UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR oferece 3 vagas para Professores Substitutos em Pato Branco

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL NÚMERO 003/2013 - PS - PB - ABERTURA

Via do Conhecimento, km 01 - Pato Branco-PR CEP 85503-390 Fone/fax: (46)3220-2631/2632/2633 cogerh-pb@utfpr.edu.br

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial nº 22, de 23/02/2011, publicada no DOU de 24/02/2011, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, sito na Via do Conhecimento, km 01, Pato Branco, Paraná, nos dias 28 de março de 2013 a 14 de abril de 2013, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 03 (três) vagas para Professor do Magistério Superior Substituto, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

1.1. Não ser docente vinculado à Lei 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei nº 11.784/2008.

1.2. Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3. Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4. Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei 8.112/90.

1.5. No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta do anexo I.

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 28 de março de 2013 às 20h do dia 14 de abril de 2013.

2.1.1 Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá efetuar a inscrição nos dias úteis do período de 28 de março de 2013 a 14 de abril de 2013, no horário das 08 (oito) horas às 17 (dezessete) horas, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, Km 01 - Pato Branco - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 15/01/2013.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 No dia 19/04/2013, a partir das 10 horas, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição. A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH do Campus Pato Branco - sita na Via do Conhecimento, Km 01 - Pato Branco - PR.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que, na forma do Decreto nº 6.593, de 02.10.2008, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável de 08 (oito) horas do dia 28 de março de 2013 às 20 (vinte) horas do dia 05 de abril de 2013, procedendo da seguinte forma:

a) preencher todos os campos obrigatórios no formulário de inscrição;

b) marcar a opção Sim no campo referente a isenção da taxa de inscrição do formulário de inscrição;

c) inserir o Número de Identificação Social (NIS) no campo indicado no formulário;

d) conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrição, guardando-o como comprovante de inscrição, nele observando o respectivo código de acesso e o número do protocolo de inscrição para uso futuro.

2.6 Serão desconsiderados os pedidos de isenção, na forma do item anterior, quando:

a) o campo NIS tenha sido deixado vazio no formulário de inscrição;

b) o NIS indicado seja inválido ou inexistente;

c) o NIS não seja correspondente ao nome e CPF do candidato que solicita a inscrição.

d) o candidato preencher corretamente o número do NIS, porém, deixar de assinalar a opção Sim no campo referente a isenção da taxa de inscrição;

e) a inscrição tiver sido feita fora do prazo estabelecido no item 05;

2.7 A Comissão Permanente de Concurso Público não receberá pedidos de correção, alteração ou inserção de dados após a efetivação do pedido de inscrição. Caso necessite, o candidato deverá inutilizar o boleto e código de acesso e fazer uma nova inscrição, observado o prazo disposto no subitem 2.1.

2.8 A simples solicitação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

2.9 Após o encerramento do prazo estabelecido no item 2.5, a Comissão Permanente de Concurso Público analisará as solicitações de isenção que se enquadrem nos termos dos subitens anteriores, submetendo os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que, com base nas informações cadastradas pelo candidato no CADÚNICO, indicará se o candidato preenche ou não os requisitos para a concessão da isenção da taxa de inscrição.

2.10 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo MDS serão divulgados no dia 10/04/2013, até às 18h, no endereço eletrônico do Processo Seletivo (www.utfpr.edu.br), onde constará o número da inscrição dos candidatos requerentes, classificados em uma lista de pedidos deferidos e outra de indeferidos.

2.11 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no Processo Seletivo efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.1. e 2.1.2.

2.12 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3 - DA PROVA ESCRITA

3.1. A Prova Escrita será dissertativa, sobre o tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa fornecido por ocasião da inscrição.

3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 21 de abril de 2013, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas, na Sala de Treinamento do Bloco B - Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, km 01, Pato Branco - PR.

3.3. Após o sorteio do tema, o candidato terá 1(uma) hora livre para consulta bibliográfica, transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.4. Serão considerados aprovados na Prova Escrita, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

4 - DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Data:

A definir

Horário:

A definir

Local:

A definir

5 -DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Data:

A definir

Horário:

A definir

Local:

A definir

5.1. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos, na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.4;

5.2. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula de, no máximo, 30 (trinta) minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente;

5.3. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

- identificação do tema;
- desenvolvimento do tema;
- lista de exercícios (quando houver);
- identificação dos pré-requisitos;
- modo de avaliar o aprendizado;
- objetivos instrucionais;
- bibliografia.

5.4. O tema das Provas de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo I do presente Edital e será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

6 - DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7 - DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

7.2. Em caso de empate, para efeito de classificação, dar-se-á preferência, ao candidato que:

a) for mais idoso;

b) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

c) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita.

8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 23/04/2013.

8.2. O resultado final será publicado em Edital no endereço constante do subitem 2.1.1. e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 29/04/2013.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não-pronunciamento do candidato aprovado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do Processo Seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma do inciso X do art. 2º da Lei nº 8.745/93, como Docente Substituto da Carreira de Magistério Superior, do Campus Pato Branco da UTFPR, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.3. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.4. O candidato convocado terá 24 (vinte e quatro) horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Pato Branco, 27 de março de 2013.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

Anexo I ao Edital Nº 003/2013 -PS- PB - Abertura

PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR - SUBSTITUTO

Área/Subárea

VG

CH

PDD

Turno

Requisitos

Contabilidade Geral

01

40

06

T/N

Graduação em Ciências Contábeis, preferencialmente com Pós-Graduação na área.

Informática/Algoritmos

01

40

06

T/N

Graduação na área de Computação, com Pós-Graduação na área.

Matemática.

01

40

06

T/N

Graduação na área de Matemática, preferencialmente com Pós-Graduação na área.

VG = número de vagas
PDD = número de candidatos convocados
para a prova de desempenho didático
CH = carga horária

M = manhã
T = tarde
N = noite

REMUNERAÇÃO

Titulação

TEMPO INTEGRAL (40 horas)

Vencimento Básico

RT(1)

Total

Graduação

2.714,89

-

2.714,89

Aperfeiçoamento

2.714,89

110,22

2.825,11

Especialização

2.714,89

253,13

2.968,02

Mestrado

2.714,89

835,05

3.549,94

Doutorado

2.714,89

1.934,76

4.649,65

(1)RT = Retribuição por Titulação

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 68,00

Anexo II ao Edital Nº 003/2013- PS- PB - Abertura

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA/SUBÁREA: CONTABILIDADE GERAL

CAMPUS: PATO BRANCO

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Método de equivalência patrimonial, segundo a Lei 11.638/07

2. Demonstrações contábeis (Tipos, formas e estruturas) Lei 11.638/07

3. Custo de oportunidade, custo de capital, juros sobre o capital próprio, EVA e MVA

4. Análise de demonstrações contábeis

5. Demonstração do fluxo de caixa, métodos direto e indireto

6. Consolidação das demonstrações contábeis

7. Demonstração do valor adicionado

8. Orçamento e sistemas de informações público

9. Análise e contabilidade de custos

10. Controladoria

Obs.: será permitido o uso de calculadora financeira HP12c.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

FIGUEIREDO, Sandra. CAGGIANO, Paulo César. Controladoria - Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2008.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial. São Paulo: Atlas, 2006.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.

HENDRIKSEN, Eldon. VAN BREDA, Michael. Teoria da Contabilidade. São Paulo; Atlas, 1999.

EQUIPE DE PROFESSORES FEA/USP. Contabilidade Introdutória. São Paulo: Atlas, 2006.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2008.

VANDERBECK, Edward. NAGY, Charles. Contabilidade de Custos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 2003.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. São Paulo: Atlas, 2001

FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações - Aplicável às demais Sociedades. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHRICKEL, Wolfgang Kurt. Demonstrações financeiras: abrindo a caixa-preta: como interpretar balanços para a concessão de empréstimos. São Paulo: Atlas, 1999.

JIAMBALVO, James. Contabilidade Gerencial. São Paulo: LTC, 2001.

GARRISON, Ray H. Contabilidade Gerencial/Ray H. Garrison, Eric W. Noreen, Peter C. Brewer. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

STICKNEY, Clyde P. Contabilidade Financeira. São Paulo, Atlas, 2001;

FIPECAFI. Avaliação de Empresas: Da Mensuração Contábil à Econômica. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: um enfoque administrativo da contabilidade pública. São Paulo: Atlas, 2009.

KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2010.

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA/SUBÁREA: INFORMÁTICA/ALGORITMOS

CAMPUS: PATO BRANCO

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1) Programação estruturada, variáveis, expressões lógicas e aritméticas, operadores, entradas e saídas;

2) Estruturas de seleção e de repetição;

3) Estruturas de dados homogêneos e heterogêneos;

4) Modularização (procedimentos e funções);

5) Algoritmos de pesquisa em memória primária e secundária;

6) Algoritmos de ordenação em memória primária e secundária;

7) Programação orientada a objetos;

8) Conceitos sobre banco de dados e utilização de bibliotecas de componentes para acesso a banco de dados.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

BORATTI, Isaias Camilo; OLIVEIRA, Álvaro Borges de. Introdução à Programação de Algoritmos. Florianópolis: Visual Books, 2007.

CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles E.; RIVEST, Ronald L.; STEIN, Clifford. Algoritmos - Teoria e Pratica. Editura Campus: 2002.

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, Trad. Da 8ª ed. Americana, São Paulo, Campus, 2003.

FURLAN, José Davi. Modelagem de objetos através da UML: the unified modeling language. São Paulo: Makron, 1998.

GUIMARÃES, Angelo de Moura, LAGES, Newton A. de C. Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F; SUDARSHAM, S. Sistema de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

LOPES, Anita. Introdução à Programação. 500 Algoritmos Resolvidos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C++. Volume 1. São Paulo: Makron Books, 1994-1995.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C++. Volume 2. São Paulo: Makron Books, 1994-1995.

MIZRAHI. Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. Curso Completo. Módulo

1. São Paulo: Pearson Education, 1990.

MIZRAHI. Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. Curso Completo. Módulo

2. São Paulo: Pearson Education, 1990.

PEREIRA, Silvio do Lago. Estrutura de Dados Fundamentais: Conceitos e Aplicações. ed. São Paulo, Érica: 2008.

SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando Java. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

SOUZA, Emilio Celso de. Programação orientada a objetos com Java. Florianópolis: Relativa Editora Ltda, 2002.

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR ÁREA/SUB

ÁREA: MATEMÁTICA

CAMPUS: PATO BRANCO

PROGRAMA

O ponto sorteado para a Prova Escrita será eliminado quando do sorteio para a Prova de Desempenho Didático.

1. Limite e continuidade de funções reais de uma variável real;

2. Derivadas de funções reais de uma variável real;

3. Aplicações de derivadas;

4. Teorema Fundamental do Cálculo e Aplicações;

5. Integrais impróprias;

6. Sistemas de equações lineares;

7. Espaços vetoriais;

8. Transformações lineares.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contém os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para estudo e consulta.

ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. Vol. 1, 2. 8ª ed. Porto Alegre. Bookman. 2007.

ANTON, H.; RORRES, C. Álgebra linear com aplicações. 8ª ed. Porto Alegre. Bookman. 2001.

BOLDRINI, J. L.; COSTA, S. I. R.; FIGUEIREDO, V. L.; WETZLER, H. G. Álgebra linear. 3ª ed. São Paulo. Harbra. 1986.

GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. Vol. 1, 2. 5ª ed. Rio de Janeiro. LTC. 2001.

HOFFMANN, K; KUNZE, R. A. Álgebra linear. 2ª ed. LTC. 1979.

LEITHOLD, L. O Cálculo com geometria analítica. Vol. 1, 2. 3ª ed. São Paulo. Harbra. 1994.

LIMA, E. L. Álgebra linear. 7ª ed. Rio de Janeiro. IMPA. 2004.

LIMA, E. L. Análise real. Vol. 1. 10ª ed. Rio de Janeiro. IMPA. 2008.

LIMA, E. L. Curso de análise. Vol. 1. 12ª ed. Rio de Janeiro. IMPA. 2004.

STEWART, J. Cálculo. Vol. 1. 6ª ed. São Paulo. Cengage. 2010.

THOMAS, G. B. Cálculo. Vol. 1. 11ª ed. São Paulo. Pearson. 2010.