UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre 11 Processos Seletivos para contratação de 104 Professores Substitutos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL Nº 88/2014-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital Nº 88/2014-PROG/UEMA com os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra nas matérias especificadas no Apêndice I, conforme o prescrito na Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997, e suas alterações, na Resolução nº 04/94-CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº01/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 2 a 09 de junho de2014, no horário de 14 às 17 horas, mediante apresentação dos documentos exigidos no item 2.1 nos seguintes locais:

a) Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra (Rua Libércio Gonçalves A de Morais, S/N - Vila Antônio Humberto A de Morais, Bairro - Jaguar), no horário em que funcionar o Centro;

b) Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA, no horário das 14 às 17 horas.

2 - Dos requisitos para inscrição:

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Apêndice III) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Apêndice I);

f - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 3846-6 Conta Corrente 5393-7, em nome da Universidade Estadual do Maranhão.

2.2 - Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope de depósito bancário.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, por meio de procuração particular com poderes específicos e firma reconhecida.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA a identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal, junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência -SEGEP.

2.8 - Os professores substitutos, com contrato em vigor ou que já tenham sido contratados a qualquer tempo, poderão excepcionalmente, submeter-se ao processo seletivo regulamentado por este Edital, e em caso de aprovação e classificação, ser novamente contratados, com fundamento no inciso IV do Artº 2º da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas nas datas, em local e nos horários de acordo com o Apêndice II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Apêndice I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a) maior nota na prova didática;

b) maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

c) maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 04 (quatro) meses, a contar da publicação do resultado, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente para efeito de contratação.

8 - Do contrato e regime de trabalho:

8.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em regime de trabalho previsto no Apêndice I deste Edital, por um período de 6 (seis) ou 12(doze) meses, para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

8.2 - A carga horária do pessoal contratado como professor substituto será de 20 (vinte) horas semanais.

8.3 - A vigência de contrato será de 6 ou 12 meses, a contar da data da assinatura do mesmo, conforme necessidade apontada no Apêndice I.

8.4 - O salário a que fará jus o professor substituto contratado no regime de 20 (vinte) horas semanais será de R$ 1.904,95 (um mil, novecentos e quatros reais e noventa e cinco centavos).

8.5 - Os contratos poderão se prorrogados uma única vez, sendo os de 6 (meses) prorrogáveis por até 6 (seis) meses e os de 12 (doze) meses prorrogados por até 12 (doze) meses, nos termos da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

8.6 - Os professores substitutos contratados em regime de 20 horas semanais, dentro da vigência de seu contrato, deverão ministrar até 2 (duas) disciplinas correspondentes à matéria para qual foram selecionados, a critério da direção do curso, em período especial (curso de férias)

9 - Dos recursos:

9.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

9.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

10 - Disposições finais:

10.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

10.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 02 de junho de 2014.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

APÊNDICE I

REQUISITOS DO SELETIVO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE LAGO DA PEDRA

Cursos

Matérias

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Prazo de Contrato

Letras

Prática na Dimensão Educacional/Prática na Dimensão Docente e Discente

Graduação Pedagogia

01

20 horas

12 meses

(Sociologia) Sociologia/Fundamentos da Educação Especial

Graduação em Pedagogia

01

20 horas

12 meses

Língua Inglesa/Literatura Inglesa

Graduação em Letras Português/Inglês

01

20 horas

12 meses

(Língua Portuguesa) Língua Portuguesa no Mundo/História da Literatura

Graduação em Letras

01

20 horas

12 meses

Didática e Estágio Supervisionado

Graduação em Pedagogia

01

20 horas

12 meses

Biologia

(Zoologia) Zoologia Geral/Fisiologia Animal

Graduação em Biologia ou áreas afins

01

20 horas

12 meses

(Botânica) Botânica Geral/Metodologia de Ensino da Biologia

Graduação em Biologia ou áreas afins

01

20 horas

12 meses

Embriologia e Anatomia e Anatomia Comparada/Genética e Evolução

Graduação em Biologia ou áreas afins

01

20 horas

12 meses

(Matemática) Fundamentos da Matemática/Estatística Descritiva

Graduação em Matemática ou áreas afins

01

20 horas

12 meses

APÊNDICE II

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DOS SELETIVOS

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Prática na Dimensão Educacional/Prática na Dimensão Docente e Discente

Didática

24/06

14 h

Centro de Ciências Sociais Aplicadas- CCSA (São Luís-Ma)

(Sociologia)Sociologia/Fundamentos da Educação Especial

Didática

24/06

16 h

(Literatura) Língua Inglesa/Literatura Inglesa

Didática

24/06

14 h

(Língua Portuguesa) Língua Portuguesa no Mundo/História da Literatura

Didática

24/06

16 h

Didática e Estágio Supervisionado

Didática

24/06

18 h

(Zoologia)Zoologia Geral/Fisiologia Animal

Didática

24/06

14 h

(Botânica)Botânica Geral/Metodologia de Ensino da Biologia

Didática

24/06

16h

Embriologia e Anatomia e Anatomia Comparada/Genética e Evolução

Didática

24/06

18 h

(Matemática) Fundamentos da Matemática/Estatística Descritiva

Didática

24/06

18 h

Profª. Drª. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE BIOLOGIA

Matérias: ZOOLOGIA GERAL / FISIOLOGIA ANIMAL

1. Classificação e sistemática.

2. Influência dos fatores abióticos.

3. Controle e integração nervosa.

4. Controle e integração hormonal.

5. Temperatura e regulação térmica.

REFERÊNCIAS:

BARNES R.D. Zoologia dos Vertebrados. São Paulo: Roca, 1990.

BARNES, R. S. K.; CALLOW, P.; OLIVER, P. J. W. Os invertebrados: uma nova síntese. Rio de Janeiro: Atheneu,1995.

Pough F. H. C. M. Janis, e J. B. Heiser. 2003. A Vida dos Vertebrados. Terceira Edição. Atheneu Editora São Paulo Ltda, São Paulo. 699 pp.

CUNNTNGHAM, J. T. Tratado de fisiologia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1993.

ORR, R. T. Fisiologia dos vertebrados. São Paulo: Rocca.; 1996.

BARNES R.D. Zoologia dos Vertebrados. São Paulo: Roca, 1990.

Pough F. H. C. M. Janis, e J. B. Heiser. 2003. A Vida dos Vertebrados. Terce. Atheneu Editora SãoPauloLtda,SãoPaulo.699pp.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE BIOLOGIA

Matérias: BOTANICA GERAL / METODOLOGIA DE ENSINO DA BIOLOGIA

1. A Célula Vegetal: seus elementos e organização

2. Morfologia Externa da raiz

3. Estudo de Criptógamos e Fanerógamas

4. Construção e transposição do saber cientifico em saber escolar.

5. Organização e avaliação do trabalho pedagógico em ciências e biologia.

REFERÊNCIAS:

RAVEN P.H. et.al. Biologia Vegetal. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1996.

ANDREATA, R.H.P Chaves para determinar as famílias de Pteridphytae,Gimnospermae, Angiospermae. Rio de Janeiro: USU/FTESM, 1993.

FERRI, M.G Botânica: Morfologia Externa das plantas. São Paulo: Nobel, 1983.

FERRI, M.G Botânica: Morfologia Externa das plantas. São Paulo: Nobel, 1984.

FAZENDA IVANI (ORG) S. PAULO. Praticas interdisciplinares na escola. Ed. Cortez 1995. BIOLOGIA CORTEZ, 1991 GIORDAN, A. ESPANHA 3ª. Ed. A ciência como atividade humana. Zahar 1980.

PRETTO, Nº D. L; SALVADOR. A ciência nos livros didáticos CED/UFBA UNESCO PARIS 1985.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE LETRAS

Matérias: PRÁTICA NA DIMENSÃO EDUCACIONAL/ PRÁTICA NA DIMENSÃO DOCENTE E DISCENTE.

1. Atividades interdisciplinares para articulação entre conhecimentos estudados na academia e a realidade didático-pedagógica no relacionamento professor/aluno.

2. Atividades interdisciplinares para articulação entre conhecimentos estudados na academia sócio-educacional.

3. A sociedade e a Educação;

4. A identidade da prática pedagógica nos cursos de formação de professores.

5. A relação do ensino, pesquisa e extensão na formação de professores de Ciências.

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, J. S. de. Estágio Supervisionado em Prática de Ensino - Relevância para a formação ou mera atividade curricular?, IN: Revista da Associação Nacional de Educação, nº 20, São Paulo, 1994.

CARVALHO, A. M. P. de Prática de Ensino. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1985. D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação: Reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Summus, 1968.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Plano de Ensino - Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

FRANCALANZA, H. et al. O ensino de Ciências no 1º grau. São Paulo, Atual, 1986.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE

Matérias: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ SOCIOLOGIA

1. Organização dos Sistemas de Ensino para o Atendimento ao Aluno com necessidades especiais.

2. A Educação Especial no contexto da sociedade brasileira e das escolas públicas.

3. Concepções, reapresentações e classificações da deficiência na atualidade.

4. A Sociologia no campo do conhecimento.

5. Analise da realidade social.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, M. S. F. A inclusão da criança com deficiência. Criança Especial. São Paulo: Roca, 1995.

FONSECA, V. da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GAUDERER, C. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento - Guia prático para pais e profissionais. 2. Ed. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. (org). Introdução ao pensamento sociológico, 9º Ed. São Paulo: Moraes, 1992.

GUSMÃO, P. D. Teorias sociológicos. São Paulo: Forense, 1992.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE BIOLOGIA

Matérias: EMBRIOLOGIA E ANATOMIA COMPARADA/ GENÉTICA E EVOLUÇÃO

1. Histórico da embriologia e o objetivo de estudos.

2. A blástula e a gastrulação: Estudo comparativo nos vertebrados.

3. Identificar o material genético e código genético.

4. Duplicação e função de DNA e as bases moleculares para a ocorrência de mutações e regulação gênica.

5. Teoria da evolução e histórico, abordando diferentes processos biológicos e ecológicos de evolução.

REFERÊNCIAS:

GARCIA S. M. FERNÁNDEZ, C. G. EMBRIOLOGIA. 2ª ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2001.

DANGELO & FATTINI. ANATOMIA BÁSICA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS. SÃO PAULO: ATHENEU, 2ª ED, 1998.

AMABIS, J. M. E MARTINHO, GR. (1996). Biologia das Populações: Genética, Evolução e Ecologia. Ed. Moderna, São Paulo- Sp. 1ª Ed.; Vol. III.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE BIOLOGIA

Matérias: DIDÁTICA/ ESTAGIO SUPERVISIONADO

1. Contextualização da didática.

2. A didática e seu campo de ação.

3. Componentes da ação pedagógica.

4. Tendências pedagógicas da prática escolar.

5. Planejamento educacional; Recursos de ensino-apredizagem.

REFERÊNCIAS:

CANDAU, V. M. Rumo a uma nova didática. 9ª Ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1999.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar - fundamentos teóricos metodológicos. Petrópolis, M, Vozes, 1994.

VEIGA, Uma Passos Alencastro. A prática pedagógica o professor de didática. 3ª Ed. Campinas, Papirus, 1994.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE BIOLOGIA

Matérias: FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA / ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. Relações.

2. Funções.

3. Função de 1º grau.

4. Analise de variância modelo de distribuição.

5. Distribuição de freqüência.

REFERÊNCIAS:

IEZZI, G., ET AL. Fundamentos de matemática Elementar. V. 1 e 3. São Paulo: Atual, 1997.

MACHADO, A. S. Matemática do ensino médio. V. 1. São Paulo: Atual, 1994.

YOUSSEF, A. Nº et AL. Matemática para ensino médio. São Paulo: Scipione, 2000

FONSECA J S., MARTINS, G. A Curso de estatística São Paulo:Atlas, 1982.

LIPSCHUTZ, S. Probabilidade São Paulo: Mc Graw-Hill Ltda, 1972.

PEREIRA, W., TANAKA, O. K. Estática: conceitos básicos. 2.ed. São Paulo: Mc Graw-Hill Ltda,1990.

TOLEDO, G. L.; OVALLE, I. I. Estatística básica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1982.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE LETRAS

Matérias: Língua Inglesa e Literatura Inglesa

1. Skill on how to: Describe things/people/daily;

2. Describing past experiences; exchanging information about past experiences and events;

3. Describing daily routines and habits;

4. The first English Literature;

The Vistorian Age.

REFERÊNCIAS:

RICHARDS, Jack & SANDY Chuch. Passages Cambridge University. UK: 1998

OXFORD, Advanced Leaner´s dictionary.

MURPHY, Raymond. Grammar in use. 6TH Ed. NEW YORK: Cambridge University Press, 1993.

British Life and Institutions: Farrel, Mark, Chancerel, 2000.

BURGESS, Antony. English Literature. 22nd Mataysia: Longam, 1996.

EVANS, Ifor. Historia da Literatura Inglesa. Lisboa: Ed. 70, 468p.

G.C. Thornley and Gwyned Roberts. Na outline of English Literature 13. Rd. Ed. Hong Kong: Longman, 1994.

Gramática Escolar da Língua Inglesa; 1. Ed. Logman (Ed.); Longman 2004.

INNES, Christopher. Modern British Drama: 1890-1990. 6 Reat Britain: Cambridge University Press, 1992. 484p.

HEYER, Sandra. More True stories: a beginning reader: New York: Longman, 1990.

Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra

CURSO DE LETRAS

Matérias: Língua portuguesa no mundo / História da Literatura

1. Pressuposto teóricos para uma abordagem histórica e sociolinguistica da língua portuguesa.

2. História da língua portuguesa.

3. Português no mundo de expressão portuguesa.

4. Os gêneros literários clássicos como visões diferentes de mundo socialmente diferentes.

5. Gênero narrativo como expressão da visão aristocrática.

REFERÊNCIAS:

MARIA HARUMI DE PONCE, SILVIA , ANDRADE BURIM. A língua Portuguesa no mundo da comunicação.

SILVIO ELIA, A lingua portuguesa no mundo.

MASSAUD MOISÉS , JOSÉ VERISSIMO, São Paulo cultrix 2012. História da Literatura brasileira .

GUIMARAES ROSA E EUCLIDES DA CUNHA, CLARICE LISPECTOR.História da literatura brasileira