UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Notícia:   UNIVASF abre 23 vagas para Professor Assistente e Adjunto de até R$ 7.627,02

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

EDITAL Nº 42 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2012

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO

Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE CEP 56304-205.
Tel.: (87)2101-6834 - home paga www.univasf.edu.br

O Reitor Em Exercício da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 24 de janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial da União de 24 de janeiro de 2012, e considerando o Artigo 22 do Estatuto Universidade Federal do Vale do São Francisco, e tendo em vista o disposto na Portaria MEC/MP nº 1181, de 19/09/2012, publicada no DOU de 20/09/2012, alterada pela Portaria MPOG nº 405, DE 30/08/2012, publicada no DOU de 31/08/2012 e considerando o teor do processo nº 23402.001352/2012-05, RESOLVE:

Tornar público que realizará concurso público para provimento de 23 vagas para o cargo de professor efetivo, classes Assistente e Adjunto, nível I, conforme disposições contidas neste edital.

1. Das normas do concurso:

1.1 O concurso será regido por este edital, com fundamento no Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, publicado no DOU de 24 de agosto de 2009 e pela Instrução Normativa nº 02/2012 - UNIVASF, que estará disponível no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br).

2. Da lotação, do exercício do cargo, das vagas, das áreas de conhecimento, das áreas de atuação, da formação profissional exigida, do regime de trabalho e do valor da taxa de inscrição:

2.1 O cargo a ser provido será exercido no regime de trabalho de DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, com lotação em Colegiado Acadêmico e atuação em todos os cursos da UNIVASF sediados nos seus campi, conforme disposto no quadro abaixo:

V
A
G
A
S

ÁREA DO CONHECI- MENTO

ÁREA DE ATUAÇÃO

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

R
E
G
I
M
E

D
E

T
R
A
B
A
L
H
O

COLEGIADO ACADÊMICO

CLASSE/ NÍVEL

V
A
L
O
R

D
A

I
N
S
C
R
I
Ç
Ã
O

2

Educação Física Escolar no Ensino Infantil e Médio

Educação Física Escolar no Ensino Infantil e Médio, Núcleos Temáticos, Estágios Curriculares, Projetos de pesquisa e extensão.

Graduação em Educação Física, Doutorado em Educação Física ou Ciências do Movimento Humano ou Ciências da Motricidade ou Ciências do Esporte ou Ciências ou Educação

DE

Colegiado de Educação Física

Adjunto I

R$ 170,00

1

Voleibol, Gestão e Organização de Eventos.

Voleibol, Gestão e Organização de Eventos Esportivos, Núcleos Temáticos, TCC na Licenciatura e Bacharelado de Educação Física e Estágios Curriculares.

Graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado) e Doutorado em Educação Física ou Ciências do Movimento Humano ou Ciências da Motricidade ou Ciências do Esporte ou Ciências ou Educação

DE

Colegiado de Educação Física

Adjunto I

R$ 170,00

1

Ensino das Artes Visuais

Ensino das Artes Visuais

Licenciado em Artes Visuais, Artes Plásticas, Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, Desenho e Plástica ou Pedagogia, com Mestrado em Artes Visuais ou Educação com pesquisa em Artes Visuais

DE

Colegiado de Artes

Assistente I

R$ 112,00

1PinturaPinturaGraduação na área de Artes Plásticas ou Artes Visuais, com Mestrado em Artes Visuais.DEColegiado de ArtesAssistente IR$ 112,00
1Levantamento, Aptidão, Manejo e Conservação do Solo; Propriedades Químicas e Físicas do solo e Biologia do SoloGênese, Morfologia e Classificação do Solo; Propriedades Químicas e Físicas do Solo; Biologia do Solo; Manejo, Aptidão e Conservação do Solo; Introdução à Engenharia Agronômica; Participação em Núcleo Temático, TCC e Estágio Curricular Supervisionado.Graduação (Engenharia Agronômica/ Agronomia, Engenharia Florestal ou Engenharia Agrícola/ Agrícola e Ambiental) com Doutorado em Ciência do Solo ou Solos e Nutrição de Plantas.DEColegiado de Engenharia AgronômicaAdjunto IR$ 170,00
1FitopatologiaFitopatologia Geral; Fitopatologia Aplicada; Patologia de Sementes; Biologia do Solo; Introdução à Engenharia Agronômica. TCC, Núcleos Temáticos e Estágio.Graduação (Agronomia, Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal) com Doutorado na área de conhecimento.DEColegiado de Engenharia AgronômicaAdjunto IR$ 170,00
1Fisiologia VegetalFisiologia Vegetal, Ecofisiologia vegetal. Participação em Núcleos Temáticos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio SupervisionadoGraduação em Ciências Biológicas,com Mestrado em Biologia Vegetal ou em Botânica, ou em Fisiologia Vegetal, ou com Mestrado com área de concentração nas áreas de atuaçãoDEColegiado de Ciências BiológicasAssistente IR$ 112,00
1Sistemática e Taxonomia VegetalSistemática e Taxonomia de Fanerógamos; Botânica Econômica; Participação em Núcleos Temáticos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio supervisionado Graduação em Ciências Biológicas com Mestrado em Biologia Vegetal ou em Botânica, ou em Biodiversidade Vegetal, ou Mestrado com área de concentração nas áreas de atuação DEColegiado de Ciências BiológicasAssistente IR$ 112,00
1Análises ClínicasParasitologia, Hematologia.Participação em Núcleos Temáticos, Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) e Estágio supervisionadoGraduação em Ciências Biológicas,com Mestrado em área de Ciências da Saúde, e que conste no histórico acadêmico Parasitologia e Hematologia DEColegiado de Ciências BiológicasAssistente IR$ 112,00
1Teoria AntropológicaTeoria Antropológica; Núcleo Temático; TCC Graduação em Ciências Sociais ou Antropologia e Mestrado ou Doutorado em Ciências Sociais ou AntropologiaDEColegiado de Ciências SociaisAdjunto IR$ 170,00
1PedagogiaDidática e Prática de Ensino, Política de Gestão da Educação, Estágio, TCC Núcleo TemáticoGraduação em Pedagogia e Mestrado ou Doutorado em áreas da EducaçãoDEColegiado de Ciências SociaisAdjunto IR$ 170,00
2Bromatologia e Bioquímica dos Alimentos, Tecnologia dos Alimentos, Enzimologia Industrial, Práticas Farmacêuticas II (Alimentos);Atuando nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, em Núcleo Temático, coordenação e orientação metodológica de TCC II e estágios. Graduação em: Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou Nutrição ou Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química. Título de Mestre em: Bromatologia ou Bioquímica dos Alimentos ou Enzimologia Industrial ou Bioquímica (Área: Alimentos) ou Ciências dos Alimentos ou Tecnologia de Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ouDEColegiado de Ciências FarmacêuticasAssistente IR$ 112,00
Química dos Alimentos ou Engenharia e Ciência de Alimentos ou Ciências da Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Alimentos ou Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica ou Qualidade e Segurança de Alimentos ou Biotecnologia (Área: Alimentos ou Enzimologia) ou Biotecnologia Industrial ou Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos ou
Processos Biotecnológicos (Área: Alimentos) ou Biociências Aplicadas à Farmácia (Área: Alimentos) ou Biotecnologia (Área: Alimentos) ou Ciências (Área: Bioquímica dos Alimentos ou Industrial) ou Química e Biotecnologia, Alimentos e Nutrição.;
1Parasitologia Humana Básica e Parasitologia Humana Clínica;Atuando nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, em Núcleo Temático, coordenação e orientação metodológica de TCC I e estágios.Graduação em: Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou Biologia ou Ciências Biológicas ou Biomedicina ou Ciências Biomédicas ou Medicina.; Título de Mestre em: Parasitologia, Microbiologia e Parasitologia ou Imunologia e Parasitologia ou Análises Clínicas ou Bioquímica ou DEColegiado de CiênciasAssistente IR$ 112,00
Biologia Parasitária ou Infectologia ou Ciências Biológicas (Área: Parasitologia) ou Doenças Tropicais ou Medicina Tropical ou Patologia ou Ciências (Área: Bioquímica ou Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) ou Biologia Parasitária ou Imunologia e Parasitologia Aplicadas.
1Tecnologia Farmacêutica;Atuando nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, em Núcleo Temático, em orientação de TCC e supervisão de estágios.Graduação em: Farmácia ou Ciências Farmacêuticas, atuando nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, em Núcleo Temático, orientação de TCC e estágios.; Título de Mestre em: Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou Produção e Controle de Medicamentos ou Fármacos e Medicamentos ouDEColegiado de Ciências FarmacêuticasAssistente IR$ 112,00
Tecnologia Bioquímico- Farmacêutica ou Tecnologia Farmacêutica ou Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos ou Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos ou Química de Produtos Naturais.;
1Genética e MorfologiaGenética, Morfologia, Estágio, Núcleo Temático, TCC, Pesquisa e Extensão. Licenciatura ou Bacharelado em Biologia, com Doutorado em Genética; ou Doutorado em Genética Evolutiva e Biologia Molecular; ou Doutorado em Biologia Celular; ou Doutorado em Biologia Celular e Estrutural; ou Doutorado em Biologia Celular e Molecular; ou Doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Genética ou Biologia Celular.; DEColegiado de Ciências da Natureza-Campus Senhor do Bonfim-BAAdjunto IR$ 170,00
1Biologia Animal e EvoluçãoSeres vivos, Evolução, Estágio, Núcleo Temático, TCC, Pesquisa e Extensão.Licenciatura ou Bacharelado em Biologia, com Doutorado em Biodiversidade Animal; Animal; ou Doutorado em ou Doutorado em Biologia Zoologia; ou Doutorado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade.;DEColegiado de Ciências da Natureza - Campus Senhor do Bonfim-BAAdjunto IR$ 170,00
1Matemática / FísicaMatemática aplicada ao ensino de Ciências; Estágio, Evolução dos Conceitos da Física, Trabalho de Conclusão de Curso e participação em Núcleo Temático.Graduação em Matemática ou Física, com mestrado em Matemática ou Física ou Astronomia ou Ciências ou Estatística ou Educação ou Ensino da Matemática ou Ensino da Física ou Ensino de Ciências ou História das Ciências.DEColegiado de Ciências da Natureza - Campus São Raimundo Nonato-PIAssistente IR$ 112,00
1GeociênciasGeologia, Geomorfologia e PaleontologiaGraduação em Geografia, Geologia ou Biologia com Mestrado em Geografia, Geologia ou Geociências.DEColegiado de Ciências da Natureza - Campus São Raimundo Nonato-PIAssistente IR$ 112,00
1Energia e eletrificação Rural.Instalações Elétricas e Eletrificação Rural; Eletrotécnica; Utilização de Recursos Energéticos Automação; Tópicos especiais em engenharia agrícola, Participação em Núcleos Temáticos.Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, com Doutorado na área de conhecimento ou tese na área de atuação.DEColegiado de Engenharia Agrícola e AmbientalAdjunto IR$ 170,00
1Hidráulica e Irrigação.Irrigação, Hidráulica, Pequenas Obras Hidráulicas, Núcleo Temático, Tópicos em Engenharia Agrícola e Ambiental.Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, com Doutorado em Irrigação ou tese na área de atuação do concurso.DEColegiado de Engenharia Agrícola e AmbientalAdjunto IR$ 170,00
1Telecomunicações e Circuitos EletrônicosPrincípios de Telecomunicações; Circuitos Elétricos. Circuitos Eletrônicos Analógicos e Digitais; Participação em Núcleos Temáticos; Algoritmos e Programação; Informática Básica.Graduação nas Engenharias: Elétrica ou eletrônica ou computação ou telecomunicações, e com titulação mínima de mestre nas Engenharias: Elétrica ou eletrônica ou computação ou telecomunicações.DEColegiado de Ciência da ComputaçãoAssistente IR$ 112,00

3. Das Inscrições e do programa:

3.1 As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 10 de novembro de 2012 às 23 horas e 50 minutos do dia 20 novembro de 2012, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br), observado o horário de Brasília-DF.

3.2 A taxa de inscrição será cobrada de acordo com os valores da tabela constante no item 2.1, e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, através do formulário (GRU), emitido no momento da realização da inscrição, conforme se segue: Unidade Favorecida: 154421, Gestão 26230, Recolhimento Código 28883-7, Número de Referência 10041909, Competência 11/2012.

3.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar-se de que atenderá a todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo/área de conhecimento para o qual pretende concorrer, conforme item 2.1 deste edital.

3.4 O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento dos dados solicitados na inscrição.

3.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

3.7 O candidato poderá se inscrever e concorrer a uma única área de conhecimento, uma vez que as provas serão realizadas no mesmo dia e horário.

3.8 O pagamento da GRU poderá ser até o dia 21/11/2012 desde que o candidato tenha efetuado a inscrição até as 23 horas e 50 minutos do dia 20/11/2012.

3.9 A confirmação da inscrição poderá ser verificada através do site: (www.concurso.univasf.edu.br) a partir do dia 27/11/2012.

3.10 Os programas das áreas de conhecimento/área de atuação estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), conforme o Anexo II deste edital.

3.11 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os editais, atos e comunicados referentes a este concurso público, no Diário Oficial da União, na imprensa local e na página eletrônica mencionada no item anterior.

3.12 Expirado o prazo das inscrições e verificada a inexistência de candidatos inscritos, ou de inscrições confirmadas, para determinada(s) área(s), poderão ser reabertas as inscrições para a classe imediatamente inferior, sendo posteriormente divulgado o cronograma das provas.

4. Da isenção da taxa de inscrição:

4.1 Conforme o Decreto 6.593, de 02.10.2008, publicado em 03.10.2008, o candidato poderá requerer isenção da taxa de inscrição desde que:

4.1.1 Esteja inscrito no cadastro para programas sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o decreto Nº 6.135, de 26.06.2007;

4.1.2. Seja membro de família de baixa renda, nos termos do decreto acima.

4.2 O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante preenchimento do requerimento, conforme modelo (Anexo III) disponibilizado na página eletrônica da UNIVASF: (www.concurso.univasf.edu.br), no qual deverá constar: indicação do número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico; e declaração de que atende à condição descrita no item 4.1 e subitens. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto 83.936, de 06 de setembro de 1979.

4.3 O candidato deverá entregar juntamente com o requerimento, cópia do RG.

4.4 Somente serão aceitos os requerimentos entregues na Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 08 às 18 horas, com intervalo para almoço, das 12 às 14h, nos dias 12/11/12 e 13/11/2012.

4.4.1 Em caso de encaminhamento via postal, desde que com Aviso de Recebimento-AR, dirigido à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: SGP/UNIVASF, Caixa Postal 252, CEP: 56304-205, Petrolina - PE, somente será aceito QUANDO O RECEBIMENTO FOR REGISTRADO NA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE PETROLINA-PE até o último dia do período de requerimento de isenção (13/11/2012).

4.5 A Comissão Organizadora do Concurso terá até o dia 19/11/2012 para analisar o pedido de isenção do candidato e informá-lo acerca do deferimento ou não do seu pedido.

4.6 Caso não seja deferido o pedido, para participar da seleção o candidato deverá pagar a taxa de inscrição.

5. Das provas:

5.1 O concurso constará de:

5.1.1 Prova escrita, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório;

5.1.2 Prova de aptidão didática, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório;

5.1.3 Prova de defesa de memorial, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter classificatório;

5.1.4 Prova de títulos, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter classificatório.

5.2 As provas poderão ser realizadas no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 56.304-917 e ou e no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), a partir do dia 27/11/2012.

5.3 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.3.1 Serão considerados documentos de identidade para os fins deste concurso público: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, com mesmo valor legal como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, publicada no Diário Oficial da União de 24 de setembro de 1997).

5.4 Data e Horário prováveis de realização das provas:

5.4.1 A prova escrita será realizada no dia 09/12/2012 no horário das 09h00 às 13h00.

5.4.2 A prova escrita consistirá de uma dissertação sobre um ou dois temas e/ou resolução de problemas sorteados de uma lista elaborada pela Comissão Examinadora, constituída com base no Programa do Concurso, que serão sorteados pelo presidente da Comissão Examinadora, na presença dos candidatos, imediatamente antes do início da prova.

5.4.3 O sorteio do ponto da prova de aptidão didática será feito no dia 09/12/2012, logo após o término da prova escrita, independentemente do resultado da prova escrita, para todos os candidatos. Será desclassificado o candidato que não estiver presente no sorteio do ponto da prova de aptidão didática.

5.4.4 A prova de aptidão didática terá seu início provavelmente no dia 10/12/2012 a partir das 14h00 (cumprindo o prazo mínimo de 24 horas após o sorteio do ponto), onde será feito inicialmente o sorteio da ordem de apresentação da prova de aptidão didática, somente para os candidatos aprovados na prova escrita, quando houver mais de um candidato aprovado. Será desclassificado o candidato que não estiver presente no sorteio da ordem de apresentação.

5.4.5 A prova de aptidão didática consistirá de uma aula teórica, ministrada em nível de graduação, sobre assunto sorteado, sendo realizada em sessão pública. A aula deverá ter duração mínima de 40 e máxima de 50 (cinquenta) minutos.

5.4.6 A defesa do memorial será realizada apenas para os candidatos aprovados na prova de aptidão didática, após a divulgação do resultado da mesma, respeitado o intervalo de 24 (vinte e quatro) horas.

5.4.7 Caso haja elevado número de inscritos, o local e a data de realização das provas poderão ser modificados.

5.5 Para efeitos de pontuação na prova de aptidão didática serão observados dos candidatos:

a) conhecimento sobre o assunto;

b) clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;

c) linguagem correta e adequada;

d) utilização adequada do tempo;

e) elaboração e execução do plano de aula.

5.5.1 O candidato deverá elaborar e entregar o plano de aula à Banca Examinadora, em três vias. No caso da não entrega do plano de aula, o candidato será penalizado com atribuição de nota 0 (zero) no item: e) elaboração e execução do plano de aula.

5.5.2 A Comissão Organizadora não disponibilizará equipamentos audiovisuais para a realização da prova didática. Caso queira utilizar tais recursos, o candidato deverá providenciá-los.

5.5.3 Os candidatos que obtiverem aprovação na prova escrita deverão entregar para a comissão examinadora, no momento da realização da prova didática, currículo devidamente comprovado para efeitos de pontuação na prova de títulos.

5.5.4 A prova de defesa de memorial consistirá em uma exposição escrita e oral pelo candidato, contendo os seguintes itens:

a) Trajetória acadêmica e profissional;

b) Produção científica, técnica, artístico/cultural e de extensão do candidato relacionada à área de conhecimento do concurso;

c) Plano de trabalho para as áreas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Univasf;

d) Afinidade entre o plano de trabalho do candidato para as áreas de ensino, pesquisa e extensão e os objetivos da Univasf nas atividades de graduação e pós-graduação e de consolidação nos planos regional e nacional de desenvolvimento.

5.5.4.1 A exposição escrita do memorial consistirá em um texto redigido na primeira pessoa do singular, com tamanho entre 4 (quatro) e 8 (oito) páginas, contendo trajetória profissional e acadêmica e evidenciando expectativas em relação à sua atuação na universidade. A versão escrita do memorial deverá ser entregue imediatamente após a realização do sorteio da ordem de apresentação das defesas orais dos memoriais dos candidatos. A não entrega da versão escrita do memorial para todos os membros da banca examinadora implicará na atribuição da nota 0 (zero) na prova de defesa de memorial do candidato

5.5.4.2 O sorteio da ordem de apresentação das defesas orais de memorial ocorrerá uma hora antes da realização da prova de memorial, onde o candidato irá dispor de um prazo máximo de 30 (trinta) minutos para a exposição oral do memorial e os membros da banca examinadora irão dispor de até 20 (vinte) minutos, cada um, para seus questionamentos, sendo garantido ao candidato tempo equivalente para suas respostas.

5.5.4.3 No julgamento do Memorial, os membros da banca examinadora levarão em conta, para fins de atribuição da pontuação:

a) A relevância da vida acadêmica e profissional do candidato e sua dedicação a essa atividade;

b) A coerência da trajetória percorrida pelo candidato na sua vida acadêmica e profissional no que tange aos aspectos relacionados à área objeto do concurso;

c) O domínio e a atualização do candidato quanto ao tema do concurso; e

d) A capacidade de contribuir para o desenvolvimento institucional.

5.5.4.4 Poderá haver gravação da defesa do Memorial, em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro.

5.5.5 A prova de títulos será realizada pela Comissão Examinadora logo após a defesa do memorial, apenas para os candidatos que obtiverem aprovação na prova didática. O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato, aferindo-se a pontuação conforme Barema do Anexo I da Instrução Normativa. Os documentos não anexados ao currículo não serão analisados pela Comissão Examinadora.

6. Dos recursos:

6.1 Os candidatos poderão requerer à Comissão Gestora, em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação da banca examinadora, a substituição de qualquer membro desta, caso haja comprovação de conflito de interesse, de acordo com o estabelecido no Parágrafo único do Art. 20 da Instrução Normativa/UNIVASF no 01/2012.

6.1.2 O pedido de impugnação de membro da banca examinadora deverá ser encaminhado à Comissão Gestora do concurso, e deverá conter, obrigatoriamente, a identificação, a assinatura do (a) impugnante e a matéria de fato e/ou de direito, objeto da impugnação.

6.1.3 A Comissão Gestora terá até 2 (dois) dias para se manifestar, por escrito, quanto à solicitação supracitada e, caso necessário, substituir algum membro da banca examinadora.

6.2 Após a divulgação do resultado final das etapas do concurso, os candidatos terão 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso de qualquer prova, exceto defesa de memorial, à Comissão Examinadora, que terá prazo igual para se manifestar, por escrito, quanto ao mérito do pedido.

6.3 Os recursos poderão ser encaminhados para o endereço eletrônico: concursodocente@univasf.edu.br, ou entregues na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, no horário de 8:00 às 12:00 e 14 às 18:00.

6.4 Os recursos deverão estar devidamente fundamentado, indicando, com precisão, os pontos a serem revisados e constar do mesmo o nome do candidato, área a que está concorrendo, endereço eletrônico, telefone e endereço para correspondência.

7. Da classificação:

7.1 Será considerado ELIMINADO do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora na prova escrita.

7.2 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, na prova escrita, poderá participar da prova de aptidão didática.

7.3 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, participará da terceira etapa do concurso (Defesa de Memorial). A nota da prova de defesa de memorial é apenas classificatória.

7.4 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, terão os títulos avaliados. A nota da prova de títulos é apenas classificatória.

7.5 A classificação geral dos candidatos far-se-á pela soma dos pontos obtidos na prova escrita, na prova de aptidão didática, na prova de defesa de memorial, e na prova de títulos.

7.6 Em caso de empate no resultado final terá preferência o candidato que tiver sucessivamente:

a) maior número de pontos na prova escrita;

b) maior número de pontos na prova de aptidão didática;

c) maior número de pontos na prova de defesa de memorial;

d) maior número de pontos na prova de títulos; e

e) maior idade.

7.7 No resultado final, será homologado, por ordem de classificação, até 5 (cinco) candidatos aprovados para as áreas com previsão de apenas 1 (uma) vaga e até 9 (nove) candidatos aprovados para as áreas com previsão de 2 (duas) vagas conforme disposto no Anexo II do Decreto nº 6.944/2009.

8. Da Remuneração, regime jurídico e descrição do cargo:

Cargo/ classe/ padrão

Regime de trabalho

Vencimento básico (R$)

Retribuição por Titulação (R$)

Remuneração Total (R$)

Professor Assistente I

Dedicação Exclusiva

3.181,04

1.656,62

4.837,66

Professor Adjunto I

Dedicação Exclusiva

3.553,46

4.073,56

7.627,02

8.1 Regime Jurídico: Estatutário, previsto na Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

8.2 O cargo de professor de 3º grau foi criado pela Lei da 7.596/87, e é regulamentado pelo Decreto nº 94.664/87, reestruturado pelas Leis nº. 11.344/06 e nº. 11.784/08.

8.3 As atividades referentes ao cargo docente envolvem a atuação em ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, conforme a necessidade da instituição expressa em plano de trabalho a ser deliberado pelo colegiado de lotação do servidor.

9. Da nomeação e investidura no cargo:

9.1 O candidato aprovado no concurso público objeto deste edital será nomeado, obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação.

9.2 São requisitos para investidura no cargo, comprovados na data da posse:

9.2.1 Ter sido aprovado no respectivo concurso público.

9.2.2 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

9.2.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais (para candidatos de ambos os sexos) e obrigações militares (para os do sexo masculino).

9.2.4 Estar com idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos, na data da posse.

9.2.5 Possuir comprovante de titulação mínima exigida para ingresso no cargo/área de conhecimento a que concorrer, conforme consta nos itens 2.1 deste edital.

9.2.6 Apresentar atestado médico comprovando aptidão, física e mental, para o exercício do cargo, mediante avaliação médica realizada pelo serviço médico da instituição.

9.2.7 Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, Parágrafo Único, da Lei nº. 8.112/90;

9.2.8 Não acumular cargos, empregos e/ou funções públicas, exceto nos casos previstos na Constituição Federal e legislação vigente, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo estabelecido para a posse, previsto no § 1º do art. 13 da Lei nº. 8.112/90;

9.2.9 Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

9.2.10 As declarações emitidas com prazo superior a 2 (dois) anos não serão aceitas para fins de comprovação de titulação.

10. Das disposições gerais:

10.1 O concurso terá prazo de validade de até 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período conforme a Lei 8.112/90.

10.2 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

10.3 O currículo devidamente comprovado entregue pelo candidato na ocasião da prova de títulos, não será devolvido ao candidato.

10.4 Os candidatos nomeados e empossados, poderão a critério da Administração, ministrar outras disciplinas, além das previstas para a área de conhecimento/ área de atuação descritas no item 2.1 deste edital, desde que na sua área de formação.

10.5 Os candidatos aprovados e nomeados para regime de trabalho estabelecido no edital só poderão pedir alteração de regime após um período mínimo de 3 (três) anos.

10.6 Só será autorizada redistribuição para os servidores nomeados e empossados após um período mínimo de 3 (três) anos.

10.7 O candidato que for aprovado e nomeado na UNIVASF só poderá pedir afastamento para início/conclusão do mestrado após um período de 3 (três) anos de efetivo exercício e, no caso de doutorado, após um período de 4 (quatro) anos.

10.8 Os candidatos aprovados no concurso público regido por este edital poderão ser aproveitados por outras Instituições de Ensino, desde que para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, respeitados os interesses da UNIVASF e a ordem de classificação.

10.9 Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a SGP da UNIVASF, no telefone: (87)2101-6737 ou através do e-mail: sgp@univasf.edu.br

10.10 Poderá haver gravação da prova didática e da prova de memorial, para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968 e seu Decreto regulamentador, Decreto Nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996, bem como a microfilmagem das provas escritas para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968 e seu Decreto regulamentador nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996;

10.11 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora de Avaliação e Concurso.

TELIO NOBRE LEITE
Reitor em Exercício

ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2012, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2012

Tabela de Pontuação para julgamento da Prova de Títulos nos Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior da UNIVASF

Grupo I - Títulos Acadêmicos - até 40 pontos

Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo:

Atividades

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

08

Certificado de Residência Médica credenciada pelo MEC

08

Diploma de Graduação

05

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério no Ensino Superior

0,5 pontos/semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 pontos/ano

Ensino não regular na área/ subárea do concurso:
- Cursos (mínimo de 4 horas)
- Conferências/ Palestras

0,2 pontos por curso ministrado
0,1 pontos por evento (Até o limite de 2 pontos)

Orientação de tese de doutorado aprovada

4 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 pontos por tese

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,5 pontos por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho (até o limite de 03 pontos)

Orientação de grupo PET

0,5 pontos por grupo-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 pontos por bolsista-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de monitoria

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de extensão

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

0,3 pontos por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 pontos por tese ou concurso

Coordenação de projeto de extensão

0,5 pontos por projeto (até o limite de 03 pontos)

Participação em projeto de extensão

0,25 pontos por projeto (até o limite de 1,5 pontos)

Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 h/aula)

0,2 pontos por curso (até o limite de 2 pontos)

Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão

0,2 pontos por semestre

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do Concurso - 75 pontos para os candidatos a Professor Titular. Para os candidatos a Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, até o limite de 25 pontos.

Atividades

Pontos

Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)
Autor:
Coautor:

03 pontos por livro
2 pontos por livro

Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)
Organizador:
Coorganizador:

1,5 pontos por livro
0,5 pontos por livro

Capitulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)
Autor:
Coautor:

1,5 pontos por livro
0,5 pontos por livro

Tradução de livro especializado
Tradutor:
Cotradutor:

1,5 pontos por livro
0,5 pontos por livro

Artigo completo publicado em periódico científico especializado, indexado e com corpo de árbitros e Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais. Qualis A1
Qualis A2
Qualis B1
Qualis B2
Qualis B3
Qualis B4
Qualis B5
Qualis C
Sem qualis
2/1 pontos
1,8/0,9 pontos
1,6/0,8 pontos
1,4/0,7 pontos
1,2/0,6 pontos
1,0/0,5 pontos
0,8/0,4 pontos
0,6/0,3 pontos
0,4/0,2 pontos

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais

0,2 pontos por trabalho

Relatório técnico de pesquisa publicado

0,5 pontos por relatório

Trabalhos técnicos e artísticos especializados na área do concurso

0,5 por trabalho (até o limite de 2 pontos)

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais

0,5 pontos por prêmio (até o limite de 2 pontos)

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados

1 ponto p/ consultoria (até o limite de 04 pontos)

Artigos especializados publicados na imprensa

0,5 pontos por artigo (até limite de 2 pontos)

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos

0,5 pontos por manual (até o limite de 04 pontos)

Participação em congressos e seminários

0,5 pontos por evento (até o limite de 2 pontos)

Patente ou processos registrados de patente 04 pontos por patente

Patente ou processos registrados de patente 04 pontos por patente

Grupo IV - Exercício de atividades ligadas à administração universitária

Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Reitor

2 pontos por ano

Vice-Reitor, Diretor de Centro, Pró-Reitor

1 ponto por ano

Ocupantes de outros cargos de CD-3 e CD-4

0,5 pontos por ano

Membro de Conselhos Superiores de Universidades

0,2 pontos por ano

Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós-graduação de caráter permanente

0,2 pontos por ano

Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual

0,2 pontos por curso

ANEXO II EDITAL Nº. 42 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2012

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ÁREA DE CONHECIMENTO: LEVANTAMENTO, APTIDÃO, MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO; PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DO SOLO E BIOLOGIA DO SOLO

1. Relações massa-volume: adensamento e compactação de solos;

2. Água no solo (sistema solo-planta);

3. Organismos do solo e ciclagem de nutrientes;

4. Indicadores de Qualidade do solo: químico, físico e biológico;

5. Manejo da matéria orgânica do solo e fertilidade do solo;

6. Erosão do solo: fundamentos e métodos de controle;

7. Bacias Hidrográficas: Unidade de gestão e planejamento ambiental;

8. Práticas conservacionistas de caráter vegetativo, edáfico e mecânico;

9. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo

10. Aptidão Agrícola e planejamento de uso da terra para fins agrícolas.

ÁREA DE CONHECIMENTO: FITOPATOLOGIA

1. Importância das doenças de plantas;

2. Agentes causais das doenças de plantas;

3. Ciclo das relações patógeno x hospedeiro;

4. Ação do ambiente sobre as doenças de plantas;

5. Sintomatologia e diagnose das doenças de plantas;

6. Variabilidade genética de fitopatógenos;

7. Princípios básicos de epidemiologia e controle de doenças de plantas;

8. Mecanismos fisiológicos e bioquímicos na defesa da planta;

9. Conceitos e fundamentos da patologia de sementes;

10. Microorganismos do solo de importância agronômica e ambiental.

ÁREA DE CONHECIMENTO: FISIOLOGIA VEGETAL

1. Balanço hídrico nas plantas

2. Considerações bioquímicas e ecofisiológicas da respiração

3. Defesa vegetal e metabólitos secundários

4. Fisiologia dos Estresses: Fatores externos e crescimento vegetal

5. Senescência e Morte Celular Programada

6. Fotossíntese: metabolismo do carbono

7. Fisiologia da semente

8. Metabolismo do nitrogênio: fixação e assimilação

9. Nutrição vegetal

10. Transporte de solutos orgânicos

ÁREA DE CONHECIMENTO: SISTEMÁTICA E TAXONOMIA VEGETAL

1. Sistemática Vegetal das Angiospermas: Métodos e Princípios

2. Nomenclatura Botânica atual e sua evolução desde o primeiro Código de Nomenclatura Botânica

3. Características de importância taxonômica em Eudicotiledôneas

4. Características de importância taxonômica em Monocotiledôneas

5. Diversidade de Fanerógamas nos principais ecossistemas brasileiros

6. Características de importância taxonômica em uma grande família brasileira de Fanerógamas

7. Filogenias Moleculares como Ferramenta ao Estudo Vegetal

8. Diversidade Vegetal, seus Recursos e sua Conservação

9. Morfologia e Sistemática de Cactaceae

10. Morfologia e Sistemática de Bromeliaceae

ÁREA DE CONHECIMENTO: ANÁLISES CLÍNICAS

1. Vetores e reservatórios de doenças parasitárias

2. Mecanismos de invasão dos parasitos

3. Diagnóstico parasitológico

4. Trypanosoma cruzi: biologia do parasito

5. Parasitoses veiculadas pela água e alimentos

6. Métodos de contagem de células sanguineas

7. Hematopoese

8. Anemias hipocrômicas

9. Plaquetas

10. Distúrbios da hemoglobina

ÁREA DE CONHECIMENTO: TEORIA ANTROPOLÓGICA

1. Pós-colonialismo na antropologia

2. Contribuições das antropologias do parentesco para a teoria antropológica

3. Subjetividades e relações de gênero

4. Mitos e ritos

5. Natureza e cultura

6. Objeto e método na antropologia

7. Corpo e pessoa na teoria antropológica

8. Pensamento antropológico clássico no Brasil

ÁREA DE CONHECIMENTO: PEDAGOGIA

1. O paradigma moderno e a Educação

2. Fundamentos teóricos da Educação

3. Teorias da Educação e Interculturalidade

4. O papel da Didática em diferentes tendências pedagógicas

5. Educação e Sociedade de classes

6. Movimentos sociais do campo e Educação

7. Estado, Sociedade e Educação no contexto neoliberal

8. Gestão e financiamento da Educação Brasileira

ÁREA DE CONHECIMENTO: BROMATOLOGIA E BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS, TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS, ENZIMOLOGIA INDUSTRIAL, PRÁTICAS FARMACÊUTICAS II (ALIMENTOS)

1. Modificações bioquímicas dos alimentos durante o desenvolvimento, armazenamento e processamento.

2. Fermentações e enzimas de uso industrial.

3. Produtos do metabolismo microbiano de interesse na indústria farmacêutica, de alimentos.

4. Processos tecnológicos envolvidos no processamento de alimentos de origem animal e vegetal e de bebidas.

5. Composição química dos alimentos e alterações provocadas por agentes físicos, químicos e biológicos.

6. Técnicas de beneficiamento, transformação e conservação dos alimentos.

7. Biossíntese e degradação dos constituintes alimentares.

8. Constituintes, composição centesimal e do valor nutritivo dos alimentos.

ÁREA DE CONHECIMENTO: PARASITOLOGIA HUMANA BÁSICA E PARASITOLOGIA HUMANA CLÍNICA

1. Parasitologia e diagnóstico laboratorial da giardíase.

2. Parasitologia e diagnóstico laboratorial ascaridíase e enterobiose.

3. Parasitologia e diagnóstico laboratorial de esporozoários de interesse médico.

4. Parasitologia e diagnóstico laboratorial da doença de Chagas.

5. Parasitologia e diagnóstico laboratorial da malária humana.

6. Parasitologia e diagnóstico laboratorial da leishmaniose humana.

7. Parasitologia e diagnóstico laboratorial dos ancilostomídeos de interesse médico.

8. Parasitologia e diagnóstico laboratorial da esquistossomose.

9. Parasitologia e diagnóstico laboratorial da filariose.

10. Parasitologia e diagnóstico laboratorial dos tenídeos de interesse médico.

ÁREA DE CONHECIMENTO: TECNOLOGIA FARMACÊUTICA

1. Desenvolvimento e validação de métodos analíticos na Indústria Farmacêutica.

2. Desenvolvimento de Formas Farmacêuticas.

3. Boas Práticas de Fabricação e legislação na indústria farmacêutica.

4. Tecnologia de Obtenção de formas farmacêuticas sólidas.

5. Tecnologia de Obtenção de formas farmacêuticas semi-sólidas.

6. Tecnologia de Obtenção de formas farmacêuticas administradas sob a forma de aerossol.

7. Esterilização de produtos farmacêuticos, obtenção de preparações parenterais e vias de administração.

8. Estudo de estabilidade de medicamentos.

9. Formas Farmacêuticas de liberação modificada.

ÁREA DE CONHECIMENTO: GENÉTICA E MORFOLOGIA

1. Célula Procariótica;

2. Membrana Plasmática e Organelas Citoplasmáticas;

3. Homeostase e Mecanismos de Regulação das Atividades Celulares;

4. Célula vegetal e animal;

5. Divisão celular: mitose e meiose;

6. Genética Mendeliana;

7. Genética Molecular;

8. Fluxo da informação genética: transcrição, processamento de RNA, tradução e regulação da expressão genica;

9. Genética de populações e evolução;

10. Citogenética e alterações cromossômicas.

ÁREA DE CONHECIMENTO: BIOLOGIA ANIMAL E EVOLUÇÃO

1. Sistema de classificação dos seres vivos;

2. Padrões de distribuição qualitativa e quantitativa da biodiversidade no planeta;

3. Caracterização geral dos protozoa;

4. Princípios e padrões morfológicos nos invertebrados;

5. Características gerais e evolutivas dos vertebrata;

6. Origens dos Protochordata e Chordata;

7. Mecanismos evolutivos: mutação, migração, panmixia;

8. Consequência dos processos evolutivos: adaptação, extinção e especiação;

9. Padrões evolutivos: biogeografia, filogenia, novidades evolutivas e interações entre espécies;

10. História do pensamento evolutivo.

ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA / FÍSICA

1. Limite e Continuidade.

2. Funções Deriváveis e Aplicações.

3. Funções Integráveis e Aplicações.

4. Gravitação Universal.

5. Leis de Newton.

6. Leis da Termodinâmica.

7. Equações de Mamei'.

8. Teoria Cinética dos Gases.

9. Leis de Conservação na Mecânica Clássica.

ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOCIÊNCIAS

1. Rochas e Minerais: Conceitos, características, processos de formação, e Classificação.

2. Tempo Geológico e a História Ecológica da Terra.

3. Tectônica de Placas Deriva Continental e Formação dos Oceanos, Sismicidade e Vulcanismo.

4. Processos e Ambientes de Fossilização: Preservação e Tipos de Fósseis, Uso Estratificado dos Fósseis e o tempo Geológico.

5. Processos Endogenéticos e Exogenéticos na Formação do Relevo.

6. Recursos Energéticos e Hídricos: Utilização, Degradação e Recuperação.

7. Meio Ambiente e Geomorfologia: Desequilíbrios, Degradação, Desertificação, recuperação, Manejo e Desenvolvimento Sustentado.

8. Processos Erosivos, movimentos de Massa e Ocupação de Áreas de Risco.

9. Feições Geomorfológicas Relacionadas a Dobramentos, à Tectônica de Falha, à Estrutura Circulares ou Dômicas e à Bacias Sedimentares: Gênese, Evolução e Exemplos.

10. Feições Geomorfológicas Relacionadas aos Ambientes Fluviais, Lacustres, marinhos e Cársticos: Gênese, Evolução e Exemplos.

ÁREA DE CONHECIMENTO: ENERGIA E ELETRIFICAÇÃO RURAL

1. Luminotécnica.

2. Geradores e motores de corrente alternada e contínua.

3. Circuitos trifásicos, Circuitos magnéticos e transformadores.

4. Circuitos de corrente contínua e de corrente alternada.

5. Instalações elétricas de edificações rurais e agroindustriais.

6. Força motriz: instalação, adequação, Correção de fator de potência.

7. Energia Elétrica no meio rural: Cálculo de demanda, fornecimento e distribuição.

8. Automação no meio rural.

9. Energia alternativas aplicadas ao meio rural.

10. Aproveitamento e aplicações de Recursos Energéticos no meio rural.

ÁREA DE CONHECIMENTO: HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO

1. Irrigação por superfície.

2. Irrigação por aspersão.

3. Irrigação Localizada.

4. Qualidade da água de irrigação e salinização.

5. Demanda hídrica de culturas agrícolas.

6. Fertirrigação.

7. Pequenas Obras Hidráulicas.

8. Hidrostática. Hidrodinamica. Equação de Bernoulli.

9. Condutos Forçados. Condutos Livres. Golpe de Aríete.

10. Estações Elevatórias. Adutoras por gravidade. Sistemas de Tubulações. Hidrometna.

ÁREA DE CONHECIMENTO: TELECOMUNICAÇÕES E CIRCUITOS ELETRÔNICOS

1. Técnicas de acesso múltiplo: TDMA, FDMA, CDMA;

2. Técnicas de modulação analógica;

3. Técnicas de modulação digital;

4. Comunicações móveis celulares;

5. Televisão Digital;

6. Técnicas de multiplexação;

7. Amplificadores operacionais;

8. Circuitos combinacionais e seqüenciais;

9. Análise de circuitos RC, RL e RLC;

10. Filtros e amplificadores sintonizados.

ANEXO III - EDITAL Nº. 42 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2012

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO

À Comissão Gestora de Concurso

Eu, ____________________________, RG nº ____________, órgão expedidor _________, data de emissão ___________, CPF nº ______________, data de nascimento ____/____/____, nome da mãe ___________________________, NIS (Número de Inscrição Social) nº ____________, residente e domiciliado a (Rua, Av.) _________________________, nº _________, Bairro _________, CEP ___________, venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso Público para Professor Efetivo, área ___________________________, do Colegiado de _____________________ da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, objeto do Edital nº 42/2012, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição.

Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

________________, _____/_____/2012

___________________________________
ASSINATURA DO REQUERENTE