UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre vaga para Professor de Inglês no campus de Pato Branco

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2012 - PS - PB - ABERTURA

Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - PR
46-3220-2631
cogerh-pb@utfpr.edu.br

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial n° 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC n° 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Bairro Fraron, Pato Branco, Paraná, no período de 11/01/2012 a 12/02/2012, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área especificada no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 - DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à Lei n° 7.596/87 (PUCRCE) e Lei n° 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei n° 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei n° 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei n° 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 11/01//2012 às 20h do dia 12/02/2012.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 17h00, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Bairro Fraron, Pato Branco, Paraná .

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, podendo pagá-lo, preferencialmente, nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, até o dia 13/02/2012.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 A partir do dia 16/02/2012, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como a estatística dos candidatos inscritos. A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sita na Via do Conhecimento, Km 01, Pato Branco - Paraná.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto n° 6.593, de 02/10/2008.

3 - DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita será dissertativa, sobre o tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa e disponível no anexo II deste edital.

3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 17de fevereiro de 2012, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas, em local a ser informado conforme item 2.3. 3.3. Após o sorteio do tema, o candidato terá 1(uma) hora livre para consulta bibliográfica, transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.2 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

3.3 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4 - DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Data:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Horário:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Local:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5 - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Data:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Horário:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

Local:

A ser divulgado no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.1. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.3.

5.2. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.3. O tema das Provas de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo I do presente Edital e será sorteado 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.3.1. A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

5.3.2. Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço www.utfpr.edu.br.

5.4. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

5.5. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz ou caneta, computador e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.6. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do "Curriculum Vitae" documentado, e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema,

b) desenvolvimento do tema,

c) lista de exercícios (se couber),

d) identificação dos pré-requisitos,

e) modo de avaliar o aprendizado,

f) objetivos instrucionais,

g) bibliografia.

6 - DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7 - DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

7.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei n° 10.741/2003.

7.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 23/02/2012.

8.2 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 01/03/2012.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei n° 8.745/93, como Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Câmpus Pato Branco da UTFPR, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 06 de janeiro de 2012.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

Anexo I ao Edital nº 001/2012 - PS - PB

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Substituto

Área/Subárea

VG

PDD

CH

T

Requisitos

Língua Inglesa.

01

06

40

T/N

Licenciatura em Letras Português/Inglês ou em Língua Inglesa, com Especialização na área.

Legenda: VG: nº de vagas
PDD: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático
CH: carga horária
T: Turno M:manhã T:tarde N:noite

TITULAÇÃO

TEMPO INTEGRAL (40H)

Vencimento Básico

GEDBT *

RT**

Total

Especialização

1.115,02

1.015,31

135,45

2.265,78

Mestrado

1.115,02

1.015,31

652,64

2.782,97

Doutorado

1.115,02

1.015,31

1.548,41

3.678,74

*GEDBT: Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico
** RT = Retribuição por Titulação

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 57,00

Anexo II ao Edital nº 001/2012 - PS - PB

NÍVEL DE ENSINO: Básico, Técnico e Tecnológico

ÁREA/SUBÁREA: Língua Inglesa

CÂMPUS: Pato Branco

PROGRAMA

Obs.: o ponto sorteado para a prova escrita será eliminado quando do sorteio para a prova de desempenho didático.

1. Diretrizes Curriculares Estaduais and the teaching of EFL.

2. Teaching and learning EFL by means of literary texts.

3. The teaching of listening and speaking in a genre-based perspective.

4. The teaching of reading in a genre-based perspective.

5. The teaching of writing in a genre-based perspective .

6. Text and enunciative mechanisms: cohesion and coherence .

7. Grammar teaching in context including examples of verb tenses, nouns, adjectives, articles, prepositions.

8. Vocabulary teaching.

9. The teaching of pronunciation.

10. Assessment and error correction in EFL classrooms.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

AEBERSOLD, J.A. ; FIELD, M. L. From reader to reading teacher: issues and strategies for second language classrooms. New York: Cambridge University Press,1997.

BAKHTIN, M. M. The problem of genre speech. In: M. M. Bakhtin. Speech genres and other late essays. (pp. 60-102). Austin: University of Texas Press, 1986.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001.

CARRELL, P.L.; DEVINE, J. ; ESKEY, D. E. Interactive Approaches to Second Language Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

CELCE-MURCIA, M. Grammar pedagogy in second and foreign language teaching. Tesol Quartely, 1991. Vol. 25, number 3, PP. 459-480

CELCE-MURCIA, M. Teaching grammar. In M. Celce-Murcia (Ed.). Teaching English as a second and foreign language. Boston, MA: Heinle & Heinle, 1991, pp. 279-295.

CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gêneros: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: EDUEL, 2007.

HARMER, J. The practice of English language teaching. New York: Longman. 1994.

HYLAND, K. Genre-based pedagogies: a social response to process. Journal of Second Language Writing, 2003. 12, 17-29.

KOCH, I. V. A Coesão Textual, São Paulo: Contexto, 1991.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L.C. A Coerência Textual, São Paulo: Contexto, 1990.

LAJOLO, M. Literatura: Leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008

NATION, P. ; COADY, J. Vocabulary and Reading. In R. Carter & M. McCarthy (Eds.). Vocabulary and Language Teaching. 1987.

NUNAN, D. Second language teaching and learning. USA: Heinle & Heinle Publishers, 1999.

PARANÁ. Diretrizes curriculares de língua estrangeira moderna para a educação básica. Secretaria do Estado de Educação do Paraná, 2008.

PASQUIER, A. ; DOLZ, J. Um decálago para ensinar a escrever. Cultura y Educación, 1996. 2, 31-4.

REPPY, J.M. ; SHAFFER-KOROS, C.M. Explorations in World Literature. CUP, 2003.

SILVEIRA, R. The influence of pronunciation instruction on the perception and the production of English word-final consonants. Unpublished doctoral dissertation. Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola, Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

OBSERVAÇÕES:

a) As provas escritas e didáticas deverão ser desenvolvidas em Inglês visando testar o domínio e fluência do candidato.

b) Na prova escrita, o candidato deverá apresentar seus conhecimentos teóricos a respeito do ponto sorteado. Já na prova didática, deverá implementar em sua prática de sala de aula conteúdos teóricos sugeridos pelo ponto sorteado.

c) A avaliação das provas será de acordo com os seguintes critérios: coesão, coerência, Inglês padrão e fidelidade ao tema proposto.

d) O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.