UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - PR

Notícia:   UENP - PR abre 14 vagas para Professor Colaborador de várias áreas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

EDITAL Nº 035/2013-GR

ALTERADO PELO EDITAL Nº 036

Súmula: Publica a normatização e abertura de inscrição ao Teste Seletivo para contratação de professor colaborador.

O Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Prof. Dr. Eduardo Meneghel Rando, no uso de suas atribuições legais e considerando:

- a necessidade para atendimento de demanda emergencial de contratação de docente para os campi de Cornélio Procópio e Luiz Meneghel de Bandeirantes;

- a Lei Complementar Estadual nº 108, de 18/05/2005 e Lei Complementar nº 121, de 29/08/2007; - o Decreto Estadual nº 5733, de 28/08/2012,

- a necessidade de reofertar vagas não preenchidas ofertadas no 2º Teste Seletivo realizado em conformidade com o Edital 022/2013-GR,

TORNA PÚBLICA a abertura das inscrições ao teste seletivo para contratação de docente na modalidade "CRES - Contrato em Regime Especial", não integrante da Carreira Docente para provimento de vagas, conforme Anexo I, deste edital, nas condições abaixo:

1 - DAS INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições estarão abertas no período de 20 de junho de 2013 a 12 de julho de 2013, nos horários de funcionamento das respectivas Unidades da UENP, como segue:

I - Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes - das 8h às 12h e das 14h às 17h

Rodovia BR 369, km 54, Vila Maria - Caixa Postal 261 - CEP 86.360-000 - Unidade de Recursos Humanos. Fone: (43) 3542 8016.

II - Campus de Cornélio Procópio - das 14h às 20h - Bloco Administrativo - Unidade de Recursos Humanos.

Às margens da PR 160, km 0, saída para Leópolis - Cornélio Procópio -PR - CEP. 86.300-000. Fone: (43) 3904-1921 ou 3904-1916.

III - Campus de Jacarezinho - das 9h às 12h e das 14h às 17h
Av. Getúlio Vargas, nº 850 - CEP. 86.400-000 - Jacarezinho - PR. - Reitoria
Fone: (43) 3525-3589

1.2 O pedido de inscrição poderá ser feito pessoalmente pelo candidato ou por procurador legalmente constituído (procuração com firma reconhecida), mediante requerimento, em formulário próprio, dirigido à Comissão do Teste Seletivo.

1.3 O pedido de inscrição deverá ser instruído com os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição dirigido ao Presidente da Comissão Organizadora do Teste Seletivo (Anexo IV);

b) Fotocópia do documento oficial de identidade ou documento equivalente com foto;

c) Fotocópia do Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral emitida pela internet no site do Tribunal Eleitoral;

d) Fotocópia do documento de inscrição no Cadastro de pessoa Física - CPF;

e) Fotocópia do documento de quitação do serviço militar (somente para os candidatos do sexo masculino);

f) Fotocópia autenticada do diploma de graduação, devidamente registrado ou certificado de conclusão de curso;

g) Fotocópia autenticada do histórico escolar de graduação;

h) Fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão ou Ata de Defesa de curso de pós-graduação e seu respectivo histórico escolar. Os títulos de pós-graduação "stricto sensu" deverão ser recomendados pela CAPES/MEC com conceito igual ou superior a 3,0 (três);

i) No ato da inscrição, deverá ser entregue o curriculum LATTES, com páginas numeradas, encadernado, com fotocópia dos respectivos documentos comprobatórios, organizados conforme a sequência do instrumento de avaliação de títulos (Anexo III, do Edital). Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos. A não apresentação do curriculum LATTES no ato de inscrição do candidato implica no indeferimento irrecorrível da solicitação da inscrição. Para os candidatos que optarem pela inscrição via Correios, com depósito da Taxa de Inscrição, deverão enviar os documentos via Sedex, devidamente autenticados, endereçado à Comissão Organizadora do presente Teste Seletivo, com AR.

j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), através de depósito na Caixa Econômica Federal, Agência 0391, conta nº 146-1, operação 006, sendo que, em nenhuma hipótese, haverá restituição da mesma.

k) A experiência profissional, quando exigida como requisito, deverá ser comprovada através de registro em carteira de trabalho ou declarações, em papel timbrado, de pessoas jurídicas ou de órgãos públicos.

1.4 A autenticação dos documentos poderá ser feita em cartório ou no ato da inscrição, mediante apresentação dos originais.

1.5 Os documentos emitidos no exterior serão aceitos se revalidados por autoridade competente, acompanhados de tradução juramentada.

1.6 A inscrição poderá ser feita por correspondência postada com aviso de recebimento, desde que dê entrada no protocolo até a data do encerramento das inscrições.

1.7 Em hipótese alguma será admitida a juntada de documentos após o protocolo da inscrição.

2. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:

2.1 A documentação será analisada pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo, que publicará o edital de homologação das inscrições nos quadros de editais dos locais de inscrição e no site: www.uenp.edu.br até o dia 15 de julho de 2013.

2.2 Os candidatos que tiverem suas inscrições não homologadas terão o prazo de 48 (quarenta e oito) horas contadas da data de publicação do Edital para apresentar recurso, pessoalmente ou através de procurador devidamente habilitado, mediante protocolo na Reitoria.

2.3 Os recursos de que trata o item anterior serão julgados pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo, cuja decisão não caberá pedido de reconsideração.

2.4 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas e que estiverem portando documentos de identidade oficial ou documento equivalente, com foto, e no início da realização das atividades.

3 - DAS VAGAS

As vagas ofertadas serão de acordo com o Anexo I, deste edital.

4 - DA REMUNERAÇÃO

O vencimento mensal será com base no Regime de Trabalho de ingresso e na referência inicial da tabela de vencimento básico do Regime de Contrato Especial - CRES, em vigor, conforme abaixo:

Titulação T-20

T-40

Graduado

1.084,48

2.168,98

Especialista

1.301,40

2.602,78

Mestre

1.808,38

3.616,77

Doutor

2.742,67

5.485,32

Obs.: Valor de maio/2013.

5 - DAS PROVAS

5.1 O Teste seletivo constará de:

I - Prova escrita, com caráter eliminatório;

II - Prova didática, com arguição, e com caráter eliminatório;

III - Exame de títulos, com caráter classificatório.

5.2 As provas serão realizadas nos campi em que houver a oferta da vaga.

5.3 A prova escrita, com caráter eliminatório, destinada a avaliar o conhecimento em profundidade sobre um dos temas, terá o seguinte procedimento:

I - o sorteio do número do tema extraído do programa constante no anexo II, deste edital, será efetuado por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, no local de realização da prova;

II - os candidatos disporão de 03h30min para realizar a prova, em papel rubricado pelos membros da Banca, precedida de 30 (trinta) minutos para consulta de material impresso ou manuscrito na sala de realização da prova.

5.3.1 A prova escrita será realizada no dia 25 de julho de 2013, com início às 9:00 horas, nos locais indicados no edital.

5.3.2 A prova escrita ocorrerá de forma simultânea para todos os candidatos de uma mesma subárea/matéria/disciplina.

5.3.3 A prova escrita será avaliada pela Banca Examinadora de acordo com os critérios constantes no instrumento de avaliação disposto no anexo III, deste edital.

5.3.4 O item sorteado na prova escrita será automaticamente excluído da prova didática.

5.3.5 O candidato que não obtiver a nota final mínima sete (7,0) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

5.4 A prova didática, será realizada no dia 31 de julho de 2013, de caráter eliminatório, destinada a avaliar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação, de síntese, e de conhecimento sobre o tema, será realizada de acordo com os seguintes procedimentos:

I - o tema da prova didática, retirado da lista constante no anexo II deste edital, será comum a todos os candidatos da mesma subárea/matéria/disciplina definido por sorteio, realizado pela Comissão;

II - o sorteio do tema será efetuado pela Comissão Organizadora na Sala dos Conselhos na Reitoria da UENP às 8h30min do dia 30 de julho de 2013 (excluído o item sorteado para a prova escrita), na presença dos candidatos interessados;

III - os horários definidos para a prova didática obedecerão à ordem alfabética dos nomes dos candidatos, no mínimo 24 horas após o sorteio.

IV - é vedado aos candidatos assistir as provas didáticas dos demais, sob pena de desclassificação;

V - ao iniciar a prova didática, o candidato deverá entregar à Banca Examinadora o plano de aula em três (3) vias; a prova didática terá a duração de no mínimo 40 (quarenta) e no máximo 50 (cinquenta) minutos, proferida em nível de graduação, durante a qual é vedada a interrupção por parte da Banca Examinadora. Serão instalados projetores multimídias e computadores em todas as salas. Fica a critério do(a) candidato(a) trazer o seu equipamento ou utilizar o fornecido pela IES. A Comissão não se responsabiliza pela configuração dos arquivos e programas a serem utilizados, ficando sob a responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação da compatibilidade, dentro do horário a ele reservado na escala.

VI - compete à Banca Examinadora avaliar o candidato em conformidade com os itens constantes do instrumento de avaliação do anexo III, deste Edital.

VII - a Banca Examinadora, após a conclusão da prova didática, arguirá o candidato em relação ao assunto exposto, pelo tempo máximo de 10 (dez) minutos.

5.4.1 O candidato que não obtiver a nota final mínima sete (7,0) na Prova Didática será eliminado, ficando impedido de ir para a etapa da prova de títulos.

5.5 A avaliação de títulos será efetuada pela Banca Examinadora, em apreciação conjunta de seus membros, caracterizando-se pela análise e avaliação dos títulos do Curriculum Lattes, com base nos itens do instrumento de avaliação de títulos constante no anexo III, deste Edital.

5.6 As notas dos candidatos, constantes nos instrumentos de avaliação, serão apresentadas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação centesimal.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Para efeitos de classificação, a nota final do candidato será atribuída conforme expressão e legenda abaixo discriminadas:

RC = (PE + PD) / 2

Legenda:

RC = Resultado da Classificação
PE = Prova Escrita
PD = Prova Didática
RF = Resultado Final
AT = Avaliação de Títulos

RF = ((RC x 7) + (AT x 3)) / 10

6.2 Os resultados finais fornecidos pelas Bancas Examinadoras serão tabulados pela Comissão e encaminhados ao Gabinete do Reitor para homologação, divulgação e publicação oficial.

6.3 No caso de empate será dada preferência ao candidato que tenha obtido maior nota na Prova Escrita; perdurando o empate, àquele que tenha obtido maior nota na Prova Didática, e, por último, àquele que tiver maior idade.

6.4 O julgamento da Banca Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade, por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data de publicação do resultado final do Teste Seletivo, no Diário Oficial do Estado do Paraná, recurso para o Conselho Universitário, que poderá anular a decisão recorrida pelo voto de 2/3 (dois terços)de seus membros.

6.5 O candidato deverá ter ciência de que o recurso deve ser interposto, por ele próprio ou por seu procurador legal, sob pena de preclusão desse direito, no prazo de dois dias úteis a contar do dia imediato à data de divulgação dos resultados das provas e/ou etapas de avaliações.

7 - DA CONTRATAÇÃO

7.1 A contratação obedecerá à ordem de classificação e será efetivada na classe correspondente à maior titulação do docente, de acordo com as normas vigentes.

7.2 A contratação do docente não será vinculada à disciplina específica do teste seletivo, mas às necessidades do campus em que estiver lotado.

7.3 Os candidatos contratados ficam obrigados a ministrar aulas e a executar as demais atividades inerentes à docência.

7.4 O horário das atividades do docente contratado será de acordo com o regime de trabalho dos campi e com as necessidades do(s) curso(s) respectivo(s), podendo ser no período matutino, e /ou vespertino e /ou noturno, incluindo sábados.

8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O candidato classificado somente será contratado mediante apresentação do diploma de graduação devidamente registrado, bem como da titulação exigida para participação no processo seletivo.

8.2 A habilitação no Teste Seletivo não gera para o candidato o direito de ser contratado pela Universidade.

8.3 A contratação dos aprovados será processada, observando-se a ordem de classificação, considerando-se a oferta de vagas e a necessidade de cada Centro de Ensino.

8.4 Surgindo novas vagas durante o período de validade do presente Teste Seletivo na mesma área/disciplina, os candidatos classificados poderão ser convocados, observando a ordem de classificação e demais exigências normativas.

8.5 O Teste Seletivo terá validade de um (1) ano, prorrogável por mais um (1) ano a partir da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado.

8.6 Os candidatos portadores de necessidades especiais terão seus direitos assegurados nos termos da legislação vigente.

8.7 A inscrição no Teste Seletivo implicará na aceitação tácita pelo candidato, dos termos deste edital.

8.8 Os documentos dos candidatos não aprovados no Teste Seletivo ficarão à disposição dos mesmos nos GRHS-Grupos de Recursos Humanos Setoriais dos Campi da UENP por 30 dias após a publicação do resultado final, sendo destruídos após esta data.

8.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Teste Seletivo Unificado.

8.10 São partes integrantes deste edital os seguintes anexos:

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS MÍNIMOS.

ANEXO II - LISTA DE TEMAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA.

ANEXO III - TABELA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA, DIDÁTICA E DE TÍTULOS.

ANEXO IV - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO V - CRONOGRAMA DO TESTE SELETIVO.

PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE.

Jacarezinho, 19 de junho de 2013.

Prof. Dr. Eduardo Meneghel Rando
REITOR

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS MÍNIMOS

CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Curso: Licenciatura Plena em Letras

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Língua Portuguesa e Ensino

01

40

Licenciado em Letras com especialização em Língua Portuguesa ou Estudos da Linguagem, ou aluno regular de mestrado em Estudos da Linguagem ou linguística.

Língua e Literaturas de Língua Inglesa e Formação do Professor de Língua Inglesa.

01

40

Especialização em Língua e Literatura Inglesa ou Ensino de Língua e Literatura Inglesa ou Mestrado em Estudos da Linguagem, Linguística ou Literatura de Língua Inglesa.

CAMPUS DE JACAREZINHO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Didática

01

40

Graduação em Pedagogia, Mestrado em áreas afins com 2 (dois) anos de experiência no Ensino Superior.

Curso: Licenciatura Plena em Filosofia

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Teoria do Conhecimento

01

20

Graduação em Filosofia e Especialização em Filosofia ou Ciências Humanas.

Filosofia da Linguagem

01

20

Graduação em Filosofia e Especialização em Filosofia

Curso: Licenciatura Plena em Matemática

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Geometria (Plana e Espacial)

01

20

Licenciatura ou Bacharelado em Matemática ou áreas afins.

Curso: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Biologia Geral

01

20

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas com especialização em áreas afins

Ensino de Ciências

01

20

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Mestrado em Educação em Ciências e para a Matemática ou Ensino de Ciências e Educação Matemática ou Educação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Curso: Licenciatura/Bacharelado em Fisioterapia

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Supervisão de Estágios em UTI

01

40

Graduação em Fisioterapia com especialização na área.

Supervisão de Estágios Ambulatorial

01

40

Graduação em Fisioterapia com especialização na área.

Fisioterapia Preventiva e Supervisão de Estágio Ambulatorial0140Graduação em Fisioterapia com especialização na área.
Anatomia Humana e Supervisão de Estágio em Hospital0140Graduação em Fisioterapia com especialização na área.
Traumato-Ortopedia, Diagnóstico por Imagem, Supervisão de Estágios0140Graduação em Fisioterapia com especialização na área.

CAMPUS LUIZ MENEGHEL DE BANDEIRANTES

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Curso: Bachalerado em Agronomia

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Engenharia Rural

01

40

Graduação em Agronomia ou Engenharia Civil.

ANEXO II

LISTA DE TEMAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Curso: Licenciatura Plena em Letras

Área de conhecimento: Língua Portuguesa e Ensino Temas:

1. Gêneros textuais e Ensino;

2. Produção de textos acadêmicos;

3. Coesão e Coerência textual;

4. Concordância Verbal e Nominal da Língua Portuguesa;

5. Leitura e Ensino.

Bibliografia básica:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo Contexto, 2006.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Área de conhecimento: Língua e Literaturas de Língua Inglesa e Formação do Professor de Língua Inglesa.

Temas:

1. Conto: uma forma literária para o ensino de LI

2. Ensino de aspectos léxico-gramaticais: o uso de tempos verbais.

3. Listening and speaking: uma abordagem de ensino com base em gêneros.

4. Reading and writing: uma abordagem de ensino com base em gêneros.

5. Preparação do aluno-professor para o estágio de regência: planejamento de ensino/planejamento de aula.

Bibliografia básica:

ORTENZI, D.I.B.G. et al. Roteiros Pedagógicos para a Prática de Ensino de Inglês. Londrina, EDUEL, 2008.

BURGESS, A. A Literatura Inglesa. São Paulo: Ática, 1996.

COLLIE, J; SLATER, S. Short stories for creative language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes curriculares da educação básica - Língua Estrangeira Moderna. Curitiba, 2008.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (et al). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 21 - 39.

CAMPUS DE JACAREZINHO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia

Área/subárea de conhecimento: Didática

Temas:

1. Campo contemporâneo da Didática: foco na Didática crítica.

2. Relação conteúdo-método, teoria-prática, escola-sociedade, professor-aluno.

3. O enfoque tecnicista e sua reapropriação contemporânea.

4. Planejamento de ensino e avaliação.

5. A relação professor-aluno: dimensão ética, política, pedagógica e social.

Bibliografia básica:

CANDAU, Vera Maria. Didática em questão. 2ª ed. Vozes, 2009.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (orgs). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Ed. Autores Associados, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MACHADO, Nilson José. Epistemologia e Didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Repensando a Didática. São Paulo: Papirus, 1994.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.

Curso: Licenciatura Plena em Filosofia

Área/subárea de conhecimento: Teoria do Conhecimento Temas:

1. O conhecimento em Platão;

2. Racionalismo cartesiano;

3. Empirismo de Hume;

4. Criticismo Kantiano;

5. Habermas: Conhecimento e interesse.

Bibliografia básica:

DESCARTES, R. Discurso do Método. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento Humano. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1973.

KANT, I. Crítica da razão Pura. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1974.

PLATÃO. A República. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Área: Filosofia da Linguagem

Temas:

1. Pensamento e linguagem;

2. Sentido e referência;

3. Linguagem e mundo;

4. Linguagem e o problema da verdade;

5. Sintaxe, semântica e pragmática.

Bibliografia básica:

AUROUX, Sylvain. A filosofia da linguagem. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

SEARLE, John R. Mente, linguagem e sociedade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

FREGE. Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Trad. Paulo Alcoforado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Editora USP, 2001.

Curso: Licenciatura Plena em Matemática

Área/subárea de conhecimento: Geometria (Plana e Espacial)

Temas:

1. Relações Métricas no Triangulo Retângulo;

2. Expressões da Área do Triângulo;

3. Poliedros de Platão;

4. Tronco de Pirâmide;

5. Volume da Esfera

Bibliografia básica:

DOLCE, Osvaldo, José Nicolau Pompeo. FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR - Geometria Plana, vol.09, Atual Editora, São Paulo-SP.

DOLCE, Osvaldo, José Nicolau Pompeo. FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR - Geometria Espacial, vol.10, Atual Editora, São Paulo-SP.

Curso: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Área/subárea de conhecimento: Biologia Geral

Temas:

1. Processo de Fossilização;

2. Minerais e rochas;

3 Metabolismo Energético;

4. Agentes microbianos e mecanismos de resistência bacteriana;

5. Metabolismo de Carboidratos.

Bibliografia básica:

LUBERT & STYER. Bioquímica. 6º ed. Guanabara.2008

LEHNINGER, A. L.; NELSON, D.L. & COX, M.M. Princípios de Bioquímica. 2.ed., São Paulo: Sarvier, 1995.

JAWETZ, E.; MELINCK; et al. Microbiologia Médica. Ed. Guanabara Koogan, 20ed., 1998.

CARVALHO, ISMAR DE SOUZA (ED.)Paleontologia. Editora Interciência. Rio de Janeiro, 2000

MENDES, JOSUÉ CAMARGO Paleontologia Básica. T.A.Queiroz/Edusp. São Paulo, 1988.

POPP, J.H., 1995. Geologia Geral. Livros Técnicos e Científicos Editora

WINCANDER. R.; MONROE, J. S. PETERS, K. Fundamentos de Geologia. Tradução e adaptação: CARNEIRO, M. A. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Área/subárea de conhecimento: Ensino de Ciências Temas:

1. Divulgação científica e ensino de ciências;

2. Escola, currículos e ensino de ciências;

3. Interdisciplinaridade no ensino de ciências e Biologia;

4. A formação dos conceitos científicos: Possibilidades de aprendizagem segundo Vigotski;

5. Educação científica na contemporaneidade

Bibliografia básica:

ARAUJO, E. S. Nº de; CALUZI, J. J.; CALDEIRA, A. M . de (Orgs) Divulgação científica e ensino de ciências: Estudos e experiências. São Paulo: Escrituras, 2006

CACHAPUZ A, GIL-PEREZ D, CARVALHO, A. M. P. de, PRAIA J, VILCHES A. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

CALDEIRA, A. M . de; ARAUJO, E. S. Nº de (Orgs) Introdução à didática da Biologia.São Paulo: Escrituras, 2009.

DELIZOICOV, D. et al. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

WEISSMANN H. Didática das Ciências Naturais: Contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Curso: Licenciatura/Bacharelado em Fisioterapia

Área/subárea de conhecimento: Supervisão de Estágios em UTI

Temas:

1. Rotinas do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva.

2. Oxigenoterapia.

3. Edema Agudo de Pulmão e Utilização de Ventilação Mecânica Não Invasiva e Invasiva.

4. Doenças Isquêmicas do Coração.

5. Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca.

Bibliografia básica:

BALL V.; SMITH M.; CASH - Cardiorrespiratório para Fisioterapeutas, 1ª ed., Ed. Premier, 2004, SãoPaulo.

CARVALHO C.R.R., Ventilação Mecânica, Vol. I - Básico, 4ª reimpressão da 1ª ed., Ed. Atheneu, 2000, São Paulo.

REGENDA, M.M., Fisioterapia em Cardiologia da UTI à Reabilitação, 1ª ed., São Paulo: Rooca, 2000.

SCANLAN C.L., WILKINS R. L., STOLER, J.K.; Fundamentos da Terapia Respiratória de Egan, 7ª ed. Ed.Manole, 2000, São Paulo.

KUMAR, V; COTRAN, R. S.; ROBBINS, S. T. Patologia: Base Patologica das Doenças. 8. ed., Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2010.

UMEDA, I.I.K., Manual de Fisioterapia na Reabilitação Cardiovascular, 1ª ed., São Paulo: Manole, 2006.

Área/subárea de conhecimento: Supervisão de Estágios Ambulatorial

Temas:

1. Atividade física e eletroterapia no tratamento da Fibromialgia;

2. Fisioterapia Aquática versus tratamento em solo na Osteoartrose;

3. Efeitos dos recursos eletrofísicos na Osteoporose;

4. Abordagem eletrotermofototerápica na Artrite Reumatóide;

5. Importância dos exercícios terapêuticos e do condicionamento cardiovascular no Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Bibliografia básica:

AGNE. J.E. Eletrotermoterapia: Teoria e Prática. Santa Maria: Orium, 2004.

CAMPION, M.R. Hidroterapia: Princípios e Prática. 1ª edição. São Paulo: Manole, 2000.

CARVALHO, M.A., Lanna CC, Bertolo MB. Reumatologia - Diagnóstico e Tratamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

CHIARELLO, B., DRIUSSO. P., RADI, A.L.M. Fisioterapia Reumatológica. 1ª edição. São Paulo: Manole, 2005.

DAVID C., LLOYD J. Reumatologia para Fisioterapeutas. São Paulo: Premier, 2001.

Área/subárea de conhecimento: Fisioterapia Preventiva e Supervisão de Estágio Ambulatorial Temas:

1. Atuação da Fisioterapia Preventiva no risco de quedas na 3 Idade.

2. Fisioterapia Preventiva na saúde do trabalho - Ergonomia.

3. Abordagem Preventiva na análise das posturas na atividade de trabalho.

4. Fisioterapia Preventiva para pacientes com hérnia de disco.

5. Cinesioterapia laboral como forma de Preventiva das Doenças Ocupacionais.

Bibliografia básica:

DELIBERATO, P. C. P. Fisioterapia Preventiva: Fundamentos e Aplicações. Barueri: Manole, 2002.

DELISA, J. A.; GANS, B. M. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Prática. 3ed. Barueri: Manole, 2002.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005

LIANZA, S. Medicina de Reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

VITTA, A. de. Atuação Preventiva em Fisioterapia. Bauru: EDUSC, 1999.

Área/subárea de conhecimento: Anatomia Humana e Supervisão de Estágio em Hospital Temas:

1. Anatomia macroscópica do Sistema Nervoso Central;

2. Anatomia topográfica do Sistema Digestório e órgãos anexos;

3. Anatomia do coração e mediastino;

4. Anatomia do aparelho urinário;

5. Anatomia do sistema respiratório: vias aéreas superiores e inferiores.

Bibliografia básica:

COHEN, H.S. Neurociência para fisioterapeutas. São Paulo: Manole, 2º ed. 2001.

DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 2ª ed. São Paulo Editora Atheneu, 2000.

FIELD, D. Anatomia Palpatória. 2ª ed. São Paulo Editora Manole, 2001.

GARDNER; GRAY; O'RAHILLY. Anatomia - Estudo Regional do Corpo Humano. 4ª Ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 1988.

MACHADO, Â. B. M. Neuroanatomía Funcional. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 22ª ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2006.

Área/subárea de conhecimento: Traumato-Ortopedia, Diagnóstico por Imagem, Supervisão de Estágios

Temas:

1. Lesão do ligamento cruzado anterior e menisco submetido à cirurgia de reconstrução: quadro clínico, avaliação, diagnóstico através de exames complementares e tratamento fisioterapêutico.

2. Fratura do colo do fêmur submetido à cirurgia: quadro clínico, avaliação, diagnóstico através de exames complementares e tratamento fisioterapêutico.

3. Paciente com diagnóstico de Fratura - Luxação de Monteggia: quadro clínico, avaliação, diagnóstico através de exames complementares e tratamento fisioterapêutico.

4. Fratura de Colles: avaliação, diagnóstico através de exames complementares e tratamento fisioterapêutico.

5. Fratura da extremidade proximal do úmero: avaliação do complexo articular do ombro, quadro clinico, diagnóstico através de exames complementares e tratamento fisioterapêutico.

Bibliografia básica:

AGNE, J. E. Eletrotermoterapia teoria e prática. Santa Maria: Pallotti, 2004.

AMATUZZi, M. M.; GREVE, J.M.D.; CARAZZATO, J.G. Reabilitação em Medicina do Esporte. Ed. Roca, 2004.

CYRILLO, F. Nº P., SÉRGIO, S. Avaliação em Fisioterapia Ortopédica. 1ª ed. São Paulo: Impresso no Brasil, 2007.

HOPPENFELD, S.; MURTHY, V. L. TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DE FRATURAS. Manole. São Paulo. 2000. 604 páginas.

LYNN, N.M. Fundamentos da Radiologia Ortopédica. Ed. Premier, 2004.

CAMPUS LUIZ MENEGHEL DE BANDEIRANTES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Curso: Bachalerado em Agronomia

Área/subárea de conhecimento: Engenharia Rural Temas:

1. Hidrostática: pressão dos líquidos e manometria

2. Dimensionamento de silos

3. Instalações para aves

4. Instalações para suínos

5. Estradas rurais

Bibliografia básica:

PEREIRA, M.F. Construções rurais. São Paulo: NOBEL, 1986. 330 p.

ROCHA, J. L. V.; ROCHA, L. R.; ROCHA, L.A. R. Guia do técnico agropecuário: construções rurais. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino agrícola, 1982. 157 p.

HERSKOWICZ, G.; PENTEADO, P. C. M.; SCOLFARO, V. Curso completo de física. São Paulo: Moderna, 1942, 631 p.

SARTOR, V. e BAÊTA, F.C. Resistência dos materiais e dimensionamento de estruturas para construções rurais, 1999.

SOUZA, C.F . Instalações para gado de leite e de corte, 2004

SOUZA, C.F . Instalações para aves, 2004 SOUZA, C.F . Instalações para suínos, 2004

SOUZA, C.F, TINÔCO, I.F.F. Informações básicas para projetos de construções rurais (volume2), 2003

AZEVEDO NETO, J. M. Manual de hidráulica. 6.Ed., São Paulo, Editora Edgard Blucher, 1973. 2 vol.

CARNEIRO, O. Construções rurais. 8.ed., São Paulo, Nobel, 1979.

ANEXO V

CRONOGRAMA - TESTE SELETIVO

ATIVIDADE

DATAS

Publicação do edital de abertura das inscrições

19/06/2013

Divulgação do Teste Seletivo na internet e imprensa

19/06/2013

Início das inscrições

20/06/2013

Encerramento das inscrições

12/07/2013

Prazo final para recebimento de inscrições via sedex

12/07/2013

Reunião da comissão do teste seletivo para análise das inscrições

15/07/2013

Publicação do edital de homologação das inscrições

15/07/2013

Prazo final de recurso contra a não homologação das inscrições

17/07/2013

Publicação do Resultado da Análise dos Recursos

18/07/2013

Divulgação dos componentes das bancas examinadoras

19/07/2013

Prazo final de recurso de impugnação da banca examinadora

24/07/2013

Prova escrita

25/07/2013

Resultado da prova escrita

26/07/2013

Sorteio do item para a prova didática

30/07/2013

Prova didática

31/07/2013

Resultado final do teste

02/08/2013

Recurso contra resultado final do teste

07/08/2013

Convocação dos aprovados para contratação

A partir de 12/08/2013