UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas - AL

Notícia:   UNEAL retifica seleção publica nº. 009/2013 com 16 vagas para Professores Substitutos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

ESTADO DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - PRODHU

EDITAL N.º 009/2013 - REITORIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - SEE

O Reitor da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o disposto na Lei Federal n.º 8.745 de 09 de dezembro de 1993 e legislações complementares, Lei Estadual n.º 6.785 de 21 de dezembro de 2006, art. 11, e em respeito ao Decreto n.º 94.664 (da Presidência da República) de 26 de julho de 1987, e finalmente, considerando a autorização do Governo do Estado de Alagoas, constante no Processo n.º 4104-1726/2012, e publicada no Diário Oficial do Estado em 20 de maio de 2013, torna público o presente Edital, que trata das normas gerais para Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, segundo oportunidade e conveniência apresentada pela UNEAL.

1. DOS REQUISITOS DO CANDIDATO

1.1. Poderão candidatar-se a presente seleção, brasileiros ou estrangeiros legalizados no Brasil que atendam aos critérios estabelecidos no Anexo I;

1.2. Os diplomas/documentos de graduação e pós-graduação devem ser reconhecidos em nível nacional e, quando obtidos no exterior, devem ser devidamente convalidados;

1.3. Todos os candidatos aprovados deverão comprovar no ato da contratação estar em situação regular com a legislação em vigor no que diz respeito às obrigações eleitorais, bem como, para os candidatos do sexo masculino, aos deveres militares;

1.4. Caso seja servidor de nível superior da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ou empregado de suas subsidiárias ou controladas, deverá o candidato comprovar a não acumulação ilícita de cargos no ato da contratação.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 09 de setembro a 20 de setembro de 2013, no horário das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min, na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, localizada à Rua Governador Luiz Cavalcante, s./n.º, Bairro Alto do Cruzeiro, Arapiraca/AL;

2.2. A inscrição deverá ser efetuada mediante ficha de inscrição, preenchida e assinada pelo candidato ou por seu procurador.

2.2.1. Em caso de procuração, esta deverá atender ao fim específico do concurso e obrigatoriamente ter firma reconhecida em cartório e vir acompanhada de cópia do documento de identidade do procurador, devidamente autenticada e anexada ao processo de inscrição do candidato;

2.3. O candidato só poderá se inscrever para um único código;

2.4. Para a inscrição nesta seleção, exigir-se-ão cópias e originais (devidamente assinadas pelo funcionário responsável por sua inscrição). As cópias ficarão retidas na UNEAL e os originais servirão para fins de conferência, dos documentos abaixo relacionados, em virtude da necessidade desses itens na análise curricular:

a) Diploma do Curso de Graduação reconhecido em nível nacional, ou devidamente convalidado se obtido no exterior;

b) Diploma, certificado ou certidão do Curso de Pós-Graduação (Lato sensu: certificado ou certidão; Stricto sensu: diploma ou certidão) reconhecido em nível nacional, ou devidamente convalidado se obtido no exterior. As certidões apresentadas deverão estar no prazo de validade (seis meses a partir da data de sua emissão);

c) Histórico Escolar do Curso de Graduação e do Curso de Pós-Graduação;

d) Documento de Identidade;

e) CPF;

f) Título Eleitoral, com o comprovante da última votação;

g) Prova de quitação com o Serviço Militar (apenas para candidatos do sexo masculino);

h) Curriculum Vitae, cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPq, encadernado e enumerado (com documentos pessoais e comprobatórios conforme a ordem apresentada nos anexos III e V deste Edital);

2.5. Não será aceita inscrição sem a devida comprovação dos documentos elencados na subseção 2.4;

2.6. O candidato não poderá alegar desconhecimento das normas e condições fixadas neste Edital, para as quais a inscrição implicará em conhecimento e tácita aceitação.

2.6.1. O candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros do seu representante no preenchimento do requerimento de inscrição e na anexação dos documentos exigidos;

2.7. As inscrições serão homologadas após analisadas pela Comissão de Seleção e publicadas na página da UNEAL na Internet (www.uneal.edu.br/editais) no dia 23 de setembro de 2013;

2.8. O resultado dos recursos interpostos à homologação de inscrições será publicado pela Comissão de Seleção na página da UNEAL na Internet (www.uneal.edu.br/editais) no dia 27 de setembro de 2013, e o parecer analítico será disponibilizado para o interessado na PRODHU.

3. DA SELEÇÃO

3.1. A Seleção se constituirá de duas etapas:

a) Prova Didática (de caráter eliminatório e classificatório);

b) Prova de Títulos (de caráter classificatório) de acordo com anexo III.

3.2. A Prova Didática tem caráter público, cujo objetivo é apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria. Essa constará de aula a ser proferida em nível de graduação, no tempo mínimo de 30 (trinta) e no máximo 40 (quarenta) minutos, versando sobre conteúdo do ponto sorteado;

3.2.1. Os candidatos que estiverem aguardando o momento de sua Prova Didática deverão ficar incomunicáveis com o exterior, entendendo-se, quando necessário, com a Comissão de Seleção.

3.3. Caso o candidato não atinja o tempo mínimo da prova, ou mesmo ultrapasse o tempo máximo, será eliminado;

3.4. A Prova Didática para as disciplinas de Língua Estrangeira será ministrada em sua respectiva língua;

3.5. A apresentação do Plano de Aula em 03 (três) vias aos membros da Banca Examinadora é obrigatória.

3.6. Na hipótese de falta de energia elétrica, independente da responsabilidade da UNEAL, a prova poderá ser suspensa por até 10 minutos, por opção do candidato que estiver desenvolvendo sua aula didática no exato momento da falta da energia. Decorrido este prazo, sem o retorno da energia, o candidato deverá prosseguir na sua prova, assim como os candidatos subseqüentes, mesmo sem os recursos que necessitem de energia elétrica.

4. DO SORTEIO E REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

4.1. Os procedimentos para o sorteio do ponto e da ordem de apresentação da Prova Didática, assim como a realização desta, serão iniciados, impreterivelmente, às 9h00min, com o fechamento das portas, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria da UNEAL, localizado à Rua Governador Luiz Cavalcante, s./n.º, Bairro Alto do Cruzeiro, Arapiraca/AL, e obedecerão ao cronograma registrado abaixo:

DATA

DESCRITIVO

01/10/2013 e 02/10/2013

Sorteio do Ponto

02/10/2013 e 03/10/2013

Prova Didática

4.1.1. A Comissão poderá alterar local e datas constantes no quadro acima apresentado, devendo o candidato acompanhar tais alterações na página da UNEAL na Internet (www.uneal.edu.br/editais), especialmente na área reservada ao presente Edital;

4.1.2. O não comparecimento do candidato no horário e local estabelecido neste, antes do fechamento das portas, acarretará a eliminação de sua inscrição;

4.1.3. Os candidatos devem permanecer no recinto até a conclusão do sorteio dos pontos de todos os candidatos e códigos previstos para aquela data.

4.2. Dependendo do número de candidatos, a Comissão de Seleção poderá dividir os inscritos, mediante sorteio, em grupos de 04 (quatro) candidatos, no primeiro dia do sorteio do ponto.

4.2.1. Na ocasião da formação dos grupos, será sorteado o ponto para todos os candidatos do primeiro grupo e, em seguida, será definido o cronograma dos sorteios de ponto dos grupos subsequentes;

4.2.2. O sorteio dos pontos ocorrerá, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da Prova Didática de cada grupo;

4.2.3. Concomitantemente ao sorteio do ponto da Prova Didática, será feito o da ordem de realização das provas pelos candidatos dentro de cada grupo. O ponto sorteado será o mesmo para os candidatos do mesmo grupo, não sendo excluídos do sorteio pontos já sorteados para provas de grupos anteriores;

4.3. Os candidatos deverão apresentar, no dia do sorteio do ponto e da Prova Didática, documento oficial de identificação (R.G. ou similar) com foto e comprovante da ficha de inscrição.

4.4. Todos os candidatos deverão apresentar-se para a Prova Didática, impreterivelmente, até às 8h30min (horário local), conforme calendário de sorteio e realização de Prova Didática (nos termos da seção 4 e respectivas subseções).

4.4.1. No horário limite estabelecido para a apresentação dos candidatos, as portas da sala de confinamento serão fechadas, não sendo mais permitida a entrada de qualquer candidato;

4.4.2. O não comparecimento do candidato no horário estabelecido acarretará a ELIMINAÇÃO de sua inscrição;

4.4.3. Os candidatos deverão ficar confinados até o horário da sua Prova Didática. Aqueles candidatos que estiverem aguardando a vez deverão ficar incomunicáveis com o exterior, entendendo-se, quando necessário, com a Comissão de Seleção.

4.5. A Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL não disponibilizará aos candidatos nenhum tipo de recurso didático e/ou tecnológico. Poderão ser utilizados quaisquer recursos didáticos compatíveis, cabendo ao candidato providenciar, por seus próprios meios, a obtenção, utilização e manuseio do equipamento necessário;

4.6. Cada Banca Examinadora será composta por 03 (três) professores designados pela Comissão de Seleção através de interlocução com os Colegiados dos respectivos Cursos.

5. DAS NOTAS E DO CÁLCULO FINAL

5.1. Os Membros da Banca Examinadora atribuirão aos candidatos notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada uma das etapas da seleção.

5.1.1. A Prova Didática tem caráter eliminatório e classificatório, sendo considerado APROVADO o candidato que obtiver média aritmética (das notas atribuídas pelos membros da banca) igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.

5.1.2. A Prova de Títulos tem caráter classificatório e deverá obedecer aos critérios elencados no anexo III;

5.1.3. A Classificação Final será estabelecida a partir da média aritmética da pontuação final obtida entre a Prova Didática e a Prova de Títulos; a classificação dar-se-á a partir da maior pontuação para a menor.

5.2. Em caso de empate entre os candidatos à mesma vaga, considerar-se-ão, para o desempate, os seguintes critérios por ordem de prioridade:

a) Idade, privilegiando-se o candidato mais idoso (Parágrafo único do Art. 27 da Lei Federal n.º 10.741, de 1º de outubro 2003);

b) Maior nota na prova Didática.

6. DO RESULTADO

6.1. O Resultado Parcial da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para contratação de Professor Substituto será publicado na página da UNEAL na Internet (www.uneal.edu.br/editais) no dia 04 de outubro de 2013;

6.2. O Resultado Final da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para contratação de Professor Substituto será divulgado na página da UNEAL na Internet no dia 09 de outubro de 2013, a partir das 17h00min, e encaminhado um extrato para publicação no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

6.3. O Resultado Final do concurso somente poderá ser alterado mediante apreciação e autorização da banca que avaliou o candidato, fundamentando essa mudança com parecer por escrito e assinado, anexo à ata de apresentação da Prova Didática e/ou Prova de Títulos;

6.3.1. Caso os membros da banca não compareçam no prazo de 48 horas para construir esse parecer, o presidente da banca poderá construí-lo e assiná-lo como representante dos demais membros e esses se obrigarão a acatar o parecer emitido.

7. DOS RECURSOS

7.1. Os recursos deverão ser entregues no Protocolo Geral da UNEAL, na forma de Processo, no horário das 8h00min às 20h00min, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, localizada à Rua Governador Luiz Cavalcante, s./n.º, Bairro Alto do Cruzeiro, Arapiraca/ AL, em forma de requerimento elaborado pelo candidato, ou seu procurador (nos termos da seção 2.2.1 deste edital), de maneira clara, objetiva e fundamentada, dirigido à Comissão de Seleção;

7.1.1. Será recusado ou desconsiderado, pelo Protocolo Geral da UNEAL, qualquer recurso administrativo que não atender ao que prevê integralmente a subseção 7.1 deste edital.

7.1.2. Os candidatos que tiverem suas inscrições indeferidas poderão interpor recursos administrativos no prazo de 48 horas após a publicação dos resultados, portanto, entre os dias 24 e 25 de setembro de 2013;

7.1.3. Os candidatos que se sentirem prejudicados pelo Resultado Parcial poderão interpor recursos administrativos no prazo de 48 horas após a publicação dos resultados, portanto, entre os dias 07 e 08 de outubro de 2013.

7.2. O parecer analítico aos recursos interpostos e constantes nos autos será disponibilizado para o interessado na PRODHU, até um período máximo de 72 horas após o resultado final, sendo em seguida encaminhado para arquivamento.

8. DA CONTRATAÇÃO

8.1. A contratação do Professor Substituto será pelo prazo de 12 (doze) meses, segundo oportunidade e conveniência da UNEAL, com regime de trabalho de 20 horas, de acordo com a Lei Estadual n.º 6.540, de 07 de dezembro de 2004;

8.2. O candidato contratado fica obrigado ao cumprimento de 12 horas semanais de atividade didática em sala de aula, sendo as horas distribuídas dentro do horário de funcionamento do respectivo curso, nas disciplinas do código o qual se submeteu o certame.

8.3. O candidato contratado fica obrigado a prestar seus serviços em quaisquer cursos no Campus em que se inscreveu respeitando as disciplinas correspondentes ao código para o qual se submeteu;

8.4. Em havendo carência em outro Campus desta universidade, e em havendo concordância expressa do candidato, este poderá ser contratado para lecionar em outra unidade da UNEAL;

8.5. Caso seja convocado para contratação, não será facultado ao candidato selecionado postergar o início de suas atividades;

8.6. O candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas estabelecido no edital deverá dirigir-se, no prazo de 48 horas a partir da data da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado de Alagoas, à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano - PRODHU, para agendar o processo de contratação, com cópia da Carteira de Identidade, CPF, Carteira Profissional, PIS/PASEP, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, número da Conta Corrente da Caixa Econômica Federal e uma foto 3x4, para os procedimentos legais em relação à contratação.

8.6.1. Devido a questões operacionais relativos ao pagamento de salários pelo Governo do Estado de Alagoas, em hipótese alguma será aceita Conta Poupança da Caixa Econômica Federal.

9. DA REMUNERAÇÃO

9.1. A remuneração mensal será de R$ 2.323,93 (dois mil trezentos e vinte e três reais e noventa e três centavos).

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. O prazo de validade da seleção será de 180 dias, a contar da data da homologação do resultado final do processo seletivo por Portaria expedida pela Reitoria, podendo a validade ser prorrogada por igual período, apenas uma vez, a critério da UNEAL;

10.2. Os candidatos não selecionados terão prazo de 60 (sessenta) dias, após a publicação do resultado final do processo seletivo, para retirar sua documentação na PRODHU. Após este prazo, os documentos serão incinerados/destruídos;

10.3. O contrato de Professor Substituto será extinto pelo término do prazo contratual, ou ainda, por iniciativa do contratado ou da contratante, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias para o aviso prévio;

10.4. A rescisão do contrato por parte do contratado que não atender ao que dispõe a subseção 10.3 (emitindo aviso prévio nos termos previstos) implicará em multa equivalente a um salário referência do mesmo;

10.5. Perderá todos os direitos à vaga ou cessarão seus efeitos, o candidato que apresentar documentação falsa, ou sonegar informação relevante, detectável em qualquer momento do Processo Seletivo ou no decorrer do contrato;

10.6. A quantidade de vagas ofertadas, local e disciplinas encontram-se discriminados no anexo I deste Edital;

10.7. Para mais informações, entrar em contato através do telefone (82)3521-4591 (da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano - PRODHU) ou através do e-mail prodhu@uneal.edu.br;

10.8. As disposições e instruções contidas nos anexos deste Edital constituem normas que o integram bem como as demais publicações oficiais referentes ao Processo Seletivo que vierem a ser publicadas;

10.9. Os casos omissos ou situações imprevistas serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Arapiraca, 05 de setembro de 2013.

Jairo José Campos da Costa
Reitor da UNEAL

ANEXO I: QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Campus II. Santana do Ipanema

GRADUAÇÃO EXIGIDA

ESPECIFICAÇÕES

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Bacharelado em Zootecnia ou Medicina Veterinária

Especialização e/ou Mestrado na área ou em área afins.

Bacharelado em Zootecnia* e Licenciatura em Ciências Biológicas

- Anatomia descritiva dos animais domésticos I e II;
- Fisiologia Animal;
- Fisiologia da Reprodução
- Animal;
- Biotecnologia da Reprodução Animal.

01

01

Bacharelado em Zootecnia

Especialização e/ou Mestrado na área ou em área afins.

Bacharelado em Zootecnia*

- Nutrição de Ruminantes I e II;
- Alimentos e Alimentação;
- Profilaxia.

01

02

Bacharel em Ciências Biológicas; Biomedicina; Medicina; Farmácia; Enfermagem

Especialização e/ou Mestrado na área ou em área afins.

Licenciatura em Ciências Biológicas*

- Fisiologia Humana e Biofísica;
- Elementos de anatomia humana;
- Microbiologia;
- Farmácia Básica.

01

03

Filosofia ou Pedagogia

Especialização e/ou Mestrado na área ou em área afins.

Licenciaturas em Pedagogia* e em Ciências Biológicas

- Introdução a Filosofia;
- Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação;
- Filosofia da Educação;
- Políticas Públicas de Educação no Brasil.

01

04

Pedagogia

Especialização e/ou Mestrado na área ou em área afins.

Licenciatura em Pedagogia*

- Estágio de Magistério da Educação Infantil;
- Estágio do Magistério do Ensino Fundamental/Séries Iniciais;
- Estágio do Magistério da Formação Pedagógica;
- Estágio em Gestão Educacional.

01

05

Sociologia,
Ciências Sociais ou
Pedagogia

Especialização e/ou Mestrado na área ou em área afins.

Licenciaturas em Pedagogia* e em Ciências Biológicas e Bacharelado em Zootecnia

- Fundamentos Sociológicos da Educação I e II;
- Sociologia da Educação;
- Sociologia Rural;
- Educação e Trabalho.

01

06

*A vinculação do professor substituto será no curso identificado por um asterisco.

Campus IV. São Miguel dos Campos

GRADUAÇÃO EXIGIDA

ESPECIFICAÇÕES

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Ciências Contábeis

Especialização e/ou Mestrado em Ciências Contábeis

Ciências Contábeis*

- Contabilidade e Análise de Custos I e II
- Análise das Demonstrações Contábeis I e II
- Contabilidade Gerencial
- Contabilidade Avançada

01

07

Ciências Contábeis

Especialização e/ou Mestrado em Ciências Contábeis

Ciências Contábeis*

- Contabilidade Básica I e II
- Contabilidade Comercial I e II
- Introdução à Atuária
- Administração Financeira e Orçamento Empresarial - AFO

01

08

Ciências Contábeis

Especialização e/ou Mestrado em Ciências Contábeis

Ciências Contábeis*

- Teoria da Contabilidade
- Fundamentos de Arbitragem
- Planejamento Tributário
- Tópicos de Controladoria
- Ética Geral e Profissional
- Trabalho de Conclusão de Curso
- TCC

01

09

Licenciatura em Letras

Especialização e/ou Mestrado em Letras, áreas afins ou Pedagógicas

Licenciatura em Letras* (Português)

- Língua Portuguesa
- Linguística Aplicada
- Literatura Brasileira
- Literatura Portuguesa

01

10

Licenciatura em Letras (Inglês ou Português/Inglês)

Especialização e/ou Mestrado em Letras, áreas afins ou Pedagógicas

Licenciatura em Letras* (Inglês)

- Língua Inglesa
- Fonética e Fonologia da Língua Inglesa
- Expressão Oral
- Inglês Instrumental

01

11

Licenciatura em Letras (Espanhol ou Português/ Espanhol)

Especialização e/ou Mestrado em Letras, áreas afins ou Pedagógicas

Licenciatura em Letras* (Espanhol)

- Língua Espanhola
- Fonética e Fonologia da Língua Espanhola
- Expressão Oral
- Literatura em Língua Espanhola

01

12

*A vinculação do professor substituto será no curso identificado por um asterisco.

Campus V. União dos Palmares

GRADUAÇÃO EXIGIDA

ESPECIFICAÇÕES

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Licenciatura em Psicologia ou Pedagogia

Especialização e/ou Mestrado em Educação

Licenciaturas em Letras* e em Geografia

- Psicologia da Educação
- Psicologia do Desenvolvimento
- História da Educação
- Filosofia da Educação

01

13

Licenciatura em Letras/Língua Inglesa

Especialização e/ou Mestrado em Linguística ou Educação

Licenciaturas em Letras*/Língua Inglesa

- Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino da Língua Inglesa
- Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa

01

14

Licenciatura em Letras/Língua PortuguesaEspecialização e/ou Mestrado em Linguística ou EducaçãoLicenciaturas em Letras*/Língua Portuguesa - Língua Portuguesa II e III
- Língua Portuguesa Instrumental
0115
Licenciatura em GeografiaEspecialização e/ou Mestrado em Geografia, Educação, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, Planejamento UrbanoLicenciatura em Geografia* - Geografia do Nordeste
- Geografia Afro-Brasileira
- Geografia das Áreas Periféricas
0116

*A vinculação do professor substituto será no curso identificado por um asterisco.

ANEXO II: TABELAS DOS PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

Campus II. Santana do Ipanema

CURSOS

DISCIPLINAS

PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

Bacharelado em Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas.

- Anatomia descritiva dos animais domésticos I;
- Anatomia descritiva dos animais domésticos II;
- Fisiologia Animal;
- Fisiologia da Reprodução Animal;
- Biotecnologia da Reprodução Animal.

1. Anatomia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico de animais domésticos.

01

2. Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular de animais domésticos: descrição, função e particularidades.

3. Anatomia e fisiologia do sistema locomotor de animais domésticos: descrição, função e particularidades.

4. Anatomia e fisiologia do sistema respiratório de animais domésticos: descrição, função e particularidades.

5. Anatomia e fisiologia do trato gastrointestinal de animais domésticos: descrição, função e particularidades.

6. Anatomia e fisiologia do sistema excretor de animais domésticos: descrição, função e particularidades.

7. Anatomia e fisiologia do sistema endócrino de animais domésticos.

8. Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor de animais domésticos: descrição, função e particularidades.

9. Espermatogênese e Ovogênese/folículogênese e endocrinologia da reprodução animal.

10. Conservação e estocagem de sêmen e embriões e inseminação artificial em animais domésticos.

Bacharelado em Zootecnia.

- Nutrição de Ruminantes I e II;
- Alimentos e Alimentação;
- Profilaxia e Higiene e Veterinária.

1. Composição nutricional dos alimentos: estruturas e funções;

02

2. Análises bromatológicas de alimentos;

3. Avaliação energética e proteica dos alimentos;

4. Microbiologia e cinética do rúmen;

5. Metabolismo de carboidratos e proteínas em ruminantes;

6. Metabolismo de vitaminas e minerais em ruminantes;

7. Determinação da digestibilidade e disponibilidade de nutrientes em ruminantes;

8. Programa nacional de controle e erradicação das principais enfermidades em animais domésticos;

9. Exigências nutricionais de ruminantes;

10. Distúrbios nutricionais de ruminantes.

Licenciatura em Ciências Biológicas

- Fisiologia Humana e Biofísica;
- Elementos de anatomia humana;
- Microbiologia;
- Farmácia Básica.

1. Bacteriologia;

03

2. Virologia;

3. Fungos e Parasita;

4. Ciclo Reprodutivo;

5. Fisiologia do Sistema Nervoso;

6. Fisiologia do Sistema Excretor;

7. Radioterapia em Patologia;

8. Sistema Cardiovascular e Linfático;
9. Sistema Genital Masculino;
10. Sistema Genital Feminino.
Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas- Introdução a Filosofia;
- Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação;
- Filosofia da Educação;
- Políticas Públicas de Educação no Brasil.
1. A Filosofia Socrática;04
2. As Escolas Filosóficas do Período Helenista;
3. A Filosofia Clássica e a Educação;
4. Filosofia Contemporânea e a Educação;
5. A Filosofia Contemporânea e a Educação para o Trabalho;
6. O lugar da Filosofia da Educação no curso de Pedagogia;
7. Financiamento da Educação Básica no Brasil;
8. Educação e transformação social;
9. A Educação como um ato de conhecimento e como um ato político;
10. As concepções históricas de homem, de sociedade e de natureza e sua influência nas correntes filosóficas da educação.
Licenciatura em Pedagogia- Estágio de Magistério da Educação Infantil;
- Estágio do Magistério do Ensino Fundamental/Séries Iniciais;
- Estágio do Magistério da Formação Pedagógica;
- Estágio em Gestão Educacional.
1. A formação de professores (as) nos limiares do mundo contemporâneo: pesquisa, reflexão e saberes da docência.05
2. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: aspectos históricos e legais.
3. Estágio Supervisionado: uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão na Educação Básica.
4. Educação Infantil: construções históricas, legais e teóricas.
5. O trabalho pedagógico na Educação Infantil: as linguagens, a ludicidade e a rotina.
6. O processo de administração e organização escolar (educação básica e suas modalidades).
7. O trabalho pedagógico e articulação entre a docência e gestão escolar.
8. A organização do tempo e do espaço físico para educação infantil.
9. A relação criança-criança e as construções das culturas infantis na escola.
10. Normatização e legislação do estágio no curso de pedagogia.
Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Zootecnia.- Fundamentos Sociológicos da Educação I;
- Fundamentos Sociológicos da Educação II;
- Sociologia da Educação;
- Sociologia Rural;
- Educação e Trabalho.
1. A Sociologia de Émille Durkheim;06
2. A Sociologia de Marx Weber;
3. A Sociologia de Karl Marx;
4. Pierre Bourdieu e a Educação;
5. A Sociologia de Karl Mannheim;
6. Educação e Trabalho no Brasil: legislação e história;
7. Trabalho, Sociabilidade e Educação;
8. Teorias Críticas da Educação;
9. Cultura e Educação;
10. Educação para o Trabalho e Emancipação Humana.

Campus IV. São Miguel dos Campos

CURSOS

DISCIPLINAS

PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

Ciências Contábeis

- Contabilidade e Análise de Custos I
- Contabilidade e Análise de Custos II
- Análise das Demonstrações Contábeis I
- Análise das Demonstrações Contábeis II
- Contabilidade Gerencial
- Contabilidade Avançada

1. Análise das Demonstrações Contábeis: objetivos e usuários;

07

2. Análise das Demonstrações Contábeis: principais técnicas;
3. Componentes de Custos de Fabricação e seus rateios aos produtos fabricados;

4. Análise de Custos: aplicação dos métodos quantitativos;

5. Análise de Custos: custos fixos e custos variáveis - métodos de rateio aos produtos fabricados;

6. Contabilidade Gerencial: contabilidade para planejamento, controle e tomada de decisão;

7. Contabilidade Gerencial: preço de transferência e custo de oportunidade;

8. Métodos de Custeamento: variáveis x absorção x baseado em atividades;

9. Contabilidade Avançada: avaliação de investimentos societários;

10. Contabilidade Gerencial: concentração e extinção de sociedades.

Ciências Contábeis

- Contabilidade Básica I e II
- Contabilidade Comercial I e II
- Introdução à Atuária
- Administração Financeira e Orçamento Empresarial - AFO

1. Contabilidade: seu objeto e campo de aplicação;

08

2. Demonstrações Contábeis - conceitos e estruturações;

3. Operações com Mercadorias: aspectos fiscais e contábeis;

4. Operações típicas nas empresas comerciais;

5. Apuração de resultado nas empresas comerciais;

6. Objetivos e funções da administração financeira;

7. Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade e sua convergência às normas internacionais;

8. Atuária e seu Campo de Aplicação;

9. Plano de Custeio Atuarial: A dinâmica demográfica - grupos abertos e fechados;

10. Regimes Contábeis diante das implicações da legislação fiscal.

Ciências Contábeis

- Teoria da Contabilidade
- Fundamentos de Arbitragem
- Planejamento Tributário
- Tópicos de Controladoria
- Ética Geral e Profissional
- Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

1. O Código de Ética Profissional e comportamento Ético;

09

2. Regimes de Escrituração Contábil: Lucro Contábil x Lucro Fiscal;

3. Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade e sua convergência às normas internacionais;

4. A Contabilidade como fonte de informação para os aspectos tributários

5. Planejamento Tributário - instrumento de gestão fiscal;

6. A história da contabilidade de acordo com a evolução do conhecimento;

7. Controladoria: o papel do Controller no sistema empresa;

8. Controladoria: planejamento estratégico, tático e operacional;

9. TCC - Definição do Plano de Trabalho - justificativa, objetivos e metodologia;
10. Mediação e Arbitragem: aspectos práticos e jurídicos.
Licenciatura em Letras (Português/ Literaturas)- Língua Portuguesa
- Linguística Aplicada
- Literatura Brasileira
- Literatura Portuguesa
1. Humanismo: o teatro de Gil Vicente - A Farsa de Inês Pereira10
2. Classicismo: a lírica e a épica camoniana
3. Gregório de Matos: a lírica e a sátira
4. Modernismo Brasileiro: a poesia de 30
5. Identificação e classificação de morfemas e alomorfes.
6. Formação e classe de palavras
7. Aspectos relevantes da morfologia no ensino/aprendizagem do português como língua materna.
8. As teorias sintáticas com base na análise de fenômenos linguísticos da língua portuguesa
9. Teorias e abordagens do signo linguístico
10. 10-Linguagem e realidade: relações lógicas e relações linguístico-enunciativas.
Licenciatura em Letras (Inglês ou Português/Inglês)- Língua Inglesa
- Fonética e Fonologia da Língua Inglesa
- Expressão Oral
- Inglês Instrumental
1. The use of authentic materials in the teaching of EFL11
2. The use of literary texts in the English language classroom
3. Integrating the four communicative abilities in secondary education
4. The place of Grammar in the teaching of EFL
5. Teaching the English vowel sounds of
6. Teaching the consonant sounds of English
7. Reading strategies in the English language classroom
8. The Brazilian PCN's and the teaching of English
9. The teaching of English and the new TIC's
10. Contrastive Linguistics (Portuguese x English)
Licenciatura em Letras (Espanhol ou Port./Espanhol)- Língua Espanhola
- Fonética e Fonologia da Língua Espanhola
- Expressão Oral
- Literatura em Língua Espanhola
1. Pretéritos Indefinido, Perfecto e Imperfecto del indicativo: dificultades del alumno brasileño y aportaciones didácticas12
2. Subjuntivo, indefinido e indicativo en construcciones subordinadas en la lengua española
3. Los pronombres personales en español: ocurrencia y valores en la construcción de la cohesión textual
4. Valores y usos de las formas pasivas, impersonales y indeterminación del sujeto en español
5. El género neutro: formas y propiedades semánticas
6. Fonética y Fonología de la Lengua Española: qué ycómo enseñar a los estudiantes brasileños
7. Las principales características del movimiento Romántico en Hispanoamérica
8. La generación del 27
9. Jorge Luís Borges y la literatura fantástica
10. Narrativa contemporánea en América

Campus V. União dos Palmares

CURSOS

DISCIPLINAS

PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

Licenciaturas em Letras e em Geografia

- Psicologia da Educação
- Psicologia do Desenvolvimento
- História da Educação
- Filosofia da Educação

1. Princípios e teoria da Psicologia do Desenvolvimento;

13

2. Desenvolvimento segundo principais teóricos (Piaget, Vygotsky, Freud, Wallon, Skinner);

3. Inteligência e estratégia de aprendizagem;

4. A Psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do professor;

5. Socialização: o papel da família na educação;

6. A Filosofia e a formação do educador;

7. A educação para além do capital;

8. Tendências educacionais;

9. A Educação no Brasil;

10. A democratização da política educacional.

Licenciaturas em Letras/Língua Inglesa

- Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino da Língua Inglesa
- Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa

1. Aprendizagem colaborativa;

14

2. A fusão da gramática com a coerência comunicativa;

3. Tendências e as exigências atuais no contexto educacional;

4. Metodologia na pesquisa em Linguística Aplicada;

5. Teorias de aprendizagem em Língua Inglesa;

6. Abordagens de ensino de Língua Inglesa;

7. Língua Inglesa e sociedade;

8. Parâmetros Curriculares Nacionais e as políticas de ensino de Língua Inglesa;

9. Interlíngua;

10. Discussão sobre o ensino da Língua Inglesa na atualidade.

Licenciaturas em Letras/Língua Portuguesa

- Língua Portuguesa II e III
- Língua Portuguesa Instrumental

1. Gramática aplicada: classes gramaticais, sintaxe e semântica;

15

2. Modalidades da língua;

3. Textualidade;

4. Fonética articulatória: a produção dos sons da fala;

5. Fonética e variação lingüística;

6. Fonética expressiva ou fonoestilística;

7. Classes de palavras e categorias lexicais;

8. Critérios para a classificação das palavras;

9. Composição e processos derivacionais em português;

10. Processo de formação das palavras.

Licenciatura em Geografia

- Geografia do Nordeste
- Geografia Afro-Brasileira
- Geografia das Áreas Periféricas

1. A formação do espaço nordestino;

16

2. Nordeste e planejamento regional;

3. Estrutura fundiária e conflitos sociais no Nordeste;

4. Políticas públicas para o Nordeste;

5. Globalização e periferia;

6. Relações espaço/tempo no Mundo Subdesenvolvido;

7. Urbanização nos países subdesenvolvidos;

8. Desigualdade étnico-raciais no espaço brasileiro;

9. A influência africana na formação do território brasileiro;

10. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil.

ANEXO III: TABELA DE PONTUAÇÃO PARA A PROVA DE TÍTULOS

Nº.

TÓPICO E LIMITES

MODALIDADE

1

Titulação [máximo de 3,0 (três) pontos]

Doutorado - 3,0 (três) pontos
Mestrado - 2,0 (dois) pontos
Especialização - 1,0 (um) ponto
Graduação - 0,5 (cinco décimos) pontos

2

Participação em eventos acadêmico-científicos com apresentação de trabalho (congresso, seminário, simpósio, oficina, mesa-redonda etc.) [máximo de 1,0 (um) ponto no total]

Internacional - 0,5 (cinco décimos) pontos por evento
Nacional - 0,2 (dois décimos) pontos por evento

3

Publicação na área pretendida [1,0 (um) ponto no total]

Livro - 0,5 (cinco décimos) pontos por título Ensaio e artigos em periódico indexado - 0,2 (dois décimos) pontos por título Resenhas - 0,1 (um décimo) ponto por título Outros - 0,5 (cinco décimos) por titulo

4

Participação em grupos de pesquisas, programas ou projetos de iniciação científica e extensão acadêmica assim como orientações com trabalhos acadêmicos [1,0 (um) ponto no total]

0,5 (cinco décimos) pontos por participação em período mínimo de um semestre

5

Participação em conselhos, colegiados, entidades de classe etc. [1,0 (um) ponto no total]

0,5 (cinco décimos) pontos por participação em período mínimo de um semestre

6

Aprovação em concurso público [1,0 (um) ponto no total]

0,5 (cinco décimos) pontos por aprovação

7

Atuação como professor na Educação Básica [0,4 (quatro décimos) ponto no total]

0,1 (um décimo) ponto por ano

8

Atuação como professor na Educação Superior [0,6 (seis décimos) ponto no total]

0,1 (ponto décimo) ponto por semestre

9

Participação em bancas de seleção ou defesa de trabalho acadêmico [1,0 (um) ponto no total]

0,2 (dois décimos) pontos por participação

ANEXO VI: QUADRO-RESUMO COM O CRONOGRAMA DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO

FASE

DATA

Período de inscrição

09/09 a 20/09/2013

Homologação das inscrições

23/09/2013

Recurso das homologações

24/09 e 25/09/2013

Resultado dos recursos

27/09/2013

Sorteio dos pontos

01/10 e 02/10/2013

Prova didática

02/10 e 03/10/2013

Resultado parcial

04/10/2013

Recursos

07/10 e 08/10/2013

Resultado final

09/10/2013

*Seção 4.1.1: A Comissão de Seleção poderá alterar locais e datas constantes no presente Edital, devendo o candidato acompanhar tais alterações na página da UNEAL na Internet (www.uneal.edu.br), especialmente na área reservada ao presente Edital.