UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas - AL

Notícia:   UNEAL abre 21 vagas docentes no curso de Licenciatura Intercultural Indígena

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

ESTADO DE ALAGOAS

EDITAL Nº /2013 - REITORIA

O Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas/CLIND-AL, vinculado ao Programa de Licenciatura Intercultural Indígena/PROLIND, em conformidade com o Ministério da Educação/MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de PROFESSOR. O processo seletivo ocorrerá de acordo com as normas a seguir:

1. DAS VAGAS

1.1. Serão destinadas 21 (vinte e uma) vagas de Professor, para docência no 5º, 6, 7º e 8º períodos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com observância da carga horária, dos pré-requisitos e da remuneração (conforme anexos I e II deste edital);

1.2. O Regime de Trabalho do Professor é destinado a ministrar horas-aulas, como Professor em Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas, a ser contratado pelo Convênio MEC/SECAD/PROLIND/UNEAL a serem percebidos salários correspondentes à hora/aula de R$ 33,33 (trinta e três reais e trinta e três centavos), a ser pago mensalmente de acordo com as horas trabalhadas, segundo a organização da Coordenação do curso; para ministrar aulas na(s) disciplina(s), em Tempo-Escola, sendo desenvolvidas às sextas-feiras e sábados, com observância da carga horária, dos pré-requisitos e da remuneração (conforme anexos I e II deste edital).

2. DOS REQUISITOS

2.1. Poderão candidatar-se à presente seleção, brasileiros ou estrangeiros legalizados no Brasil que atendam aos critérios estabelecidos no Anexo I;

2.2. Os títulos de graduação e pós-graduação devem ser reconhecidos e, quando obtidos no exterior, devem ser devidamente convalidados;

2.3. Todos os candidatos aprovados deverão comprovar no ato da contratação estar em situação regular com a legislação em vigor no que diz respeito às obrigações eleitorais, bem como, aos deveres militares, para os candidatos do sexo masculino;

2.4. Caso seja servidor de nível superior da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, deverá o candidato comprovar a não acumulação ilícita de cargos;

2.5. Não ser professor efetivo das Universidades Estaduais de Alagoas e/ou IES Federais;

2.6. Apresentar documentos comprobatórios de experiência e/ou pesquisa e/ou publicações e/ou docência com as questões indígenas;

2.7. Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 2 a 08 de julho de 2013, na sala do PROLIND/ CLIND-AL, no prédio da Universidade Estadual de Alagoas, Campus III, localizada à Rodovia AL 115, km 3 - Palmeira dos Índios - AL; na Pró-Reitoria de Graduação/PROGRAD, localizada no prédio da Reitoria, Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N - Alto Cruzeiro, Arapiraca - AL, no horário das 14 às 17 horas; e no escritório da UNEAL, localizado no Campus VI da instituição, na Rua Cônego Machado, s/n, Farol, onde funcionava o antigo Liceu Alagoano.

3.2. A inscrição deverá ser efetuada mediante ficha de inscrição, preenchida e assinada pelo candidato ou por seu procurador. Em caso de procuração, esta deverá atender ao fim específico do concurso e, obrigatoriamente, ter firma reconhecida em cartório e vir acompanhada de cópia do documento de identidade do procurador, devidamente autenticada e anexada ao processo de inscrição do candidato;

3.3. O candidato só poderá se inscrever para um único código;

3.4. Para a inscrição nesta seleção, exigir-se-ão cópias e originais (devidamente assinadas pelo funcionário competente por sua emissão). As cópias ficarão na UNEAL e os originais servirão para fins de conferência dos documentos abaixo relacionados, em virtude da necessidade desses itens na análise curricular:

a) Diploma do Curso de Graduação reconhecido, ou devidamente convalidado, se obtido no exterior;

b) Diploma, certificado ou certidão do Curso de Pós-Graduação (Lato sensu - certificado ou certidão, Stricto sensu - diploma ou certidão) reconhecido ou, devidamente convalidado, se obtido no exterior. As certidões apresentadas deverão estar no prazo de validade (seis meses a partir da data de sua emissão);

c) Histórico Escolar do Curso de Graduação e do Curso de Pós-Graduação;

d) Documento de Identidade;

e) CPF;

f) Título Eleitoral, com o comprovante da última votação;

g) Prova de quitação com o Serviço Militar;

h) Curriculum Lattes, cadastrado na Plataforma do CNPq, encadernado e enumerado (com documentos pessoais e comprobatórios conforme a ordem apresentada no anexo III deste Edital);

3.5. Não será aceita inscrição sem a devida comprovação dos documentos elencados no item 3.4;

3.6. O candidato não poderá alegar desconhecimento das normas e condições fixadas neste Edital, para as quais a inscrição implicará em conhecimento e tácita aceitação. O candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros do seu representante no preenchimento do requerimento de inscrição e na anexação dos documentos exigidos;

3.7. As inscrições serão homologadas, após analisadas pela Comissão de Seleção, e publicadas no site www.uneal.edu.br, no dia 10 de julho de 2013;

3.8. Os candidatos que tiverem suas inscrições indeferidas poderão interpor recursos administrativos no dia 11 de julho de 2013. Os recursos deverão ser protocolados, na forma de processo encaminhado à Comissão de Seleção do referido concurso, na sala do PROLIND/CLIND-AL, no prédio da Universidade Estadual de Alagoas, Campus III, localizada à Rodovia AL 115, km 3 - Palmeira dos Índios - AL, no horário das 14 às 17 horas, em forma de requerimento elaborado pelo candidato, ou seu procurador, de maneira clara, objetiva e fundamentada;

3.9. O resultado dos recursos interpostos será publicado pela Comissão de Seleção no site www.uneal.edu.br, no dia 12 de julho de 2013.

4. DA SELEÇÃO

4.1. A Seleção se constituirá de duas etapas:

a) Prova de Desempenho Didático - de caráter eliminatório e classificatório;

b) Análise do Curriculum Lattes (Prova de Títulos), conforme item 3.4 e comprovado segundo anexo II deste Edital - de caráter classificatório.

4.2. A prova de desempenho didático tem caráter público, cujo objetivo é apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria. A prova de desempenho didático será composta de uma Aula expositiva, com duração mínima de 30 (trinta) minutos e máxima de 40 (quarenta) minutos, realizada perante banca examinadora composta de 03 (três) professores da área/matéria/coordenação e/ou área de Educação e terá o objetivo de avaliar os conhecimentos específicos e a capacidade didático-pedagógica do candidato.

a) Os candidatos que estiverem aguardando o momento de sua prova de desempenho didático deverão ficar incomunicáveis com o exterior, entendendo-se, quando necessário, com a Comissão de Seleção. Durante a realização da prova de desempenho didático, será permitida apenas a presença do candidato e dos componentes da banca examinadora; será, também, vetada a gravação da prova. Constatadas tais situações, o candidato será automaticamente excluído do Processo Seletivo.

4.2.1. Caso o candidato não atinja o tempo mínimo da prova, ou mesmo ultrapasse o tempo máximo, será eliminado;

4.2.2. A apresentação do Plano de Aula em 03 (três) vias aos membros da Banca Examinadora é obrigatória no início da prova de desempenho didático;

4.2.3. Na prova de desempenho didático será observada a contextualização dos Temas Propostos (anexo IV deste edital) à realidade indígena;

4.2.4. A avaliação da prova de desempenho didático consistirá da análise dos itens descritos a seguir, com a respectiva pontuação máxima:

ITEM

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Plano de Aula

Apresentação do plano e composição; qualidade do material impresso (ortografia; organização; tipografia e impressão); coerência e clareza dos objetivos; coerência entre objetivos e conteúdos; Procedimentos metodológicos; recursos didáticos e audiovisuais; avaliação e execução do plano; referências bibliográficas adequadas à disciplina objeto de concurso.

1,5

Conteúdos Utilizados

Organização dos conteúdos (introdução, desenvolvimento e conclusão); fundamentação teórica com aplicabilidade dos conteúdos ministrados a realidade indígena; adequabilidade ao nível de cursos de graduação; apresentação, obedecendo a seqüência lógica; motivação e criatividade; visão crítica dos conteúdos abordados; coerência entre plano de trabalho e plano de aula; contextualização com a realidade indígena; domínio e segurança; avaliação.

5,0

Procedimentos Didáticos

Emprego apropriado dos recursos didáticos utilizados; clareza na comunicação; utilização do tempo*; linearidade: introdução, desenvolvimento e conclusão; e verificação da aprendizagem, contextualização com a realidade indígena

3,5

TOTAL10,0

4.3. A Prova de Títulos seguirá o disposto no anexo II deste edital; a Comissão de Seleção avaliará o Currículo Lattes de cada candidato e a respectiva documentação.

1. DO SORTEIO E REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

5.1. O sorteio do ponto e da ordem de apresentação da prova de desempenho didático, assim como a realização desses, ocorrerá, impreterivelmente às 10 horas, nas salas de aula do Campus III - UNEAL, localizada à Rodovia AL 115, Km 3 - Palmeira dos Índios - Alagoas, e obedecerão ao cronograma registrado abaixo:

DATA

DESCRITIVO

15 e 16/07/2013

Sorteio do Ponto

16 e 17/07/2013

Prova de desempenho didático

5.2. A Comissão poderá alterar local e data constante no quadro acima apresentado, devendo o candidato acompanhar tais alterações na página da Universidade Estadual de Alagoas/ UNEAL, através do endereço eletrônico www.uneal.edu.br;

5.3. O não comparecimento do candidato no horário e local estabelecidos neste, acarretará a eliminação de sua inscrição;

5.4. Dependendo do número de candidatos, a Comissão de Seleção poderá dividir os inscritos, mediante sorteio, em grupos de 04 (quatro) candidatos, no primeiro dia do sorteio do ponto;

5.5. Na ocasião da formação dos grupos, será sorteado o ponto para todos os candidatos do primeiro grupo e, em seguida, será definido o cronograma dos sorteios de ponto dos grupos subseqüentes;

5.6. O sorteio dos pontos ocorrerá, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da Prova de desempenho didático de cada grupo;

5.7. Concomitantemente ao sorteio do ponto da prova de desempenho didático, será feito o sorteio da ordem de realização das provas pelos candidatos dentro de cada grupo. O ponto sorteado será o mesmo para os candidatos do mesmo grupo, não sendo excluídos do sorteio pontos já sorteados para provas de grupos anteriores;

5.8. Os candidatos deverão apresentar, no dia do sorteio do ponto, documento oficial de identificação (R.G. ou similar) com foto e comprovante da ficha de inscrição.

5.9. Todos os candidatos deverão apresentar-se para a prova de desempenho didático, impreterivelmente, às 9h (horário local), conforme calendário de sorteio e realização de prova didática (conforme item 5.1);

5.10. A Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL não disponibilizará aos candidatos nenhum tipo de recursos didáticos e/ou tecnológicos. Poderão ser utilizados quaisquer recursos didáticos compatíveis, cabendo ao candidato providenciar, por seus próprios meios, a obtenção, utilização e manuseio do equipamento necessário;

5.11. Cada Banca Examinadora será composta por 03 (três) professores designados pela Comissão de Seleção, podendo ser dois professores da UNEAL e um professor de outra Instituição de Ensino Superior.

6. DAS NOTAS DAS ETAPAS DE SELEÇÃO E DO CÁLCULO DA MÉDIA FINAL

6.1. Os Membros da Banca Examinadora atribuirão aos candidatos notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada uma das etapas da seleção (Prova de Títulos e Prova de Desempenho Didático). A prova de desempenho didático tem caráter eliminatório e classificatório, compondo a média final apenas daqueles que obtiverem nota maior ou igual a 7,0 nesta etapa de seleção. Tanto à prova de desempenho didático quanto à de títulos será atribuído o valor 10. A Prova de Títulos tem caráter classificatório, compondo a média final. A Média Final será obtida conforme a fórmula a seguir:

MF = (PD + PT) / 2

Onde: MF = Média Final;

PD = Prova de desempenho didático;

PT = Prova de Títulos.

6.2. As notas atribuídas ao Curriculum Lattes (Prova de Títulos) deverão obedecer aos limites de pontuação estabelecidos no quadro constante no Anexo II;

6.3. Em caso de empate entre os candidatos à mesma vaga, considerar-se-ão, para o desempate, os seguintes critérios por ordem de prioridade:

a) Idade, privilegiando-se o candidato mais idoso (Art. 27 Parágrafo único da Lei 10.741 de 01/10/2003);

b) Maior nota na prova de desempenho didático;

c) Candidato com o maior número de dependentes legais.

7. DO RESULTADO

7.1. O Resultado Parcial da Seleção Especial de Provas de Títulos e Desempenho Didático para contratação de professor será publicado na página da UNEAL (www.uneal.edu.br/) no dia 18 de julho de 2013;

7.2. O Resultado Final da Seleção Especial de Provas de Títulos e Didática para contratação de professor será encaminhado ao Diário Oficial do Estado de Alagoas e publicado na página da UNEAL no dia 23 de julho de 2013, a partir das 17 horas.

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos deverão ser protocolados na Coordenação do PROLIND/CLIND-AL/UNEAL, no horário das 8h às 14h, no prédio da Universidade Estadual de Alagoas, Campus III, localizado à Rodovia AL 115, km 3 - Palmeira dos Índios - AL, no dia 19 de julho de 2013, em forma de requerimento elaborado de maneira clara, objetiva e fundamentado, sob pena de indeferimento.

9. DA CONTRATAÇÃO

9.1. A contratação do Professor será pelo prazo correspondente a carga horária referente ao código ao qual o candidato foi aprovado, podendo ser renovada, segundo oportunidade e conveniência do PROLIND/CLIND-AL/UNEAL;

9.2. Caso seja convocado para contratação, não será facultado ao candidato selecionado postergar o início de suas atividades;

9.3. O candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas estabelecido no edital deverá dirigir-se, quando convocado, a partir da data da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado de Alagoas, à Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão - PROPEG para agendar o processo de contratação, com cópia dos documentos elencados no item 3.4.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Poderá a UNEAL rescindir o contrato antes do seu prazo final, com prazo mínimo de 30 (trinta) dias, quando for de interesse do serviço público, por infração disciplinar do contratado ou quando cessarem as razões que ensejaram a contratação;

10.2. A rescisão, por iniciativa do contratado, deverá ser comunicada por escrito, com prazo mínimo de 30 (trinta) dias, para que o serviço público não seja prejudicado. A não observância dos prazos estabelecidos neste item implicará em multa equivalente a um salário referência do mesmo;

10.3. A remuneração do Professor será feita por hora/aula, observados o regime de trabalho do contratado;

10.4. Ao ser classificado e convocado para realizar atividades no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas, o candidato se compromete a participar de reuniões, encontros e seminários programados pela Coordenação do curso, além da participação nas orientações das monografias dos alunos concluintes do Curso e do acompanhamento dos alunos reprovados, através de Estudos Individualizados, como prerrogativas do cargo que pretende se submeter;

10.5. Não deverá ser contratado o candidato que acumular cargos ou funções, a não ser nos casos estabelecidos em lei;

10.6. O pagamento das horas/aulas será efetuado mensalmente até a conclusão das atividades de ensino com a carga horária mínima estabelecida, e deve estar condicionado à realização das atividades, tais como: atas de registro de notas e de freqüência dos estudantes; entrega de resultado final; relatórios de atividades;

10.7. A inexatidão das afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Processo Seletivo Especial, implicará na eliminação sumária do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial;

10.8. A classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura ao candidato aprovado o direito ao ingresso automático no cargo, mas a expectativa de nele ser admitido, seguindo a ordem de classificação. A concretização desse ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes e ao interesse, juízo e conveniência da Administração da UNEAL;

10.9. A UNEAL reserva-se o direito, à bem do serviço público, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, modificar, a qualquer tempo, o horário previsto para a realização das atividades inerentes ao cargo/função estabelecidos neste edital;

10.10. Serão incorporados ao presente Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais e normas complementares que vierem a ser publicados pela UNEAL com vistas ao Processo Seletivo Especial objetos deste Edital;

10.11. O prazo de validade da seleção será de 180 dias, a contar da data da homologação do resultado final do processo seletivo por Portaria expedida pela Reitoria, podendo a validade ser prorrogada por igual período, apenas uma vez, a critério da UNEAL;

10.12. Os candidatos não selecionados terão prazo de 60 (sessenta) dias, após o resultado do processo seletivo, para retirar sua documentação. Após este prazo, os documentos serão incinerados;

10.13. Para mais informações, entrar em contato através do telefone (82)8803-8849, 9984- 3296, 8841-3097, 8833-4257 ou através de e-mail: penedoiraci@yahoo.com.br;margarete_paiva@hotmail.com;

10.14. As disposições e instruções contidas nos anexos deste Edital constituem normas que o integram bem como as demais publicações oficiais referentes ao Processo Seletivo que vierem a ser publicadas;

10.15. Os casos omissos ou situações imprevistas serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Arapiraca, 26 de junho de 2013.

Jairo José Campos da Costa
Reitor da UNEAL

ANEXO I

EDITAL Nº. xxx/2013 - Reitoria

Código

Disciplina

Ch*** total

Área de conhecimento

Titulação mínima

Vagas

01

Lingüística I/Lingüística II

60/ 80

Letras

Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.

01

02

Literatura Brasileira I/ Literatura Brasileira II/ Literatura Brasileira III/ Literatura Portuguesa

60/ 60/ 80/ 60

Letras

Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.

01

03

Estágio I/ Estágio II/ Estágio III

30/ 30/30

Letras

Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.

01

04

História Medieval/ História Moderna/ História Contemporânea

60/60/60

História

Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.

01

05

História do Brasil I/ História do Brasil II/ História do Brasil III

80/60/60

História

Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.

01

06

Metodologia do Ensino de História/ Prática de Ensino de História

60/80

História

Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.

01

07Geografia Agrária/ Projetos Econômicos em Terras Indígenas/ Estudos de Projetos Produtivos em Terras Indígenas60/60/60GeografiaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
08Estágio I/ Estágio II/ Estágio III 30/30/30HistóriaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
09Gestão Educacional/ Políticas Públicas da Educação100/80PedagogiaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins. 01
10Estágio I (educação infantil)/ Estágio II (Ensino fundamental - 1º ao 5º ano)/ Estágio III (Magistério)/ Estágio em gestão30/30/30/ 30Pedagogia Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
11Fundamentos da Educação Infantil60PedagogiaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
12Metodologia da Educação Infantil60PedagogiaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
13Estatística Educacional60MatemáticaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
14Avaliação80PedagogiaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
15Metodologia do Ensino da Geografia60GeografiaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
16Metodologia e Prática de Ensino em Ciências/ Metodologia das Ciências/ Estágio I/ Estágio II/ Estágio III 60/60/30/ 30/30Ciências Biológicas e Pedagogia Graduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
17Fisiologia e Ecologia Vegetal/ Sistemática Vegetal e Fisiologia/ Estudos de Projetos Produtivos/ Impactos Ambientais em Áreas Indígenas/ Ecologia Animal60/60/60/ 80/60Ciências BiológicasGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins. 01
18Química Geral60QuímicaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
19Fisiologia Humana e Biofísica/ Zoologia/ Embriologia60/80/60Ciências BiológicasGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
20Genética de População e Evolução/ Genética Geral e Humana 60/80Ciências BiológicasGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01
21Bioestatística/ Metodologia do Ensino da Matemática80/80MatemáticaGraduação na área de conhecimento pretendida e Pós-graduação em áreas educacionais afins.01

Observação: As áreas afins serão consideradas se, no histórico do candidato, possuir a(s) disciplina(s) e corresponder de forma semelhante ao objeto de concurso neste edital.

Arapiraca, 26 de junho de 2013.

Jairo José Campos da Costa
Reitor da UNEAL

ANEXO II

EDITAL Nº. xxx/2013 - Reitoria

PROVA DE TÍTULOS PARA PROFESSOR

PONTUAÇÃO

a) Título de Doutorado, ministrado por instituição de ensino superior reconhecida pelo Governo Federal.

20 pontos

b) Título de Mestrado, ministrado por instituição de ensino superior reconhecida pelo Governo Federal.

15 pontos

c) Título de Especialista, ministrado por instituição de ensino superior reconhecida, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas e aproveitamento satisfatório.

10 pontos

d) Título de Graduação na área da disciplina objeto do concurso, ministrado por instituição de ensino superior reconhecida.

05 pontos

e) Exercício de Magistério

Exercício de Magistério, na área da matéria objeto do Processo Seletivo, em Instituição de Ensino Superior Pública.

04 pontos por semestre; máximo de 20 pontos

Exercício de Magistério, no ensino superior em outras instituições de ensino.

04 pontos por semestre; máximo 20 pontos

Exercício de Magistério, na Educação básica.

04 ponto por ano de trabalho; máximo de 20 pontos

f) Formação Continuada e aperfeiçoamento

Declaração ou certificados de participação ou docência em ações de formação continuada relacionadas à educação escolar indígena.

01 ponto por certificado; máximo de 10 pontos

g) Publicações

Produção científica, técnica, artística e cultural na área/sub-área, objeto da seleção.

02 pontos por trabalho; máximo de 10 pontos.

OBSERVAÇÕES:
a) A pontuação referente às letras "a", "b", "c" e "d" não é cumulativa.
b)Os títulos referentes à letra "f" somente serão válidos mediante comprovação através de carteira de trabalho, certidão de tempo de serviço, contrato de trabalho, certidão de prestação de serviços ou declaração de atividades devidamente reconhecida em cartório. Não se contabilizando o período de estagiário.
b) Os títulos referentes à letra "g" somente serão válidos mediante comprovação

ANEXO III

EDITAL Nº. xxx/2013 - Reitoria

CRONOGRAMA PARA O PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROLIND/CLIND-AL/UNEAL PARA PROFESSOR

Período Previsto 6

Divulgação do Edital

02/07/2013

Período de Inscrição

03 a 08/07/2013

Homologação das Inscrições

10/07/2013

Período de Recursos para as inscrições

11/07/2013

Homologação das inscrições com Resultado de Recurso

12/07/2013

Realização de Sorteios de ponto para Prova Didática

15 e 16/07/2013

Realização da Prova Didática

16 e 17/07/2013

Resultado Parcial

18/07/2013

Período de Recursos para o Resultado Parcial

19/07/2013

Resultado Final do Processo Seletivo (para os diversos cargos)

23/07/2013

ANEXO IV

EDITAL Nº. xxx/2013 - Reitoria

TEMAS PARA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

CÓDIGO 01 - Disciplina: Lingüística I/ Lingüística II

1. Panorama sobre os estudos lingüísticos nas diversas épocas: Antiguidade, Época Medieval, Modernidade e Contemporaneidade

2. A Lingüística e suas relações com as outras ciências da linguagem

3. As abordagens lingüísticas e a contribuição para o ensino de línguas

4. O formalismo e o funcionalismo lingüístico: caracterização e representação

5. Os níveis de análise lingüística (fonológico, morfológico, sintático, semântico e lexical): definição, distinção, caracterização e representação

6. Texto e textualidade: as vias de acesso ao sentido - ambigüidade e polissemia

7. A heterogeneidade lingüística: variantes e variáveis lingüísticas. A língua e as relações de poder

8. A Lingüística Aplicada: constructos teóricos e principais representantes nacionais

9. Os paradigmas e as pesquisas sobre a prática pedagógica e a relação com a formação do professor de língua materna

10. Concepção de sujeito e de língua. O contexto na lingüística textual. Elementos básicos da Lingüística Textual

CÓDIGO 02 - Disciplina: Literatura Brasileira I/ Literatura Brasileira II/ Literatura Brasileira III/ Literatura Portuguesa

1. O ensino da literatura e a formação do leitor

2. A literatura brasileira e a intertextualidade

3. A condição colonial, o barroco literário brasileiro e suas ressonâncias na Literatura Brasileira

4. A literatura, o conhecimento da terra e o seu desenvolvimento além do tempo e espaço histórico-colonial

5. O momento decisivo do Arcadismo no processo formativo da Literatura Brasileira

6. A construção da identidade nacional do Romantismo ao Modernismo

7. A crônica no Brasil

8. O real na ficção brasileira na década de 70: do Século XX à atualidade

9. Literatura e Iluminismo em Portugal

10. Ficção e História no Romantismo português

CÓDIGO 03 - Disciplina: Estágio I/ Estágio II/ Estágio III (Letras)

1. Abordagens Metodológicas para o Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas: aspectos teóricos e práticos

2. A formação lingüística do professor de Língua Portuguesa e suas Literaturas

3. A formação profissional do professor de Língua Portuguesa e suas Literaturas

4. Planos e projetos de estágio

5. Abordagem de temas transversais na prática docente.

6. Avaliação e Aprendizagem: concepções e práticas

7. O Estágio curricular como campo de conhecimento: concepções e tendências investigativas

8. A importância da pesquisa na prática docente

9. Planejamento Didático: currículo normativo x prática docente.

10. O processo de escolarização e a constituição do professor

CÓDIGO 04 - Disciplina: História Medieval/ História Moderna/ História Contemporânea

1. O Mundo feudal: formação, características e mentalidades.

2. O renascimento comercial e urbano, a crise do século XIV e a decadência do feudalismo

3. O mundo islâmico

4. O estado moderno e o absolutismo

5. Do renascimento cultural à Reforma Protestante

6. A Revolução Industrial

7. A Revolução Francesa

8. A Primeira Guerra Mundial

9. A Segunda Guerra Mundial.

10. O mundo Pós-Guerra e os blocos econômicos

CÓDIGO 05 - Disciplina: História do Brasil I/ História do Brasil II/ História do Brasil III

1. A expansão ultramarina portuguesa

2. O mundo indígena: imagens e representações de Tupis e Tapuias

3. A crise do antigo regime e o fim do antigo sistema colonial

4. A corte joanina na América

5. Da nação portuguesa à independência do Brasil: continuidades e rupturas

6. Escravidão e movimento abolicionista

7. Elites políticas e econômicas na República Velha

8. A Era Vargas

9. Golpe e Ditadura Militar

10. O processo de redemocratização

CÓDIGO 06 - Disciplina: Metodologia do Ensino de História/ Prática de Ensino de História

1. A formação do professor de História na contemporaneidade

2. Os currículos de História nas escolas brasileiras e o saber histórico a ser ensinado

3. Relações entre a historiografia contemporânea e o ensino de História

4. Conceitos fundamentais para a construção do conhecimento histórico: tempo, memória e narrativa

5. História oral e memória no Ensino de História

6. Currículos, conteúdos e livros didáticos no ensino de história

7. Ensino de História para igualdade étnico-racial e de gênero nas escolas.

8. História afro-brasileira e indígena em sala de aula

9. Pesquisa bibliográfica e documental e diferentes linguagens no ensino de História

10. Processo de ensino-aprendizagem e a avaliação em História

CÓDIGO 07 - Disciplina: Geografia Agrária/ Projetos Econômicos em Terras Indígenas/ Estudos de Projetos Produtivos em Terras Indígenas

1. O Estatuto da terra e a Constituição Agrária Brasileira

2. A Reforma Agrária - o Plano Nacional de Reforma Agrária

3. Os Movimentos Sociais, os sindicatos e os conflitos agrários

4. A estrutura fundiária brasileira e as transformações capitalistas na agricultura

5. O impacto sócio-econômico das atividades produtivas

6. A expansão capitalista e a ocupação da fronteira no campo

7. Os efeitos regionais da política nacional de desenvolvimento agrícola

8. A agricultura e a questão ambiental

9. Agricultura e sustentabilidade

10. Produção agrícola/rural e desenvolvimento econômico

CÓDIGO 08 - Disciplina: Estágio I/ Estágio II/ Estágio III (História)

1. Planos e Projetos de Estágio em História

2. Abordagens Metodológicas para o Ensino de História: aspectos teóricos e práticos

3 Planos e projetos de estágio

4. Diretrizes para a formação do professor de História

5. Abordagem de temas transversais na prática docente

6. Avaliação e Aprendizagem: concepções e práticas

7. O Estágio curricular como campo de conhecimento: concepções e tendências investigativas

8. A importância da pesquisa na prática docente

9. Planejamento Didático: currículo normativo x prática docente

10. O processo de escolarização e a constituição do professor

CÓDIGO 09 - Disciplinas: Gestão Educacional / Políticas Públicas da Educação

1. Organização dos sistemas Federal, Estadual e Municipal e incumbências desses sistemas

2. A gestão democrática como princípio e autonomia da Escola

3. As mudanças no mundo do trabalho e a educação novos desafios para a gestão

4. Participação e gestão escolar: conceitos e procedimentos

5. A escola de diferentes escolares: políticas e gestão da educação

6. A gestão da educação e as políticas de formação de profissionais de educação: desafios e compromissos

7. A gestão educacional na intersecção das políticas Federal e Municipal

8. A gestão educacional no contexto da administração geral

9. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade

10. Políticas públicas para a educação Básica no Brasil, descentralização e controle social - limites e perspectivas

CÓDIGO 10 - Disciplina: Estágio I (educação infantil)! Estágio II (Ensino fundamental - 1º ao 5º ano)! Estágio III (Magistério)! Estágio em gestão (Pedagogia)

1. Formação Docente e as possibilidades de aprendizagem no contexto atual

2. O estágio supervisionado e sua importância na formação docente

3. O estágio supervisionado no curso de formação de professores

4. O estágio como ato educativo: Lei 11.788!2008

5. O estágio supervisionado na formação inicial e contínua de professores

6. Estágio curricular supervisionado em gestão e o planejamento participativo

7. Estágio em gestão: contribuições para atualização do projeto pedagógico da escola e regimento escolar

8. Planos e projetos de estágio

9. Estágio: diferentes concepções

10. O estágio nas disciplinas específicas: contribuições da didática

CÓDIGO 11 - Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil

1. Histórico da educação infantil no Brasil

2. Conceito de infância

3. A contribuição da psicologia para a educação infantil

4. educação infantil segundo a lei nº 8069, de 13!07!1999

5. Concepções da educação infantil

6. Função da escola de educação infantil: educar e cuidar?

7. Educação infantil no Brasil: aspectos sociais, políticos e educacionais do atendimento em creche pré-escola

8. Contribuição dos principais teóricos pioneiros no estudo da educação infantil

9. educação infantil no modelo da escola tradicional

10. Conhecimento da natureza, mundo e sociedade na educação infantil

CÓDIGO 12 - Disciplina: Metodologia da Educação Infantil

1. Interações sociais: movimentos, brincadeiras, raciocínio lógico matemático

2. A importância do lúdico para a educação infantil

3. Saberes praticados em creches e salas da educação infantil

4. Psicomotricidade e a educação infantil

5. A música na educação infantil

6. A contribuição dos jogos no processo de ensino e aprendizagem

7. A importância dos jogos no processo de socialização da criança

8. O lúdico, a narrativa e o desenho na educação infantil

9. O ensino da ciência na educação infantil

10. Ação docente na educação infantil: creche e pré-escola

CÓDIGO 13 - Disciplina: Estatística Educacional

1. Conceitos básicos

2. A importância da aplicação dos conhecimentos da estatística para o planejamento educacional

3. A relação da estatística com a pesquisa educacional

4. Estatística básica e sua prática

5. Noções de amostragens

6. Distribuição de freqüência

7. Associação entre variáveis quantitativas e regressão

8. Probabilidade

9. Introdução à inferência estatística

10. Distribuição amostrais (média, proporção e variância)

CÓDIGO 14 - Disciplina: Avaliação

1. Concepções de avaliação

2. Sistema nacional de avaliação da educação no Brasil

3. Avaliação da aprendizagem escolar

4. Por que? E como avaliar? Critérios e instrumentos

5. Aspectos históricos da avaliação

6. Avaliação na LDB

7. Função social da escola e avaliação

8. Avaliação somativa

9. Avaliação diagnóstica

10. O papel do educador frente à avaliação

CÓDIGO 15 - Disciplina: Metodologia do Ensino da Geografia (Pedagogia)

1. A concepções teórico- metodológicas e docência da geografia no mundo contemporâneo

2. Conceitos geográficos: meta para formação e a prática docente

3. Ensino da geografia e luta de classes

4. O ensino de geografia e a sua transversalidade

5. Aprender e ensinar geografia com o uso das tecnologias da informação e comunicação

6. O processo de avaliação no contexto da disciplina geografia

7. O ensino e aprendizagem da geografia e seu comprometimento com o social e a contemporaneidade

8. A questão da educação ambiental nas aulas de geografia

9. Metodologia de projetos nas aulas de geografia

10. A importância dos saberes pedagógicos para ensino de geografia

CÓDIGO 16 - Disciplinas: Metodologia e Prática de Ensino em Ciências/Metodologia das Ciências/Estágio I/Estágio II/Estágio III (Ciências Biológicas e Pedagogia)

1. A formação profissional do professor de Ciências Biológicas

2. O Estágio curricular como campo de conhecimento: concepções e tendências investigativas

3. O ensino de Ciências no Brasil: histórico e perspectivas

4. O papel da experimentação no ensino de Ciências

5. Componentes didáticos do planejamento de ensino de Ciências e Biologia

6. Abordagens metodológicas para o ensino de Ciências Biológicas: aspectos teóricos e práticos

7. Aprendizagem e Avaliação em Ciências

8. Diretrizes para a formação do professor de Ciências Biológicas

9. O processo de escolarização e a constituição do professor de Ciências

10. A importância da pesquisa na prática docente do professor de Ciências

CÓDIGO 17 - Disciplinas: Fisiologia e Ecologia Vegetal/Sistemática Vegetal e Fisiologia/Estudos de Projetos Produtivos/ Impactos Ambientais em Áreas Indígenas/Ecologia Animal

1. Princípios e métodos da educação ambiental como pressuposto para o exercício da cidadania

2. Fluxo de energia e ciclo da matéria nos ecossistemas

3. Características gerais e taxonômicas dos vegetais

4. Estudo dos biomas brasileiros

5. Conceitos básicos de ecologia e as interações entre os fatores bióticos e abióticos dos ecossistemas

6. Desenvolvimento da vegetação e modificação do clima

7. Concepções de Campo e das Territorialidades

8. Educação Ambiental e Legislação

9. Áreas de proteção ambiental

10. Preservação e Ambiente: Um olhar sobre a experiência indígena

CÓDIGO 18 - Disciplina: Química Geral

1. Vias metabólicas da célula

2. Composição química das células

3. As substâncias orgânicas da célula

4. Estrutura atômica

5. A química e suas aplicações no cotidiano

6. A ciência como método investigativo da química e da biologia

7. Os elementos químicos e suas aplicações a Biologia

8. As funções inorgânicas para a vida humana

9. Conhecimento dos constituintes fundamentais da matéria viva

10. Síntese e degradação das moléculas de interesse biológico

CÓDIGO 19 - Disciplina: Fisiologia Humana e Biofísica/ Zoologia/ Embriologia

1. Estudo dos mecanismos biofísicos e fisiológicos atuantes no organismo humano

2. Características gerais dos invertebrados; morfologia, fisiologia e classificação dos poríferos e cnidários

3. Características gerais dos invertebrados; morfologia, fisiologia e classificação dos moluscos e equinodermos

4. Características gerais dos invertebrados; morfologia, fisiologia e classificação dos artrópodes

5. Características gerais dos cordados; morfologia, fisiologia e classificação dos anfíbios e répteis

6. Características gerais dos cordados; morfologia, fisiologia e classificação das aves e mamíferos

7. Aspectos gerais do desenvolvimento humano: da formação dos gametas até a morfologia externa do embrião

8. Anatomia e fisiologia comparada dos vertebrados

9. Aspectos gerais do corpo humano. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório

10. Aspectos gerais do corpo humano. Anatomia e fisiologia do sistema digestivo

CÓDIGO 20 - Disciplina: Genética de População e Evolução/ Genética Geral e Humana

1. Código genético: natureza e estrutura do material hereditário e síntese proteica

2. Mendel e a Genética

3. Mutações Genéticas

4. Sistema de regulação da expressão gênica

5. Herança ligada ao sexo e monogâmica e herança multifatorial

6. Caracterização da variabilidade genética dentro e entre populações

7. Condições de equilíbrio em populações mendelianas

8. Subdivisão da variância fenotípica em componentes genéticos e ambientais

9. Teorias evolucionistas: Fatores evolutivos, Especiação e Neodarwinismo

10. Análise Genética Molecular e Biotecnologia

CÓDIGO 21 - Disciplina: Bioestatística/ Metodologia do Ensino da Matemática

1. O ensino da Matemática no Brasil: tendências e concepções

2. Critérios de Avaliação para o ensino da Matemática

3. Conhecimentos pedagógicos para o ensino da Matemática

4. Ensino de Matemática: contextualização e interdisciplinaridade

5. Estatística Descritiva e Inferencial

6. Apuração, apresentação e representação gráfica de dados estatísticos

7. Medidas de tendência central e de variabilidade

8. Probabilidade: conceitos básicos e aplicações a Ciências Biológicas

9. Aplicação dos conhecimentos da estatística para a educação

10. A estatística como instrumento de pesquisa educacional