UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 5 vagas para Professor Temporário no campus de Toledo

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 009/2011- PST - TD

Rua Cristo Rei, 19, Vila Becker - Toledo - PR
www.utfpr.edu.br - E-mail: cogerh-td@utfpr.edu.br

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial nº 22, de 23/02/2011, publicada no DOU de 24/02/2011, c/c Portaria MEC nº 196, de 24/02/2011, publicada no DOU de 25/02/2011, torno público que, no período de 20/12/2011 a 29/01/2012, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, CEmpus Toledo, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 05 (cinco) vaga para Professor da Carreira do Magistério Superior Temporário, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1 - DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado E Lei nº 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei nº 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2 - DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 20/12/2011 às 23h00 do dia 29/01/2012.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso E Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 08h30 às 11h30, nos dias úteis, na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas, sita na Rua Cristo Rei, 19, Vila Becker, Toledo - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, podendo pagá-lo, preferencialmente, nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, até o dia 30/01/2012.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 A partir do dia 02/02/2012, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizar computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso E Internet, na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas, sita na Rua Cristo Rei, 19, Vila Becker, Toledo - PR.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

3 - DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita, constará de questões relativas aos tópicos que compõem o Programa, constante no Anexo II deste edital, podendo ser relacionadas em forma objetiva e/ou discursiva.

3.1 A Prova Escrita será realizada no dia 06/02/2012, às 09 (nove) horas em local a ser divulgados no site www.utfpr.edu.br.

3.1.1 Os candidatos deverão comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos. Os portões serão fechados às 08h45min.

3.2 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.3 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4 - DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1 A data, o local e o horário do sorteio de ponto serão divulgados junto com o Resultado da Prova Escrita.

5 - DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1. A data, o local e o horário da Prova de Desempenho Didático serão divulgados junto com o Resultado da Prova Escrita.

5.2. Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.3.

5.2.1. Caso ocorram empates na prova escrita, serão convocados todos os candidatos que obtiverem a mesma nota do último candidato classificado entre os aprovados dentro do limite de vagas previstas no Anexo I - PDD.

5.3. A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4. O tema da Prova de Desempenho Didático será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência e será único para todos os candidatos da respectiva área, extraído do programa da Área de Conhecimento que compõe o Anexo 1 do presente Edital.

5.4.1. A presença do candidato no sorteio do ponto E facultativa.

5.4.2. Os pontos sorteados serão divulgados em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço www.utfpr.edu.br.

5.4. A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

5.5. Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-negro, giz ou pincel e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.6. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema, e) modo de avaliar o aprendizado,

b) desenvolvimento do tema, f) objetivos instrucionais,

c) lista de exercícios (se couber), g) bibliografia.

d) identificação dos pré-requisitos,

6 - DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1. Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de

Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

7 - DA APROVAÇÃO

7.1. Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

7.2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

7.2.1. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

8 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 20 horas do dia 07/02/2012.

8.2 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma do inciso X do art. 2º da Lei nº 8.745/93, como Docente Temporário da Carreira de Magistério Superior, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

9.2.1. As atividades serão desenvolvidas no Campus Toledo da UTFPR.

9.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 20 de dezembro de 2011.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I

Professor do Magistério Superior Temporário

Área/ Sub-Área

VG

PDD

CH

T

Classe

Requisitos

Arquitetura

01

06

40

M/T

Auxiliar

Graduação em Arquitetura com Especialização em área afim.

Engenharia Eletrônica

01

06

40

M/T

Auxiliar

Graduação em Engenharia da Área Elétrica, com Especialização.

História e Sociologia

01

06

40

M/T

Auxiliar

Licenciatura em História ou Ciências Sociais, com Especialização.

Língua Portuguesa / Língua Inglesa

01

06

40

T/N

Auxiliar

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com Especialização.

Química

01

06

40

T/N

Auxiliar

Bacharelado ou Licenciatura em Química ou Tecnólogo em Processos Químicos ou Bacharelado em Engenharia Química, com Especialização.

Legenda:

VG - nº de vagas

PDD - quantidade de candidatos a serem classificados para a Prova de Desempenho Didático

CH - carga horária (em horas-aula semanais)

T: turno (M: manhã; T: tarde; N: noite)

REMUNERAÇÃO

Titulação

Tempo Integral (40 h)

Vencimento Básico

GEMAS (1)

RT (2)

Total em R$

Especialização

1.115,02

1.015,31

135,45

2.265,78

Mestrado

1.291,52

1.018,63

706,37

3.016,52

Doutorado

1.495,94

1.021,95

1.782,11

4.300,00

(1) GEMAS = Gratificação Específica do Magistério Superior
(2) RT = Retribuição por Titulação

ANEXO II

NÍVEL DE ENSINO: Magistério Superior Temporário
ÁREA/SUB-ÁREA: Arquitetura
CAMPUS: Toledo

PROGRAMA

1. Desenho Técnico Civil: normas, projeções, perspectivas, desenho arquitetônico; CAD.

2. Desenho Técnico Especializado: Representação e interpretação das Instalações hidráulico-sanitárias.

3. Normas do desenho técnico (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): formatos de papel, tipos de linhas e suas aplicações, caligrafia técnica, sistemas de cotagem, escalas normalizadas, Cortes e seções.

4. Desenho Técnico Especializado: Representação e interpretação do projeto arquitetônico.

5. Técnicas de representação geométrica: Esboços e com instrumentos (régua, esquadros, etc.) e computacionais: desenho assistido por computador (CAD) para modelagem bi e tridimensional.

6. Representação e interpretação de peças ou modelos tridimensionais em perspectiva: Cavaleira e Isométrica. Leitura e interpretação das unidades de medidas e cotagem usadas no desenho técnico (mecânico, arquitetônico e elétrico).

7. Representação e interpretação de peças ou modelos tridimensionais [ vistas ortográficas, vistas auxiliares, cortes e seções. Leitura e interpretação das unidades de medidas e cotagem usadas no desenho técnico (mecânico, arquitetônico e elétrico).

8. Relacionamentos entre projeto urbano, sistemas urbanos e sistemas produtivos afetos à engenharia urbana.

9. Normas técnicas para elaboração de projetos de edificações: atividades técnicas e arquitetura.

10. Infraestrutura em assentamentos humanos

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

BORTOLUCCI, M. A. & CORTESI, M. Desenho arquitetônico. São Carlos, EESC/USP, 1994.

BORTOLUCCI, M.A. (org). Desenho: teoria e prática. São Carlos, EESC/USP, 2005.

FRENCH, T.E. Desenho técnico e tecnologia gráfica. São Paulo, Globo, 1989.

GRAEFF, Edgar Albuquerque. Arte e técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Studio Nobel: Fundação Vilanova Artigas, 1995.

LAMAS, José M. R. Garcia. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade, Fundação C. Gulbenkian, 2000.

LOPES, João Marcos; BOGLIA, Marta; REBELLO, Yopanan. Arquiteturas da Engenharia ou Engenharias da Arquitetura. São Paulo: Editora Mandarim / PINI, 2006.

MARGARIDO, AluEzio Fontana. Fundamentos de estruturas: um programa para arquitetos e engenheiros que se iniciam no estudo das estruturas. São Paulo: Zigurate Editora, 2001.

MONTENEGRO, G. Desenho arquitetônico. São Paulo, Edgard Blucher, 1978;

MORRIS, A. E. J. Historia de Ia Forma Urbana, Editorial. GG, Barcelona, 1984.

OBERG, L. Desenho arquitetônico. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1973;

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate Editora, 2000.

ROCHA, Anderson Moreira da. Teoria e prática das estruturas. Rio de Janeiro: Editora Científica, 1973. Normas Brasileiras;

NÍVEL DE ENSINO: Magistério Superior Temporário
ÁREA/SUB-ÁREA: Engenharia Eletrônica
CAMPUS: Toledo

PROGRAMA

1. Análise de circuitos elétricos;

2. Classificação e especificação de Materiais, equipamentos e acessórios elétricos;

3. Transformadores monofásicos e trifEsicos, autotransformadores, transformadores especiais, máquinas assíncronas de indução monofásicas e trifásicas, máquinas CC e máquinas especiais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALEXANDER, Charles K.; SADIKU, Matthew N. O. Fundamentos de Circuitos Elétricos. 3 ed. McGraw­Hill, 2008

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos. 10 ed. Pearson Education, 2004.

CALLISTER JR., William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008

FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR., Charles; UMANS, Stephen D. ;Máquinas Elétricas. 6 ed., Editora: Bookman Companhia Ed, 2006.

HAYT Jr., William H.; KEMMERLY, Jack E.; DURBIN, Steven M. Análise de Circuitos de Engenharia. 3 ed. McGraw-Hill, 2008

IRWIN, J. David. Análise de circuitos em engenharia. 4 ed. Pearson Education, 2000.

KOSOW, Irving L. ;Máquinas Elétricas e Transformadores

MAMEDE FILHO, João. Manual de equipamentos elétricos. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005

SHACKELFORD, James F. Ciência dos materiais. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008

TORO, Vincent Del.; Fundamentos de Máquinas Elétricas. 1 ed, Editora: LTC, 1999.

Observação: Na realização da prova escrita poderá ser utilizada calculadora científica não-programável.

NÍVEL DE ENSINO: Magistério Superior Temporário

ÁREA/SUB-ÁREA: História e Sociologia
CAMPUS: Toledo
PROGRAMA

1. Método e Metodologia do ensino de História para o Ensino Médio e os conceitos de tempo, trabalho e sociedade.

2. História da América Latina: relações de trabalho, poder e cultura no processo de colonização.

3. A formação do Brasil Colonial: economia, cultura e sociedade em conflito.

4. História do Brasil Republicano: características da sociedade, da organização política e os movimentos sociais até a primeira metade do século XX.

5. Desenvolvimento e contradições da sociedade capitalista: Revoluções econômicas e sociais.

6. Reflexão sobre o objeto de estudo e de ensino da Sociologia a partir de Karl Marx, Lmile Durkheim e Max Weber.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

COSTA, M. C. C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2001.

DaMatta, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001.

GALEANO, E. As veias abertas da America Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o Breve Século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MIRANDA, Sonia. Para uma educação Histórica do aluno: desafios e possibilidades pedagógicas. In: Boletim Pedagógico PROEB/2001. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2002.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ROCHA, Ubiratan. História, Currículo e Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, José OtacElio da. Elementos de sociologia geral: Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu. Cascavel: EDUNIOESTE, 2006.

NÍVEL DE ENSINO: Magistério Superior Temporário
ÁREA/SUB-ÁREA: Língua Portuguesa / Língua Inglesa
CAMPUS: Toledo

PROGRAMA

1. Fonética e Morfologia da Língua Portuguesa;

2. Sintaxe da Língua Portuguesa;

3. Coesão e Coerência;

4. Leitura e Produção de Texto;

5. Gêneros do Discurso;

6. Theory and practice in English teaching;

7. Factors affecting Second Language acquisition;

8. Integrating the four skills;

9. Developing communicative competence

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ALMEIDA FILHO,J.C.P.de .Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, Pontes, 1993.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:__. Estética da criação verbal. 3L ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BROWN, D. H. Principles of Language Learning and Teaching. Longman, 2007.

_____. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. New York: Longman, 2000.

CASTELO-PEREIRA, Leda Tessari. Leitura de estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler. Campinas: Alínea, 2003.

ELLIS, R.. Second Language Acquisition. Hong Kong: Oxford , 1997.

HARMER, J. How to teach English: an introduction to the practice of English language teaching. England: Longman, 1998.

KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
________ . A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.

KOCH, Ingedore, TRAVAGLIA, Luís. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. London: Prentice-Hall, 1982.

MATTOSO CÂMARA Jr., Joaquim. Problemas de Linguística Descritiva. PetrLpolis: Vozes, 1969.

__________ . História e Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1975.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford, 2000.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are learned. 2 ed. Oxford, 1999.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987.

_______ . Discurso & Leitura. São Paulo: Cortez, 1993.

SANDMAN, A.J. Morfologia Geral. São Paulo: Contexto, 1991.

______ . Morfologia Lexical. São Paulo: Contexto, 1992.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge, 2001

NÍVEL DE ENSINO: Magistério Superior Temporário
ÁREA/SUB-ÁREA: Química
CAMPUS: Toledo

PROGRAMA

1. Ligação Química

2. Estequiometria.

3. Soluções e Propriedades Coligativas.

4. Cinética

5. Equilíbrio Químico

6. Eletroquímica

7. Termodinâmica

8. Compostos de Coordenação

9. Espectroscopia (Infravermelho, Ressonância Magnética Nuclear, Massas)

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 3a. ed. Porto Alegre. Editora Bookman,2006.

ATKINS, P. W.; PAULA, Julio de. Físico-química. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Volume 1 e 2. BALL, David W. Físico-química. São Paulo: Pioneira Thomson Learnning, 2005. Volume 1 e 2.

BRADY, James E.; SENESE, Fred. Química: a matéria e suas transformações . 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

CASTELLAN, Gilbert William. Fundamentos de físico-química. Rio de Janeiro: LTC, c1986.

KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; WEAVER, Gabriela C. Química geral e reações químicas. 6a. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

LEE, J.D. (John David). Química inorgânica não tão concisa. Tradução da 5 ed. Inglesa. São Paulo, SP: E. Blucher, 1999.

SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Princípios de Análise Instrumental. 6ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

SILVERSTEIN, R. M.; WEBSTER, F.X.; KIEMLE, D.J. Identificação EspectromEtrica de Compostos Orgânicos, 7a ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007.

SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Observação: Na realização da prova escrita poderá ser utilizada calculadora científica não-programável.