UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre 21 vagas para Professor no Centro de Estudos Superiores de Timon

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

EDITAL Nº 85/2013-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Timon nas matérias especificadas no Anexo I, conforme o prescrito na Resolução nº 04/94- CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº 001/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 22 a 26 de julho de 2013, no horário de 14 às 17 horas, nos seguintes locais:

a) no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA;

b) no Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Timon (Praça São José - Centro), no horário em que funcionar o Centro.

2 - Dos requisitos para inscrição:

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Anexo IV) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos itens "a" a "g" dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo I);

f - Declaração que comprove não ter sido contratado anteriormente em qualquer das formas previstas na Lei 6.915, de 11 de abril de 1997, conforme modelo constante no Anexo III;

g - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 1639-X, Conta Corrente 25018-X.

2.2 Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, com procuração específica.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA à realização de gestão junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência para identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal.

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Timon nas datas, em local e nos horários de acordo com o Anexo II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Anexo I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a. maior nota na prova didática;

b. maior tempo de experiência em atividade docente na UEMA;

c. maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

d. maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 6 (seis) meses, a contar da data de sua aprovação, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente, para efeito de indicações.

8 - Dos impedimentos:

8.1 - Os professores seletivados não poderão ter seus contratos prorrogados nem ter nova contratação, de acordo com a Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997, com suas alterações.

9 - Do contrato e regime de trabalho:

9.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em Regime de Trabalho previsto no Anexo I deste Edital, por um período de 10(dez) meses (de setembro de 2013 a junho de 2014), para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

10 - Dos recursos:

10.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

10.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

11 - Disposições finais:

11.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

11.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 18 de julho de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

ANEXO I

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON

Cursos

Matérias

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Administração

(Direito)Introdução o Direito

Bacharel em Direito ou Especialista na área

20

02

(Ciências Contábeis) Contabilidade Geral

Bacharel em Ciências Contábeis ou Especialista na área

20

01

(Economia)Teoria econômica/ Microeconomia

Graduação em Economia, Administração e Ciências Contábeis com especializações

20

01

(Administração)Teoria da Administração/ Comunicação Administrativa

Graduação em Administração e com especialização na área.

20

02

Gestão Administrativa

Graduação em Administração com especialização na Área

20

04

Letras

Língua Portuguesa

Lic. em Letras

20

01

Lingüística

Especialização na área

20

02

Literatura Brasileira

Especialização na área

20

02

Prática de Ensino

Lic. em Letras

20

01

Prática de Projeto Pedagógico

Lic. em Pedagogia ou Letras

20

02

Pedagogia

Educação Especial

Especialização na área

20

01

Metodologia do Ensino Fundamental

Lic. em Pedagogia

20

01

Educação e Currículo

Lic. em Pedagogia

20

01

ANEXO II

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

(Direito) Introdução o Direito

Didática

09/08

14 horas

Centro de Estudos Superiores de Timon

(Ciências Contábeis) Contabilidade Geral

Didática

09/08

16 horas

(Economia) Teoria econômica/ Microeconomia

Didática

09/08

8 horas

(Administração)Teoria da Administração/ Comunicação Administrativa

Didática

09/08

14 horas

Gestão Administrativa

Didática

09/08

8 horas

Língua Portuguesa

Didática

09/08

14 horas

Lingüística

Didática

09/08

8 horas

Literatura Brasileira

Didática

09/08

14 horas

Prática de Ensino

Didática

09/08

8 horas

Prática de Projeto Pedagógico

Didática

09/08

10 horas

Educação Especial

Didática

09/08

14 horas

Metodologia do Ensino Fundamental

Didática

09/08

10 horas

Educação e Currículo

Didática

09/08

8 horas

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DIREITO.

TEMAS:

1. Fontes do Direito Tributário. Tributos;

2. Sistema Tributário Nacional. Crédito Tributário;

3. Teoria Geral do Direito Empresarial;

4. Tipos de Sociedade;

5. Natureza da Administração: princípios básicos, poderes e deveres do administrador público;

6. Poderes Administrativos;

7. Ética, Política e Cidadania;

8. Estado e Governo;

9. Democracia e os Poderes;

10. Administração Pombalina. Períodos: Imperial, Regencial e Republicano;

Referencias:

ARANHA, Luiz Ricardo Gomes. Direito Tributário - Apreendendo. Belo Horizonte: ed. Del Rey, 2001.

BALEEIRO, Aliomar. Direito Tributário Brasileiro. Rio de Janeiro: 11ed. Forense, atualizada pela professora Mizabel Derzi, 1999.

ALMEIDA, Amador Paes de. Direito de Empresa no Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2004.

LEME, Maria Augusta dos Santos. Guia do Direito Empresarial no Novo Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito Administrativo. 1ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 31ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

COVRE, M.L.M. Oque é Cidadania? São Paulo: Brasiliense, 2003.

SUNG, Jung Mo; SILVA, Josué Cândido da. Conversando sobre ética na sociedade (11ª ed.). São Paulo: Vozes, 2002.

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997, v.1.

REALE, Miguel. Teria do Direito e do Estado. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 1984.

AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado. Porto Alegre: Globo, 1995.

DISCIPLINA

1. Introdução a análise de balanços;

2. Balanço Patrimonial, Econômico, Financeiro e Orçamentário;

3. Princípios Fundamentais de Contabilidade e normas brasileiras de Contabilidade;

4. Sistemas de Custeio;

5. Análise de Custo / Volume/ Lucro.

Referencias:

LENZA, Pedro. Contabilidade Geral Esquematizada. 2ª Edição. Saraiva, 2012

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2003.

CREPALDI, S.A. Curso Básico de Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, Luis Martins de; PERES JR, José Hermandez. Contabilidade de Custos para não Contadores. São Paulo: Atlas, 2009

Teoria econômica/ Microeconomia

TEMAS:

1. A empresa como unidade de produção;

2. Estrutura da Teoria Macroeconômica;

3. A lei da oferta e da procura;

4. Estrutura de mercado;

5. Demanda e Elasticidade.

BIBLIOGRAFIAS

DRUCKER, Peter. Sociedade Pós- capitalista. São Paulo, Pioneira, 1997.

MICLIOLI, J. Acumulação de capital e Demanda efetiva. São Paulo: ed. T.A. Queiroz, 1981.

MANKIN, Nº Gregory, Introdução á Economia: Princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval de; TONEDO JUNIOR, Rudinei. Economia Brasileira Conteporania. São Paulo: Atlas,2009 Área: Administração: Teoria da Administração/ Comunicação Administrativa Requisito: Graduação em Administração e com especialização na área.

1 A empresa como unidade de Produção;

2 Estrutura da Teoria Macroeconômica;

3 A Lei da oferta e da procura;

4 Estrutura de Mercado;

5 Demanda e Elasticidade;

BIBLIOGRAFIA:

DRUCKER, Peter. Sociedade Pós-capitalista. São Paulo, Pioneiro.1997.

GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de;

MIGLIOLI, Jonh Maynard. A Teoria Geral do Emprego, do juro e da moeda. São Paulo. Atlas, 1983..

MANKIW, N.Gregory, Introdução á Economia: princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

ROSSETI. Introdução á Economia. São Paulo, Atlas, 1991

TONETO JUNIOR, Rudinei. Economia Brasileira Conteporânea. São Paulo: Atlas.

Área: Gestão Administrativa

Requisito: Graduação em Administração com especialização na Área

TEMAS:

1. A gestão Ambiental e o desenvolvimento Sustentável no Brasil.

2. Planejamento Estratégico;

3. Orçamento Público: conceitos, princípios orçamentários e instrumentos básicos de planejamento;

4. Plano Plurianual (PPA) Diretrizes Orçamentárias (DO) e orçamento Anual (DA).

5. Inventario de Estoques;

BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Rui O B.; Tachizawa, Takeushi;Carvalho, Ana B. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

ARAUJO, L.C.G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2002

BACKER, Paul de. Gestão Ambiental: a administração verde. Rio de janeiro: Qualitymark, 19 95.

BUFFA, Elwood. Administração da Produção. Rio de Janeiro: LTC, 1979

CURY, A Organização e métodos: uma perpectivas comportamental. São Paulo: Atlas, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CARPINETTI, Luiz César Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e técnicas. - 2 ed. - São Paulo: Atlas, 2012

VIANNA, Marco A.F. Recursos Humanos: excelência de idéias, prática e ação. Rio de Janeiro: Quartet Ed., 1994

DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na empresa. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999

DECOURT, Felipe. NEVES, Hamilton da Rocha. BALDNER, Paulo Roberto. Planejamento e Gestão Estratégica - 1 Ed. - São Paulo: FGV, 2012.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORGADO, Jéferson Vaz e DEBUS, Ilvo. Orçamento Publico. Brasília: Vestcon, 2002.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2010.

KOTLER, Philip, Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle / Philip Kotler; tradução Ailton Bomfim Brandão - 5. Ed. São Paulo : Atlas, 1998.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi, Marketing: conceitos, exercícios, casos / Alexandre Luzzi Las Casas. - 5. Ed. - São Paulo: Atlas, 2001.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. A edição do novo milênio. Prentice hall, 2000.

Gestão da Qualidade: tópicos avançados / Otávio J. Oliveira (Org.) - - São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2004.

WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte : Fundação Christiano Ottoni, 1995, V1 e V2

CURSO DE PEDAGOGIA

1. EDUCAÇÃO ESPECIAL

- Princípios e fundamentos teóricos metodológicos da educação especial.

- O individuo com necessidades especiais e sua relação com a sociedade.

- A inclusão como principio educativo.

- Metodologia, recursos instrucionais e material didático para os diferentes tipos de necessidade especiais.

- Aprendizagem e possibilidade das pessoas com necessidades especiais no contexto social.

- BIBLIOGRAFIA

- BIANCHETTI, L. FREIRE. Ida. M. Um olhar sobre a diferença. 2ºed. Campinas: Papirus, 2000.

- CARVALHO, de E. Rosita. A nova LDB e Educação especial . 2 ed. Rio de Janeiro WVA, 1998.

- CLAUS Dieter S.; JUAN, José M. Educação especial: rumo à educação inclusiva. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

- GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da Exclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

- LORENZINE, Marlene. Educação inclusiva com os pingos nos "is". São Paulo: Manole, 2002.

- MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Porto Alegre: Artemed, 2003.

- RIBEIRO, Mª Luisa S. e CARVALHO, Roseli Cecília R. Educação Especial: do querer ao fazer. Avercamp. Editora, 2003.

METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

- Estrutura de conteúdo, metodologia e recursos instrucionais. Para ensino fundamental (1º ao 5º ano) à luz dos PCN.

- Proposta contemporânea para o ensino de historia e geografia no ensino fundamental.

- Ação interdisciplinar no ensino fundamental: objetivos e possibilidades.

- A formação de conceitos científicos no ensino fundamental.

- A integração entre o ensino de matemática e as demais áreas do conhecimento no ensino fundamental.

- BIBLIOGRAFIA

- D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: teoria a prática. Campinas: papirus,1996.

- . Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. Campinas.

Sumurus

- KUART, L. O Desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre. ARTMED,

- COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985

- KNIJNIK, G.. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas.

- PAIVA,Cecília;SAIZ,Irmã. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre. ARTEMED,

- ANTUNES, Celso. A sala de aula de Geografia e Historia.2 ed. Campinas: São Paulo: Papirus, 2005

- SBERGAMASCHI, Maria Aparecida. O tempo histórico no ensino fundamental. In. HICKMANN, Roseli Inês. Estudos Sociais: Outros saberes e outros saberes. Porto Alegre: Mediação, 2002. (Cadernos de Educação Básica).

- GERMINARI, G.D. HORN, G. B, O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópoles (RJ, vozes, 2006).

- RIBEIRO, Luis Távora Furtado. MARQUES, Marcelo Santos, Ensino de História e Geografia, 2ª ed. Fortaleza: Brasil, tropical, 2001 Coleção para professores das séries inicias Vol 1.

CURRÍCULO

- Paradigmas teóricos que orientam a construção de propostas curriculares;

- Concepções, tendências e avaliação do planejamento curricular;

- Elementos básicos para a organização do currículo;

- Organização interdisciplinar do currículo;

- Currículo e políticas educacionais

- BIBLIOGRAFIA

- LOPES, Alice Casimiro ;MACEDO, Elizabeth Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

- EGO, Teresa Cristina(org.). Currículo e política educacional. São Paulo:Vozes, Col. Pedagogia Contemporânea, v.4, 2011.

- SANTOS, Edméa. Currículos - Teorias e práticas - São Paulo:LTC, Série Educação, 2012

- SOUZA, Rosa Fátima. História da organização do trabalho escolar do currículo no século XX. São Paulo: Cortez, 2008

- GRANVILLE, Maria Antonia Currículos, sistemas de avaliação e práticas educativas - da escola básica à universidade. São Paulo: Papirus, 2011.

- ALVES, Nilda; LIBANEO, Jose Carlos. Temas de Pedagogia - Diálogos Entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez , 2012.

- HIDALGO, Angela Maria. Gestão e Currículo. São Paulo:UNESP, 2008.

- PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Políticas educacionais e (re) significações do currículo. São Paulo: Alínea, 2006.

CURSO DE LETRAS

MATÉRIA: LITERATURA BRASILEIRA

TEMAS:

1. AS CRÔNICAS DE VIAGEM E A LITERATURA DE CATEQUESE NO BRASIL

2. O BARROCO NA LITERATURA E NAS ARTES: CULTISMO E CONCEPTISMO

3. O ARCADISMO NO BRASIL: O LÍRICO E O IDEOLÓGICO NA LITERATURA

4. AS VANGUARDAS EUROPÉIAS E A SEMANA DE ARTE MODERNA

5. A PROSA REGIONALISTA DOS AUTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA

REFERENCIAS:

AMOROSO LIMA, Alceu. Estudos literários. Rio de Janeiro: Aguilar, 1966.

ANDRADE, Mario de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo, Martins/INL, 1972.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1997.

CANDIDO, Antônio. A Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: BERTRAND BRASIL, 1995.

D'ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental - autores e obras fundamentais. São Paulo:Ática, 2004.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: ÁTICA, 2002.

MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através de textos. São Paulo: CULTRIX, 1995.

História da literatura brasileira. 1º; 2º; 3º; 4º vls. São Paulo: CULTRIX, 2000.

TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. Petrópolis, RJ - VOZES, 2000.

MATÉRIA: LÍNGUA PORTUGUESA

01 - ESTUDO FONÉTICO-FONOLÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA;

02 - VARIAÇÕES E VARIEDADES DO REGISTRO ESCRITO E ORAL COMO RECURSOS EXPRESSIVOS DA LÍNGUA PORTUGUESA;

03 - MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DOS VOCÁBULOS;

04 - A SEMÂNTICA E SUA EVOLUÇÃO: VISÃO TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA;

05 - TEXTO E TEXTUALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

REFERENCIAS:

CAGLIARI, Luis Carlos. Análise fonológica. Série lingüística vol.1, Campinas, Ed. do Autor, 1997.

CALLOU, Dinah e LEITE, Ionne. Introdução à Fonética e Fonologia. Rio de Janeiro, Zahar Editora, 1990.

FERRAREZI JR. Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.

MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à Semântica. Rio de Janeiro.

MOLLICA, Maria Cecília. Introdução a sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004.

MONTEIRO, José Lemos. Morfologia portuguesa. 4.ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à Lingüística domínios e fronteiras 1. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Maria Cecília Pérez de Sousa e; KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística aplicada ao português: morfologia. São Paulo: Cortez, 1990.

SILVEIRA, Regina Célia Pagliuchi da. Uma pronúncia do português brasileira. São Paulo: Cortez, 2008.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. 3 ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2006.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 2007

MATÉRIA LINGÜÍSTICA

01 - O Gênero do discurso no ensino de Língua Portuguesa;

02 - Abordagem pragmática: linguagem em uma perspectiva interacional;

03 - As heterogeneidades do discurso;

04 - Objetivos e fundamentos da Sociolingüística: contribuições para ensino da Língua materna;

05 - A Lingüística, a Gramática e o Ensino da Língua Portuguesa.

REFERENCIAS:

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

_____. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. Tradução de: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CASTILHO, A. T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

FIORIN, José Luiz. (org). Introdução à Lingüística: I - objetos teóricos. 3. ed. Contexto. São Paulo: 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz & BRITO Karim Siebeneicher (Orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. 85-106.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Lingüística Geral. 20.ed. Editora Cultrix. São Paulo: 1995.

MOLLICA, Maria Cecília. Introdução a sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2004.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à Lingüística domínios e fronteiras 1. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NEVES, M.H.M. Gramática de Usos do Português. São Paulo: Editora UNESP, 2000

TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.

MATÉRIA: PRÁTICA DE ENSINO

01 - Conceito, objetivos e recomendações do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa;

02 - Habilidades técnicas e metodológicas do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa;

03 - Leitura e escrita do Ensino de Língua Portuguesa;

04 - OS Gêneros Textuais e o ensino produção de texto: análise de propostas em livros didáticos;

05 - A Lingüística, a Gramática e o Ensino da Língua Portuguesa.

REFERENCIAS:

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

_____. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, CANDAU, Vera Maria. (org). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

__________ . Rumo a uma nova didática. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1990.

BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.

MASETO, Marcos. Didática. A sala de aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

MURRIE, Zuleika de Felice (org). O ensino de português: do primeiro grau à universidade. São Paulo: Contexto, 2007

ORLANDI, Eni P. O texto: leitura e escrita. Campinas, S. P.: Pontesw, 2002.

TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003.

MATÉRIA: PRÁTICAS DE PROJETO PEDAGÓGICO

1. Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular

2. Pedagogia de projetos de Ensino: concepção, fundamentação, objetivos e caracterização.

3. A Formação de professores e alunos investigadores

4. Projeto pedagógico: A construção e implementação na escola

5. A Formação de professores e prática pedagógica

REFERENCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2001.

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