UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   UFSJ abre vaga para Professor no Departamento de Ciências Naturais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

CPD Nº 075/2011

A Diretora da divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, no uso de suas atribuições e na forma do que dispõe a Lei 8745/93 com as modificações introduzidas pela Lei 9849/99, Lei 10667/03 e o Decreto 7.585/2011, o Decreto 6944 de 21 de agosto de 2009, faz saber a todos quanto o presente Edital virem dou dele conhecimento tiverem que por ordem do Reitor da referida Universidade, Professor Helvécio Luiz Reis, a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos fará realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, objetivando, a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, na área de FÍSICA, para o Departamento de Ciências Naturais. O prazo de validade do referido concurso será de 02 (dois) anos a contar da homologação dos respectivos resultados, prorrogável por igual período de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.

1. REQUISITOS

1.1. O requisito básico para se inscrever é ter Doutorado/Mestrado em Física.

1.2. Não será contratado o pessoal que já tenha sido contratado nos termos da Lei 8.745/93, que não tenha cumprido o prazo exigido no inciso II, Art. 9º da Lei 9.849/99.

2.DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Período de Inscrição: de 05 a 14 de outubro de 2011 (exceto finais de semana e feriados)

2.2. A Ficha de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

2.2.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

2.2.2. Currículo Vitae/Lattes (3 vias)

2.2.3. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 15,00 (quinze reais). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

2.2.3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

2.3. O envelope contendo os documentos descritos nos itens 2.2 e subitens deverão ser entregues pessoalmente no Departamento de Ciências Naturais, sala 3.13, situado no Campus Dom Bosco à Praça Dom Helvécio, 74 - Fábricas, São João del-Rei, MG , telefone: (32) 33792483, , no horário de 9h às 11h e de 15h às 17h.

2.4. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.5. A documentação comprobatório do Currículo Lattes/Vitae deverá ser entregue no primeiro dia do concurso, no horário de 15.:00 às 16:00 horas na Secretaria do Departamento de Ciências Naturais - Campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João del-Rei, que deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos.

2.6. No caso de haver candidatos inscritos com título de doutor, o concurso será realizado para o cargo de Professor Adjunto. Os inscritos com título de mestre deverão aguardar pronunciamento do Departamento/Campus quanto ao concurso para o cargo de Professor Assistente e não havendo o concurso para o este cargo a taxa de inscrição será devolvida.

3 REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

3.1. O regime de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais,mediante celebração de contrato por prazo determinado, regendo-se no que couber, pela Lei 8.745/93.

3.2. A duração do contrato é de até 12 (doze) meses de acordo com a Lei 8745, de 09 de dezembro de 1993, c/c as modificações introduzidas pela Lei 9849, de 26 de outubro de 1999, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses, de acordo com a necessidade e conveniência institucionais

3.3. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto é de R$ 4.300,00, assim distribuídos:

3.3.1. Vencimento Básico: R$ 1.495,94

3.3.2. RT: R$ 1782,11

3.3.3. GEMAS: R$ 1.02,95

3.4. Remuneração inicial para classe Professor Assistente é de R$ 3.016,52, .assim distribuídos:

3.4.1. Vencimento Básico: R$ 1.291,52

3.4.2. RT: R$ 706,37

3.4.3. GEMAS: R$ 1.018,63

3.5. Para investidura no cargo o candidato deverá possuir no ato da contratação o Diploma de graduação ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao (s) título (s) exigido (s) no requsito básico.

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1. A realização do processo seletivo simplificado ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente.

4.2 Compete à Banca Examinadora:

4.2.1. preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

4.2.2. examinar o Currículo Vitae/Lattes dos candidatos;

4.2.3. elaborar ata a cada etapa onde deverá constar os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

5.1. O Processo seletivo simplificado constará das seguintes fases, nesta ordem:

5.1.1. Prova escrita;

5.1.2. Prova de título;

5.2. O processo seletivo simplificado ocorrerá dia 18 de outubro de 2011, às 9 horas, na sala C-3.15, bloco C do Departamento de Ciências Naturais, Campus Dom Bosco - UFSJ, na Cidade de São João del-Rei, situado na Praça Dom Helvécio, 74, Bairro Fábricas.

6. DA PROVA ESCRITA

6.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com a duração máxima de 4 (quatro) horas e versará sobre tema constante do conteúdo programático.

6.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações pelo período de uma hora a contar do início desta, comum a todos os candidatos.

6.3. A prova será pontuada de acordo com o anexo II.

7. DA PROVA DE TÍTULOS

7.1. O julgamento da prova de títulos será baseado na apreciação dos elementos comprobatórios do mérito do candidato e será pontuada de acordo com o anexo III.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-Io no ato da admissão, de acordo com o Decreto 6.944/2009.

8. DO PROGRAMA

1. Mecânica Clássica: Leis de Conservação;

2. Propagação de Ondas;

3. Leis da Termodinâmica;

4. Eletromagnetismo: Equações de Maxwell;

Bibliografia sugerida:

1. D. Halliday, R. Resnick. "Fundamentos de Física", Vol. 1, 2, 3 e 4, LTC,

2009.

2. P. A. Tipler, G. Mosca. "Física para Cientistas e Engenheiros", Vol. 1, 2 e 3, LTC, 2009.

3. H. M. Nussenzveig. "Curso de Física Básica", Vol. 1, 2, 3 e 4, Edgard Blücher,

2002.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1.Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete)

9.2.A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da União, com a classificação final obtida pelos mesmos.

9.3.Os candidatos aprovados e classificados, respeitadas as vagas existentes, poderão ser contratados, se não houver impedimento de ordem legal ou administrativa, a juízo da Administração Superior da Universidade.

9.4.Para fins de contratação, o candidato aprovado deverá assinar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública, nas hipóteses permitidas pelo art. 37, XVI e XVII da CF-88, dou declaração negativa de acumulação, se for o caso.

9.5.A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento à Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, quando convocado, para entrega de documentação exigida para a admissão e para se submeter ao exame médico, a ser realizado por profissional do Quadro Permanente da Universidade.

9.6.O candidato aprovado será enquadrado de acordo com a titulação apresentada quando de sua convocação conforme item 8.5.

Somente será contratado o candidato que for considerado apto no exame médico.

9.6.1.O não comparecimento do candidato na hora e local agendados implicará na sua eliminação do processo seletivo.

9.6.2.Não serão admitidos pedidos de reconsideração ou recurso do resultado obtido no exame médico.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que, encontram-se abertas as inscrições para o aludido Processo Seletivo Simplificado para Docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União; e também divulgado nas Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado na homepage da UFSJ - www.ufsj.edu.br/concurso_docentes. Dado e passado nesta cidade de São João del-Rei, Estado de Minas Gerais, 04 de outubro de 2011, sendo assinado pela Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos.

Adriana Amorim da Silva

Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos

DIAPA - PROEN

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº: _______/______

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI- CPD: _____/20_____

AO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) senhor(a) _____________________________________________, (nacionalidade) ____________________________, (estado civil) ______________________ (profissão) _______________________, CI n.º _________________, CPF n.º _____________________, e-mail _______________________________, residente e domiciliado à Rua/Av. __________________________________________________ bairro: ___________________ na cidade de ____________________________ Estado: ________________, CEP n.º:______________, telefone ( ): ____________________ , celular ( ): _________________vem requerer sua inscrição como candidato ao concurso de provas e títulos para o Processo Seletivo Simplificado, CPD

N.º: _____/20______, na área _____________________________________________, para o ________________________________ da Universidade Federal de São João del-Re e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículo Vitae/ Lattes (3 vias)

São João del-Rei, ___ de _______________ de ________.

______________________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO I

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Candidato:
Membro da Banca Examinadora:
Critérios avaliadosPontuação máximaPontuação obtida
1. Conhecimento e abrangência do assunto abordado6,0 pontos 
2. Clareza e objetividade na discussão do tema2,0 pontos 
3. Organização na forma de apresentação do tema2,0 pontos 
Total10,0 pontos 

ANEXO II

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS

Candidato:

Membro da Banca Examinadora:

ATIVIDADES CIENTÍFICAS (75%)

Pontuação por item

Pontuação obtida

1- Artigo científico publicado (ou aceito para publicação) em periódico com classificação Qualis A na área de Física ou Materiais

6,0 pts por artigo

 

2- Artigo científico publicado (ou aceito para publicação) em periódico com classificação Qualis B na área de Física ou Materiais

4,0 pts por artigo

 

3- Artigo científico publicado (ou aceito para publicação) em periódico com classificação Qualis C na área de Física ou Materiais

2,0 pts por artigo

 

4- Artigo publicado em anais de evento científico internacional

1,0 pt por artigo

 

5- Artigo publicado em anais de evento científico nacional

0,5 pt por artigo

 

6- Coordenação de evento científico internacional

4,0 pts por evento

 

7- Coordenação de evento científico nacional

3,0 pts por evento

 

8- Coordenação de evento científico regional

2,3 pts por evento

 

9- Participação em comissão organizadora de evento científico internacional

2,0 pts por evento

 

10- Participação em comissão organizadora de evento científico nacional

1,5 pts por evento

 

11- Participação em comissão organizadora de evento científico regional

1,2 pts por evento

 

12- Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico internacional2,0 pts por evento 
13- Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico nacional1,5 pts por evento 
14- Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico regional1,2 pts por evento 
15- Coordenação de projeto científico ou de extensão aprovado por agência de fomento à pesquisa4,0 pts por projeto 
16- Membro colaborador de projeto científico ou de extensão aprovado por agência de fomento à pesquisa1,0 pts por projeto 
17- Editor-chefe de revista científica indexada no ISI2,0 pts por ano 
18- Editor-chefe de revista científica não indexada no ISI1,0 pt por ano 
19- Membro do corpo editorial de revista científica indexada no ISI1,0 pt por ano 
20- Membro do corpo editorial de revista científica não indexada no ISI0,3 pt por ano 
21- Autoria de livro4,0 pts por livro 
22- Organizador/editor de livro2,0 pts por livro 
23- Autoria de capítulo de livro1,5 pts por livro 
24- Tradução de livro2,0 pts por livro 
25- Tradução de capítulo de livro0,5 pt por livro 
26- Orientação de tese de doutorado defendida e aprovada4,0 pts por tese 
27- Co-orientação de tese de doutorado defendida e aprovada2,0 pts por tese 
28- Orientação de dissertação de mestrado defendida e aprovada3,0 pts por diss. 
29- Co-orientação de dissertação de mestrado defendida e aprovada1,5 pts por diss. 
30- Orientação de bolsista de iniciação científica em projeto aprovado por IES ou instituições de pesquisa1,5 pts por orientação 
31- Co-orientação de bolsista de iniciação científica em projeto aprovado por IES ou instituições de pesquisa0,8 pt por orientação 
32- Patentes e licenças com certificados emitidos por autoridade competente4,0 pts por registro 
33- Pedido de patente ou de licença com número de protocolo emitido por autoridade competente1,0 pt por pedido 
34- Registro de software com certificado emitido por autoridade competente3,0 pts por registro 
35- Pedido de registro de software com número de protocolo emitido por autoridade competente0,5 pts por pedido 
36- Assessoria, consultorias, perícia ou auditoria científica, técnica e/ou administrativa certificadas por autoridade competente0,5 pt por assessoria 
Soma Absoluta 1- 
Soma 1*- 

*Ao candidato que obtiver a maior pontuação na Soma Absoluta 1, será atribuída a nota 7,5 para a Soma 1. Aos demais, será atribuída nota proporcional à máxima, a critério da Banca Examinadora.

ATIVIDADES DE ENSINO (20%)

Pontuação por item

Pontuação obtida

1- Atividade de magistério no ensino fundamental e médio

0,3 pt por semestre

 

2- Atividade de magistério superior na graduação

1,5 pts por semestre

 

3- Atividade docente em magistério superior Latu sensu

1,0 pt por 15 horas

 

4- Atividade docente em magistério superior Stricto sensu2,0 pts por 15 horas 
5- Curso ministrado em evento científico ou de extensão0,5 pt por curso 
6- Monitoria em curso de graduação0,2 pt por semestre 
7- Orientação e/ou supervisão de estágios curriculares ou de interesse curricular1,5 pts por semestre 
8- Tutor orientador de grupo PET (Programa de Educação Tutorial)1,0 pt por semestre 
9- Orientação de monografia em cursos de especialização ou aperfeiçoamento1,0 pt por orientação 
10- Co-orientação de monografia em cursos de especialização ou aperfeiçoamento0,5 pt por orientação 
11- Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação0,5 pt por orientação 
12- Co-orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação0,3 pt por orientação 
Soma Absoluta 2- 
Soma 2**- 

**Ao candidato que obtiver a maior pontuação na Soma Absoluta 2, será atribuída a nota 2,0 para a Soma 2. Aos demais, será atribuída nota proporcional à máxima, a critério da Banca Examinadora.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E OUTRAS (5%)

Pontuação por item

Pontuação obtida

1- Coordenador de curso de pós-graduação Stricto- sensu

3,0 pts por ano

 

2- Coordenador de curso de pós-graduação Latu-sensu

2,0 pts por ano

 

3- Coordenador de curso de graduação

2,0 pts por ano

 

4- Chefe de unidade acadêmica ou equivalente

2,0 pts por ano

 

5- Membro de conselho universitário, órgãos colegiados e comissões permanentes0,3 pt por comissão 
6- Participação em banca examinadora de defesa de tese de Doutorado, exceto orientador e co-orientador2,0 pts por banca 
7- Participação em banca examinadora de defesa de dissertação de Mestrado, exceto orientador e co-orientador1,5 pts por banca 
8- Participação em banca examinadora de defesa de monografia, Latu sensu, exame de qualificação e trabalho de conclusão de curso de Graduação, exceto orientador e co-orientador1,0 pt por banca 
Soma Absoluta 3- 
Soma 3***- 
Total (Soma 1 + Soma 2 + Som 3)10,0 pontos 

***Ao candidato que obtiver a maior pontuação na Soma Absoluta 3, será atribuída a nota 0,5 para a Soma 3. Aos demais, será atribuída nota proporcional à máxima, a critério da Banca Examinadora.