UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - PB

Notícia:   UFCG - PB abre concursos com 2 vagas para Professores de diferentes áreas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CTRN - CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

EDITAL N° 18 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011

O Diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande-PB, Campus Campina Grande, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no Decreto n° 7.485, de 18/05/2011, publicado no D.O.U. de 19/05/2011 e no Decreto n°. 6.944, de 21/08/2009, publicado no DOU de 24/08/2009, da Presidência da República, torna público para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos, destinado a selecionar candidatos para o provimento de 01 (uma) vaga na carreira do Magistério Superior, pertencentes ao Quadro de Pessoal desta Universidade, observando as disposições legais aplicáveis à espécie, a Resolução N° 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, e as normas contidas neste Edital.

1. DOS REQUISITOS

1.1. O candidato terá que atender às seguintes condições e preencher os seguintes requisitos para ter validade sua participação no concurso e investidura no cargo:

a) ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país;

b) atender às exigências de titulação acadêmica estabelecidas no Quadro 3 (Adjunto) ou 4 (Assistente);

c) estar em gozo dos direitos políticos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

f) apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 32 do Artigo 118 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei n° 9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações foram acumuláveis na atividade);

g) apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

1.2. Os documentos comprobatórios relacionados no item 1.1 serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nas letras "e" e "f", que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação.

1.3. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.

1.4. A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 1.1 impedirá a posse do candidato.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas de 27 de fevereiro a 9 de março de 2012, para a classe de Professor Adjunto (Doutor), Padrão I e, não havendo candidatos inscritos ou inscrições homologadas que atendam ao total de vagas, estarão automaticamente abertas, no período de 11 de abril a 24 de abril de 2012, para a classe de Professor Assistente (Mestre), Padrão I.

2.2. Somente serão aceitas inscrições de candidatos portadores de no mínimo, o título de Doutor, para a classe de Professor Adjunto, e de Mestre para a classe de Professor Assistente, reconhecido ou revalidado, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira. Caso, no ato da inscrição, o candidato ainda não esteja de posse do seu diploma, deverá apresentar certificado de conclusão, tendo, obrigatoriamente, que apresentar o respectivo diploma no momento da investidura, caso seja aprovado e classificado para a vaga a que concorre.

2.3. Os interessados serão atendidos das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na secretaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (Bloco CM), localizada no Centro Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Avenida Aprígio Veloso, 882 - Bairro Universitário, Campus Campina Grande - PB (CEP 58.109-970);

2.4. O candidato apresentará no ato da inscrição:

a) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). Para tanto, o candidato deve acessar o endereço eletrônico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp e preencher a Guia de Recolhimento da União (GRU), colocando o código da unidade favorecida 158195, gestão 15281, código do recolhimento 28883-7, vencimento 16/3/2012, inserir o número do CPF e o nome do candidato, além do valor da taxa, concluindo com a emissão da GRU para pagamento exclusivamente no Banco do Brasil;

b) requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica (Anexo III deste Edital);

c) fotocópia legível e autenticada do diploma de Doutor ou certidão que comprove defesa e aprovação da tese, expedida pela instituição onde o candidato cursou o doutorado, acompanhado do diploma de graduado, se concorrente à vaga de Professor Adjunto;

d) fotocópia legível e autenticada do diploma de Mestre ou certidão que comprove defesa e aprovação da dissertação, expedida pela instituição onde o candidato cursou o mestrado, acompanhado do diploma de graduação, se concorrente à vaga de Professor Assistente;

e) fotocópia legível do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

f) fotocópia legível do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

g) fotocópia legível do passaporte com visto de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);

h) fotocópia legível da Carteira de Identidade e do CPF;

i) curriculum vitae;

j) declaração de que tem conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e na Resolução N° 07/2007, de 2 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, disponíveis na secretaria da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil e no Anexo III deste edital.

2.5. O servidor designado pela Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica para receber a documentação exigida no subitem 2.4, o fará mediante a apresentação dos originais, conferindo e autenticando todas as páginas que lhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista do candidato ou seu procurador, além de listar o material não textual.

2.6. Após o ato de inscrição, nos termos do subitem 2.4, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:

- Cópias da Resolução citada na letra "i" do subitem 2.4;

- Programa do concurso;

- Calendário das provas;

- Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conforme Anexo I deste Edital;

- Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, com respectiva titulação acadêmica.

2.7. Os documentos apresentados conforme as exigências do subitem 2.4 ficarão em poder da Unidade Acadêmica, não cabendo devolução.

2.8. O procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.

2.9. O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.

2.10. A inscrição poderá ser feita também por via postal, através de Sedex ou serviço similar, dentro do prazo estabelecido neste Edital. Os candidatos com inscrição postada por correio receberão, por correspondência ou e-mail, os documentos a que se refere o item 2.6, postados com aviso de recebimento. As inscrições postadas e não recebidas, até a data da homologação, serão automaticamente desconsideradas.

2.11. O candidato que utilizar a alternativa do subitem 2.10 para inscrição deverá anexar o comprovante original de depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado na letra "a" do subitem 2.4.

2.12. No Anexo I e II, seguem os quadros contendo os prazos regulamentares do Concurso de Professor Assistente, Padrão I, e outras informações pertinentes ao Concurso.

2.13. O candidato oriundo de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.593, de 02/10/2008 e Decreto n° 6.135, de 26/06/2007, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e deseje solicitar isenção da taxa de inscrição deverá fazê-la até o dia 09/03/2012, através de requerimento disponível na Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil ou no endereço www.ufcg.edu.br.

2.14. O requerimento deve ser entregue e protocolado no local de inscrição e a resposta sobre o deferimento ou não, será divulgado no endereço eletrônico www.ufcg.edu.br e no quadro de aviso da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil até dia 16/3/2012.

2.15. O candidato cujo pedido de isenção tiver sido indeferido, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição e entregar através de protocolo no local de inscrição, ou enviar via Correio, por SEDEX, o comprovante original do depósito bancário no valor da taxa de inscrição conforme especificado no subitem 2.4 até o último dia de inscrição do concurso

3. AS ETAPAS E VALIDADE DO CONCURSO

3.1. O período destinado à realização de todas as etapas dos concursos públicos previstos neste Edital será de 60 (sessenta) dias, no máximo, a contar do término do prazo das inscrições.

3.2. Sendo necessário o adiamento de concurso por motivos relevantes, a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário para o certame com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da primeira prova.

3.3. O processo seletivo compreenderá as 3 (três) fases seguintes: (i) prova escrita e (ii) prova didática, ambas de caráter eliminatório, e (iii) exames de títulos.

a)Participarão da prova escrita os candidatos cujas inscrições forem homologadas;

b) Participarão da prova didática os candidatos que obtiverem pelo menos 70 pontos na prova escrita;

c) Participarão do exame de títulos os candidatos que obtiverem pelo menos 70 pontos na prova didática.

3.4. Os resultados das etapas do concurso serão afixados em local público da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil e na internet (www.dec.ufcg.edu.br).

3.5. O concurso de que trata o presente Edital terá validade de um ano, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto n° 6.944, de 21/08/2009, da Presidência da República, publicado no DOU de 24/08/2009.

4. DAS PROVAS

4.1. Local de realização: Unidade Acadêmica de Engenharia Civil. 4.2. Períodos:

4.2.1: de 16/4 a 19/4/2012 (para Professor Adjunto) 4.2.2: de 28/5 a 31/05/2012 (para Professor Assistente).

4.3. A prova escrita consistirá em dissertações e/ou questões no âmbito dos temas constantes do programa, sorteados imediatamente antes do início da prova, e terá duração de 04 (quatro) horas.

4.4. Antes da aplicação da prova escrita, a Comissão Examinadora sorteará códigos para conhecimento exclusivo de cada candidato, solicitando que a identificação individual e sigilosa dos mesmos seja colocada em um envelope que deverá ser lacrado e rubricado, naquele momento.

4.5. Nas folhas da prova escrita apenas deverá constar o código de sorteio a que se refere o parágrafo anterior, como único meio para posterior identificação dos candidatos.

4.6. Terminada a correção da(s) prova(s) escrita(s), as notas serão divulgadas nas dependências da Unidade Acadêmica, em documento assinado e datado pelo Presidente da Comissão Examinadora, discriminado-as em correspondência única com os respectivos códigos de identificação dos candidatos, conforme indicado no Quadro 01 (Adjunto) ou Quadro 02 (Assistente).

4.7. Os candidatos aprovados na prova escrita deverão comparecer na data, local e horários indicados no Quadro 1 (Adjunto) ou Quadro 02 (Assistente) para o sorteio do ponto da prova didática e para o sorteio da ordem de apresentação.

4.8. A prova didática consistirá em aula expositiva, a critério da Comissão Examinadora, sobre tema constante do programa, tendo a duração de 50 minutos. Após o término a Comissão Examinadora terá, se julgar necessário, até 15 (quinze) minutos para argüir o candidato acerca do tema objeto da prova. A chamada para realização das provas obedecerá à ordem do sorteio. Os candidatos deverão entregar cópia do plano de aula a todos os membros da Comissão Examinadora no início da prova didática.

4.9. A prova didática deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, conforme determina Decreto 6.944 de 21 de agosto de 2009 em seu artigo 13 § 3°.

4.10. Os candidatos aprovados nas provas escrita e didática deverão apresentar documentação comprobatória dos títulos constantes no Curriculum Vitae na data, local e horários indicados no Quadro 1 ou 2.

4.11. O Exame de Títulos constará da apreciação dos documentos com probatórios apresentados pelo candidato após a divulgação dos resultados da prova didática. O candidato será pontuado segundo a Tabela de Pontos anexa à Resolução n°. 7/2007, pela Comissão Examinadora em conjunto.

4.12. A UFCG homologará e publicará no Diário Oficial da União a relação dos candidatos aprovados no certame, por ordem de classificação nos prazos estabelecidos no Anexo I deste Edital.

Quadro 1- Calendário de realização de provas do concurso público para professor Adjunto

ETAPA

HORA/LOCAL

DATAS

Prova Escrita

8h / UAEC

16/4/2012

Divulgação do Resultado da Prova Escrita

8h / no quadro de avisos da UAEC

17/4/2012

Sorteio do Ponto e Sorteio de Apresentação da Prova Didática

8h30min./UAEC

17/4/2012

Prova Didática

8h30min./UAEC

18/4/2012

Divulgação do Resultado da Prova Didática

18h / no quadro de avisos da UAEC

18/4/2012

Entrega dos documentos comprobatórios (Curriculum Vitae) para o Exame de Títulos

8h /UAEC

19/4/2012

Prova de Títulos

8h30min./UAEC

19/4/2012

Divulgação do Resultado da Prova de Títulos

16h / no quadro de avisos da UAEC

19/4/2012

Divulgação do Resultado do Concurso

18h / no quadro de avisos da UAEC

19/4/2012

Quadro 2- Calendário de realização de provas do concurso público para professor Assistente

ETAPA

HORA/LOCAL

DATAS

Prova Escrita

8h / UAEC

28/5/2012

Divulgação do Resultado da Prova Escrita

8h / no quadro de avisos da UAEC

29/5/2012

Sorteio do Ponto e Sorteio de Apresentação da Prova Didática

8h30min./UAEC

29/5/2012

Prova Didática

8h30min./UAEC

30/5/2012

Divulgação do Resultado da Prova Didática

18h / no quadro de avisos da UAEC

30/5/2012

Entrega dos documentos comprobatórios (Curriculum Vitae) para o Exame de Títulos

8h /UAEC

31/5/2012

Prova de Títulos

8h30min./UAEC

31/5/2012

Divulgação do Resultado da Prova de Títulos16h / no quadro de avisos da UAEC31/5/2012
Divulgação do Resultado do Concurso18h / no quadro de avisos da UAEC31/5/2012

5. DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO.

5.1.A nomeação dos candidatos fica condicionada à comprovação dos requisitos para a investidura nos cargos especificados no item 1 deste Edital.

5.2.A posse dos candidatos nomeados dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.

5.3. Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.

5.4. O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.

5.5. Os nomeados e empossados exercerão a docência na UFCG em regime de trabalho T-40 (Dedicação Exclusiva).

6. DO CARGO, DA REMUNERAÇÃO, ÁREAS E VAGAS DO CONCURSO.

6.1. Denominação, classe e nível de ingresso: Professor Adjunto, Padrão 1. Em não havendo candidatos inscritos ou inscrições homologadas para a classe de Adjunto, Professor Assistente 1, conforme item 2.1.

6.2. A remuneração inicial, área de conhecimento objeto do concurso e vaga, estão especificadas nos Quadros 3 e 4:

Quadro 3 - Remuneração, área objeto do concurso, titulação exigida e número de vagas

Unidade Acadêmica

Remuneração/ Classe

Área de Conhecimento Objeto do Concurso

Titulação Acadêmica Exigida

Regime de Trabalho

Número de Vagas

Engenharia Civil (Curso de Engenharia Civil)

R$ 7.333,67 (Professor Adjunto, Padrão l)

Materiais de Construção e Mecãnica dos Solos

Ser graduado em Engenharia Civil com doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia e/ou Transportes)

Dedicação Exclusiva (DE)

1

Quadro 4 - Remuneração, área objeto do concurso, titulação exigida e número de vagas

Unidade Acadêmica

Remuneração/ Classe

Área de Conhecimento

Objeto do Concurso

Titulação Acadêmica Exigida

Regime de Trabalho

Número de Vagas

Engenharia Civil (Curso de Engenharia Civil)

R$ 4.651,59 (Professor Assistente, Padrão l)*

Materiais de Construção e Mecãnica dos Solos

Ser graduado em Engenharia Civil com mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia e/ou Transportes)

Dedicação Exclusiva (DE)

1

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição no concurso público previsto neste Edital, dele participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com a atividade do cargo para o qual concorre.

7.2. Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, no ato da inscrição, declaração da especificidade da deficiência, submetendo-se quando convocados à perícia médica por junta médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.

7.3. O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.

7.4. O candidato que não fizer a solicitação prevista no item anterior, no prazo mencionado e seja qual for o motivo alegado, não terá a prova preparada, ficando impossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído do concurso.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

8.2. A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

8.3. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar pelo Diário Oficial da União a publicação dos atos e editais referentes aos concursos previstos neste Edital bem como outras informações que serão divulgadas pela Unidade Acadêmica.

8.4 Após a publicação do resultado do concurso, em jornal diário de grande circulação estadual, poderá haver recurso à Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, com efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

8.5. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora do concurso.

JOÃO BATISTA QUEIROZ DE CARVALHO
Diretor

ANEXO I

1. PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO

ETAPAS

SETOR RESPONSÁVEL

PERÍODO

DAS INSCRIÇÕES

Inscrição de Candidatos

Secretaria da UAEC

27/2 a 9/3 de 2012

Verificação de Aceitabilidade das Inscrições

Coordenação Administrativa

Até 5 (cinco) dias úteis após encerramento das inscrições

Interposição de Recurso contra Indeferimento de Inscrição

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data de divulgação do resultado da verificação das inscrições

Homologação dos Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro

Interposição de Recurso Contra Decisão do CONSAD/CTRN sobre os Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 5 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima

DA COMISSÃO EXAMINADORA

Argüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis contados a partir do último dia das inscrições

Interposição de Recurso Contra Decisão do CONSAD/CTRN Sobre Pedidos de Argüição de Impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 5 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro

DO CONCURSO

Realização do Concurso

Comissão Examinadora

16/4 a 19/4/2012

Relatório Conclusivo dos Resultados do Concurso

Comissão Examinadora

Até 2 (dois) dias úteis após encerramento da etapa acima

Apreciação e Encaminhamento ao CONSAD/CTRN do Relatório Conclusivo do Concurso

Assembléia da Unidade Acadêmica

Até 8 (oito) dias úteis após encerramento da etapa acima

Homologação do Resultado do Concurso

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis após encerramento da etapa acima

Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 5 (cinco) dias úteis após encerramento da etapa acima

2. PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE

ETAPAS

SETOR RESPONSÁVEL

PERÍODO

DAS INSCRIÇÕES

Inscrição de Candidatos

Secretaria da UAEC

11/4 a 24/4 de 2012

Verificação de Aceitabilidade das Inscrições

Coordenação Administrativa

Até 5 (cinco) dias úteis após encerramento das inscrições

Interposição de Recurso contra Indeferimento de Inscrição

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data de divulgação do resultado da verificação das inscrições

Homologação dos Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro

Interposição de Recurso Contra Decisão do CONSAD/CTRN sobre os Pedidos de Inscrição e Julgamento de Recursos

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 5 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima

DA COMISSÃO EXAMINADORA

Argüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis contados a partir do último dia das inscrições

Interposição de Recurso Contra Decisão do CONSAD/CTRN Sobre Pedidos de Argüição de Impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 5 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro

DO CONCURSO

Realização do Concurso

Comissão Examinadora

28/5 a 31/5/2012

Relatório Conclusivo dos Resultados do Concurso

Comissão Examinadora

Até 2 (dois) dias úteis após encerramento da etapa acima

Apreciação e Encaminhamento ao CONSAD/CTRN do Relatório Conclusivo do Concurso

Assembléia da Unidade Acadêmica

Até 8 (oito) dias úteis após encerramento da etapa acima

Homologação do Resultado do Concurso

CONSAD/CTRN

Até 5 (cinco) dias úteis após encerramento da etapa acima

Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 5 (cinco) dias úteis após encerramento da etapa acima

COMISSÕES EXAMINADORAS

2.1. Para a área de Conhecimento: Engenharia Civil: Materiais de Construção e Mecânica dos Solos

Profa. Veruschka Escarião Dessoles Monteiro (Presidente)

1 UFCG

(Titular)

Prof. John Kennedy Guedes Rodrigues

UFCG

(Titular)

Prof. Raimundo Leidimar Bezerra

UEPB

(Titular)

Prof. Heber Carlos Ferreira

UFCG

(Suplente)

Prof. Olavo Santos Júnior

UFRN

(Suplente)

Prof. Alexandre José Soares Miná

UFPB

(Suplente)

3. PROGRAMAS

3.1. Programa do Concurso

1) Influência da Micro e Macroestrutura dos Materiais em Obras de Engenharia

2) Importância dos Agregados na Construção Civil

3) Utilização de Resíduos e Materiais Alternativos na Construção Civil

4) Materiais Betuminosos

5) Empuxos de Terra, Estabilidade de Taludes e Obras de Contenção

6) Origem e Formação dos Solos

7) Permeabilidade e Percolação de Fluidos nos Solos

8) Instrumentação, Ensaios de Campo e Laboratório em Solos

9) Adensamento, Compressibilidade e Recalques dos Solos

10) Resistência ao Cisalhamento dos Solos

4. TÓPICOS PARA SORTEIO PARA A PROVA DIDÁTICA

O tópico para a prova didática será sorteado entre os tópicos do Programa do Concurso, após a exclusão do tópico sorteado para a prova escrita.

5. BIBLIOGRAFIA

BAUER, L. A. Falcão. (2000) Materiais de Construção. Volume I. 5a edição. Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 471 p.

BAUER, L. A. Falcão. (2000) Materiais de Construção. Volume II. 5a edição. Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 480 p.

BERNUCCI, L. B., LAURA M. G. DA MOTTA, JORGE A. P. CERATTI & JORGE B. SOARES. (2007) Pavimentação Asfáltica, Formação Básica para Engenheiros - Rio de Janeiro.

CALLISTER JUNIOR, W.D (2002). Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução. Rio de Janeiro, Editora:LTC

DAS, BRAJA, M. (2007) Fundamentos de Engenharia Geotécnica - Tradução da 62 Ed. - Thomson Learning - S. Paulo

ORTIGÃO, J.A.R., (1995) Introdução a Mecânica dos Solos dos Estados Críticos, 22. Edição, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., São Paulo.

PIO FIORI, Alberto e CARMIGNANI, Luigi (2009), Fundamentos da Mecânica dos Solos e das Rochas e Aplicações na Estabilidade de Taludes, 22. Edição, Editora Universidade Federal do Paraná,

QUEIROZ DE CARVALHO, J.B. (2004), Fundamentos da Mecânica dos Solos, 22. Edição - Editora Marconi.

SICHIERI, E.P.; PABLOS, J.M.; FERREIRA, O.P.; ROSSIGNOLO, J.A.; CARAM, R. (2005) Apostila: Materiais de Construção I: Aglomerantes Minerais, Agregados, Argamassas, Concretos e Dosagem, 271p. (Desenvolvimento de Material Didático - Apostila EESC código 08034).

SOUSA PINTO, C. (2003). Curso Básico de Mecânica do Solos, Editora Oficina de Texto, São Paulo - SP, 2a Edição.

SOUZA, R. & MEKBEKIAN, G. (1996) Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. Editora Pini. São Paulo, 275 p.

TERZAGHI, K., PECK, R.B. and MESRI, G. (1996). Soil Mechanics in Engineering -. Practice, third

Edition, John Wiley and Sons, Inc.

VARGAS, Milton (1978), Introdução à Mecânica dos Solos, Editora MacGraw-hill do Brasil, São Paulo.

ANEXO II

DO EDITAL Nº 18 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Professor ______________ , Padrão I

Ilmo. Sr. Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Professor José Gomes da Silva Eu, ______________________________________________________________________________ residente à rua ____________________________________________________________________ nº _________ bairro ________________________________ na cidade de _________________________________________ CEP: ____________________ fone: _______________________, vem requerer, a Vossa Senhoria, inscrição no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor __________, Padrão I, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande, para concorrer a uma vaga na área de Materiais de Construção e Mecânica dos Solos, de acordo com o Edital Nº 18 de 2 de dezembro de 2011 disponível no endereço www.ufcg.edu.br.

Nestes Termos,
Pede Deferimento.

Campina Grande, __________ de ________________________ de 2012

Procurador: ________________________________________________________________________

RG N°____________________________ Fone para contato _________________________________

Endereço __________________________________________________________________________

DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO DAS NORMAS DO CONCURSO

Eu, ________________________________________ , brasileiro (a), RG N° __________________ , CIC N° __________________ , DECLARO, para os devidos fins de Direito, que tenho pleno conhecimento e aceito as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor __________________ (RETIDE), Padrão I, da unidade Acadêmica de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, da Universidade Federal de Campina Grande, no qual me inscrevi para concorrer a uma vaga na área de Materiais de Construção e Mecânica dos Solos (conforme o Edital N° 18 de 2 de dezembro de 2011 disponível no endereço www.ufcg.edu.br.

Campina Grande, _________ de ___________________ de 2012.

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Assinatura