UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - PA

Notícia:   UFOPA abre inscrições para contratação de Professores Substitutos

UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

EDITAL Nº. 3, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013

O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, no uso das suas atribuições que lhe foram delegadas pela Portaria nº 1.069, do Ministério da Educação - MEC, publicada no Diário Oficial da União em 11 de novembro de 2009, e na forma do que dispõe a Lei nº 8.745/1993 com as modificações introduzidas pela Lei nº 12.425/2011, Lei nº 12.772/2012, Decreto nº 7.585/2011, Decreto nº 6.944/2009 e Resolução nº 24/2013 - CONSUN, torna pública a abertura de inscrições aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para preenchimento de vagas de professor substituto do Magistério Superior, em regime de trabalho de quarenta (40) horas semanais, de acordo com as informações de unidades, temas, vagas, programas e requisitos constantes do quadro a seguir:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ICED

TEMA: FÍSICA Vagas: 1

Programa: 1. As leis de Newton e suas aplicações. 2. Leis de conservação: da energia, do momento linear e do momento angular. 3.Dinâmica clássica de um sistema de partículas. 4. Estática e dinâmica dos fluidos. 5. Oscilações: Harmônicas Simples, Amortecidas e Forçadas. 6. Ondas mecânicas. 7. As leis da termodinâmica. 8. Equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas. 9. Ótica Física: Interferência e Difração. 10. O Átomo de Hidrogênio.

Requisitos: Graduação, Mestrado ou Doutorado em Matemática, Física, Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica ou áreas afins.

TEMA: MATEMÁTICA Vagas: 1

Programa: 1. Geometria analítica plana (retas, cônicas). 2. Geometria analítica plana (vetores, grandezas, produto escalar, vetorial e misto). 3. Geometria analítica espacial (quádricas). 4. Cálculo diferencial de uma variável. 5. Cálculo integral de uma variável. 6. Cálculo diferencial de várias variáveis. 7. Campos vetoriais, teoremas de Gauss, Green e Stokes. 8. Cálculo integral de várias variáveis. 9. Álgebra linear (base e dimensão de esp. vetoriais). 9. Funções (domínio, imagem, crescente, decrescente, monótona, injetiva, sobrejetiva, bijetiva, algébricas, transcendentes, polinomiais, logarítmicas, exponenciais, trigonométricas);

Requisitos: Graduação, Mestrado ou Doutorado em Matemática, Física, Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica ou áreas afins.

INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS - IEG

TEMA: ENGENHARIA Vagas: 1

Programa: 1. Desenho Projetivo: O Que é o Desenho Técnico e Normas de Desenho Técnico, Figuras Geométricas; Perspectiva Isométrica; Perspectivas Isométricas de Modelos com elementos Paralelos e Oblíquos; Perspectivas Isométricas de Modelos com elementos Diversos. 2. Projeções: Projeção Ortográfica de Figura Plana; Projeção Ortográfica Sólido Geométrico; Projeção Ortográfica de Modelos com Elementos Paralelos Oblíquos; Projeção ortográfica de Modelo com elementos diversos; Projeção Ortográfica e Perspectivas isométrica. 3. Cortes: Corte Total; Multicortes nas Vistas; Corte Composto; Meio Corte; Corte Parcial; Seção e Encurtamento; Omissão de Corte; Vistas Auxiliares; Projeção com Rotação; Representações Especiais; Representação de Rugosidade. 4. Cotagem: Cotagem de Ele mentos; Cotagem Especiais; Sistema de Cotagem; Escalas; Supressão de Vistas; Supressão de Vistas em peças Compostas; Tolerância Dimensional; Tolerância Geométrica e Estado de Superfície. 5. Desenho simbólico: Elementos de fixação, Canalizações e Circuitos Elétricos. 6. Projeto Auxiliado por Computador: softwares CAD (Computer Aided Design) e softwares MEP (MechanicalElectricalPlumbing). 7. Comandos básicos: Comandos de formas geométricas; Comandos básicos de modificações; Comandos básicos de aferições e edições; Dimensionamento; Parametrização, blocos, blocos dinâmicos e configuração. 8. Comandos básicos de impressão e plotagem. 9. Representações de roscas, parafusos, porcas e arruelas - desenhos de conjuntos. 10. Desenhos de elementos de máquinas e de peças soldadas.

Requisitos: Graduação em Engenharias com Especialização, Mestrado ou Doutorado em Engenharia, ou áreas afins.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas nas Unidades para onde se destinam os Processos Seletivos Simplificados, mediante o preenchimento da ficha de inscrição, em anexo, pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído, que deverá apresentar procuração junto com o pedido de inscrição.

1.2. As inscrições serão recebidas, ainda, por meio da Empresa Brasileira de Correios, pelo serviço de postagem rápida - SEDEX, encaminhada ao endereço de cada Unidade responsável pela seleção, com data de postagem até o último dia de inscrição.

1.2.1. As Unidades aguardarão as inscrições via Correio pelo prazo de até 3 (três) dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao final das inscrições.

1.2.2. As inscrições serão homologadas, após análise dos documentos apresentados, com posterior divulgação pelas Unidades em seus quadros de aviso.

1.3. Não haverá pagamento da taxa de inscrição.

1.4. Os períodos, local, horário de inscrição e o endereço da unidade onde serão realizadas as inscrições, conforme discriminação dos temas previsto neste Edital, encontram-se detalhados no quadro a seguir:

UNIDADE

PERÍODO

LOCAL

HORÁRIO

ENDEREÇO

ICED

01/11/13 a 07/11/13

Programa de Ciências Exatas/LIMF - 3º andar do prédio H - Câmpus Rondon

7h às 11h e 15h às 18h

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro: Caranazal, CEP 68.040-590, Santa-rém/PA, Telefone: (93) 2101-3642

IEG

01/11/13 a 07/11/13

Secretaria do IEG - Câmpus Tapajós

9h às 12h e 14h às 16h

Rua Vera Paz, s/n, Bairro: Salé, CEP: 68035-110, Santarém/PA, Telefone: (93) 2101-4956

2. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar cópia autenticada ou cópia e original, para conferência, dos seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição, devidamente preenchido e assinado (conforme modelo anexo).

b) Carteira oficial de identidade, ou passaporte para quem for estrangeiro;

c) Diploma de graduação e/ou pós-graduação, conforme requisito exigido para a respectiva seleção;

d) Curriculum Vitae na Plataforma Lattes em 3 (três) vias, atendendo ao requisito previsto neste Edital, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional, sendo apenas uma via deste acompanhada das comprovações.

2.2 Os certificados e diplomas mencionados na alínea "c" deverão ter sido obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC e devidamente reconhecidos e/ou revalidados quando expedidos por instituição estrangeira. Na falta dos diplomas e ou certificados, os candidatos poderão apresentar declaração atualizada de conclusão do curso, com a indicação de que o candidato faz jus ao título e de que está aguardando a emissão do diploma ou certificado, acompanhado de histórico escolar;

3. DAS PROVAS

3.1 A seleção será realizada de acordo com o Plano de PSS de cada tema e constará de Prova Escrita e Prova Didática.

3.2 Os locais de provas, período e tipos de provas estão especificados no quadro abaixo:

TEMAS

LOCAL

PROVAS

PERÍODO

HORÁRIO

ENDEREÇO

Física

Sala 22 (PROFMAT) Câmpus Rondon

Escrita e Didática e Julgamento de Títulos.

18/11/13 a 20/11/13

8h às 12h e 14h às 18h

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro: Caranazal, CEP 68.040-590, Santarém/PA,

Matemática

LAM (Laboratório de Aprendizagem Matemática) Câmpus Rondon

Escrita e Didática e Julgamento de Títulos.

18/11/13 a 20/11/13

8h às 12h e 14h às 18h

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro: Caranazal, CEP 68.040-590, Santarém/PA,

Engenharia

Sala de Orientação, do Prédio da Pós-Graduação - Câmpus Tapajós (antigo prédio da Reitoria)

Escrita, Didática e Julgamento de Títulos

18/11/13 a 20/11/13

8h às 12h e 14h às 18h

Rua Vera Paz, s/n, Bairro: Salé, CEP: 68035-110, Sant a r é m / PA .

3.3 A Prova Escrita

3.3.1 A Prova Escrita versará sobre tema sorteado de uma lista de 10 (dez) itens (Programa), contida no Plano de PSS e no Edital, e terá a duração máxima de 4 (quatro) horas para sua execução.

3.3.2 A Prova Escrita será realizada imediatamente após o sorteio do item.

3.3.3 A leitura e o julgamento da Prova Escrita serão realizados imediatamente ao término da prova escrita.

3.3.3 A presença do candidato é obrigatória durante o ato da leitura da Prova Escrita, implicando a sua ausência em eliminação do concurso.

3.3.4 A avaliação da Prova Escrita observará os critérios e a pontuação abaixo discriminados:

a) apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão (0 a 2,0 pontos);

b) conteúdo e desenvolvimento do tema: organização, coerência, clareza de ideias, extensão, atualização e profundidade (0 a 6,0 pontos);

c) linguagem: uso adequado da terminologia técnica, propriedade, clareza, precisão e correção gramatical (0 a 2,0 pontos).

3.4 A Prova Didática

3.4.1 A Prova Didática consistirá na apresentação oral, pelo candidato, de um tema sorteado com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, constante de uma lista de 10 (dez) previstos neste Edital, exceto o tema sorteado para a prova escrita.

3.4.2 A Prova Didática, realizada em sessão pública, terá duração mínima de 50 (cinquenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, sendo vedado aos demais candidatos assisti-la.

3.4.3 Ao iniciar a Prova, o candidato fornecerá a cada um dos integrantes da Comissão Examinadora o respectivo plano de aula.

3.4.4 A Prova Didática destina-se à avaliação do desempenho didático-pedagógico do candidato, devendo ser observados:

a) clareza de ideias, atualização e profundidade na abordagem do tema (0 a 5,0 pontos);

b) planejamento e organização (0 a 3,0 pontos);

c) recursos didáticos (0 a 2,0 pontos).

3.5 Do Julgamento de Títulos

3.5.1 O Julgamento de Títulos será realizado por meio do exame do Curriculum Lattes e, quando do seu julgamento e avaliação, a Comissão Examinadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados, os seguintes grupos de atividades, de acordo com o anexo I deste Edital:

I - Formação Acadêmica;

II - Atividades Didáticas e Profissionais;

III - Atividades Científicas, Artísticas e Culturais.

3.5.2 Havendo mais de uma qualificação, será considerado apenas o último título obtido pelo candidato no item 1-Formação Acadêmica do anexo I;

3.5.3 Será obrigatório e de responsabilidade da Unidade fornecer aos candidatos as informações necessárias relacionadas ao PSS, tais como: programa das provas, critérios de avaliação, dia, horário e local de realização dos mesmos.

4. DOS RESULTADOS

4.1 Os examinadores deverão atribuir uma pontuação de zero a dez ao exame das provas e títulos, se houver.

4.2 Os resultado de cada fase do PSS deverá ser publicado nos murais da unidade demandante.

4.3 As Provas Escrita e Didática terão caráter eliminatório e classificatório, sendo reprovado do PSS o candidato que obtiver pontuação inferior a 7 (sete) em uma delas.

4.4 A pontuação do candidato em cada prova será a média aritmética simples dos pontos a ele atribuídos por examinador, considerada uma casa decimal.

4.5 Quando houver julgamento de títulos, será considerado aprovado no PSS o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) como média aritmética simples das pontuações das provas e do julgamento de títulos.

5. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

5.1 Em caso de empate na Nota Final do Concurso (NF) terá prevalência, por ordem, o candidato com:

a) idade igual ou superior a 60 anos, conforme Parágrafo único do Art. 27 da lei nº 10.741, de 01/10/2003;

b) melhor nota na Prova Didática;

c) melhor nota na Prova Escrita;

d) melhor nota na Prova de Títulos (quando houver);

e) persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

6. DAS CONTRATAÇÕES

6.1 Os contratos serão regidos pela Lei nº 8.745/1993, com suas alterações, e Portarias MEC nos 1.481/2011 e 3/2012.

6.2 Os candidatos que já foram contratados sob o regime da Lei nº 8.745/1993 poderão ser novamente contratados desde que já tenham decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior, na forma do artigo 9º, III, da Lei 8.745/1993

6.3 É vedada a acumulação de cargos e empregos, quando em desacordo com legislação vigente e as orientações formais dos órgãos de Controle Externo.

7. REMUNERAÇÃO

7.1. A remuneração do professor contratado será de acordo com os vencimentos correspondentes ao padrão inicial da classe, em regime de trabalho de quarenta (40) horas, conforme prevê a Lei nº 12.772/2012, e suas alterações posteriores, conforme abaixo especificado:

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Remuneração Total

Doutorado

2.714,89

1.934,76

R$ 4.649,65

Mestrado

2.714,89

835,05

R$ 3.549,94

Especialista

2.714,89

253,13

R$ 2.968,02

Graduado

2.714,89

-

R$ 2.714,89

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 As unidades poderão alterar o período, horário e local de provas, mediante publicação prévia nos quadros de avisos da unidade.

8.2 Caso não haja candidatos inscritos no prazo inicialmente previsto do presente edital, o prazo de inscrição poderá ser prorrogado por igual período, a critério de cada unidade.

8.3 A homologação do resultado final de cada seleção será publicado no Diário Oficial da União, em conformidade com o que dispõe o Decreto nº 6.944/2009, e seu anexo II.

8.4 Os candidatos aprovados que excederem ao número de vagas atualmente existentes no edital para cada tema poderão ser contratados até o prazo de vigência deste edital em função da disponibilidade de vagas futuras.

8.5 O prazo de validade dos processos seletivos simplificados (PSS) será de 1 (um) ano, a contar da data de sua homologação no Diário Oficial da União.

8.6 O processo seletivo seguirá as orientações da Resolução nº 24/2013 do Conselho Universitário - Consun.

8.7 Este Edital estará disponível na página eletrônica www.ufopa.edu.br.

JOSÉ SEIXAS LOURENÇO