UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   UFSJ abre vaga para Professor Substituto na área de Engenharia Civil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

CPD Nº 026/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

A Diretora da divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, no uso de suas atribuições e na forma do que dispõe a Lei 8745/93 com as modificações introduzidas pela Lei 9849/99, Lei 10667/03 e o Decreto 7.585/2011, o Decreto 6944 de 21 de agosto de 2009, faz saber a todos quanto o presente Edital virem dou dele conhecimento tiverem que por ordem do Reitor da referida Universidade, Professor Helvécio Luiz Reis, a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos fará realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, objetivando, a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, na área de ENGENHARIA CIVIL. O prazo de validade do referido concurso será de 02 (dois) anos a contar da homologação dos respectivos resultados, prorrogável por igual período de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.

1. REQUISITOS

1.1. O requisito básico para se inscrever é ser graduado em Engenharia Civil.

1.2. Não será contratado o pessoal que já tenha sido contratado nos termos da Lei 8.745/93, que não tenha cumprido o prazo exigido no inciso II, Art. 9º da Lei 9.849/99.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Período de Inscrição: de 13 a 23 de março de 2012 (exceto finais de semana e feriados)

2.2. A Ficha de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

2.2.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

2.2.2. Currículo Vitae/Lattes (3 vias);

2.2.3. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 15,00 (quinze reais). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

2.2.3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

2.3. O envelope contendo os documentos descritos nos itens 2.2 e subitens deverão ser entregues pessoalmente na Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, sala 3.09 do Campus Santo Antônio, sito à Praça Frei Orlando, 170, Centro- CEP: 36.306-352, São João del-Rei/MG, telefone 3379-2351, e-mail: decac@ufsj.edu.br, no horário de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas (exceto finais de semana e feriados).

2.4. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.5. A documentação comprobatório do Currículo Lattes/Vitae deverá ser entregue no primeiro dia do concurso, no horário de 15:00 às 16:00 horas na Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, sala 3.09 do Campus Santo Antônio e Federal de São João del-Rei, que deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos.

3 REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

3.1. O regime de trabalho é de até 40 (quarenta) horas semanais,mediante celebração de contrato por prazo determinado, regendo-se no que couber, pela Lei 8.745/93.

3.2. A duração do contrato é de até 12 (doze) meses de acordo com a Lei 8745, de 09 de dezembro de 1993, c/c as modificações introduzidas pela Lei 9849, de 26 de outubro de 1999, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses, de acordo com a necessidade e conveniência institucionais

3.3. Remuneração inicial para classe Professor Auxiliar é de R$ R$ 2.178,45, assim distribuídos:

3.3.1. Vencimento Básico: R$ 1.115,02

3.3.2. GEMAS: R$ 1009,18

3.4. Remuneração inicial para classe Professor Assistente é de R$ R$ 3.016,52, assim distribuídos:

3.4.1. Vencimento Básico: R$ 1.291,52

3.4.2. GEMAS: R$ 1.018,63

3.4.3. RT: R$ 706,37

3.5. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto é de R$ R$ 4.300,00, assim distribuídos:

3.5.1. Vencimento Básico: R$ 1.495,94

3.5.2. GEMAS: R$ 1.021,95

3.5.3. RT: R$ 1.782,11

3.6. Para investidura no cargo o candidato deverá possuir no ato da contratação o Diploma de graduação ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao (s) título (s) exigido (s) no requsito básico.

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1. A realização do processo seletivo simplificado ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente.

4.2 Compete à Banca Examinadora:

4.2.1. Preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

4.2.2. Examinar o Currículo Vitae/Lattes dos candidatos;

4.2.3. Elaborar ata a cada etapa onde deverá constar os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

5.1. O Processo seletivo simplificado constará das seguintes fases, nesta ordem:

5.1.1. Prova escrita;

5.1.2. Prova de título;

5.2. O processo seletivo simplificado ocorrerá dia 2 de abril de 2012. A confirmação da data, juntamente com o horário e o local das provas, serão divulgados na página da UFSJ (www.ufsj.edu.br/concursos_docentes).

6. DA PROVA ESCRITA

6.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com a duração máxima de 4 (quatro) horas e versará sobre tema constante do conteúdo programático.

6.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações pelo período de uma hora a contar do início desta, comum a todos os candidatos.

6.3. A prova será pontuada de acordo com o anexo II.

7. DA PROVA DE TÍTULOS

7.1. O julgamento da prova de títulos será baseado na apreciação dos elementos comprobatórios do mérito do candidato e será pontuada de acordo com o anexo III.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da admissão, de acordo com o Decreto 6.944/2009.

8. DO PROGRAMA

8.1. Desenho arquitetônico. Perspectiva. Leitura e interpretação de projetos. Projeto assistido por computador.

8.2. Coordenação e compatibilização de projetos complementares ao projeto arquitetônico. Etapas de um Projeto: Estudo Preliminar, Ante-Projeto, Projeto Executivo, Detalhamentos, Especificações. Manutenção periódica. Diagnóstico do estado de conservação de uma edificação.

8.3. Constituintes do concreto armado. Dosagem de concreto. Aditivos. Argamassas atuais. Argamassa armada.

8.4. Materiais cerâmicos. Tijolos. Alvenarias e painéis. Madeiras para construção civil.

8.5. Canteiro de Obras. Estruturas de concreto armado: formas e materiais de escoramento. Organização do canteiro de obras.

8.6. Concreto estrutural - materiais: recebimento e armazenamento; produção de concreto: mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura; controle tecnológico; juntas de concretagem; acabamentos e retoques.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete).

9.2. A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da União, com a classificação final obtida pelos mesmos.

9.3. Os candidatos aprovados e classificados, respeitadas as vagas existentes, poderão ser contratados, se não houver impedimento de ordem legal ou administrativa, a juízo da Administração Superior da Universidade.

9.4. Para fins de contratação, o candidato aprovado deverá assinar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública, nas hipóteses permitidas pelo art. 37, XVI e XVII da CF-88, dou declaração negativa de acumulação, se for o caso.

9.5. A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento à Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, quando convocado, para entrega de documentação exigida para a admissão e para se submeter ao exame médico, a ser realizado por profissional do Quadro Permanente da Universidade.

9.6. O candidato aprovado será enquadrado de acordo com a titulação apresentada quando de sua convocação conforme item 8.5.

Somente será contratado o candidato que for considerado apto no exame médico.

9.6.1. O não comparecimento do candidato na hora e local agendados implicará na sua eliminação do processo seletivo.

9.6.2. Não serão admitidos pedidos de reconsideração ou recurso do resultado obtido no exame médico.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que, encontram-se abertas as inscrições para o aludido Processo Seletivo Simplificado para Docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União; e também divulgado nas Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado na homepage da UFSJ - www.ufsj.edu.br/concurso_docentes.

Dado e passado nesta cidade de São João del-Rei, Estado de Minas Gerais, 12 de março de 2012, sendo assinado pela Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos.

Adriana Amorim da Silva
Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos
DIAPA - PROEN

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº ______/_______

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI- CPD ______/2012

AO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) Senhor(a) _____________________________________________________ , (nacionalidade) _______________ , (estado civil) ____________________ (profissão) ____________________ , CI n.º _____________________ , CPF n.º _______________, e-mail _________________________ , residente e domiciliado à Rua/Av.___________________________________ , bairro: ______________________ na cidade de _______________ Estado ___________ , CEP n.º ____________ , telefone ( ) _________________ celular __________________________ vem requerer sua inscrição como candidato ao concurso de provas e títulos para o Processo Seletivo Simplificado, CPD N.º 026/2012, na área Política Econômica com ênfase em Introdução à Economia e Economia Brasileira, para o Departamento de Ciências Econômicas. da Universidade Federal de São João del-Rei e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículo Vitae/Lattes (3 vias)

São João del-Rei, ___ de ________________ de ________.

_______________________________________________
Assinatura

ANEXO II
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Na Prova Escrita, serão avaliados os seguintes aspectos:

Candidato:

Membro da banca examinadora:

CRITÉRIOS AVALIADOS

Pontuação Máxima

Pontuação Obtida

1. Conhecimento e domínio do assunto abordado

6,0 pontos

 

2. Clareza e objetividade na discussão do tema

2,0 pontos

 

3. Estrutura e organização do texto

2,0 pontos

 

TOTAL

10,0 pontos

 

ANEXO III
CRITÉRIOS DA PROVA DE TÍTULOS

Na Prova de Títulos, serão avaliados os seguintes aspectos:

Candidato:

Membro da banca examinadora:

CRITÉRIOS AVALIADOS

Pontuação Máxima

Pontuação Obtida

1. Produção bibliográfica

 

 

Artigos completos publicados em periódicos

Artigos aceitos para publicação

Texto em jornal ou revista (magazine)

Livros e capítulos

0,5 pontos

 

Trabalhos publicados em anais de eventos

Apresentação de trabalho em evento

0,2 pontos

 

2. Atividades profissionais

 

 

Experiência profissional em áreas correlatas à do objeto do concurso.

Assinatura de Responsabilidade Técnica de projeto ou atividade de Engenharia Civil, reconhecida em órgão oficial competente.

3,8 pontos

 

2,8 pontos

 

3. Orientações

 

 

Orientações e supervisões concluídas

Orientações e supervisões em andamento

0,3 pontos

 

0,2 pontos

 

4. Produção artística/cultural

0,5 pontos

 

5. Eventos

 

 

Participação em eventos, congressos, Organização de eventos etc.

0,5 pontos

 

6. Projetos de Pesquisa e/ou Extensão

0,5 pontos

 

7. Bancas

 

 

Participação em bancas de trabalho de conclusão de curso

Participação em bancas de comissões julgadoras

0,3 pontos

 

0,2 pontos

 

8. Concursos

 

 

Aprovação em concurso para desempenho de cargo ou função onde se aplicam os conhecimentos correlatos à área do concurso.

0,2 pontos

 

TOTAL

10,0 pontos