PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - PEDAGOGIA
I - INSCRIÇÕES
Período: 26/11/2012 a 02/12/2012
Pelo endereço eletrônico pgrad@unirg.edu.br por meio de envio do currículo.
No ato da inscrição o candidato deverá indicar o bloco ao qual deseja concorrer. Cada candidato poderá concorrer em apenas um bloco de disciplinas.
II - REQUISITOS
Currículo atualizado.
Disponibilidade para lecionar nos períodos das disciplinas ofertadas.
Possuir Graduação em Pedagogia; e Especialização em uma dessas áreas: Metodologia ou Docência do Ensino Superior, Planejamento Educacional, Gestão Educacional ou Supervisão Escolar; ou Mestrado e/ou Doutorado em Educação.
Desejável experiência em docência no ensino superior.
III - VAGAS
Serão disponibilizadas 02 vagas.
IV - REMUNERAÇÃO
Os vencimentos serão de acordo com o Plano de Cargos e Salários da Instituição.
V - DISCIPLINAS OFERTADAS
BLOCO I
CURSO | DISCIPLINA | DIA DA SEMANA | TURNO | VAGAS | CARGA HORÁRIA |
Pedagogia | Currículo, Estrutura Escolar e Planejamento Pedagógico | Quarta-feira | Matutino | 01 | 20 horas |
Planejamento Educacional | Quinta-feira | Noturno | |||
Estágio Supervisionado III (01 Turma) | Quarta-feira | Noturno |
BLOCO II
CURSO | DISCIPLINA | DIA DA SEMANA | TURNO | VAGAS | CARGA HORÁRIA |
Pedagogia | Avaliação da Aprendizagem | Quinta-feira | Noturno | 01 | 40 horas |
Gestão Educacional I | Sexta-feira | Noturno | |||
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | Segunda-feira | Noturno | |||
Estágio Supervisionado IV (02 Turmas) | Quarta-feira | Noturno |
VI - SELEÇÃO
A seleção será realizada em quatro etapas, a saber:
1 - Análise Curricular - Etapa eliminatória.
Divulgação: 04 de dezembro de 2012.
2 - Avaliação Dissertativa - Os candidatos aprovados na etapa 01 deverão produzir um texto dissertativo a partir de um tema sorteado dentre os relacionados no ANEXO II.
Na avaliação dissertativa os candidatos deverão apresentar cópia dos principais certificados (graduação, especialização, mestrado e doutorado).
Esta etapa será realizada no dia 06 de dezembro de 2012.
3 - Prova Didática - Os candidatos aprovados na etapa 1 deverão, também, ministrar uma aula teórica de 25 a 30 minutos a respeito de um dos temas sorteado dentre os relacionados no ANEXO II (o tema sorteado para a avaliação dissertativa será automaticamente excluído do sorteio para a prova didática).
Na prova didática os candidatos deverão apresentar 04 (quatro) cópias do plano de aula e do currículo atualizado para os membros da banca.
Esta etapa será realizada no dia 07 de dezembro de 2012.
4 - Entrevista - Logo após a prova didática.
Os temas para a avaliação dissertativa e para a prova didática serão divulgados juntamente com a convocação para as etapas seguintes.
O horário e local para realização das etapas 2 e 3 serão divulgados juntamente com o resultado da primeira etapa (análise de currículo) por email e/ou pelo site da UNIRG. Os horários das apresentações obedecerão a ordem das inscrições.
Será disponibilizado expositor multimídia (data-show), lousa e pincel.
A ementa e bibliografia básica das disciplinas ofertadas encontram-se no ANEXO I.
VII - RESULTADO
O resultado da seleção será divulgado no site do Centro Universitário UNIRG.
O processo seletivo será conduzido por uma comissão composta por dois docentes do respectivo Curso, um representante do corpo discente e um representante da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (PGRAD).
Eventuais recursos deverão ser protocolados pessoalmente na Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, devidamente fundamentadas, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação do resultado.
*OBS: O processo seletivo em questão refere-se à contratação, não tendo valor de concurso público.
*À PGRAD compete conduzir o processo de seleção em consonância com as Coordenações dos Cursos e encaminhar o resultado à Fundação UNIRG, a qual procederá a efetivação do contrato.
Informações: Telefone (63) 3612-7686 e/ou pgrad@unirg.edu.br
Gurupi-TO, 23 de novembro de 2012.
Rogério Ferreira Marquezan
Pró-Reitor de Graduação e Extensão
Centro Universitário UNIRG
ANEXO I
Ementa e bibliografia das disciplinas ofertadas:
BLOCO I
1. Currículo, Estrutura Escolar e Planejamento Pedagógico
Ementa: Estudos e análises dos conceitos e modelos de currículo objetivados e implementados para a melhoria da qualidade da educação escolar. Análise da estrutura formal dos sistemas de ensino e da escola: o poder, a democracia, a organização do trabalho escolar e as formas de participação dos professores e alunos na construção de Projeto e Programas Pedagógicos da Escola.
Bibliografia Básica:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1987.
BUSQUETS, Maria D. e Outros. Temas transversais em Educação. São Paulo. Ática, 1987.
COSTA, Marisa Vorraber. O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projeto de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LIBÂNEO, José C. Democratização da Escola Pública. São Paulo, Loyola, 1987.
MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.
SILVA, Teresinha Maria Nelli. A construção do currículo na sala de aula. O professor como pesquisador. [S.l.]: EPU, 1990. 74 p.
VEIGA, Ilma P. Alencastro. Escola Fundamental, Currículo e Ensino. Campinas: Papiros, 1991.
2. Planejamento Educacional
Ementa: Conceito, níveis. O planejamento no cotidiano da educação e da escola. Tipos de planejamentos: PNE, PDI, PPI, PPC, PPE, Estratégicos, Plano de Gestão, Curricular, anual e semestral. Vivências pedagógicas na elaboração de planejamentos educacionais.
Bibliografia Básica:
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo:Loyola, 1991.
HEMGEMUHLE, Adelar. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes 2004.
PADILIA, Paulo R. Planejamento Dialógico - Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez 2001.
KOSINSKI, Regina Taam de. 41 respostas sobre ensino e cotidiano escolar. São Paulo: Scipione, 1998. 71 p. (Ponto de apoio). ISBN 85-262-3414-5.
VASCONCELOS, Celso Doe S. Planejamento de Ensino Aprendizagem. 7 ed. .São Paulo: liberta, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico uma Construção Possível. Campinas SP: Papirus, 1995.
3. Estágio Supervisionado III
Ementa: Prática docente em Educação Infantil. Planejamento e execução de plano de aula na escola. Sistematização da prática docente: elaboração de artigo.
Bibliografia Básica:
ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: o projeto. 4 ed. Petróplis, RJ: Vozes, 2001.(fasc. 07).
CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos e metodológicos. 11. ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 34 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.
HERNANDEZ, Fernando, MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento como caleidoscópio. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo, SP: Érica, 2001.
BLOCO II
1. Avaliação da Aprendizagem
Ementa: Principais teorias. Avaliação, processo de ensino aprendizagem e gestão educacional. Planejamento, elaboração, testagem e análise de instrumentos de avaliação da aprendizagem. Avaliação nos diferentes ambientes de aprendizagem: rendimento escolar e do ensino, currículo e programas, pratica docente, material didático e projetos educativos.
Bibliografia Básica:
DEMO, Pedro. Ser professor: é cuidar que o aluno aprenda. Mediação.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Cortez.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. SEdUFSCar.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Artes Médicas.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma práxis transformadora. Libertad.
2. Gestão Educacional I
Ementa: Conceitos, teorias e dimensões técnico-pedagógicas. Gestão do Processo educativo na escola publica e privada nos diferentes níveis de ensino: aspectos humanos, pedagógicos e financeiros. Ações Colegiadas, poder, democracia e inclusão na escola. O pedagogo como gestor educacional.
Bibliografia Básica:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FERNANDES, Maria Nilza de Oliveira. Líder - Educador: novas formas de gerenciamento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LÜCK, Heloísa et al. A Escola Participativa o trabalho do gestor escolar. 4ª ed. Rio de Janeiro. DP&A, 2000.
PARO, Victor Henrique. Gestão democrática da escola pública, São Paulo. SP . Ática. 1997.
RAGO, Luzia Margareth e Moreira, Eduardo F. P.. O que é Taylorismo, São Paulo. SP: Brasiliense, 1996.
SANTOS, Clovis Roberto dos. O Gestor Educacional de uma Escola em Mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
3. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Ementa: Retrospectiva Histórica da Educação brasileira no período republicano. Organização da Educação Básica na legislação atual. Estrutura Administrativa da Educação Básica. O financiamento da Educação Básica. Estrutura organizacional de uma unidade escolar. A formação e o exercício do magistério e suas regulamentações.
Bibliografia Básica:
A Educação Básica Pós - LDB. Eurides Brito da Silva, (Organizadora). São Paulo: Pioneira, 1998.
BRASIL - Lei nº 9394/96 - Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
LDB - Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. Iria Brzezinski (org.) São Paulo: Cortez, 1997.
LIBÂNEO - José Carlos. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2007. (Coleção Docência em Formação).
MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Leituras, São Paulo: Pioneira, 1998.
PILETTI, Nelson, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. 23ª Editora, São Paulo, Ática, 1999.
4. Estágio Supervisionado IV
Ementa: Prática docente, com foco no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos, na fase inicial dos estudos. Planejamento e execução do plano de aula. Sistematização da prática docente: Elaboração de artigo.
Bibliografia Básica:
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. Campinas: Cortez, 1995.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. Campinas: Cortez, 1996.
FRANCHI, Eglê Pontes. Pedagogia da Alfabetização: da Oralidade à Escrita. 4. ed. Campinas: Cortez, 1995.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1992. (Série Pensamento e Ação no Magistério).
ABUD, Maria José Milharezi. O Ensino da Leitura e da Escrita na Fase Inicial de Escolarização. São Paulo: EPU, 1987. (Temas Básicos de Educação e Ensino).
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. 24. ed. Campinas: Cortez, 1995. (Questões da Nossa Época, 14).
ANEXO II
Temas para Avaliação Dissertativa e Prova Didática:
BLOCO I
1) O Papel do Currículo na Formação da Identidade do Aluno;
2) O Plano Decenal de Educação: Possibilidades e Perspectivas para a Educação Brasileira;
3) A Importância dos Planos de Ensino Para o Sucesso Docente;
4) A Avaliação da Aprendizagem no Contexto Atual: Possibilidades Concretas Numa Perspectiva da Aprendizagem Significativa;
5) As Rotinas da Sala de Aula na Educação Infantil;
6) A Ação Docente Numa Perspectiva Interdisciplinar no Contexto da Educação Infantil.
BLOCO II
1) A Trajetória da Avaliação da Aprendizagem - Dos Jesuítas aos Dias Atuais;
2) A Avaliação da Aprendizagem no Contexto Atual: Possibilidades Reais para uma Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa;
3) O Perfil Ideal do Gestor Escolar para a Sociedade do Século XXI;
4) O Financiamento da Educação Básica no Brasil nas Últimas Décadas;
5) Organização da Educação Básica na Legislação Atual;
6) A Gestão Escolar Democrática e Participativa: O Real e o Ideal na Educação Pública Brasileira nas Últimas Décadas;
7) A Importância dos Planos de Ensino para a Gestão da Sala de Aula;
8) Possibilidades e Perspectivas para a Educação Brasileira no Novo Plano Decenal de Educação.