UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA anuncia seleção com nove vagas para Professor Substituto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COMISSÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDITAL Nº. 07 /2013-PROG/UEMA

A Pró-Reitoria de Graduação - PROG da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a reabertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Timon nas matérias especificadas no Anexo 1, conforme o prescrito na Resolução nº 04/94­CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº 001/99-PROGAE (PROG) e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA, de 23 de julho de 2003.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís -MA, neste Estado, no período de 04 a 15 de fevereiro de 2013, no horário de 14 às 17 horas.

Poderão ser também realizadas em Timon no horário de funcionamento do Centro.

2 - Dos requisitos para inscrição:

Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº II, de 30/04/1996, mediante requerimento dirigido à Pró-Reitora de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos itens 2.1 a 2.5 dos seguintes documentos:

2.1 - Cédula de identidade (Civil/Militar);

2.2 - C.P.F;

2.3 - Comprovante de quitação de serviço militar, quando for o caso;

2.4 - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

2.5 - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo 1);

2.6 - Comprovante de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 1639-X, Conta Corrente 25018-X. Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição;

2.7 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope.

No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção. É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida. A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, com procuração especifica.

3 - Da comissão examinadora:

A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Timon nas datas, em local e nos horários de acordo com o Anexo II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos. O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.3 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.4 - O recurso didático que o candidato utilizar será de total responsabilidade do mesmo.

5.5 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Anexo I deste Edital.

5.6 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitora de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a. maior nota na prova didática;

b. maior experiência na UEMA;

c. maior experiência em outras IES;

d. maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez), considerado aprovado cada candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

A validade da seleção será de 6 (seis) meses, a contar da data de sua aprovação, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente, para efeito de indicações.

8 - Dos impedimentos:

Não poderá participar do Processo Seletivo Simplificado o professor anteriormente contratado com fundamento na Lei nº 6.9I 5, de II de abril de 1997.

A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA à realização de gestão junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência para identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal.

9 - Do contrato e regime de trabalho:

Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em Regime de Trabalho previsto no Anexo I deste Edital, por um período de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado conforme a legislação em vigor.

10 - Dos recursos:

Sempre que se julgarem prejudicados, os candidatos terão prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recursos ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, devendo dar entrada do pedido no Protocolo Geral da UEMA.

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 04 de fevereiro de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

ANEXO I

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON

Cursos

Matérias

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Pedagogia

Educação Especial

Especialização na área

01

20 horas

Metodologia do Ensino Fundamenta

Licenciatura em Pedagogia

01

20 horas

Didática

Licenciatura em Pedagogia

01

20 horas

Prática Pedagógica

Licenciatura em Pedagogia

01

20 horas

Administração

Administração Financeira e Orçamento Público/ Administração Financeira e Orçamento Empresarial/Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Graduado em Administração e com especialização na área.

01

20 horas

Letras

Literatura Brasileira

Graduação em Letras Português e Especialização em Literatura

01

20 horas

Língua Portuguesa

Graduação em Letras Português e Especialização na área

01

20 horas

Lingüística

Graduação em Letras Português e Especialização em Lingüística

01

20 horas

Prática de Ensino

Graduação em Letras Português

01

20 horas

ANEXO II

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Educação Especial

Didática

22/02

8:30

Centro de Estudos Superiores de Timon

Metodologia do Ensino Fundamenta

Didática

22/02

8:30

Didática

Didática

22/02

8:30

Prática Pedagógica

Didática

22/02

14:00

Administração Financeira e Orçamento Público/ Administração Financeira e Orçamento Empresarial/ Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Didática

22/02

14:00

Literatura Brasileira

Didática

22/02

8:30

Língua Portuguesa

Didática

22/02

8:30

Lingüística

Didática

22/02

14:00

Prática de Ensino

Didática

22/02

14:00

Prof'. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

Universidade Estadual do Maranhão

Ficha de Inscrição

NOME: _____________________________________________ENDEREÇO:______________________________________,
CEP: _____________________ FONE: (__) ___________________ Vem requerer ao Centro ________________________________________
__________________________________________ inscrição do Processo Seletivo Simplificado.

GRADUAÇÃO _______________________________________________________

MATÉRIA ___________________________________________________________

Para o que anexa os seguintes documentos ou fotocópias:

a) (__) Carteira de Identidade;

b) (__) C.P.F;

c) (__) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);

d) (__) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

e) (__) Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo I)

f) (__) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no Banco do Brasil S/A, Agência I 639-X, 25018-X, em nome do Instituto Superior de Educação Continuada - ISEC.

g) (__) "Curriculum Vitae" devidamente comprovado.

_________________________________
Assinatura

Local/data: ______________ /_____ /_______.

NOME DO CANDIDATO ____________________________________________________________

MATÉRIA OBJETO DO SELETIVO ________________________________________________

_____________________________________
Local de Inscrição

_________________________________________
Assinatura e Matrícula do Servidor Responsável

Centro de Estudos Superiores de Timon

Curso de Pedagogia

Matérias: EDUCAÇÃO ESPECIAL

01- Princípios e fundamentos teóricos metodológicos da educação especial .

02- O individuo com necessidades especiais e sua relação com a sociedade.

03-A inclusão como principio educativo.

04-Metodologia, recursos instrucionais e material didático para os diferentes tipos de necessidade especiais.

05-Aprendizagem e possibilidade das pessoas com necessidade especiais no contexto social . Referências:

BIANCHETTI, L. FREIRE. Ida. M. Um olhar sobre a diferença. 2ºed. Campinas: Papirus, 2000.

CARVALHO, de E. Rosita. A nova LDB e Educação especial . 2 ed. Rio de Janeiro WVA, 1998.

CLAUS Dieter S.; JUAN, José M. Educação especial: rumo à educação inclusiva. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da Exclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

LORENZINE, Marlene. Educação inclusiva com os pingos nos "is". São Paulo: Manole, 2002.

MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Porto Alegre: A rtemed, 2003.

RIBEIRO, 1W Luisa S. e CARVALHO, Roseli Cecilia R. Educação Especial: do querer ao fazer. Avercamp. Editora, 2003.

Matérias: METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

1- Estrutura de conteúdo, metodologia e recursos instrucionais. Para ensino fundamental (1 º ao 52 ano) à Iuz dos PCN.

2- Proposta contemporânea para o ensino de historia e geografia no ensino fundamental.

03-Ação interdisciplinar no ensino fundamental : objetivos e possibilidades.

04-A formação de conceitos científicos no ensino fundamental.

05-A integração entre o ensino de matemática e as demais áreas do conheci mento no ensino fundamental

Referências:

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: teoria a prática. Campinas: papirus,1 996.

_____ . Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática Campi nas. Sumurus

KUART, L. O Desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre. ARTMED,

COL L, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985

KNIJNIK, G.. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas.

PAIVA,Cecília;SAIZ,Irmã Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre. A RTEM ED,

ANTUNES, Celso. A sala de aula de Geografia e Historia.2 ed. Campinas: São Paulo: Papirus, 2005

SBERGAMASCHI, Maria Aparecida. O tempo histórico no ensino fundamental. In.

HICKMANN, Roseli Inês. Estudos Sociais: Outros saberes e outros saberes. Porto Alegre: Mediação, 2002. (Cadernos de Educação Básica).

Matérias: Didática

01- Fundamentos epistemológicos da Didática

02-A Didática contemporânea: evolução planejamento de ensino como processo de organização do trabalho docente.

03-A didática e as exigências educacionais contemporâneas.

04-Dimensões do processo de ensino aprendizagem.

05- O papel da didática na formação do professor

Referências:

CANDAU, Vera M .(org.) Didática,currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro, D P& A editora, 2001.

CANDAU, V. M. F. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 16ª ed, 2003.

LEITE, Lígia Silva(coord.) Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis-RJ, Editora vozes, 2004.

L I BANEO, José Carlos. Didática. São Paulo, 17ª ed. Cortez, 2003.

VEIGA,I!ma Passos Alencastro (org).Repensando a Didática.Campinas.São Paulo, 23ª ed. Papirus,2006.

SCARPATO,Marta(org).Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo, Avercamp editora, 2004.

SANTANNA, IIza M. SANTANNA, V i ctor M. Recursos Educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis-RJ, editora vozes, 2004.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores. São Paul o,3ª ed. Cortez, 2001.

Matéria: PRATICA PEDAGÓGICA

01- A prática pedagógica em contextos não escol ares: dimensões e possibilidades.

02-A prática como instrumento de diagnósticos dos problemas educacionais.

03-Paradigmas atuais que orientam a prática pedagógica na formação de professores

04- A pratica social como espaço de práticas pedagógicas

05-A prática pedagógica como componente curricular Referências:

CAMPOS, Si I maca PESSOA, V al da Inês Fontenele. Discutindo a formação de professores com Donald Schõn. In: In: GERALDI, Corinta Maria Grisola et ali (orgs.) Cartografias do trabalho docente: Professor (a) - pesquisador (a). Campinas, SP: Mercado de Letras, .

PERRENOUD, Philippe. et ali (orgs.) Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: A rtemed, 2001. ,

SOBRINHO, José A.de C.M.; CARVALHO, Marlene de (orgs.) Formação de Professores e Práticas Docentes olhares contemporâneos Belo Horizonte;Autêntica, 2006.

BOLIVAR, Antônio.(org.) Profissão Professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru-Sp, ED USC, 2002.

BARREIRO, Iraíde M.de; GEBRAN, Raimunda A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo, Avercamp editora, 2006.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores São Paulo: Cortez,

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 19

Curso de Administração

Matérias: Administração Financeira e Orçamento Público/ Administração Financeira e Orçamento Empresarial/ Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

1. Mercado Financeiro Brasileiro.

2. Análise das decisões de investimentos: Taxa Interna de Retorno (T I R) e Valor Presente Liquido (VPL).

3. Orçamento público: conceitos, princípios orçamentários e instrumentos básicos de planejamento.

4. Plano Plurianual (PPA), Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamento Anual (LOA).

5. Inventário de Estoques

Referências:

1. ASSAF NETO Alexandre. Finanças corporativas e valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

2. ASSAF NETO Alexandre; LIMA , Fabiano G. Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2009.

3. ASSAF NETO, Alexandre. LIMA , Fabiano Guasti . Fundamentos da administração financeira. São Paulo: Atlas, 2010.

4. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

5. GALVÃO, Alexandre et. al. Finanças corporativas: teoria e prática empresarial no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

6. GIACOMONI, James. Orçamento público. São Paulo: Atlas, 2000.

7. GITMAN , Lawence J. Princípios de administração financeira. 7. ed. São Paulo: Harbra, 2001.

8. HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

9. Lei Nº.(' 4.320, de 17 de março de 1964 e suas atualizações.

10. LEMES JUNIOR, Antônio Barbosa et al . Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

11. MORGADO, Jéferson Vaz e DEBUS, IIvo . Orçamento Público. Brasília: Vestcon, 2002.

12. POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2010.

13. VIANA, João José. Administração de Materiais: um enfoque prático. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Curso de Letras

Matéria: LITERATURA BRASILEIRA

1. AS CRÔNICAS DE VIAGEM E A LITERATURA DE CATEQUESE NO BRASIL

2. O BARROCO NA LITERATURA E NAS ARTES: CULTISMO E CONCEPTISMO

3. O ARCADISMO NO BRASIL: O LÍRICO E O IDEOLÓGICO NA LITERATURA

4. AS VANGUARDAS EUROPÉIAS E A SEMANA DE ARTE MODERNA

5. A PROSA REGIONALISTA DOS AUTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA Referências:

AMOROSO LIMA, Alceu. Estudos literários. Rio de Janeiro: Aguilar, 1966.

ANDRADE, Mario de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo, Martins/INL, 1972.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1997.

CANDIDO, Antônio. A Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: BERTRAND BRASIL, 1995.

D'ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental - autores e obras fundamentais. São Paulo:Ática, 2004.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: ÁTICA, 2002.

MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através de textos. São Paulo: CULTRIX, 1995.

____ História da literatura brasileira. 1º; 2º; 3º; 4º vls. São Paulo: CULTRIX, 2000.

TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. Petrópolis, RJ - VOZES, 2000.

Curso de Letras

Matéria: LÍNGUA PORTUGUESA

01 - ESTUDO FONÉTICO-FONOLÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA;

02 - VARIAÇÕES E VARIEDADES DO REGISTRO ESCRITO E ORAL COMO RECURSOS EXPRESSIVOS DA LÍNGUA PORTUGUESA;

03 - MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DOS VOCÁBULOS;

04 - A SEMÂNTICA E SUA EVOLUÇÃO: VISÃO TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA;

05 - TEXTO E TEXTUALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Referências:

CAGLIARI, Luis Carlos. Análise fonológica. Série lingüística vol.1, Campinas, Ed. do Autor, 1997.

CALLOU, Dinah e LEITE, lonne. Introdução à Fonética e Fonologia. Rio de Janeiro, Zahar Editora, 1990.

FERRAREZI JR. Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.

MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à Semântica. Rio de Janeiro.

MOLLICA, Maria Cecilia. Introdução a sociolingüística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004.

MONTEIRO, José Lemos. Morfologia portuguesa. 4.ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à Lingüística domínios e fronteiras 1. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Maria Cecilia Pérez de Sousa e; KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística aplicada ao português: morfologia. São Paulo: Cortez, 1990.

SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da. Uma pronúncia do português brasileira. São Paulo: Cortez, 2008.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. 3 ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2006.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 2007.

Curso de Letras

Matéria: LINGÜÍSTICA

01 - O Gênero do discurso no ensino de Língua Portuguesa;

02 - Abordagem pragmática: linguagem em uma perspectiva interacional;

03 - As heterogeneidades do discurso;

04 - Objetivos e fundamentos da Sociolingüística: contribuições para ensino da Língua materna;

05 - A Lingüística, a Gramática e o Ensino da Língua Portuguesa.

Referências:

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

______ . Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. Tradução de: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

FIORIN, José Luiz. (org). Introdução à Lingüística: I - objetos teóricos. 3. ed. Contexto. São Paulo: 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz & BRITO Karim Siebeneicher (Orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2 ed. Rio

de Janeiro: Lucerna, 2006. 85-106.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Lingüística Geral. 20.ed. Editora Cultrix. São Paulo:1995.

MOLLICA, Maria Cecília. Introdução a sociolingüística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004. MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à Lingüística domínios e fronteiras 1. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. NEVES, M.H.M. Gramática de Usos do Português. São Paulo: Editora UNESP, 2000

TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.

Curso de Letras

Matérias: PRÁTICA DE ENSINO

01 - Conceito, objetivos e recomendações do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa;

02 - Habilidades técnicas e metodológicas do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa;

03 - Leitura e escrita do Ensino de Língua Portuguesa;

04 - OS Gêneros Textuais e o ensino produção de texto: análise de propostas em livros didáticos;

05 - A Lingüística, a Gramática e o Ensino da Língua Portuguesa.

Referências:

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

_____ . Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial,

CANDAU, Vera Maria. (org). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

________ . Rumo a uma nova didática. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

LIBÃNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1990.

BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.

MASETO, Marcos. Didática. A sala de aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

MURRIE, Zuleika de Felice (org). O ensino de português: do primeiro grau à universidade. São Paulo: Contexto, 2007

ORLANDI, Eni P. 0 texto: leitura e escrita. Campinas, S. P.: Pontesw, 2002.

TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.