UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre seleção com 15 vagas para Professores no campus de Curitiba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL 003/2013-PS-CT-ABERTURA

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Decreto nº 7.485, de 18.5.2011, publicado no DOU de 19 subsequente, torno público que, no período de 27 de abril a 05 de maio de 2013, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 15 (quinze) vagas para Professor Substituto conforme carreira e áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei nº 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 27 de abril de 2013 às 20h00 do dia 05 de maio de 2013.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 18h00, nos dias úteis, na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas, sita na Avenida Sete de Setembro, 3.165, Centro, Curitiba - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 06/05/2013.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 A partir do dia 13/05/2013, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, no endereço citado no item 2.1.1.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 27/04/2013 ao dia 1º/05/2013.

2.6 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 02/05/2013, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos).

2.7 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no processo seletivo efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.1.2.

2.8 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita será realizada no dia 14/05/2013, às 09h30 (nove horas e trinta minutos), com sorteio do ponto às 08h30 (oito horas e trinta minutos), nos locais a serem divulgados no site www.utfpr.edu.br, conforme subitem 2.3. Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.3. Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.4. Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático ou Prova Prática em conformidade com o Anexo I, estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO E PROVA PRÁTICA

4.1 A data, o horário e o local de realização do sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático ou Prova Prática, serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita para os casos em que se aplica.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1 Com exceção dos candidatos da área de Dança/ Expressão Corporal e Educação Física Curricular, os candidatos das demais áreas serão submetidos à Prova de Desempenho Didático.

5.2 A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.3 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, assim como aqueles que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita.

5.4 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente. 5.5 O tema da Prova de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital e será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.5.1 A presença do candidato ao sorteio do ponto é facultativa.

5.5.2 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço www.utfpr.edu.br.

5.6 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita.

5.7 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro de giz, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.8 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos instrucionais;

g) bibliografia.

6. DA PROVA PRÁTICA

6.1 Os candidatos da área de Dança/ Expressão Corporal e Educação Física Curricular serão submetidos à Prova Prática.

6.2 A data, o horário e o local de realização da Prova Prática serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

6.3 Para a Prova Prática serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.3.

6.4 A Prova Prática consistirá em uma aula perante a Banca Examinadora de até 30 minutos, para um pequeno número de alunos indicados pela UTFPR. O tema para a aula será sorteado dentre os pontos que compõe o Programa para a Área/Subárea, disponível no Anexo II deste edital.

6.5 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita.

6.6 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova Prática, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação.

7. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

7.1 Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7.2 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático ou Prática, por meio do cálculo de Média Aritmética Simples.

8. DA APROVAÇÃO

8.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático ou Prática, seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferior a 50 (cinquenta) pontos.

8.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art.27 da Lei nº 10.741/2003.

8.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático ou Prática;

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) for mais idoso.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 16/05/2013.

9.2 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 24/05/2013.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

10.2 Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma do inciso IV do art. 2º da Lei nº 8.745/93, como Docente da Carreira de Magistério Superior Substituto, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se em cadastro reserva.

10.2.1 As atividades serão desenvolvidas no Câmpus Curitiba da UTFPR, tanto na Sede Central quanto na Sede Ecoville.

10.3 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

10.4 O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

10.5 O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

10.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 26 de abril de 2013.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I AO EDITAL 003/2013 - PS - CT - Abertura

Professor da Carreira de MAGISTÉRIO SUPERIOR Substituto

Área/Subárea

VG

NC

CH

T

PDD OU PP

Requisitos

Dança/ Expressão Corporal e Educação Física Curricular

01

06

40

M/T

PP

Graduação em Educação Física, com Pós-Graduação em áreas afins.

Design/ Produção e Manipulação da Imagem

01

06

40

M/N

PDD

Graduação em Comunicação Visual ou em Design ou em Design Gráfico ou em Tecnologia em Artes Gráficas, todos com Pós-Graduação na área.

Design/ Teoria da Cor e Ilustração

01

06

40

M/N

PDD

Graduação em Desenho Industrial ou em Design ou em Design Gráfico ou em Tecnologia em Artes Gráficas, todos com Pós-Graduação na área.

Filosofia

01

06

40

M/T

PDD

Graduação em Filosofia, com Pós-Graduação na área.

Matemática/ Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear

01

06

40

T/N

PDD

Graduação em Matemática, com Pós-Graduação em Matemática ou em áreas afins.

Mecânica Estrutural/ Mecânica Geral e Elementos de Máquinas

01

06

40

M/T

PDD

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Industrial Mecânica ou em Engenharia Aeronáutica ou em Engenharia Naval, preferencialmente com Pós-Graduação.

* QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

Legenda:

VG: nº de vagas

NC: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático ou Prática

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

DD: Prova de Desempenho Didático

PP: Prova Prática

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR SUPERIOR SUBSTITUTO

Titulação

Tempo Integral (40 h)

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

2.714,89

253,13

2.968,02

Mestrado

2.714,89

835,05

3.549,94

Doutorado

2.714,89

1.934,76

4.649,65

Valor da taxa de inscrição R$ 74,00

Professor da Carreira do ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO - Substituto

Área/Subárea

VG

NC

CH

T

PDD OU PP

Requisitos

Circuitos Elétricos

01

06

40

M/N

PDD

Graduação na área Elétrica, com Pós-Graduação na área.

Computação/ Algoritmos e Estruturas de Dados

01

06

40

M/N

PDD

Graduação na área de Ciências Exatas ou em Engenharia da área Elétrica, com Pós-Graduação na área de Computação.

Economia/ Gestão Financeira

01

06

40

M/N

PDD

Graduação em Ciências Econômicas com Pós Graduação em Economia, ou em Administração Financeira, ou em Planejamento e Governança Pública, ou em áreas afins.

Filosofia

01

06

40

M/N

PDD

Graduação em Filosofia, com Pós- Graduação na área.

Física/ Física Geral

01

06

40

M/T

PDD

Graduação em Física, com Pós-Graduação na área.

Língua Inglesa

01

06

40

T/N

PDD

Graduação em Letras Inglês, com Pós-Graduação na área.

Mecânica/ Automação

01

06

40

T/N

PDD

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Industrial Mecânica ou em Tecnologia Mecânica ou em Gestão da Manufatura, todos com Pós-Graduação na área de Automação, Redes Industriais ou em Produção.

Produção/ Logística

01

06

40

M/N

PDD

Graduação em Administração ou em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas ou em Engenharias, com Pós Graduação em Engenharia de Produção.

Sociologia

01

06

40

M/T

PDD

Graduação em Sociologia, com Pós-Graduação na área.

* QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

VG: nº de vagas

NC: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático ou Prática

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

PDD: Prova de Desempenho Didático

PP: Prova Prática

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO SUBSTITUTO

Titulação

Tempo Integral (40 h)

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

2.714,89

253,13

2.968,02

Mestrado

2.714,89

835,05

3.549,94

Doutorado

2.714,89

1.934,76

4.649,65

Valor da taxa de inscrição R$ 74,00

ANEXO II AO EDITAL 003 /2013 - PS - CT - Abertura

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação

ÁREA/SUBÁREA: Circuitos Elétricos

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Leis de Kirchhoff das malhas e dos nós

2. Métodos de análise de circuitos elétricos

3. Teoremas de Thevenín e Norton (com e sem fontes dependentes)

4. Teorema da Superposição dos efeitos (com e sem fontes dependentes)

5. Transformação de fontes

6. Circuitos de corrente alternada: regime permanente e senoidal

7. Fasores e representação gráfica fasorial

8. Análise de circuitos RLC

9. Potência trifásica em circuitos de corrente alternada

10. Análise de circuitos elétricos de 1ª e 2ª ordem

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ALEXANDER, Charles K,; SADIKU, Mathew N.O.. Fundamentos de Circuitos Elétricos. ED. Bookman. Belo Horizonte. UFMG, 2003.

HAYT JUNIOR, William Hart; KEMMERLY, Jack E.; DURBIN, Steven M.. Análise de circuitos em engenharia. 7ª ed. XXII, 858 p. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

IRWIN, J. David. Análise de circuitos em engenharia. 4ª ed. XVI, 848 p.São Paulo, SP: Makron, 2000.

HILBURN, John; JOHNSON, David E., JOHNSON, Johnny R.. Fundamentos da Análise de Circuitos Elétricos. 1ª ed. Rio de Janeiro. Editora LTC, 1994.

BOYLESTAD, Robert L.; NASHESLKY, Louis. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. 8ª ed. 672 p. São Paulo. Editora Prentice Hall, 2004.

NILSSON, James W.; RIEDEL, Susan A.. Circuitos Elétricos. 8ª ed. São Paulo. Editora Pearson Prentice Hall, 2009.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação

ÁREA/SUBÁREA: Computação /Algoritmos e Estruturas de Dados

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Algoritmos em pseudo-linguagem:

a. Estruturas de repetição e controle

b. Funções e Procedimentos

c. Estruturas de dados homogêneas (vetores e matrizes).

2. Linguagem C:

a. Estruturas de dados heterogêneas (registros).

b. Alocação dinâmica de memória e ponteiros.

c. Armazenamento em disco

3. Métodos de ordenação: Quicksort, mergesort e heapsort

4. Manipulação de tipos abstratos de dados: Lista encadeada, fila, pilha e árvore.

5. Pesquisa em memória primária: Busca binária, árvore de pesquisa binária e tabela hash.

6. Grafos: Busca em largura e profundidade, caminho mais curto e árvore geradora mínima.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ASCENCIO, A.F.; CAMPOS, E.A. Fundamentos da programação de Computadores. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FARRER, H.; Algoritmos Estruturados. São Paulo: LTC, 1999.

CORMEN, Thomas H. et al. Algoritmos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Câmpus, 2002.

SEDGEWICK, R. Algorithms in C, Parts 1-4: Fundamentals, Data Structures, Sorting, Searching. Third Edition Addison-Wesley, 1997.

SEDGEWICK, R. Algorithms in C, Part 5: Graph Algorithms. Third Edition Addison-Wesley, 1997.

HOROWITZ, E.; SAHNI, S. Fundamentos de Estruturas de Dados. Rio de Janeiro, Ed. Câmpus, 1986.

SCHIDT, H. C Completo e Total, 3 ed, Makron Books LTDA, 1996.

NÍVEL DE ENSINO: Superior

ÁREA/SUBÁREA: Dança/ Expressão Corporal e Educação Física Curricular

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA E PROVA PRÁTICA

1. História da dança ocidental: as relações entre a linguagem corporal e o contexto histórico de cada período.

2. A Dança e a Consciência Corporal: relações e possibilidades.

3. As diferentes linguagens de dança e suas possibilidades artísticas e pedagógicas.

4. Dança e Educação Física: relações e articulações de saberes e práticas.

5. Expressão Corporal e Consciência corporal: relações e possibilidades.

6. Expressão Corporal e Educação Física: relações e articulações de saberes e práticas

7. Expressão Corporal como meio para o desenvolvimento humano e da cidadania.

8. Expressão Corporal e técnicas alternativas de integração.

9. Metodologia do Ensino da Educação Física no 2ª grau e os Elementos da Cultura Corporal (jogo, esporte, luta, ginástica e dança).

Observação: O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado no sorteio de ponto para a Prova Prática.

PROVA PRÁTICA

a) Uma aula prática de até 30 minutos, para um pequeno número de alunos indicados pela Banca Examinadora.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

AZEVEDO, Sônia. O papel do corpo do ator no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1998.

BERTHERAT, Thérèse. O Corpo tem suas Razões. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

BOURCIER, Paul. A história da dança no Ocidente. São Paulo: Martins fontes, 1987.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 13ª edição. São Paulo: Cortez, 1992.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento. O sistema Laban/Bartenieff na formatação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Anna Blume,2006.

MARQUES, Ensino da Dança Hoje: Textos e Contextos, São Paulo: Cortez, 1999.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo, Siciliano, 1990.

NÍVEL DE ENSINO: Superior

ÁREA/SUBÁREA: Design / Produção e Manipulação da Imagem

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Imagens digitais e analógicas (equipamentos, características, aplicações e softwares utilizados);

2. Iluminação - luz natural e artificial (recursos, linguagem, equipamentos);

3. Captura de imagem digital (características, equipamentos, softwares aplicados);

4. Arquivos digitais (softwares aplicados, qualidade da imagem, resolução);

5. Fotografia aplicada ao projeto gráfico;

6. Imagem sequenciada - animação em 2D (softwares, equipamentos, linguagem gráfica e técnicas aplicadas);

7. Desenho vetorial e editoração eletrônica (softwares aplicados).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ANDRADE, Maria Ângela Serafim de. CorelDraw X3. São Paulo: SENAC, 2007.

AUMONT, Jacques; A imagem. Campinas: Papirus, 1993

BANN, David; Novo manual de produção gráfica; trad. Edson Furmankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2010.

BUSSELLE, Michael; Tudo sobre fotografia. São Paulo: Pioneira, 1984.

DUBOIS, Philippe; O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

GAMBA, John; Computação gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

HEDGECOE, John; Guia completo de fotografia. São Paulo - Martins Fontes, 2001.

HORIE, Ricardo Minoru. Preparação e fechamento de arquivos para birô. São Paulo: Erica, 2003.

KEESE, Alexandre; Adobe Photoshop: tratamento & edição profissional de imagens. Itu: Editora Desktop, 2008.

MARTINS, Nelson; Imagem digital na editoração. São Paulo: SENAC, 2003.

RAMALHO, José Antônio A.; Fotografia digital. Rio de Janeiro: Elsevier Câmpus, 2004.

SCHISLER, Millard; A revelação em preto-e-branco: a imagem com qualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

TRIGO, Thales; Equipamento fotográfico: teoria e prática. São Paulo: Senac São Paulo, 1998.

VILLAS-BOAS, André; Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro - 2AB, 2008.

Periódicos:

FOTOGRAFE MELHOR, São Paulo: Editora Europa. DESKTOP, Itu,SP: Desktop Publishing (www.dtp.com.br)

NÍVEL DE ENSINO: Superior

ÁREA/SUBÁREA: Design/Teoria da Cor e Ilustração.

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Aspectos físicos, fisiológicos, químicos e culturais da Cor.

2. Histórico da Teoria da Cor e Mutações da Cor.

3. Combinações e harmonias cromáticas.

4. Representação de formas tridimensionais geométricas e orgânicas considerando a decomposição de seus elementos estruturais (geons), técnicas de criação de realismo pictórico, e uso de recursos expressivos produzidos à mão livre.

5. Demonstração do uso de técnicas tradicionais (marcadores, rotuladores, pastel seco, lápis de cor, aquarela e guache) e respectivos suportes para o design de ilustrações editorais (infográfico, vinhetas, quadrinhos entre outros).

6. Demonstração de técnicas de marcadores e rotuladores, pastel seco e lápis de cor para fins de reprodução de harmonias cromáticas e representação de formas no âmbito do design.

7. Demonstração de técnicas de aquarela e guache de reprodução de harmonias cromáticas e representação de formas no âmbito do design.

MATERIAL NECESSÁRIO PARA RESOLUÇÃO DA PROVA ESCRITA

1) Material de desenho: régua, esquadros, compasso, lápis grafite macio, apontador, limpa tipo, borracha, pincéis, godê.

2) Material para ilustrar: Lápis de cor aquarelável. Caneta rotulador profissional nas cores (cinzas frios em três tons: claro, médio e escuro) e amarelo, vermelho e azul. Giz Pastel seco macio em bastão. Tinta de aquarela (bisnaga ou pastilha). Guache branco e preto.

3) Suporte para ilustrar: Uma (01) folha de Papel Canson branco 200 gramas, formato A4. Uma (01) folha de Papel Craft 200 gramas, formato A4. Uma (01) folha de Papel Triplex (branco de ambos os lados) 240 gramas, formato A4. Uma (01) folha de Papel para aquarela 300gramas, formato A4.

4) Material para acabamento: cola bastão, tesoura, estilete, fita crepe de no mínimo 2 cm de largura. Quatro (04) folhas de Papel Sulfurize, formato A4 ou A3.

5) Caneta esferográfica.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ASENSIO CERVER, Francisco. Aguarela para principiantes. Colônia: Könemann, 2005.

BARROS, Lílian Ried Miller. A cor no processo criativo. São Paulo: Senac-SP, 2006.

CERVER, Francisco Asensio. Pintura a pastel: para principiantes. Portugal: Könemann, 2000.

DALLEY, T. Guía completo de ilustración y diseño: Técnicas y materiales. Madrid: H. Blume Ediciones, 1980.

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 5. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. 299 p. ISBN 85-00-00748-6

GAIR, A. Manual completo del artista: materiales y técnicas de pintura y dibujo. Barcelona: Leopoldo Blume, 1999.

GAGE, J. A Cor na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GERSTNER, K. Las formas del color: la interacción de elementos visuales. Madrid: H.Blume, 1988

HALLAWELL, P. À mão livre: a linguagem do desenho. São Paulo: Melhoramentos, 1994.

PASTOUREAU, M. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Lisboa: Estampa, 1997.

PEDROSA, I. Da cor a cor inexistente. Rio de Janeiro: Léo Cristiano, 1997.

STRAUB, Ericson - et al. A B C do rendering. Curitiba: Infolio Editorial, 2004.

SILVEIRA, L. M. Introdução à Teoria da Cor. Curitiba: UTFPR, 2011.

VELASCO, Jose Luis. Asi se pinta con lapices de colores. Barcelona: Parramón Ediciones, 1988.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação

ÁREA/SUBÁREA: Economia/ Gestão Financeira

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Sistemas Econômicos

2. Fatores e variáveis que atuam no processo de produção e consumo: Oferta, Demanda, Equilíbrio de Mercado, Elasticidades, Teoria da Produção e Custos da Produção.

3. Estruturas de Mercado e Formação de Preços.

4. Organização Econômica: PIB, PNB, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Poupança e Investimento, Oferta e Demanda Agregadas.

5. Economia Internacional: Aspectos Microeconômicos e Aspectos Macroeconômicos.

6. Análise de Projetos de Investimentos

7. Gestão Financeira e Demonstrativos Financeiros

8. Orçamento Empresarial

9. Gestão de Fluxo de Caixa

10. Análise de Investimentos

Observação:

a) material necessário para a resolução da prova: calculadora financeira.

b) o ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2008.

ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas aplicações. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BUARQUE, C. Avaliação Econômica de Projetos. Rio de Janeiro: Editora Câmpus, 6ª edição, 1991.

CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B.H. Análise de Investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

DORNBUSCH, R. & FISHER, S. Macroeconomia. 5 ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. Manual de Economia. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FREZATTI, Fábio, Orçamento empresarial - planejamento e controle gerencial. 1ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 10 ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley IUDICIUS, S. de ; MARION, J.C. Curso de Contabilidade para não contadores. 3ed.São Paulo: Atlas, 2000.

KRUGMAN, P & OBSTIFELD, M. Economia Internacional. 6 ed. São Paulo: Addison Wesley Brasil, 2005.

KUPFER, DAVID, ORG. HASENCLEVER, LIA, org. Economia industrial : fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro, RJ : Câmpus, 2002

MANKIW, Nº GREGORY. Introdução à economia. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2005.

PINDYCK, R. & RUBINFELD, D. Microeconomia. 6 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

WELSCH, Glenn A., Orçamento empresarial , 4ed. São Paulo: Atlas, 1998.

WOILER, S. e MATHIAS, W. F. Projetos: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1986

NÍVEL DE ENSINO: Superior/ Técnico e Graduação

ÁREA/SUBÁREA: Filosofia

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. O ensino de Filosofia através de sua história, de seus temas e de seus problemas

2. Heráclito, Parmênides e o problema da identidade do ser

3. Aristóteles: O problema das formas e a crítica a Platão

4. O problema da verdade em Descartes

5. Os contratualismos de Hobbes, Locke e Rousseau

6. O empirismo

7. A dedução kantiana da possibilidade do conhecimento

8. Educação, formação e emancipação em Theodor Adorno

9. A concepção de método científico para Karl Popper

10. O paradigma de Thomas Kuhn

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação (trad. Wolfgang Leo Maar). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

ADORNO, T.W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (Trad. Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

ALMEIDA, G. A. de. "A "Dedução Transcendental': o cartesianismo posto em questão". Analytica, vol. 3, nº 1, 1998, pp. 135-156.

_____. "Crítica, dedução e facto da razão". Analytica, vol. 4, nº 1, 1999, pp. 57-84.

ANGIONI, Lucas. "O conceito de essência no Livro VII da "Metafísica' de Aristóteles". Boletim do CPA, Campinas, nº 3, jan/jul 1997, pp. 113-123.

ARISTÓTELES. Metafísica. Livros I e II (trad. Vinzenzo Cocco). Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

_____. Metafísica. Livros VII e VIII (trad. Lucas Angioni). Campinas: IFCH/UNICAMP. Coleção Textos Didáticos, nº 42, 2001.

_____. Aristotle's Metaphysics, ed. W.D. Ross. Oxford: Clarendon Press. 1924.

BARNES, Jonathan. Aristóteles, Madrid: Cátedra, 1993.

BLOOM, Allan. The Republic of Plato. 2nd. Edition. Basic Books, 1991.

CHÂTELET, François (ed.). História da Filosofia - Idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CUPANI, A. A Crítica do Postivismo e o Futuro da Filosofia. Florianópolis: EDUFSC, 1985, pp. 57-74. DESCARTES. Discurso do Método Rio de Janeiro: Martins Fontes.

_____. Meditações Metafísicas. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

DUMONT, J-P. A Filosofia Antiga (trad. Luís Carvalho). Lisboa: Edições 70.

FAGGION, A. L. B. "Dedução transcendental das categorias de entendimento: um debate entre ceticismo e criticismo". Sképsis, ano II, nº 3-4, 2008, pp. 119-138.

HUME, D. Investigação sobre o Entendimento Humano.

_____. Tratado da Natureza Humana. Unesp, 2009.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Filósofos Pré-Socráticos (trad. Carlos A. L. Fonseca). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª edição, 1994.

KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MAAR, W. L. "Adorno, semiformação e educação". Educ. Soc., Campinas, vol. 24, nº 83, p. 459-476, agosto 2003.

MATOS, O. C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Moderna, 2005.

PLATÃO. Fédon. In PLATÃO. Diálogos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

_____. A República. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix.

SILVEIRA, F. L. da. "A Teoria do Conhecimento em Kant: o Idealismo Transcendental". Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, vol.19, número especial, jun. 2002, pp. 28-51.

VVAA. Os Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

WOODS, M. J. "Substance and essence in Aristotle". Proceedings of the Aristotelian Society, vol. 75, 1974, pp. 167-180.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação

ÁREA: Física/ Física Geral

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Mecânica Geral

2. Gravitação

3. Ondas

4. Termodinâmica

5. Eletromagnetismo

6. Óptica

7. Física Moderna

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ALONSO, M. FINN, E. Física, um Curso Universitário. Todos os volumes. São Paulo: Edgar Blücher Ltda. 1983.

CHAVES, A. S. Física. Ed. Reichmann e Affonso v. 1 a 4.

EISBERG, R., RESNICK, C. K., "Física Quântica", Câmpus, Rio de Janeiro (1988).

EISBERG, Robert m. Física, Fundamentos e Aplicações. Todos os volumes. São Paulo: Editora McGraw-Hill do Brasil Ltda. 1982.

KITTEL, C., KNIGHT, W. D., RUDERMAN, M. A.. Curso de Física de Berkeley, Volume 1, Edgard Blücher, São Paulo (1973)

MCKELVEY, J. , GROTCH, H. Física. Todos os volumes. São Paulo: Harper e Row do Brasil.1978.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica. Todos os volumes. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda. 1983.

RESNICK, R. ; HALLIDAY, D. ; KRANE, K. S. ; Física. Todos os volumes. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A. 2003.

TIPLER, P. A., "Física Moderna", la ed., Guanabara Dois, Rio de Janeiro (1981).

TIPLER, Paul. A. Física. Todos os volumes. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois. S. A. 1984.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física. Todos os volumes. São Paulo: Editora Addison Wesley, 2003.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação

ÁREA: Língua Inglesa

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA

1. Theory and practice in English teaching

2. The influence of different language concepts in teaching methodology/practice

3. Globalization and ELT in Brazil

4. Cultural studies in language and literature teaching

5. Literature and culture: the challenge of teaching literature

6. Literature in the Foreign Language Teaching classroom

PROGRAMA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Food and Beverages

2. Directions and Locations

3. Leisure and Entertainment

4. Places, Transport, and Travel

5. House, Home and Environment

6. Planning the future

7. Personal Histories

8. Going out

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

BACKMAN, L & Fundamental Considerations in Language Testing. Oxford, Oxford University Press, 1990.

Bax, S (2003) The end of CLT: a context approach to language teaching ELT J 2003 57: 278-287

BARRY, Peter. Beginning Theory: An Introduction to Literary and Cultural Theory, 3rd ed., Manchester University Press, 2009.

BROWN, Douglas H Principles of Language Learning and Teaching Longman/ 2007

EAGLETON, T. Literary Theory: An Introduction. University of Minessota Press, 3rd ed., 2008

ECO, Humberto. Seis Passos Pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1999

GOWER, R.; PHILLIPS, D.; WALTERS, S. Teaching practice: a handbook for teachers in training Macmillan Books for Teachers/ 2005

KRAMSCH, C Language and culture Oxford / 2003

LARSEN-FREEMAN, D Techniques and principles in language teaching Oxford / 2000

SHARMA, Pete; BARRETT, Barney Blended learning using technology in and beyond the language classroom Oxford: Macmillan Education, 2007

SILVEIRA, M. I. M Línguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino Edições Catavento / 1999

RICHARDS, J. C.; LOCKHART Reflective teaching in second language classrooms Cambridge/1994

RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S Approaches and methods in language teaching Cambridge/2001

WAUGH, Patricia. Literary Theory and Criticism: An Oxford Guide. Oxford University press, 2007

Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação. www.coe.int/T/DG4/Linguistic/CADRE_EN.asp

NÍVEL DE ENSINO: Superior

ÁREA: Matemática/ Cálculo Diferencial e Integral, e Álgebra Linear

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Limite e continuidade de funções reais de uma variável real.

2. Derivadas de funções reais de uma variável real.

3. Diferenciais de funções reais de uma variável real.

4. Integrais indefinidas, definidas e aplicações.

5. Integrais impróprias.

6. Sistemas de equações lineares.

7. Espaços vetoriais reais.

8. Transformações lineares.

9. Autovalores, autovetores e diagonalização.

Obs.: O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

1. GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

2. ANTON, H. Cálculo: um novo horizonte. Vol. 1 e 2. Porto Alegre: Bookman, 2006.

3. MUNEM, M. A. e FOULIS, D. Cálculo. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1982.

4. BOLDRINI, J. L. et al. Álgebra linear. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1980.

5. BOULOS, P. e CAMARGO, I. de. Geometria analítica: um tratamento vetorial. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

6. KOLMAN, B.; HILL, R. Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. 6ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

7. HOFFMAN, K.; KUNZE, R. A. Álgebra linear. Madrid: Prentice-Hall Internacional, 1973.

NÍVEL DE ENSINO: Superior

ÁREA/SUBÁREA: Mecânica/ Automação

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Métodos de sequencia mínima e máxima para projeto de sistemas eletropneumáticos; métodos passo-a-passo e cascata para projeto de sistemas pneumáticos.

2. Análise e síntese de sistemas óleo hidráulicos com atuadores lineares e rotativos com controle de vazão (com e sem compensação de pressão e temperatura) ou velocidade; controle de pressão ou força; aplicação e combinação de bombas de deslocamento constante e variável; aplicação de atuadores auxiliares, válvulas de preenchimento e acumuladores.

3. Sistemas óleo hidráulicos com válvulas de comutação e com regulação continua (proporcionais), sistemas em malha aberta e fechada.

4. Implementação de sistemas com CLP usando linguagem ladder e SFC

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

AZEVEDO NETTO, José M. de et al. Manual de hidráulica. 8. ed. São Paulo, SP: E. Blücher, 1998. 669 p. ISBN 8521201532

BONACORSO, Nelso Gauze; NOLL, Valdir. Automação eletropneumática. 10. ed. São Paulo, SP: Érica, 2007 137: elementos e manutenção : manual prático de oficina. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 1975. 287 p.

CAPELLI, Alexandre. Automação industrial: controle do movimento e processos contínuos. 2. ed. São Paulo: Érica, c2006. 236 p. ISBN 9788536501178.

DRAPINSKI, Janusz. Hidráulica e pneumática industrial e móvel: elementos e manutenção: manual prático de oficina. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 1975. 287 p.

EXNER, H. et al. Hidráulica: princípios básicos e componentes da tecnologia dos fluidos: livro para treinamento e informação sobre princípios básicos e componentes dos fluidos . Diadema: Mannesmann Rexroth Automação, c1991. 344 p. (Treinamento hidráulico ;v. 1).

GEORGINI, Marcelo. Automação aplicada: descrição e implementação de sistemas seqüenciais com PLCs. 9. ed. São Paulo, SP: Érica, 2007. 236 p. ISBN 9788571947245.

LINSINGEN, Irlan Von. Fundamentos de sistemas hidráulicos. 2. ed., rev. Florianópolis UFSC, 2003. 399 p. ISBN 85-328-0202-8.

NATALE, Ferdinando. Automação industrial. 9. ed. São Paulo: Érica, 2007. 234 p. (Série Brasileira de tecnologia) ISBN 9788571947078.

SILVEIRA, Paulo Rogério da; SANTOS, Winderson Eugenio dos. Automação e controle discreto. 9. ed. São Paulo, SP: Érica, 2009. 235 p. ISBN 9788571945913.

STEWART, Harry L. Pneumática e hidráulica. 3. ed. São Paulo, SP: Hemus, [199-]. 481 p. ISBN 85-289- 0108-4.

NÍVEL DE ENSINO: Superior

ÁREA/SUBÁREA: Mecânica Estrutural / Mecânica Geral e Elementos de Máquinas

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Sistemas de Forças e Equilíbrio Estático de Corpos Rígidos

2. Forças em Vigas: Carregamentos e Diagramas de Esforço Cortante e Momento Fletor

3. Fadiga de Componentes Mecânicos

4. Dimensionamento de Eixos

5. Elementos de Fixação: Parafusos e Soldas

6. Transmissão Rígida (Engrenagens)

7. Transmissão Flexível (Correntes e Correias)

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

MERIAM, J.L., KRAIGE, L.G., Mecânica - Volume 1: Estática, 5ª Edição, LTC, 2004.

HIBBELER, R., Mecânica: vols. 1 e 2, 8ª. ed.. Rio de Janeiro. LTC, 1999.

HIBBELER, R. Resistencia dos Materiais, 5ª. ed.. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

MELCONIAN, S. Elementos de Máquinas, 10ª Edição. Editora Érica Ltda , 1995.

NIEMANN,G. Elementos de Máquinas. Vol. 1, 2 e 3, Edgard Blücher Ltda, 1971.

NORTON, R. L. Projetos de Máquinas: Uma Abordagem Integrada. Porto Alegre. Bookman 2004.

SHIGLEY, J. Elementos de Máquinas Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro. LTC, 1984.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação

ÁREA/SUBÁREA: Produção/ Logística

CÂMPUS: CURITIBA

PROGRAMA

1. Layout

2. Planejamento e controle da produção: planejamento das necessidades de materiais (mrp i)

3. Just-in-time: planejamento e controle

4. Balanceamento de linha

5. Planejamento da capacidade

6. Logística: gestão de estoques na cadeia de suprimentos

7. Logística enxuta

8. Logística: estratégias de compras e produção

9. Logística: estratégia de transporte

10. Logística: organização e controle da cadeia de suprimentos

Observação: o ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

BÁSICA:

BALLOU, RONALD H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas.

BALLOU, RONALD H. Gerenciamento da Cadeia De Suprimentos. Bookman.

BROWN, Steve; LAMMING, Richard; BESSANT, J. R.; JONES, Peter (Autor). Administração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CHOPRA, SUNIL; MEINDL, PETER. Gestão da Cadeia De Suprimentos. 4 ed. PRENTICE HALL BRASIL, 2011.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços : uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006.

DONALD J. BOWERSOX, M. BIXBY COOPER, DAVID J. CLOSS. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos. Bookman, 2006.

GAITHER, Nº e FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações. 8 ed. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.

SLACK, NIGEL; CHAMBERS, STUART; JOHNSTON, ROBERT. Administração da produção. 3. ED. SÃO PAULO, SP: ATLAS, 2009.

VOLMANN, THOMAS E.; BERRY, WILLIAM L.; WHYBARK, D. CLAY; JACOBS, F. ROBERT.Planejamento e Controle da Produção para o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5 ed. Bookman, 2005.

COMPLEMENTAR:

CHASE, Richard B.; JACOBS, F. Robert; AQUILANO, Nicholas J. Administração da produção e operações para vantagens competitivas. 11. ed. São Paulo, SP: McGraw-Hill, 2006.

DORNIER, P. et alii. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000.

JOHNSTON, R. e CLARK, G. Administração de Operações de Serviço. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. 2. ed. rev, aum. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J. Administração da produção e operações. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2004.

NÍVEL DE ENSINO: Superior ÁREA/SUB

ÁREA: Sociologia

CÂMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Contexto histórico do surgimento da sociologia e a caracterização de seu objeto de estudo.

2. A relação indivíduo-sociedade em Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

3. Processos produtivos e relações de trabalho na sociedade capitalista.

4. Concepções de tecnologia e suas implicações na socieade contemporânea.

5. Poder, política e Estado no Brasil pós-redemocratização.

6. Desenvolvimento econômico e desigualdade social na atualidade Brasileira.

7. O papel dos movimentos sociais e a mobilização cidadã na construção da sociedade democrática.

8. Cultura e identidade no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação.

9. Diversidade cultural, exclusão social e movimentos sociais contemporâneos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez,1995.

____________ . Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2000.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1976.

CARVALHO, M. G. Relações de gênero e tecnologia: uma abordagem teórica. In: Relações de gênero e tecnologia. Curitiba: PPGTE/CEFET-PR, 2003.

COHN, G. (org.). Weber. São Paulo: Ática, 1991.

CASTRO, C. A. P. de. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 2000.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

Dicionário do pensamento social do Século XX / editado por William Outhwaite, Tom Bottomore; com a consultoria de Ernest Gellner, Robert Nisbet, Alain Touraine; editoria da versão brasileira, Renato Lessa, Wanderley Guilherme dos Santos; tradução de Eduardo Francisco Alves, Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

FERREIRA, D. Manual de sociologia: dos clássicos à sociedade da informação. São Paulo: Atlas, 2001.

FIGUEIREDO, V. Produção social da tecnologia. São Paulo: E.P.U. 1989.

FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. de S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.

IANNI, O. (org.). Marx. São Paulo: Ática, 1980.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1998.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2v.

PINTO, G. A. A Organização do trabalho no século 20. Editora Expressão Popular, São Paulo, 2007.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de O.; OLIVEIRA, M. G. M. de. Um Toque de Clássicos. 2. ed. rev. e amp. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

RODRIGUES, J. A. (org). Durkheim. São Paulo, Ática, 1988.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34, 2003. 320p. 2005. 2v.

TOMAZI, Nº D. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

Trabalho e tecnologia: dicionário crítico. Antônio David Cattani (organizador). Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

TRIGUEIRO, M. G. S. Sociologia da tecnologia: bioprospecção e legitimação. São Paulo: Centauro, 2009.

WARNIER, J.-P. A munidalização da cultura. Bauru, SP: EDUSC, 2000.