UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - MT

Notícia:   Unemat abre 21 vagas para Professor Temporário

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA

EDITAL Nº 041/2012 - UNEMAT

FACULDADE DE LINGUAGEM E ZOOTECNIA - FALIZ

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual nº 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual nº. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na Faculdade de Linguagem e Zootecnia do Campus Universitário de Pontes e Lacerda.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber, pela Instrução Normativa nº 003/2009 - DRN/PRAD, devidamente publicadas no site da UNEMAT, no endereço www.unemat.br/prad/dars/?link=normativas.

1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento de referida Instrução Normativa.

1.2. O processo seletivo será realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso e todas as etapas serão realizadas na cidade de Pontes e Lacerda/MT.

1.3. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

2. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

2.1. Período das inscrições: 21 de janeiro de 2013 a 01 de fevereiro de 2013

2.1.1. As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 07 às 11h e das 14 às 16h horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, localizada na Rodovia BR 174, Km 209, Cx Postal 181, Pontes e Lacerda-MT, CEP 78250-000, telefones: (65) 3266-8101 ou 3266-8112.

2.1.2. No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, para que sejam comprovadas a necessidade especial e a capacidade de desempenhar as atribuições do cargo.

2.1.2.1 No ato da inscrição o candidato portador de necessidades especiais poderá solicitar atendimento especial, se precisar, para realização das provas. Na solicitação deverá constar o tipo de atendimento que necessitará.

2.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 01/02/2013, após as 16 horas.

2.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário de Pontes e Lacerda.

2.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 04/02/2013 às 08 h.

2.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 05/02/2013.

2.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 04/02/2013 às 07h 30min

2.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 06 e 07/02/2013 a partir das 08 h

2.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 08/02/2013

2.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 08/02/2013

2.9. Prazo para interposição de recursos, nos termos da Instrução Normativa 003/2009-DRN/PRAD: 11/02/2013.

2.9.1. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 14/02/2013

2.10. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 14/02/2013, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

2.10.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).

3. DA ATRIBUIÇÃO, DAS VAGAS E DA VIGÊNCIA DO CONTRATO.

3.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.

3.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:

CURSO

GRANDE ÁREA

ÁREA

REQUISITOS LEGAIS

JORNADA DE TRABALHO

Nº DE VAGAS/ CR(*)

VIGÊNCIA DO CONTRATO

ZOOTECNIA

Ciências Exatas e da Terra

Matemática

Diploma de graduação de curso superior em Matemática ou áreas afins reconhecido pelo MEC ou CEE

20 h

01

25/02/2013 a 31/12/2013

Química

Diploma de graduação de curso superior em Química ou áreas afins reconhecido pelo MEC ou CEE20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
Ciências BiológicasBiologiaDiploma de graduação de curso superior em Biologia ou áreas afins reconhecido pelo MEC ou CEE20 h0125/02/2013 a 31/07/2013
CR(*)-
Ciências AgráriasAgronomiaDiploma de graduação de curso superior em Agronomia ou Engenharia Agrícola ou áreas afins reconhecido pelo MEC ou CEE - Registro no Conselho da Categoria Profissional20 h0125/02/2013 a 31/07/2013
0225/02/2013 a 31/12/2013
ZootecniaDiploma de graduação de curso superior em Zootecnia ou áreas afins reconhecido pelo MEC ou CEE - Registro no Conselho da Categoria Profissional20 hCR(*)-
20 h0325/02/2013 a 31/07/2013
20 h0425/02/2013 a 31/12/2013
Medicina VeterináriaDiploma de graduação de curso superior em Medicina Veterinária reconhecido pelo MEC ou CEE - Registro no Conselho da Categoria Profissional20 h0225/02/2013 a 31/12/2013
LETRASLetrasEducaçãoDiploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Pedagogia ou Filosofia ou Sociologia reconhecido pelo MEC ou CEE20 hCR(*)-
Língua Portuguesa 1Diploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 hCR(*)-
LiteraturaDiploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 hCR(*)-
Lingüística 1Diploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 hCR(*)-
Língua Portuguesa e LiteraturaDiploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 h01 25/02/2013 a 31/12/2013
Língua Portuguesa 2Diploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
Língua InglesaDiploma de graduação de curso Licenciatura Plena superior em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 h0125/02/2013 a 31/07/2013
Lingüística 2Diploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras reconhecido pelo MEC ou CEE20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
SociologiaDiploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Pedagogia ou Filosofia ou Sociologia reconhecido pelo MEC ou CEE20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
LibrasDiploma de graduação de curso superior em Licenciatura Plena em Letras ou Pedagogia com formação em Educação Especial reconhecido pelo MEC ou CEE e atestado de intérprete do CEA ADA/ou CAS/MT ou FENEIS/ ou MEC Pró-Libras20 h0111/03/2013 a 16/04/2013

(*) Cadastro de Reserva

3.3. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do resultado final, munidos da documentação elencada no Anexo VII, para realização do contrato.

3.4 Havendo surgimento de vaga, ou não tendo aprovados ou inscritos para vagas de uma mesma área, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para a qual se inscreveu, dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.

3.5. Os candidatos classificados para as vagas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser contratados mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.

3.5.1. As convocações para contratação dos classificados serão publicadas no site da UNEMAT e nos murais dos Cursos envolvidos no certamente.

3.5.2. Os candidatos deverão acompanhar continuamente as publicações no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos/?op=prof).

3.5.3. Os candidatos deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação da CONVOCAÇÃO, munidos da documentação elencada no Anexo VII.

3.6. Não foi reservado percentual para candidatos PNEs em razão do quantitativo de vagas ser insuficiente para aplicação do percentual para os PNE's, nos termos da Lei Complementar Estadual 114/2002.

4. DO REGIME JURÍDICO E DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

4.1. Os contratos serão regidos pelo Regime Administrativo Especial e serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social, através do INSS, para o qual o (a) contratado (a) contribuirá obrigatoriamente.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA - Ver Anexo IV.

6. TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Anexo V.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

7.1. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.

7.2. A Prova Escrita terá duração de 4 (quatro) horas.

7.3. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição

b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração

c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)

d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita

e) Anexo V - Temas para a prova de desempenho didático.

f) Anexo VI - Quadro de atribuição de pontos para avaliação de títulos

g) Anexo VII - Documentos que o candidato deverá apresentar no ato da contratação

h) Anexo VIII - Ficha funcional

Teresa de Pazos da Silva
Diretora Político-Pedagógico e Financeiro
Campus Universitário de Pontes e Lacerda em Substituição
Portaria nº 1665/2012ANEXO I AO EDITAL - REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Pelo presente, solicito inscrição como candidato (a) ao Processo Seletivo Nº 041/2012 para contratação temporária de Professor Substituto na Área de _____________________________________ ,
para atuar junto ao Curso de ___________________________ - Campus Universitário de Pontes e Lacerda, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Informações Pessoais

Nome completo:___________________________________________Endereço:__________________________________ Bairro:______________________,
Cidade:__________________________________ UF:_______ CEP: _______________RG nº _____________________ CPF nº ____________________ Naturalidade:_________________ ,
Nascimento: _____/_____/______ Idade: ______ Estado Civil:______________________Formação:___________________________________, Ano:_________

Graduação (__) Especialização (__) Mestrado (__) Doutorado (__)

Candidato Portador de Necessidades Especiais? (__)SIM (__)NÃO
Caso sim, especificar o tipo de atendimento necessário para realização das provas no processo seletivo

__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

Informações complementares:

Telefone residencial: (__)_________________ Celular: (__)__________________ E-mail:_______________________________________
Pontes e Lacerda, _____ /____/_______ .

________________________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO II AO EDITAL - DO VALOR DA REMUNERAÇÃO

TITULAÇÃO

SALÁRIO (referente a 20 horas semanais)

Graduado

R$ 1.730,40

Mestre

R$ 3.218,53

Doutor

R$ 3.979,90

ANEXO III AO EDITAL - MODELO DE REQUISIÇÃO PARA PARTICIPAR DA PROVA DIDÁTICA

À Banca Examinadora do Processo Seletivo nº ____________________________Campus de _____________________ Curso de ______________________________
Área:________________________ Disciplinas: ____________________________(Nome)______________________________________, (nacionalidade)________________________,
(estado civil)_____________________, residente e domiciliado (a) _______________________________ ,bairro: ___________________ Cidade ____________________________,
portador do RG nº ______________________,e CPF nº _________________________, devidamente inscrito sob o nº _________________________________ no referido Processo Seletivo, vem respeitosamente Requisitar a participação na Segunda Fase da Avaliação, ou seja, na Prova Didática, haja vista não concordar com a avaliação obtida na Prova Escrita.

Outrossim, ressalta que apresentará em tempo hábil o Recurso administrativo cabível, o qual será devidamente fundamentado por motivos de fato e de direito.

____________________,______/______/_______.

______________________________________
Assinatura do CandidatoANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA 

CURSO: ZOOTECNIA

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Matemática

· Regra de três simples e composta;

· Funções;

· Noção de integral;

· Análise de variância e Testes de Hipótese;

· Delineamentos básicos: inteiramente ao acaso, blocos casualizados e quadrado latino.

ÁREA: Química

· Funções Inorgânicas;

· Funções orgânicas - aminas e amidas;

· Preparação de compostos orgânicos;

· Bioquímica das biomoléculas;

· Enzimas e inibidores enzimáticos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Biologia

· Ciclo evolutivo dos principais parasitas dos animais de interesse zootécnico

· Transporte através de membranas

· Fisiologia da contração muscular

· Transporte de nutrientes no interior das plantas

· Fundamentos da genética

· Principais Biomas Brasileiros

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Agronomia

· Propriedades químicas do solo;

· Classificação dos solos do Brasil;

· Planejamento dos projetos de construções rurais;

· Implementos para preparo inicial do solo;

· Estruturas de mercado e formação de preços agropecuários;

· Análise econômica financeira da atividade agropecuária.

ÁREA: Zootecnia

· Técnicas para estimar a produção de forragem;

· Particularidades fisiológicas dos animais não ruminantes;

· Processo de fermentação ruminal de carboidratos, proteínas e lipídeos

· Industrialização dos alimentos de origem animal;

· Principais raças e cruzamentos em animais ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos)

· Instalações e equipamentos na bovinocultura leiteira;

· Produção de larvas e juvenis na piscicultura;

· Produção de frangos de corte;

· Parâmetros quantitativos e qualitativos de avaliação de carcaças;

· Efeitos do ambiente tropical sobre os animais domésticos;

· Tratamento de dejetos animais.

ÁREA: Medicina Veterinária

· Manejo profilático em rebanhos

· Fecundação, nidação e desenvolvimento inicial do embrião

· Inseminação artificial e Inseminação artificial em tempo fixo;

· Importância econômica e social da criação de cães e gatos;

· Resistência dos animais aos microorganismos patógenos;

· Estruturas anatômicas do sistema muscular dos animais domésticos

CURSO: LETRAS

Área: EDUCAÇÃO

1. História da Educação no Brasil.

2. As diferentes correntes pedagógicas.

3. Objetivos da Educação Básica.

4. Reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

5. Currículo e ensino.

6. Definição de didática como disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino através de seus componentes: os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem.

7. O fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político social e técnica.

8. O processo de ensino constituído pelo seu conteúdo programático, pela bibliografia.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA 1

1. Fonética: o aparelho fonador;

2. Descrição dos segmentos consonantais e vocálicos do Português (IPA), Tipologia silábica;

3. A estrutura silábica do português.

4. Fonologia: Fonemas e alofones (descrição da fonologia do Português);

5. O acento em Português;

6. Glides;

7. Relação grafema-fonema;

8. Modelos de análise fonológica.

9. Os PCNs e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

10. Elaboração de cronograma de trabalho para a análise dos instrumentos de registro, de acompanhamento e de avaliação das atividades curriculares da escola-campo.

11. Análise da escola de Ensino Fundamental e de sua relação com o ensino de Língua Portuguesa.

12. Observação e diagnóstico da organização e funcionamento do Ensino Fundamental, bem como observação e pesquisa do alunado do Ensino Fundamental em escolas / salas de aula.

13. Estudo da prática pedagógica, planejamento, execução e avaliação de atividades de ensino.

14. Reflexão sobre o papel do educador e seu compromisso com a realidade do ensino fundamental;

15. Confronto teoria-prática.

16. O latim vulgar: sua formação, expansão, diferenciação e a formação das línguas românicas.

17. Formação e história da Língua Portuguesa.

ÁREA: LITERATURA

1. Estudo da produção literária portuguesa com vistas a apreender os aspectos de consolidação da Literatura Portuguesa compreendendo não somente o nível diacrônico, mas a comparação entre os temas independente do estilo ou conteúdo.

2. Poesia e prosa medieval;

3. A Literatura humanista;

4. A Literatura Clássica, Camões lírico e épico; a estética barroca e os sermões do Padre Vieira;

5. A literatura neoclássica ou do Arcadismo, através da obra Bocage.

6. A relação das obras estudadas com o período estético, com as demais literaturas do cânone universal, com as outras artes e com o contexto social, filosófico e histórico.

7. Recorte com os autores: Gil Vicente, Sóror Violante do Céu, Almeida Garret, Antero de Quental, Gomes Leal, Guerra Junqueiro, Cesário Verde, Antônio Nobre, Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Agustina Bessa-Luís, José Saramago e António Lobo Antunes.

8. A necessidade de método como norteador da prática pedagógica;

9. O planejamento das atividades literárias;

10. O conhecimento do horizonte de expectativa do leitor;

11. O procedimento de abordagem do texto literário no ensino fundamental;

12. O literário nos manuais didáticos: alguns limites;

13. Elaboração de sugestões de abordagem do texto literário em sala de aula.

ÁREA: LINGÜÍSTICA I

1. Leituras de textos em diferentes perspectivas teóricas. Teoria. Objeto. Análise.

2. A conjuntura intelectual da Análise de Discurso.

3. Conceitos básicos.

4. Noção de interpretação.

5. Análise: dispositivo e procedimentos.

6. Discussão a respeito de razões e sentido de se aprender uma Língua Estrangeira.

7. Análise de materiais didáticos investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração.

8. Discussões a respeito de questões ideológicas envolvidas tanto na elaboração dos materiais didáticos, tendo em vista a maneira pela qual eles apresentam os aspectos sócio-culturais do país-alvo.

9. Leitura de textos que tratam de questões surgidas em sala de aula de ensino de uma Língua Estrangeira.

10. Discussão de aspectos relativos às interações professor/alunos, alunos entre si e a maneira pela qual esses aspectos interferem no ensino/aprendizagem.

11. Discussão de questões relativas à avaliação tendo em vista as diferentes concepções de sujeito e linguagem.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA- ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. A formação do professor de ensino de Literaturas.

2. Propostas para o ensino de Língua e de Literaturas para o discente pensar a prática pedagógica associando teorias vistas durante o curso à prática.

3. Análise da escola de Ensino Médio e de sua relação com o ensino de Língua Portuguesa.

4. Observação e diagnóstico da organização e funcionamento do Ensino Médio, bem como observação e pesquisa do alunado do Ensino Médio em escolas / salas de aula.

5. Estudo da prática pedagógica, planejamento, execução e avaliação de atividades de ensino.

6. Reflexão sobre o papel do educador e seu compromisso com a realidade do ensino fundamental;

7. Confronto teoria-prática.

8. A formação do professor de ensino de Língua portuguesa.

9. Propostas para o ensino de Língua portuguesa para o discente pensar a prática pedagógica associando teorias vistas durante o curso à prática.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA-2

1. Análise de materiais didáticos e gramáticas escolares investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração

2. Concepção de leitura - esquemas de leitura;

3. Concepção de texto e produção de texto;

4. Organização sintática;

5. Semântica do discurso;

6. Aspectos argumentativos do texto;

7. Produção de texto (resumos, síntese, relatórios e ensaios);

8. Introdução de elaboração de projetos e textos científicos

ÁREA: LÍNGUA INGLESA

1. Desenvolvimento da competência lingüístico comunicativa, de compreensão e expressão oral e escrita com vocabulário de nível básico, mediante diferentes contextos internacionais que possibilitem a situação de enunciação livre, ou seja, a expressão de pensamentos na língua alvo.

2. Estruturas e normas gramaticais básicas que contribuam para desenvolver a competência comunicativa.

3. Uso de estratégias de aprendizagem que corroborem o desenvolvimento das quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever na língua alvo.

4. Textos de nível básico e aspectos culturais.

5. Paralelamente, atividades e reflexões a cerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

6. Desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa, de compreensão e expressão oral e escrita com vocabulário de nível básico, mediante diferentes contextos internacionais que possibilitem a situação de enunciação livre, ou seja, a expressão de pensamentos na língua alvo.

7. Aquisição de vocabulário, estudo das estruturas e normas gramaticais da língua que oportunizem o aprimoramento da competência linguístico-comunicativa de nível básico. Uso de estratégias de aprendizagem que corroborem o desenvolvimento das quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever na língua alvo.

8. Estudos de textos que sequenciem os já enfocados.

9. Paralelamente, atividades e reflexões a cerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

ÁREA: LINGÜÍSTICA 2

1. A Lingüística como ciência.

2. Língua e Linguagem.

3. A constituição de um objeto para a linguística: o estruturalismo, o gerativismo e o funcionalismo

4. Estudo da Teoria da Enunciação.

5. O interacionismo na linguística.

6. Discussão a respeito de razões e sentido de se aprender uma Língua Estrangeira.

7. Análise de materiais didáticos investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração.

8. Discussões a respeito de questões ideológicas envolvidas tanto na elaboração dos materiais didáticos, tendo em vista a maneira pela qual eles apresentam os aspectos sócio-culturais do país-alvo.

9. Leitura de textos que tratam de questões surgidas em sala de aula de ensino de uma Língua Estrangeira.

10. Discussão de aspectos relativos às interações professor/alunos, alunos entre si e a maneira pela qual esses aspectos interferem no ensino/aprendizagem.

11. Discussão de questões relativas à avaliação tendo em vista as diferentes concepções de sujeito e linguagem.

ÁREA: SOCIOLOGIA

1. Conceituação de filosofia e sua origem.

2. A passagem do pensamento mítico para o filosófico-científico.

3. Principais conceitos de filosofia aplicados à linguagem: Razão, Verdade, Percepção, Memória e Imaginação; Conhecimento; Ideologia; Cultura; Ética.

4. Elementos de lógica.

5. Teorias de significado e pensamento.

6. Interacionismo simbólico.

7. Sentido e linguagem

8. Condições históricas (Revolução Industrial, a Revolução Francesa, a situação intelectual) que tornaram possível o surgimento da Sociologia como ciência.

9. O Objeto da Sociologia, a identidade sujeito-objeto, a diversidade de abordagens.

10. O sistema de ensino e a escola enquanto instituição.

11. O papel da linguagem nesse contexto.

12. A crítica sociológica na arte e na literatura.

ÁREA: LIBRAS

1. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos;

2. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc). A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais;

3. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolinguística;

4. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular.ANEXO V - TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO.

CURSO: ZOOTECNIA

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Matemática

· Regra de três simples e composta;

· Funções;

· Noção de integral;

· Análise de variância e Testes de Hipótese;

· Delineamentos básicos: inteiramente ao acaso, blocos casualizados e quadrado latino.

ÁREA: Química

· Funções Inorgânicas;

· Funções orgânicas - aminas e amidas;

· Preparação de compostos orgânicos;

· Bioquímica das biomoléculas;

· Enzimas e inibidores enzimáticos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Biologia

· Ciclo evolutivo dos principais parasitas dos animais de interesse zootécnico

· Transporte através de membranas

· Fisiologia da contração muscular

· Transporte de nutrientes no interior das plantas

· Fundamentos da genética

· Principais Biomas Brasileiros

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias

ÁREA: Agronomia

· Propriedades químicas do solo;

· Classificação dos solos do Brasil;

· Planejamento dos projetos de construções rurais;

· Implementos para preparo inicial do solo;

· Estruturas de mercado e formação de preços agropecuários;

· Análise econômica-financeira da atividade agropecuária.

ÁREA: Zootecnia

· Técnicas para estimar a produção de forragem;

· Particularidades fisiológicas dos animais não ruminantes;

· Processo de fermentação ruminal de carboidratos, proteínas e lipídeos

· Industrialização dos alimentos de origem animal;

· Principais raças e cruzamentos em animais ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos)

· Instalações e equipamentos na bovinocultura leiteira;

· Produção de larvas e juvenis na piscicultura;

· Produção de frangos de corte;

· Parâmetros quantitativos e qualitativos de avaliação de carcaças

· Efeitos do ambiente tropical sobre os animais domésticos.

· Características gerais das bactérias;

· Tratamento de dejetos animais

ÁREA: Medicina Veterinária

· Manejo profilático em rebanhos

· Fecundação, nidação e desenvolvimento inicial do embrião

· Inseminação artificial e Inseminação artificial em tempo fixo;

· Importância econômica e social da criação de cães e gatos;

· Resistência dos animais aos microorganismos patógenos;

· Estruturas anatômicas do sistema muscular dos animais domésticos

CURSO: LETRAS

Área: EDUCAÇÃO

1. História da Educação no Brasil.

2. As diferentes correntes pedagógicas.

3. Objetivos da Educação Básica.

4. Reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

5. Currículo e ensino.

6. Definição de didática como disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino através de seus componentes: os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem.

7. O fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político social e técnica.

8. O processo de ensino constituído pelo seu conteúdo programático, pela bibliografia.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA 1

1. Fonética: o aparelho fonador;

2. Descrição dos segmentos consonantais e vocálicos do Português (IPA), Tipologia silábica;

3. A estrutura silábica do português.

4. Fonologia: Fonemas e alofones (descrição da fonologia do Português);

5. O acento em Português;

6. Glides;

7. Relação grafema-fonema;

8. Modelos de análise fonológica.

9. Os PCNs e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

10. Elaboração de cronograma de trabalho para a análise dos instrumentos de registro, de acompanhamento e de avaliação das atividades curriculares da escola-campo.

11. Análise da escola de Ensino Fundamental e de sua relação com o ensino de Língua Portuguesa.

12. Observação e diagnóstico da organização e funcionamento do Ensino Fundamental, bem como observação e pesquisa do alunado do Ensino Fundamental em escolas / salas de aula.

13. Estudo da prática pedagógica, planejamento, execução e avaliação de atividades de ensino.

14. Reflexão sobre o papel do educador e seu compromisso com a realidade do ensino fundamental;

15. Confronto teoria-prática.

16. O latim vulgar: sua formação, expansão, diferenciação e a formação das línguas românicas.

17. Formação e história da Língua Portuguesa.

ÁREA: LITERATURA

1. Estudo da produção literária portuguesa com vistas a apreender os aspectos de consolidação da Literatura Portuguesa compreendendo não somente o nível diacrônico, mas a comparação entre os temas independente do estilo ou conteúdo.

2. Poesia e prosa medieval;

3. A Literatura humanista;

4. A Literatura Clássica, Camões lírico e épico; a estética barroca e os sermões do Padre Vieira;

5. A literatura neoclássica ou do Arcadismo, através da obra Bocage.

6. A relação das obras estudadas com o período estético, com as demais literaturas do cânone universal, com as outras artes e com o contexto social, filosófico e histórico.

7. Recorte com os autores: Gil Vicente, Sóror Violante do Céu, Almeida Garret, Antero de Quental, Gomes Leal, Guerra Junqueiro, Cesário Verde, Antônio Nobre, Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Agustina Bessa-Luís, José Saramago e António Lobo Antunes.

8. A necessidade de método como norteador da prática pedagógica;

9. O planejamento das atividades literárias;

10. O conhecimento do horizonte de expectativa do leitor;

11. O procedimento de abordagem do texto literário no ensino fundamental;

12. O literário nos manuais didáticos: alguns limites;

13. Elaboração de sugestões de abordagem do texto literário em sala de aula.

ÁREA: LINGÜÍSTICA I

1. Leituras de textos em diferentes perspectivas teóricas. Teoria. Objeto. Análise.

2. A conjuntura intelectual da Análise de Discurso.

3. Conceitos básicos.

4. Noção de interpretação.

5. Análise: dispositivo e procedimentos.

6. Discussão a respeito de razões e sentido de se aprender uma Língua Estrangeira.

7. Análise de materiais didáticos investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração.

8. Discussões a respeito de questões ideológicas envolvidas tanto na elaboração dos materiais didáticos, tendo em vista a maneira pela qual eles apresentam os aspectos sócio-culturais do país-alvo.

9. Leitura de textos que tratam de questões surgidas em sala de aula de ensino de uma Língua Estrangeira.

10. Discussão de aspectos relativos às interações professor/alunos, alunos entre si e a maneira pela qual esses aspectos interferem no ensino/aprendizagem.

11. Discussão de questões relativas à avaliação tendo em vista as diferentes concepções de sujeito e linguagem.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA- ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. A formação do professor de ensino de Literaturas.

2. Propostas para o ensino de Língua e de Literaturas para o discente pensar a prática pedagógica associando teorias vistas durante o curso à prática.

3. Análise da escola de Ensino Médio e de sua relação com o ensino de Língua Portuguesa.

4. Observação e diagnóstico da organização e funcionamento do Ensino Médio, bem como observação e pesquisa do alunado do Ensino Médio em escolas / salas de aula.

5. Estudo da prática pedagógica, planejamento, execução e avaliação de atividades de ensino.

6. Reflexão sobre o papel do educador e seu compromisso com a realidade do ensino fundamental;

7. Confronto teoria-prática.

8. A formação do professor de ensino de Língua portuguesa.

9. Propostas para o ensino de Língua portuguesa para o discente pensar a prática pedagógica associando teorias vistas durante o curso à prática.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA-2

1. Análise de materiais didáticos e gramáticas escolares investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração.

2. Concepção de leitura - esquemas de leitura;

3. Concepção de texto e produção de texto;

4. Organização sintática;

5. Semântica do discurso;

6. Aspectos argumentativos do texto;

7. Produção de texto (resumos, síntese, relatórios e ensaios);

8. Introdução de elaboração de projetos e textos científico.

ÁREA: LÍNGUA INGLESA

1. Desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa, de compreensão e expressão oral e escrita com vocabulário de nível básico, mediante diferentes contextos internacionais que possibilitem a situação de enunciação livre, ou seja, a expressão de pensamentos na língua alvo.

2. Estruturas e normas gramaticais básicas que contribuam para desenvolver a competência comunicativa.

3. Uso de estratégias de aprendizagem que corroborem o desenvolvimento das quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever na língua alvo.

4. Textos de nível básico e aspectos culturais.

5. Paralelamente, atividades e reflexões a cerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

6. Desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa, de compreensão e expressão oral e escrita com vocabulário de nível básico, mediante diferentes contextos internacionais que possibilitem a situação de enunciação livre, ou seja, a expressão de pensamentos na língua alvo.

7. Aquisição de vocabulário, estudo das estruturas e normas gramaticais da língua que oportunizem o aprimoramento da competência linguístico-comunicativa de nível básico. Uso de estratégias de aprendizagem que corroborem o desenvolvimento das quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever na língua alvo.

8. Estudos de textos que sequenciem os já enfocados.

9. Paralelamente, atividades e reflexões a cerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

ÁREA: LINGÜÍSTICA 2

1. A Linguística como ciência.

2. Língua e Linguagem.

3. A constituição de um objeto para a linguística: o estruturalismo, o gerativismo e o funcionalismo

4. Estudo da Teoria da Enunciação.

5. O interacionismo na linguística.

6. Discussão a respeito de razões e sentido de se aprender uma Língua Estrangeira.

7. Análise de materiais didáticos investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração.

8. Discussões a respeito de questões ideológicas envolvidas tanto na elaboração dos materiais didáticos, tendo em vista a maneira pela qual eles apresentam os aspectos sócio-culturais do país-alvo.

9. Leitura de textos que tratam de questões surgidas em sala de aula de ensino de uma Língua Estrangeira.

10. Discussão de aspectos relativos às interações professor/alunos, alunos entre si e a maneira pela qual esses aspectos interferem no ensino/aprendizagem.

11. Discussão de questões relativas à avaliação tendo em vista as diferentes concepções de sujeito e linguagem.

ÁREA: SOCIOLOGIA

1. Conceituação de filosofia e sua origem.

2. A passagem do pensamento mítico para o filosófico-científico.

3. Principais conceitos de filosofia aplicados à linguagem: Razão, Verdade, Percepção, Memória e Imaginação; Conhecimento; Ideologia; Cultura; Ética.

4. Elementos de lógica.

5. Teorias de significado e pensamento.

6. Interacionismo simbólico.

7. Sentido e linguagem

8. Condições históricas (Revolução Industrial, a Revolução Francesa, a situação intelectual) que tornaram possível o surgimento da Sociologia como ciência.

9. O Objeto da Sociologia, a identidade sujeito-objeto, a diversidade de abordagens.

10. O sistema de ensino e a escola enquanto instituição.

11. O papel da linguagem nesse contexto.

12. A crítica sociológica na arte e na literatura.

ÁREA: LIBRAS

1. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos;

2. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc). A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais;

3. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolinguística;

4. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular.

ANEXO VI - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ITENS A SEREM ANALISADOSPONTUAÇÃO MÁXIMAPONTUAÇÃO OBTIDA

1. ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS

 
1.1. Tempo de magistério na área - na graduação/na pós-graduação (0,5 por semestre)4 
1.2. Cursos não curriculares ministrados na área com carga horária igual ou superior a 40 horas (0,25 por curso)1 
1.3. Projetos de Pesquisa e/ou Extensão: 2 
-Coordenação (1,0 por projeto)
-Participação (0,5 por projeto)
1.4. Orientação de aluno: Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação) Pós-graduação: especialização/mestrado/doutorado (0,2 por banca)2 
1.5. Participação em bancas examinadoras: Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação) Trabalho de Conclusão de Curso (0,1 por banca)1 
1.6. Exercício profissional na área do teste seletivo por semestre (0,25 por semestre2 
TOTAL12 

2. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 
2.1. Livros completos: na área com ISBN (1,0 por livro) em área afim com ISBN (0,5 por livro)4 
2.2. Capítulos de livros: na área com ISBN (0,5 por livro) em área afim com ISBN (0,25 por livro)3 
2.3. Artigos publicados em periódicos científicos na área, com ISSN (0,5 por artigo)3 
2.4. Trabalhos apresentados em eventos científicos (0,2 por evento)1,2 
2.5. Artigos publicados em periódicos locais, regionais e internos com ISSN - não indexados (0,1 por artigo)0,8 
TOTAL12 

3. FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

3.1. Pós-doutorado/Livre docente

12 
3.2. Curso de doutorado na área do teste seletivo10 
3.3. Curso de doutorado em área afim8 
3.4. Curso de mestrado na área do teste seletivo7 
3.5. Curso de mestrado na área afim5 
3.6. Curso de especialização na área do teste seletivo3 
3.7. Curso de especialização na área afim2 

OS PONTOS DO ITEM 3 NÃO SERÃO ACUMULATIVOS, PORTANTO SERÁ CONSIDERADO O MAIOR TITULO APRESENTADO.

 

ANEXO VII - DOCUMENTOS QUE O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR NO ATO DA CONTRATAÇÃO

1.

Ficha Funcional devidamente preenchida e assinada (ANEXO VIII)

2.

Registro geral - RG - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

3.

Cadastro de pessoal física - CPF- fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

4.

Título eleitoral - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

5.

Certidão de Quitação Eleitoral (com emissão não superior a 30 dias) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT) ou via impressa do site da Justiça Eleitoral

6.

Certidão de nascimento ou casamento - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

7.

Certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou dependentes - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

8.

Carteira de reservista (para candidatos homens) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

9.

Fotocópia do PIS ou PASEP, com DATA E ANO de emissão

10.

Comprovante de endereço atual no máximo dos últimos 3 meses - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

11.

Comprovante de Conta Corrente - Agência do Banco do Brasil

12.

Declaração (padrão) de acúmulo de cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

13.

Declaração emitida pelo órgão/instituição pública que o docente possui cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

14.

Declaração (padrão) de não acúmulo de cargo, caso o candidato não possua cargo público

15.

Fotocópia autenticada em cartório do diploma de graduação e do comprovante de maior titulação. (Caso o título seja estrangeiro, deverá constar tradução oficial e Revalidação em Instituição Nacional equivalente).

16.

Atestado de sanidade física e mental, expedida por médico credenciado pela medicina do trabalho, não superior a 30 (trinta) dias