TRT - Tribunal Regional do Trabalho - 22ª Região - PI

Notícia:   Vagas para Estagiários no Tribunal Regional do Trabalho - PI da 22ª Região

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO

JUSTIÇA DO TRABALHO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 22ª REGIÃO

EDITAL Nº 01/2009

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA TESTE SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS

O DIRETOR-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 22ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais e em conformidade com a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e Ato GP 05/2009, faz saber que se realizará Teste Seletivo de Estagiários, o qual reger-se-á pelas seguintes disposições:

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade Fundação João do Vale, com sede na Rua Rui Barbosa nº 721, Centro, CEP 64000-090, Teresina Piauí, com endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br e e-mail: fjvale@hotmail.com.

1.2 A presente seleção destina-se ao preenchimento de vagas para estágio de estudantes de educação superior, bem assim formação de cadastro de reserva.

1.3 O estagiário cumprirá jornada de 20 (vinte) horas semanais, devendo o horário do estágio, corresponder ao expediente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e compatibilizar-se com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado.

1.4 O estagiário receberá, obedecida à jornada máxima indicada, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 415,00 (quatrocentos e quinze reais), nos termos do ATO GP nº 04/2009, além de outros benefícios previstos no ATO GP nº 05/2009.

1.5 Se convocados, os estudantes serão engajados no programa de estágio por um período inicial de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

2. DOS REQUISITOS PARA SELEÇÃO

2.1 Estão habilitados para participar do processo seletivo os estudantes de nível superior que tenham cursado ou estejam cursando, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos créditos obrigatórios do curso;

2.2 A comprovação do cumprimento dos requisitos dar-se-á por ocasião da assinatura do termo de compromisso através de declaração expedida pela instituição de ensino.

2.3 Fica terminantemente proibida a concomitância, total ou parcial, deste com outro estágio similar, em relação ao mesmo candidato.

3. DAS VAGAS

3.1 A seleção visa ao preenchimento imediato de 18 (dezoito) vagas para estudantes de nível superior e à formação de cadastro de reserva, conforme discriminação abaixo:

CIDADE

CURSO

VAGAS

CORRENTE / PI

Direito

02

FLORIANO / PI

Direito

01

OEIRAS / PI

Direito

CR¹

PARNAÍBA / PI

Direito

01

Ciências Contábeis

01

PICOS / PI

Direito

CR¹

Ciências Contábeis

CR¹

PIRIPIRI / PI

Direito

CR¹

TERESINA / PI

Administração

02

Biblioteconomia

01

Ciências Contábeis

01

Ciências da Computação

03

Direito

03

Comunicação Social - Jornalismo

01

Secretariado

02

[1]Cadastro de Reserva

3.2 Os candidatos que optarem por concorrer para as vagas do interior, farão provas na cidade da opção.

3.3 Aos candidatos portares de necessidades especiais, será reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas existentes, das que vierem a vagar ou das que forem criadas no prazo de validade do concurso.

3.4 O candidato portador de necessidades especiais quando convocado deverá comparecer, por ocasião da assinatura do termo de compromisso, ao setor médico do TRT/PI, munido de laudo circunstanciado que ateste a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições ficarão abertas das 8h do dia 13/04/2009 às 23h e 59min do dia 19/04/2009, exclusivamente através do site www.fundacaojoaodovale.com.br.

4.2 O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas, no requerimento de inscrição. O candidato que preencher a ficha de inscrição com dados incorretos, ou que fizer quaisquer declarações falsas, inexatas ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, terá cancelada sua inscrição, tendo, em conseqüência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado nas provas e que o fato seja constatado posteriormente.

4.3 Não será permitida inscrição por via postal, fac-símile, como também inscrição provisória ou condicional, ou, ainda, fora do prazo estabelecido.

4.4 Somente será aceito pedido de inscrição feito no formulário próprio via Internet.

4.5 O acesso ao Edital de Seleção, bem assim outros documentos pertinentes, será feito através da página do TRT da 22ª Região - www.trt22.jus.br e pelo site www.fundacaojoaodovale.com.br

4.6 Concluídas as inscrições, serão divulgadas na internet, nos sites www.fundacaojoaodovale.com.br e www.trt22.jus.br as inscrições deferidas e o número de candidatos.

4.7 A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O processo seletivo constará de prova escrita de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório, com 15(quinze) questões de conhecimentos específicos e 05 (cinco) questões de português, e terá duração de 2 horas, sendo considerado eliminado o candidato que não atingir a pontuação mínima de 60%(sessenta por cento) do total de pontos.

5.2 O candidato deverá transcrever suas respostas do caderno de provas para o gabarito de respostas, que será o único documento válido para a sua correção. O preenchimento do gabarito de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções. Não haverá substituição do gabarito de respostas por erro do candidato.

5.3 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do gabarito. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem com o gabarito rasurado ou emendado e/ou campo de marcação não preenchido integralmente, bem como marcações múltiplas na mesma questão.

5.4 Iniciada a prova, o candidato deverá permanecer na sala por 30 (trinta) minutos, e somente após este período poderá sair da sala.

5.5 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

6. DA APLICAÇÃO DAS PROVAS

6.1 As provas serão realizadas dia 03 de maio de 2009 em local a ser informado através dos sites : www.trt22.jus.br e www.fundacaojoaodovale.com.br a partir de 29 de abril de 2009, onde os candidatos poderão retirar o cartão de inscrição.

6.1.1 Compete ao candidato acompanhar a divulgação da informação prevista no subitem 6.1 deste edital.

6.1.2 A prova terá duração de 02 (duas) horas com início previsto para as 9:00h (nove horas) e término previsto para as 11:00h (onze horas).

6.1.3 O ingresso do candidato ao local de provas apenas será permitido dentro do horário estabelecido e ao candidato que apresentar o documento original de identidade e 2 kg (dois quilos) de alimentos não perecíveis.

6.1.4 O candidato deverá comparecer ao local designado, 30 minutos antes do horário determinado, munido de caneta esferográfica azul ou preta, além do disposto no item 6.1.3 deste Edital.

6.1.5 Será excluído do processo seletivo o candidato que faltar à prova ou chegar após o horário estabelecido, ou que, durante a sua realização, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como, utilizando-se de livros, notas, máquinas calculadoras, telefone celular, BIP, impressos não permitidos e qualquer outro material para consulta.

6.1.6 Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos, o candidato que insistir em sair do local de aplicação da prova, deverá assinar termo desistindo do Concurso e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade.

6.1.7 Em hipótese alguma será realizada prova fora dos locais, horários e datas determinados, e sob nenhum pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova, sendo os portões fechados após o início das provas importando a ausência ou retardamento do candidato em sua exclusão do processo seletivo, seja qual for o motivo alegado.

6.1.8 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, Editais e comunicados referentes a este processo seletivo, os quais serão afixados nos sites: www.fundacaojoaodovale.com.br, www.trt22.jus.br e quando do preenchimento da inscrição fornecer o endereço completo na ficha de inscrição, e endereço eletrônico (e -mail), se possuidor.

6.1.9 Não será permitido ao candidato fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas na sala de provas, bem como nas dependências do local de provas.

6.1.10 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que necessitar amamentar e não levar acompanhante não poderá realizar as provas.

6.1.11 A Fundação João do Vale não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados, com expressa orientação que os candidatos evitem portar aparelhos celulares, quando da realização da prova.

6.1.12 O acesso à vaga destinada ao estágio ficará condicionado à submissão e aprovação dos candidatos as provas seletivas de conhecimentos gerais e específicos.

6.1.13 A ausência acarretará a eliminação automática do candidato, não havendo segunda chamada para qualquer uma das provas.

6.2 Acarretará a eliminação do candidato do concurso, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas para a realização das provas, definidas neste Edital ou em outros relativos ao teste, nos comunicados ou nas instruções constantes no caderno de provas.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas escritas objetivas de múltipla escolha.

7.2 A classificação dos candidatos obedecerá à ordem decrescente de nota final.

7.3 Na classificação final entre candidatos empatados com igual número de pontos na soma de todas as etapas serão fatores de desempate os seguintes critérios: a) o candidato que obtiver a maior nota na prova de conhecimentos específicos;b) maior idade.

8. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

8.1 As listas de classificação dos candidatos aprovados serão divulgadas nos endereços eletrônicos: www.fundacaojoaodovale.com.br e www.trt22.jus.br

9. DOS RECURSOS

9.1 Os candidatos têm o prazo de 48 (quarenta e oito) horas contados tanto da divulgação do gabarito quanto do resultado das provas para entrarem com recurso.

9.2 Será admitido um único recurso, por questão, para cada candidato, relativamente ao gabarito, à formulação ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado e instruído com material bibliográfico.

9.3 Os recursos deverão ser dirigidos e encaminhados a Fundação João do Vale para apreciação do pleito.

9.4 Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não obtiveram os pontos na correção inicial.

9.5 Não será concedida vista do cartão de resposta da Prova.

9.6 As decisões dos recursos serão dadas a conhecer, coletivamente, e apenas, quanto aos pedidos que forem deferidos.

9.7 A Fundação João do Vale constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10. DA CONVOCAÇÃO

10.1 Os candidatos aprovados serão convocados, obedecendo-se à rigorosa ordem de classificação e o número de vagas existentes, podendo os demais aprovados, serem convocados posteriormente, no decorrer do período de validade do concurso e na medida em que se abrirem novas vagas.

10.2 Serão exigidos do candidato convocado, além de firmar "Termo de Compromisso de Estágio" com interveniência obrigatória da Instituição de Ensino, no ato de sua apresentação, os seguintes documentos:

a) duas fotos 3x4;

b) cópia da Cédula de Identidade e do CPF e formulário para atestado de sanidade física e mental (a ser preenchido e assinado por médico do Tribunal);

c) declaração de que não desempenha qualquer atividade de estágio em órgão de natureza pública ou privada em concomitância total ou parcial com o estágio deste Tribunal (disponível no Tribunal);

d) declaração de que não desempenha qualquer atividade em escritório de advocacia onde tramitem processos trabalhistas, somente para candidatos da área jurídica (disponível no Tribunal).

e) declaração fornecida pela Instituição de Ensino de que está freqüentando regularmente o curso;

f) declaração de carga horária, expedida pela Instituição de Ensino, certificando que o aluno já atingiu, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos créditos obrigatórios do curso.

10.3 Qualquer alteração de endereço ou dados cadastrais dos candidatos classificados deverá ser comunicada à Seção de Recursos Humanos e Programas Assistenciais do TRT da 22ª Região através do e-mail rh@trt22.gov.br ou pelo telefone (86) 3223-1666.

10.3.1 A não-comunicação de alteração de endereço ou dados cadastrais implicará perda da oportunidade de estágio por parte do candidato, se este não for localizado, à época da convocação.

10.3.2 O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região não se responsabilizará por eventuais prejuízos aos candidatos decorrentes de: endereço não atualizado; endereço de difícil acesso; correspondência devolvida pela ECT por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato; correspondência recebida por terceiros.

10.3.3 Após convocação o candidato tem o prazo máximo de 05 (cinco) dias para assumir o estágio, sob pena de ser considerado desistente.

11. DO PRAZO DE VIGÊNCIA DO TESTE SELETIVO

11.1 O Teste Seletivo terá validade de (01) um ano, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, prorrogável uma única vez, a critério da Administração do TRT da 22ª Região, por igual período.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 O Estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza com o Tribunal, e sua realização dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre o estudante e o Tribunal, com a interveniência obrigatória da Instituição de Ensino.

12.2 Ocorrerá a sua cessação:

a) automaticamente, ao término do estágio, ou pela interrupção ou conclusão do curso;

b) "ex-officio", no interesse da Administração do TRT da 22ª Região, inclusive se comprovada a falta de aproveitamento, na unidade e/ou na Instituição de Ensino;

c) a pedido do estagiário;

d) em decorrência do descumprimento de qualquer obrigação prevista no ATO GP 05/2009 e no Termo de compromisso;

e) pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de 5 (cinco) dias consecutivos ou não, no período de 1 (um) mês, ou por 30 (trinta) dias durante todo o período do estágio;

12.3 Informações adicionais sobre o certame poderão ser obtidas junto à Fundação João do Vale ou ao Serviço do Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região na Rua João da Cruz Monteiro nº 1694-Cristo Rei, CEP nº 64014-210, Teresina-PI, com endereço eletrônico www.trt22.jus.br e e-mail:rh@trt22.gov.br ou pelo telefone (86)3223-1666 ou 3223 - 9392.

12.4 A inscrição implicará, por parte do candidato, conhecimento e aceitação das normas contidas neste Edital.

12.5 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso publicado.

12.6 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de Edital de retificação.

12.7 Os casos omissos, quanto à seleção, serão deliberados pela Fundação João do Vale e quanto à efetivação do estágio pelo Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, que poderá rever seus próprios atos, de ofício ou atendendo solicitação dos interessados, no prazo de 48 horas.

Teresina, 01 de abril de 2009.

FRANCISCO DAS CHAGAS ANTUNES MARQUES
Diretor-Geral de Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região

MARIA ZULEIDE DA CUNHA SANTOS
Diretora Executiva da Fundação João do Vale

ANEXO I

EDITAL 01/2009 DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS NO ÂMBITO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 22ª REGIÃO

PROGRAMAS

PORTUGUÊS - TODAS AS ÁREAS:

ORTOGRAFIA: divisão silábica - tonicidade - acentuação gráfica - emprego da crase - Semântica - MORFOLOGIA: classes gramaticais - estrutura das palavras - formação das palavras. SINTAXE: sintaxe de concordância, de regência e de colocação (nominal e verbal) - PRONOMES: emprego - formas de tratamento (uso). PONTUAÇÃO.

DIREITO:

1.DIREITO DO TRABALHO. Princípios do Direito do Trabalho. Fontes do Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego. Da duração do trabalho: da jornada de trabalho; dos períodos de descanso; e do trabalho noturno. Remuneração e salário. Das férias: do direito a férias e da sua duração; e da concessão e da época das férias. Do contrato individual de trabalho: disposições gerais; da alteração; da suspensão e da interrupção; e da rescisão. Do aviso prévio. Das comissões de conciliação prévia. 2.DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Do processo judiciário trabalhista: disposições preliminares. Do processo em geral: dos atos, termos e prazos processuais; das custas e emolumentos (Lei 10.537/2002); das partes e dos procuradores; das nulidades; das exceções; e das audiências. Dos dissídios individuais: da forma de reclamação e notificação; da audiência de julgamento; e do procedimento sumaríssimo. 3.DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Da jurisdição e da ação. Das partes e dos procuradores: da capacidade processual; dos deveres das partes e dos seus procuradores; dos procuradores; da substituição das partes e dos procuradores. Dos atos processuais: da forma dos atos processuais; do tempo e do lugar dos atos processuais; e dos prazos. Da resposta do réu. Da sentença e da coisa julgada. 4. DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceito de constituição. Do controle da constitucionalidade. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos sociais. Do Poder Judiciário: dos tribunais e juízes do trabalho. 5. DIREITO ADMINISTRATIVO. Atos administrativos: conceito; classificação; requisitos; atributos; discricionariedade e vinculação; anulação e revogação. Da Administração Pública: disposições gerais.

ADMINISTRAÇÃO:

1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - A concepção da Escola Clássica: A obra de Taylor. Organização racional do trabalho. Princípios da Administração Científica. Apreciação crítica da Teoria da Administração Científica. A obra de Fayol. Teoria da organização. Apreciação crítica da Teoria Clássica. A Escola de Relações Humanas : Origem da abordagem de relações humanas. A experiência de Hawthorne (principais conclusões). Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Abordagem Neoclássica da Administração: Características principais da Teoria Neoclássica. Centralização e descentralização (vantagens e desvantagens). Funções do administrador. Decorrências da abordagem neoclássica: tipos de organização e departamentalização. Teoria Estruturalista da Administração: Origens da Teoria Estruturalista. A sociedade das organizações. Idéias centrais. Tipologia das organizações. 2. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - Os estilos de Administração de Recursos Humanos - teoria "X" e a teoria "Y", de McGregor, teoria "Z". O caráter multivariado e contingencial da ARH. A ARH como responsabilidade de linha e função de STAFF. Políticas de Recursos Humanos. Objetivos da ARH. Recrutamento de pessoal: Fontes de recrutamento. Processo de recrutamento. Meios de recrutamento. Seleção de pessoal: Conceito de seleção. Técnicas de seleção. Descrição e análise de cargos: Conceituação. Diferença entre descrição e especificação de cargos. Métodos de descrição e análise de cargos. Fases da análise. Avaliação de desempenho: Conceituação. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho. Movimentação de pessoal: Conceituação. Rotação de pessoal (turnover): causas e custos. Absenteísmo. Avaliação e classificação de cargos: Conceituação. Métodos de avaliação de cargos. 3. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - Conceito e definição de AM. Estrutura organizacional da AM. Dimensionamento e controle de estoques: Funções e objetivos de estoque. Políticas de estoque. Níveis de estoque: Tempo de reposição, estoque mínimo e máximo. Classificação ABC. Avaliação dos estoques: Custo médio. Avaliação pelo método PEPS (FIFO) e UEPS (LIFO). Compras de material. Conceituação. Operação do sistema de compras: Solicitação de compras, coleta de preços, pedido e acompanhamento de compras. Compras no setor público através de licitação: Concorrência, Tomada de preços e convite. Fontes de fornecimento: Classificação de fornecedores, seleção e avaliação de fornecedores. Armazenamento de materiais: Conceituação e definição. Almoxarifado. Arranjo físico (layout). Embalagens. Padronização de materiais. Classificação, codificação e catalogação de materiais. 4.ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS - Fluxogramas: Conceito. Vantagens dos fluxogramas. Técnicas específicas para elaboração de fluxogramas. Fluxograma vertical. Fluxograma administrativo ou de rotinas de trabalho. Fluxograma global ou de colunas. Organogramas: Conceito. Técnicas de elaboração. Tipos de organogramas. Formulários: Definição e objetivos. Layout: Conceituação. Layout de escritório. Layout de fábrica. Layout pelo processo. Layout pelo produto. CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

1.CONTABILIDADE PÚBLICA-Conceito, objetivo e denominações. Campo de aplicação. Patrimônio público: formação e equação patrimonial. Exercício financeiro. Regimes contábeis. Receitas e Despesas extra-orçamentárias. Receitas e Despesas orçamentárias: classificação e estágios. Balanços segundo a Lei 4.320/64. 2. LEGISLAÇÃO SOCIAL (direito previdenciário e legislação trabalhista): Dos direitos sociais- Arts.6º a 11 da CF/88; Da seguridade social (CF/88): disposições gerais e da previdência social. Salário e remuneração: conceitos e distinção; principais verbas trabalhistas: aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS, hora extra, repouso semanal remunerado, adicionais (de insalubridade, de periculosidade, de transferência, noturno, por tempo de serviço), comissões; duração do trabalho. 3. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: - Administração Pública: direta e indireta. Definição de orçamento. Princípios orçamentários. Espécies de orçamento. Lei de Orçamento. Previsão e resultado orçamentários: equilíbrio, déficit e superávit. Receitas e Despesas Públicas. Sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Créditos adicionais: espécies, características e fontes de recursos. Dívida Ativa e Passiva. COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO:

1.NOÇÕES DE FOTOGRAFIA: História, evolução e princípios ópticos da fotografia; Técnicas de manejo de equipamentos: máquinas, lentes, filmes, etc; Prática de laboratório: preparação de reagentes, revelação de filmes e ampliação de cópias em preto e branco; Linguagem, composição e estética fotográfica. 2.TÉCNICAS DE REPORTAGEM, ENTREVISTA E PESQUISA: Noções gerais sobre mídias; Mídias e produção de bens simbólicos; O Fato jornalístico; Notícias: conceituações; critérios; características; formas de produção; coleta; Tratamento/ armazenamento. 3.REDAÇÃO EM TELEJORNALISMO: Técnicas específicas do texto para ser falado: como contar uma história - o papel do repórter; o texto criativo e a representação do acontecimento; contextualização e repetição da informação; presença e veracidade - o testemunho da informação; A escrita do jornal: Da pauta á veiculação - produção, pesquisa, redação e edição; a mesma história e modos diferentes de contá-la; a entrevista e suas variantes; o roteiro - a medida exata do tempo. SECRETARIADO:

TÉCNICAS DE SECRETARIADO:1. Atendimento telefônico; 2. Origem, histórico e legislação que regulamenta a profissão no Brasil; 3. Ética; 4. Código de Ética; 5. Atendimento a clientes externo e internos; 6. Agenda; 7. Preparação de Reuniões. 8. Documentação e arquivo; 9. Perfil secretarial; 10. Administração do tempo.

ADMINISTRAÇÃO GERAL:1. Moderna Administração; 2. Processo administrativo; 3. Níveis organizacionais; 4. Liderança; 5. Estilo de liderança; 6. Motivação nas organizações; 7. Delegação; 8. Eficiência e eficácia; 9. Habilidades técnicas, humanas e gerenciais; 10. Empreendedorismo. BIBLIOTECONOMIA:

1.BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: paradigmas conceituais; Legislação de Biblioteconomia. 2. PRODUÇÃO DOS REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO CONHECIMENTO HUMANO: Registros bibliográficos na antiguidade, idade média, idade moderna e contemporânea. 3. FONTES DE INFORMAÇÃO: Conceitos, características, tipos, classificação e relação com serviço de referência; Comunicação científica e canais formais e informais; Formas de expressão do conhecimento: fontes literárias, musicais, básicas, informação bibliográfica, cartográfica, publicações periódicas; Fontes bibliográficas eletrônicas; Instituições de Informação Científica e Tecnológica Nacionais. 4. INFORMAÇÃO: Conceito e tipos de informação; Ciclo da informação; Unidades e sistemas de informação: bibliotecas, centros de documentação, museus, centros de referência, arquivos. 5. ARQUIVOS: Fundamentos, origem e conceito; Classificação: corrente, permanente, intermediário; Políticas nacionais de arquivo: CONARQ, SINAR e Projeto CPBA. 6. CATALOGAÇÃO: Conceitos e objetivos da catalogação; AACR2 (pontuação); Funções e estrutura dos catálogos. 7. CLASSIFICAÇÃO: Histórico e conceitos; Sistemas de classificação; Conceito e assunto; Índices. 8. REFERËNCIA BIBLIOGRÁFICA: ABNT 6023; Referenciação bibliográfica de monografias, publicações periódicas e documentos eletrônicos. 9. CONTROLE BIBLIOGRÁFICO: Organismos nacionais e internacionais: UNESCO, IFLA, Fundação Biblioteca Nacional, IBICT, CBL. CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO: 1.ESTRUTURA DE DADOS - Matrizes. Cadeias de caracteres. Listas lineares. Pilhas. Filas e recursividade. Árvores. Pesquisa de dados. Classificação de dados.2. ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS - Etapas da análise estruturada. Especificação de sistemas. Diagrama de contexto. Diagrama de fluxo de dados. Dicionário de dados. Especificação de processos.3. BANCO DE DADOS - Objetivos dos sistemas de banco de dados. Abstração de dados. Modelos de dados. Instâncias e esquemas. Independência de dados. Linguagem de definição de dados. Linguagem de manipulação de dados. Gerenciador de banco de dados. Administrador de banco de dados. Usuário de banco de dados. Projeto lógico de banco de dados. Normalização (1ª, 2ª e 3ª formas nomais). Diagrama entidade-relacionamento. Banco de dados relacionais: Definição. Objetivos e requisitos. Integridade de dados. Segurança e privacidade de dados. Relacionamento entre dados. Regras de integridade (chaves primárias, chaves estrangeiras, integridade de entidade e integridade referencial). Álgebra relacional. SQL (Structured Query Language). Padrão Ansi. 4. REDES - Arquiteturas de Protocolos, Protocolos - conceitos, Arquiteturas de Protocolos, Modelo OSI, Modelo TCP/IP,Órgãos de padronização, Normas, Conceitos de redes locais, metropolitanas, e de longa distância, Sistemas de comunicação públicos; 5. CONHECIMENTO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA E DA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DELPHI, VERSÃO 3.0 OU SUPERIOR. ANEXO II

CRONOGRAMA

ETAPAS

DATA

LOCAL

Publicação do Edital

03.04.2009

Diário ELETRÔNICO da JUSTIÇA DO TRABALHO

www.trt22.jus.br

www.fundacaojoaodovale.com.br

Inscrições

13 a 19.04.2009

www.trt22.jus.br

www.fundacaojoaodovale.com.br

Divulgação do local de aplicação das Provas Escritas Objetivas

29.04.2009

www.trt22.jus.br

www.fundacaojoaodovale.com.br

Aplicação da Prova Escrita Objetiva

03.05.2009

A ser divulgado

Divulgação do Gabarito da Prova Escrita Objetiva

04.05.2009

www.trt22.jus.br

www.fundacaojoaodovale.com.br

FUNDAÇÃO JOÃO DO VALE

Prazo para Recurso

Até 06.05.2009

FUNDAÇÃO JOÃO DO VALE

Resultado do julgamento dos recursos

11.05.2009

FUNDAÇÃO JOÃO DO VALE

www.fundacaojoaodovale.com.br

Resultado Final

15.05.2009

www.trt22.jus.br

DIÁRIO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

www.fundacaojoaodovale.com.br

FUNDAÇÃO JOÃO DO VALE