SESCOOP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - DF

Notícia:   Vaga para Analista de Projetos na SESCOOP - DF

SESCOOP - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO

PROCESSO SELETIVO N° 02-2011 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

A unidade nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, situada em Brasília-DF, no Setor de Autarquias Sul, Quadra 04, Bloco I, Edifício Casa do Cooperativismo, dá publicidade à abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO N° 02-2011 consistente no preenchimento de vaga do seu quadro funcional, para o cargo de Analista, na função de Analista de Projetos. O processo seletivo será conduzido pela Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop.

1. CARACTERÍSTICAS DA VAGA

1.1 Cargo: Analista

1.2 Função: Analista de Projetos

1.3 Regime de contratação: Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);

1.4 Remuneração: R$ 5.332,48 (cinco mil, trezentos e trinta e dois reais e quarenta e oito centavos) por mês;

1.5 Benefícios: Auxílio-transporte, Auxílio-alimentação no valor de R$ 22,77 (vinte dois reais e setenta e sete centavos) por dia útil trabalhado, Assistência médica e Seguro de vida;

1.6 Carga horária: 40 (quarenta) horas semanais;

1.7 Área de trabalho - Assessoria em Gestão Estratégica;

1.8 Local de trabalho - Brasília / DF;

1.9 Horário de trabalho - de 8h às 12h e de 14h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira;

1.10 Quantidade de vaga: 1 (uma).

2. REQUISITOS BÁSICOS DA VAGA

2.1 Formação Superior Completa, preferencialmente em Ciências Sociais ou Humanas, devidamente comprovado conforme item 4.5; (*)

2.2 Desejável Pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Projetos ou Gestão de Processos ou Elaboração de Projetos ou Planejamento Estratégico ou Gestão Estratégica;

2.3 Experiência comprovada de pelo menos 6 (seis) meses em aplicação de técnicas de elaboração de projetos, utilização de metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos, preferencialmente projetos de desenvolvimento social; (*)

2.4 Desejável experiência na aplicação de técnicas de planejamento estratégico, utilização de métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, metodologias e ferramentas para a elaboração de indicadores e avaliação de resultados;

2.5 Desejável Certificação Project Management Professional - PMP;

2.6 Domínio do Pacote Office, especialmente o Excel;

2.7 Desejável conhecimento em língua inglesa ou espanhola;

2.8 Disponibilidade para viagens.

(*) Os itens assinalados são pontos de eliminação na análise curricular.

3. ATRIBUIÇÕES DO CARGO/FUNÇÃO

3.1 Atribuições Gerais do Cargo: prestar atendimento aos clientes internos e externos, disponibilizando informações e/ou orientações quanto a assuntos relacionados à área de conhecimento; pesquisar, agregar, produzir e disseminar informações atualizadas aos públicos de interesse; propor e elaborar ações que atendam às diretrizes estratégicas, incluindo planos de trabalho e orçamento; planejar, coordenar, executar, monitorar e avaliar a operacionalização de atividades e projetos; administrar dados, de forma a produzir informações para a melhoria de processos e o suporte às decisões gerenciais; zelar pela qualidade no desenvolvimento dos trabalhos técnicos; integrar grupos técnicos, comissões e comitês, quando demandado; participar das atividades de contratação de bens e serviços, incluindo a elaboração de notas técnicas e participação em eventos de licitação, bem como fazer o acompanhamento da execução dos contratos de prestação de serviços; disponibilizar informações e documentos às auditorias interna e externas; organizar eventos de capacitação e de alinhamento técnico e proferir palestras sobre temas relacionados; participar de reuniões administrativas e técnicas, adotando providências quanto às deliberações; elaborar relatórios, demonstrativos, gráficos, planilhas, pareceres e outros documentos técnicos de sua área de atividade e executar outras atividades inerentes ao cargo.

3.2 Atribuições Essenciais da Função: analisar projetos em todos os seus processos: proposição, execução e encerramento, emitindo considerações que subsidiem recomendações e tomadas de decisão; apoiar a atuação do Comitê Técnico de Análise - CTA na análise de projetos e seus encaminhamentos; coletar informações de práticas exitosas para subsidiar novos projetos; propor a atualização e o aperfeiçoamento de políticas, metodologias, processos, sistemas e normativos afetos a projetos; levantar e analisar séries históricas dos projetos executados e seus resultados, para subsidiar a proposição de políticas e diretrizes; assessorar as áreas da Unidade Nacional e as Unidades Estaduais na identificação de necessidades, na elaboração, execução e no encerramento de projetos, certificando-se da convergência aos objetivos estratégicos do Sescoop e monitorar a carteira de projetos, consolidando e mantendo atualizadas as informações.

4. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente via internet, no período de 30/05 a 13/06/2011, conforme item 4.2;

4.2 Os candidatos, dentro do perfil e interessados em participar do processo seletivo, após acessar o site www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link Processos Seletivos 2011), devem tomar conhecimento dos detalhes do processo, acessar e preencher formulário-padrão de inscrição, salvar o arquivo com seu nome completo e encaminhá-lo, até às vinte e três horas e cinquenta e nove minutos do último dia do período de inscrição, via e-mail, para curriculo@sescoop.coop.br;

4.3 Somente serão aceitos como candidatos inscritos os 100 (cem) primeiros currículos encaminhados no período de inscrição, desde que estejam no formulário-padrão disponível no endereço especificado no item 4.2;

4.4 As informações sobre formação, especialização, certificações e experiências anteriores deverão ser declaradas expressa e corretamente no ato da inscrição e comprovadas por meio de diplomas, certificados, registros em carteira de trabalho e declarações, por ocasião da contratação e nos termos dos itens, 4.5, 4.6 e 8, sob pena de desclassificação do candidato;

4.5 A comprovação de escolaridade deverá ser feita mediante a apresentação do diploma emitido pela instituição de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação;

4.6 A comprovação da experiência deverá ser feita mediante cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), contendo a parte de identificação do candidato e do registro do empregador (com início e fim, se for o caso), acrescida de declaração do empregador em papel timbrado, informando o período (com início e fim, se for o caso), o cargo/função e a espécie de serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas;

4.7 Somente devem ser declaradas no formulário de inscrição as informações passíveis de comprovação documental, nos termos do item 4.4;

4.8 A comprovação deverá ser feita por meio de cópias simples, mediante apresentação do original, para fins de autenticação, no ato da convocação para a contratação;

4.9 O preenchimento inadequado, a falta de informações, o encaminhamento de currículo fora do padrão do formulário de inscrição ou a não comprovação de informações declaradas serão motivo de exclusão automática do processo seletivo;

4.10 As informações constantes no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato;

4.11 Os candidatos, ao realizarem a inscrição, automaticamente atestam que tomaram conhecimento e estão de acordo com as condições exigidas neste documento;

4.12 Constituem requisitos para a contratação: ter sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo; possuir e comprovar todos os requisitos exigidos para o exercício do cargo conforme item 2.1 e 2.3 desta publicação; estar em dia com as obrigações trabalhistas e militares; apresentar idade mínima de 18 anos (completados até o último dia de inscrição); e cumprir as determinações desta publicação.

5. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

1ª etapa - Análise Curricular (eliminatória e classificatória);

2ª etapa - Avaliação de Conhecimentos (eliminatória e classificatória); 3ª etapa - Entrevista Técnica (classificatória).

5.1 1ª etapa - Análise Curricular

5.1.1 Com o objetivo de verificar o perfil do candidato e a sua adequação aos requisitos exigidos, a análise curricular consistirá em:

5.1.2 Eliminar do processo seletivo os candidatos que não cumprirem o que está solicitado nos itens 2.1 e 2.3;

5.1.3 Classificar os candidatos remanescentes, mediante aplicação dos critérios de pontuação constantes no quadro a seguir:

Perfil Pontuação

a) Adicional para cada ano completo de experiência profissional comprovada em aplicação de técnicas de elaboração de projetos, utilização de metodologias e ferramentas de 3 gerenciamento de projetos, preferencialmente projetos de desenvolvimento social (limitado a 4 anos);

b) Formação Superior em Ciências Sociais ou Humanas 2 (limitado a uma formação superior);

c) Pós-graduação (lato sensu) em Gestão de Projetos ou Gestão de Processos ou Elaboração de Projetos ou Planejamento 2 Estratégico ou Gestão Estratégica (limitado a dois cursos);

d) Certificação Project Management Professional - PMP 2

5.1.4 Não serão reconhecidas experiências de estágio para comprovação da experiência profissional;

5.1.5 Após apuradas as pontuações, será feito o somatório dos pontos e os candidatos serão classificados em ordem decrescente;

5.1.6 Será divulgado o resultado da análise curricular dos 40 (quarenta) candidatos melhor classificados;

5.1.7 Os 20 (vinte) candidatos que obtiverem as maiores pontuações na análise curricular serão convocados para a segunda etapa. Em caso de empate na última faixa classificada, serão divulgados todos os candidatos naquela faixa;

5.1.8 Os demais candidatos poderão ser convocados, observando-se a ordem de classificação, na hipótese de esgotadas as possibilidades de aproveitamento dos 20 (vinte) candidatos melhor classificados;

5.1.9 A relação dos candidatos classificados e dos convocados para a segunda etapa estará disponível no site www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link Processos Seletivos 2011).

5.2 2ª etapa - Avaliação de Conhecimentos

5.2.1 A avaliação de conhecimentos consiste na aplicação de prova de português, prova técnica e prova dissertativa.

5.2.2 A prova de português será composta por 15 (quinze) questões objetivas abordando interpretação de texto, acentuação, concordância, pontuação, conjugação verbal, gramática e língua portuguesa aplicada à redação oficial de documentos. A pontuação máxima da prova de português é de 15 (quinze) pontos, cada questão valendo 1 (um) ponto.

5.2.3 A prova técnica será composta por 20 (vinte) questões objetivas abordando metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos, técnicas de elaboração de projetos, técnicas de planejamento estratégico e utilização de métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, metodologias e ferramentas para a elaboração de indicadores e avaliação de resultados.

5.2.4 A pontuação máxima da prova técnica é de 20 (vinte) pontos, tendo cada questão o valor de 1 (um) ponto.

5.2.5 A prova dissertativa consistirá em discorrer sobre um tema específico na área de gerenciamento de projetos, com no mínimo 30 (trinta) e no máximo 40 (quarenta) linhas. Serão avaliados os conhecimentos do tema com o valor de 3,0 (três) pontos, a capacidade de expressão na modalidade escrita com o valor de 1 (um) ponto e o uso das normas de registro formal da língua portuguesa no valor de 1(um) ponto. A pontuação máxima da dissertação é de 5,0 (cinco) pontos.

5.2.6 A dissertação será objeto de correção daqueles candidatos que atingirem a pontuação mínima de 7,0 (sete) pontos na prova de português e 10 (dez) na prova técnica.

5.2.7 Os candidatos que não alcançarem a pontuação mínima de 7,0 (sete) pontos na prova de português, 10 (dez) pontos na prova técnica e 2,5 (dois e meio) pontos na dissertação serão desclassificados.

5.2.8 Serão excluídos deste processo seletivo os candidatos que forem surpreendidos com material de consulta físico ou eletrônico ou que adotar algum tipo de conduta inadequada à circunstância.

5.2.9 O Sescoop não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos, ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados, assim como pela guarda de quaisquer objetos levados pelo candidato no local de prova.

5.2.10 Todas as provas serão aplicadas no mesmo dia, com a duração máxima de 4 (quatro) horas.

5.2.11 As pessoas portadoras de deficiência participarão da 2ª etapa - Avaliação de Conhecimentos - em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere às provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e aos materiais e equipamentos utilizados.

5.2.12 As provas aplicadas não serão fornecidas aos candidatos.

5.2.13 Ao final desta etapa, os candidatos serão classificados de acordo com o somatório total das pontuações das provas, em ordem decrescente.

5.2.14 Os convocados para a terceira etapa serão aqueles que obtiverem maior pontuação nas duas etapas anteriores, cumulativamente, observando-se o número de candidatos definidos no item 5.3.1.

5.2.15 O resultado da segunda etapa e a relação dos candidatos convocados para a terceira etapa estarão disponíveis no site www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link Processos Seletivos 2011).

5.3 3ª etapa - Entrevista Técnica

5.3.1 Os 5 (cinco) candidatos que obtiverem as maiores pontuações nas etapas anteriores, cumulativamente, serão convocados para a terceira etapa - entrevista técnica;

5.3.2 Poderão ser convocados os demais candidatos classificados, respeitando-se a ordem de classificação, em função da ausência ou impedimento de um dos 5 (cinco) primeiros classificados inicialmente convocados;

5.3.3 A entrevista será conduzida pelo gestor da área de trabalho (item 1.7) em conjunto com profissional da Gerência de Pessoas;

5.3.4 Na entrevista, serão abordadas questões sobre a experiência profissional do candidato, buscando identificar quais dos itens relacionados nas atribuições da função (item 6) já foram vivenciados pelo mesmo, e fornecendo para tal pontuação de acordo com a tabela descrita no item 6.2.1;

5.3.5 As entrevistas técnicas serão realizadas individualmente e no mesmo dia para todos os candidatos.

6. ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO

6.1 Itens apreciados na Entrevista Técnica

N° Atribuição Pontuação

6.1.1 Prestar atendimento aos clientes internos e externos, 02 disponibilizando informações e/ou orientações quanto a assuntos relacionados à área de conhecimento.

6.1.2 Pesquisar, agregar, produzir e disseminar informações 02 atualizadas aos públicos de interesse.

6.1.3 Propor e elaborar ações que atendam às diretrizes 03 estratégicas, incluindo planos de trabalho e orçamento.

6.1.4 Planejar, coordenar, executar, monitorar e avaliar a 02 operacionalização de atividades e projetos.

6.1.5 Administrar dados, de forma a produzir informações para a 02 melhoria de processos e o suporte às decisões gerenciais.

6.1.6 Zelar pela qualidade no desenvolvimento dos trabalhos 03 técnicos.

6.1.7 Integrar grupos técnicos, comissões e comitês, quando 01 demandado.

6.1.8 Participar das atividades de contratação de bens e 01 serviços, incluindo a elaboração de notas técnicas e participação em eventos de licitação, bem como fazer o acompanhamento da execução dos contratos de prestação de serviços.

6.1.9 Disponibilizar informações e documentos às auditorias 01 interna e externas

6.1.10 Organizar eventos de capacitação e de alinhamento 02 técnico e proferir palestras sobre temas relacionados.

6.1.11 Participar de reuniões administrativas e técnicas, adotando 02 providências quanto às deliberações.

6.1.12 Elaborar relatórios, demonstrativos, gráficos, planilhas, 03 pareceres e outros documentos técnicos de sua área de atividade.

6.1.13 Analisar projetos em todos os seus processos: 03 proposição, execução e encerramento, emitindo considerações que subsidiem recomendações e tomadas de decisão.

6.1.14 Apoiar a atuação do Comitê Técnico de Análise - CTA na 03 análise de projetos e seus encaminhamentos.

6.1.15 Coletar informações de práticas exitosas para subsidiar 03 novos projetos.

6.1.16 Propor a atualização e o aperfeiçoamento de políticas, 03 metodologias, processos, sistemas e normativos afetos a projetos.

6.1.17 Levantar e analisar séries históricas dos projetos 03 executados e seus resultados, para subsidiar a proposição de políticas e diretrizes.

6.1.18 Assessorar as áreas da Unidade Nacional e as Unidades 03 Estaduais na identificação de necessidades, na elaboração, execução e no encerramento de projetos, certificando-se da convergência aos objetivos estratégicos do Sescoop.

6.1.19 Monitorar a carteira de projetos, consolidando e mantendo 03 atualizadas as informações.

6.2.1 Descritivo de pontuação

6.2.1.1 Pontuação 3 - muito importante e necessária para a função;

6.2.1.2 Pontuação 2 - importante e desejável para a função;

6.2.1.3 Pontuação 1 - adicional para a função.

7. NOTA FINAL E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1 Os candidatos serão classificados mediante o somatório da pontuação de todas as etapas (análise curricular, avaliação de conhecimentos e entrevista técnica), em ordem decrescente. A convocação para contratação obedecerá a essa ordem de classificação;

7.2 Os candidatos convocados devem cumprir os atos contidos na convocação e respeitar as datas estabelecidas, garantindo o cumprimento do cronograma do processo seletivo, sob pena de convocação do candidato imediatamente seguinte classificado;

7.3 A relação final dos candidatos em ordem decrescente de classificação estará disponível no site www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link Processos Seletivos 2011);

7.4 No caso de ocorrer empate, serão considerados como critérios para desempate, na ordem:

a) Melhor resultado na prova técnica;

b) Melhor resultado na prova dissertativa.

8. CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL

8.1 O candidato deverá ter idade mínima de 18 anos, ter aptidão física e mental e não ser portador de deficiência física incompatível com o exercício da função, comprovada em inspeção realizada pelo Médico do Trabalho, indicado pelo Sescoop;

8.2 A contratação do candidato aprovado será realizada de acordo com a necessidade administrativa do Sescoop. A aprovação no processo seletivo não gera expressamente o direito à contratação;

8.3 O Sescoop se reserva o direito de cancelar a vaga em qualquer fase do processo seletivo, sendo esse fato, se ocorrer, comunicado no site www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link; Processos Seletivos 2011);

8.4 No momento da contratação devem ser apresentados os seguintes documentos:

a) Somente originais - 2 (duas) fotos 3x4 identificadas, exame admissional feito por empresa conveniada ao Sescoop e com o parecer apto para contratação; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

b) Originais e cópias - Documento de identificação nacionalmente aceito, com foto; CPF; Título de Eleitor; Comprovantes de votação; Comprovante de residência atualizado com CEP (luz ou água); Certidão de casamento; Certidão de nascimento dos filhos; Cartão do PIS; Certificado de Reservista ou Incorporação; Comprovante de escolaridade (graduação, especializações se houver), Certificados de cursos; Certificados de idiomas; Registros em carteira de trabalho e declarações;

8.5 O candidato convocado que não comprovar as informações declaradas no formulário de inscrição, nos termos dos itens 4.4, 4.5 e 4.6, será desclassificado, sendo o candidato imediatamente classificado, convocado para contratação;

8.6 O candidato contratado passará por período de experiência de até 90 (noventa) dias, podendo ser efetivado ou não, após avaliação feita pela gerência responsável, quando, então, o contrato passará a ser por prazo indeterminado.

9. CRONOGRAMA

Etapa Data provável
9.1 - Período de Inscrição - preenchimento do formulário de inscrição e envio por meio eletrônico. 30/05 a 13/06/11
9.2 - 1ª Etapa - Análise curricular. 14 a 21/06/11
9.3 - Divulgação de resultados 1ª etapa e convocação para a segunda etapa.22/06/11
9.4 - 2ª Etapa - Avaliação de conhecimentos.27/06/2011
9.5 - Divulgação de resultados 2ª etapa e convocação para a terceira etapa.01/07/2011
9.6 - 3ª Etapa - Entrevista técnica. 05/07/2011
9.7-Divulgação de resultados 3ª etapa e convocação para apresentação de documentos. 06/07/2011
9.8 - Apresentação de documentação para contratação. 08/07/2011
9.9 - Data de início das atividades profissionais na unidade nacional do Sescoop. 11/07/2011

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 É de inteira responsabilidade do candidato a veracidade das informações por ele prestadas, bem como acompanhar todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo, divulgados no endereço eletrônico: www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link Processos Seletivos 2011);

10.2 Quaisquer alterações referentes aos termos deste processo seletivo serão objeto de publicação no portal www.brasilcooperativo.coop.br (página principal; Trabalhe Conosco; link Processos Seletivos 2011);

10.3 O Sescoop não se responsabiliza por inscrições extraviadas, bem como comunicados não recebidos por motivos de ordem técnica no envio de dados por meio eletrônico;

10.4 O candidato deverá observar rigorosamente os comunicados a serem divulgados, não podendo alegar desconhecimento em qualquer uma das fases;

10.5 Os 4 (quatro) candidatos aprovados e classificados na terceira etapa (entrevista) e não contratados permanecerão em cadastro de reserva, pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por mais três meses, de acordo com os interesses do Sescoop;

10.6 Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas na cidade de Brasília-DF;

10.7 São de responsabilidade exclusiva do candidato: a identificação correta do local de realização da avaliação de conhecimentos e da entrevista técnica, bem como o comparecimento nos horários determinados;

10.8 As despesas relacionadas ao deslocamento de candidatos de outras localidades para Brasília/DF a fim de participar das etapas do processo seletivo serão de inteira responsabilidade dos candidatos;

10.9 Os casos omissos neste documento serão dirimidos pela Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop.

Brasília, 27 de maio de 2011.

Ana Cláudia de Oliveira d´Arce Lima
Gerência de Pessoas