UFAM - Universidade Federal do Amazonas - AM

Notícia:   UFAM prorroga inscrições para duas áreas do certame 008/2012

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

AVISO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA Nº 08/2012

ALTERADO PELO ADENDO E RETIFICAÇÃO

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA AS UNIDADES ACADÊMICAS DA CAPITAL E DO INTERIOR

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS torna público, para conhecimento dos interessados, que estará recebendo Curriculum Vitae, devidamente comprovado, para o processo de seleção simplificada visando à contratação de Professores Substitutos, em caráter temporário, para as Unidades Acadêmicas da Capital: Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Faculdade de Educação (FACED), Faculdade de Odontologia (FAO), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Estudos Sociais (FES), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Tecnologia (FT), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e também para as Unidades Acadêmicas do Interior: Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB), Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ), Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) e para o Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC). Este certame decorre nos termos da Lei nº 8.745/93 e suas alterações, Decreto nº 7.485, de 2011, atualizado pela Portaria Interministerial nº 405, de 30/8/2012, publicada em 31/8/2012, da Portaria MEC nº 243 de 03/03/11, publicada em 04/03/11, da Resolução nº. 002/2004, de 20/01/2004 e da Resolução 008/2009, de 10/06/2009, ambas do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas.

I - INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS

O provimento do cargo de Professor de 3º Grau na classe de Professor Substituto far-se-á em conformidade com a disponibilidade e limite de vagas do Banco de Professores Equivalentes da UFAM, em atenção às cargas horárias, requisitos mínimos exigidos e nas correspondentes classes, com lotação nas respectivas Unidades Acadêmicas mencionadas e abaixo discriminadas.

I.1 - Das Unidades da Capital

Unidade

Curso ou Departamento

Disciplina (s)

Classe da Carreira do Magistério Superior

Requisito Mínimo

Carga Horária Semanal(h)

Número de Vagas

EEM

Enfermagem

Gestão em Saúde e Enfermagem; Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Mulher

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Enfermagem

40

03*

Semiologia e Semiotécnica; Processos Educacionais aplicados à Saúde

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Enfermagem

40

01

FACED

Administração e Planejamento

Estágio Supervisionado

Auxiliar de Ensino I

Especialização em Educação com Graduação em Pedagogia

40

01

Políticas Públicas e Organização do Ensino Básico

Auxiliar de Ensino I

Especialização em Educação com Graduação em Pedagogia

40

01

Gestão Escolar; Organização do Trabalho; Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico

Auxiliar de Ensino I

Especialização em Educação com Graduação em Pedagogia

40

01

Teoria e Fundamentos

Fundamentos da Educação

Auxiliar de Ensino I

Especialização em áreas afins com Graduação em Pedagogia ou áreas afins

40

02*

Psicologia da Educação

Auxiliar de Ensino I

Especialização em área afim com Graduação em Pedagogia

40

02

Métodos e Técnicas

Metodologias Educacionais e Didática

Auxiliar de Ensino I

Especialização em Educação com Graduação em Pedagogia

40

01

FAO

Coordenação Acadêmica

Clínica Integrada II; Anatomia de cabeça e pescoço/ Cirurgia(1)

Assistente I

Mestrado em Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde, Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo-facial com Graduação em Odontologia

40

01

FCFCiências FarmacêuticasEstágio Curricular III - Módulo Citologia ClínicaAuxiliar de Ensino IFarmacêutico com Habilitação em Análises Clínicas ou farmacêutico generalista e Especialização em Citologia Clínica2001
Estágio Curricular III - Módulo Imunologia ClínicaAuxiliar de Ensino IFarmacêutico com Habilitação em Análises Clínicas ou farmacêutico generalista2001
Micologia ClínicaAuxiliar de Ensino IFarmacêutico com Habilitação em Análises Clínicas ou farmacêutico generalista2001
FESAdministraçãoGestão AmbientalAuxiliar de Ensino IGraduação em Administração2001
Gestão da Informática e do ConhecimentoAuxiliar de Ensino IEspecialização e Graduação em Administração4001
FMClínica MédicaCardiologiaAuxiliar de Ensino IResidência Médica em Cardiologia com Graduação em Medicina2002
HematologiaAuxiliar de Ensino IEspecialização em Hematologia com Graduação em Medicina2002
PneumologiaAuxiliar de Ensino IEspecialização em Pneumologia com Graduação em Medicina2002*
Clínica CirúrgicaCirurgia de Cabeça e PescoçoAuxiliar de Ensino IResidência Médica na área com Graduação em Medicina2001
Cirurgia CardiovascularAuxiliar de Ensino IResidência Médica na área com Graduação em Medicina2001
OtorrinolaringologiaAuxiliar de Ensino IResidência Médica na área com Graduação em Medicina2002
Traumatologia/OrtopediaAuxiliar de Ensino IResidência Médica na área com Graduação em Medicina2001
Patologia e Medicina LegalÉtica Médica/ Bioética; Metodologia do Trabalho CientíficoAuxiliar de Ensino IGraduação em Medicina4001
Anatomia Patológica (geral e bucal)Auxiliar de Ensino IGraduação em Odontologia4001
Saúde Materno InfantilClínica GinecológicaAuxiliar de Ensino IResidência Médica na área com Graduação em Medicina2001
Clínica ObstétricaAuxiliar de Ensino IResidência Médica na área com Graduação em Medicina2001
Saúde ColetivaEpidemiologia IIAssistente IMestrado na área de Ciências da Saúde com Graduação em Medicina, Odontologia, Enfermagem ou Farmácia-Bioquímica2001
4001
Epidemiologia IAuxiliar de Ensino IEspecialização em Epidemiologia com Graduação na área da Saúde2001
Clínica DermatológicaAuxiliar de Ensino IResidência Médica em Dermatologia2001
FTGeotecnia e TransportesTransportesAssistente IMestrado e Graduação em Engenharia Civil4001
Eletrônica e TelecomunicaçõesPesquisa Operacional; Modelagem e Simulação da Produção; Logística e Cadeia de SuprimentosAuxiliar de Ensino IGraduação na área de Engenharia de Produção4001
Eletrônica Analógica I; Laboratório de Eletrônica Analógica IAuxiliar de Ensino IGraduação na área de Eletrônica e Telecomunicações2002
Materiais; Gestão da Manutenção; Tópicos EspeciaisAdjunto IDoutorado na área de Engenharia de Produção4001
Eletrônica Digital I; Laboratório de Eletrônica I; Laboratório de TelefoniaAuxiliar de Ensino IGraduação na área de Eletrônica e Telecomunicações4001
Design e Expressão GráficaGeometria Descritiva; Desenho; Desenho BásicoAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharia Civil ou Arquitetura4002*
Técnicas Analíticas; Metodologia do Projeto em DesignAuxiliar de Ensino IGraduação em Design ou Desenho Industrial4001
Arquitetura e Urbanismo; Desenho IAuxiliar de Ensino IGraduação em Arquitetura4001
ConstruçãoMecânicaAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharia Civil4001
Resistência dos MateriaisAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharia Civil4001
Hidráulica e SaneamentoEngenharia Sanitária e AmbientalAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharia Civil, Engenharia Sanitária ou Engenharia Ambiental4001
EletricidadeEletricidade GeralAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharia Elétrica2002
Engenharia de ProduçãoModelagem e Simulação de Produção; Organização e Administração Industrial; Pesquisa Operacional e Logística; Cadeira de SuprimentoAssistente IMestrado em Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial4002
ICBCiências FisiológicasBioquímicaAssistente IMestrado em Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins com Graduação em Biologia, Biotecnologia ou área da Saúde4002
MorfologiaHistologia; Biologia Celular Assistente IMestrado e Graduação em Biotecnologia ou Ciências Biológicas, Naturais ou da Saúde 4002*
Anatomia Humana Auxiliar de Ensino I Graduação em Ciências Biológicas, Naturais ou da Saúde 40 03
ParasitologiaMicrobiologia MédicaAssistente IMestrado na área de Microbiologia, Biotecnologia e afins com Graduação em Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências da Saúde, Biotecnologia e Ciências Agrárias2001
ICEMatemáticaCálculo IIAuxiliar de Ensino IGraduação em Matemática4001
ICHLComunicação SocialJornalismo Empresarial; Técnica de Redação aplicada à Relações Públicas IVAuxiliar de Ensino I Especialização em áreas afins com Graduação em Comunicação Social com habilitação em relações públicas 2001
Webrádio (podcast); Fundamentos de AdministraçãoAuxiliar de Ensino I Especialização em áreas afins com Graduação em Jornalismo 2001
BiblioteconomiaIntrodução a Comunicação; Leitura em BibliotecaAuxiliar de Ensino IEspecialização e Graduação em Biblioteconomia4001
Normatização Documentária; EmpreendedorismoAuxiliar de Ensino IEspecialização e Graduação em Biblioteconomia4001
ArtesOficinas Pedagógicas; História da Arte no BrasilAuxiliar de Ensino IGraduação em Educação Artística com habilitação em Desenho ou Graduação ou Licenciatura em Artes Plásticas ou Artes Visuais2002*
Percepção Musical; Fundamentos da Arte na Educação; Análise e Estruturação Musical; Folclore e Cultura Brasileira; Prática Instrumental (piano, violão, flauta-doce) Auxiliar de Ensino I Licenciatura em Música ou Licenciatura em Educação Artística com habilitação em música ou Graduação em Música 2002
Línguas e Literaturas EstrangeirasMódulo Prático VI; Prática Escrita em L. Espanhola; Cultura e Civilização Espanhola; Conversação em Língua EspanholaAuxiliar de Ensino ILicenciatura em Língua Espanhola2002
Língua Espanhola II; Módulo Prático IIAuxiliar de Ensino ILicenciatura em Língua Espanhola2002
GeografiaGeografia HumanaAssistente IMestrado em Geografia ou áreas afins com Graduação em Geografia4001
Geografia FísicaAssistente IMestrado em Geografia ou áreas afins com Graduação em Geografia4001
Serviço SocialAnálise Institucional; Estágio Supervisionado em Serviço SocialAuxiliar de Ensino IEspecialização em áreas afins com Graduação em Serviço Social2001
Ética ProfissionalAuxiliar de Ensino IEspecialização em áreas afins com Graduação em Serviço Social2001

I.2 - Das Unidades do Interior

Unidade

Disciplina(s)

Classe Correspondente a Carreira do Magistério Público

Requisito Mínimo

Regime de Trabalho Semanal (h)

Número de Vagas

ISB Coari

Introdução à Filosofia; Bioética

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Filosofia

20

01

Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia; Estágio Supervisionado III; Cinesioterapia

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Fisioterapia

40

01

Português Instrumental

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Letras

40

01

Química Orgânica; Química Analítica; Química Analítica Experimental

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Química (incluindo licenciatura dupla)

40

01

Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Clínica I; Saúde Pública

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Nutrição

40

01

Enfermagem na Atenção Integral à Saúde do Adulto I e II; Processamento de Artigos e Superfícies Hospitalares; Enfermagem em Saúde Coletiva

Auxiliar de Ensino I

Especialização em Enfermagem ou áreas afins com Graduação em Enfermagem

40

01

Inglês Instrumental

Auxiliar de Ensino I

Graduação ou Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa

40

01

ICSEZ Parintins

Jornalismo Impresso III; Introdução ao Jornalismo; Empreendedorismo em Comunicação

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Comunicação Social

40

01

Metodologia do Estudo e da Pesquisa; Metodologia da Pesquisa Educacional

Auxiliar de Ensino I

Especialização com Graduação em Pedagogia

20

01

Pressupostos Teóricos da Pedagogia; Filosofia da Educação I; Fundamentos da Educação Especial

Auxiliar de Ensino I

Especialização em Educação com Graduação em Pedagogia

40

01

Administração Pública; Gestão de Cidades

Auxiliar de Ensino I

Graduação em Administração

40

01

Computação Gráfica; Teoria da Percepção Visual; Multimídia e Intermídia; Programação VisualAuxiliar de Ensino IGraduação em Artes Visuais, Artes Plásticas, Design, Desenho Industrial, Imagem e Som ou Cinema4001
Telejornalismo I e II; Jornalismo CulturalAuxiliar de Ensino IGraduação em Comunicação Social4001
Nutrição de Ruminantes; Bovinocultura de leite; BioclimatologiaAuxiliar de Ensino IGraduação em Zootecnia, Veterinária ou Agronomia4001
Estatística; Estatística aplicada à Administração; Análise de indicadores para o Serviço SocialAuxiliar de Ensino IGraduação em Matemática ou Estatística4001
Fundamentos da Física; Fundamentos da MatemáticaAuxiliar de Ensino IGraduação em Matemática ou Física2001
Conhecimento e Currículo na escola; Educação Física AdaptadaAuxiliar de Ensino IGraduação em Educação Física2001
ICET ItacoatiaraQuímica Geral I; Química Geral ExperimentalAuxiliar de Ensino IGraduação em Química4002
Desenho Técnico Rural; Desenho para Engenharia IAuxiliar de Ensino IGraduação em Agronomia ou Engenharia Florestal4001
Introdução à Engenharia de Produção; Tomada de Decisão; Planejamento e Projeto do ProdutoAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharias ou na grande área de Ciências Exatas e da Terra4001
Introdução a Engenharia Sanitária; Biologia SanitáriaAuxiliar de Ensino IGraduação em Engenharia Sanitária, Ambiental ou Engenharia Civil4001
Informática Básica; Introdução a ComputaçãoAuxiliar de Ensino IGraduação em Informática; Sistemas de Informação; Ciências da Computação; Engenharia da Computação ou Licenciatura em Informática ou áreas afins4001
Introdução a Farmácia; Bioquímica Básica; Hematologia ClínicaAuxiliar de Ensino IGraduação em Farmácia ou Biomedicina4001
Geometria Analítica; Cálculo IAuxiliar de Ensino IGraduação em Matemática ou Física4001
IEAA HumaitáQuímica Geral; Instrumentação para o Ensino de Química e Biologia I e II; Prática Curricular I e II Auxiliar de Ensino I Graduação ou Licenciatura em Química ou em Ciências: Biologia e Química 40 01
História da Educação; História da Educação Brasileira; Fundamentos da Educação Ambiental; Educação Indígena Auxiliar de Ensino I Graduação em Pedagogia 40 01
Metodologia do Estudo e Pesquisa; Metodologia da Geografia nos Anos Iniciais; Gestão Educacional; Gestão Organizacional Auxiliar de Ensino I Graduação em Pedagogia 40 01
Língua Inglesa; Inglês InstrumentalAuxiliar de Ensino I Graduação em Letras Português/Inglês ou Letras Língua Portuguesa 40 01
Língua Portuguesa; Português Instrumental; Introdução à Análise do DiscursoAuxiliar de Ensino I Graduação em Letras Português/Inglês ou Letras Língua Portuguesa 40 01
INC Benjamim ConstantAdministração da produção e de operações; Gestão Organizacional; Orientação de TCC; Logística e Gestão de MateriaisAuxiliar de Ensino IGraduação em Administração4001
Teoria da Administração I e II; Administração Mercadológica I; Orientação de TCCAuxiliar de Ensino IGraduação em Administração4001
Cultura de Expressão da Língua Espanhola; Literatura Hispano- americana; Literatura EspanholaAuxiliar de Ensino IGraduação em Língua Espanhola4001
Literatura Brasileira; Prática Curricular V; Língua Portuguesa IAuxiliar de Ensino IGraduação em Língua Portuguesa e Literatura4001
Língua Portuguesa II; Português InstrumentalAuxiliar de Ensino IGraduação em Língua Portuguesa4001
Português Instrumental; Inglês Instrumental; Tópicos Especiais em LínguasAuxiliar de Ensino IGraduação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa4001
Língua Portuguesa V; Introdução aos Estudos Linguísticos; LinguísticaAuxiliar de Ensino IGraduação em Letras: Língua Portuguesa4001
Estrutura da Língua Espanhola; Língua Espanhola IAuxiliar de Ensino IGraduação em Letras: Língua Espanhola4001
Gestão Educacional: Docência, Gestão e Relações Humanas; Princípios da Gestão Pedagógica; Avaliação Educacional e InstitucionalAuxiliar de Ensino IGraduação em Pedagogia4001
Filosofia; Introdução à FilosofiaAuxiliar de Ensino IGraduação em Filosofia4001
Novas Tecnologias da Informação; Comunicação na EducaçãoAuxiliar de Ensino IGraduação em Pedagogia ou outra licenciatura com especialização em novas tecnologias aplicadas à educação4001
Bases Citológicas; Zoologia Geral; Metodologia do Estudo e da PesquisaAuxiliar de Ensino IGraduação em Ciências Agrárias e do Ambiente, Licenciatura em Ciências ou Graduação em Ciências: Biologia e Química4001
Física aplicada às Ciências Agrárias; Matemática; Fundamentos de Matemática e Estatística; Fundamentos de MatemáticaAuxiliar de Ensino IGraduação ou Licenciatura em Física, Matemática ou áreas afins4001
Botânica Geral; FitopatologiaAuxiliar de Ensino IGraduação em Ciências Agrárias e do Ambiente; Agronomia ou Engenharia Florestal4001
Informática BásicaAuxiliar de Ensino IGraduação em Informática ou áreas afins4001

*Com reserva de uma (01) vaga para PNE (Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999)

(1) Findo o período de inscrições, desde que não haja nenhum candidato inscrito, o prazo de inscrições fica prorrogado por mais cinco (05) dias, porém exigindo-se classe imediatamente inferior e, consequente mudança no requisito mínimo, assim, se houver mudança de Assistente I para Auxiliar I, será exigida apenas Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo-facial com Graduação em Odontologia.

II - DAS INSCRIÇÕES:

Período: 29 de Novembro a 05 de Dezembro de 2012
Horário: 09 às 11h e das 14h às 16h

Observação: Somente para vagas/áreas SEM candidatos inscritos no período acima discriminado, este Aviso de Seleção Simplificada fica automaticamente prorrogado por período subsequente de mais cinco dias (até o dia 12 de Dezembro), afetando, consequentemente, o calendário provável indicado no item IX.

Documentação Exigida:

a) Requerimento de Inscrição para Professor Substituto, incluindo cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência);

b) Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição (GRU);

c) Declaração de existência ou não de outro vínculo com o serviço público, incluindo decorrente de aposentadoria;

d) Curriculum Vitae, contendo a relação de títulos devidamente comprovados com diplomas e/ou certificados originais ou cópias reprográficas devidamente autenticadas.

Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições condicionais (ausência de documentos probatórios curriculares ou pessoais).

Serão aceitas inscrições via SEDEX, para todas as áreas, inclusive para aquelas áreas/vagas que as provas serão realizadas fora de Manaus, desde que o pagamento da taxa de inscrição e a data da postagem tenham sido comprovadamente efetivados até o dia 05 de Dezembro de 2012 e enviadas exclusivamente para os endereços acima listados. Observar a data limite no caso de vagas/áreas com inscrições prorrogadas.

Informações aos candidatos portadores de necessidades especiais (PNE):

Os candidatos com deficiência previstas no Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999 que pretendam se candidatar no certame declarando-se pessoa com deficiência, deverão apresentar, no ato da inscrição, laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, descrevendo as limitações que caracterizem, com clareza, e na forma da lei, a situação alegada, bem como a provável causa da deficiência. Ocorrendo dúvida, deverá ser ouvido imediatamente, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - SIASS/UFAM.

No ato da inscrição o candidato com deficiência que necessite de tratamento diferenciado nos dias do processo seletivo deverá requerê-lo, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas.

Da mesma forma, o candidato que necessite de tempo adicional deverá requerê-lo antes do final do prazo de inscrições definido neste Aviso, acompanhado de parecer emitido por especialista na área de sua deficiência.

Identificada qualquer momento a improcedência da alegada condição de deficiência, o candidato será excluído do certame, sem prejuízo de responder pela prática de ato de improbidade administrativa (art. 11, V, da Lei nº 8.429, de 02.06.1992).

III - DOS LOCAIS DE INSCRIÇÃO:

Exclusivamente nas Secretarias das Unidades Acadêmicas onde as vagas estão sendo oferecidas, abaixo relacionadas:

Unidades Localizadas no Campus Universitário Senador Arthur Virgilio Filho- Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Bairro Japiim. CEP: 69077-000. Manaus-AM

SETOR NORTE:

Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL: Fone: 3305-4574 / 4575
Instituto de Ciências Exatas - ICE: entre as Faculdades de Tecnologia e de Direito. Fone: 3305-4618 ou 4617
Faculdade de Educação - FACED: Fone: 3305-4569 ou 4556
Faculdade de Tecnologia - FT: Fone: 3305-4635 ou 4636
Faculdade de Estudos Sociais (FES): Fone: 3305-4546

SETOR SUL:
Instituto de Ciências Biológicas - ICB: Fone: 3305-4231.

Unidades Localizadas fora do Campus Universitário Senador Arthur Virgilio Filho
Escola de Enfermagem - EEM: Rua Teresina, 495, Adrianópolis. Fone: (92) 3305-5100.
Faculdade de Odontologia - FAO: Av. Ayrão, 1133 - Praça 14 de Janeiro. Fone: 3232-7856.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF: Rua Comendador Alexandre Amorim, 333. Bairro de Aparecida. Fone 3305-5000 / 9982-8154.
Faculdade de Medicina - FM: Rua Afonso Pena, 1053, Praça 14 de Janeiro. Fone: 3232-3607.

Unidades no Interior do Estado do Amazonas:
Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari - ISB: Estrada Coari/Mamiá, 305 - Espírito Santo. CEP: 69460-000. Fone: (97) 3561-2363 / 3561-4162. Município de Coari-AM.
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara - ICET: Rua Nª Srª do Rosário, 3863, Bairro Tiradentes. CEP: 69100-000. Fone: (92) 3521-3519. Município de Itacoatiara-AM.
Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins - ICSEZ: Estrada Parintins/Macurany Nº 1805 - Bairro Jacareacanga. CEP. 69152-240. Fone (092) 3533-2251 / 3533-1884 ou 3533-3731. Município de Parintins-AM.
Instituto de Natureza e Cultura de Benjamim Constant - INC: Rua 1º de Maio Colônia CEP: 69630-000. Fone: (97) 3415- 5677. Município de Benjamim Constant - AM.
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA: Rua 29 de Agosto, 786, Bairro Espírito Santo, 69800-000 Humaitá, AM. Fone: 97 3373-1180.

IV - DO LOCAL PARA OBTENÇÃO DE DOCUMENTOS REFERENTES AO PROCESSO SELETIVO

Os documentos referentes ao aviso de seleção simplificada contendo texto completo das resoluções, decisões e o texto do inteiro teor do Aviso de Seleção, estarão à disposição dos candidatos no site www.ufam.edu.br, clicando sobre o ícone CONCURSO PUBLICO DOCENTE e também nos mesmos locais indicados para as inscrições.

V - DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

O Valor da Taxa de Inscrição deverá ser depositado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) que pode ser baixada do endereço www.tesouro.fazenda.gov.br, com o seguinte preenchimento: UG 154039, Gestão 15256, Nome da Unidade Fundação Universidade do Amazonas, Recolhimento Código 28883-7, Descrição do recolhimento: Taxa de Inscrição Processo Seletivo para Professor Substituto, Numero de Referencia 001, Competência 29/11/2012, Vencimento 05/12/2012, com os seguintes valores:

- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 20 horas: $39,95 (trinta e nove reais e noventa e cinco centavos)
- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 20 horas e com Especialização: R$ 42,79 (quarenta e dois reais e setenta e nove centavos)
- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 40 horas: R$ 55,38 (cinqüenta e cinco reais e trinta e oito centavos);
- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 40 horas e com Especialização: R$ 58,91 (cinqüenta e oito reais e noventa e um centavos)
- Professor Assistente I em Regime de 20 horas: R$ 51,81 (cinquenta e um reais e oitenta e um centavos)
- Professor Assistente I em Regime de 40 horas: R$ 79,72 (setenta e nove reais e setenta e dois centavos)
- Professor Adjunto I em Regime de 20h: R$ 67,46 (sessenta e sete reais e quarenta e seis centavos)
- Professor Adjunto I em Regime de 40h: R$ 111,80 (cento e onze reais e oitenta centavos)

Efetivada a inscrição, não haverá devolução do valor pago, salvo em casos de cancelamento do Processo Seletivo.

VI - DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

De acordo com o artigo 1º do Decreto nº 6.593, de 2/10/2008, o candidato poderá solicitar isenção da taxa de inscrição, declarando estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, contendo:

I - Indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico; e

II - Declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

O Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição com a declaração de que trata o inciso II acima deverá ser endereçado ao Departamento de Recursos Humanos da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários - PROCOMUN/DRH da Universidade Federal do Amazonas e entregue diretamente no Serviço de Protocolo Geral da Reitoria da Universidade Federal do Amazonas, na Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 - Campus Universitário Senado Arthur Virgílio Filho, Setor Norte, Manaus-AM, no período de 29 a 30/11/2012, das 9h00min às 11h00min e de 14h00min às 17h00min.

O formulário d o Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição com a declaração de que o candidato é membro de família de baixa renda estará disponível no endereço eletrônico http://procomun.ufam.edu.br/deptorecursos-humanos/formularios somente no período de 29 a 30/11/2012.

A Universidade Federal do Amazonas consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestada pelo candidato. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato. A declaração falsa o sujeitará às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto Nº 83.936, de 06 de setembro de 1979.

A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 04/12/2012 no Departamento de Recursos Humanos da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários - PROCOMUN/DRH da Universidade Federal do Amazonas.

VII - DA REMUNERAÇÃO

A Remuneração dos Professores Substitutos segue a Medida Provisória Nº 568, de 11 de Maio de 2012 e Orientação Normativa SRH/MOG Nº. 5, de 28 de outubro de 2009, conforme quadro abaixo:

Classes/Nível

Vencimento Básico (R$)

Retribuição por Titulação (R$)

Total Bruto (R$)

Auxiliar de Ensino I 20h

1.597,92

-

1.597,92

Auxiliar de Ensino I 40h

2.215,54

-

2.215,54

Auxiliar de Ensino I, Especialista 20h

1.597,92

113,88

1.711,80

Auxiliar de Ensino I, Especialista 40h

2.215,54

140,87

2.356,41

Assistente I 20h

1.694,35

378,45

2.072,80

Assistente I 40h

2.402,56

734,62

3.137,18

Adjunto I 20h

1.805,23

813,80

2.619,03

Adjunto I 40h

2.618,61

1.853,39

4.472,00

Auxílio Alimentação: 20h = R$ 152,00 (cento e cinquenta e dois reais) e de 40h = R$ 304,00 (trezentos e quatro reais)
Auxilio Transporte: variável a depender da classe e nível entre R$ 110,18 (cento e dez reais e dezoito centavos) a R$ 151,47 (cento e cinquenta e um reais e quarenta e sete centavos)

VIII - DA FORMA DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA

O processo seletivo de Professores Substitutos se dará em rigorosa observância a Resolução 002/2004-CONSUNI, e a Resolução 008/2009, de 10/09/2009, do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas.

O processo seletivo contará de três (03) etapas distintas e sucessivas: 1- Análise Documental; 2- Prova de Títulos; e 3- Prova Didática.

A Análise Documental constará da verificação da completude da documentação e do atendimento do(s) requisito(s) mínimo(s) previsto(s) neste Aviso de Seleção Simplificada.

A Prova de Títulos, de caráter classificatório, constará de julgamento de títulos pela Banca Examinadora e far-se-á mediante análise do Curriculum Vitae apresentado pelo candidato, com base nos valores estabelecidos nos Art. 9º.a 14 da Resolução 008/2009-CONSUNI.

A Prova Didática, de caráter obrigatório, será conduzida na oralidade e terá duração mínima de 50 minutos e máxima de 60 minutos, vedada a presença de candidatos que estejam concorrendo com aquele que estiver realizando a prova. Em acatamento extensivo ao Decreto 6.944 de 21 de agosto de 2009, no seu Art. 13, parágrafo 3º, esta prova deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.

A Prova Didática versará sobre um dos cinco temas escolhidos pela Banca Examinadora, sorteado, na presença dos candidatos, EXCLUSIVAMENTE vinte e quatro (24) horas antes da realização da referida prova, em local previamente informado.

Na Prova Didática serão avaliados como preponderantes os critérios de concisão e de domínio do tema sorteado e a coerência entre o plano de aula e o desenvolvimento da apresentação oral. Ao término da aula o candidato poderá ser argüido pela Banca Examinadora por até quinze (15) minutos. Cada examinador atribuirá pontuação de zero (0) a dez (10). Para a aprovação na Prova Didática o candidato deverá obter pontuação igual ou superior a sete (7,0) inteiros.

Os resultados das etapas parciais (Análise documental, Prova Didática e Prova de Títulos) serão divulgados pela Banca Examinadora EXCLUSIVAMENTE nas dependências das Unidades Acadêmicas executoras dos processos seletivos simplificados que deverão dar ciência direta aos candidatos que concorrem no certame. Somente o Resultado Final será divulgado na página da UFAM e após o cumprimento do prazo recursal será publicado no D.O.U.

Os candidatos dispõem de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação dos resultados de cada uma das etapas para apresentar eventuais pedidos de recurso junto ao Conselho Departamental da Unidade Acadêmica correspondente, conforme Calendário constante do item IX, abaixo.

Será selecionado o candidato que obtiver a maior pontuação na média aritmética que resultar da soma da pontuação registrada na Prova de Títulos e da Prova Didática.

IX - CALENDÁRIO PROVÁVEL DAS INSCRIÇÕES, ANÁLISES, PROVAS E PRAZOS RECURSAIS

Para fins de planejamento ficam indicadas abaixo as datas prováveis para a realização das atividades:

1 - Período de Inscrições: 29 de Novembro a 05 de Dezembro de 2012

2 - Período de Análise das Inscrições e Prova de Títulos: 08 e 10 de Dezembro de 2012

3 - Período de Recurso da Prova de Títulos: 11 e 12 de Dezembro de 2012

4 - Período de Prova Didática (a depender do número de candidatos): a partir de 13 de Dezembro de 2012

5 - Período de Recurso da Prova Didática: a partir de 18 de Dezembro de 2012

6 - Resultado Final: A partir do dia 20 de Dezembro de 2012

Finda a etapa de inscrições, cada uma das Bancas Examinadoras de Seleção Simplificada divulgará o Calendário Definitivo das demais etapas, após cumprir as exigências normativas e respectivas homologações nos Conselhos das Unidades Acadêmicas.

X - DO PRAZO DE CONTRATO, DOS TURNOS DE TRABALHO E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O Contrato será inicialmente até 31 de maio de 2012, podendo o mesmo ser prorrogado até o limite máximo de 24 meses, mediante avaliação de desempenho, interesse institucional e na forma da legislação aplicável.

Os contratos serão assinados exclusivamente nos termos deste Aviso de Seleção Simplificada, especialmente no que se refere à classe inicial correspondente da titulação exigida e a carga horária explicitada para cada uma das vagas. O professor substituto fará jus ao pagamento da Retribuição por Titulação conforme titulação estabelecida no edital do processo seletivo simplificado, sendo vedada qualquer alteração posterior.

O(s) turno(s) de trabalho(s): matutino, vespertino e noturno, será(ão) definido(s) prévia e exclusivamente pelo(s) Departamento(s) e/ou Coordenação(ções) Acadêmica(s) do(s) Curso(s), conforme suas necessidades. Os candidatos deverão ser informados do turno de trabalho no momento da efetivação de suas inscrições.

Não será efetivado o contrato de candidatos que tenham tido vínculo de trabalho com a UFAM ou com quaisquer outras Instituições Federais de Ensino, nos últimos 24 meses, na qualidade de Professor Substituto ou Visitante.

No ato da inscrição os diplomas e certificados expedidos no estrangeiro somente serão considerados se contiverem a indispensável revalidação oficial no país, ressalvadas as situações específicas amparadas por Tratados, Convenções ou Acordos internacionais. O candidato estrangeiro deverá apresentar, além dos diplomas legais, comprovante que demonstre a regularidade de sua situação (visto permanente) no país.

A contratação resultante deste Aviso se sujeita às regras de acumulação de cargos prevista na Constituição Federal, e de normas administrativas da Instituição.

Os candidatos aprovados além dos limites de vagas indicado neste Aviso de Seleção comporão Banco Reserva para eventual reposição de necessidades específicas e temporárias das referidas Unidades Acadêmicas, por um período de um (01) ano.

Manaus, 27 de Novembro de 2012.

HEDINALDO NARCISO LIMA
Vice-Reitor em Exercício