UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia - PA

Notícia:   Universidade Federal Rural da Amazônia - PA oferece 21 vagas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFRA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

EDITAL Nº 07/2009

O Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto de 18 de julho de 2005 publicado no DOU nº. 137, seção 2, página 1, de 19 de julho de 2005 e, ainda, com os termos do Decreto nº. 94.664 de 23 de julho de 1987, Lei n°. 8.112/90, § 2º do art.3º do Decreto nº. 4.175 de 27 de março de 2002, e Portarias de números 450 de 6 de novembro de 2002, 286 de 2 de setembro de 2008 do MPOG e 1.226 de 06/10/2008 do MEC, torna público que realizará seleção mediante Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de Cargo Efetivo para a Carreira do Magistério Superior - 3° grau, sob Regime de Dedicação Exclusiva (DE), nas condições e normas estabelecidas neste Edital.

O concurso será regido por este Edital, Legislação Federal do Ensino Superior, coordenado e executado pela Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos, nomeada de acordo com a Portaria nº. 625, exarada pelo Magnífico Reitor desta Universidade, publicada no Boletim de Pessoal Edição Extraordinária de 27 de abril de 2009.

1. DOS CARGOS E VAGAS

1.1. O Concurso Público de que trata o presente Edital, objetiva o preenchimento de dezenove (19) vagas pelo Programa REUNI e duas (2) vagas para preenchimento segundo o banco de professores-equivalentes perfazendo um total de vinte e uma (21) vagas, para o Cargo Efetivo de Professor Assistente I, para os candidatos portadores de título de Mestre ou Adjunto I para os candidatos portadores de título de Doutor, sob o regime de DE do Quadro e Tabelas Permanente da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia, conforme Demonstrativos abaixo:

Quadro 1 - Demonstrativo das vagas para o Campus UFRA/Belém, por área do concurso, disciplinas a serem ministradas e requisitos

Área do Concurso

Disciplinas a Serem ministradas

Requisitos

Nº de Vagas

Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais

Propriedades da Madeira; Fito-energia

Graduados com Mestrado ou Doutorado em Engenharia Florestal

1

Sistemas Operacionais, Multimídias e Algoritmos

Sistemas Operacionais; Sistemas Multimídias; Processamento de Dados; Algoritmos e Programação.

Graduados em Computação ou Sistemas de Informação ou Informática com Doutorado em Computação ou Sistemas de Informação ou Informática ou Engenharia Elétrica (na área de concentração Computação Aplicada).

1

Engenharia de Software e Programação

Linguagem de Programação; Engenharia de Software; Algoritmos e Programação; Introdução à Informática.

Graduados em Computação, Sistemas de Informação ou Informática com Doutorado em Computação ou Sistemas de Informação ou Informática ou Engenharia Elétrica (na área de concentração Computação Aplicada).

1

Sistemas de Informação e Conhecimento

Inteligência Artificial; Computação Gráfica; Sistemas Multimídia; Sistema de Informação Gráfica.

Graduados em Computação ou Processamento de Dados com Doutorado em Computação ou Ciências da Informação ou Informática.

1

Engenharia do Conhecimento

Computadores e Sociedade; Introdução à Tecnologia da Informação e Comunicação; Sistemas de Informação; Inteligência Artificial; Banco de Dados.

Graduados em Computação com mestrado ou doutorado em Engenharia do Conhecimento

1

Física e Matemática

Física; Matemática

Graduado em Física ou Engenharia Eletrônica com Doutorado em Física ou Engenharia Eletrônica.

1

Pedagogia

Metodologia do Ensino (Práticas pedagógicas); Didática Aplicada ao Ensino da Computação; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; Ética.

Graduados em Pedagogia com Mestrado ou Doutorado em Pedagogia

1

Informação em Educação

Planejamento, Análise e Avaliação de Projetos na Informática na Educação; Teorias e Tecnologias da Cooperação; Realidade Virtual; Multimídia e Hipermídia em Educação.

Graduados em Computação com Doutorado em Educação ou Graduados em Pedagogia com Doutorado em Computação

1

Reprodução Animal

Fisiopatologia da Reprodução Animal; Biotecnologia da Reprodução Animal; Obstetrícia Veterinária.

Graduados em Medicina Veterinária com Mestrado ou doutorado em Medicina Veterinária na área de concentração Reprodução Animal.

1

Anatomia Veterinária

Anatomia Veterinária

Graduados em Medicina Veterinária com Doutorado em Morfologia ou Ciências afins.

1

Legislação e Planejamento

Legislação Ambiental; Gestão e Planejamento Ambiental; Políticas Públicas Ambientais.

Graduados em Biologia ou Agronomia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental ou áreas afins com Doutorado na área de Planejamento ou Desenvolvimento Sustentável.

1

Economia Ambiental

Economia e Contabilidade Ambiental; Economia e Ecoempreendendorismo.

Graduados em Economia ou Agronomia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Ambiental ou áreas afins com Doutorado na área de Economia, Ciências Agrárias ou Desenvolvimento Sustentável.

1

Ecologia

Ecologia Básica; Ecologia de Populações e Comunidades; Ecologia de Sistemas; Ecologia Humana.

Graduados em Ecologia ou Biologia ou Engenharia Florestal ou Agronomia ou áreas afins com Doutorado na linha de pesquisa em Ecologia.

1

Comunicação e Metodologia

Comunicação e expressão, Comunicação oral e escrita; Língua portuguesa e Metodologia.

Graduados em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) com doutorado em Letras na área de Língua Portuguesa, Linguística, Linguística aplicada ou Comunicação social.

1

Quadro 2 - Demonstrativo das vagas para a Unidade Descentralizada de Parauapebas, por área do concurso, disciplinas a serem ministradas e requisitos.

Área do ConcursoDisciplinas a Serem ministradasRequisitosNº de Vagas

Morfofisiologia Animal

Histologia; Anatomia dos Animais Domésticos; Fisiologia Animal I; Fisiologia Animal II; Fisiologia da Reprodução.

Graduados em Zootecnia ou Medicina Veterinária com Mestrado ou Doutorado em Morfofisiologia Animal

1

Ecologia, Comportamento Animal e Seminários

Ecologia; Etologia; Bioclimatologia; Meteorologia e Climatologia Agrícola; Seminário Integrado I; Seminário Integrado II.

Graduados em Zootecnia ou Agronomia ou Medicina Veterinária ou Biologia com Mestrado ou Doutorado em áreas afins das disciplinas a serem ministradas.

1

Sócio-economia

Sociologia Rural; Antropologia; Extensão Rural; Deontologia e Ética Profissional; Comunicação Oral e Expressão Oral e Escrita.

Graduados em Agronomia ou Zootecnia ou Medicina Veterinária ou Engenharia Florestal com Mestrado ou Doutorado em Ciências Agrárias.

1

Quadro 3 - Demonstrativo das vagas para a Unidade Descentralizada de Paragominas, por área do concurso, disciplinas a serem ministradas e requisitos.

Área do ConcursoDisciplinas a Serem ministradasRequisitosNº de Vagas

Engenharia

:Matemática; Desenho; Fotogrametria e Fotointerpretação; Topografia; Construções Rurais.

Graduados em Agronomia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Civil ou Arquitetura com Mestrado ou Doutorado cuja temática central da dissertação ou tese ou o conteúdo programático do curso de Pós-graduação realizado, tenha envolvido disciplina desta área do concurso.

1

Aplicação de Fundamentos Físicos

Física; Hidráulica; Irrigação e Drenagem; Motores e Máquinas.

Graduados em Agronomia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Civil ou Física com Mestrado ou Doutorado cuja temática central da dissertação ou tese ou conteúdo programático do curso de Pós-graduação realizado, tenha envolvido disciplina desta área do concurso.

1

Ciência do Solo

Fundamentos da Ciência do Solo; Fertilidade e Fertilização do Solo; Levantamento e Conservação do Solo; Nutrição Mineral de Plantas.

Graduados em Agronomia ou Engenharia Florestal ou Geologia com Mestrado ou Doutorado cuja temática central da dissertação ou tese ou conteúdo programático do curso de Pós-graduação realizado, tenha envolvido disciplina desta área do concurso.

1

Fitossanidade

Entomologia Geral; Entomologia Agrícola; Fitopatologia Geral; Fitopatologia Agrícola.

Graduados em Agronomia ou Engenharia Florestal ou Biologia com Mestrado ou Doutorado cuja temática central da dissertação ou tese ou conteúdo programático do curso de Pós-graduação realizado, tenha envolvido disciplina desta área do concurso.

1

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para o referido Concurso Público, estarão abertas no período de 01/06/2009 a 10/06/2009, no campus UFRA/Belém, na sala da Comissão de Processo Seletivo, situado na Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501, Bairro Terra Firme, Belém - Pará, CEP 66.077-530, Caixa Postal 917; Centro Universitário de Parauapebas, situado na Rua A, Quadra Especial, 654, Bairro da Cidade Nova, Parauapebas - Pará, CEP 68515-000 e na Unidade Descentralizada de Paragominas situado Rodovia na PA 256, km 06, Bairro Nova Conquista S/Nº., CEP: 68625-000, de segunda à sexta-feira no horário de 09h00min as 11h00min e das 15h00min às 17h00min.

2.2. Só serão admitidas inscrições de candidatos brasileiros ou estrangeiros cujos títulos tenham sido obtidos através de cursos oficializados e reconhecidos pelo MEC, se realizados no Brasil, ou tenham sido revalidados no Brasil quando expedidos por instituições estrangeiras.

2.3. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais) e será pago mediante depósito em qualquer Agência do Banco do Brasil, em nome da Universidade Federal Rural da Amazônia, Agência 4201-3, Conta Corrente nº. 170500-8, Código Identificador 1530341524128883-7.

2.4. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por meio de procuração, devendo esta ser instruída com o original ou fotocópia autenticada do referido instrumento de mandato com poderes específicos para o ato, ou ainda por correspondência postada por SEDEX, desde que a data da postagem não ultrapasse o prazo final de inscrição observando o que se segue:

a) Enviar via SEDEX, toda a documentação exigida neste Edital e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para um dos endereços referidos no subitem 2.1, de acordo com a área escolhida pelo candidato.

b) Somente será considerada a solicitação de inscrição, que atenda a totalidade dos documentos exigidos, no item 2.5 deste Edital, não sendo admitida, em nenhuma hipótese, inscrição condicional e/ou posterior juntada de documentos, ou para quaisquer outras finalidades.

2.5. Para efetivação da inscrição, cada candidato deverá apresentar, no ato da mesma:

a) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

b) Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada;

c) Carteira de identidade ou passaporte, se estrangeiro;

d) Prova de que está inscrito no Cadastro de Pessoa Física, do Ministério da Fazenda;

e) Prova de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

f) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral;

g) Curriculum Vitae em língua Portuguesa, em três vias, atualizado, comprovado e organizado de acordo com o modelo dos Critérios de Avaliação da Prova de Títulos, anexo deste Edital, e disponível no endereço eletrônico www.ufra.edu.br/concursos;

h) Diploma ou declaração que comprove ser o candidato graduado e portador do Título de Mestre ou Doutor de acordo com os requisitos dos Quadros 1 , 2 e 3;

i) Declaração firmada pelo candidato, de conhecimento e anuência com as cláusulas e condições do presente Edital;

j) Uma fotografia 3X4, recente e de frente.

2.6. A documentação, aqui exigida, deverá ser apresentada em original e cópia para inscrição presencial ou cópia autenticada para inscrição via Correio. Os documentos apresentados em língua estrangeira deverão conter tradução feita por um tradutor juramentado.

2.7. A Declaração de Conhecimento e Anuência do Edital, os pontos a serem sorteados, e os Critérios de Avaliação da Prova de Títulos, anexos a este Edital, além da Ficha de Inscrição, estarão disponíveis no endereço eletrônico www.ufra.edu.br/concursos.

2.8. No dia 15/06/2009, a Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos publicará no endereço eletrônico da UFRA www.ufra.edu.br/concursos, o número de candidatos inscritos, assim como a relação das inscrições indeferidas.

2.9. Caso não haja candidato inscrito para as áreas onde for exigido o título de Doutor será divulgado no endereço eletrônico da UFRA www.ufra.edu.br/concursos, no dia 15/06/2009, a abertura do novo período de inscrição que será de 16/06/2009 a 19/06/2009, para os candidatos com titulo de Mestre.

2.10. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo no caso de anulação do Concurso.

3. DAS PROVAS E NORMAS

3.1. O concurso constará de Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, Prova Didática e Prova de Títulos, realizadas nos campi da UFRA, de acordo com as áreas especificadas nos quadros 1, 2 e 3 conforme calendário abaixo:

Quadro 4 - Calendário das Provas, Escrita de Conhecimentos Específicos, Didática e local de realização.

ÁREAS

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DIDÁTICA

LOCAL

Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais; Pedagogia; Engenharia do Conhecimento; Reprodução Animal;

24/06/2009
Início: 15h00min
Término: 18h00min

26/06/2009;
Início: 09h00min

Belém

Morfofisiologia Animal

24/06/2009
Início: 15h00min
Término: 18h00min

26/06/2009
Início: 09h00min

Parauapebas

Aplicação de Fundamentos Físicos; Ciência do Solo.

24/06/2009
Início: 15h00min
Término: 18h00min

26/06/2009
Início: 09h00min

Paragominas

Quadro 5-Calendário das Provas, Escrita de Conhecimentos Específicos, Didática e de Títulos.

ÁREAS

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DIDÁTICA

LOCAL

Sistemas Operacionais, Multimídias e Algoritmos; Sistemas de Informação e Conhecimento; Física e Matemática; Anatomia Veterinária; Legislação e Planejamento; Ecologia; Comunicação e Metodologia; Engenharia de Software; Informática na Educação; Economia Ambiental;

01/07/2009
Início: 15h00min
Término: 18h00min

03/07/2009
Início: 09h00min

Belém

Ecologia, Comportamento Animal e Seminários; Sócio-economia;

01/07/2009
Início: 15h00min
Término: 18h00min

03/07/2009
Início: 09h00min

Parauapebas

Engenharia; Fitossanidade.

01/07/2009
Início: 15h00min
Término: 18h00min

03/07/2009
Início: 09h00min

Paragominas

3.2. O candidato deverá comparecer ao local das provas Escrita e Didática às 14h30min e 08h30min, respectivamente, apresentando o Protocolo de Inscrição juntamente com a cédula de identidade.

3.3. Da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos:

3.3.1. O ponto da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, versando sobre o conteúdo programático de cada área, será sorteado pela Banca Examinadora na presença dos candidatos, 15 (quinze) minutos antes da realização da mesma e deverá ser o mesmo para todos os candidatos, para as respectivas áreas;

3.3.2. Para a área de Física e Matemática haverá o sorteio de um ponto de Física e outro de Matemática, os quais deverão ser dissertados pelos candidatos;

3.3.3. Após o encerramento desta prova, haverá leitura pública obrigatória feita pelo candidato de sua respectiva prova, sendo facultado aos demais candidatos estarem presentes à leitura deste;

3.3.4. A pontuação máxima que poderá ser atribuída a cada candidato na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, será de 10 (dez) pontos;

3.3.5. Será considerado reprovado o candidato que, nesta prova, obtiver nota inferior a 5,00 (cinco) pontos, ou não proceder a leitura de sua prova, sendo eliminado da etapa seguinte (Prova Didática);

3.4. Da Prova Didática:

3.4.1. Terá início às 09h00min horas e consistirá de uma aula expositiva de até 50 minutos, sobre um ponto sorteado constante da relação disponível no endereço eletrônico da UFRA www.ufra.edu.br/concursos;

3.4.2. O sorteio do ponto será realizado pela Banca Examinadora na presença dos candidatos no dia da respectiva Prova Escrita de Conhecimentos, na data especificada nos quadros 4 e 5 às 14h45min, no local de realização da prova. O ponto sorteado, igual para todos os candidatos, não poderá ser o mesmo da Prova Escrita de Conhecimentos Específicos;

3.4.3. Os sorteios da ordem de apresentação dos candidatos para a Prova Didática serão feitos 15 (quinze) minutos antes do início das mesmas e os candidatos deverão estar nos locais às 08h30min;

3.4.4. É vedado ao candidato assistir a aula dos demais candidatos;

3.4.5. Na Prova Didática, o público poderá estar presente apenas como ouvinte;

3.4.6. É facultado à Banca Examinadora fazer a arguição do candidato, após a ministração da aula, durante o período de até 15 minutos;

3.4.7. Será considerado reprovado e eliminado do concurso o candidato que, nesta prova, obtiver nota inferior a 5,00 (cinco) pontos.

3.5. Da Prova de Títulos:

3.5.1. A Prova de Títulos (PT), meramente classificatória, será realizada através de uma análise do Curriculum Vitae (CV), feita pela Banca Examinadora, em que será atribuída uma nota, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, observando-se os seguintes critérios:

a) para cada um dos itens A, B, C, D, será estabelecida nota máxima igual a 10 (dez) ao candidato com maior total de pontos no referido item, e as dos demais candidatos serão proporcionais a este;

b) a nota da prova de títulos (PT) será dada pela média ponderada dos quatro itens de que trata a alínea anterior, de acordo com a equação abaixo:

PT = (A + 2 x B + C + D)/ 5

3.5.2. Caso haja apenas um candidato, por não haver condições de se normalizar as notas através da ponderação, será atribuído o valor 10,00 (dez), para cada item separadamente, caso o candidato tenha obtido pontuação e, em seguida, aplicado na fórmula da alínea b do subitem anterior.

3.5.3. Os resultados da Prova de Títulos estarão disponíveis na secretaria dos campi da UFRA e no seu site www.ufra.edu.br/concursos, no dia 08/07/2009.

4. DA BANCA EXAMINADORA E ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO

4.1. A Banca Examinadora será constituída por três (3) membros e um suplente, com titulação mínima de Mestre, à qual incumbirá a execução, avaliação e atribuição das notas.

4.2. Cada componente da Banca Examinadora procederá ao julgamento individual das provas: Escrita de Conhecimentos Específicos e Didática, atribuindo a cada candidato uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez), cuja nota final será determinada pela média aritmética das notas estabelecidas por cada membro da Banca.

4.3. Será eliminado do concurso o candidato que comparecer após os horários estipulados para o início das provas e sorteios dos pontos ou não comparecer a quaisquer das provas ou não concluí-la dentro do tempo fixado para a sua realização.

5. DA NOTA FINAL

5.1. A nota final (NF), que dará base à aprovação e classificação do candidato, será apurada calculando-se a média ponderada entre as notas atribuídas às Provas de Títulos (PT), Didática (PD) e Escrita de Conhecimentos Específicos (PECE), conforme fórmula:

NF = (2 x PT + 4 X PD + 3 x PECE)/ 9

5.2. Na apuração da nota final de classificação, quando a divisão não resultar em números inteiros, levar-se-á em conta a fração até centésimo, sem arredondamento ou aproximação.

5.3. Serão considerados aprovados no Concurso, os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a seis (6) na forma apurada no subitem 5.1 deste Edital.

5.4. A classificação dos candidatos será feita pela ordem decrescente da nota final (NF).

5.5. Ocorrendo igualdade na Nota Final de Classificação entre dois ou mais candidatos, o desempate será feito com a aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

a) maior nota na Prova Didática;

b) maior nota na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos;

c) maior nota na Prova de Títulos;

d) candidato com maior idade.

6. DOS RECURSOS

6.1. As solicitações de impugnações aos itens do Edital só poderão ser feitas até 72 horas após o ato da inscrição do interessado, sem efeito suspensivo e sob pena de preclusão.

6.2. O prazo para interposição de recursos contra o resultado do concurso, será de até 7 (sete) dias contados da divulgação do resultado final do Concurso.

6.3. Os recursos de que tratam os subitens anteriores deverão ser encaminhados à Comissão Organizadora do Concurso, através do protocolo desta Universidade, com as devidas justificativas quanto ao pleito.

7. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS NO ATO DA CONTRATAÇÃO

7.1. Apresentar os documentos que se fizerem necessários, exigidos pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP/UFRA), por ocasião da contratação;

7.2. Declaração do candidato classificado, de não acumular cargos, empregos e funções públicas, ou exercer qualquer atividade pública ou privada, nos termos do Art. 15, I, do Decreto nº. 94.664/87, dado que se trata de Regime de Dedicação Exclusiva;

7.3. O candidato classificado, se estrangeiro, deverá apresentar no ato da posse o visto de permanência definitiva no País;

7.4. Declaração do próprio punho que não sofreu pena disciplinar e nem condenação penal, de forma que esteja inabilitado para o exercício de cargo público.

7.5. A posse fica condicionada à aprovação em inspeção médica, a ser realizada pelo Serviço Médico da UFRA.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. O candidato assume integral responsabilidade por todos os documentos apresentados e declarações prestadas, ficando ciente de que terá sua inscrição cancelada e, a qualquer tempo, anulados todos os atos dela decorrentes e sujeito aos demais rigores da Lei, se ficar provado serem falsos ou inexatos.

8.2. No Edital de Homologação do resultado deste concurso, a ser publicado no Diário Oficial da União, constará apenas a relação dos candidatos aprovados em até duas vezes o número de vagas previsto neste Edital, conforme estabelecido no Art. 13 da Portaria 450 de 06/11/2002.

8.3. A aprovação no Concurso Público não garante ao candidato o direito de ser nomeado pela Universidade Federal Rural da Amazônia, resguardado apenas a observância rigorosa da ordem de classificação e o número de vagas existentes, ou que venham a existir para a área de opção do candidato, por autorização do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, no decorrer da validade do concurso.

8.4. Para os cargos de que trata este Edital, a admissão dar-se-á no nível de Adjunto I da Carreira do Magistério Superior do MEC, para portadores de título de Doutor cuja remuneração possui o valor bruto em junho de R$6.437,28 (seis mil quatrocentos e trinta e sete reais e vinte oito centavos) ou no nível de Assistente I para os portadores de titulo de Mestre, onde a remuneração possui o valor bruto de R$3.937,20 (três mil, novecentos e trinta e sete reais e vinte centavos), incluídas gratificações e vantagens individuais.

8.5. As nomeações decorrentes deste Concurso estarão sujeitas ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, vigente à época, sob o regime de trabalho de Dedicação Exclusiva - DE.

8.6. Os candidatos classificados para as áreas de Morfofisiologia Animal. Ecologia Comportamento Animal e Seminários, Sócio-economia serão lotados preferencialmente na Unidade Descentralizada de Parauapebas; os candidatos classificados para as áreas de Engenharia, Aplicação de Fundamentos Físicos, Ciência do Solo, Fitossanidade serão lotados, preferencialmente, na Unidade Descentralizada de Paragominas; para as demais áreas os candidatos serão lotados, preferencialmente, no Campus Universitário de Belém.

8.7. A vaga para as áreas de Anatomia Veterinária e Reprodução Animal é decorrente do pedido de Exoneração dos Professores das disciplinas referentes a estas áreas.

8.8. O candidato classificado e nomeado será submetido, obrigatoriamente, a um treinamento em Métodos e Técnicas Didático-pedagógicas e Noções de Direito Administrativo, a ser realizado durante o período de estágio probatório.

8.9. O candidato aceita os termos de contratação estabelecidos pela UFRA no que concerne à ministração das disciplinas da área de conhecimento na qual foi aprovado, para a localidade em que realizou o concurso, podendo, ainda ministrar em outras localidades por designação da Coordenadoria ou do Instituto pertinente ao curso.

8.10. A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade dos cursos em que constam as disciplinas a serem ministradas pelo candidato classificado e nomeado.

8.11. O Prazo de validade do presente concurso será de um (1) ano, prorrogado por igual período após a divulgação do Edital de homologação dos resultados, na forma prevista na Lei nº. 8.112 de 16 de dezembro de 1990 e art. 1º, § 1º do Decreto nº. 4.175 de 27 de março de 2002.

8.12. Em caso de não haver candidato inscrito, ou não houver aprovação ou os candidatos aprovados virem a declinar da vaga obtida, a Universidade Federal Rural da Amazônia poderá convocar candidatos aprovados em áreas afins em concurso realizado por esta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) ou outras congêneres, em outros concursos, ainda vigentes, para o Magistério Superior.

8.13. Todas as informações, notas e avisos, quanto a este concurso, serão disponibilizadas através do site www.ufra.edu.br.

8.14. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos da UFRA.

8.15. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

1. ÁREA: APLICAÇÃO DE FUNDAMENTOS FÍSICOS

PONTOS:

- Termodinâmica: propriedades e processos, trabalho, calor e conservação da energia, ciclos motores, misturas (de gases e vapores ) e combustão;

- Eletricidade: tipos de eletricidade, corrente elétrica, Leis de Ohm, tipos de corrente elétrica, condutores, semi-condutores e isolantes, condensadores (capacitadores) e fusíveis;

- Propriedade dos fluídos: massa específica; peso específico; compressibilidade dos líquidos. viscosidade, coesão, adesão, tensão superficial e capilaridade;

- Captação de água superficial: derivação simples, derivação por meio de diques, represamento ou açudagem e construção de barragem de terra;

- Bombas Hidráulicas: estudo de bombas e moto-bombas e instalação de estação elevatória;

- Métodos de irrigação: irrigação por superfície, método por sulco, método por corrugação, método por faixa, método por inundação, irrigação por aspersão e irrigação por gotejo;

- Drenagem de terras agrícolas: efeitos do excesso de água no solo, movimento da água no solo, determinações da condutividade hidráulica, drenagem superficial e subterrânea e delineamento, dimensionamento e instalação de sistemas de drenagem;

- Infiltração Deágua no solo: equações que descrevem a infiltração e métodos de determinação de infiltração;

- Máquinas Simples: alavancas, roldanas, sarilhos simples e diferenciais, talhas cadernal e diferencial e plano inclinado;

- Resistências de Materiais: introdução, constante específicas, Lei de Hooke, tensões, de formações, compressão, cisalhamento, flexão, vigas, torção, molas e flabagem.

ÁREA: ANATOMIA VETERINÁRIA

PONTOS:

1. Eixos e planos de construção do corpo dos vertebrados;

2. Osteologia geral;

3. Miologia geral;

4. Artrologia geral;

5. Sistema Nervoso;

6. Sistema circulatório;

7. Sistema respiratório;

8. Sistema Digestório;

9. Sistema Genital Feminino;

10.Sistemas Genital Masculino;

ÁREA: CIÊNCIA DO SOLO

PONTOS:

- Importância da química do solo e seus objetivos, componentes do solo (ar, água, minerais, etc., minerais secundários e origem das águas;

- Intemperismo, transporte, deposição e diagenese: o relevo como fator de formação do solo. Efeito da drenagem no perfil;

- Propriedades físicas do solo: importância e relações com o desenvolvimento das plantas;

- Acidez do solo e calagem: origem da acidez, tipos de acidez do solo, métodos de determinação das necessidades de calagem, qualidade dos corretivos, época e modo de aplicação e tipos de corretivos da acidez do solo;

- Avaliação da fertilidade do solo: leis que regem a fertilidade do solo, métodos químicos e biológicos de avaliação da fertilidade do solo;

- Adubos e adubação orgânica: origem e classificação. Principais adubos: restos de cultura, adubos verdes, tortas oleaginosas, vinhaça, turfa, farinhas de sangue, carne, ossos e peixe, couro moído, estercos e composto orgânico;

- Tipos de mapas de solos: eleição das unidades taxonômicas, unidades de mapeamento e escala dos mapas de solos;

- Sistemas de manejo de solos: rotação de culturas, pousio, sistema de preparo do solo em várzea e terra Firme, subsolagem e plantio direto;

- Macronutrientes: o solo como um meio fornecedor de macronutrientes, absorção distribuição e funções dos macronutrientes na planta, transporte e redistribuição do nitrogênio e diagnóstico de deficiência nutricional;

- Absorção iônica: absorção de íons através das raízes, absorção iônica via folhear, aspectos aniônicos, fatores que afetam a absorção pela folha, transportes e mobilidades dos nutrientes.

ÁREA: COMUNICAÇÃO E METODOLOGIA

PONTOS:

1. Fundamentos da comunicação;

2. Processos da Comunicação e elementos essenciais do processo da comunicação;

3. Funções da linguagem;

4. Variações linguísticas, registros e níveis de linguagem;

5. Sentido denotativo e sentido conotativo, aspectos semânticos da língua e ambiguidade;

6. Contexto, coesão e coerência e organização do texto;

7. Oratória e organização da apresentação oral (linguagem não-verbal: postura, gestos, aparência, expressão dos olhos e da face...);

8. Linguagem ideológica e persuasiva (ações de convencer e persuadir);

ÁREA: ECOLOGIA

PONTOS:

1. Lei de tolerância e princípios subsidiários: Aplicação a populações tropicais

2. O Bioma amazônico: Características ambientais e ecológicas

3. Padrões de distribuição da biodiversidade

4. As leis da Ecologia Populacional

5. Causas e consequências da fragmentação no ecossistemas amazônicos

6. Padrões de sucessão em ecossistemas tropicais

7. Ciclagem de nutrientes e a sustentabilidade dos ecossistemas tropicais

8. Bens e Serviços ecossistêmicos

9. Manejo e uso de recursos por populações tradicionais na Amazônia

10. Modificações antrópicas de paisagens amazônicas

ÁREA: ECOLOGIA, COMPORTAMENTO ANIMAL E SEMINÁRIOS

PONTOS:

1. Introdução ao comportamento animal e suas causas. Bases fundamentais da etologia, o comportamento inato e o comportamento aprendido. Evolução e desenvolvimento do comportamento animal.

2. Estudo do comportamento de espécies animais (não ruminantes) de interesse zootécnico: Comportamento de suínos, aves, abelhas, coelhos e de equídeos. Observação e medida do comportamento animal. Comportamento social, sexual e parental

3. Domesticação e comportamento. Stress e comportamento. Avaliação e medida de bem-estar animal. Efeitos do melhoramento genético no bem-estar animal.

4. Interações ecológicas: a predação, o parasitismo, a competição. O comensalismo, o mutualismo, e a simbiose. Importância ecológica das interações. O equilíbrio ecológico e o controle homeostatíco do ecossistema.

5. Ecologia da Amazônia: o ecossistema floresta tropical de terra firme: o ecossistema florestal de várzea: o ecossistema de manguezal; o ecossistema florestal de igapó os rios, lagos e igarapés.

6. Componentes do ambiente, importância e relações entre os elementos: Temperatura, umidade relativa, radiação, precipitação, vento, nebulosidade, etc.Conhecimento dos instrumentos e médias dos principais componentes do clima e aplicações no desempenho animal. Ação do Meio Ambiente sobre os Animais.

7. Reação Animal ao Ambiente Tropical. Formas de reações: comportamento, hábitos de alimentação, tamanho, forma e estrutura do corpo, dos pêlos, suas cores e espessura da pele. Produção e reprodução.

8. Medições de adaptabilidade e tolerância ao calor: tipos de medições (meteorológicas, biológicas); métodos de observação (livre, dirigida); tipos de investigação (teste de campo, experimentos de laboratório, outros métodos); análise critica do valor das provas de adaptabilidade.

9. Meteorologia como ciência; importância nas atividades agrárias e humanas, aplicação na agricultura e pecuária. Fatores microclimáticos, topoclimáticos e mesoclimáticos.

10. Fatores climáticos: Temperatura, ventos e umidade do ar: Definições e importâncias no desenvolvimento dos seres vivos; fatores determinantes da temperatura e umidade. Efeitos da temperatura e umidade do ar sobre os animais domésticos e sobre a duração do ciclo das plantas; Efeitos das temperaturas e umidades no bem estar animal, desempenho, e aspectos sanitários. Controle da temperatura e umidade do ar e a incidência de pragas e doenças nas culturas e em condições de armazenagens.

ÁREA: ECONOMIA AMBIENTAL

PONTOS:

1. Conceitos e fundamentos da economia ambiental;

2. Agenda 21 e desenvolvimento sustentável local;

3. Empreendedorismo ambiental e desenvolvimento local sustentável;

4. Externalidades ambientais, bens públicos e falhas de mercado;

5. Contabilidade ambiental e valoração dos recursos naturais;

6. Gestão de impactos ambientais e grandes projetos de investimento;

7. Educação ambiental e qualidade de vida das comunidades rurais;

8. Serviços ambientais e empreendedorismo ambiental;

9. A tragédia dos comuns e a utilização sustentável dos recursos naturais na Amazônia;

10. Política ambiental e regulação do mercado de produtos naturais da Amazônia.

ÁREA: ENGENHARIA

PONTOS:

- Geometria Analítica: ponto, reta, circunferência e cônicas (elipse, hipérbole e parábola);

- Matriz: retangular e matriz quadrada, matriz diagonal, matriz nula, matriz identidade, matriz escalar, oposta da matriz, transposta de uma matriz, matriz simétrica e matriz anti-simétrica, igualdade de matrizes, matriz cofatora, matriz adjunta e matriz inversa;

- Perspectiva: Perspectiva axonométrica isométrica. Perspectiva cavaleira e noções de perspectiva cônica;

- Desenho Arquitetônico: desenho de construções rurais (planta baixa, cortes, fachadas, cobertura, locação e orientação, tesouras de madeira );

- Critérios usados em fotointerpretação: tonalidade, vegetação, limites, micro-detalhes, parâmetros de sub-bacias, perfis e sistema de drenagem;

- Fotogrametria- demonstração em aerofotos de percepção tridimensional , controle do globo ocular para percepção tridimensional ;

- Tipos de levantamentos topográficos planimétricos: a trena, por irradiação de visadas, por interseção de visadas, por caminhamento, por ordenadas e por coordenadas, rumo reto;

- Orientação: meridiano magnético e geográfico, declinação magnética e sua variação, inclinação de agulhas, ângulos horizontais usados em topografia: azimute, rumo, deflexão e ângulo interno, transformação entre ângulos magnéticos e verdadeiros e Transformação entre ângulos verdadeiros e internos; - Materiais e técnicas de construção: agregado, aglomerantes, argamassas, concreto e madeiras; - Resistência de materiais e dimensionamento de estruturas simples: tensão, resistência, coeficiente de segurança e tensão admissível, deformação e leis de deformação, dimensionamento de elementos tracionados e comprimidos, dimensionamento de elementos flexionados ou vigas.

ÁREA: ENGENHARIA DO CONHECIMENTO

PONTOS: Engenharia e Gestão do conhecimento: Fundamentos, Conceitos, espiral do conhecimento. Métodos e técnicas da Engenharia e da Gestão do Conhecimento. Criação do conhecimento, avaliação do conhecimento. Mídia e disseminação do conhecimento: captação, produção e difusão da informação baseada em meios tecnológicos. análise das implicações sociais da crescente dependência da sociedade em meios tecnológicos de comunicação. Gerência de Projetos: definições e conceito de projeto. Ciclo de vida de projetos, modelos organizacionais. Processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento do escopo, gerenciamento do tempo, gerenciamento de custo, gerenciamento da qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, sistemas de gerenciamento de projetos. Projetos de TI em organizações do conhecimento. Governo Eletrônico: Fundamentos, Conceitos e Aplicações na gestão do conhecimento. Teoria Geral dos sistemas: Introdução. Concepção de Sistemas. Componentes, Características, Tipos e Classificação de Sistemas. Conceitos Gerais de Sistemas. Modelos de Sistemas. Estados e Estabilidade de Sistemas. Aplicações de Sistemas. Tecnologia da Informação e Comunicação: Fundamentos, aplicações na engenharia e gestão do conhecimento, AVA, TV digital etc. Empreendedorismo em Organizações do Conhecimento: Fundamentos. intraempreendedor/intraempreendedorismo. Histórico. Características do intraempreendedor: necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Prática do intraempreendedorismo: desenvolvimento de uma idéia, planejamento, redes de contato, gerenciamento do projeto. Estímulo ao intraempreendedorismo: a cultura organizacional, motivação, mudanças de paradigmas (estratégias e benefícios). Inteligência Artificial: Fundamentos, conceitos, Sistemas Especialistas e Sistemas Baseados em Conhecimento. Sistemas multi-agente, Agentes cognitivos e agentes reativos. Agentes cooperativos e competitivos. Estratégias de cooperação e comunicação. Estratégias de negociação entre agentes, resolução de conflitos. Comunicação, percepção e ação. Relação da inteligência artificial com a Engenharia e Gestão do Conhecimento Sistemas Complexos: A Sociedade do Conhecimento, Estrutura de referência para o estudo dos sistemas adaptativos complexos aplicados às organizações Complexidade, Caos e Auto-organização. Sistema de Informação e sistemas de conhecimento: Conceitos, fundamentos. O papel estratégico da SI e SC e SC, SI e o suporte a tomada de decisão. Aplicações.

11. Sistemas de Informação Gerencial: Fundamentos, conceitos, estrutura de sistemas de informação gerenciais. Adaptação das empresas no cenário atual. Técnicas e vantagens de sistemas gerenciais e sua aplicação na engenharia e gestão do conhecimento.

12. Engenharia de software: ciclos de vida, processos de desenvolvimento de software, UML - Conceito, Use Case, Classes, Objetos, Componentes, Distribuição; Diagramas dinâmicos.

ÁREA: ENGENHARIA DO CONHECIMENTO

PONTOS: Engenharia e Gestão do conhecimento: Fundamentos, Conceitos, espiral do conhecimento. Métodos e técnicas da Engenharia e da Gestão do Conhecimento. Criação do conhecimento, avaliação do conhecimento. Mídia e disseminação do conhecimento: captação, produção e difusão da informação baseada em meios tecnológicos. análise das implicações sociais da crescente dependência da sociedade em meios tecnológicos de comunicação. Gerência de Projetos: definições e conceito de projeto. Ciclo de vida de projetos, modelos organizacionais. Processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento do escopo, gerenciamento do tempo, gerenciamento de custo, gerenciamento da qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, sistemas de gerenciamento de projetos. Projetos de TI em organizações do conhecimento. Governo Eletrônico: Fundamentos, Conceitos e Aplicações na gestão do conhecimento. Teoria Geral dos sistemas: Introdução. Concepção de Sistemas. Componentes, Características, Tipos e Classificação de Sistemas. Conceitos Gerais de Sistemas. Modelos de Sistemas. Estados e Estabilidade de Sistemas. Aplicações de Sistemas. Tecnologia da Informação e Comunicação: Fundamentos, aplicações na engenharia e gestão do conhecimento, AVA, TV digital etc. Empreendedorismo em Organizações do Conhecimento: Fundamentos. intraempreendedor/intraempreendedorismo. Histórico. Características do intraempreendedor: necessidades, conhecimentos, habilidades e valores. Prática do intraempreendedorismo: desenvolvimento de uma idéia, planejamento, redes de contato, gerenciamento do projeto. Estímulo ao intraempreendedorismo: a cultura organizacional, motivação, mudanças de paradigmas (estratégias e benefícios). Inteligência Artificial: Fundamentos, conceitos, Sistemas Especialistas e Sistemas Baseados em Conhecimento. Sistemas multi-agente, Agentes cognitivos e agentes reativos. Agentes cooperativos e competitivos. Estratégias de cooperação e comunicação. Estratégias de negociação entre agentes, resolução de conflitos. Comunicação, percepção e ação. Relação da inteligência artificial com a Engenharia e Gestão do Conhecimento Sistemas Complexos: A Sociedade do Conhecimento, Estrutura de referência para o estudo dos sistemas adaptativos complexos aplicados às organizações Complexidade, Caos e Auto-organização. Sistema de Informação e sistemas de conhecimento: Conceitos, fundamentos. O papel estratégico da SI e SC e SC, SI e o suporte a tomada de decisão. Aplicações.

23. Sistemas de Informação Gerencial: Fundamentos, conceitos, estrutura de sistemas de informação gerenciais. Adaptação das empresas no cenário atual. Técnicas e vantagens de sistemas gerenciais e sua aplicação na engenharia e gestão do conhecimento.

24. Engenharia de software: ciclos de vida, processos de desenvolvimento de software, UML - Conceito, Use Case, Classes, Objetos, Componentes, Distribuição; Diagramas dinâmicos.

ÁREA: FÍSICA E MATEMÁTICA

PONTOS:

Tópicos de Cálculo: Teorema fundamental do cálculo e o Teorema do valor médio. Máximos e mínimos. Fórmula de Taylor. Pontos críticos. Equações Diferenciais Ordinárias. Teorema de Stokes e o Teorema de Green. Transformações Lineares e Diagonalização.

Tópicos de Física: Leis de Newton da Mecânica Clássica. Energia e Conservação. Oscilações Harmônicas. Teoria Cinética dos Gases. Eletricidade, Magnetismo e a Lei de Faraday.

ÁREA: FITOSSANIDADE

PONTOS:

1. Epidemiologia de doenças de plantas.

2. Diagnóstico de doenças de plantas.

3. Métodos de Controle de doenças em plantas cultivadas

4. Principais doenças do milho e do Sorgo.

5. Principais doenças da Soja.

6. Reprodução e Desenvolvimento dos Insetos.

7. Interações inseto - planta.

8. Manejo Integrado de Pragas - MIP.

9. Principais pragas do Milho e do Sorgo.

10. Principais pragas da Soja.

ÁREA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

PONTOS:

Fundamentos da informática na educação: histórico, experiências, Políticas, Programas e projetos, sociedade em rede, cibercultura Tecnologias de informação e Comunicação: Software, Hardware, Internet, tutores inteligentes, Novas tecnologias aplicadas a educação: Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Portais de informação; Bibliotecas Virtuais Software Educativo: Classificação; Avaliação de softwares educativos, Sistemas multimídia; Hipertexto e Hipermídia Informática na Educação Especial tecnologias assistivas, Acessibilidade, inclusão digital Ambientes cooperativos: Teorias e tecnologias da cooperação, Ambientes de suporte ao aprendizado cooperativo Educação a distância: Metodologias, Modalidades, gestão, Avaliação; Padrões e etc.

ÁREA: LEGISLAÇÃO E PLANEJAMENTO

PONTOS:

1. Políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável

2. Políticas públicas para a Conservação da Biodiversidade

3. Políticas Públicas Ambientais

4. Planejamento e Gerenciamento Ambiental

5. Elementos e Dimensões do Planejamento Ambiental

6. Planejamento Estratégico dos Recursos Hídricos

7. Legislações Ambientais

8. Legislações Agrárias

9. Legislações Florestais

10. Valorização Ambiental

Área: MORFOFISIOLOGIA ANIMAL

PONTOS:

1. Embriologia : fecundação, primeiras fases do desenvolvimento embrionário, formação dos folhetos e anexos embrionários.

2. Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino de ruminantes, equinos e suínos.

3. Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino de ruminantes, equinos e suínos.

4. Morfofisiologia do sistema circulatório dos animais domésticos.

5. Gestação, parto, puerpério e lactação.

6. Morfofisiologia do sistema digestivo de ruminantes: bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos.

7. Morfofisiologia do sistema digestivo de não ruminantes: equídeos, suínos, coelhos e aves.

8. Histofisiologia do sistema nervoso e muscular dos animais domésticos.

9. Fisiologia do sistema neuro-endócrinos: hipotálamo, hipófise, tireóide, paratireóide, timo, glândulas adrenais, fígado e pâncreas.

10. Morfofisiologia do sistema respiratório dos animais domésticos

ÁREA: PEDAGOGIA

PONTOS:

Métodos, metodologias e dinâmicas educativas: Horizontes da formação profissional. Metodologias de ensino, produção de conhecimento e extensão. Práticas pedagógicas, currículo e formação profissional. As práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos. A produção de conhecimento e as práticas pedagógicas: horizontes e possibilidades. Ética e formação profissional A formação ética para a democracia e a cidadania. Educação, inter/multiculturalidades e ética: desafios e perspectivas. Interdisciplinaridade e filosofia da educação. Educação, participação e autonomia: caminhos para a democratização. Ciência, filosofia e a cultura popular. Comunicação oral e escrita: as formas de mediação na aprendizagem da leitura. As expressões da comunicação: o falar, o escrever e as formas de silêncio. A leitura e a escrita no processo de construção do conhecimento

ÁREA: REPRODUÇÃO ANIMAL

PONTOS:

1- Aspectos Clínicos, Endócrinos E Moleculares da Diferenciação e Determinação Sexual dos Animais Domésticos;

2- Aspectos Macro e Microscópico do Sistema Genital Masculino e Feminino de Animais Domésticos Criados na Amazônia;

3- Aspectos Clínicos, Endócrinos da Puberdade e Maturidade Sexual de Fêmeas e Machos dos Animais Domésticos Criados na Amazônia;

4- Aspectos Clínicos, Endócrinos e Moleculares do Reconhecimento Materno da Gestação, Aspectos Clínicos, Endócrinos e Moleculares da gestação e Aspectos Clínicos, Endócrinos do Parto dos Animais Domésticos;

5- Aspectos Clínicos, Endócrinos do Puerperio de Fêmeas Bos Taurus Indicus e Bubalus Bubalis, Criados na Amazônia;

6- Etiopatogenia, Diagnóstico e Tratamentos dos Principais Problemas Obstétricos dos Animais Domésticos na Amazônia;

7- Etiopatogenia, Diagnóstico e Tratamento do Anestro Pós-Parto, Cistos Ovarianos e Infecção Uterina de Fêmeas Bos Taurus Indicus E Bubalus Bubalis, Criados na Amazônia;

8- Aspectos Clínicos, Etiopatogenia, Diagnóstico e Tratamentos das Principais Enfermidades que causam Infertilidade em Reprodutores Criados na Amazônia;

9- Congelação do Semen e Inseminação Artificial em Bos Taurus Indicus e Bubalus Bubalis, criados na Amazônia;

10- Manejo Reprodutivo, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Transferência de Embriões Produção de Embriões In Vitro em Bos Taurus Indicus e Bubalus Bubalis, criados na Amazônia;

ÁREA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO E SISTEMA DO CONHECIMENTO

PONTOS:

1. Computação Gráfica: Fundamentação teórica, animação gráfica e aplicações.

2. Processamento Digital de Imagens: Conceito e aplicabilidade, Pré-processamentos (principais correções), Filtragens, Realces de imagem (espacial, espectral e radiométrico) e Classificação automática.

3. Redes Neurais Artificiais: Conceitos básicos, arquiteturas e aplicações.

4. Raciocínio Baseado em Casos: Conceitos fundamentais, técnicas de representação de casos e aplicações.

5. Inteligência Artificial: Fundamentos, conceitos, Sistemas Especialistas e Sistemas Baseados em Conhecimento, Sistemas multi-agente, Agentes cognitivos e agentes reativos. Agentes cooperativos e competitivos. Estratégias de cooperação e comunicação. Estratégias de negociação entre agentes, resolução de conflitos. Comunicação, percepção e ação.

6. Sistemas de Informação Geográfica (SIG): Conceitos básicos e aplicabilidade, Multidisciplinariedade do SIG, Estrutura de um SIG, Funções em SIG, SIG vs CAD, Tipos de dados em SIG e Integração de dados em SIG.

7. Modelagem conceitual de bancos de dados geográficos: Gerenciadores e arquitetura de banco de dados, Utilização em aplicações geográficas, Projeto lógico de dados, Processamento de consultas em banco de dados. Modelagem e especificação BD, Estruturação de dados geográficos em BD, Banco de Dados temáticos, textuais e de imagens.

8. Análise Espacial em SIG: Conceitos fundamentais, Principais métodos de inferência espacial, Análise de dados pontuais, Análise de dados de área e Análise multicritério.

9. Sistemas multimídia: Conceitos de Multimídia. Plataformas para multimídia. Ferramentas de desenvolvimento e níveis de interatividade e funcionalidades.

10. Sistemas de apoio à decisão: Definição, características, aplicações e tendências.

ÁREA: SISTEMAS OPERACIONAIS, MULTIMÍDIA E ALGORITMOS

PONTOS:

Sistemas Operacionais

- Ponto: Conceitos e Gerações dos Sistemas Operacionais

- Ponto: Sistemas de Arquivos: Tipos, funcionamento, características

- Ponto: Gerência de Processos

Sistemas Multimídia

- Ponto: Conceitos de Multimídia. Plataformas para multimídia. Ferramentas de desenvolvimento

- Ponto: Tecnologias de compressão de imagens (estáticas e movimento) e análise comparativa dos diversos formatos.

- Ponto: propriedades físicas do som, representação digital, processamento e compactação de som.

Algoritmos e programação Ponto: Modularização de algoritmos: Conceito, Decomposição, Escopo, Passagem de Parâmetros, Contexto de módulos. Ponto: Estruturas de decisão em algoritmos. Estruturas de repetição em algoritmos.

Processamento de Dados

- Ponto: Fundamentos da informática: conceitos básicos, equipamentos, softwares, aplicações.

- Ponto: Sistema operacional WINDOWS/Linux / Unix , Conceitos , características , e diferenças entre sistemas .

ÁREA: SÓCIO-ECONOMIA

PONTOS:

1- A formação da sociologia e as principais correntes sociológicas;

2- As orientações sociológicas e os clássicos da sociologia (sociologia conservadora, revolucionária e compreensiva;

3- Populações tradicionais e os processos de "proletarização" na Amazônia e o desenvolvimento sustentável;

4- As questões indigenas, urbana e rural na Amazônia e noções de comunidade no meio rural;

5- Habilidades técnicas de apresentação oral (planejamento, momentos, regras e utilização prática) e recursos visuais (tipos, utilização, cuidados e a prática);

6- Correspondência oficial e comercial (relatório de pesquisa, carta comercial, requerimento, ata, relatório de estágio, declaração e procuração) língua portuguesa (acentuação gráfica, pontuação, concordância nominal e verbal e emprego de palavras e expressões);

7- Introdução ao código de ética do Zootecnista e Agrônomos e deveres destes profissionais com a comunidade;

8- Deveres do Zootecnista e dos Engenheiros Florestais e Agrônomos no exercício da profissão e para com a entidade empregadora e para com o cliente;

9- O que é extensão rural? Histórico da extensão rural no mundo, Brasil e na Amazônia. Política atual da extensão rural no estado do Pará. Importância da extensão rural para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Princípios básicos da atuação da extensão rural. Extensão rural x assistência técnica privada;

10- Semelhanças e diferenças entre a extensão rural e a formação profissional rural - FPR (SENAR). Integração entre a extensão rural e a formação profissional rural, visando o desenvolvimento sustentável do homem no campo e o bem-estar social.

ÁREA: TECNOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS

PONTOS

1) Higroscopicidade da madeira: Tipos de água; Ponto de Saturação das Fibras - PSF; Teor de umidade de equilibrio - TUE; Definição e Determinação do teor de umidade da madeira.

2) Densidade da Madeira: Definição. Determinação do volume (estereométrico, pesagem e deslocamento de liquido); Determinação da densidade (Densidade apararente, densidade básica, Densidade a 12% de umidade e Densidade por imersão relativa); Fatores que influenciam na densidade (espécie, teor de umidade, posição no tronco e anel de crescimento).

3) Variabilidade dimensional da madeira: Variação volumétrica; Variação linear (Contração e Inchamento tangencial, radial e longitudinal); Coeficiente de Retratibilidade da Madeira e Anisotropía dimensional.

4) Definição e Mecanismos da combustão: Fases da combustão (Pré-combustão, Inflamação ou volatilização e Incandescência ou queima); Fatores que influenciam na combustão: Dimensões e disposição das peças, Umidade do material, Comburente (ar).

5) Princípios das reações termoquímicas da pirólise da madeira: Reações endotérmicas e exotérmicas; Cinética da pirólise (modelo de kanury e Blackshear); Produtos derivados da pirólise da madeira (sólida, líquida e gasosa) e Balanço de massa de um processo de carbonização.

6) Índice e qualidade do carvão vegetal: Características de um bom carvão; Características físicas (densidade aparente, densidade a granel e poder calorífico); Características químicas (umidade, materiais voláteis, cinzas e carbono fixo), Característica mecânica (friabilidade do carvão).

7) Aspectos técnicos da produção de carvão vegetal: Preparo do material (dimensões e secagem da matéria prima); Fornos de combustão parcial: Princípio e Operações; Tipos de fornos: Fossa, Meda ou Cupim, Alvenaria (Rabo Quente e de Superfície) e Metálicos (moveis me fixos).

8) Gaseificação da biomassa: Definição e Reações de gaseificação; Classificação dos processos de gaseificação (Quanto à fonte de calor, Quanto ao fluxo do combustível, Quanto ao leito de reação no gaseificador); Classificação dos gases de acordo com o poder calorífico (Gases pobres, Gases com médio PCI e Gases com elevado PCI) e Fatores que influenciam nas características dos gases (Teor de umidade e Granulometria do combustível).

Belém, 29 de abril de 2009

Prof. Dr. Marco Aurélio Leite Nunes
Reitor da UFRA