UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - PB

Notícia:   Universidade de Campina Grande - PB abre 5 vagas para Professor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE HUMANIDADES

EDITAL Nº 006 DE 16 DE MARÇO DE 2010

A Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus de Campina Grande, no uso de suas atribuições e considerando o disposto na Portaria Interministerial MPOG/MEC nº 22/2007, com alterações, publicada no DOU de 02/05/07 e considerando o disposto no Decreto Nº 6.944 de 21.08.2009 e Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990, torna público, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidato(s) para o provimento de 05 vagas na carreira do Magistério Superior, destinadas a Unidade Acadêmica de Letras desta Universidade Federal de Campina Grande, nas classes de Professor Assistente e Professor Auxiliar, todas no padrão I, com carga horária de 40 horas semanais, em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.A seleção externa será regida pela Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande e pelas normas contidas neste Edital, observadas as disposições legais aplicáveis à espécie.

1.2 A retribuição do pessoal docente compreende o vencimento ou salário fixado em lei para cada nível, os incentivos funcionais e demais vantagens previstas em lei.

1.3. O Processo seletivo compreenderá as 03 fases: prova escrita, prova didática, ambas de caráter eliminatório, e, exame de títulos.

a)Participarão da prova escrita os candidatos cujas inscrições forem homologadas;

b) Participarão da prova didática os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos na prova escrita;

c) Participarão das demais fases os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos na prova didática.

2. DO CARGO

2.3. Jornada de Trabalho: Professor Assistente I: Quarenta horas semanais de trabalho em regime de dedicação exclusiva-DE.

2.4. O pessoal docente, na qualidade de servidor público, fica submetido ao Regime Jurídico Único e à legislação complementar do Pessoal Civil da União. A lotação de cargos de magistério será feita por Unidade Acadêmica e dimensionada em função das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em qualquer das jornadas, será respeitada a carga horária mínima semanal de oito horas-aula.

2.1 Denominação, classe e nível de ingresso:

- Professor Assistente, Padrão I

- Professor Auxiliar, Padrão I

2.2. Remuneração inicial do cargo:

a) Professor Assistente I, R$ 4.442,60, compreendendo Vencimento, Gratificação de Exercício do Magistério Superior (GEMAS) e Retribuição por Titulação (RT):

Classe

Vencimento

GEMAS

RT

Total

Prof. Assistente I - 40 horas DE

2.001,86

1.034,12

1.406,62

4.442,60

b) Professor Auxiliar I (com Especialização) : R$ 3.077,28, compreendendo Vencimento, Gratificação de Exercício do Magistério Superior (GEMAS) e Retribuição por Titulação (RT):

Classe

Vencimento

GEMAS

RT

Total

Prof. Auxiliar I - 40 horas DE

1.728,28

1.029,36

319,64

3.077,28

2.3 Jornada de trabalho: quarenta horas semanais em tempo integral, e regime de dedicação exclusiva.

3. DAS CONDIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO E INVESTIDURA NO CARGO

3.1 Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país;

3.2 Estar em gozo dos direitos políticos;

3.3 Estar quite com as obrigações eleitorais;

3.4 Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

3.5. Apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º do art. 118 da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei Nº 9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade);

3.6 Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

§ 1º Os documentos comprobatórios relacionados no item 3 serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nos subitens "3.5" e "3.6", que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação.

§ 2º Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.

§ 3º A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 3 impedirá a posse do candidato.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições para as vagas discriminadas no quadro constante do item 5, serão realizadas no período de 17 a 31 de março de 2010

4.2.Somente serão aceitas inscrições para Professor Assistente de candidatos portadores de, no mínimo, o título de Mestre, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira, em cursos recomendados pela CAPES.

4.3. Somente serão aceitas inscrições para professor Auxiliar, de candidatos portadores de, no mínimo, diploma em curso de Graduação, reconhecidos pelo INEP/CNE/MEC, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira.

4.4. Os títulos estrangeiros somente serão aceitos quando devidamente reconhecidos ou revalidados, nos termos da legislação em vigor.

4.5. A titulação mínima exigida é a seguinte:

a) Para Língua Espanhola:

- Licenciatura Plena em Letras (Habilitação em Língua Espanhola ou Língua Vernácula) com Especialização em Língua Espanhola;

b) Para Literatura Espanhola e Hispano-americana

- Mestrado em Literatura ou Teoria Literária, com Licenciatura Plena em Letras (Habilitação em Língua Espanhola).

4.6. O horário de atendimento será das 8h00 às 12h00 e das 14h00 ÀS 18h00, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Letras, bloco BA, Hall das Placas do CH, Sala 05, Campus de Campina Grande, Av. Aprígio Veloso, 882 - Bodocongó, CEP: 58.109-970. Fone: (83) 3310.1221.

4.7.O candidato apresentará no ato da inscrição, os seguintes documentos:

4.7.1. Requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica (disponível no Anexo 7 deste Edital)

4.7.2. Fotocópia legível do diploma de Mestre ou certidão que comprove defesa e aprovação da dissertação, expedida pela Instituição em que o candidato cursou o mestrado, acompanhado do diploma de graduação, se concorrente à vaga de Professor Assistente;

4.7.3. Fotocópia legível do diploma de Graduação em Letras (habilitação Língua Espanhola) ou Graduação em Letras (habilitação Língua Vernácula com Especialização em Língua Espanhola) , ou certidão expedida pela Instituição em que o candidato cursou a Graduação ou Especialização, se concorrente à vaga de Professor Auxiliar;

4.7.4. Fotocópia legível do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

4.7.5. Fotocópia legível do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

4.7.6. Fotocópia legível do passaporte, com visto, de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);

4.7.7. Fotocópia legível da Carteira de Identidade e do CPF;

4.7.8 Curriculum Vitae em 02 (duas) vias, uma delas acompanhada da documentação comprobatória dos títulos acadêmicos, da produção científica ou técnica e da experiência profissional;

4.7.9. Declaração de que tem conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e na Resolução Nº 007/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira da UFCG (disponível no Anexo 8 deste Edital);

4.7.10. comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, realizado através a GRU - Guia de Recolhimento da União, disponível no endereço eletrônico https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp paga exclusivamente no Banco do Brasil, devidamente preenchida com os seguintes dados:

- código da unidade favorecida 158195;

- gestão 15281 ,

- código do recolhimento 28883-7,

- competência 03/2010,

- vencimento 31/03/2010

- número do CPF e nome do candidato;

- valor da taxa: . Para professor Assistente: R$ 75,00

. Para professor Auxiliar: R$ 60,00

a) O candidato oriundo de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008 e Decreto nº 6.135, de 26/06/2007, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e deseje solicitar isenção da taxa de inscrição deverá fazê-lo até o dia 24/03/2010, através de requerimento (disponível no anexo 9 deste Edital), devidamente entregue e protocolado no local da inscrição. A resposta sobre o deferimento ou não, será divulgado no endereço eletrônico www.ufcg.edu.br e no quadro de aviso da Unidade Acadêmica de Letras no dia 26/03/2010.

b) O candidato cujo pedido de isenção tiver sido indeferido, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 31/03/2010 e entregar através de protocolo, no local de inscrição, ou enviar via Correio, por SEDEX, o comprovante original do depósito bancário no valor da taxa de inscrição conforme especificado no subitem 4.7.10.

4.8.O servidor designado pela Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica para receber a documentação exigida no subitem 4.6, o fará mediante a apresentação dos originais, conferindo e autenticando todas as páginas que lhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista do candidato ou seu procurador, além de listar o material não textual.

4.9.Após o ato de inscrição, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:

a) Cópia da Resolução 07/2007;

b) Cópia deste Edital que inclui em seus anexos:

- Programa do concurso;

- Calendário das provas;

- Tabela contendo prazos que nortearão o concurso;

- Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, com respectiva Titulação Acadêmica e instituição de origem

4.10. No caso de inscrição por procuração, o procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.

4.11. O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.

4.12. A inscrição poderá ser feita também por via postal, através de Sedex ou serviço similar, dentro do prazo estabelecido neste Edital.

4.13 O candidato que utilizar a alternativa do subitem 4.12 para inscrição, deverá anexar o comprovante original de depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado no subitem 4.7.10 e enviar os documentos autenticados.

4.14 O candidato deverá apresentar os documentos comprobatórios devidamente autenticados, podendo, no caso de inscrição realizada presencialmente, apresentar os documentos originais e o servidor designado para receber a inscrição, fará a conferência e autenticação da documentação.

4.15 Os prazos regulamentares do Concurso, estão discriminados no Anexo 1 deste Edital.

4.16 Não será permitida inscrição condicional e nem admitida complementação documental fora do prazo de inscrição, salvo se a Comissão Examinadora em caso de dúvida, exigir do candidato documentos que comprovem a veracidade ou autenticidade de peças processuais entregues no ato da inscrição.

5. DAS VAGAS E ÁREAS

5.1 As áreas de conhecimento objeto do concurso e vagas respectivas estão especificadas na tabela abaixo:

Área de Conhecimento Objeto do Concurso

Titulação Acadêmica Mínima Exigida na Classe de Professor Assistente, Padrão I

Titulação Acadêmica Mínima Exigida na Classe de Professor Auxiliar, Padrão I

Nº de Vagas

Literatura Espanhola e Hispano-americana

Mestrado em Literatura ou Teoria da Literatura com Licenciatura Plena em Letras - habilitação Língua Espanhola

 

02

Língua Espanhola

 

Graduação: Licenciatura Plena em Letras (habilitação Língua Espanhola ou Língua Vernácula) com Especialização em Língua Espanhola

03

6. DAS PROVAS

6.1. Local: Central de Línguas da Unidade Acadêmica de Letras - Campus de Campina Grande - Hall das Placas do Bloco B:

- Literatura Espanhola e Hispano-americana - Sala 03

- Língua Espanhola - Sala 04

6.2. Período: De 10 a 14 de maio de 2010 (obedecendo o calendário constante do Anexo 2 deste Edital)

6.3 A prova escrita consistirá, a critério da Comissão Examinadora, em dissertações e/ou questões no âmbito dos temas constantes do programa, sorteado imediatamente antes do início da prova e terá duração de 04 (quatro) horas.

6.4 A prova didática será gravada, em cumprimento ao Decreto Nº 6.944 de 21.08.2009, terá a duração de 50 minutos e consistirá, a critério da Comissão Examinadora, de uma aula teórica, sobre um tema constante do programa, sorteado no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas antes do seu início.

a) o tema da prova didática, será único para todos os candidatos, portanto os demais concorrentes não poderão assistir à exposição;

c) Após a apresentação, a Comissão Examinadora, se julgar necessário, terá até 15 (quinze) minutos para argüir o candidato acerca do tema;

c) a chamada para realização das provas obedecerá à ordem do sorteio;

d) do sorteio do ponto para a Prova Didática, será excluído aquele sorteado para a Prova Escrita.

6.5. Tanto a Prova Escrita como a Didática, deverão ser apresentadas na Língua Espanhola.

6.6.O Exame de Títulos constará da apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos, no ato da inscrição e serão pontuados segundo a Tabela de Pontos anexa à Resolução nº. 07/2007, pela Comissão Examinadora em conjunto.

7. DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO

7.1.A nomeação dos candidatos fica condicionada à comprovação dos requisitos para a investidura nos cargos especificados no item 3 deste Edital.

7.2.A posse dos candidatos nomeados dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.

7.3. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.

7.4. O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.

7.5. Os nomeados e empossados exercerão a docência na UFCG, na Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades, com sede no Campina Grande, em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

7.6.Os nomeados assumem o compromisso de fixar residência no Município de Campina Grande.

7.7 Regime Jurídico do cargo a ser provido: os nomeados serão regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O período destinado à realização de todas as etapas do concurso público previsto neste Edital será de 60 (sessenta) dias, no máximo, a contar do término do prazo das inscrições.

8.2. Sendo necessário o adiamento do concurso por motivos relevantes, a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da primeira prova.

8.3 Somente se submeterão às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido deferidas.

8.4 Todas as etapas do concurso público previsto neste Edital serão realizadas no campus de Campina Grande.

8.5. Os resultados de cada etapa do concurso serão afixados em espaço adequado e próprio na Secretaria da Unidade Acadêmica.

8.6.O concurso objeto deste Edital terá validade de 01 ano, contado a partir da publicação da homologação do concurso pelo Diário Oficial da União, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto Nº 4.175, de 27 de março de 2002.

8.7.Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

8.8.A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

8.9.É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar, pelo Diário Oficial da União, a publicação dos atos e editais referentes ao concurso previstos neste Edital, bem como outras informações que serão divulgadas pela Unidade Acadêmica.

8.10. Após a publicação do resultado do concurso, cabe recurso à Câmara Superior de Gestão Administrativo Financeira do Conselho Universitário da UFCG, com efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias.

8.11. Os casos omissos serão resolvidos pelas Comissões Examinadoras do concurso.

Campina Grande, 10 de março de 2010.

PROFª ROSILENE DIAS MONTENEGRO
Diretora do CH

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ANEXO 1 DO EDITAL Nº ______ DE ______ DE MARÇO DE 2010

PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO :

- PROFESSOR ASSISTENTE DE LITERATURA ESPANHOLA E HISPANO-AMERICANA

- PROFESSOR AUXILIAR DE LÍNGUA ESPANHOLA

ETAPAS

SETOR RESPONSÁVEL

PERÍODO

DAS INSCRIÇÕES

Inscrição de Candidatos

Unidade Acadêmica de Letras

17 a 31 de março de 2010

Verificação de aceitabilidade das Inscrições

Coordenação Administrativa da UAL/UFCG

Até 05 (cinco) dias após encerramento da etapa acima

Interposição de Recurso contra Indeferimento de Inscrição

CONSAD/CH

Até 05 (cinco) dias após ciência da etapa acima

Homologação dos Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CONSAD/CH

Até 05 (cinco) dias após entrada do Processo na Secretaria do Centro

Interposição de Recurso contra decisão do CONSAD/CH sobre os Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias após ciência do resultado da etapa acima

DA COMISSÃO EXAMINADORA

Argüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CONSAD/CH

Até 05 (cinco) dias após o último dia do período das inscrições

Interposição de Recurso contra decisão do CONSAD/CH sobre Pedidos de Argüição de Impedimento

Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias após ciência do resultado da etapa acima

DO CONCURSO

Realização do Concurso

Comissão Examinadora

10 a 14 de maio de 2010

Relatório Conclusivo dos Resultados do Concurso

Comissão Examinadora

Até 02 (dois) dias após o término da etapa acima

Apreciação e Encaminhamento ao CONSAD/CH do Relatório Conclusivo do Concurso

Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Educação e da Unidade Acadêmica de Saúde

Até 08 (oito) dias após o recebimento do Relatório

Homologação do Resultado do Concurso

CONSAD/CH

Até 05 (cinco) dias após o recebimento do Relatório

Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso

Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira

Até 05 (cinco) dias após a divulgação e conhecimento da decisão acima

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ANEXO 2 DO EDITAL Nº ______ DE ______ MARÇO DE 2010

CALENDÁRIO DE PROVAS

ÁREA DE LITERATURA ESPANHOLA E HISPANO-AMERICANA
PROFESSOR ASSISTENTE

 

Data

Local

Prova escrita

10 de maio de 2010 às 8h

Sala 03 - Central de Línguas

Sorteio de ponto para a prova didática e Ordem de apresentação dos candidatos

12 de maio de 2010 às 8h

Sala 03 - Central de Línguas

Prova didática

13 de maio de 2010 a partir das 8h

Sala 03 - Central de Línguas

 

ÁREA DE LÍNGUA ESPANHOLA
PROFESSOR AUXILAR

 

Data

Local

Prova escrita

10 de maio de 2010 às 8h

Sala 04 - Central de Línguas

Sorteio de ponto para a prova didática e Ordem de apresentação dos candidatos

12 de maio de 2010 às 8h

Sala 04 - Central de Línguas

Prova didática

13 de maio de 2010 a partir das 8h

Sala 04 - Central de Línguas

OBSERVAÇÕES::

1. A Comissão Examinadora poderá adiar ou antecipar o sorteio do ponto para a prova didática, dependendo do número de candidatos participantes da prova escrita.

2. Para a Prova Didática, o candidato deverá comparecer 1 hora antes do horário determinado, pois caso haja alguma desistência, a ordem dos candidatos poderá ser antecipada.

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ANEXO 3 DO EDITAL Nº ______ DE ______ DE MARÇO DE 2010

classe: ASSISTENTE regime de trabalho: 40 HORAS - RETIDE

ÁREA : LITERATURA ESPANHOLA E HISPANO-AMERICANA

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Mestre em Literatura ou Teoria Literária, com Licenciatura Plena em Letras - Habilitação Língua Espanhola

NÚMERO DE VAGAS: 02 vagas

PONTOS

1- A lírica espanhola renascentista e barroca.

2- As letras coloniais hispano-americanas: o século XVI.

3- Romantismo e identidade nacional na América latina.

4- O romance histórico nas literaturas de língua espanhola.

5- A lírica de Rosália de Castro.

6- A lírica de Antonio Machado.

7- A renovação do regionalismo e o indigenismo nas literaturas em língua espanhola da América.

8- Vozes femininas nas literaturas em língua espanhola da América.

9- A lírica em língua espanhola na América colonial.

10.As vanguardas ibero-americanas: contextos e relações

BIBLIOGRAFIA

O candidato deverá se fundamentar em bibliografia especializada e atualizada para cada ponto sugerido.

Obs: Programa foi elaborado pela Comissão Examinadora e aprovado em Assembleia da Unidade Acadêmica de Letras do CH, realizada em 10 de março de 2010.

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ANEXO 4 DO EDITAL Nº ............DE ......... DE MARÇO DE 2010

Constituição da Comissão Examinadora

Prof. Dr. JOSÉ HELDER PINHEIRO ALVES

UAL/UFCG

Presidente

PROF. Dr. ALFREDO CORDIVIOLA

UFPE

Titular

PROF. Dr. MIGUEL ESPAR ARGERICH

UFPE

Titular

PROF. Dr. LUCIANO BARBOSA JUSTINO

UEPB

Suplente

Profª Dra.Mª MARTA DOS SANTOS S. NÓBREGA

UAL/UFCG

Suplente

Profª Dra. JOSILENE PINHEIRO MARIZ

UAL/UFCG

Suplente

Os nomes para composição da Comissão Examinadora (titulares e suplentes) foram aprovados em Assembléia da Unidade Acadêmica de Letras , realizada em 10 de março de 2010.

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ANEXO 5 DO EDITAL Nº ______ DE ______ DE MARÇO DE 2010

classe: AUXILIAR regime de trabalho: 40 HORAS - RETIDE

ÁREA : LÍNGUA ESPANHOLA

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Graduação: Licenciatura Plena em Letras (habilitação Língua Espanhola ou Língua Vernácula) com Especialização em Língua Espanhola)

NÚMERO DE VAGAS: 03 vagas

PONTOS

1- O conceito e a expressão do neutro em espanhol.

2- Gêneros textuais no ensino de leitura e escrita na aula de E/LE.

3- Gramática e ensino de E/LE

4- Os pronomes demonstrativos e possessivos em espanhol e a dêixis pronominal.

5- A integração das quatro habilidades no ensino-aprendizagem da língua espanhola.

6- Formas passivas, impessoais e indeterminação do sujeito: análise contrastiva entre o português e o espanhol.

7- Abordagem e métodos de ensino de E/LE.

8- As formas do passado em espanhol: usos e funções.

9- Análise de materiais didáticos e o ensino de E/LE

10- Interlíngua e análise de erros dos aprendizes de E/LE.

BIBLIOGRAFIA

O candidato deverá fundamentar-se em bibliografia pertinente, tomando como parâmetro os pontos indicados para o concurso e as reflexões mais recentes na área do conhecimento específico.

Obs: Programa elaborado pela Comissão Examinadora e aprovado em Assembléia da Unidade Acadêmica de Letras do CH, realizada em 10 de março de 2010.

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ANEXO 6 DO EDITAL Nº ______ DE ______ DE MARÇO DE 2010

Constituição da Comissão Examinadora

Prof. Ms. MIZAEL INACIO DO NASCIMENTO

UAL/UFCG

Presidente

Profª Dra. LÍVIA MÁRCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA

UFC

Titular

Profª Dra. MARINALVA FREIRE DA SILVA

UEPB

Titular

PROF. Dr. GIVALDO SANTANA

UFS

Suplente

PROFª Dra. EDENIZE PONZO PERES

UFES

Suplente

PROFª. Ms. ANA BERENICE PERES MARTORELLI

UFPB

Suplente

Os nomes para composição da Comissão Examinadora (titulares e suplentes) foram aprovados em Assembléia da Unidade Acadêmica de Letras , realizada em 10 de março de 2010.

ANEXO 7

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

ILMA.COORDENADORA ADMINISTRATIVA DA UNIDADE ACADÊMICA DE LETRAS- -CH/UFCG

________________________________________________________, residente à rua _____________________________________, Nº ______, bairro ________________________, CEP:_________________, na cidade de __________________________________________, UF:_________, telefone: ____________________, vem requerer, a Vossa Senhoria, inscrição no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor ______________________, Padrão I, dessa Unidade Acadêmica, para concorrer a uma vaga na área de ____________________________________________, conforme Edital Nº ___, de ___/03/2010, publicado no D.O.U de ___/03/2010.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

Campina Grande, _____ de ________________________de __________.

_____________________________________________
Assinatura

Procurador(a): _____________________________________________________________ RG ______________________, CPF _______________________, Telefone _____________________ Endereço _____________________________________________________

ANEXO 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADEMICA DE LETRAS

EDITAL Nº ______, DE ______ DE MARÇO DE 2010

DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO DAS NORMAS DO CONCURSO

Eu, _________________________________________________ RG nº ___________________, CIC nº _____________________, DECLARO, para os devidos fins de Direito, que tenho pleno conhecimento e aceito as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor ___________________________, Padrão I, da Unidade Acadêmica de Letras, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, no qual me inscrevi para concorrer a uma vaga na área de ________________________________________, conforme Edital Nº _______, de ____/____/_______, publicado no D.O.U de ___/03/2010.

Campina grande, _____ de ________________________de __________.

ASSINATURA

ANEXO 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DE HUMANIDADES - UNIDADE ACADEMICA DE LETRAS

EDITAL Nº ______, DE ______ DE MARÇO DE 2010

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

ILMA. SRA. COORDENADORA ADMINISTRATIVA DA UNIDADE ACADÊMICA DE LETRAS - CH/UFCG

Eu, (nome completo) _____________________________________________________, (nacionalidade) _______________________________, (estado civil) _______________________, residente à _____________________________________________________, nº _____,Complemento: _______________, Bairro: _______________________, CEP _______________ na cidade de _________________________, UF ____, Telefone residencial (___)___________ e telefone celular (___)_____________, portador da Carteira de Identidade nº ________, Órgão Expedidor:______, CPF nº ________________, solicito, nos termos do Decreto nº 6593, de 02 de outubro de 2008, isenção do valor da taxa de inscrição do concurso público de provas e títulos para Professor de 3º Grau regido pelo Edital nº ________ de ______ de março de 2010, publicado no Diário Oficial da União do dia _______ de março de 2010, para uma vaga na área de ________________________ .

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o Número de Identificação Social - NIS _______________________, e que atendo a condição estabelecida no inciso II do caput do artigo 1º do Decreto acima referido (família de baixa renda).

Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha Inteira responsabilidade. No caso de declaração falsa, declaro estar ciente de que estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto nº 83.936, de 6 /09/1979.

Campina Grande, ________ de _________________ de 2010.

___________________________________
(Assinatura do requerente)