UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - ES

Notícia:   Universidade Federal - ES abre 15 vagas para Professores

UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL 53 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo torna público que estarão abertas as inscrições para provimento de cargos de professor de 3º Grau do Quadro Permanente desta Universidade, conforme Portaria Normativa Interministerial nº 22/2007-MP/MEC, de 30/04/2007, alterada pela de nº 224/2007-MP/MEC, de 23/7/2007, publicadas no diário oficial da união de 02/05/2007 e 24/7/2007, respectivamente, e a Lei 8112 de 11/12/1990, bem como o Decreto 6.944/2009 da Presidência da República.

1. DAS VAGAS

1.1. CENTRO DE EDUCAÇÃO

1.1.1 DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS, CULTURA E EDUCAÇÃO

1.1.1.1. Área/ subárea: Música

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente. 40h semanais com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: licenciatura plena em música ou bacharelado em música com licenciatura plena em qualquer área; pós-graduação: Mestrado em educação ou Mestrado na área de música.

d) Inscrições As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento - tel.: (27) 4009-2535. Horário das 14:00h as 18:00h

e) Programa: 1. A Prática de Ensino em música no Curso de Licenciatura em Música: concepções, pressupostos e tendências de ensino. 2. Cultura e práticas curriculares em Educação Musical. 3. O ensino de música na educação básica: debate e atualidade. 4. Processos didáticos e organização do trabalho pedagógico de Educação em Música. 5. Diversidade e inclusão no ensino de música na escola pública. 6. Experiências de ensino em Educação Musical: possibilidades e perspectivas. 7. A formação do professor de Música: dilemas e perspectivas. 8. Bases legais na oferta do ensino de música na Educação Básica. 9. Educação Musical: sua história e conquistas. 10. Identidades e saberes dos sujeitos das práticas de ensino musical escolares. (processo n.º 23068.015760/2009-89)

1.1.2. DEPARTAMENTO DE TEORIAS DO ENSINO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

1.1.2.1. Área/ subárea: Física /Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Física

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente, 40 horas com Dedicação exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: licenciatura plena em física; pós-graduação: Mestrado em educação

d) Inscrições As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento - tel.: (27) 4009-2536. Horário das 09:00h as 13:00h.

e) Programa: 1. Estágio Supervisionado e sua interface com a Didática da Física: questões histórico-filosóficas e suas relações com os processos de ensino-aprendizagem. 2. Recursos metodológicos para o ensino de física e suas relações com os processos de ensino-aprendizagem, estágio supervisionado e didática. 3. Diferentes concepções de ensino de física e suas relações com os processos de ensino-aprendizagem, estágio supervisionado e didática. 4. Evolução dos conceitos na história da física e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem, estágio supervisionado e didática. 5. Atuais perspectivas do ensino de física e suas relações com os processos de ensino- aprendizagem, estágio supervisionado e didática. (processo n.º 23068.013854/2009-13)

1.1.2.2. Área/ Subárea: Ensino de Química / Pratica de ensino e Estágio Supervisionado em Química.

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente em 20 horas semanais

c) Titulação exigida: graduação: licenciatura plena em química; pós-graduação: Mestrado em educação

d) Inscrições As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento - tel.: (27) 4009-2536. Horário das 09:00h as 13:00h.

e) Programa: 1. O ensino de Química numa abordagem CTSA: sentidos e compromissos, críticas e propostas curriculares. 2. A contextualização no ensino de Química: significados e orientações didático-pedagógicas. 3. A experimentação no ensino de Química: questões epistemológicas e didático-pedagógicas. 4. O planejamento pedagógico do ensino de Química: escolhas, elaboração, desenvolvimento e avaliação. 5. Possibilidades, disponibilidade, acesso e avaliação de recursos didáticos para o ensino de Química: modelos, analogias, jogos pedagógicos e novas tecnologias de informação e comunicação. 6. .Idéias estruturadoras de um currículo para o ensino de Química na educação básica: escolhas, necessidades formativas dos sujeitos e modos de organização do currículo. 7. Linguagem e interações na formação e no desenvolvimento de conceitos de Química em sala de aula. 8. Mediação pedagógica na aprendizagem de Química na Educação a Distância. 9. Filosofia, História e Sociologia das ciências no ensino: instrumentos para a compreensão da atividade científica. 10. A relação universidade e escola e o estágio supervisionado: desafios na formação de professores de Química. 11. O ensino de Química em diversos contextos educacionais: EJA, Educação do Campo e Educação Profissional. 12. Investigação Educacional da sala de aula de Química: elaboração de roteiros de entrevistas (clínicas, estruturadas e semi-estruturadas); elaboração de questionários (abertos e fechados); categorização de dados; planejamento de investigação educacional. (processo n.º 23068.16997/2009-06)

1.2.2.3. Área/ Subárea: Ciências Biológicas/ Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: licenciatura plena em biologia; pós-graduação: Mestrado em educação

d) Inscrições As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento - tel.: (27) 4009-2536. Horário das 09:00 as 13:00 h.

e) Programa: 1. O ensino de Ciências e Biologia no Brasil: trajetória histórica, sentidos e compromissos, críticas e propostas curriculares; abordagem CTSA. 2. A contextualização no ensino de Ciências e Biologia: linguagem e interações no desenvolvimento de conceitos de Ciências e Biologia; orientações didático-pedagógicas. 3. A experimentação no ensino de Ciências e Biologia: questões epistemológicas e didático-pedagógicas. 4. O planejamento pedagógico do ensino de Ciências e Biologia: concepções teóricas, elaboração, desenvolvimento e avaliação. 5. Disponibilidade, acesso e avaliação de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: modelos, analogias, jogos pedagógicos, livros didáticos e novas tecnologias de informação e comunicação. 6. Idéias estruturadoras de um currículo para o ensino de Ciências e Biologia na educação básica: escolhas, necessidades formativas dos sujeitos e modos de organização do currículo. 7. Filosofia, História e Sociologia das ciências como instrumentos para a compreensão da atividade científica: implicações para o ensino. 8. A relação universidade e escola e o estágio supervisionado: novos olhares sobre o currículo e os desafios na formação de professores de Ciências e Biologia. 9. O ensino de Ciências e Biologia em diversos contextos educacionais: Educação Básica, EJA, Educação do Campo, Educação Profissional e Educação Ambiental. 10. Investigação Educacional e prática pedagógica no ensino de Ciências e Biologia: principais linhas temáticas e metodologias de pesquisa; relação entre pesquisa, prática docente e formação de professores. (processo n.º 23068.015454/2009-42)

1.2. CENTRO TECNOLÓGICO

1.2.1. COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA MECÂNICA

1.2.1.1. Área/ Subárea: Hidráulica Industrial: Máquinas Hidráulicas

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente; 20 horas semanais

c) Titulação exigida: graduação: Engenharia Mecânica ou Tecnólogo em Mecânica; pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica.

d) Inscrições As inscrições serão realizadas no CT III, sala 27, das 1 8h às 20h - tel.: (27) 4009-2647.

e) Programa: Unidade 1 - MÁQUINAS HIDRÁULICAS: GENERALIDADES: Definições de Máquinas de Fluxo e máquinas de Deslocamento Positivo; Componentes de Máquinas de Fluxo e Máquinas de Deslocamento Positivo; O rotor da Máquina de fluxo, Componentes de escoamentos do fluido nos planos principais; Triângulos de velocidades na entrada e na saída do rotor de uma máquina de fluxo; Primeira forma da Equação de Euler para as máquinas de fluxo; Equação de Bernoulli para o escoamento no rotor para um observador movendo-se no rotor ou parado em relação ao solo; Segunda forma da Equação de Euler para as máquinas de fluxo; Grau de reação das máquinas de fluxo; Exemplos de aplicações do grau de reação para as turbinas Pelton, Francis e para as bombas centrífugas. Unidade 2 - SISTEMAS COM BOMBAS CENTRÍFUGAS: Rotor - tipos constitutivos; Carcaça da bomba; Escorva da bomba; Tipos de válvulas para isolamento das bombas e para a recirculação (By-pass); Válvulas de retenção instaladas na sucção e na descarga das bombas; Diâmetros comerciais das tubulações de sucção e de descarga das bombas para os aços, materiais plásticos e cobre; Espessuras padronizadas dos tubos - cálculo da espessura mínima da parede; Modelagem das dissipações nos tubos, válvulas e nos acessórios das tubulações de sistemas de bombeamento; Fórmula de Darcy; Equação de Colebrook e White; Altura manométrica da bomba requerida pelo sistema; Acoplamento da altura manométrica requerida pelo sistema com a obtida pela primeira equação de Euler (exemplo de cáclulo); Determinação experimental das curvas características e de rendimentos das bombas centrífugas; Catálogos de fabricantes com curvas características e de rendimentos de bombas centrífugas de simples e múltiplos estágios e para bombas submersas para poços artesianos.; Método dos mínimos quadrados para ajustes das curvas características e de rendimentos das bombas; Método de interpolação de Lagrange e "spline" para ajustes de curvas das bombas; Algoritmos para a especificação de sistemas de bombeamento; Unidade 3 - SISTEMAS COM VENTILADORES: Definição e características dos ventiladores centrífugos; Ordem de grandeza dos termos de energia cinética, de pressão e potencial da pressão manométrica requerida pelo sistema ao ventilador; Pressão estática e dinâmica do ventilador; Curvas características e de rendimento dos ventiladores centrífugos; Adaptação do algoritmo do sistema de bombeamento ao projeto e especificação de sistemas com ventiladores centrífugos; Exemplos de projetos de especificação de sistemas com ventiladores centrífugos; Unidade 4 - CURVAS DE RENDIMENTOS DAS MÁQUINAS DE FLUXO: Rendimento hidráulico das máquinas de fluxo; Razão da velocidade da pá; Coeficiente de velocidade da pá; Coeficiente do bocal para uma turbina de ação; Expressão global do rendimento hidráulico de uma máquina de fluxo em função do grau de reação, dos ângulos de entrada e de saída da razão de velocidade da pá, do coeficiente da pá e das relações entre os diâmetros de entrada e saída do rotor; Rendimento hidráulico de uma máquina de fluxo; Rendimento Mecânico e total de uma máquina de fluxo; Curvas de operações das turbinas de ação e reação; Altura líquida da turbina; O distribuidor e o servo-motor de uma turbina de uma central hidrelétrica; Curva de vazão em função da fração de abertura do distribuidor; Barragem "stop.log", conduto forçado e de sucção e vertedouro de uma central hidrelétrica; Acoplamento da curva característica de uma turbina de uma central hidrelétrica com a curva do sistema; Algoritmo para a modelagem das curvas características e de rendimento de uma turbina de uma central hidrelétrica e o acoplamento com a curva do sistema (conduto forçado e de sucção); Vazão e rendimento de operação; Exemplo de aplicação de uma central hidrelétrica. Unidade 5 - SISTEMAS COM MÁQUINA DE DESLOCAMENTO POSITIVO: Princípio do deslocamento positivo; Classificação das máquinas de deslocamento positivo; Bombas de êmbolo; Bombas de palheta; Bombas de engrenagem; Rendimento volumétrico das máquinas de deslocamento positivo; Potência indicada e rendimento indicado das máquinas de deslocamento positivo; Vazão e potência instantânea e média das máquinas de deslocamento positivo; Exemplo numérico de sistema com máquina de deslocamento positivo; Unidade 6 - COMPRESSORES: Aplicações; Compressão isotérmica reversível; Compressão adiabática reversível; Compressão politrópica reversível; Comentários gerais sobre as curvas de compressão e ilustrações gráficas; Classificação dos compressores (bombas de vácuo); Exemplos numéricos; Compressores de ar, compressores frigoríficos e bombas de vácuo de êmbolo; Partes principais de um compressor recíproco; Espaço nocivo; Diagrama de trabalho. Trabalho indicado. Pressão média indicada; Trabalho teórico do compressor; Potência indicada. Potência efetiva ou no eixo; Rendimento mecânico; Rendimentos isotérmico, politrópico e adiabático; Rendimento volumétrico; Dimensionamento de um compressor de êmbolo. (processo n.º 23068.014073/2009-46)

1.2.2. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

1.2.2.1. Área/ Subárea: Engenharia Civil /Construção Civil

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Adjunto 40 horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação plena em Engenharia Civil; pós-graduação: Doutorado em Engenharia Civil(construção civil: materiais e componentes de construção ou processos construtivos ou Gerenciamento da Construção) ou Doutorado em Engenharia de Produção (Gerência de Projeto ou Gerência de Produção ou Produção Civil).

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria-Geral do Centro Tecnológico - tel.: (27) 4009-2652. Horário 10h às 12h e 14h às 16h

e) Programa: 1. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: Elementos de ciências dos materiais, tecnologia dos materiais de Construção Civil, especificações e normas, Materiais Cerâmicos, aglomerantes Comuns, agregados, argamassas, concretos, madeiras, materiais betuminosos, materiais metálicos, vidros, lacas e vernizes, materiais e resinas plásticas, outros materiais, Ensaios de Laboratório. Agregados leves e pesados. Concretos Especiais. Controle Tecnológico dos Concretos. 2. TECNOLOGOA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: A Classificação da Indústria da Construção Civil segundo a Fundação João Pinheiro, IBGE e NBR 8950. Aspectos Legais para o início de um Empreendimento de Construção (Licenciamento/Alvará/Autorizações). Estudo e Análise do Projeto Executivo. Projeto para Produção. Projeto do Lay Out do Canteiro de Obras/Produção e Planejamento da Logística no Canteiro de Obras. Materiais, Métodos/Processos e Tecnologias de Construção/Produção de Edificações: Locação da obra. Fundações. Estruturas. Alvenaria. Coberturas. Instalações Diversas. Esquadrias, Revestimentos. Pisos. Pinturas. Vidros. Limpeza. Entrega da obra. 3. GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: A Indústria da Construção Civil no cenário nacional e suas características. O Gerenciamento de Empreendimento/ Projeto (Project) segundo a Project Management Institute - PMI - PMBOK® Guide. As nove áreas do PMBOK: Gerenciamento de Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento de Tempo do projeto, Gerenciamento de Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto, Gerenciamento das comunicações do Projeto, Gerenciamento de riscos do projeto e Gerenciamento de aquisições do projeto. As Visões de Produtividade, Qualidade, do Meio ambiente, de Sustentabilidade e da responsabilidade social na gestão dos empreendimentos na construção civil. Custos nos empreendimentos de construção civil. Orçamentos nos empreendimentos de construção civil. Técnicas de Programação e Controle de Projetos e Obras. Noções de licitação e contratação para empreendimentos de construção civil. (processo n.º 23068.015316/2009-63)

1.2.2.2.Área/Subárea:EngenhariaCivil/Geotecnia/Mecânica dos Solos

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Adjunto 40 horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação plena em Engenharia Civil; pós-graduação: Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil ou Geotecnia

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria-Geral do Centro Tecnológico, das 10h às 12h e das 14h às 16h - tel.: (27) 4009-2652.

e) Programa: 1. NATUREZA DOS SOLOS E DAS ROCHAS: Fases. Fase Sólida; Mineralogia das Argilas; Matéria Orgânica; Granulometria; Limites de Consistência; Microestrutura. 2. FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS E ROCHAS: Ciclo geológico solo/rocha; Rochas Ígneas, Metamórficas e Sedimentares; Solos Sedimentares e Residuais; Classificação e Identificação de rochas; Classificação, identificação e descrição de Solos. 3. HIDRÁULICA DOS SOLOS: Permeabilidade; Água nos solos; fluxo saturado; Rede de Fluxo; Rebaixamento do Lençol d'Água; Pressões Neutras e Efetivas; Capilaridade. 4. ADENSAMENTO E EXPANSIBILIDADE: Compressibilidade e Recalques; Tempo de Adensamento; Cálculo dos Recalques, Correlações e Restrições; Retração e Inchamento; Colapsibilidade. 5. RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E DEFORMABILIDADE: Curvas tensão x deformação, Critérios de resistência; Tipos de Equipamentos; Solos Granulares; Solos Coesivos Saturados. 6. CONSTRUÇÃO DE TERRA: Compactação (mecanismos, especificações e procedimentos de campo); Estabilização de Solos; Injeção de Solos; Sobrecargas. 7. INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA: Planejamento, Procedimentos, Etapas, Sondagens SPT, CPT, Rotativas e Geofísicas, Amostreamento Indeformado, Interpretação e Correlações; Ensaios de Campo. 8. EMPUXO DE TERRA E ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO: Caso de Repouso, Teorias de Rankine e Coulomb; Cálculo de Empuxos; Análise de Aterros; Muros de Arrimo; Escavações Escoradas; cortinas em Balanço; Drenagem. 9. FUNDAÇÕES RASAS: Definições e Conceitos Básicos; Capacidade de Carga; Tensões e Recalques; Dimensionamento e Projeto de Fundações; Fundações em Rocha; Métodos Teóricos, Empíricos e Normas. 10. FUNDAÇÕES PROFUNDAS: Tipos de Estacas e sua construção; Cravação; Capacidade de Carga de Estacas: Teoria, Fórmulas Empíricas, Fórmulas Dinâmicas e Prova de Carga; Grupo de Estacas; Projeto; Tubulões. 11. ESTABILIDADE DE TALUDES: Classificação e Tipos de Escorregamentos de Solos e Rochas; Causas de Instabilidade; Métodos de Análise de Estabilidade; Cortes e Aterros; Fundações de Aterros; Barragem de Terra e Enrocamentos. (processo n. 23068.020720/2009-59)

1.3. CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

1.3.1. DEPARTAMENTO DE GINÁSTICA

1.3.1.1. Área/ Subárea: Educação Física: Conhecimento e Intervenção na Educação Física com ênfase em Dança.

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Adjunto 40 horas com Dedicação exclusiva

c) Titulação exigida: graduação ou licenciatura em Educação Física ou em Dança: pós-graduação: Doutorado em Educação ou Artes ou outras da grande área da Saúde ou da grande área de Ciências Humanas.

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento das 07h às 12h - tel.: (27) 4009-2625.

e) Programa: 1. A Dança como conteúdo da Educação Física. 2. A Dança e seus elementos fundamentais. 3. A Dança no contexto histórico brasileiro: as tendências eruditas e populares. 4. Dança, inclusão Social, Gênero e etnia. 5. A Dança, Educação e formação para a autonomia. 6. O Estado da arte da Arte da Dança na Educação Física. (processo n.º 23068.019173/2009-69)

1.4. CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

1.4.1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS

1.4.1.1. Área/ Subárea: Fisiologia

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Titular 40, horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: Nutrição, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina ou Terapia Ocupacional. Pós-graduação: Doutorado em Ciências nos cursos da grande área das ciências biológicas com área de concentração em biofísica ou em farmacologia, ou em Fisiologia ou Cursos de Grande área de Saúde com área de concentração em Medicina ou em Nutrição.

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento- tel.: (27) 3335-7342. Horário das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 (processo n.º23068.01 6109/2009-26)

e) Programa:1 .Ativação Cardíaca 2.Regulação do Débito Cardíaco 3.Pressão Arterial 4.Ultraestrutura do Coração 5.Regulação Cardiovascular no Exercício Físico 6.Bioeletrogênese 7.Biofísica da Circulação.

1.5. CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

1.5.1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E NATURAIS

1.5.1.1. Área/ Subárea: Matemática/ Matemática Aplicada

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Adjunto 40 horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: Matemática, Matemática Aplicada, Engenharia, Estatística, Matemática Computacional, Ciência da Computação, Matemática Industrial, Economia, Química ou Física; Pós-graduação: Doutorado em Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Computacional, Modelagem Matemática ou Modelagem Computacional.

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais - tel.: +55 (27) 3763- Horário 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00

e) Programa: 1. Álgebra Linear: espaços vetoriais; transformações lineares; teorema espectral. 2. Análise na reta: limite; derivada; integral de funções reais. 3. Análise no R: topologia do R; teoremas da função inversa e implícita; 4. Equações diferenciais e ordinárias: existência e unicidade e continuidade das soluções de EDO's; sistemas lineares. 5. Métodos Numéricos: métodos numéricos para equações diferenciais ordinárias; métodos iterativos para sistemas lineares. (processo n.º 23068.013623/2009-18)

1.5.1.2. Área/ Subárea: Estatística

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Adjunto. 40 horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação em Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias ou Atuária; pós-graduação: Doutorado em Ciências Exatas ou da Terra ou Engenharias ou Atuária ou Experimentação Agronômica.

d) As inscrições serão efetivadas na Secretaria do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais - tel.: +55 (27) 3763-8677 Horário 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00

e) Programa: Unidade I: probabilidade e probabilidade condicional, variáveis aleatórias discretas, variáveis aleatórias contínuas, valor esperado e variância de variáveis aleatórias, vetores aleatórios, função de variáveis aleatórias, teorema central do limite, funções geratrizes de momento. Unidade II: estimação pontual, propriedades dos estimadores, estimação por intervalo, testes de hipóteses paramétricos, modelos de regressão. (processo n.º 23068.015565/2009-59)

1.5.2 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO

1.5.2.1. Área/ Subárea: Engenharia de Produção/ Engenharia de Qualidade

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente 40 horas com Dedicação exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: Engenharias, Economia ou Ciências Exatas; pós-graduação: Mestrado em Engenharia, Economia ou Administração.

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Engenharias e Computação - tel.: (27) 3763-8680 Horário das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00

e) Programa: 1. Sistemas de gestão da qualidade; 2. Qualidade de Produto; 3. Métodos e ferramentas estatísticos de apoio à gestão da qualidade; 4. Melhoria contínua: conceitos e abordagens; 5. Medição de desempenho da qualidade; 6. Controle estatístico de processo; 7. Gestão da qualidade total; 8. Teoria de probabilidades; 9. Programa Seis Sigma. (processo n.º 23068.012572/2009-07)

1.5.2.2.Área/Subárea:Engenharia de Produção/Engenharia do Produto

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Adjunto, 40 horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: Engenharia, Ciências Exatas ou Desenho Industrial; pós-graduação: Doutorado em Engenharia.

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Engenharias e Computação - tel.: (27) 3763-8680 Horário das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00

e) Programa: 1. Modelos de referência em gestão de desenvolvimento de produtos: Pahl & Beitz (1996), Pugh (1999) e Rozenfeld et al. (2006). 2. Modelos de referência em gestão de desenvolvimento de produtos: Ulrich & Eppinger (2000), Clarck & Wheelwrith (1993) e Cooper (2001). 3. Ferramentas de apoio à gestão do desenvolvimento de produto 1: Engenharia do Valor, QFD. 4. Ferramentas de apoio à gestão do desenvolvimento de produto 2: FTA e FMEA. 5. Ferramentas de apoio à gestão do desenvolvimento de produto: TRIZ e Engenharia robusta. 6. Projeto para manufatura e montagem (DFMA). 7. Planejamento de produtos. 8. Propriedade industrial e Inovação tecnológica. 9. Gestão de projetos. 10. Projeto para o meio ambiente (Ecodesign). (processo n.º 23068.007552/2009-1 4)

1.6. CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

1.6.1. DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

1.6.1.1. Área/Subárea:Anatomia Animal, Anatomia e Fisiologia Animal

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente 40 horas com Dedicação exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária ou Zootecnia; pós-graduação: Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, Medicina Veterinária, Ciências Veterinárias, Ciências Morfofuncionais, Ciências Biológicas, Ciência animal ou Morfologia

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Medicina Veterinária - tel.: (28) 3552-8960 Horário das 07:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas

e) Programa: 1. Introdução à anatomia animal: planos, eixos e nomenclaturas anatômica veterinária; 2. Osteologia; 3. Miologia; 4. Artrologia: articulações distais dos membros de equinos; 5. Cardiologia; 6. Sistema Circulatório (vasos, circulações e fisiologia); 7. Tegumento Comum: pele e anexos; 8. Tegumento Comum: glândulas especializadas dos animais domésticos; 9. Anatomia e fisiologia da glândula mamária dos animais domésticos; 10. Aparelho digestório: boca, faringe, esôfago e estômago dos animais domésticos; 11. Aparelho digestório: intestinos e glândulas anexas; 12. Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino; 13. Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino; 14. Órgãos Urinários; 15. Sistema nervoso central; 16. Sistema nervoso periférico; 17. Estesiologia; 18. Anatomia e características fisiológicas gerais do sistema endócrino. (processo n.º 23068.006508/2009-89)

1.6.2. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL

1.6.2.1. Área/ Subárea: Geofísica

a) Quantidade de vagas: 01

b) Classe: Assistente 40 horas com Dedicação Exclusiva

c) Titulação exigida: graduação: Geologia ou Engenharia Geológica; pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Geofísica.

d) As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Engenharia Rural - tel.: (28) 3552-8932 Horário das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 16:30 horas

e) Programa: 1. Gravimetria e métodos gravimétricos; 2. sismicidade e métodos sísmicos; 3. magnetismo e métodos magnéticos; 4. eletromagnetismo métodos eletromagnéticos; 5. eletricidade e métodos elétricos; 6. geofísica nuclear e métodos gamaespectrométricos; 7. geofísica aplicada. (processo nº 23068.013467/2009-87)

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. O período de inscrição será do dia 10/11/2009 a 24/11/2009.

2.2. Não havendo inscritos no período estabelecido no item 2.1, ficarão abertas, automaticamente, as inscrições para os cargos de Professor Assistente, nas áreas/subáreas abaixo informadas, no período de 25/11/2009 a 09/12/2009: Item 1.3.1.1 .Física: Conhecimento e Intervenção na Educação Física com ênfase em Dança e Item 1.5.2.1 Engenharia de Produção/Engenharia de Qualidade Item 1.5.2.2 Engenharia de Produção/Engenharia do Produto

2.3. Os interessados deverão formalizar a inscrição nas Secretarias dos Departamentos/Centros citados no item 1, nos seguintes endereços:

a) Centro de Educação (www.ce.ufes.br), Centro Tecnológico (www.ct.ufes.br), Centro de Educação Física e Desportos (www.cefd.ufes.br),situados à Av. Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória/ES - CEP 29075-910.

b) Centro de Ciências da Saúde, situado à Av. Marechal Campos, 1468 - Campus de Maruípe (www.ccs.ufes.br).

c) Centro de Ciências Agrárias - endereço: Alto Universitário, s/nº, caixa postal 16, bairro Guararema, Alegre/ES - CEP 29500-000 (www.cca.ufes.br)

d) Centro Universitário Norte, situado à Rodovia BR 101 Norte, Km 60, bairro Litorâneo, São Mateus/ES - CEP: 29932- 540 (www.ceunes.ufes.br).

e) No caso de inscrição por via postal, indicar sempre qual o Centro e o Departamento de interesse para efetivar a inscrição.

2.4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

Os interessados deverão indicar a área/subárea de conhecimento para a qual pretendem concorrer, anexando a seguinte documentação:

a) Requerimento de inscrição, conforme modelo oficial da UFES, à disposição no sítio www.drh.ufes.br, no qual o candidato declare estar ciente do contido no edital e na resolução nº 43/2001 -CEPE/UFES (disponibilizada no sitio www.daocs.ufes.br).

b) Curriculum vitae.

c) Cópia de documento oficial de identidade;

d) Se estrangeiro, cópia do visto permanente, registro nacional de estrangeiro (RNE) e passaporte;(caso não possua o visto permanente a inscrição poderá ser aceita, mas quando da sua posse será exigida sua apresentação.

e) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, conforme item 3.

f) Declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, quando for o caso.

2.5. A inscrição poderá ser feita por procurador munido de cópia da sua carteira de identidade (registro geral) e do respectivo instrumento de mandato com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.6. Os documentos redigidos em língua estrangeira deverão ser acompanhados de versão em vernáculo, firmada por tradutor público.

2.7. É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via fax ou a via correio eletrônico.

2.8. É permitido o requerimento de inscrição por via postal, feito através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com aviso de recebimento - AR. Enviar todo o material para o local de inscrição, conforme o item 2.3.

2.9. Somente serão aceitos os requerimentos de inscrição que chegarem ao respectivo endereço mencionado no item 2.3, até o horário de encerramento das inscrições conforme o item 2.1 e 2.2.

2.10. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e demais normas que regulamentam o concurso, e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos, em especial, a área/subárea, de graduação e de pós-graduação.

2.10. Os pedidos de inscrição serão apreciados e deferidos, ou não, pela Comissão de Inscrição do Centro responsável por cada concurso, que divulgará no endereço eletrônico do centro, bem como no quadro de avisos dos referidos centros.

3. TAXA DE INSCRIÇÃO:

3.1.O recolhimento da taxa de inscrição nos valores abaixo relacionados deverá ser feito no Banco do Brasil, em nome da Universidade Federal do Espírito Santo, de acordo com as seguintes instruções:

Emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) Passos:

1) Acessar o sítio da Internet www.tesouro.fazenda.gov.br;

2) Clicar na imagem (link) localizada à direita da página inicial que contém o texto GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO;

3) Seguindo a abertura do link, clicar no menu à esquerda na opção IMPRESSÃO - GRU;

4) Proceder com o preenchimento dos campos da GRU a ser gerada com os seguintes dados:

Unidade Favorecida Código (UG): 153046;

Gestão: 15225;

Recolhimento código: 28883-7-TAXA DE INSCRICAO EM CONCURSO PUBLICO;

Número de referência 15304600250000025;

Competência: mês/ano no formato mm/aaaa;

Vencimento: data do pagamento no formato dd/mm/aaaa;

Contribuinte: Informar o CPF ou CNPJ, conforme o caso, digitando o nome ou a razão social, respectivamente; Valor Principal:

R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais);

Impressão da GRU (utilize a opção recomendada); Emitir GRU;

Imprimir e efetuar pagamento no Banco do Brasil S/A.Observação: a Guia de Recolhimento da União deve ser paga e entregue no ato da inscrição, conforme item 2.2, letra e.

3.2. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

3.3. Poderá ser solicitada a isenção do pagamento de taxa, por candidato oriundo de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008 e Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

3.4. A isenção deverá ser solicitada, no período de até 10 (dez) dias antes da data de encerramento da inscrição, mediante requerimento de isenção, disponível no sitio www.drh.ufes.br. No requerimento deverá ser indicado o Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico.

3.5. O requerimento deverá ser entregue e protocolado no local de inscrição citado no edital ou enviar via Correio, por SEDEX, com recebimento até 10 (dez) dias antes da data de encerramento da inscrição, sendo indeferidos os documentos recebidos após esta data.

3.6. A resposta acerca do deferimento ou não, será divulgada no endereço eletrônico ou no quadro de aviso do centro responsável pelo concurso.

3.7. Caberá ao candidato verificar a sua situação com relação à isenção da taxa de inscrição.

3.8. O candidato que tiver seu pedido indeferido deverá efetuar o pagamento da taxa devida, enviar para o local de inscrição, dentro do prazo normal citado no item 2. O não atendimento no prazo estabelecido implica em exclusão do concurso.

4. DAS PROVAS:

4.1. Constituirão provas do concurso:

A prova escrita, a prova de aptidão didática e a prova de títulos serão, cada uma, avaliada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos;

4.2 Prováveis datas das provas:

a) Escrita - 11/01/2010 - Eliminatória

b) Aptidão Didática - 13/01/2010 - Eliminatória

c) Títulos - 15/01/2010; - Classificatória

Nos casos onde ocorrer reabertura de inscrições por mais 15 dias por não haver inscritos no período de inscrição normal, fica valendo as prováveis datas de provas abaixo:

a) Escrita - 25/01/2010 - Eliminatória

b) Aptidão Didática - 27/01/2010 - Eliminatória

c) Títulos - 29/01/2010; - Classificatória

4.3. A média final atribuída a cada candidato nas provas escrita e de aptidão didática será a média aritmética das notas atribuídas individualmente pelos membros da comissão examinadora.

4.4. A pontuação final de cada candidato na prova de títulos será atribuída coletivamente pela comissão examinadora de acordo com os valores estipulados no Anexo da Resolução 43/2001;

4.5. A prova escrita constará de dissertação sobre temas e/ou resolução de problemas sorteados de uma lista elaborada pela comissão examinadora, constituída com base no Programa do Concurso

4.6. A classificação no concurso não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático no Serviço Público Federal, mas apenas a expectativa de ser nomeado segundo a rigorosa ordem classificatória, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e à conveniência da Administração.

4.7. A média final atribuída a cada candidato nas provas escrita e de aptidão didática será a média aritmética das notas atribuídas individualmente pelos membros da comissão examinadora.

4.8. A pontuação final de cada candidato na prova de títulos será atribuída coletivamente pela comissão examinadora de acordo com os valores estipulados no Anexo da Resolução 43/2001.

4.9. A prova escrita constará de dissertação sobre os temas e/ou resolução de problemas norteados de uma lista elaborada pela comissão examinadora, constituída com base no programa do concurso.

4.10. A prova escrita será realizada antecedendo a todas as demais; terá igual teor para todos os candidatos e será de caráter eliminatório de acordo com o indicado no item 4.3.

4.11. Os temas ou problemas da prova escrita serão sorteados pelo presidente da comissão examinadora, na presença dos candidatos, imediatamente antes do início da prova.

4.12. Após o sorteio dos temas ou problemas, o candidato disporá de 01 (uma) hora para consulta individual a material bibliográfico de sua livre escolha no próprio recinto da prova e mais 03 (três) horas para a realização da prova propriamente dita, período no qual o candidato não mais poderá consultar o material bibliográfico ou anotações pessoais.

4.13. A prova de aptidão didática consistirá de uma aula que, a critério da Comissão Examinadora, poderá ser teórica ou prática, ministrada em nível de graduação, sobre o assunto incluído no programa do concurso, sendo realizada em sessão pública, vedada aos demais candidatos.

4.14. Cada candidato deverá fazer o sorteio do tema da prova de aptidão didática perante a comissão examinadora com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas e máxima de 30 (trinta) horas.

4.15. A aula de que trata este item deverá ter duração de 45 (quarenta e cinco) a 60 (sessenta) minutos.

4.16. Cada candidato deverá entregar aos membros da comissão examinadora o respectivo plano de aula antes do início desta.

4.17. Os concursos obedecerão em todas as suas fases, à legislação e às normas aprovadas pela Resolução 43/01 - CEPE/UFES e suas alterações e pela Portaria MP 450/02, bem como, ao Decreto 6.9.44/2009.

4.18. Nos dias de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ou permanecer no local do exame com armas ou aparelhos eletrônicos (bib, telefone celular, relógio do tipo bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.), excetos aqueles que serão utilizados como apoio didático para a apresentação das provas. Caso o candidato leve alguma arma e/ou algum aparelho eletrônico, esses deverão ser recolhidos pelo Departamento. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

4.19. A prova de aptidão didática será realizada em sessão pública, vedada a participação aos demais candidatos, e será gravada para fins de registro.

5. Das Provas do concurso para Professor Titular:

a) apresentação de uma conferência sobre o "estado da arte" na área do concurso;

b) apresentação e defesa do memorial descritivo;

c) prova de títulos a partir da avaliação do curriculum vitae do candidato.

5.1 O memorial deverá, em forma discursiva e circunstanciada, conter uma descrição e uma análise em perspectiva histórica da produção científica, literária, filosófica ou artística do candidato, suas atividades didáticas e de formação de recursos humanos, bem como uma perspectiva futura de atuação do candidato na área de conhecimento do concurso.

5.2 A conferência e a apresentação e defesa do memorial serão avaliadas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, em números inteiros, sendo que a nota mínima de aprovação em cada uma delas será de 70 (setenta) pontos.

5.3 A prova de títulos será avaliada de acordo com a pontuação estabelecida no Anexo da Resolução 43/2001 sendo necessária a obtenção de, no mínimo, 80 (oitenta) pontos para aprovação nessa prova.

5.4 Cada candidato inscrito no concurso para Professor Titular deverá entregar 8 (oito) exemplares do memorial descritivo à Comissão de Inscrição com antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data de início do concurso.

5.5 Cada candidato disporá de 1 (uma) hora para apresentação de sua conferência e a comissão examinadora disporá de mais 1 (uma) hora para apresentação de perguntas e discussão com o candidato.

5.6 A apresentação e defesa do memorial terão duração máxima de 04 (quatro) horas, sendo que o candidato disporá dos 45 (quarenta e cinco) a 60 (sessenta) minutos iniciais para discorrer sobre seus trabalhos acadêmicos, seguido de argüição oral elaborada pelos membros da comissão examinadora.

5.7 As provas relacionadas nos incisos "a" e "b" deste artigo serão realizadas em sessões públicas, sendo vedada a presença apenas dos demais candidatos ao concurso.

5.8 A ordem de chamada dos candidatos para a conferência e apresentação do memorial será a mesma de inscrição no concurso.

6. DA AVALIAÇÃO DAS PROVAS E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS:

6.1. Cada membro da comissão examinadora concederá pontuação individual a cada candidato na prova escrita e na prova de aptidão didática e, no caso de concurso para professor titular, na conferência e no memorial.

6.2 A média final de cada prova prevista no caput deste artigo será calculada pela média aritmética dos valores individuais emitidos pelos membros da comissão examinadora.

6.3 A pontuação obtida pelo candidato na prova de títulos será única e representará a avaliação final do seu curriculum vitae feita coletivamente pela comissão examinadora.

6.4 Concluídas todas as provas e emitidas todas as pontuações, a comissão examinadora emitirá parecer conclusivo considerando cada candidato habilitado ou não no concurso para o qual foi inscrito.

6.5 Para ser habilitado no concurso cada candidato deverá alcançar a nota mínima de aprovação em todas as provas. 6.6 Havendo mais de 1 (um) candidato habilitado, a comissão julgadora indicará a respectiva ordem de classificação em função da soma das médias alcançadas pelos candidatos, observados os seguintes critérios de desempate:

a) nos concursos para professor titular, o candidato que obteve a maior pontuação no memorial descritivo;

b) nos concursos para professor auxiliar, assistente ou adjunto, o desempate será feito sucessivamente em função da maior pontuação na prova didática, na prova escrita ou na prova de títulos;

c) persistindo o empate em vista dos critérios acima, caberá à comissão examinadora estabelecer o desempate por critério por ela própria estabelecido.

7. DO PRAZO DE VALIDADE:

Os concursos terão validade pelo prazo de um ano, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

8. DA REMUNERAÇÃO:

8.1. Professor Titular DE: R$ 10.446,81

(VB R$ 3.110,85 +RT=R$ 5.865,99 + GEMAS=R$ 1.469,97)

8.2. Professor Adjunto DE: R$ 6.722,85

(VB= R$ 2318,71 + RT= R$ 3.365,27 + GEMAS= R$ 1.038,87)

8.3. Professor Assistente DE: R$ 4.442,60

(VB= R$ 2.001,86 + RT= R$ 1406,62 + GEMAS= R$ 1034,12)

8.4. Professor Assistente 20h: 1.838,09

(VB= R$ 645,76 + RT= R$ 226,77 + GEMAS= R$ 965,56)

9. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1 . A homologação do resultado será publicada no Diário Oficial da União de acordo com o anexo II do Decreto 6.944/2009, por ordem de classificação.

9.2. Os candidatos não classificados não classificados no número máximo de aprovados de acordo com o item 9.1, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público;

9.3 Nenhum dos candidatos empatados na ultima classificação de aprovados serão considerados reprovados nos termos do art.16 do decreto 6.944/2009.

10. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO:

10.1. Possuir a escolaridade exigida para o cargo.

10.2. Estar o candidato em perfeitas condições de sanidade física e mental, comprovadas em inspeções médicas realizadas pela Junta Médica Pericial da UFES, bem como a apresentação de toda a documentação que comprove que cumpriu os requisitos previstos no presente edital;

10.3. Entregar ORIGINAL e cópia dos documentos, conforme relação disponibilizada no sitio www.drh.com.br.

10.4. Outros documentos poderão ser requisitados, por ocasião de investidura no cargo.

10.5. Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.

11. DA NOMEAÇÃO:

11.1. A nomeação será publicada no diário oficial da união (www.in.gov.br), seção II, na parte do Ministério da Educação. A partir da data da publicação o candidato terá 30(trinta) dias para tomar posse. O não comparecimento no prazo estabelecido implicará em desistência do referido cargo. Não será aceita documentação incompleta e só tomará posse o candidato que preencher os requisitos básicos para investidura no cargo conforme artigo 8º da Resolução 43/2001- CEPE. Caso não possua diploma de pós-graduação o candidato deverá entregar atestado ou declaração de defesa do mestrado ou doutorado, expedida pela coordenação do programa de pós-graduação (devidamente assinada pelo coordenador com a respectiva identificação da assinatura) informando que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC, que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau e que o diploma encontra-se em fase de confecção e/ou registro. Se a defesa da dissertação/tese tiver ocorrido há mais de 1 (um) ano, o candidato deverá apresentar o diploma ou declaração/atestado atual com o comprovante (original e cópia) que requisitou a emissão do diploma.

12. DA LOTAÇÃO

12.1. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão lotados nos respectivos centros/departamentos para os quais prestaram o certame.

12.2. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas para o CEUNES e para o CCA serão lotados, respectivamente, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - CEUNES, situado no município de São Mateus/ES, e no Centro de Ciências Agrárias - CCA, situado no município de Alegre/ES, onde deverão permanecer por, no mínimo, 10(dez) anos, nos termos da Resolução nº 43/2005 do Conselho Universitário, visando à concretização do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização Presencial da UFES(CLÁUSULA DE BARREIRA).

11. DO ESTÁGIO PROBATÓRIO:

11.1.O candidato nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito, nos termos do artigo 41, "caput" da Constituição Federal, com nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 19/98, a estágio probatório, durante o qual sua aptidão, capacidade e desempenho no cargo serão avaliados.

12. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

12.1. A jornada de trabalho poderá ser cumprida nos períodos diurno e noturno, conforme necessidade da Instituição.

12.2. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso público, valendo, para esse fim, o resultado publicado no diário oficial da união.

12.3. Há possibilidade do aproveitamento de candidato habilitado em outro certame da UFES ou de outra Instituição Federal de Ensino Superior;

12.4. O presente edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isto venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados, excetuando-se a devolução da taxa de inscrição, conforme estabelecido no item 3.1.

12.5. Os candidatos deverão retirar, no local de aplicação das provas, a documentação entregue por ocasião da inscrição, no prazo de até 60(sessenta) dias, após a publicação do edital de homologação no diário oficial da união, após esta data serão incinerados.

12.6. O inteiro teor do presente edital poderá ser encontrado no sítio www.drh.ufes.br e nos locais de inscrição.

12.7. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Inscrição do Centro responsável por cada concurso.

RUBENS SERGIO RASSELI,
Reitor.