/08/2008, as inscrições para Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de Professor Substituto, nas condições que se seguem:

1. Das vagas, área de conhecimento, área de atuação, formação profissional exigida e regime de trabalho:

VAGAS

ÁREA DO CONHECIMENTO

ÁREA DE ATUAÇÃO

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGIME DE TRABALHO

01

Anatomia Patológica

Patologia geral; Fisiopatologia; Anatomia Patológica Humana e Medicina Geral

Graduação em Medicina com especialização em Patologia

20 Horas semanais

01

Arqueologia Histórica

Métodos e Técnicas Arqueológicas III e IV, Arqueologia Histórica I e II, Laboratório II.

Graduação ou Pós Graduação em arqueologia ou História

20 Horas semanais

01

Medicina do Trabalho

Medicina do Trabalho e Medicina Geral

Graduação em Medicina com especialização em Medicina do Trabalho

20 Horas semanais

01

Preservação Patrimonial

Preservação Patrimonial I, II, III, IV, Arquitetura Brasileira

Graduação ou Pós Graduação em História ou Arqueologia ou Arquitetura

20 Horas semanais

01

Psicologia Geral

Introdução à Psicologia. Bases Epistemológicas da Psicologia: escolas de pensamento. Psicologia como ciência e profissão

Graduação em Psicologia com Especialização em Psicologia ou áreas afins.

20 Horas semanais

01

Saúde Mental

Psiquiatria, Clínica Médica e Psicologia Médica.

Graduação em Medicina com especialização em Psiquiatria, neurologia ou neurocirurgia.

20 Horas semanais

01

Sistemas de Controle

Servomecanismos e Sistemas de Controle, Instrumentação Eletrônica

Engenheiro Eletricista, Eletrônico ou de Telecomunicações, com Mestrado em Eletrônica ou em Telecomunicações ou em Processamento da Energia ou áreas afins

20 Horas semanais

1.1. Os Professores Substitutos aprovados nesse PSS ficarão lotados, respectivamente, no colegiado acadêmico do curso que solicitou a vaga.

2. Dos requisitos dos candidatos

2.1. Poderão se candidatar à presente seleção de Professor Substituto, brasileiros que atendam às seguintes exigências:

a) gozar dos direitos políticos;

b) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

c) ter idade mínima de 18 anos completos;

e) não seja ocupante de cargo efetivo da carreira do magistério, de que trata a Lei nº 7.596 de 10/04/87;

f) comprovar formalmente a compatibilidade de horários, se servidor de nível superior da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas;

3. Das inscrições

3.1. Os interessados deverão formalizar a entrega do Requerimento de Inscrição no Departamento de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos - DRH, na Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, das 08 às 18 horas, com intervalo para almoço, das 12 às 14h;

3.2. Será permitida a inscrição por procuração específica individual, com firma reconhecida por autenticidade, acompanhada de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador, devidamente autenticadas. A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas ao Requerimento de Inscrição;

3.3 Será aceita inscrição via postal, com Aviso de Recebimento -AR, dirigido à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: DRH/UNIVASF, Caixa Postal 252, CEP: 56.306 - 410, Petrolina - PE, somente QUANDO O RECEBIMENTO DA MESMA FOR REGISTRADO NA AGÊNCIA DO CORREIO DE PETROLINA-PE até o último dia do período de inscrição (20/08/2008).

3.4. O candidato inscrito, por procuração, assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Requerimento de Inscrição.

3.5. É vedada a inscrição condicional;

3.6. Terminado o prazo das inscrições, os requerimentos e a documentação serão analisados pela Comissão organizadora que divulgará, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, no local das inscrições, a relação dos pedidos deferidos;

3.7. No caso de indeferimento de inscrição, o candidato que se julgar prejudicado poderá recorrer, dentro de um prazo de 1 (um) dias útil, a contar da divulgação da relação de inscrições deferidas;

3.8. Terminada a fase de inscrição, a Comissão estabelecerá calendário de realização das provas que será afixado no local das inscrições e publicado no endereço eletrônico www.univasf.edu.br;

3.9. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) e deverá ser recolhido no Banco do Brasil, através do formulário (GRU) adquirido pela internet no endereço www.univasf.edu.br, e o seu preenchimento se dará conforme se segue: Unidade Favorecida Código 154421, Gestão 26230, Recolhimento Código 28883-7, em nome da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4. Da remuneração

4.1. A remuneração do Professor Substituto será correspondente ao valor estabelecido para o nível 1(um) das classes Auxiliar, Assistente ou Adjunto da carreira docente do Magistério Superior, para o qual o contratado possua a qualificação requerida, conforme disposto no Decreto nº 94.664, de 23 de julho de 1987, na Lei Delegada 13/92 e na Lei 11.344/2006 e na MP 431/2008, observando no cálculo o regime de 20 horas semanais, ficando proibida qualquer alteração salarial ou progressão funcional por titulação;

5. Da documentação exigida para o Processo Seletivo Simplificado (PSS)

5.1. Requerimento de inscrição em formulário próprio;

5.2. Fotocópia de diploma certificado ou outra prova documental em atendimento à titulação exigida e do respectivo histórico escolar;

5.3. Cópia de documento que comprove estar o candidato em dia com as obrigações eleitorais e militares, se do sexo masculino;

5.4. Cópia do documento de identidade;

5.5. 01 via do Curriculum Vitae, devidamente comprovado.

5.6. No caso de candidato estrangeiro, é obrigatória a apresentação de cópia do visto de permanência, sem o qual não será permitida a sua inscrição.

6. Das especificações do Processo Seletivo Simplificado (PSS)

6.1. O PSS será coordenado por uma Comissão Organizadora, designada pelo Reitor, a qual definirá uma Banca Examinadora para cada vaga, constituída de três professores indicados pelo Colegiado solicitante;

6.2. O PSS não se constitui em concurso público para ingresso efetivo na Carreira do Magistério Superior;

6.3. O PSS deverá constar de prova didática aberta ao público, exceto para os candidatos concorrentes, e de exame de títulos (com pontuação constante no Anexo I), conforme tabela abaixo discriminada:

AVALIAÇÃO

NOTA

PESO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Prova Didática

Até 100

0,6

60

Exame de Títulos

Até 100

0,4

40

6.4. A prova didática, que visa demonstrar a capacidade do candidato de expor seus conhecimentos de maneira clara e organizada, consistirá na apresentação oral, observado o tema estabelecido por sorteio com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência. O candidato que não comparecer ao sorteio do ponto estará automaticamente eliminado. O tema a ser exposto na aula didática será sorteado entre os assuntos constantes de cada programa;

6.4.1 Caso haja mais de um candidato inscrito em determinada área, todos os candidatos deverão comparecer no início dos trabalhos, no horário previamente informado no sorteio do tema, para sorteio da ordem de apresentação na prova didática. O não comparecimento no sorteio da ordem de apresentação implicará, também, na eliminação do candidato.

6.5. Esta prova, cuja assistência é vedada aos demais candidatos, será realizada em sessão pública e terá duração mínima de quarenta e máxima de cinqüenta minutos, podendo haver um acréscimo de até trinta minutos para argüição da banca examinadora;

6.6. O candidato que não obtiver o mínimo de 70 (setenta) pontos na nota da prova didática será desclassificado;

6.7. Em caso de empate na classificação final serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: I - maior nota obtida na Prova Didática, II - maior nota no exame de títulos acadêmicos;

6.8. Não será admitida revisão da prova didática ou segunda chamada;

6.9. O quadro geral das notas obtidas pelos candidatos será divulgado no local de inscrição, nas datas divulgadas no cronograma publicado pela Comissão organizadora do PSS;

6.10. O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato quando do ato de inscrição, aferindo-se a pontuação conforme anexo I deste edital. Os documentos não certificados ou não comprovados não serão analisados pela Comissão organizadora;

7. Das Disposições Gerais

7.1. Juntamente com a inscrição o candidato firmará compromisso declarando conhecer os termos deste edital e a regulamentação pertinente ao Processo Seletivo Simplificado;

7.2. O contrato do Professor Substituto observará o prazo máximo de 05 (cinco) meses, podendo ser prorrogado (cfr. Inciso IV do art. 2º, c/c o § 3º do art. 4º da Lei 8.745/93, com redação dada pela Lei nº 9.849/99);

7.3. Os candidatos que já foram contratados com fundamento nas Leis 8.745/93 e 9.849/99, somente poderão ser novamente contratados após decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último contrato;

7.4. Uma vez emitido o parecer conclusivo da Comissão organizadora, o resultado será encaminhado ao Reitor para homologação e autorização da contratação e publicação no Diário Oficial da União;

7.5. A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a assinatura do contrato condicionada à observância das disposições da Lei nº 8.745/93, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do processo seletivo e do exclusivo interesse e conveniência da Universidade;

7.6. O Coordenador do Colegiado ao qual o professor substituto esteja vinculado comunicará ao Departamento de Recursos Humanos - DRH, com antecedência de 30 dias, o encerramento do contrato a fim de cessar o pagamento correspondente ao salário do professor substituto, caso não seja solicitada a renovação;

7.7. O presente Edital poderá ser revogado a qualquer momento, desde que motivo superveniente ou relevante assim o exigir, sem que isso venha gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados; Por ocasião do término do prazo de vigência do contrato, nenhuma indenização é devida ao contratado, tendo em vista a natureza jurídica do contrato de que trata este edital, salvo o pagamento de férias e gratificação natalina proporcional aos meses trabalhados;

7.8. A extinção do contrato de Professor Substituto se dará pelo término do prazo contratual, por iniciativa do contratado, comunicada por escrito com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, ou da Unidade, ou ainda poderá ser rescindido unilateralmente pela UNIVASF, sem que gere a obrigação de indenizar o contratado, caso este incorra na prática dos ilícitos previstos nos incisos I a XII do artigo 132 da Lei nº 8.112/90, com alterações posteriores.

7.9. O Processo Seletivo de que trata este Edital está regulamentado pela Lei 8745/93 e pela Lei 9849/99.

7.10. Não será devolvida qualquer documentação entregue no ato da inscrição, após a divulgação do resultado final deste processo, independentemente da aprovação do candidato

7.11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do PSS.

PAULO CÉSAR DA SILVALIMA
Vice-Reitor no exercício do cargo de Reitor

ANEXO I - Tabela de Pontuação para julgamento da Prova de Títulos

Grupo I - Títulos Acadêmicos

Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo:

Atividades

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

08

Certificado de Residência Médica credenciada pelo MEC

08

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério no Ensino Superior

1 ponto/ano

Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 ponto/ano

Ministração de Ensino não regular (cursos, conferências,mesas redondas) na área/sub-área do concurso

até 2 pontos pelo conjunto

Orientação de tese de doutorado aprovada

4 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 ponto por tese

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,5 ponto por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos

Orientação de grupo PET

0,5 ponto por grupo-ano até 02 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Orientação de aluno bolsista de monitoria

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Orientação de aluno bolsista de extensão

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

0,3 ponto por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 ponto por tese ou concurso

Coordenação de projeto de extensão

0,5 ponto por projeto até 03 pontos

Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 h-aula)

0,2 ponto por curso até 02 pontos

Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão

0,2 ponto por semestre

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área, objeto da seleção.

Até o limite de 25 (vinte e cinco) pontos.

Atividades

Pontos

Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte

até 05 pontos por livro

Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte

até 02 pontos por livro

Capitulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte

até 02 pontos por capítulo

Tradução de livro especializado

até 02 pontos por livro

Artigo completo publicado em periódico científico especializado e com corpo de árbitros

até 03 pontos por artigo

Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais

até 1,5 ponto por trabalho

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais

até 0,2 ponto por trabalho

Relatório técnico de pesquisa publicado

até 0,5 ponto por relatório

Trabalhos técnicos e artísticos especializados

até 8 pontos pelo conjunto

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais

até 4 pontos pelo conjunto

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados

até 4 pontos pelo conjunto

Artigos especializados publicados na imprensa

até 2 pontos pelo conjunto

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos

até 4 pontos pelo conjunto

Participação em congressos e seminários

até 2 pontos pelo conjunto

Grupo IV - Exercício de atividades ligadas à administração universitária Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Reitor

2 pontos por ano

Vice-Reitor, Diretor de Centro, Pró-Reitor

1 ponto por ano

Ocupantes de outros cargos de CD-3 e CD-4

0,5 ponto por ano

Membro de Conselhos Superiores de Universidades

0,2 ponto por ano

Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós-graduação de caráter permanente

0,2 ponto por ano

Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual0,2 ponto por curso

Anexo II - Conteúdo Programático da Prova Didática

Área: Anatomia Patológica

Programa:

1. Processos inflamatórios;

2. Neoplasias;

3. Distúrbios hemodinâmicos;

4. Anatomia patológica do sistema articular;

5. Anatomia patológica do sistema digestório;

6. Anatomia patológica do sistema nervoso;

7. Anatomia patológica do sistema respiratório;

8. Anatomia patológica do sistema hematopoiético;

9. Anatomia patológica do sistema tegumentar;

10. Anatomia patológica do sistema genito-urinário;

Área: Arqueologia Histórica

Programa:

1. Arqueologia histórica: Temas introdutórios e conceituais;

2. Conceitos e definições do patrimônio arqueológico histórico;

3. O sítio histórico: Estruturas, funções e testemunhos;

4. História das técnicas construtivas;

5. Métodos e técnicas da arqueologia histórica;

6. Arqueologia colonial;

7. Arqueologia subaquática;

8. Arqueologia industrial;

9. Gestão do patrimônio arqueológico histórico;

10. Arqueologia e cidadania: Difusão do patrimônio histórico.

Área: Medicina do trabalho

Programa:

1. Toxicologia ocupacional;

2. Pneumologia ocupacional;

3. Neuropsicologia ocupacional;

4. Ergonomia ocupacional;

5. Epidemiologia;

6. Risco biológico ocupacional;

7. Ruídos;

8. DORT;

9. Avaliação de incapacidade; Lesões oculares ocupacionais

Área: Preservação Patrimonial

Programa:

1. Gênese e evolução do conceito de Patrimônio;

2. História da preservação do Patrimônio;

3. Instrumentos jurídicos de preservação patrimonial internacional e sua aplicabilidade;

4. Políticas públicas de gestão e preservação do patrimônio;

5. Gestão do patrimônio arqueológico;

6. Sistemas de registro do patrimônio imaterial;

7. Modelos de educação patrimonial;

8. Técnicas de preservação patrimonial.

9. Trabalhos integrados em Restauração Monumental e

10. Diagnósticos de patologias e degradação do patrimônio natural e construído

Área: Psicologia Organizacional e Social

Programa:

1. O conceito de Psicologia, objeto(s) e métodos de investigação em Psicologia.

2. A constituição da ciência psicológica e suas bases epistemológicas.

3. A formação dos grandes sistemas: estruturalismo, funcionalismo, psicanálise, gestalt, behaviorismo, cognitivismo e humanismo, entre outros.

4. História e situação atual da Psicologia no Brasil.

5. A produção do conhecimento e a diversidade teórica em Psicologia.

6. As diferentes áreas e contextos de atuação do Psicólogo.

Área: Saúde Mental

Programa:

1. Esquizofrenia;

2. Retardo mental;

3. Depressão;

4. Transtornos de ansiedade;

5. Delirium;

6. Emergências psiquiátricas;

7. Dependência química;

8. Psicofarmacologia;

9. Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos;

10. Psicopatologia;

Área: Sistemas de Controle

Programa:

Sistemas de controle analógicos e digitais:

1. Controles em malha fecha e em malha aberta;

2. Funções de transferência, diagramas de blocos e gráficos de fluxo de sinal;

3. Análise de respostas transitórias e estabilidade (sistemas de primeira e segunda ordem)

4. Método do lugar das raízes

5. Método de análise da resposta de freqüência;

6. Critério de estabilidade de Nyquist;

7. Características dos componentes P, I e D;

8. Amostragem de Sinais;

9. Discretização de Controles analógicos

Instrumentação eletrônica:

10. Sensores, atuadores e transdutores eletrônicos;

11. Amplicadores de instrumentação;

12. Projetos de filtros lineares;

13. Sistemas e técnicas de aquisição e processamento de dados;

14. Controladores lógicos programáveis - CLP;

15. Circuitos geradores de sinais;

16. Circuitos condicionadores de sinais.