UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 4 vagas para Professor Substituto no campus de Curitiba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL 004/2013-PS-CT-ABERTURA

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que no período de 26 de junho a 03 de julho de 2013, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 04 (quatro) vagas para Professor Substituto conforme carreira e áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei nº 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, das 08h00 do dia 26 de junho de 2013 às 12h00 do dia 03 de julho de 2013.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h00 às 18h00, nos dias úteis, na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas, sita na Avenida Sete de Setembro, 3.165, Centro, Curitiba - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até o dia 03/07/2013.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 No dia 08/07/2013, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como consultar o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, no endereço citado no item 2.1.1.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 26/06/2013 ao dia 30/06/2013.

2.6 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 01/07/2013, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do concurso (www.utfpr.edu.br/concursos).

2.7 O candidato cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida poderá efetivar sua inscrição no processo seletivo efetuando o pagamento da taxa conforme o previsto no item 2.1.2.

2.8 Não caberá recurso contra o indeferimento do pedido de isenção.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita será realizada no dia 09/07/2013, às 09h30 (nove horas e trinta minutos), com sorteio do ponto às 08h30 (oito horas e trinta minutos), nos locais a serem divulgados no site www.utfpr.edu.br, conforme subitem 2.3. Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 02 (duas) horas e 30 (trinta) minutos.

3.2 Para realização da Prova Escrita será obrigatória à apresentação do comprovante de pagamento da inscrição, bem como a Guia de Recolhimento da União - GRU.

3.3 A presença do candidato ao sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

3.4 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.5 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático em conformidade com o Anexo I, estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1 A data, o horário e o local de realização do sorteio de ponto para a Prova de Desempenho Didático, serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita para os casos em que se aplica.

5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

5.1 A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho Didático serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

5.2 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, assim como aqueles que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita.

5.3 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

5.4 O tema da Prova de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital e será sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência.

5.4.1 A presença do candidato ao sorteio do ponto é facultativa.

5.4.2 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço www.utfpr.edu.br.

5.5 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na Prova Escrita.

5.6 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.7 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo Lattes atualizado - com cópias simples dos diplomas de graduação e pós-graduação - e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos instrucionais;

g) bibliografia.

6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1 Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.2 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, por meio do cálculo de Média Aritmética Simples.

7. DA APROVAÇÃO

7.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático, seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferior a 50 (cinquenta) pontos.

7.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art.27 da Lei nº 10.741/2003.

7.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático ou Prática;

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;

c) for mais idoso.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 18 horas do dia 10/07/2013.

8.2 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, às 18 horas do dia 16/07/2013.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2 Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma do inciso IV do art. 2º da Lei nº 8.745/93, como Docente da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Substituto, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se em cadastro reserva.

9.2.1 As atividades serão desenvolvidas no Campus Curitiba da UTFPR, tanto na Sede Central quanto na Sede Ecoville.

9.3 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

9.4 O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

9.5 O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Curitiba, 26 de junho de 2013.

Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

Carlos Eduardo Cantarelli
Reitor

ANEXO I AO EDITAL 004/2013 - PS - CT - Abertura

Professor da Carreira do ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO - Substituto

Área/Subárea

VG

NC

CH

T

Requisitos

Filosofia

01

06

40

M/T

Graduação em Filosofia, com pós-graduação na área.

Física/ Física Geral

01

06

40

M/T

Graduação em Física, com pós-graduação na área ou em áreas afins.

Língua Inglesa

01

06

40

M/N

Graduação em Letras Inglês, com pós-graduação na área.

Matemática/ Matemática

01

06

40

M/T

Graduação em Matemática ou em Estatística, com pós-graduação em Matemática ou em áreas afins.

* QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

Legenda:
VG: nº de vagas
NC: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático

REMUNERAÇÃO

Professor da Carreira do ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO - Substituto

Titulação

Tempo Integral (40 h)

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Valor da taxa de inscrição

Especialização

2.714,89

253,13

2.968,02

R$ 74,00

Mestrado

2.714,89

835,05

3.549,94

Doutorado

2.714,89

1.934,76

4.649,65

Valor da taxa de inscrição R$ 74,00

ANEXO II AO EDITAL 004 /2013 - PS - CT - Abertura

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação
ÁREA: Filosofia
CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. O ensino de Filosofia através de sua história, de seus temas e de seus problemas.

2. Heráclito, Parmênides e o problema da identidade do ser.

3. O conhecimento e o ideal de justiça em Platão: o papel da educação.

4. A fé e a razão no pensamento medieval.

5. O problema da verdade em Descartes.

6. Os contratualismos de Hobbes, Locke e Rousseau.

7. A moral em Nietzsche.

8. A questão da ideologia em Karl Marx.

9. A questão da emancipação na Escola de Frankfurt: contribuições para a educação.

10. Fenomenologia, existencialismo e liberdade.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação (trad. Wolfgang Leo Maar). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

ADORNO, T.W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (Trad. Guido Antônio de Almeida). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

ALMEIDA, G. A. de. "A "Dedução Transcendental': o cartesianismo posto em questão". Analytica, vol. 3, nº 1, 1998, pp. 135- 156.

_____. "Crítica, dedução e facto da razão". Analytica, vol. 4, nº 1, 1999, pp. 57-84.

ANGIONI, Lucas. "O conceito de essência no Livro VII da "Metafísica' de Aristóteles". Boletim do CPA, Campinas, nº 3, jan/jul 1997, pp. 113-123.

BLOOM, Allan. The Republic of Plato. 2nd. Edition. Basic Books, 1991.

CHÂTELET, François (ed.). História da Filosofia - Idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

DESCARTES. Discurso do Método Rio de Janeiro: Martins Fontes.

_____. Meditações Metafísicas. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

DUMONT, J-P. A Filosofia Antiga (trad. Luís Carvalho). Lisboa: Edições 70.

GILSON, Étienne. Deus e a Filosofia. Lisboa: Edições 70, 2002.

KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Filósofos Pré-Socráticos (trad. Carlos A. L. Fonseca). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª edição, 1994.

MAAR, W. L. "Adorno, semiformação e educação". Educ. Soc., Campinas, vol. 24, nº 83, p. 459-476, agosto 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2009.

MATOS, O. C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Moderna, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PLATÃO. Fédon. In PLATÃO. Diálogos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

_____. A República. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural (Coleção Os Pensadores), 1987.

SILVEIRA, F. L. da. "A Teoria do Conhecimento em Kant: o Idealismo Transcendental". Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, vol.19, número especial, jun. 2002, pp. 28-51.

VVAA. Os Pré-Socráticos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação
ÁREA/SUBÁREA: Física/ Física Geral
CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Mecânica Geral

2. Gravitação

3. Ondas

4. Termodinâmica

5. Eletromagnetismo

6. Óptica

7. Física Moderna

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ALONSO, M. FINN, E. Física, um Curso Universitário. Todos os volumes. São Paulo: Edgar Blücher Ltda. 1983.

CHAVES, A. S. Física. Ed. Reichmann e Affonso v. 1 a 4.

EISBERG, R., RESNICK, C. K., "Física Quântica", Campus, Rio de Janeiro (1988).

EISBERG, Robert m. Física, Fundamentos e Aplicações. Todos os volumes. São Paulo: Editora McGraw-Hill do Brasil Ltda. 1982.

KITTEL, C., KNIGHT, W. D., RUDERMAN, M. A.. Curso de Física de Berkeley, Volume 1, Edgard Blücher, São Paulo (1973)

MCKELVEY, J. , GROTCH, H. Física. Todos os volumes. São Paulo: Harper e Row do Brasil.1978.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica. Todos os volumes. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda. 1983.

RESNICK, R. ; HALLIDAY, D. ; KRANE, K. S. ; Física. Todos os volumes. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A. 2003.

TIPLER, P. A., "Física Moderna", la ed., Guanabara Dois, Rio de Janeiro (1981).

TIPLER, Paul. A. Física. Todos os volumes. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois. S. A. 1984.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física. Todos os volumes. São Paulo: Editora Addison Wesley, 2003.

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação
ÁREA: Língua Inglesa
CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA

1. Theory and practice in English teaching

2. The influence of different language concepts in teaching methodology/practice

3. Globalization and ELT in Brazil

4. Cultural studies in language and literature teaching

5. Literature and culture: the challenge of teaching literature

6. Literature in the Foreign Language Teaching classroom

PROGRAMA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. Food and Beverages

2. Directions and Locations

3. Leisure and Entertainment

4. Places, Transport, and Travel

5. House, Home and Environment

6. Planning the future

7. Personal Histories

8. Going out

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

BACKMAN, L & Fundamental Considerations in Language Testing. Oxford, Oxford University Press, 1990.

Bax, S (2003) The end of CLT: a context approach to language teaching ELT J 2003 57: 278-287

BARRY, Peter. Beginning Theory: An Introduction to Literary and Cultural Theory, 3rd ed., Manchester University Press, 2009.

BROWN, Douglas H Principles of Language Learning and Teaching Longman/ 2007

EAGLETON, T. Literary Theory: An Introduction. University of Minessota Press, 3rd ed., 2008

ECO, Humberto. Seis Passos Pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1999

GOWER, R.; PHILLIPS, D.; WALTERS, S. Teaching practice: a handbook for teachers in training Macmillan Books for Teachers/ 2005

KRAMSCH, C Language and culture Oxford / 2003

LARSEN-FREEMAN, D Techniques and principles in language teaching Oxford / 2000

SHARMA, Pete; BARRETT, Barney Blended learning using technology in and beyond the language classroom Oxford: Macmillan Education, 2007

SILVEIRA, M. I. M Línguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino Edições Catavento / 1999

RICHARDS, J. C.; LOCKHART Reflective teaching in second language classrooms Cambridge/1994

RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S Approaches and methods in language teaching Cambridge/2001

WAUGH, Patricia. Literary Theory and Criticism: An Oxford Guide. Oxford University press, 2007

Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação. www.coe.int/T/DG4/Linguistic/CADRE_EN.asp

NÍVEL DE ENSINO: Técnico e Graduação
ÁREA/SUBÁREA: Matemática/ Matemática
CAMPUS: Curitiba

PROGRAMA

1. Conjuntos numéricos e função real de uma variável real.

2. Matrizes, determinantes e sistemas lineares.

3. Trigonometria.

4. Números complexos, polinômios e equações polinomiais.

5. Limite e continuidade de funções reais de uma variável real.

6. Estudo das derivadas de funções reais de uma variável real.

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita será excluído da relação de pontos a serem sorteados para a prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados.

ANTON, Howard. Cálculo: um novo horizonte. Vol. 1 e 2. Porto Alegre: BOOKMAN, 2000.

BARROSO, Juliane Matsubara (editora responsável). Conexões com a Matemática. Obra coletiva. 1 ed. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2010.

KOLMAN, Bernard. Introdução à álgrebra linear: com aplicações. 6 ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática: conceitos, linguagem e aplicações. 1 ed. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2002.

STEWART, James. Cálculo. 5 ed. Vol. 1 e 2. São Paulo: Cengage Learning, 2008.