UEA - Universidade do Estado do Amazonas - AM

Notícia:   Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - AM abre 206 vagas

UNIVERSIDADE DO ESTADO AMAZONAS - UEA

EDITAL Nº 054/2007, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2007

ALTERADO PELO EDITAL 02/2008

A Reitora da Universidade do Estado Amazonas - UEA no uso de suas atribuições legais, faz saber que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de vagas para o quadro de pessoal desta instituição, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público será regido por este Edital e executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, através da Comissão Permanente de Concursos - COPEC.

1.2. Os candidatos classificados no Concurso Público serão convocados para admissão de acordo com a classificação obtida e a necessidade de provimento, até o limite de vagas.

1.3. O candidato só poderá concorrer a um dos empregos públicos, efetuando somente uma inscrição.

1.4. As inscrições serão realizadas nos municípios de Manaus, Boca do Acre, Carauari, Lábrea, Coari, Eirunepe, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, S. Gabriel Da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

1.5. A Prova Objetiva será realizada no município onde o candidato efetivou a inscrição.

1.6. O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, prorrogável por igual período.

2 DOS EMPREGOS PÚBLICOS, REQUISITOS MÍNIMOS, VAGAS E REMUNERAÇÃO.

2.1. Vagas reservadas para Manaus

EMPREGO PÚBLICO

REQUISITO MÍNIMO

VAGAS PORTADOR NECESSIDADES ESPECIFICAS

VAGAS

Bibliotecário

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior completo em Biblioteconomia com Registro Profissional no Conselho competente.

1

16

Administrador

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em Administração com Registro Profissional no Conselho competente.

1

08

Auditor

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas com curso de especialização em AUDITORIA com carga de 360 (trezentos e sessenta) horas, reconhecido pelo MEC.

-

06

Procurador

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em Direito, com inscrição na OAB.

-

06

Laboratorista - Química

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo na área específica

-

02

Laboratorista - Instrumentação Meteorológica

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo na área específica

-

01

Laboratorista - Microbiologia

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em Biologia ou Bioquímica ou Engenharia Florestal.

-

01

Laboratorista - Cultura de Tecidos

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em Biologia ou Agronomia, Engenharia Florestal com experiência em Técnica de Cultura de Tecidos.

-

01

Técnico em Proc. de Dados - DBA

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em engenharia da Computação ou Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

-

01

Técnico em Proc. de Dados - Analista de WEB

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em engenharia da Computação ou Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

-

02

Técnico em Proc. de Dados - Sistemas Desktop

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em engenharia da Computação ou Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

-

02

Técnico em Proc. de Dados - Administrador de Rede

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em engenharia da Computação ou Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

-

03

Técnico em Informática

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio completo com Curso Técnico na área de Informática.

1

16

Técnico em Informática - Programador de WEB

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio completo com Curso Técnico na área de Informática.

-

04

Assistente de Administração

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio completo.

2

22

Auxiliar Administrativo

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental Completo

2

34

Auxiliar de Laboratório - Aux. de Consultório Dentário

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental completo com curso de ACD e registro no conselho competente.

1

15

Auxiliar de Laboratório - Materiais Dentário

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental completo com capacitação em Materiais Dentários.

1

15

Auxiliar de Informática

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental Completo com capacitação na área.

1

10

TOTAL DE VAGAS

165

-

2.2. Vagas Reservadas para os Municípios de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé.

EMPREGO PÚBLICO

REQUISITO MÍNIMO

VAGAS PORTADOR NECESSIDADES ESPECIFICAS

VAGAS POR MUNICÍPIO

Administrador

Salário mensal: R$ 2.500,00

Curso Superior Completo em Administração com Registro Profissional no Conselho competente.

-

01

Assistente de Administração

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio completo

-

04

Auxiliar Administrativo

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental Completo

1

06

Técnico de Laboratório - Química

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio Completo.

-

01

Técnico de Laboratório - Biologia

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio Completo.

-

01

Técnico de Laboratório - Física

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio Completo.

-

02

Auxiliar de Biblioteca

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental Completo com capacitação na área.

-

02

Vigilância

Salário mensal: R$ 500,00

Ensino Fundamental completo

-

02

Auxiliar de Conservação

Salário mensal: R$ 500,00

Ensino Fundamental completo

-

02

2.3. Vagas reservadas para os municípios de Boca do Acre, Carauari , Lábrea, Coari, Eirunepe, Humaitá, Manacapuru, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo e S. Gabriel da Cachoeira.

EMPREGO PÚBLICO

REQUISITO MÍNIMO

VAGAS PORTADOR NECESSIDADES ESPECIFICAS

VAGAS POR MUNICÍPIO

Assistente de Administração

Salário mensal: R$ 1.250,00

Ensino Médio completo.

-

02

Auxiliar Administrativo

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental Completo.

-

02

Auxiliar de Biblioteca

Salário mensal: R$ 850,00

Ensino Fundamental Completo com capacitação na área.

-

01

Vigilância

Salário mensal: R$ 500,00

Ensino Fundamental completo.

-

02

Auxiliar de Conservação

Salário mensal: R$ 500,00

Ensino Fundamental completo.

-

02

2.4. A carga horária de trabalho para os empregos públicos oferecidos será de 40 horas semanais, exceto para o emprego público de Procurador que será de 20 horas semanais.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A ADMISSÃO NO EMPREGO PÚBLICO

a) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data de admissão;

b) Ter o requisito mínimo exigido para o emprego público, conforme estabelecido no subitem 2 deste edital;

c) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português a quem foi conferido igualdade nos termos do parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal;

d) Ter cumprido o serviço militar ou dele ter sido dispensado, se do sexo masculino;

e) Ter a situação regularizada perante a Justiça Eleitoral;

f) Excepcionalmente, para os portadores de deficiência física, apresentar laudo médico que confirme aptidão para o exercício do emprego público ao qual está se inscrevendo;

g) Não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos;

h) Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos empregos públicos.

3.1. Os documentos comprobatórios dos requisitos mínimos deverão ser apresentados por ocasião da convocação para admissão, de que trata o item 13 deste Edital.

3.2. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3 impedirá a admissão do candidato, eliminando-o do concurso.

4 DA INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição para o concurso realizar-se-á no período de 18 a 29 de fevereiro de 2008 na capital e 25 a 29 de fevereiro de 2008 no interior, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12 e das 13h às 17h.

4.2. Para se inscrever o candidato deverá depositar o valor da taxa de inscrição correspondente ao nível de escolaridade exigida pelo emprego público, na Conta Corrente nº 38.941-2 Agência 3711-7 do Bradesco e logo após dirigir-se ao posto de inscrição, anexo I.

4.3 Não serão aceitos depósitos efetuados em CAIXAS ELETRÔNICOS através de envelope.

4.4 Valor da taxa de inscrição:

Ensino Fundamental - R$ 30,00 (trinta reais)

Ensino Médio - R$ 30,00 (trinta reais)

Ensino Superior - R$ 40,00 (quarenta reais)

4.5 Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos de inscrição para participação do concurso, pois a taxa, uma vez paga, não será restituída.

4.6 O simples pagamento da taxa de inscrição não garante a inscrição no concurso.

4.7 Após o pagamento da taxa o candidato, portando o respectivo comprovante, deverá dirigir-se ao posto de inscrição do seu município (anexo I), no horário de 8h às 12h, e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira, onde receberá o Manual do Candidato com a Ficha de Inscrição.

4.8 O candidato deverá efetivar sua inscrição, no mesmo local e horário, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Documento oficial de identidade (via original com foto). O documento deve estar em perfeitas condições de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato;

b) Comprovante de depósito bancário, no valor da taxa de inscrição;

c) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, sem rasuras e assinada pelo próprio candidato.

4.9 Ao preencher a ficha de inscrição o candidato deverá indicar o emprego público pretendido. Na hipótese de deixar em branco o campo correspondente ao emprego público, a inscrição será cancelada.

4.10 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração de emprego públicos e nem de municípios.

4.11 Serão considerados documentos de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar; Carteiras Profissionais expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

4.12 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, CPF, carteira de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade.

4.13 Será exigida identificação especial ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

4.14 Para efetuar a inscrição é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

4.14.1 O candidato que não possuir CPF próprio deverá solicitá-lo nos postos credenciados localizados em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e dos Correios ou na Receita Federal, em tempo hábil, isto é, de forma que consiga obter o respectivo número antes do término do período de inscrição.

4.14.2 Terá a sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que deixar em branco o campo correspondente ao CPF ou usar o CPF de terceiro para realizar a sua inscrição.

4.15 A COPEC dispõe do direito de excluir do Concurso aquele que não preencher a Ficha de Inscrição de forma completa, correta e legível, ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

4.16 Será permitida a inscrição por Procuração reconhecida em Cartório, mediante a entrega do respectivo mandato com poderes específicos, acompanhado de cópia legível do documento de identidade do candidato e apresentação da identidade (via original) do Procurador.

4.17 O candidato inscrito por Procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu Procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento da Ficha de Inscrição e de sua entrega.

4.18 A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, prova ou a convocação para admissão do candidato, desde que verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas ou documentos.

4.19 Não serão aceitas, em quaisquer hipóteses, inscrições provisórias, condicionais ou extemporâneas.

4.20 Não serão aceitos documentos irregulares, ilegíveis ou rasurados.

4.21 A inscrição no presente concurso público implica o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital e dos demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá, em momento algum, alegar desconhecimento.

5 DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECÍFICAS

5.1. Aos portadores de necessidades específicas é assegurado o direito de inscrição no presente concurso desde que as necessidades de que são portadores não sejam incompatíveis com as atribuições do emprego público, com reserva na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas por emprego público e quando tal percentual significar, no mínimo, 1 (um) inteiro, em obediência ao disposto na Constituição Federal.

5.2. O candidato portador de necessidades específicas deverá apresentar, no ato da inscrição, atestado médico que indique a espécie e o grau ou nível da necessidade de que é portador, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a sua provável causa ou origem.

5.3. Na falta do atestado médico ou não contendo este as informações acima indicadas, a inscrição será processada como de candidato não portador de necessidade específica mesmo que declarada tal condição.

5.4. Será considerada como necessidade específica aquela conceituada na medicina especializada de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos, observados os critérios médicos de capacitação laboral.

5.5. Não serão considerados como necessidade específica os distúrbios de acuidade visual ou auditiva, passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou aparelhos específicos.

5.6. No ato da inscrição, o candidato deverá requerer, através de formulário próprio fornecido pela coordenação de inscrição, as condições especiais necessárias para a realização da prova.

5.7. O candidato que não solicitar, no prazo estabelecido, as condições especiais previstas no item acima, não poderá utilizar-se desse benefício.

5.8. Serão adotadas todas as providências que se façam necessárias a permitir o fácil acesso de candidatos portadores de necessidades específicas aos locais de realização das provas, sendo de responsabilidade dos mesmos, entretanto, trazer os equipamentos e instrumentos imprescindíveis à feitura das provas.

5.9. Ressalvadas as disposições especiais deste item, os candidatos portadores de necessidades específicas participarão deste concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, ao local de aplicação, ao conteúdo e correção das provas, aos critérios de aprovação e a todas as demais normas que regem este concurso.

5.10. O candidato que no ato de inscrição se declarar portador de necessidades específicas, se classificado, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a ordem de classificação.

5.11. O candidato portador de necessidades específicas, classificado, que venha a ser convocado para os procedimentos pré-admissionais será submetido, no exame de saúde, à perícia específica destinada a verificar a existência da deficiência declarada e a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do emprego público especificado neste edital, cuja conclusão terá prevalência sobre qualquer outra.

5.12. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de necessidades específicas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com observância da ordem de classificação.

6 DO CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

6.1. Em Manaus - O candidato deverá comparecer à quadra da Escola Superior de Tecnologia - EST/UEA no período de 01 a 04 de abril de 2008, no horário de 8h às 12h e das 13h as 7h, munido do comprovante de inscrição, para receber o Cartão de Confirmação, que deverá conservar em seu poder e apresentá-lo por ocasião da realização da prova.

6.2. Nos Municípios de Boca do Acre, Carauari, Lábrea, Coari, Eirunepe, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, S. Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé, o candidato receberá o Cartão de Confirmação no mesmo local onde efetivou a inscrição.

6.3. No ato do recebimento do Cartão de Confirmação o candidato ou seu procurador deverá, obrigatoriamente, conferir os dados pessoais, bem como dia, local, sala e horário de realização da prova.

7 DAS PROVAS OBJETIVAS

7.1. O concurso consistirá de Provas Objetivas (Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos), de caráter eliminatório e classificatório abrangendo o conteúdo programático constante do MANUAL DO CANDIDATO que será entregue no ato da inscrição;

7.2. A Prova terá duração máxima de 3 (três) horas e será aplicada em data, local e horário a ser informados no Cartão de Confirmação.

7.3. A prova objetiva constará de 40 (quarenta) questões, de múltipla escolha, contendo alternativas de A a D e uma única resposta correta;

7.4. Cada questão certa da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais valerá 01 (um) ponto e cada questão certa da Prova de Conhecimentos Específicos valerá 02 (dois) pontos;

7.5. Os candidatos inscritos aos empregos públicos em nível de Ensino Fundamental farão provas de Conhecimentos Gerais sendo 20 (vinte) questões de Português e 20 (vinte) questões de Matemática.

7.6. Os candidatos inscritos aos empregos públicos de Assistente Administrativos farão provas de Conhecimentos Gerais sendo 20 questões de Português, 10 questões de Matemática e 10 questões de informática básica.

7.7. Os candidatos inscritos aos empregos públicos de Técnico em Informática e Técnico de laboratório farão provas de Conhecimentos Gerais (10 questões de Português e 10 questões de Matemática) e 20 questões de Conhecimentos Específicos.

7.8. Os candidatos inscritos aos empregos públicos em nível de Ensino Superior farão provas de Conhecimentos Gerais, (15 questões de Português) e 25 questões de conhecimentos específicos.

8. DA REALIZAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

8.1. O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado para o seu início, munido somente de caneta esferográfica de ponta grossa com tinta preta, do Cartão de Confirmação e do documento de identidade original.

8.2. As questões serão elaboradas de acordo com o conteúdo programático constante no Manual do Candidato.

8.3. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade (via original), na forma definida no subitem 4.11 deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso.

8.4. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

8.5. A identificação especial será exigida ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas a fisionomia ou à assinatura.

8.6. Para segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, a COPEC/CETAM poderá proceder a coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital.

8.7. Não será admitido ingresso de candidato ao local de realização da prova após o horário fixado para o seu início.

8.8. Em nenhuma hipótese a prova poderá ser aplicada fora da data, do horário e do espaço físico pré-determinado pela Comissão do Concurso, constante do Cartão de Confirmação.

8.9. Não haverá segunda chamada para realização das provas. O não comparecimento do candidato para fazer a prova implicará na sua eliminação automática do concurso.

8.10. O candidato só poderá se retirar da sala de prova levando o Caderno de Questões, 30 minutos antes do término da prova. Saindo da sala antes desse horário perderá todos os direitos sobre o caderno.

8.11. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão de afastamento de candidato da sala de provas.

8.12. O candidato deverá transcrever as respostas da prova para a Folha de Respostas, que será o único documento válido para a correção.

8.13.

8.14. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o candidato que, durante a realização das provas:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido portando armas ou aparelho eletrônicos tais como bip, telefone celular, gravador, receptor, walkman, pager, notebook e/ou equipamento similar bem como óculos escuros, boné, chapéu e gorro;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e com os candidatos;

e) fizer anotações de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio que não os permitidos;

f) recusar-se a entregar o material da prova ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a Folha de Respostas;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso;

l) Não permitir a coleta de sua assinatura e/ou de sua impressão digital.

8.15. O CETAM/COPEC não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

8.16. No dia de realização da prova não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da prova e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo da prova e/ou a critérios de avaliação e classificação.

8.17. O gabarito oficial da prova será publicado, no máximo, até 24 horas após a realização da mesma.

8.18. O gabarito oficial preliminar da prova será afixado nos quadros de avisos do CETAM e divulgado no site da UEA www.uea.edu.br e em jornal de grande circulação;

8.19. O candidato que desejar fazer qualquer reclamação quanto à prova e ao gabarito publicado deverá proceder de acordo com a orientação descrita no item 11 do edital.

9. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

9.1. A prova objetiva será corrigida por meio de processamento eletrônico;

9.2. Será considerado Aprovado o candidato que obtiver o acerto mínimo de 30% das questões propostas;

9.3. A classificação será feita na ordem decrescente de pontuação, somando-se os pontos da Prova Objetiva;

9.4. O resultado final dos classificados para cada emprego público, será publicado no Diário Oficial;

9.5. Os candidatos que, no ato da inscrição, declararam ser portadores de deficiência, se classificados nas provas, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em relação à parte, observados a respectiva ordem de classificação.

9.6. Será eliminado o candidato que não obtiver o acerto mínimo exigido no subitem 9.2 deste edital, não tendo classificação alguma no concurso público;

9.7. Para efeito de classificação será procedido o somatório das notas de todas as disciplinas que compõem as provas de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos.

9.8. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, pelo total de pontos obtidos, por emprego público.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1. Ocorrendo empate no total de pontos obtidos pelo candidato, o desempate beneficiará, sucessivamente, aquele que:

10.1.1.obtiver maior número de pontos na prova de conhecimento específico;

10.1.2.obtiver maior número de pontos na prova de Português;

10.1.3.obtiver maior número de pontos na prova de matemática;

10.1.4.persistindo o empate o candidato de maior idade;

11. DOS RECURSOS

11.1. Para interpor recurso contra questões da prova, gabaritos oficiais preliminares o candidato disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação;

11.2. Os recursos devidamente fundamentados, digitados e dirigidos à Comissão Permanente de Concursos e deverão ser entregues, em três vias (uma original e duas cópias), pelo candidato ou seu procurador no setor da Comissão Permanente de Concursos - no CETAM, localizada na Av. Djalma Batista 440/A - N. S. das Graças, no horário de expediente (das 08h às 12h e das 13h às 17h);

11.3. Recurso relativo ao conteúdo das questões constantes da prova e/ou ao gabarito, deverá conter as seguintes especificações:

a) capa única, constando o nome, o número de inscrição, cargo e a assinatura do candidato;

b) folhas separadas para questões diferentes;

c) em cada folha, identificação do número da questão, do item, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pela Comissão Organizadora;

d) para cada item, argumentação lógica e consistente;

e) não deve haver identificação do candidato nas folhas com as questões e argumentações.

11.4. Os pontos correspondentes à anulação de itens da prova de determinado emprego público serão atribuídos a todos os candidatos submetidos à mesma prova;

11.5. Quanto ao resultado final do concurso, serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo, expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número da sua inscrição, documento de identidade (RG), opção do emprego público a que está concorrendo, endereço, telefone e assinatura;

11.6. O recurso inconsistente ou interposto fora do prazo estipulado será indeferido;

11.7. Todos os recursos recebidos serão analisados pela Comissão, que emitirá parecer conclusivo nas 72 (setenta e duas) horas seguintes e as justificativas das alterações de gabaritos serão divulgadas no site da UEA www.uea.edu.br quando da divulgação do gabarito definitivo. Não serão dadas respostas individuais aos candidatos;

11.8. Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recursos de gabarito oficial definitivo.

12. DA HOMOLOGAÇÃO

12.1. O resultado final do concurso será homologado pela Reitora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e publicado no Diário Oficial do Estado.

13. DA CONTRATAÇÃO

13.1. O candidato convocado para admissão deverá apresentar os seguintes documentos, no prazo fixado para a contratação, sob pena de eliminação e convocação do que o suceder:

a) exame médico, constando de inspeção clínica e exames complementares; caso o candidato seja considerado inapto para o emprego público a que se destina, não poderá ser empossado. Esta avaliação tem caráter eliminatório;

b) apresentação nos prazos fixados dos documentos a seguir:

- Comprovante do requisito mínimo exigido para emprego público ao qual concorreu.

- Identidade Profissional do Conselho Regional

- Título de Eleitor - comprovante de votação no último pleito;

- CIC/CPF;

- Comprovante de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino;

- Cédula de Identidade;

- Atestado de Aptidão Física e Mental;

- Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme o Estado Civil;

- 02 (duas) fotografias, recentes, tamanho 3x4 (não instantâneas);

- Certidão de Nascimento dos filhos;

- Declaração de compatibilidade de horário, se exercer outro emprego ou emprego público, nos termos da Constituição Federal, Art. 37;

13.2. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos aos candidatos classificados, nem cópias que não sejam conferidas à vista dos originais.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. A inscrição no concurso implica o conhecimento e aceitação, por parte do candidato, de todas as condições estabelecidas neste Edital.

14.2. A inexatidão das informações ou irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ainda que verificadas posteriormente, acarretarão a perda dos direitos decorrentes do concurso.

14.3. Será eliminado do concurso se a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito.

14.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação do concurso, valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

14.5. A aprovação no concurso não gera direito à admissão, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem de classificação final.

14.6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, Editais, Convocações e comunicados referentes a este Concurso Público no Diário Oficial do Estado do Amazonas e na Imprensa local.

14.7. Serão publicados no Diário Oficial do Estado do Amazonas apenas os nomes dos candidatos que lograrem classificação no concurso.

14.8. Caso a admissão do candidato aprovado implique em sua mudança de domicílio, todas as despesas daí decorrentes correrão às suas expensas, sem ônus algum para a Universidade do Estado do Amazonas.

14.9. Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada antes da realização das provas, mediante nova publicação do item ou itens alterados.

14.10. As disposições e instruções contidas no Manual do Candidato e nos cadernos de provas constituem normas que passam a integrar o presente Edital.

14.11. Os casos omissos serão decididos pela Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas em conjunto com a Comissão Permanente de Concursos do CETAM.

Manaus, em 10 de dezembro de 2007.

Marilene Corrêa da Silva Freitas
Reitora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

ANEXO I

DOS LOCAIS DE INSCRIÇÃO

EM MANAUS:

· PAC Alvorada - Rua Desembargador João Machado, 4922 - Planalto;

· PAC Centro - Rua Marquês de Santa Cruz, s/n - Armazém 10 do Porto de Manaus;

· PAC Cidade Nova I - Av. Noel Nutels, nº 1.350 - Centro de Compras da Cidade Nova I;

· PAC Compensa I - Av. Brasil, nº 1325 - Compensa I;

· PAC Educandos - Avenida Beira Mar, s/n, Educandos; · PAC São José - Alameda Cosme Ferreira, Shopping São José;

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM - Av. Djalma Batista 440 A - Nossa Senhora das Graças.

NO INTERIOR: BOCA DO ACRE - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua BL,nº23, km.7, Platô do Piquiá CEP 69850-000 - Boca do Acre/AM
Fone: (0xx 97) 3451-2413

CARAUARI - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua Juscelino Kubitschek, s/n - Centro - Carauari/AM
Fone: 0xx97-34911876

CAREIRO CASTANHO - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua Paraná, 210 - Centro Careiro Castanho/AM
Fone: 0xx92-33621176

COARI - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua C, s/n. º. Conjunto Amazonino Mendes, Bairro União CEP.69460-000 Coari/AM
Fone: (0xx97) 3561-3400

EIRUNEPÉ - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Avenida Getúlio Vargas s/nº, São José CEP.69880-000 Eirunepé/AM
Fone: (0xx97) 3481-1001

HUMAITÁ NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Travessa do DNER, s/nº - Centro CEP.69800-000 Humaitá/AM
Fone: (0xx97) 3373-2877

ITACOATIARA - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA UEA
Endereço: Rua Mário Andreazza São Francisco - CEP 69000-000 Itacoatiara/AM
Fone: (0xx92) 3521-2985

MANACAPURU - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua Valdemar Ventura, bairro do São José - CEP 69000-000 Manacapuru/AM
Fone: (0xx92) 3361-4249

MANICORÉ - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Estrada do Atininga, s/n - Manicorezinho - Manicore
Fone: (0xx97) 3385-2105

MAUÉS - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua Higina Bonilha Rolim, s/n - Col. Negreiros - Maués
Fone: (0xx97) 3542-1542

PARINTINS - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA UEA
Estrada Odovaldo Novo, S/N Estrada do Aeroporto
CEP 69152-470 - Parintins/AM Fone: (0xx 92) 3533-6630/3533-6637

PRESIDENTE FIGUEIREDO - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Rua Acaricoara, 43 - Centro - Presidente Fiqueiredo
Fone: (0xx92 9128-8228

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA
Avenida Calha Norte, s/nº, Cachoeirinha CEP. 69750-000 São Gabriel da Cachoeira/AM
Fone:(0xx97) 3471-3469

TABATINGA - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA UEA
Avenida da Amizade, 74 Centro - CEP 69640-000 Tabatinga/AM
Fone: (xx97)3412-4980 / 3412-4192.

TEFÉ - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA UEA
Estrada do Bexiga, 1085 Jerusalém - CEP 69470-000 Tefé/AM
Fone: (0xx97) 3343-3461 / 3343-3396

ANEXO II

CRONOGRAMA DE EVENTOS

EVENTO

DATA

Publicação do edital

10 de dezembro de 2007

Período de inscrição

Capital: 18 a 29 de fevereiro de 2008

Interior: 25 a 29 de fevereiro de 2008

Entrega do cartão de confirmação (capital e interior)

01 a 04 de abril de 2008

Aplicação da prova (capital e interior)

13 de abril de 2008

As provas terão duração de 3(três) horas

Publicação do gabarito

14 de abril de 2008

Entrada de recurso ao gabarito da prova

15 e 16 de abril de 2008

Resultado

30 de abril de 2008

Entrada de recurso contra o resultado

24 horas após a divulgação do resultado

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS QUE EXIJAM ENSINO FUNDAMENTAL

Português: Compreensão e interpretação de texto; estrutura do parágrafo. Sistema ortográfico vigente; divisão silábica; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Conhecimento das normais gerais de pontuação. Gramática portuguesa: estrutura e formação de palavras; emprego das diversas classes de palavras; flexão nominal e verbal; oração e seus termos; composição do período: composição e subordinação; concordância nominal e verbal; colocação dos pronomes; regência nominal e verbal. Crase.

Matemática: Conjunto dos números naturais: operações. Expressões. Problemas. Múltiplos e divisores: divisibilidade. MDC. MMC. Conjunto dos números inteiros e racionais: frações. Operações. Problemas. Expressões numéricas. Sistema Legal de Medidas. Perímetro e área de figuras planas. Razões e Proporções: regras de três simples e composta. Juros e porcentagem.

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS QUE EXIJAM O ENSINO MÉDIO

Matemática: Operações com números naturais, fracionários e decimais; sistema métrico decimal: perímetros e áreas de figuras planas; equação do 1º e 2º graus; regra de três simples e composta; porcentagem e juros simples; produtos notáveis e fatoração; funções: domínio e imagem, função do 1º e 2º graus, inequações do 1º e 2º graus; progressões aritméticas e geométricas;

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Termos da Oração: Orações Coordenadas e Subordinadas.

Informática Básica: (Exceto os cargos de: Técnico em Informática e Técnico de laboratório) Noções de informática: 1. Noções gerais de operação de editor de textos Word 2000: principais comandos aplicáveis ao texto, tabelas, mala direta. 2. Noções gerais de operação operacional Windows 2000: uso de arquivos, pastas e operações mais freqüentes. 3. Noções gerais de operação da planilha Excel 2000: digitação e edição de dados, construção de fórmulas para cálculos de valores, formatação de dados e gráficos. 4. Noções gerais de utilização de Internet. 5. Utilização do correio eletrônico.

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS QUE EXIJAM O ENSINO SUPERIOR

Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Significação das palavras. 12. Termos da Oração: Orações Coordenadas e Subordinadas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEL SUPERIOR

BIBLIOTECÁRIO

1. Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: teorias, conceitos e definições. 2. Biblioteca Especializada (Saúde): serviços e produtos, planejamento e gestão. 3. Acervo e Coleções. 4. Normas de Documentação: teoria e prática. 5. Processos técnicos: preservação, catalogação, classificação e conservação. 6. Papel social do Bibliotecário.

ADMINISTRADOR

1. Teorias de Administração: Planejamento. Processo decisório. Estrutura organizacional. Visão das principais áreas funcionais de uma organização: marketing, finanças, recursos humanos e produção. As teorias administrativas. Utilização dos conceitos na prática administrativa. 2. Organização, Sistemas e Métodos: Comparação crítica das principais abordagens aos estudos das organizações. Problemas básicos de concepção das estruturas e processos organizacionais em diferentes níveis: global, intermediário e operacional. Ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho. 3. Administração de Recursos Humanos: Estratégias e desafios de RH. Administração da força de trabalho. Clima organizacional. Planejamento de pessoal e sistema de informação de RH. Gerenciamento de Desempenho Recrutamento e seleção. Desenvolvimento de RH e treinamento. 4. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: Padronização, normalização, classificação e inspeção de materiais. Compras, especificações, seleção de fornecedores e análise de valor. Gestão de Estoques. Logística de suprimentos. 5. Administração de Sistemas de Informação: Tipos e usos de informação. Tratamento das informações. Conceitos e propriedades dos sistemas de informação. Elaboração de um sistema de informação. Custos e benefícios de um sistema de informações. 6. Administração Pública: princípios da administração pública, concessão e permissão de serviços públicos; Lei de Responsabilidade Fiscal; contratos administrativos; orçamento. Licitação; Conceito, princípios, modalidades. Dispensa e inexigibilidade. Edital: aspectos principais. 7. Contabilidade geral: sistema contábil; demonstrações contábeis; patrimônio; conceitos de ativo, passivo, receita, despesa e resultado; custo; técnicas de orçamento e controle. AUDITOR

ADMINISTRAÇÃO: Planejamento: conceitos, elementos e tipos. Procedimentos e planejamento. Elaboração de plano. Aspectos históricos do planejamento no Brasil. Matemática Financeira. Administração de Materiais. Organização Sistemas e Métodos. Administração de Recursos Humanos. CONTABILIDADE: Contabilidade Geral: conceito, objetivo, campo de aplicação, Patrimônio e suas variações. Escrituração. Apuração de resultados e demonstrativos. Orçamento: conceito e princípios, regimes financeiros. Classificação da receita. Classificação da despesa: institucional, funcional programático e por natureza. Créditos adicionais: espécies, características e fontes de financiamentos. Contabilidade Pública: Características. Estágio das receitas e despesas. Receitas e despesas extra-orçamentárias. Receitas e despesas orçamentárias efetivas e mutações. Variações independentes da execução orçamentárias. ECONOMIA: 1-Planejamento Empresarial: Noções sobre Diagnóstico; Elaboração e Acompanhamento de Planos. 2-Noções de Macro-Economia: Papel das Receitas e Gastos Públicos. Dívida Pública Fiscal e Monetária. Balança Comercial, Balança de Serviços, Balança de Transações Correntes e Balanço de Pagamentos. Dívida Interna e Dívida Externa. 3-Economia Regional: Conhecimentos Gerais sobre Extrativismo, culturas Florestais e Regionais e agroindústrias. 4-Métodos Quantitativos: Noções sobre Índices Econômicos, Valores Constantes e Valores correntes, Tabulação e Interpretação de Dados e Formulação de Gráficos.

PROCURADOR

DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Conceito, fontes e princípios do Direito Administrativo. 2. Administração Pública: Estrutura Administrativa: conceito, elementos, poderes, organização, órgãos públicos, agentes públicos. Atividades Administrativas: conceito, natureza, fins e princípios básicos. Poderes e deveres do Administrador Público. Uso e abuso do Poder. 3. Poderes Administrativos: poder vinculado, poder discricionário, poder hierárquico, poder regulamentar, poder disciplinar e poder de polícia. 4. Atos Administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécie, anulação e revogação: efeitos. 5. Organização Administrativa Brasileira: administração direta e indireta. Centralização e descentralização. 6. Responsabilidade civil da administração. Ação de indenização. Ação regressiva. 7. Licitações (Lei n° 8.666, de 21/06/93, DOU de 22/06/93): conceito, princípios, objeto e finalidade. Obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade. Modalidades. Procedimentos e Fases. Revogação e anulação (fundamentos, iniciativa e efeitos decorrentes). Contratos Administrativos: conceito, características e principais tipos, reajuste de preços, reequilibrio econômico e financeiro. 8. Servidor Público - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis (Lei 8.112, de 11/12/1990 - DOU de 12/12/90 e suas alterações). Mandado de Segurança individual e coletivo. Ação civil pública. 9.Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). Legislação e Normas do Ensino Superior: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20/12/96). 2. Conselho Estadual de Educação (Resolução nº 129, 29/10/02): credenciamento e renovação do credenciamento da Universidade. Reconhecimento e renovação do reconhecimento dos Cursos 3. Estatuto da UEA (Decreto nº 21.963, 27/06/01). Lei-Delegada nº 114, 18/05/2007. 4. Vagas do Concurso Vestibular (Lei nº 2.894, 31/05/04): distribuição das vagas em cursos de graduação. 5. Quadro Docente: Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Superior da UEA (Lei nº 3.098, 13/12/06). 6. Quadro Técnico-Administrativo: Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores Técnico e Administrativo da UEA (Lei nº 3.114, de 08/01/07). 7. Quadro Discente: Transferência Obrigatória. Transferência Facultativa. Transferência de Localidade (Lei nº 9.536, 11/12/97, Lei nº. 9.394, de 20/12/96, Resolução nº 004, de 12/02/03-CONSUNIV, Resolução nº 025, de 24/11/05-CONSUNIV). Regime Disciplinar dos Discentes (Resolução nº 001, de 26/06/01).

DIREITO CIVIL: 1. Lei de introdução do Código Civil arts. 1º a 6º. 2. Pessoa Natural. 3. Pessoa Jurídica. 4. Tutela e Curatela. 5. Domicilio Civil. 6. Bens: classificação. 7. Negocio jurídico: defeitos e invalidade, forma e prova. 8. Atos ilícitos. 9. Prescrição e decadência. 10. Obrigações: moralidades. 11. Contratos: formação, efeitos, classificação, extinção.

DIREITO CONSTITUCIONAL: I. Constituição: conceitos e tipos. II. A Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1988: 1. Princípios Fundamentais. 2. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade. 3. Administração Pública: disposições gerais, servidores públicos civis e militares. 4. Poderes da União. 5. Poder Legislativo: o Congresso Nacional e suas atribuições: a Câmara dos Deputados; o Senado Federal, o Processo Legislativo, fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 6. Poder Executivo: o Presidente e o Vice-Presidente da República, atribuições e responsabilidades do Presidente da República. 7. Poder Judiciário: disposições gerais, o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal da Justiça; Tribunais Regionais Federais e Juizes Federais; Tribunais e Juizes dos Estados. 8. Funções Essenciais à Justiça. 9. Finanças Públicas: normas gerais, orçamentos. 10. Ordem Social: disposição geral, seguridade social, educação, a família, a criança, o adolescente e o idoso.

DIREITO DO TRABALHO: 1. Contrato individual de trabalho: natureza jurídica; duração; alteração; suspensão e interrupção; término do contrato. 2. Contratos especiais de trabalho: trabalho temporário; estagiário (Decreto n° 87.497, de 18/8/82). 3. Jornada de trabalho: limitação da jornada: formas de prorrogação; horário de trabalho; trabalho noturno; repouso semanal remunerado. 4. Férias: férias individuais e coletivas; período aquisitivo e concessivo. 5. Remuneração. Abono. Efeitos na rescisão contratual. Remuneração e salário: parcelas integrantes do salário mínimo; salário profissional; salário normativo; princípios de proteção do salário; gratificação de natal; descontos legais. 6. Normas complementares de proteção ao trabalhador. Salário-Família; Seguro-Desemprego; Estabilidade e garantia de emprego: dirigente sindical; gestante; o acidentado e o integrante da CIPA. 7. Atividades insalubres e perigosas. 8. Da rescisão contratual: prazos de pagamentos rescisórios; multas; homologações das rescisões contratuais; órgãos competentes para homologar as rescisões; formas de pagamento.

LABORATORISTA - QUÍMICA

Medidas e Tratamento de Dados. pH e Soluções Tampão. Técnica de Titulação. Ácido-base. Técnicas de Segurança em Laboratórios de Química Orgânica. Preparo de Soluções Orgânicas. Processos físicos de separação. Princípios e aplicações da cromatografia. Espectroscopia de UV-Visível.

LABORATORISTA - INSTRUMENTAÇÃO METEOROLÓGICA

1. Instrumentos e Praticas de Observação Meteorológica de Altitude: Instrumentos destinados à medida das sondagens aerologicas do ar superior. Radiosondas. Balão Cativo. Sodares. Lidares. Princípios de funcionamento. Tipos de observações realizadas. 2. Instrumentos Meteorológicos de superfície: Instrumentos destinados à medida meteorológica de superfície princípios básicos das medidas meteorológicas de superfície. Instrumentos destinados a medidas de fenômenos especiais. 3. Princípios práticos dos equipamentos utilizados nas medidas meteorológicas. Calibração e manipulação dos equipamentos utilizados nas medidas meteorológicas: experimentação de técnicas.

LABORATORISTA - MICROBIOLOGIA

Técnicas microbiológicas. Caracterização e identificação de bactérias, fungos filamentosos, leveduras e utilização de chaves dicotômicas. Organização taxonômica dos fungos. Crescimento de microrganismos. Tecnologia de DNA recombinante. Os fungos na biotecnologia. Microbiologia industrial. Produção de proteínas unicelulares, enzimas, antibióticos, aminoácidos e vitaminas. Enzimas: classificação, funcionamento, cinética enzimática, reações enzimáticas.

LABORATORISTA - CULTURA DE TECIDOS

Conceitos básicos de cultura de tecidos vegetais.. Micropropagação de plantas. Técnicas de cultivo in vitro de tecidos vegetais. Cultura de Meristemas e produção de plantas livres de patógeno. Embriogênese Somática. Variação Somaclonal. Seleção In vitro. Cultura de Protoplastos e hibridação somática. Estabilidade genotípica e variação somaclonal em células, tecidos e plantas derivadas do cultivo in vitro. Fatores afetando o crescimento e morfogênese: genótipo e ambiente físico. Fatores afetando o crescimento e morfogênese: fatores dependentes do tecido. Componentes do meio de cultura. Reguladores de crescimento. Transformação genética de plantas. Aplicações da cultura de células e tecidos vegetais.

TÉCNICO EM PROC. DE DADOS - DBA

Básico:

Fundamentos de computação. Conceitos básicos da Organização e Arquitetura de computadores. Conceitos básicos de Hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, barramentos de Entrada e Saída. Tipos de Memória. Memória Associativa/Cache. Funcionalidade dos drivers de dispositivos. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais de Redes, Sistemas Operacionais da família Windows e Linux. Vírus de computador. Aplicativos básicos: Processadores de textos e planilhas eletrônicas. Conceitos básicos da Internet, navegadores Web, aplicativos e serviços de e-mail, protocolos do correio eletrônico da Internet (POP3 e SMTP), aspectos de segurança da Internet. Protocolos e serviços de rede utilizados na Internet.

Específico:

Conceitos de Banco de Dados e de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados. Dicionário de Dados. Modelos de Dados. Modelagem de Dados: Projeto conceitual de um Banco de Dados, Diagrama de Entidade e Relacionamento, Modelos de DER Estendidos, Projeto lógico de um Banco de Dados Relacional, Linguagem SQL (DDL e DML). Normalização - Formas Normais. Restrições de Integridade. Administração do SGBD Oracle 9i e PostgreSQL. Conceitos de Datawarehouse, arquitetura OLAP, Datamining e Datamart. Arquitetura em três camadas. Bancos de dados distribuídos. Conceitos de ODBC.

TÉCNICO EM PROC. DE DADOS - ANALISTA DE WEB

Básico:

Fundamentos de computação. Conceitos básicos da Organização e Arquitetura de computadores. Conceitos básicos de Hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, barramentos de Entrada e Saída. Tipos de Memória. Memória Associativa/Cache. Funcionalidade dos drivers de dispositivos. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais de Redes, Sistemas Operacionais da família Windows e Linux. Vírus de computador. Aplicativos básicos: Processadores de textos e planilhas eletrônicas. Conceitos básicos da Internet, navegadores Web, aplicativos e serviços de e-mail, protocolos do correio eletrônico da Internet (POP3 e SMTP), aspectos de segurança da Internet. Protocolos e serviços de rede utilizados na Internet.

Específico:

Fundamentos e Sintaxe da UML. Fundamentos e utilização de HTML. Formatação de páginas web. Estrutura de páginas Web. URLS. Uso correto de tags. Conceitos de CSS. Conceito WYSIWYG. Conceitos de sistemas cliente-servidor. Noções de Programação Orientada a Objetos. Programação JAVA. Desenvolvimento de aplicações na plataforma J2EE. Uso de Servlets e JSP. Utilização e configuração do Tomcat e do Jboss. Utilização e configuração do Eclipse (v. 3.3). CVS (Controle de Versões). Linguagens ASP e PHP. Linguagem XML. Acesso a Banco de Dados utilizando JAVA, PHP, JSP, ASP e XML. Segurança da informação. Conceitos do protocolo SSL. Conceitos de Proxy. Conceitos de Firewall e NAT. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. Fundamentos de Chave Pública e Privada, Assinatura Digital, Certificação digital. Conceitos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados - SGBD. Comandos Básicos SQL.

TÉCNICO EM PROC. DE DADOS - SISTEMAS DESKTOP

Básico:

Fundamentos de computação. Conceitos básicos da Organização e Arquitetura de computadores. Conceitos básicos de Hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, barramentos de Entrada e Saída. Tipos de Memória. Memória Associativa/Cache. Funcionalidade dos drivers de dispositivos. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais de Redes, Sistemas Operacionais da família Windows e Linux. Vírus de computador. Aplicativos básicos: Processadores de textos e planilhas eletrônicas. Conceitos básicos da Internet, navegadores Web, aplicativos e serviços de e-mail, protocolos do correio eletrônico da Internet (POP3 e SMTP), aspectos de segurança da Internet. Protocolos e serviços de rede utilizados na Internet.

Específico:

Configuração, Instalação e Administração dos Sistemas Operacionais das famílias Windows (2000, XP e Vista) e Linux, utilização e compartilhamento dos recursos de sistema e de redes, configuração de serviços de rede TCP/IP e aspectos de segurança nesses ambientes. Comandos básicos do Linux. Configuração e Manutenção de aplicativos de automação de escritório, em específico os pacotes mais atuais do MSOffice (Word, Excel e Power Point) e os aplicativos de automação que fazem parte do OpenOffice 2.3. Arquitetura TCP/IP, serviços TCP/IP e principais utilitários. Configuração dos serviços e protocolos TCP/IP nos ambientes Windows e Linux. Vírus de computador. Sistemas de Recuperação e Backup. Tipos de Backup. Segurança da informação. Segurança de redes de computadores. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. Fundamentos de Chave Pública e Privada, Assinatura Digital, Certificação digital. Conceitos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados - SGBD. Conceitos de Redes de Computadores, de rede TCP/IP e Ethernet.

TÉCNICO EM PROC. DE DADOS - ADMINISTRADOR DE REDE

Básico:

Fundamentos de computação. Conceitos básicos da Organização e Arquitetura de computadores. Conceitos básicos de Hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, barramentos de Entrada e Saída. Tipos de Memória. Memória Associativa/Cache. Funcionalidade dos drivers de dispositivos. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais de Redes, Sistemas Operacionais da família Windows e Linux. Vírus de computador. Aplicativos básicos: Processadores de textos e planilhas eletrônicas. Conceitos básicos da Internet, navegadores Web, aplicativos e serviços de e-mail, protocolos do correio eletrônico da Internet (POP3 e SMTP), aspectos de segurança da Internet. Protocolos e serviços de rede utilizados na Internet.

Específico:

Redes de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão. Técnicas básicas de comunicação, multiplexação, comunicação síncrona e assíncrona, comunicação simplex, half-duplex e full-duplex. Técnicas de comutação de circuitos e pacotes. Topologias de redes de computadores. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). Arquitetura e protocolos de redes de comunicação. Modelo de referência OSI: principais funções dos níveis físico, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Arquitetura TCP/IP, Serviços e principais utilitários. Nível de Rede do TCP/IP: Protocolo IP, Endereçamento IP, sub-endereçamento, CIDR, Nível de transporte do TCP/IP: Protocolos TCP e UDP, serviços oferecidos, estabelecimento e encerramento de conexões. Instalação e Configuração dos serviços de rede TCP/IP nos sistemas das famílias Windows e Linux. Cabeamento Estruturado. Rede Ethernet, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet e 802.11. Conceitos e funcionamento dos principais serviços de rede - Servidores de e-mail, servidores Web, servidores Proxy, serviços de DNS, DHCP, SSL, NTP, SSH, FTP e HTTP. Configuração destes serviços nos ambientes Windows e Linux. Segurança da informação. Segurança de redes de computadores. Conceitos de DMZ. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. Ferramentas de segurança e desempenho - Firewalls, proxies, Antivírus e IDS. Fundamentos de Chave Pública e Privada, Assinatura Digital e Certificação digital. ICP Brasil. Conceitos de Roteamento, protocolos de roteamento RIP, OSPF e BGP, controle de congestionamento. Gerenciamento de Redes e os conceitos do protocolo SNMP.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEL MÉDIO

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Básico:

Fundamentos de computação. Conceitos básicos da Organização e Arquitetura de computadores. Conceitos básicos de Hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, barramentos de Entrada e Saída. Tipos de Memória. Memória Associativa/Cache. Funcionalidade dos drivers de dispositivos. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais de Redes, Sistemas Operacionais da família Windows e Linux. Vírus de computador. Aplicativos básicos: Processadores de textos e planilhas eletrônicas. Conceitos básicos da Internet, navegadores Web, aplicativos e serviços de e-mail, protocolos do correio eletrônico da Internet (POP3 e SMTP), aspectos de segurança da Internet. Protocolos e serviços de rede utilizados na Internet.

Específico:

Configuração, Instalação e Administração dos Sistemas Operacionais das famílias Windows (2000, XP e Vista) e Linux, utilização e compartilhamento dos recursos de sistema e de redes, configuração de serviços de rede TCP/IP e aspectos de segurança nesses ambientes. Comandos básicos do Linux. Configuração e Manutenção de aplicativos de automação de escritório, em específico os pacotes mais atuais do MSOffice (Word, Excel e Power Point) e os aplicativos de automação que fazem parte do OpenOffice 2.3.Conceitos de Cluster. Arquitetura TCP/IP, serviços TCP/IP e principais utilitários. Conceitos e funcionamento dos principais serviços de rede - Servidores de e-mail, servidores Web, servidores Proxy, serviços de DNS, DHCP, SSL, NTP, SSH, FTP e HTTP. Configuração destes serviços nos ambientes Windows e Linux. Segurança da informação. Segurança de redes de computadores. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. Fundamentos de Chave Pública e Privada, Assinatura Digital, Certificação digital. Conceitos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados - SGBD. Comandos básicos SQL. Conceitos básicos do SGBD Oracle e PostgreSQL.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA - PROGRAMADOR DE WEB

Básico:

Fundamentos de computação. Conceitos básicos da Organização e Arquitetura de computadores. Conceitos básicos de Hardware, periféricos, dispositivos de entrada/saída, dispositivos de armazenamento, barramentos de Entrada e Saída. Tipos de Memória. Memória Associativa/Cache. Funcionalidade dos drivers de dispositivos. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais de Redes, Sistemas Operacionais da família Windows e Linux. Vírus de computador. Aplicativos básicos: Processadores de textos e planilhas eletrônicas. Conceitos básicos da Internet, navegadores Web, aplicativos e serviços de e-mail, protocolos do correio eletrônico da Internet (POP3 e SMTP), aspectos de segurança da Internet. Protocolos e serviços de rede utilizados na Internet.

Específico:

Lógica e Técnicas de Programação - algoritmos; raciocínio lógico; tipos de variáveis; expressões aritméticas, lógicas e relacionais; comandos de atribuição; comandos de entrada e saída; estrutura condicional; estrutura de repetição; matrizes e vetores; funções e procedimentos; arquivos. Fundamentos e utilização de HTML. Formatação de páginas web. Estrutura de páginas Web. URLS. Conceitos de Orientação a Objetos. Programação Orientada a Objetos. Programação JAVA. Desenvolvimento de aplicações na plataforma J2EE. Uso de Servlets e JSP. Utilização e configuração do Tomcat e do Jboss. Utilização e configuração do Eclipse (v. 3.3). CVS (Controle de Versões). Linguagens ASP e PHP. Fundamentos e Sintaxe da UML. Linguagem SQL.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO - QUÍMICA

Medidas e Tratamento de Dados: Termômetros, balanças, provetas e pipetas.

Algarismos significativos. Precisão e exatidão.pH e soluções tampão: Significado de pH. Caracterizar soluções tampões. Técnica de titulação Ácido-base. Técnicas de segurança em laboratórios de química orgânica. Preparo de Soluções Orgânicas.Processos físicos de separação. Princípios e aplicações da cromatografia: ccd

TÉCNICO DE LABORATÓRIO - BIOLOGIA

A célula e sua organização. Célula eucarionte e procarionte. Cromossomos, meiose e mitose (divisão celular). A classificação dos seres vivos. O reino Plantae. O Reino Animal. O herbário e seu funcionamento.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO - FÍSICA

Princípios da independência dos movimentos. Equilíbrio estático: comparação de forças. Princípio de Arquimedes. Movimento uniforme. Movimento uniformemente variado. Determinação da aceleração da gravidade em plano inclinado. Conservação de quantidade de movimento. Movimento gravitacional. Medidas de calor específico de líquido e metais. Calor, energia térmica e temperatura. Calor latente de fusão de gelo. Reflexão e refração da luz: espelhos plano/leis de reflexão/ refração da luz/índice de refração. Lentes e Espelhos esféricos. Lei de Ohm. Resistores em série e paralelo. Campo magnético. Força magnética. Corrente de Foucaut.