UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto - MG

Notícia:   Universidade Federal de Ouro Preto - MG abre 7 vagas para vários cargos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

EDITAL PROAD Nº 167, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2010

ÁREA DE PROVIMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAL CAMPUS UNIVERSITÁRIO - MORRO DO CRUZEIRO

CEP 35400-000 - OURO PRETO - MINAS GERAIS - BRASIL
Telefones: (31) 3559-1309/1435/1247
Correio Eletrônico: concursotae@proad.ufop.br

A Chefe da Área de Provimento e Movimentação de Pessoal (APMP) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria Reitoria nº 318, de 23 de julho de 2010, torna público o presente Edital, que dispõe sobre concursos públicos destinados ao provimento de cargos técnico-administrativos em educação do quadro de pessoal efetivo desta Universidade.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. Para realização dos concursos, serão observadas as disposições deste Edital e o que estabelecem as Resoluções nº 217, de 16 de março de 1994 e nº 240, de 10 de agosto de 1994 do Conselho Universitário, a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, publicada no DOU de 13/01/2005, a Lei nº 8.112, de 11/12/1990, publicada no DOU de 12/12/1990, o Decreto nº 7.232, de 19/07/2010, publicado no DOU de 20/07/2010 e as demais normas aplicáveis.

1.2. Os cargos, suas atribuições, o regime de trabalho, os requisitos básicos para investidura e o número de vagas oferecidas para os campi de Ouro Preto/Mariana (MG) e João Monlevade (MG) estão especificados nos anexos I, II e III deste Edital.

1.3. Regime jurídico: Estatutário, previsto na Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

1.4. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno ou em regime de plantão, nos termos da lei, de acordo com as especificidades do cargo e as necessidades da Instituição.

1.5. A nomeação dos aprovados será feita no exercício de 2011 ou dentro do prazo de validade do concurso, de acordo com cronograma de provimento a ser publicado pelo Ministério do Planejamento.

1.6. A lotação dos aprovados será nos campi da UFOP em Ouro Preto/Mariana ou João Monlevade, no interesse da Administração, de acordo com a opção da cidade para qual concorreu.

1.6.1 Preenchidas as vagas para os campi indicados no anexo II deste Edital, os candidatos remanescentes poderão ser nomeados para os demais campi, no caso de surgimento de novas vagas no mesmo cargo, dentro do período de validade do concurso.

1.7. A remuneração é a equivalente ao vencimento básico dos respectivos cargos:

1.7.1. Nível Classificação E, Nível Capacitação I, Padrão 1 - R$ 2.989,33

1.7.2. Nível Classificação D, Nível Capacitação I, Padrão 1 - R$ 1.821,94

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Período e horário de inscrição: das 9 (nove) horas do dia 16/12/2010 até o dia 29/12/2010.

2.2. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet no endereço www.concurso.ufop.br.

2.3. Taxa de inscrição:

2.3.1. Cargos Nível Classificação E, constantes do Anexo I: R$ 60,00 (sessenta reais);

2.3.2. Cargos Nível Classificação D, constantes do Anexo I: R$ 36,00 (trinta e seis reais);

2.4. Dos procedimentos para inscrição:

2.4.1. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site www.concurso.ufop.br, do qual constarão os números dos documentos de identidade e do CPF que, dentre outros dados, são de preenchimento obrigatório.

2.4.2. Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá confirmar sua inscrição. Não será aceita, em hipótese alguma, alteração de dados da inscrição após a confirmação da mesma.

2.4.3. O candidato declarará que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do concurso, bem como os exigidos para a investidura no cargo escolhido pelo mesmo.

2.4.4. O candidato portador de necessidades especiais deverá, no ato da inscrição, informar se necessita de condições especiais para a realização das provas e quais as condições de que necessita. Essas condições serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

2.4.4.1. Considera-se pessoa portadora de necessidades especiais aquela que se enquadra nas categorias descritas no Art. 4º do Decreto nº 3.298/99.

2.4.5. São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), passaporte, carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei como identidade, Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo com foto) e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

2.4.6. Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A UFOP não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações incorretas ou incompletas fornecidas pelo candidato.

2.4.7. A UFOP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.4.8. O candidato só poderá concorrer a um único cargo.

2.5. Do pagamento da taxa de inscrição:

2.5.1. Após o preenchimento e confirmação via internet da ficha de inscrição conforme consta do item 2.4.1, o candidato efetuará o pagamento da taxa correspondente ao valor estipulado para o cargo a que concorre, de acordo com o item 2.3, utilizando o boleto disponibilizado.

2.5.2. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 30/12/2010, na rede bancária disponível.

2.5.3. A inscrição somente será acatada após a confirmação pelo banco do pagamento da taxa de inscrição, dentro do prazo estabelecido no item 2.5.2.

2.5.4. Será cancelada a inscrição caso o cheque utilizado para o pagamento da taxa seja devolvido por qualquer motivo.

2.5.5. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo às condições previstas nos itens 2.5.

2.6. Do comprovante definitivo de inscrição:

2.6.1. O comprovante definitivo de inscrição estará disponível na Internet para todos os candidatos a partir do dia 18/01/2011, no endereço www.concurso.ufop.br.

2.6.2. No comprovante definitivo de inscrição, constarão os dados relativos ao horário e local das provas, que serão realizadas dia 29/01/2011, bem como outras orientações necessárias.

2.6.3. O comprovante definitivo de inscrição deverá ser apresentado no local de realização das provas, juntamente com o documento de identidade utilizado para inscrição.

2.6.4. No dia da realização das provas, o candidato deverá apresentar o documento de identidade utilizado para a inscrição. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial, apresentando outro documento de identificação.

2.7. É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.

2.8. Não serão aceitas inscrições via fax e/ou via correio eletrônico e via postal.

2.9. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

2.10. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da UFOP.

3. DAS PROVAS

3.1. O concurso será constituído das seguintes provas: a) Cargos do Nível de Classificação "D"

Assistente em Administração

Prova de Conhecimento Específico

Pontuação

Caráter

Questões de Língua Portuguesa

30 pontos

Eliminatório e
classificatório

Questões de Matemática

30 pontos

Questões de Informática

30 pontos

Questões de Legislação

10 pontos

 

Técnico de Laboratório/Eletrônica

Provas

Pontuação

Caráter

Conhecimento Específico e prova prática

70 pontos

Eliminatório

Língua Portuguesa

30 pontos

Classificatório

 

Técnico de Tecnologia da Informação

Provas

Pontuação

Caráter

Conhecimento Específico

60 pontos

Eliminatório

Língua Portuguesa

20 pontos

Classificatório

Análise de curriculum vitae

20 pontos

Classificatório

 

Técnico em Música

Provas

Pontuação

Caráter

Prova prática

70 pontos

Eliminatório

Língua Portuguesa

30 pontos

Classificatório

b) Cargos do Nível de Classificação "E"

Assistente Social

Provas

Pontuação

Caráter

Conhecimento Específico

50 pontos

Eliminatório

Língua Portuguesa

30 pontos

Classificatório

Análise de curriculum vitae

20 pontos

Classificatório

 

Psicólogo

Provas

Pontuação

Caráter

Conhecimento Específico

50 pontos

Eliminatório

Língua Portuguesa

30 pontos

Classificatório

Análise de curriculum vitae

20 pontos

Classificatório

 

Secretário Executivo

Provas

Pontuação

Caráter

Língua Portuguesa e Conhecimento Específico

60 pontos

Eliminatório

Informática

10 pontos

Classificatório

Legislação

10 pontos

Classificatório

Análise de curriculum vitae

20 pontos

Classificatório

3.2. As provas constarão de questões de múltipla escolha e/ou discursivas.

3.2.1 A prova prática, para os candidatos aos cargos de Técnico em Música e Técnico de Laboratório/Eletrônica, serão aplicadas a partir do dia 30/01/2011, das 8h às 17h, conforme cronograma a ser divulgado no dia 18/01/2011.

3.4. O curriculum vitae dos candidatos aos cargos de Assistente Social, Psicólogo, Secretário Executivo e Técnico de Tecnologia da Informação deverá ser entregue, devidamente comprovado, à Coordenação do Prédio, antes do início da prova, a partir das 13h do dia 29/01/2011.

3.5. Critérios para análise de Curriculum Vitae - Cargos da Classe "E"

a) 06 (seis) pontos por titulação acadêmica, na área do concurso, distribuídos da seguinte forma:

- 01 ponto por Especialização

- 02 pontos por Mestrado

- 03 pontos por Doutorado

b) 14 (quatorze) pontos pela experiência profissional, distribuídos da seguinte forma:

- 05 pontos por trabalhos de assessoria na área do concurso

- 09 pontos pelo exercício da profissão

b.1) Na experiência profissional, os pontos serão conferidos na seguinte proporção:

- até 02 anos, 20% dos pontos

- de 02 a 04 anos, 50% dos pontos

- de 04 a 06 anos, 70% dos pontos

- mais de 06 anos, 100% dos pontos

3.5. Critérios para análise de Curriculum Vitae - Cargo de Técnico de Tecnologia da Informação

a) 05 (cinco) pontos por titulação acadêmica, na área do concurso, distribuídos da seguinte forma:

- 0,5 ponto por Graduação

- 1,0 ponto por Especialização

- 1,5 pontos por Mestrado

- 2,0 pontos por Doutorado

b) 15 (quinze) pontos pela experiência profissional, distribuídos da seguinte forma:

- 06 pontos por trabalhos de assessoria na área do concurso

- 09 pontos pelo exercício da profissão

b.1) Na experiência profissional, os pontos serão conferidos na seguinte proporção:

- até 02 anos, 20% dos pontos

- de 02 a 04 anos, 50% dos pontos

- de 04 a 06 anos, 70% dos pontos

- mais de 06 anos, 100% dos pontos

4. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1. As provas serão realizadas no dia 29/01/2011, das 14 às 18 horas, nas cidades de João Monlevade (cargo: Técnico de Laboratório/Eletrônica) e de Ouro Preto (demais cargos) em local a ser informado no comprovante definitivo de inscrição, conforme consta do item 2.6 deste Edital.

4.1.1. As questões práticas da prova de Conhecimento Específico do Cargo de Técnico de Laboratório/Eletrônica serão aplicadas a partir do dia 30/01/2011, nos laboratórios do ICEA/UFOP, no campus de João Monlevade (MG), conforme disposto no item 3.2.1.

4.2. O comprovante definitivo de inscrição e o documento de identidade utilizado no ato da inscrição serão indispensáveis para o candidato ter acesso ao local das provas.

4.3. Será automaticamente excluído do concurso o candidato que não apresentar documento de identidade, na forma definida nos itens 2.4 e 2.6 do presente Edital.

4.4. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha.

4.5. Não será permitido o acesso de candidato ao local de realização das provas após o seu início. O candidato que chegar após o fechamento dos portões terá vedada sua entrada no prédio e será automaticamente eliminado do concurso.

4.6. Em hipótese alguma as provas serão aplicadas fora do local pré-determinado.

4.7. As provas terão duração de 4 (quatro) horas improrrogáveis.

4.8. Não haverá segunda chamada para quaisquer das provas.

4.9. Nas provas de múltipla escolha, não serão computadas questões não assinaladas, que contenham mais de uma resposta, emendas ou qualquer tipo de rasuras.

4.10. Não será permitida, durante a realização das provas, a utilização de chapéus ou bonés, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de pager, de beep, de controle remoto, de alarme de carro, de máquinas calculadoras ou similares, de qualquer outro tipo de aparelho elétrico ou eletrônico, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, bem como o porte de qualquer tipo de arma, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

4.11. Durante a realização das provas será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade e coleta da assinatura em folha de presença. O candidato que se negar a ser identificado terá suas provas anuladas e, com isso, será automaticamente eliminado do concurso.

4.12. Os candidatos deverão permanecer no local de realização das provas durante, no mínimo, 60 (sessenta) minutos, após o início das provas.

4.13. A UFOP reserva-se o direito de alterar o horário, o local e a data de realização das provas, responsabilizando-se, contudo, por dar ampla divulgação, com a devida antecedência, sobre quaisquer alterações.

5. DA CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

5.1. Serão desclassificados os candidatos aos cargos dos níveis de classificação "D" e "E" que obtiverem média inferior a 60% (sessenta por cento) do total de pontos distribuídos para as provas de caráter eliminatório.

5.1.1. Para o cargo de Assistente em Administração será também eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 30% (trinta por cento) em qualquer dos conteúdos da prova de Conhecimento Específico (Língua Portuguesa, Matemática, Legislação ou Informática).

5.1.2. Para o cargo de Secretário Executivo será também eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 40% (quarenta por cento) na prova de Informática e na prova de Legislação.

5.2. O resultado final do concurso será definido mediante o somatório dos pontos obtidos nas etapas do mesmo.

5.3. Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate, obedecendo a seguinte ordem:

a) O candidato que obtiver maior pontuação na prova de conhecimento específico.

b) O candidato mais idoso.

c) O candidato que tiver maior tempo de experiência comprovada na função.

5.4. O resultado final do Concurso será homologado pelo Conselho Universitário da UFOP e divulgado no site da UFOP no dia 01/03/2011.

6. DO RECURSO E SEU JULGAMENTO

6.1. Caberá recurso ao Conselho Universitário (CUNI), com efeito suspensivo, contra o resultado do Concurso Público, por estrita arguição de ilegalidade, nos casos de inobservância de disposições legais ou regimentais.

6.2. O recurso será dirigido ao Presidente do Conselho Universitário pelo interessado ou por seu procurador, no prazo de 05 (cinco) dias corridos, a contar da data de publicação do resultado do concurso, expondo as razões do pedido e indicando os pontos de ilegalidade.

6.3. O Conselho Universitário terá prazo máximo de 05 (cinco) dias corridos, a contar da data do protocolo, para proferir a sua decisão.

6.4. Não haverá revisão nem vista de prova.

7. DA POSSE

Além dos requisitos já estabelecidos no Anexo I deste Edital, o candidato aprovado deverá atender ao que segue para ser empossado no cargo:

7.1. Estar quite com os cofres públicos:

7.2. Não ter sido demitido do Serviço Público Federal, enquanto ocupante de cargo efetivo ou em comissão nos últimos 05 (cinco) anos, contados da data da publicação do ato penalizador, decorrente das seguintes infrações:

a) Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem.

b) Praticar advocacia administrativa.

7.3. Não poderá retornar ao Serviço Público Federal o servidor que for demitido ou o servidor que foi destituído do cargo em comissão, nas seguintes hipóteses:

a) Crime contra a administração pública.

b) Improbidade administrativa.

c) Aplicação irregular de dinheiro público.

d) Lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.

e) Corrupção.

7.4. Não acumular cargos, empregos e funções públicas e não perceber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, exceto aqueles permitidos no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, com nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 34/2001, assegurada a hipótese de opção nos termos da lei, dentro do prazo para a posse, determinado no § 1º do artigo 13 da Lei nº 8.112/90.

7.5. Gozar dos direitos políticos e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

7.6. Possuir a escolaridade exigida para o cargo e registro no Conselho competente, se exigido, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e demais exigências de habilitação para o exercício do cargo, conforme consta no Anexo I deste Edital.

7.7. Possuir Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP (se já cadastrado).

7.8. Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.

7.9. Somente poderá ser empossado o candidato aprovado que for julgado apto física e mentalmente pela Junta Médica Oficial da Instituição, para o exercício do cargo.

7.10. O candidato aprovado será convocado para a posse, que deverá ocorrer no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de sua nomeação. O não pronunciamento do convocado no prazo estipulado obrigará a Instituição a tornar sem efeito a portaria de nomeação, convocando o próximo candidato classificado.

7.11. A posse dos candidatos classificados e nomeados observará o limite de vagas estabelecido no presente Edital, exceto se a ampliação desse limite for autorizada pelo órgão competente para tal fim, e as substituições permitidas na Portaria MP nº 450, de 06/11/2002.

7.12. A data prevista para o ingresso dos aprovados no quadro da Instituição obedecerá a cronograma a ser estabelecido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e dar-se-á no período de validade do concurso, respeitados os prazos e requisitos estabelecidos em lei para a investidura em cargo público.

7.13. O candidato nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito, nos termos do artigo 41, "caput" da Constituição Federal, com nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 19/1998, a estágio probatório, durante o qual sua aptidão, capacidade e desempenho no cargo serão avaliados por comissão competente para tal fim.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais, orçamentárias e financeiras pertinentes, bem como à rigorosa ordem de classificação, ao prazo de validade do concurso e à apresentação da documentação exigida em lei.

8.2. O candidato aprovado, quando convocado para nomeação, poderá optar pela desistência definitiva da vaga ou ser colocado ao final da lista de classificados, para posterior convocação, devendo assinar documento neste sentido, dentro do prazo de 05 (cinco) dias.

8.3. É de responsabilidade do candidato aprovado no concurso manter atualizado na UFOP seu endereço, por um período de até 02 (dois) anos, após a publicação do resultado do concurso no Diário Oficial da União.

8.4. Eventuais questionamentos sobre o conteúdo das provas (questões discursivas, de múltipla escolha ou práticas) deverão se encaminhados por e-mail (concursotae@proad.ufop.br) até às 16 horas do dia 01/02/2011. Serão desconsiderados os questionamentos recebidos fora do prazo estabelecido neste item.

8.4. Quaisquer informações complementares a este Edital serão divulgadas no endereço www.concurso.ufop.br.

8.5. O prazo de validade do concurso é de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial de União (D.O.U.).

8.6. Não será fornecido ao candidato nenhum documento comprobatório de habilitação no concurso, valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial da União.

8.7. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e das instruções específicas para cada cargo, das quais não poderá alegar desconhecimento.

8.8. Eventuais dúvidas sobre o concurso deverão se encaminhados para o e-mail: concursotae@proad.ufop.br.

8.9. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Universitário.

Sônia de Fátima Passos
Chefe da Área de Provimento e Movimentação de Pessoal

ANEXO I

Cargo

Nível de Classificação

Requisitos básicos para investidura no cargo

Assistente Social

E

Curso Superior em Serviço Social e registro no Conselho competente

Psicólogo

E

Curso Superior em Psicologia e registro no Conselho competente

Secretário Executivo

E

Curso Superior em Letras ou Secretariado Executivo Bilíngue

Assistente em Administração

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo mais experiência de 12 meses

Técnico de Laboratório/ Eletrônica

D

Médio Profissionalizante ou Médio completo mais curso técnico

Técnico de Tecnologia da Informação

D

Médio Profissionalizante ou Médio Completo+ Curso Técnico em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais

Técnico em Música

D

Curso Técnico em Música

ANEXO II

Cargos do Nível de Classificação E

Jornada de Trabalho

Vagas para Ouro Preto/ Mariana (MG)

Vagas para João Monlevade (MG)

Assistente Social

40 horas

1

 

Psicólogo

40 horas

 

1

Secretário Executivo

40 horas

1

 

 

Cargos do Nível de Classificação D

Jornada de Trabalho

Vagas para Ouro Preto / Mariana (MG)

Vagas para João Monlevade (MG)

Assistente em Administração

40 horas

1

 

Técnico de Laboratório/ Eletrônica

40 horas

 

1

Técnico de Tecnologia da Informação

40 horas

1

 

Técnico em Música

40 horas

1

 

ANEXO III - DA DESCRIÇÃO DOS CARGOS

CARGOS DO NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E

- ASSISTENTE SOCIAL: Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- PSICÓLOGO: Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- SECRETÁRIO EXECUTIVO: Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGOS DO NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D

- ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

- TÉCNICO EM MÚSICA: Executar instrumentos musicais, assistir ao professor ou programador de shows, diretor artístico, executar tarefas de copista e arquivista de música. Colaborar na preparação e programação de periódicos, aulas de música e organização de exames e julgamento de provas. Atividades típicas: Cuidar da preparação técnica das músicas programadas, estudando-as individualmente. Participar de todos os ensaios, apresentação e atividades. Executar tarefas de copistas de música. Arquivar a partitura cópia e o original, conforme as técnicas adequadas. Dispor partituras para utilização em exibições e/ou aprendizagem. Zelar pela manutenção e conservação do arquivo de partituras. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

ANEXO IV - PROGRAMA DAS PROVAS

CARGOS DO NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E

ASSISTENTE SOCIAL:

Conhecimento Específico: Relações entre Estado e sociedade civil. Neoliberalismo, políticas sociais e questão social. O mundo do trabalho e suas expressões contemporâneas. A influência da tradição marxista no Serviço Social. A relação teoria e prática no trabalho profissional; a categoria de mediação; as relações de produção e reprodução das relações sociais. O trabalho do assistente social no âmbito público e os sujeitos coletivos: instâncias públicas de controle democrático, as organizações político-sindicais, as relações com os usuários dos serviços. As dimensões do trabalho profissional: ético-política, teórico-metodológica, técnico-operativa. Instrumentalidade e Serviço Social. Planejamento e Serviço Social: alternativas metodológicas, formulação de propostas, monitoramento e avaliação, análise institucional, elaboração e avaliação de planos, programas projetos. O Serviço Social e o processo investigativo: a pesquisa em Serviço Social, sua importância e aplicação. O trabalho do Serviço Social na área da Educação Superior, da saúde do servidor, e os direitos sociais. Fundamentos ontológicos da ética e Serviço Social. Legislação profissional: Código de Ética e Lei de Regulamentação da Profissão.

Bibliografia Sugerida: ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. O Serviço Social na educação. In: Revista Inscrita, nº 6. Brasília, 2000. ANTUNES. Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2ª Edição. São Paulo: 2000. Cap. II, III, IV, V e VI. BARROCO, Maria Lúcia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica de Serviço Social. V. 3. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2008. Serviço Social e Pesquisa: Implicações Éticas e Enfrentamentos Políticos IN: Revista Temporalis ano IX, nº 17 (jan./jun.). Brasília: ABEPSS. 2009. BEHRING, E. R.; BOSCHETTI. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006. BELLONI, Isaura; MAGALHÃES, Heitor; SOUSA. Luzia Costa. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 3ª Edição. Coleção Questões de Nossa Época. São Paulo: Cortez. 2003. BRAVO, Maria Inês. O trabalho do assistente social nas instâncias públicas de controle social IN Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. IN Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. CRESS/7ª REGIÃO. Assistente social: ética e direitos. Rio de Janeiro, CRESS/7ª Região, 2000. CFESS. Serviço Social na Educação. Grupo de estudos sobre o Serviço Social na Educação. Brasília: 2001. COSTA, Maria Dalva Horácio da. O trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos (as) assistentes sociais in: Revista Serviço Social e Sociedade, Nº 62. Ano XXI. São Paulo: Cortez: 2000. COUTO, Rojas Berenice. Formulação de projeto de trabalho profissional Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. FREIRE, Maria Lúcia. O Serviço Social na reestruturação produtiva: espaços, programas e trabalho profissional. São Paulo: Cortez Editora. 2003. Capítulos I e II. FORTI, Valéria, GUERRA, Yolanda. Ética e Direitos: ensaios críticos. 2ª Edição Revisada. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris. 2010. Guerra, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional IN: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. 3ªEd. São Paulo: Annablume Editora. 2006. Cap. III. . A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2002. Parte II. IAMAMOTO, Marilda Villela & CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez/CELATS, 1982. I Parte. Cap. II. IAMAMOTTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007. Cap. II, III e IV. . Renovação e conservadorismo em Serviço Social: ensaios críticos. São Paulo: Cortez Editora. 1992. Cap. II e item I do Cap. III. - . O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez Editora. 1998. I Parte. Capítulos II e III. KOIKE, Maria Marieta. Formação Profissional em Serviço Social: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITES-ABRASCO.1993. MIOTO, Regina Célia. Estudos socioeconômicos. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. . Orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias. IN Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. NETTO, José Paulo. Cinco Notas a Propósito da "Questão Social" IN: Temporalis/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Brasília: ABEPSS, Grafline. Ano.2, Nº3 (Jan/Jul). 2001. P. 41-49. . Ditadura e serviço social. São Paulo: Cortez, 1995. . Transformações societárias e Serviço Social - notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. IN: Revista Serviço Social nº 50. Ano VVII. Abril de 1996. NORONHA, Karine, SANTOS, Cláudia Mônica dos. O Estado da Arte sobre os Instrumentos e Técnicas na Intervenção Profissional do Assistente Social - uma perspectiva crítica IN: FORTI, Valéria, GUERRA, Yolanda. (Orgs.). Serviço Social: temas, textos e contextos. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris. 2010. PEREIRA. Potyara A P.. Estado, sociedade e esfera pública IN Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na Prática a Teoria é Outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Juris Lúmen. 2010. SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. 2ª Edição. Coleção Questões de Nossa Época. São Paulo. Cortez. 2002.

Língua Portuguesa: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem.

PSICÓLOGO:

Conhecimento Específico: 1. Conceituação de grupos em Psicologia. 2. A Entrevista psicológica. 3. Atendimento e condução de grupos terapêuticos e operativos. 4. Psicoterapias: Psicodinâmica, Psicoterapia Breve no Tratamento do Alcoolismo, Psicoterapia na Adolescência. 5. Psicoterapia de Grupo. 6. Psicanálise e educação. 7. Elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas. 8. Políticas públicas e questões acerca da atenção aos usuários de drogas no Brasil. 9. Diferenciações de síndromes clínicas: neuroses e psicoses. 10. Processos de análise institucional.

Bibliografia sugerida: 1. Baremblitt, G. F. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. 5ª ed. Belo Horizonte: Editora Instituto Félix Guatari, 2002. 2. Bleger, J. Temas de psicologia. Entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 3. Cordioli, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 1998. 4. Gabbard, G.O. Psicoterapia psicodinâmica de longo prazo. Porto Alegre: Artmed, 2005. 5. Kaplan, H.; Sadock, B; Grebb, Jack A. Compendio de Psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 6. Kupfer, M.C. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1996. 7. Lobosque, A. M. Experiências da loucura. Rio de Janeiro: Garamond; 2001. 8. Machado, Ana R; Miranda, Paulo S. C. Fragmentos da história da atenção à saúde para usuários de álcool e outras drogas no Brasil: da Justiça à Saúde Pública. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.3, p.801-821, jul.-set. 2007. (Disponível em página eletrônica) 9. Manual de Elaboração de documentos Decorrentes de Avaliações Psicológicas, disponível em www.crpsp.org.br/crp/orientacao/legislacao/resolucoescfp/frcfp007-03ManualElaborDoc.aspx. 10. Resolução CFP Nº 017/2002. disponível em : http://pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao200217.pdf. 11. Vinogradov, S; Yalom, I. Psicoterapia de grupo. Porto Alegre: Artmed, 1992. 12. Zimerman, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. Artmed, 2000.

Língua Portuguesa: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem.

SECRETÁRIO EXECUTIVO:

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: Atribuições da Secretária Executiva. Clima organizacional. Comunicação Profissional. Ética Profissional. Etiqueta, Cerimonial e Protocolo. Formação de equipe e grupo de trabalho. Gerenciamento de rotinas. Gestão de documentos: arquivamento, métodos e sistemas. Gestão de pessoas, do tempo e da qualidade. Organização de Agenda, Eventos, Reuniões e Viagens. Redação Técnica: Correspondências e documentos oficiais. Relações interpessoais na atividade de Secretária. INFORMÁTICA: Editor de texto: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Planilha Eletrônica: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Sistema operacional: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, barra de tarefas, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos básicos. Internet: navegação, conceitos de URL, links, sites, pesquisa, impressão de páginas. Hardware e Software: conceito e funcionamento, identificação de elementos, periféricos. Correio eletrônico: conceito, funcionamento, anexos. Vírus: conceito, funcionamento, proteção. LEGISLAÇÃO: Direito Constitucional: Direito Constitucional: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais, dos Direitos Sociais, da Nacionalidade, dos Direitos Políticos; Da Organização do Estado: da organização político-administrativa, da União, da Administração Pública. Da educação, da cultura e do desporto. Noções de Direito Administrativo: Legislação: Lei Federal nº 8.112/90 e alterações. Decreto Federal nº 1.171/94 e alterações. Lei Federal 9.394/96 e alterações. Estatuto da Universidade Federal de Ouro Preto - Resolução CUNI 414 e suas posteriores alterações. Regimento interno da Universidade Federal de Ouro Preto - Resolução CUNI 435 e suas posteriores alterações. Dos atos administrativos: conceito, requisitos ou elementos, atributos do ato administrativo, classificação dos atos administrativos, espécies de atos administrativos; classificação dos atos administrativos, extinção dos atos administrativos, convalidação do ato administrativo. Da Administração Pública: sentido amplo e estrito, formal, subjetivo ou orgânico, material e funcional; Administração Pública Indireta: Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e autarquias de regime especial: conceitos, criação, natureza jurídica, patrimônio, autoadministração, regime de pessoal, atividades desenvolvidas, controle judicial, atos e contratos. Bens Públicos: conceito, classificação quanto à titularidade, destinação e disponibilidade; características, afetação e desafetação.

Bibliografia sugerida: CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Brasil. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República /
Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. - 2. ed. rev. e atual. - Brasília:
Presidência da República, 2002. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil03/manual/manual.htm. Brasil. Presidência da República. Forma e apresentação dos Símbolos Nacionais. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil03/Leis/L5700.htm. Brasil. Presidência da República. Normas do Cerimonial Público e a ordem geral de procedência. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil03/decreto/D70274.htm. CERTO, Samuel C. Administração moderna. São Paulo: Pearson, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Rio e Janeiro: Elssevier, 2006. Lei nº 9.261/96 - Código de Ética do Profissional de Secretariado. Publicado no Diário Oficial de 7 de julho de 1989. Disponível em www.fenassec.com.br/bosecretariadocodigoetica.html. Leis 7.377/85 e 9.261/96 - Regulamentação da profissão de Secretária. Publicadas no Diário Oficial de 30/09/1985 e 10/01/96, respectivamente. Disponível em www.fenassec.com.br/bosecretariadoleiregulamentacao.html. VEIGA, Denize Rachel. Guia do Secretariado: Técnicas e Comportamento. 2ª. Ed São Paulo: Editora Erica, 2007. VICTOR, Elaine Vargas dos Santos. Curso Prático de Secretariado Técnicas Essenciais. Editora Imperial Novomilenio, 2005.

Bibliografia sugerida: LEGISLAÇÃO

MELLO, Celso Antonio Bandeira de, Curso e Direito Administrativo. Ed. Malheiros. 27ª Edição. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo. Ed. Malheiros. 36ª Edição. MORAES, Guilherme Peña de. Direito Constitucional. Ed. Atlas. 3ª Edição. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. Ed. Atlas, 26ª Edição.

CARGOS DO NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO:

Conhecimento específico: LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem. MATEMÁTICA: O candidato deverá demonstrar competência com os tópicos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, listados a seguir, demonstrar habilidade com o raciocínio lógico e a resolução de problemas: Números reais: operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Razões e proporções, regras de três simples e compostas, porcentagem, juros simples e compostos. Grandezas e Medidas: comprimento, massa, capacidade, superfície, volume, tempo, e as respectivas unidades de medida, conversões e cálculos. Polígonos: cálculo de áreas e perímetros. Sistema monetário brasileiro: conversões e cálculos. Funções afins e quadráticas, equações do 1º grau. Estatística: interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas ou gráficos, média aritmética. INFORMÁTICA: Editor de texto: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Planilha Eletrônica: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Sistema operacional: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, barra de tarefas, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos básicos. Internet: navegação, conceitos de URL, links, sites, pesquisa, impressão de páginas. Hardware e Software: conceito e funcionamento, identificação de elementos, periféricos. Correio eletrônico: conceito, funcionamento, anexos. Vírus: conceito, funcionamento, proteção. LEGISLAÇÃO: Direito Constitucional: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais, dos direitos sociais, da nacionalidade, dos direitos políticos; Da Organização do Estado: da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, da União; da Administração Pública. Noções de direito administrativo: Princípios fundamentais da Administração Pública. Poderes administrativos: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Atos administrativos: conceitos, elementos e atributos. Atos administrativos vinculados e discricionários. O Regime Jurídico dos servidores públicos civis federais - Lei nº 8.112/90 e alterações. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Decreto nº 1.171/94 e alterações. Estatuto da Universidade Federal de Ouro Preto - Resolução CUNI 414 e suas posteriores alterações. Regimento interno da Universidade Federal de Ouro Preto - Resolução CUNI 435 e suas posteriores alterações.

Bibliografia sugerida: MATEMÁTICA

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática (6º ao 9º ano). São Paulo: Ática, 2004. DANTE, Luiz Roberto. Matemática - Contexto e Aplicações. Vol. 1, 2, 3. São Paulo: Ática, 2007. SMOLE, Kátia C. S. & DINIZ, Maria Ignez S. V. Matemática no Ensino Médio (1º ao 3º ano). São Paulo: Saraiva, 7ª. Ed., 2010.

Bibliografia sugerida: LEGISLAÇÃO

MELLO, Celso Antonio Bandeira de, Curso e Direito Administrativo. Ed. Malheiros. 27ª Edição. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo. Ed. Malheiros. 36ª Edição. MORAES, Guilherme Peña de. Direito Constitucional. Ed. Atlas. 3ª Edição. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. Ed. Atlas, 26ª Edição.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ELETRÔNICA

Conhecimentos Específicos e Prova Prática: 1. Conhecimento Básico. Grandezas elétricas: corrente, tensão e potência. Resistência, indutância e capacitância em circuitos elétricos. Lei de Ohm: elementos passivos e ativos de circuitos elétricos. Associação de resistores, indutores e capacitores em série e paralela. Análise de circuitos elétricos: Leis de Kirchhoff das tensões e das correntes, Teorema de Thevenin, Teorema de Norton, máxima transferência de potência, análise nodal. Ressonância. Circuitos de corrente contínua. Circuitos de corrente alternada. Frequência, amplitude, fase, valor eficaz e de pico. Medidores: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, frequencímetro. 2. Componentes eletrônicos. Diodos semicondutores: comportamento da junção PN; parâmetros estáticos e dinâmicos; diodos especiais; circuitos com diodos; retificadores e filtros para fontes de corrente contínua. Transistores bipolares e transistores de efeito de campo: funcionamento, características; operação linear e em chaveamento; polarização; parâmetros e folha de dados do transistor; modelos do transistor em corrente alternada (CA); características de amplificadores de pequenos sinais e de potência; seguidor de emissor; reguladores de tensão. Amplificadores operacionais: características e especificações; aplicações básicas do amplificador operacional (somador, integrador, diferenciador, comparador); outras aplicações do amplificador operacional na geração e processamento de sinais analógicos como: filtros ativos, osciladores, modificadores de formas de onda. 3. Eletrônica de Potência. Dispositivos e circuitos de eletrônica de potência: características e parâmetros dos diodos controlados (SCR, DIAC e TRIAC); características e parâmetros dos transistores BJT e MOSFET de potência; IGBT; análise de circuitos e aplicações dos diodos controlados e transistores de potência. Retificação monofásica e polifásica com diodos e SCRs; conversores CC/CC e CC/CA; princípio de funcionamento de fontes chaveadas. 4. Eletrônica Digital: Portas lógicas; álgebra de Boole; síntese e simplificação de funções lógicas; mapas de Karnaugh; sistemas de numeração e aritmética binária; códigos numéricos e alfanuméricos; circuitos combinacionais e sequenciais: Análise e projeto; famílias lógicas e circuitos integrados; conversores A/D e D/A. 5. Segurança no laboratório: Segurança na conexão de circuitos, montagem e armazenamento de instrumentos e materiais elétricos e eletrônicos. Acessórios de segurança. Choque elétrico.

Bibliografia Sugerida: ALMEIDA, José Luiz Antunes de. Eletrônica industrial. Editora Érica. AHMED, Ashfaq. Eletrônica de potência. São Paulo: Makron Books Ltda., 2000. BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2004. BOYLESTAD, R., NASHELSKY, L., Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. 8ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2004. CAPUANO, F. G., IDOETA, I. V. Elementos de Eletrônica Digital. 34ª ed. São Paulo: Érica. 2002. GRUITER, A. F. Amplificadores Operacionais. São Paulo: McGraw-Hill, 1988. MALVINO, A. P., Eletrônica, vols 1 e 2. São Paulo: Makron Books, 1995. O'MALLEY, John. Análise de circuitos. São Paulo: Makron Books Ltda., 1993. PERTECE JÚNIOR, A. Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos. 6ª ed. São Paulo: Editora Bookman, 2003. RASHID, M.H. Eletrônica de potência: circuitos, dispositivos e aplicações. Makron Books. SEDRA, Adel S. e SMITH, Kenneth C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books Ltda., 2000. TOCCI, R.J. E WIDMER, N.S. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 8ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

Conhecimentos Específicos: JAVA: sintaxe básica, palavras-chave, estrutura e construções básicas de um programa, compilação, tipos primitivos de dados, declaração e inicialização de variáveis, utilização de literais e strings, categorias de operadores e precedência, controle de fluxo de programas e repetição; JSF: conceitos básicos, funcionamento. Administração e desenvolvimento WEB: HTML, XML, XHTML, CSS, DOM, JavaScript. Protocolo HTTP. Controle de sessão. Desenvolvimento de aplicações web. CMS (Content Management System). Servidores Web. Padrão de projeto MVC (Model-View-Controller). Web Services. Orientação a Objetos - abstração de dados, definição de classes, métodos e atributos, herança, polimorfismo, encapsulamento, reutilização de componentes. Noções de UML - notações, diagramas, metodologia para utilização e ferramentas. Engenharia de Software: Conceitos, Documentação de sistemas e testes. Banco de dados: Modelo Entidade-Relacionamento, Gerenciamento de transações, Definição e manipulação de dados por meio de comandos SQL. Redes de computadores: tipos, componentes e tipos de servidores. Protocolos: conceitos básicos, o modelo OSI, padrão IEEE 802; TCP/IP: fundamentos, camadas, endereçamento IP, protocolos de aplicação, DNS, Telnet, FTP, TFTP, SMTP, HTTP; Cabeamento de rede: cabos, instalação e conectores; Redes sem fio: fundamentos e IEEE 802.1; Equipamentos de redes: repetidores e hubs, pontes e switches, roteadores; Compartilhamento de arquivos e impressoras: compartilhamento, instalação e acessos; Administração de usuários: gerenciamento, usuários e grupos, política de segurança e configurações de segurança; Conceitos de Internet e Intranet. Sistemas operacionais: Linux, Windows XP, Windows Vista. Ferramentas e aplicações de informática: navegadores de internet; Correio eletrônico; Segurança da informação; Cópia de segurança. Vírus: características, métodos de combate, formas de ataque e nomenclatura.

Bibliografia Sugerida: DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus,2004. 900 p. DEITEL, H.M.; DEITEL, P.J. JAVA como programar. 6. ed, São Paulo: Bookman, 2005.1152 p. DOUGLAS, Korry; DOUGLAS,Sussan. PostgreSQL: developer s library. 2nd ed. Indiana: Developer s Library, 2006. 1006 p. HORSTMANN, Cay; GEARY, David M. Core Java Server Faces. 2. ed. São Paulo: Alta Books, 2007. 522 p. KUROSE, James F.; ROSS, Keith W.; Redes de computadores e a Internet. 3. ed. São Paulo: Pearson Education/Addison Wesley, 2007. 656 p. MATOS, Alexandre Veloso. UML prático e descomplicado. São Paulo: Érica, 2002. 187 p. MATTHEW, Neil; STONES, Richard. Beginning databases with PostgreSQL: from notice to professional. 2nd ed. New York: Springer-verlag, 2005. 664 p. PAGE-JONES, Merlin. Fundamentos do Desenho Orientado a Objeto com UML. São Paulo:MAKRON Books, 2001. 462 p. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. 5. ed. Rio de janeiro: McGraw-Hill, 2002. 843 p. SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 808 p. TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus/Elsevier, 2003. 995 p. TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. 2. ed. Rio de Janeiro:Prentice Hall, 2007. 712 p.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem.

TÉCNICO EM MÚSICA:

Prova Prática: Execução de uma peça de livre escolha do repertório pianístico, com duração máxima de 10 min. Execução de uma peça de livre escolha do repertório camerístico, com duração máxima de 10 min. Leitura à primeira vista de uma peça do repertório pianístico ou camerístico. OBS.: Os músicos com os quais o candidato se apresentará são de sua responsabilidade.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, considerando as relações morfossintáticas e semânticas que se constituem.