UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre seleção com 37 vagas para Professores Substitutos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

EDITAL Nº 96/2013-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Caxias nas matérias especificadas no Anexo I, conforme o prescrito na Resolução nº 04/94-CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº 001/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 24 a 31 de julho de 2013, no horário de 14 às 17 horas, nos seguintes locais:

a) no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA;

b) no Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Morro do Alecrim, S/N), no horário em que funcionar o Centro.

2 - Dos requisitos para inscrição:

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Anexo IV) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos itens "a" a "g" dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo I);

f - Declaração que comprove não ter sido contratado anteriormente em qualquer das formas previstas na Lei 6.915, de 11 de abril de 1997, conforme modelo constante no Anexo III;

g - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil Cidade Universitária Paulo VI. C.P. 09. Tirirical - CEP. 65055-970 - São Luís/MA. Fones: (98) 3245-5461 / Fax: (98) 3245-5882 C.N.P.J. 06.352.421/0001/68 - Criada nos termos da Lei nº. 4.400 de 30.12.1981 S/A, Agência 1639-X, Conta Corrente 25018-X.

2.2 Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, com procuração específica.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA à realização de gestão junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência para identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal.

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Caxias nas datas, em local e nos horários de acordo com o Anexo II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Anexo I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a. maior nota na prova didática;

b. maior tempo de experiência em atividade docente na UEMA;

c. maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

d. maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 6 (seis) meses, a contar da data de sua aprovação, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente, para efeito de indicações.

8 - Dos impedimentos:

8.1 - Os professores seletivados não poderão ter seus contratos prorrogados nem ter nova contratação, de acordo com a Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997, com suas alterações.

9 - Do contrato e regime de trabalho:

9.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em Regime de Trabalho previsto no Anexo I deste Edital, por um período de 10(dez) meses (de setembro de 2013 a junho de 2014), para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

10 - Dos recursos:

10.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

10.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

11 - Disposições finais:

11.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

11.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 18 de julho de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

ANEXO I

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

Cursos ou Departamentos

Matérias

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Enfermagem

Bioquímica/Farmacologia

Graduado em Farmácia com titulo de especialista

01

20 horas

Saúde Ambiental/Epidemiologia

Graduado em Enfermagem com titulo de especialista

01

20 horas

Ciências Sociais

Bacharel em Ciências Sociais/Filosofia com titulo de especialista

01

20 horas

Enfermagem Perioperatória

Graduado em Enfermagem com titulo de especialista

01

20 horas

Saúde do Adulto/ Gerontologia

Graduado em Enfermagem com titulo de especialista

01

20 horas

Fisiologia/Patologia

Graduado em Medicina/Enfermagem/odontologia/Fisioterapia com título de especialista

01

20 horas

Psicologia/Saúde Mental

Graduado em Enfermagem com titulo de especialista

01

20 horas

Anatomia/Histologia

Graduado em Medicina/Enfermagem/odontologia/Fisioterapia com título de especialista

01

20 horas

Ciências Sociais e Filosofia

Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

Graduação em Pedagogia e/ou Ciências Sociais e/ou Filosofia e com Especialização na área afim

02

20 horas

Educação

Libras

Graduação em Pedagogia e/ou Letras e com Especialização na área afim

02

20 horas

Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Graduação em Pedagogia e com Especialização na área afim

02

20 horas

Prática na Dimensão Político-Social

Graduação em Pedagogia e com Especialização na área afim

01

20 horas

Curso de Historia e Geografia

Teoria e Metodologia do Ensino de História

Licenciatura em História com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos

03

20 horas

História da América II/ História Contemporânea I

Licenciatura em História com Especialização na área. Mestre ou mestrando com créditos concluídos

03

20 horas

Geografia Física

Licenciatura em Geografia com Especialização na área, Mestre e/ou mestrando com créditos concluídos.

03

20 horas

Geografia Humana

Licenciatura em Geografia com Especialização na área, Mestre e/ou mestrando com créditos concluídos.

03

20 horas

Química e BiologiaBotânicaGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo0220 horas
Zoologia e Anatomia Comparada AnimalGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo0220 horas
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e MédioGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.0120 horas
Biologia EvolutivaGraduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo0120 horas
Química InorgânicaGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.0120 horas
Estágio Supervisionado em Química Geral e InorgânicaGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.0120 horas
Química Analítica QualitativaGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.0120 horas
Metodologia do Ensino de QuímicaGraduado em Química e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.0120 horas

* Entende-se como habilitação na área, o candidato haver cursado a disciplina em questão e/ou outra similar, em nível de Graduação, Pós-Graduação, com carga horária igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas/aula, conforme o estabelecido como requisito para cada matéria. (Para o Curso de História e Geografia)

ANEXO II

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Bioquímica/Farmacologia

Didática

12/08

8 horas

Centro de Estudos Superiores de Caxias

Saúde Ambiental/Epidemiologia

Didática

12/08

8 horas

Ciências Sociais

Didática

12/08

8 horas

Enfermagem Perioperatória

Didática

12/08

14 horas

Saúde do Adulto/Gerontologia

Didática

12/08

14 horas

Fisiologia/Patologia

Didática

12/08

14 horas

Psicologia/Saúde Mental

Didática

12/08

14 horas

Anatomia/Histologia

Didática

12/08

8 horas

Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

Didática

12/08

8 horas

Libras

Didática

12/08

8 horas

Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Didática

12/08

14 horas

Prática na Dimensão Político-Social

Didática

12/08

14 horas

Teoria e Metodologia do Ensino de História

Didática

13/08

8 horas

História da América II/ História Contemporânea I

Didática

13/08

15 horas

Geografia Física

Didática

13/08

8 horas

Geografia Humana

Didática

13/08

15 horas

Botânica

Didática

13/08

8 horas

Zoologia e Anatomia Comparada Animal

Didática

13/08

10 horas

Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e Médio

Didática

13/08

14horas

Biologia Evolutiva

Didática

13/08

8 horas

Química Inorgânica

Didática

13/08

14 horas

Estágio Supervisionado em Química Geral e Inorgânica

Didática

13/08

8 horas

Química Analítica Qualitativa

Didática

13/08

16 horas

Metodologia do Ensino de Química

Didática

13/08

8 horas

Profª. Drª. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: BOTÂNICA

TEMAS BÁSICOS:

1. Origem e desenvolvimento dos Tecidos Vegetais;

2. Métodos e Princípios de Sistemática Vegetal;

3. A Ciência da Ecologia Vegetal;

4. Célula, Tecidos e Órgãos Vegetais;

5. Caracterização e Evolução das Bryophytas e Pterydophytas.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

APPEZZATO-DA-GLORIA, B. 2003, Morfologia de Sistemas Subterrâneos: Histórico e Evolução do Conhecimento no Brasil. Ribeirão Preto. Ed. A.S. Pinto.

AWAD, M. & CASTRO, P. 1982. Introdução à Fisiologia Vegetal. 1º Ed. Livraria Nobel, São Paulo.

BARROSO, G. M. 1978. Sistemáticas das Angiospermas do Brasil. Vol. I, II, III São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo.

______ et. al. 2004. Frutos e Sementes: Morfologia Aplicada à Sistemática de Dicotiledôneas, Viçosa, MG. Ed. Universidade Estadual de Viçosa.

BRITO, M. & RAMOS, A. 2000. Guia de estudos de Briófitas do Ceará. UFC. Fortaleza. 68p.

CUTLER, D. F.; Botha, T.; Stevenson, D. W. 2011. Anatomia Vegetal - uma abordagem aplicada. Porto Alegre. Artmed. 304p.

CUTTER, E.G. Anatomia Vegetal. 1987. Vol. I e II. São Paulo: Roca.

ESAÚ, K. 1976. Anatomia das plantas com sementes. Edgar Blücher (reimpressão). São Paulo. SP.

FIDALGO, O. & BONOI, V. L. R. 1984. Técnicas de Preservação e Herborização de Material Botânico. São Paulo: Instituto de Botânica.

FLORES-VIDAS, E. 1999. La Planta: estrutura y funcion. Libro Universitário Regional, I e II. Cartago.

GONÇALVES, E. G. LORENZI, H. 2007. Morfologia Vegetal: Organografia e dicionário ilustrado de Morfologia das Plantas Vasculares. São Paulo: Instituto Plantarum de estudo da Flora.

GUREVITCH, J. et all. 2009. Ecologia Vegetal. 2ª ed. Porto Alegre. Art Med. 592p.

JUDD, W. S. et.al. 2009. Sistemática Vegetal: um Enfoque Filogenético, 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

MARGULLIS, L. & SCHWARTS, K. V. 2001. Cinco Reinos: um guia ilustrado dos filos da vida na terra. Rio de Janeiro. Guanabara.

NULTSCH, W. 2005. Botânica Geral 10ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

OLIVEIRA, F. &. SAITO, M. L. 1991. Prática de Morfologia Vegetal. São Paulo: Ateneu.

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F. & EICHHORN, S. 2007. Biologia Vegetal. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S/A.

SCHULTZ, A. R. H. 1991. Introdução à Botânica Sistemática. 6ª Edição. Editora da UFRGS. Porto Alegre/RS.

SHAW, A. 2000. Bryophyte biology. Cambridge. Fundação Calouste Gulbenkain. Lisboa. Portugal

SMITH, G. M. Botânica Criptogâmica - volume II: Briófitos e Pteridófitos. Fundação Calouste Gulbenkain. Lisboa Portugal.

SOUSA, V. C; LORENZI, H. 2008. Botânica Sistemática. Guia ilustrado para identificação das famílias dos Fanerógamos nativos e exóticos.

SOUZA, Luiz Antônio. 2009. Morfologia e Anatomia Vegetal: Célula, tecidos, órgãos e plântula. Ponta Grossa. Editora UEFG, 259p.

SQUALLI, M.L 2007. Introdução à Botânica Sistemática. Ed. Ijuí, 2ª Ed.. Ijuí - RS. 144P.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: ZOOLOGIA E ANATOMIA COMPARADA ANIMAL

TEMAS:

1. Protoctista: Características Gerais e especiais.

2. Morfologia e Anatomia do Sistema Esquelético, Muscular, Digestório, Respiratório, Circulatório, Excretor e Reprodutor dos Vertebrados.

3. Características Gerais e especiais dos Phylum Arthropoda e Molusca.

4. Evolução Orgânica, Princípios do Desenvolvimento Animal.

5. Dinâmica de Populações: Suporte, Proteção e Movimento dos animais.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

AMORIM, D. S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética. 2ª Ed. Ribeirão Preto: Editora Holos, 276p.

BARNES, R. D.; RUPPERT, E. E.; FOX, RICHARD, S. 2005. Zoologia dos Invertebrados. Editora Roca. São Paulo. 7ª edição. 1168p.

BARNES, R. S. K.et. all 2008. Os Invertebrados: Uma Síntese. 2ª Ed. Ed. Atheneu. São Paulo. 495p.. Editora Roca. São Paulo. 7ª edição. 1168p.

BRUSCA, R. C. & BRUSCA, G. J. 2003. Invertebrates. 2th Ed. Sinauer. 936p.

CURTIS, H. 1977. Biologia. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 964p.

DEL-CLARO, K. 2004. Comportamento Animal: Uma Introdução à Ecologia Comportamental. Livraria Conceito. 1ª edição.132p.

HICKMAN, Jr.C.P.; ROBERTS, L.S. & LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 11 edição. 846p.

HILDEBRAND, M. & GOSLOW JÚNIOR, G. 2006. Análise da Estrutura dos Vertebrados. 2ª Ed. Ad. Atheneu. São Paulo. 637p.

MARGULIS, L. & SCHWARTZ, K.V. 2001. Cinco Reinos - Um guia ilustrado dos filos da vida na Terra. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 3ª edição. 497p.

ORR, T. R. 1986. Biologia dos Vertebrados. Editora Roca. São Paulo. 5ª edição. 508p.

POUGH, F.H.; JANIS, C.M. & HEISER, J.B. A Vida dos Vertebrados. Editora Atheneu. São Paulo. 699p.

RICHRD C. B. & GARY, J. B. 2007. Invertebrados. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2ª edição. 1098p.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

TEMAS BÁSICOS:

1 Diretrizes Metodológicas para o Ensino de Ciências e Ciências Biológicas nos Parâmetros Curriculares Nacionais;

2 O papel do estágio supervisionado na formação do professor de Ciências e Ciências Biológicas;

3 Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia: diferentes concepções e tipos (observação, participação e regência);

4 Métodos, Técnicas e Planejamento de Ensino de Ciências.

5 História do Ensino de Ciências na Escola Brasileira. O discurso oficial e a prática docente;

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Carvalho, A. M. P. et AL. 2004. Ensino de Ciências. São Paulo. Ed. Pioneira Thompson.

Cachpuz, A., Gil - Perez, D. Carvalho, A. M. P., Praia, J.,Vilches, A. 2005. A necessária renovação de ensino das Ciências. São Paulo. Ed. Cortez.

Delizoiciv, D.; Angotti, J. A.; Pernambuco, M. M. 2002. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo. Ed. Cortez.

Hrasilchik, M. 2004. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed. São Paulo. Editora Edusp.

Leite, L. S. Pocho, C. L. Aguiar, M. M. Sampaio, M. Nº 2003. Tecnologia Educacional 2ª Ed. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.

Pimenta, S. G.; Lima, M. S. L. 2004. Estágio e Docência. São Paulo. Editora Corte.

Sant'Anna, I. M. Sant'Anna V. M. 2004. Recursos Educacionais para o Ensino. Petrópolis, RJ. Editora Vozes.

Santos, F. M. T. Greca, I. M. 2006. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias, Rio de Janeiro. Editora Unijui.

Universidade Estadual do Maranhão. 1997. Manual do Estágio. São Luís, MA

Universidade Estadual do Maranhão. Instruções complementares do estágio curricular dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão. São Luís.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, ME - SEMT.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: BIOLOGIA EVOLUTIVA

TEMAS BÁSICOS:

1. A ideia da Evolução e Evolução é um fato Consumado.

2. O Neodarwinismo e Ultradarwinismo.

3. Mecanismos Evolutivos: Mutação, Migração, Panmixia, Deriva Genética e Seleção Natural.

4. Consequências do Processo Evolutivo: Adaptação, Extinção e Especiação.

5. A Biologia Evolutiva e a sua contribuição para a sociedade e para a Ciência Básica.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

BLANC, M. 1994. Os Herdeiros de Darwin. 1ª Ed. São Paulo: Editora Página Aberta Ltda, 295p.

FREEMAN, S. & HERRON, J. C. 1998. Evolutionary Analysis. 1ª Ed. USA: Editor Prentice Hal New Jersey, 352p.

FUTUYMA, D. J. 1998. Evolutionary Biology. 1ª Ed. Massachusets USA: Editor Sinauer Associates, 763p.

FUTUYMA, D. J. 1992. Biologia Evolutiva 2ª Ed. Ribeirão Preto: Editora SBG/CNPq, 646p.

FUTUYMA, D. J. 2002. Evolução, Ciência e Sociedade 2ª Ed. Ribeirão Preto: Editora SBG/CNPq, 73p.

LEWIN, R. 1999. Evolução Humana. São Paulo: Editora Atheneu, 526p.

MATIOLI, S. R. 2001. Biologia Celular e Evolução. Ribeirão Preto: Editora Holos, 202p.

MAYR, E. 1998. Desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1107p.

RIDLEY, M. 1996. Evolution. 2ª Ed. Oxford: Editor Blackwell Science, 719p.

STEARNS, S. C. & HOEKSTRA, R. F.. 2000. Evolution: An introduction. 1ª Ed. New York: Editor Oxford University, 752p.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: Química Inorgânica

TEMAS BÁSICOS:

1. Estrutura Atômica;

2. Ligações Químicas;

3. Tabela Periódica;

4. Funções Inorgânicas;

5. Ligações Intermoleculares.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

LEE, J. D. 1999. Química Inorgânica não tão concisa. São Paulo. Editora Edgard Blucher Ltda.

MAHAN, B. H. 2000. Química: um curso universitário. 4ª reimpressão. 4ª ed. revisada. São Paulo. Editora Edgard Blucher Ltda.

RUSSEL, J. B. 1992. Química Geral. São Paulo. Mc-Graw-Hill do Brasil.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Química Geral e Inorgânica

TEMAS BÁSICOS:

1. Exercício do Estágio Supervisionado no Ensino Médio;

2. Acompanhamento e Avaliação do Estágio;

3. Projetos, atividades e oficinas pedagógicas;

4. Métodos e Técnicas utilizados em Química;

5. Planejamento no Ensino de Química

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

BELTRAN, Nº O., CISCATO, C. M. 1991. Química. 2ª ed. São Paulo. Cortez.

GADOTTIM, M. 1993. História das Idéias Pedagógicas. Ática. São Paulo.

SANTOS, W. L. P. 1996. Ensino de Química e Cidadania. Química Nova na Escola.

CHAGAS, A. P. 2001. Como se faz Química: Uma reflexão sobre a Química e a atividade do químico. 3 ed. São Paulo. Editora UNICAMP.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: Química Analítica Qualitativa

TEMAS BÁSICOS:

1. Equilíbrio Químico em sistemas homogêneos e heterogêneos;

2. Teoria da Dissociação Eletrolítica;

3. Produto de Solubilidade;

4. Marcha Sistemática de Cátions;

5. Marcha Sistemática de Ânions

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

VOGEL, A. I. 1997. Química Analítica Qualitativa. 5 ed. São Paulo. Mestre Jou.

BACCAN, Nº et all. 1992. Química Analítica Quantitativa Elementar. 2 ed. São Paulo. Edgard Blücher. Campinas. Universidade Estadual de Campinas.

OHLWEILER, O. A. 1982. Química Analítica Quantitativa. 3 ed. Rio de Janeiro. LTC. (vol. 1 e 2).

KOBAL JÚNIOR, J. e SARTÓRIO, L. 1977. Química Analítica Qualitativa. São Paulo.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Química

TEMAS BÁSICOS:

1. O Ensino da Química;

2. Métodos e Técnicas utilizadas em Química;

3. Atividades em Química;

4. Recursos audiovisuais e de atividades de experimentos no Ensino de Química;

5. Planejamento e criatividade no ensino de Química.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

BELTRAN, Nº O., CISCATO, C. M. 1991. Química. 2ª ed. São Paulo. Cortez

GADOTTI, M. 1993. História das Idéias Pedagógicas. Ática. São Paulo.

SANTOS, W. L. P. 1996. Ensino de Química e Cidadania. Química Nova na Escola.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS/LIBRAS

TEMAS

1. Aspectos linguísticos que envolvem a Libras.

2. A Língua de Sinais e seus parâmetros.

3. Introdução a Gramática da Libras: categorias gramaticais (pessoais), demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos), sistema de transcrição, tipos de frases (interrogativas, exclamativas e negativas).

4. Cultura e Comunidade surda e os surdos enquanto minoria linguística.

5. Fundamentação Legal da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

REFERÊNCIAS

BARREIRO, Iraíde M. de; GEBRAN, Raimunda A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp editora, 2006.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez.

NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.

FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna. LIBRAS em contexto: Curso Básico do livro do professor. Rio de Janeiro: LIBRAS, 2005.

FERNANDES, Eulália (Org.). Surdes e Bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

MOURA, Maria Cecília de. O surdo, caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

LACERDA, Cristina B. F. de; GÓES, Maria Cecília R. (Org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.

THOMA, Adriana; LOPES, Maura (Org.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.

E outras.

METODOLOGIA CIENTÍFICA/METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

TEMAS

1. A pesquisa e o problema do conhecimento: ciências naturais e humanas.

2. Abordagens empírico positivista, fenomenológico-compreensivista e dialético.

3. Pesquisa levantamento e pesquisa etnográfica.

4. Técnicas de coletas de dados: observação, entrevista e questionário.

5. Pesquisa cientifica: projeto, execução e comunicação.

REFERÊNCIAS

BARROS, A, J.; LENFIELD, Nº A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas, 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FAZENDA, Ivani (Org). Metodologia da pesquisa educacional. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: PD&A, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

REA, Luis M.; PAKER, Richard A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2000.

REY, Luis. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1997.

E outros

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMAS

1. A prática de ensino e o desenvolvimento profissional de professores: concepções, finalidades e sistematização.

2. O cotidiano escolar e as formas organizativas do ensino.

3. A prática pedagógica e a organização do espaço e tempos escolares.

4. A prática de ensino e a formação reflexiva e continuada de professores.

5. A sala de aula como espaço de investigação-ação de perguntas pedagógicas de construção narrativas.

REFERÊNCIAS

ALARCÃO, Izabel. (Org.). Formação reflexiva de professores. Porto/Portugal: Porto Editora, 1996.

ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1993.

PENIN, Sônia de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas: Papirus.

PIMENTA, Selma. O estágio na formação de professores: universidade, teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1995.

SAINT-ONG, Michel. O ensino na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

VIEIRA, F. Supervisão: uma prática reflexiva de formação de professores. Rio Tinto: Edições ASA, 1992.

E outras.

PRÁTICA NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL

TEMAS

1. Espaço interdisciplinar destinado a vivências investigativas de práticas sociais.

2. Vivências investigativas de práticas sociais em ambientes não escolares.

3. Práticas sociais em ambie dução de conhecimentos, saberes fundamentais para a pesquisa e extensão.

4. A importância de projetos educativos e sociais numa prática social em instituições escolares.

5. Projetos educativos e sociais em ambientes não escolares, como trabalhar essa prática?

REFERÊNCIAS

BARREIRO, Iraíde M. de; GEBRAN, Raimunda A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp editora, 2006.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez.

NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995

E outras.

Matérias: BIOQUÍMICA/FARMACOLOGIA1 - Estrutura das proteínas

2 - Ciclo de Krebs

3 - Química dos nucleotídeos e ácidos nucléicos

4 - Resistência bacteriana aos antibióticos

5 - Anti-hipertensivos

BIBLIOGRAFIA

CAMPBELL, Mary K. Bioquímica. Trad. Henrique Bunselmeyer Ferreira et al. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

LEHNINGER, A. L. Princípios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006.

STRYER, L. Bioquímica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

RANG, H.P.; DALE, M. Farmacologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1999;

ASPERHEIM, M.K. Farmacologia para enfermagem. São Paulo: Guanabara Koogan,2004;

KATZUNG, B. Farmacologia: básica e clínica. 6ª ed. São Paulo. Guanabara Koogan, 1998;

GOODMAN, G. Bases Farmacológicas da Terapêutica. 9ª ed. São Paulo

Matérias: SAÚDE AMBIENTAL E EPIDEMIOLOGIA

1 - O sistema de vigilância epidemiológica

2 - O processo epidêmico

3 - Noções de Vigilância Ambiental em Saúde: conceito, importância, modelo de atuação, e sua utilização prática na saúde pública.

4 - Agrotóxicos: tipos de inseticidas, danos para o organismo, utilização do equipamento de proteção individual.

5| - R esíduos hospitalares: risco de contaminação, destino.

BIBLIOGRAFIA

C AMPUS, 2003. Carlos Frederico Bernardo, Philippe Pomier. Educação Ambiental. São Paulo: Cortez. Editora Cortez, 2003.

SONY, Freitas Itho, Intoxicação por Inseticidas Organofosfarados e Carbamatos. Espírito Santo, 2003

ABRASCO, Ciência e Saúde Coletiva. Fundação Oswaldo Cruz, volume 12. número 3. Rio de Janeiro, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 5ª ed. Funasa, 2006. .

Matérias: CIÊNCIAS SOCIAIS

1 - Principais correntes filosóficas

2 - Antropologia da saúde no Brasil

3 - Noções de estrutura social

4 - A bordagem analítica e crítica do SUS em seu contexto econômico, político e social

5 - As teorias da enfermidade com produto cultural

BIBLIOGRAFIA

GILES, T.R. Introdução a filosofia. São Paulo: EPU/Editora Universidade de São Paulo,1979.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991

SANTAELLA, Lucia. Corpo e Comunicação. Sintoma da Cultura. São Paulo: Paulus, 2004

Matérias: ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA

Enfermagem em Perioperatória: conceitos; aspectos éticos e legais

2 - Central de Material e Esterilização - CME: estrutura física e organizacional de uma CME

3 - Centro Cirúrgico - CC: estrutura física e organizacional de um CC, Equipe de Enfermagem, aspectos éticos e legais;

4 - Assistência de Enfermagem ao paciente no pré-operatório

5 - Assistência de Enfermagem ao paciente no pós-operatório

BIBLIOGRAFIA

POSSARI, João Francisco. Centro Cirúrgico: planejamento, organização e gestão. 1ª ed. São Paulo: Iátria, 2004.

ROTHROCK. J.C.; MEEKER, M.H - Cuidados de Enfermagem ao paciente cirúrgico. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1997.

SMELTZER, S. C.; BARE, B. G. Enfermagem Médico Cirúrgica. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

Matérias: SAUDE DO ADULTO/GERONTOLOGIA1 - Resgate dos saberes sobre o processo saúde e doença e Sistematização da Assistência de Enfermagem

2 - Política Nacional de Saúde do Idoso

3 - Assistência de enfermagem ao cliente portador de distúrbios imunológicos: Lúpus Eritematoso sistêmico

4 - Parâmetros utilizados para monitorização do paciente grave na UTI

5 - Arritmias cardíacas

BIBLIOGRAFIA :

BRUNNER, L. S.: SUDDARTH, D. S. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HOOD, G.H. et al. Fundamentos e Prática de Enfermagem: atendimento completo ao paciente. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001

AMERICAN HEART ASSOCIATION, Suporte avançado de vida em cardiologia, 2002.

- KNOBEL, E. Condutas no Paciente Grave. 2.ed. Rio de Janeiro, Atheneu, 1998

Matérias: FISIOLOGIA/PATOLOGIA

1 -Sistema circulatório: eletrofisiologia cardíaca e processos hemodinâmicos

2- Sistema respiratório: mecânica respiratória e fisiologia das trocas gasosas

3 - Função renal e equilíbrio ácido-básico

4 - Necrose

5 -Tromboembolismo

BIBLIOGRAFIA

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2006

AIRES, Margarida de Melo. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

HOUSSAY, B. Fisiologia Humana. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MONTENEGRO M.F, FRANCO M. Patologia processos gerais. 4 ed. São Paulo: Atheneu;1999.

ROBBINS S.L, CONTRAN, R.S. Patologia estrutural e funcional. 5 ed. São Paulo:Interamericana; 1996.

BRASILEIRO FILHO GB. Bogliolo: patologia geral. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1998.

Matérias: PSICOLOGIA/SAUDE MENTAL1 - Desenvolvimento Humano: conceitos básicos, perspectivas teóricas, influências normativas, não normativas e contextuais.

2 - Aspectos do desenvolvimento nos períodos dos ciclos da vida.

3 - Resiliência - como crescer superando os conflitos

4 - Psicanálise: mecanismo de defesa e estudo das funções psíquicas

5 - Aspectos psicossocias da morte

BIBLIOGRAFIA

- BOCK, A. B.et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo. 13 ed. ED Saraiva, 2008.

- DAVIDOFF, L.L. Introdução a Psicologia. São Paulo: MC. Graw-Hill, 1983.

- LANES, T.M. O que é Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SADOCK, B. J. ; SADOCK, V. A. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

STUART, G. W. ; LARAIA, M. T. Enfermagem Psiquiátrica. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TOWNSEND, M. C. Enfermagem Psiquiátrica: conceito de cuidados. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Matérias: ANATOMIA HUMANA/HISTOLOGIA

1. Sistema Respiratório

2. Sistema endócrino

3. Sistema Nervoso

4. Sistema Digestivo

5. Pele e anexos REFERÊNCIAS:

DANGELO, J C & FATTINI, CA Anatomia Humana - Sistêmica e Segmentar. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 2007

DIDIO, L J A. Tratado de Anatomia Aplicada. 1ª Edição. São Paulo: Póluss Editorial, 2000.

MACHADO, Ângelo B M Neuroanatomia Funcional. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1993. 2V.

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2006

KERR, J. B. Atlas de Histologia Funcional. São Paulo: Artes Médicas, 2000.

ROSS, M. H. & ROWRELL. Histologia. 2.ed. Médica Panamericana, 1993.

GARTNER, L. P., HIATT, J. L. & STRUM, J. M. Histologia.

Matérias: TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

1. Teoria e história da historiografia.

2. História contemporânea: o tempo das crises.

3. Ensino de História e currículo: perspectivas críticas, campo e objetivo da História.

4. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor.

5. A transversalidade e a renovação no ensino de história.

REFERÊNCIAS:

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avecamp, 2006.

BARROS, José D'Assunção. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis: Vozes, 2005.

______. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BITTENCOURT, Ciorce Maria Fernandes. ENSINO DE HISTÓRIA - fundamentos e métodos, docência em formação ensino fundamental. São Paulo: Contexto, 2005.

BLOCH, Marc. APOLOGIA DA HISTÓRIA ou ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Tradução: Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005

CADIOU, François. [et al]. Como se faz a História: historiografia, método e pesquisa. Tradução Giselle Uni. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad, SEPPIR).

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. HISTÓRIA & ENSINO DE HISTÓRIA. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.

______. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.

HORN, Geraldo Balduino. op cit. O ensino de História e seu currículo: teoria e métodos. 1 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

KARNAL, Leandro (org.). HISTÓRIA NA SALA DE AULA. São Paulo: Contexto, 2003.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos, novos problemas e novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

MALERBA, Jurandir. A História escrita: teoria e historicidade historiográfica. São Paulo: Contexto, 2006.

Matérias: História da América II / História Contemporânea I1 - A FORMAÇÃO DOS ESTADOS LATINO AMERICANOS

2 - AS DITADURAS MILITARES NA AMERICA LATINA / A CONTEMPORANEIDADE LATINO-AMERICANA DE 1900 A 1960

3 - A REVOLUÇÃO FRANCESA E AS SUAS REPERCUSSÕES POLÍTICAS

4 - MODERNIDADE E AS CONTRADIÇÕES DO CAPITALISMO NO FINAL DO SÉCULO XIX

5 - A MULTIDÃO NA HISTÓRIA DE 1830 A 1848

REFERÊNCIAS:

PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX. Tramas, Telas e Textos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.

IANNI, Octávio. O labirinto Latino-Americano. Petrópolis. RJ: Vozes, 1993.

GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História Contemporânea da América Latina- 1960-1990. Porto Alegre. Editora da Universidade. UFRS.1993.

WASSERMAN, Cláudia. História Contemporânea da América Latina- 1900-1930. Porto Alegre. Editora da Universidade. UFRS.1993.

POMER, Leon. As independências da América Latina. Ed. Brasiliense. Coleção Tudo é História BRESCIANE, Maria Stella Martins. Londres e Paris no século XIX- O espetáculo da pobreza.1995.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo. Cia das Letras, 1986.

RUDÉ, George. A multidão na História. Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730- 1848. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1988. HOBSBAWM, Eric J. A era das Revoluções. 1789 - 1848. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1990

Cidade Universitária Paulo VI. C.P. 09. Tirirical - CEP. 65055-970 - São Luís/MA. Fones: (98) 3245-5461 / Fax: (98) 3245-5882 C.N.P.J. 06.352.421/0001/68 - Criada nos termos da Lei nº. 4.400 de 30.12.1981

Centro de Estudos Superiores de Caxias Departamento de História e Geografia

Matéria: GEOGRAFIA FISICA1 Domínios Moforclimáticos do Brasil: Características e correlações com as unidades Geomorfológicas

2. A Cartografia como instrumento teórico/metodológico para a compreensão do espaço.

3. Formação, caracterização, classificação e conservação dos solos.

4. Dinâmica geral da atmosfera e sistema sinóticos atuantes no Brasil.

5. Principais formações vegetais do Maranhão e suas relações com o Clima, o Solo e a produção do Espaço.

REFERÊNCIAS:

1. AB"SABER,A.N. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. Orientação, São Paulo:IGEOG-USP,nº 3(s/d).

2. ANDRADE, Manuel Correia de. Uma geografia para o século XXI. Recife, 1993.

3. CARLOS, Ana Fani Alessandri (org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

4. GREGORY, Derek; MARTIN, Ron; SMITH, GRaham (orgs). Geografia Humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1996

5. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2002.

6. LENCIONI, Sandro. Região e geografia. São Paulo. EDUSP, 1999.

7. SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura (orgs) Território: globalização e fragmentação. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1994.

8. _________ et al. (orgs) O novo mapa do mundo: fim de século e globalização. 2ª ed. São Paulo HUCITEC - ANPUR, 1994.

9. SANTOS, Miltton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

10. SCARLATO, Francisco Capuano, et al. (orgs) Globalização e espaço latino americano. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1993.

11. Soja, Edward W. Geografia Pós-Moderna: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaahar,1993.

12 -BECKER, Bertha R. (org) Geografia e Meio ambiente no Brasil. São Paulo, Hisatec, 1995.

13 -CORREA, Roberto Lobatto. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2001.

14 -SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil; Território e Sociedade no início do século XXI. São Paulo/Rio de Janeiro. RECORD, 2001.

15 - SOUSA, Maria Adélia Aparecida de (org) Natureza e sociedade hoje. Uma leitura geográfica. São Paulo. HUCITEC, 1981.

16 -MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. PARÂMETROS CURRICULARES DE GEOGRAFIA, 1998, Brasília (DF).

17 -ALMEIDA, Rosângela Doim de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico-Ensino e Representação. São Paulo, Contexto 2001.

18 -ALMEIDA, Rosangela Doim. Do desenho ao mapa. Iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo, Contexto, 2001.

Matéria: GEOGRAFIA HUMANA1 - Globalização e espaço Geográfico

2 - Espaço Regional e Território

3. O pensamento geográfico no Brasil

4. Rede Urbana

5. questão Agrária no Brasil: conflitualidade e desenvolvimento territorial

REFERÊNCIAS:

1. CARLOS, Ana Fanni Alessadri: A (re)produção de espaço urbano São Paulo: EDUSP, 1994.

2. CORREA, Roberto Lobato. A Rede Urbana.São Paulo: Ática, 1989.

3. CORREA, Roberto Lobato. Região e Organização espacial. São Paulo.Ática, 1987.

4. CASTRO, Iná Elias de et all. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995.

5. CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política. Território, escolas de ação e instituições. Rio de janeiro; Bertrand Brassil, 2005.

6. FERNANDES, Bernardo Mançano et all. Geografia Agrária. Teoria e Poder. São Paulo: Expressão Popular: 2007.

7. GOMES, Paulo César. Geografia e Modernidade Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

8. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: ANNABLUME, 2005.

9. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec,1990.

10. SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado São Paulo: Hucitec,1994.