UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS

Notícia:   UFRGS abre processo seletivo para Professores Substitutos e Temporários

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFRGS

EDITAL N° 02/2012 - PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E TEMPORÁRIO

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas no período de 09/03/2012 a 18/03/2012, as inscrições para processo seletivo simplificado para contratação de Professor Substituto e Temporário, na forma da legislação vigente.

A inscrição será através da internet, no endereço eletrônico www.ufrgs.br/ufrgs/, "concursos públicos".

Documentação necessária:

a. Curriculum vitae atualizado até 19/03/2012, que informe ter o candidato a formação exigida no Edital. Nas seleções que constam como prova "análise de currículo" os candidatos deverão entregar a versão documentada;

b. Cópia do Diploma da titulação mínima exigida e demais titulações adicionais;

c. Guia de recolhimento da União, emitida ao término da inscrição eletrônica, com autenticação de pagamento, sendo: carga horária de 20h taxa de R$ 16,00 e para 40h taxa de R$ 22,00, com vencimento em 19/03/2012. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os quesitos legais exigidos para a participação no processo seletivo, inclusive o impedimento contido no inciso X, do art.117, da Lei n° 8.112/90 (o veto à participação de gerência ou administração de sociedade privada);

d. Cópia da carteira de identidade e CPF, se brasileiro; para estrangeiros, deverá ter visto permanente e apresentar cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e do CPF;

e. Cópia do comprovante de residência.

Os documentos acima listados devem ser entregues, impreterivelmente, nos respectivos Departamentos, somente no dia 20/03/2012, ocasião em que serão indicadas as datas e respectivos horários das provas de seleção.

Não haverá isenção de pagamento ou devolução da taxa de inscrição, exceto para os casos previstos no Decreto N° 6.593, de 2008, que regulamenta art. 11, da Lei 8.112, de 11/12/1990. Para solicitar a isenção prevista, o candidato deverá entregar requerimento na PROGRAD (Av. Paulo Gama, 110, Prédio da Reitoria, 7° andar, Divisão de Acompanhamento e Análise Docente), contendo o Número de Identificação Social - NIS atribuído pelo CadÚnico, cópia do Cartão do Cidadão e declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4°, inciso II, do Decreto n° 6.135, de 2007, até o dia 14/03/2012. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 16/03/2012, através do endereço eletrônico www.prograd.ufrgs.br/.

Informações sobre a remuneração poderão ser obtidas através do endereço eletrônico www.prograd.ufrgs.br/ no link tabelas salariais. A seleção ocorrerá em etapas sucessivas e eliminatórias. Os candidatos que já firmaram contrato administrativo com base na Lei n° 8.745/93 poderão ser novamente contratados, desde que já decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior.

Tratando-se de título estrangeiro, deverá ser comprovada a revalidação ou reconhecimento do respectivo diploma, anterior a data da entrega dos documentos.

O Candidato aprovado, quando chamado para assinar contrato junto à PROGESP, terá sete (7) dias corridos para agendar a assinatura do mesmo, a contar da cientificação do candidato. A assinatura do contrato será agendada num prazo máximo de cinco (5) dias corridos.

Na data da assinatura do contrato, o candidato deverá apresentar cópia frente e verso do diploma de graduação e/ou pós-graduação da formação exigida como pré-requisito mínimo de cada área para a qual irá concorrer, e cópia dos títulos que correspondam aos requisitos adicionais para todas as áreas de conhecimento, conforme estabelecido neste Edital (pós-graduação em áreas afins).

As datas e respectivos horários das provas de seleção, os critérios de cada modalidade e demais informações sobre o Processo Seletivo, poderão ser obtidas nos Departamentos, no momento da entrega dos documentos, onde serão realizadas as modalidades de seleção, indicados abaixo.

Departamento

CH

Área de Conhecimento

Escolaridade Mínima

Requisitos Mínimos e Requisitos Adicionais (serão consideradas Titulações de Pós- Graduação em Áreas Afins) e Experiência

Local de Entrega dos Documentos

Telefone

Provas

Departamento de Ciência da Informação

40

Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia

Graduação

Graduação em Biblioteconomia. Mestrado e/ou Doutorado em áreas afins serão considerados na classificação.

R. Ramiro Barcelos, 2705

3308.5132

Didática, Escrita e Análise de Currículo.

Departamento de Comunicação

40

Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação Relações Públicas

Graduação

Graduação em Relações Públicas. Mestrado e/ou Doutorado em Comunicação ou áreas afins serão considerados na classificação.

R. Ramiro Barcelos, 2705

3308.5132

Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.

Departamento de Design e Expressão Gráfica

40

Engenharias Geometria Descritiva e Desenho Técnico

Graduação

Graduação em Arquitetura, Engenharia ou Design. Mestrado e/ou Doutorado em Arquitetura, Engenharia ou Design, serão considerados na classificação. Experiência didática é desejável e será levada em conta como critério de classificação.

R. Sarmento Leite, 320, Sala 506

3308.3125

Didática, Escrita e Análise de Currículo.

Departamento de Educação Física

20

Ciências da Saúde - Educação Física Ginástica Rítmica e Práticas Corporais

Graduação

Experiência docente na área da ginástica rítmica (comprovação através de atestados e/ou certificados e/ou experiência profissional)

Rua Felizardo, 750

3308.5868

Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.

Departamento de Engenharia de Produção e Transportes

20

Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção Gestão da tecnologia e gestão da informação

Mestrado

Mestrado em Engenharia de Produção ou áreas afins. Desejável experiência didática em cursos de engenharia

Pça. Argentina, 9, 3° andar - sala 402

3308.3491

Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.

Departamento de Engenharia de Produção e Transportes20Engenharias -Engenharia de Produção - Gerência de Produção Sistemas produtivos e Pesquisa operacionalMestradoMestre em engenharia de produção ou áreas afins Desejável experiência didática em cursos de engenhariaPça. Argentina, 9, 3° andar - sala 4023308.3491Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Estudos Básicos40Ciências Humanas -Educação - Fundamentos da Educação - Filosofia da EducaMestradoGraduação em Pedagogia ou Filosofia.

Mestrado em Educação.

Av. Paulo Gama, 110, FACED, Sala 9103308.3266Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Estudos Especializados40Ciências Humanas Educação - Tópicos Específicos de Educação Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)GraduaçãoCertificação na Prova Nacional de Proficiência em Libras (PROLIBRAS) Experiência em Docência de LIBRASAv. Paulo Gama, 110, FACED, Sala 9293308.3099Didática, Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Farmacologia20Ciências Biológicas - Farmacologia GeralDoutoradoGraduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina ou Odontologia. Doutorado em Farmacologia ou áreas afins.R. Sarmento Leite, 500, 2 andar sala 2023308.3183Didática, Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Filosofia40Ciências Humanas - Filosofia História da FilosofiaGraduaçãoGraduação em Filosofia.Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 433113308.6642Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Física40Ciências Exatas e da Terra - FísicaGraduação Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 431763308.6438Didática, Escrita e Análise de Currículo.
Departamento de Matemática Pura e Aplicada40Ciências Exatas e da Terra - MatemáticaGraduaçãoEspecialização ou Mestrado ou Doutorado em Matemática ou áreas afins.Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 431113308.6189Didática, Escrita e Análise de Currículo.
Departamento de Medicina Social40Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva Medicina de Família e ComunidadeEspecializaçãoResidência Médica em Medicina de Família e ComunidadeR. Ramiro Barcelos, 24003308.5591Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Química Inorgânica40Ciências Exatas e da Terra - Química Química Geral e AnalíticaGraduaçãoGraduação em Química ou áreas afins.Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 431113308.6269Didática, Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.
Departamento de Sociologia20Ciências Humanas - Sociologia Sociologia GeralMestradoGraduação em Ciências Sociais. Mestrado em Sociologia ou áreas afins. Experiência docente mínima de um semestre, mesmo que em caráter de estágio docente enquanto aluno da pós-graduação.Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 433113308.6956Didática, Escrita, Entrevista e Análise de Currículo.

Profa Valquiria Linck Bassani
Pró-Reitora de Graduação/UFRGS.