UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR oferece 7 vagas para Professor Substituto e Temporário em Curitiba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL 003/2012 - PS - CT - ABERTURA

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial n° 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC n° 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, sita na Avenida Sete de Setembro, 3165, Centro, no período de 16 a 23 de fevereiro de 2012, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 04 (quatro) vagas para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 - DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1. Não ser docente vinculado à Lei n° 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei n° 11.784/2008.

1.2. Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3. Nos termos da Lei n° 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei n° 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4. Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei n° 8.112/90.

1.5. No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1. A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 16h00 do dia 16 de fevereiro de 2012 às 20h00 do dia 23 de fevereiro de 2012.

2.1.1. Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 18h00, nos dias úteis, na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas, sita na Avenida Sete de Setembro, 3.165, Centro, Curitiba - PR.

2.1.2. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, podendo pagá-lo, preferencialmente, nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, até o dia 24/02/2012.

2.2. A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3. A partir do dia 28/02/2012, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas, sita na Avenida Sete de Setembro, 3.165, Centro, Curitiba - PR.

2.4. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto n° 6.593, de 02/10/2008.

3 - DA PROVA ESCRITA

3.1. A Prova Escrita para cada área será dissertativa ou de questões, conforme especificado no Anexo I, relativas aos tópicos que compõem o Programa da Área/ Subárea, constante no Anexo II deste edital.

3.1.2. As provas de questão poderão ser na forma objetiva e/ou discursiva.

3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 02 de março de 2012, na UTFPR, na Avenida Sete de Setembro, 3.055 - Centro - Curitiba - PR, em local a ser divulgado conforme o subitem 2.3.

3.2.1. Para as áreas/ subáreas cuja prova for de questões, a prova terá início às 09h30 (nove horas e trinta minutos), com duração máxima de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.2.2. Para as áreas/ subáreas cuja prova for dissertativa, conforme especificado no Anexo I do edital, haverá sorteio de ponto às 08h30 (oito horas e trinta minutos). Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, às 09h30 (nove horas e trinta minutos) terá início a prova, com duração máxima de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.3. Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.4. Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático, em conformidade com o Anexo I, estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4 - DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1. A data, o horário e o local de realização do sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático será divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita, para os casos em que se aplica.

5 - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1. A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.2. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.3.

5.3. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4. O tema das Provas de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo I do presente Edital e será sorteado 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.4.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

5.4.2. Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço www.utfpr.edu.br.

5.5. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

5.6. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-negro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos instrucionais;

g) bibliografia.

7 - DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

7.1. Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.2. Os candidatos das demais áreas serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples.

8 - DA APROVAÇÃO

8.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

8.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art.27 da Lei n° 10.741/2003.

8.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) for mais idoso.

9 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 06/03/2012. 9.2. O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 13/03/2012.

10 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

10.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei n° 8.745/93, como Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Campus Curitiba da UTFPR em qualquer de suas sedes, conforme critérios do Edital e seus Anexos, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

10.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

10.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

10.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

10.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 13 de fevereiro de 2012.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I AO EDITAL 003/2012 - PS - CT - Abertura

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Substituto

Área/Subárea

VG

NC

CH

T

Tipo de Prova Escrita

Requisitos

Construção Civil/ Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho e Ergonomia (DACOC)

01

06

40

M/N

Questões

Graduação em Engenharia ou em Arquitetura ou em Tecnologia, com pós-graduação em Segurança do Trabalho.

Eletroeletrônica (DAELN)

01

06

40

T/N

Questões

Graduação em Engenharia da área Elétrica ou em Tecnologia da área Elétrica, com pós-graduação na área.

Física/ Física Geral do Ensino Médio (DAFIS)

01

06

40

M/T

Questões

Graduação em Física, com pós‑graduação na área de Física.

Letras (DACEX)

01

06

40

M/T

Dissertativa

Graduação em Letras ou em Comunicação Social, com pós‑graduação em Letras ou em Comunicação Social.

Se não especificado, a pós-graduação mínima é em nível de especialização.

Legenda:

NC: n° de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didática.
T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)
CH: carga horária
VG: n° de vagas

REMUNERAÇÃO

Titulação

Tempo Integral (40 h)

Vencimento Básico

GEDBT(1)

RT(2)

Total

Especialização

1.291,52

1.018,63

168,02

2.478,17

Mestrado

1.495,94

1.021,95

771,21

3.289,10

Doutorado

1.495,94

1.021,95

1.782,11

4.300,00

1 GEDBT = Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico
2 RT = Retribuição por Titulação

Valor da taxa de inscrição: R$ 62,00

ANEXO II AO EDITAL 003/2012 - PS - CT - Abertura

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Construção Civil/ Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho e Ergonomia

CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1) Conceito e legislação de segurança do trabalho (NR´s e OHSAS 18001:2007)

2) Acidentes e doenças do trabalho: princípios, regras e métodos de prevenção

3) Equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC)

4) Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) e serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT)

5) Programa de condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção (PCMAT)

6) Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) e programa e controle médico de saúde ocupacional (PCMSO)

7) Ergonomia: conceitos fundamentais e noções de fisiologia do trabalho

8) Aspectos antropométricos

9) Sistemas homem-máquina

10) Dimensionamento do posto de trabalho

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

Occupational Health and Safety Assessment Series - OHSAS 18001:2007. BSi Brasil Sistemas de Gestão. São Paulo.

NBR ISO 9000:2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

NBR ISSO 9001:2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2005

NBR ISSO 9004:2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para Melhoria de Desempenho. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

NBR ISO 19011:2000. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para Auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

NBR ISSO 14001:2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistema de Gestão Ambiental. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

SENAI; SECCO, Marco Antonio Areias (Coord.) Higiene Industrial. Curitiba: SENAI/PR, 2001. 36 p.

SALIBA, Tuffi Messias; SALIBA, Sofia C. Reis. Legislação de segurança, acidente do trabalho e saúde do trabalhador. 5. ed. São Paulo: LTr, 2007.

ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Legislação de segurança e saúde ocupacional: Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Rio de Janeiro: GVC Gerenciamento Verde Consultoria, 2006.

PACHECO JUNIOR, Waldemar. Gestão da segurança e higiene do trabalho: Contexto estratégico, análise ambiental, controle e avaliação das estratégias. São Paulo: Atlas, 2000.

SEGURANÇA e Medicina do trabalho: - Lei n° 6.514, de 22 de dezembro de 1977, Normas Regulamentadoras - NR, aprovadas pela Portaria n° 3.214, de 8 de junho de 1978, Índices Remissivo. 62 ed. São Paulo: Atlas, 2008. (Manuais de legislação Atlas). ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Níveis de ruído para conforto acústico. Rio de Janeiro: ABNT, 1987. IIDA, ITIRO. Ergonomia - Projeto e Produção. 2005. Editoria: Edgard Blucher. 2005.

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Eletroeletrônica

CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Grandezas elétricas e componentes eletroeletrônicos elementares: definições, unidades e parâmetros.

2. Leis, teoremas e métodos de análise de circuitos e associações elétricas.

3. Associação de geradores, fontes dependentes e independentes.

4. Transitórios em circuitos e associações elétricas em corrente contínua.

5. Corrente alternada senoidal e seus valores notáveis.

6. Comportamento de circuitos elétricos em corrente alternada e resposta no domínio da freqüência.

7. Potência média.

8. Componentes eletrônicos discretos, amplificadores operacionais: circuitos básicos.

9. Circuitos amplificadores e osciladores.

10. Fontes Reguladas.

Obs: Será permitido o uso de calculadora não programável.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

JOHNSON, David; HILBURN, Johnny R., Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos, 4 edição, Rio de Janeiro, Prentice-Hall do Brasil, 1994.

HAYT JR., William Hart; Kemmerly, Jack E., Análise de Circuitos em Engenharia, São Paulo, McGraw-Hill ,1975.

BOYLESTAD R; NASHELSKY L. LEACH, Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos, Rio de Janeiro, Prentice-Hall, 1994.

PERTENCE JÚNIOR, A, Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos, São Paulo, Mc-Graw Hill, 1996. MALVINO, A. P. Eletrônica, V.1, São Paulo, Mc-Graw Hill, 1997.

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Física/ Física Geral do Ensino Médio

CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

01 - Sistemas de Unidades e Algarismos Significativos

02 - Grandezas Escalares e Vetoriais

03 - Estática

04 - Cinemática

05 - Dinâmica

06 - Hidrostática

07 - Termologia

08 - Ondulatória

09 - Ótica física e geométrica

10 - Eletromagnestismo

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

RAMALHO JúNIOR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Os Fundamentos da Física. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

MÁXIMO, Antonio; ALVARENGA, Beatriz. Física: Volume Único. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2006.

KAZUHITO, Shigekiyo; SHIGEKIYO, Carlos Tadashi; FUKE, Luiz Felipe. Os Alicerces da Física. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Letras

CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Comunicação Empresarial e Relações Públicas

2. Assessoria de imprensa e Jornalismo empresarial

3. Planejamento de Comunicação Empresarial

4. Letramento e formação do leitor

5. Gênero, norma e ensino

6. O ensino dos processos de textualização de gêneros orais e escritos

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ANTUNES, I. Muito Além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

COSTA, M. M. da. Sempreviva, a leitura. Curitiba: Ed. Aymará, 2009.

DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011.

KUNSCH, Margarida Kroling (Org). Comunicação Organizacional: Linguagem, Gestão e Perspectivas. Vol II. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

TAVARES, Mauricio. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2010.