A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, instituída pela Lei Complementar nº 161/2004, estruturada conforme Decreto nº 1.855 de 12/07/2013 e mantida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, com objetivo de atender as vagas não preenchidas anteriormente pelos Editais nº 005/2013 e nº 006/2013, torna público o presente Edital complementar de abertura das inscrições para Seleção Externa de Docentes e Coordenadores locais para atender os Cursos de Formação e Especialização Profissional Técnica, Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento, a serem realizados em 2014/2016, conforme estabelecido neste edital.
1. Das Disposições Preliminares:- A seleção externa para docentes, objeto do presente edital, tem fulcro na Lei Complementar nº 161/2004, no Decreto 914/2007 e Lei nº 8.151 de 08 de julho de 2004.
- Este edital tem como finalidade selecionar profissionais, para desenvolver atividades de docência e coordenação local, por prazo determinado, nos Cursos/ Componentes curriculares dispostos no Quadro 01 e no item 09 com seus subitens - Quadros: 2 a18.Quadro 1
Dos cursos, turmas, locais e previsão de realização:
Cursos | Nº de turmas | Local de Realização | Previsão de Realização |
Qualificação em Agente Comunitário de Saúde | 02 | Chapada dos Guimarães | 2014/2016 |
01 | Pontes e Lacerda | ||
01 | Confresa | ||
01 | São José dos IV Marcos | ||
01 | Campo Verde | ||
01 | Primavera do Leste | ||
01 | Juína | ||
Qualificação em Agentes de Combate a Endemias | 15 | Alta Floresta/ Barra do Garças/ Cáceres/ Colíder/ Juara/ Juína/ Pontes e Lacerda/ Rondonópolis/ Sinop/ Água Boa/ Porto Alegre do Norte/ Diamantina/ Tangará da Serra Peixoto de Azevedo/ São Félix do Araguaia. | 2014/2016 |
Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil: Atuação do agente comunitário de saúde | 03 | Poconé | 2014/2016 |
13 | Rondonópolis | ||
Aperfeiçoamento para Redução da mortalidade Infantil:Atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem na Atenção Primária á Saúde | 01 | Poconé | 2014/2016 |
06 | Rondonópolis | ||
Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil: Atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem na Maternidade | 05 | Cuiabá | 2014/2016 |
03 | Várzea Grande | ||
01 | Poconé | ||
03 | Rondonópolis | ||
Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil: Atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UTI Neonatal | 07 | Cuiabá | 2014/2016 |
01 | Rondonópolis | ||
Técnico em Vigilância em Saúde | 06 | Pontes e Lacerda/ Colíder/ Diamantina/ Peixoto de Azevedo/ Água Boa/ Barra do Garças, Juara | 2014/2016 |
Técnico em Análises Clínicas | 01 | Tangará da Serra | 2014/2016 |
Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde do Idoso | 01 | Cuiabá | 2014/2016 |
Especialização Profissional de Nível Técnico em Unidade de Terapia Intensiva e Neonatal | 01 | Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis | 2014/2016 |
Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde da Mulher e da Criança | 01 | Peixoto de Azevedo | 2014/2016 |
Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde da Família | 01 | Colíder | 2014/2016 |
Especialização profissional de nível técnico em saúde mental com ênfase em crack e álcool | 01 | Barra do Garças | 2014/2016 |
Aperfeiçoamento em saúde mental com ênfase em álcool e crack para atenção básica | 01 | São Félix do Araguaia | 2014/2016 |
Aperfeiçoamento pós-técnico em saúde do idoso para equipes da estratégia saúde da família | 01 | Juara, Barra do Garças, Diamantina, Cáceres | 2014/2016 |
Capacitação antropológica para profissionais que atuam nas referências municipais, estaduais e distritais de saúde. | 01 | Colíder | 2014/2016 |
2. DAS INSCRIÇÕES
- Dar-se-á no período de 29/05/2014 a 06/06/2014 mediante a entrega dos documentos necessários, estabelecidos no item 2.1.
- As inscrições poderão ser feitas pessoalmente nos horários das 08:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Documentação e Registro Escolar da ESPMT ou ser enviadas pelas agências dos Correios em envelope devidamente lacrado. Será considerada a data de postagem ou entrega, sendo que o prazo final será o último dia estabelecido para inscrição. Para entrega e envio o candidato deverá redigir no envelope na parte do destinatário: Inscrição para Seleção Externa de Docentes referente ao Edital nº 05/2013 - Cursos de Formação e Especialização Profissional Técnica, Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento endereçá-lo à: Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.- Gerência de Documentação e Registro Escolar. Av. Adauto Botelho Nº 552 Coxipó - Sul, CEP 78085-200 - Cuiabá - MT. Fone/Fax: (065) 3613-2233.
- Os candidatos poderão se inscrever para mais de um componente curricular, na concentração.2.1 Documentos necessários à Inscrição
a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada (Anexo I - A, B, C, D);
b) Currículum Vitae resumido e assinado, com comprovação de documentos e experiências de trabalho (Anexo II);c) Cópia de documentos de identificação pessoal: RG, CPF e do Conselho de Classe;
d) Cópia dos principais títulos: diploma de graduação, certificados de especialização, mestrado e/ou doutorado;e) Declaração do candidato informando o horário e período disponível para ministrar as aulas nos cursos propostos (Anexo III);
f) Documento da chefia imediata, com timbre da instituição,dando ciência da liberação do servidor para ministrar as aulas nos cursos de formação profissional, sem prejuízo das suas atividades, conforme modelo (Anexo IV);g) Declaração da Secretaria Municipal de Saúde comprovando tempo de atuação na Atenção Primária, conforme modelo, quando for o caso (Anexo V).
2.2 Do indeferimento da inscrição- Serão indeferidas as inscrições dos candidatos que não apresentarem as documentações em conformidade com o item 2.1 do presente edital, não cabendo recursos. As documentações referentes ao processo de inscrição que forem indeferidas ou desclassificadas poderão ser retiradas no local em que efetuou a inscrição após 15 dias, a contar do resultado final.
2.3 Da Gratuidade das Inscrições- As inscrições para o presente Processo Seletivo será gratuita.
3. DA SELEÇÃO- O Secretário de Estado de Saúde nomeará, por meio de Portaria, a Comissão do Processo Seletivo que se responsabilizará pela seleção dos candidatos. Esta comissão será constituída por servidores da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT).
- A seleção dar-se-á por município e componente curricular, conforme o item 9 das vagas ofertadas e descritas nos subitens 9.1 a 9.14 e quadros respectivos deste edital mediante análise do currículo devidamente comprovado onde serão considerados os seguintes critérios:
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO | PONTUAÇÃO |
. Comprovante de Capacitação Pedagógica na Metodologia da Problematização. | 3,0 |
. Comprovante de experiência em docência na área da saúde | 1,5/ano de experiência |
. Comprovante de experiência de trabalho na área pretendida | 1,5/ano de experiência |
. Comprovante de cursos realizados na área de didática | 1,0 |
. Comprovante dos principais títulos | 0,5/titulo apresentado |
- A entrega da documentação pelo candidato implicará na ciência e aceitação expressa das normas para o Processo Seletivo contido neste Edital e nos demais documentos referente ao mesmo.
- A divulgação dos candidatos aprovados será por classificação segundo os critérios acima.- Os casos de empate a que venham ocorrer na classificação dos candidatos serão resolvidos pela Comissão Geral do Processo Seletivo docentes seguindo os critérios:
● Maior idade.● Maior tempo na atividade docente devidamente comprovado.
- A ESPMT reserva-se ao direito de ampliar o quantitativo de docentes e/ou de substituí-los seguindo a ordem de classificação da seleção, quando os mesmos desistirem e/ou não se adequarem ao que está proposto no Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno da ESPMT.- O candidato selecionado deverá participar de Oficina Pedagógica oferecida pela ESPMT.
3.1 Das Vagas Destinadas a Pessoas com Deficiência
- Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, pelo disposto no Decreto Federal nº 3.298/1999, Lei Complementar 04/90, e nos termos da Lei nº 114 de 25 de novembro de 2002, ficam reservadas no mínimo de 10% das vagas oferecidas, às pessoas com deficiência, aquelas que se enquadram nas categorias descriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº. 3.298/1999.
- Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem anterior resulte em número fracionário superior a 0,7 (sete décimos), este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente, nos termos do § 2º do art. 21 da Lei Complementar Estadual nº 114/2002.- Somente haverá reserva imediata de vagas para os candidatos com deficiência no perfil profissional com número de vagas superior a 07 (sete).
- Para concorrer ao Processo Seletivo, reservado às pessoas com deficiência, o candidato deverá, no ato da entrega dos currículos, declarar a deficiência de que é portador, observando se as exigências das atividades relativas à categoria do Processo Seletivo a que concorre são compatíveis com a deficiência de que é portador.- O candidato com deficiência que, no ato da apresentação do currículo não declarar esta condição, não poderá pleitear posteriormente em favor de sua situação, não podendo ser considerado pessoa com deficiência.
- Caso não haja a inscrição de candidatos que se declarem pessoas com deficiência, ou que não estiverem dentro dos requisitos necessários, as vagas reservadas a eles serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância da ordem classificatória.3.2 Data e Local da Divulgação do Resultado da Seleção
- O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 12/06/2013, à partir das 14:00h, no endereço eletrônico: www.saude.mt.gov.br/escola e no portal da Secretaria de Estado de Saúde www.saude.mt.gov.br.
3.3 Dos RecursosSerão admitidos recursos em documentos direcionados à "Comissão do Processo Seletivo - Edital de Seleção Externa nº 05/2013 - Cursos de Formação e Especialização Profissional Técnica, Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento - RECURSO", no prazo de 01(um) dias útil, contados a partir da divulgação do Resultado Final. Os recursos serão recebidos no setor de protocolo da Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso, situada na Av. Adauto Botelho nº 552, Coxipó - Sul, CEP: 78085-200; Cuiabá/MT. Podendo ser enviados pelas agências dos correios por SEDEX, seguindo o prazo estabelecido, onde verificará a data de postagem. Não serão aceitos recursos enviados por correio eletrônico.
3.4 - Do Resultado definitivo- O resultado definitivo da seleção será divulgado no dia 17/06/2013, à partir das 14:00h, no Diário Oficial do Estado, no endereço eletrônico: www.saude.mt.gov.br/escola e no portal da Secretaria de Estado de Saúde www.saude.mt.gov.br.
- O resultado do processo seletivo será homologado pelo Secretário de Estado da Saúde e divulgado por meio dos instrumentos legais competentes.- O resultado deste processo seletivo terá validade por 02 (dois) anos prorrogável por igual período.
4. DO REGIME DE TRABALHO4.1 Do Regime jurídico de previdência
- A constituição federal estabelece no § 13 do artigo 40 que, nos casos de contratação temporária, se aplica o regime geral de previdência social.
4.2 Das Atribuições- O docente selecionado deverá ter disponibilidade para ministrar a carga horária requisitada pelo(s) componente(s) curricular(es) pleiteado(s).
- Constituem atribuições dos docentes selecionados: ministrar aulas teóricas e/ou estágio supervisionado/dispersão; diagnostico prévio da turma; conhecimento e compreensão do plano de curso, dos propósitos específicos ao componente curricular; planejamento das aulas; elaboração de materiais didáticos; correções das avaliações; participação em reuniões pedagógicas; elaboração do planejamento de recuperações; recuperações processuais; registros de frequência dos alunos com preenchimento e entrega de diários de classe no prazo determinado.- O Coordenador local selecionado deverá ter disponibilidade para acompanhar as turmas no referido município onde se candidatou.
- Constituem atribuições do coordenador local selecionado: acompanhar in loco a execução do curso, nos momentos de teoria, dispersão e estágio supervisionado, solucionando as questões administrativas para o desenvolvimento efetivo do curso; conhecimento e compreensão do plano de curso e dos componentes curriculares; reuniões com os docentes selecionados para organização e acompanhamento do processo pedagógico desenvolvido, orientando-os no que for necessário; participação em reuniões pedagógicas; receber e analisar os diários de classe dos docentes e as avaliações dos alunos enviando-os a Coordenadoria de Formação Técnica em Saúde (COFTES) da ESPMT; receber e acompanhar a equipe de supervisão pedagógica da ESPMT, propiciando condições e informações necessárias para a mesma; comunicar à COFTES da ESPMT as possíveis anormalidades e dificuldades surgidas.5. DOS TURNOS DE TRABALHO
5.1. Do Curso de Qualificação Profissional
- Teoria: período diurno/integral: das 7:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h.
- Dispersão: período matutino ou vespertino (aproximadamente 3 horas/dia, conforme cronograma)5.2. Do Curso de Aperfeiçoamento
- Teórico/Prático período diurno - das 07:00 às 11:00h ou das 13:00 às 18:00h ou período noturno- das 17:00 às 21:00h
- Estágio supervisionado: das 07:00h às 12:00h; das 13:00h às 18:00h ou 17:00h às 22:00h.
- Dispersão: das 07:00h às 11:00h; das 13:00h às 17:00h5.3. Do Curso de Formação Profissional Técnica
- Cursos realizados na modalidade Modular (são considerados Modulares os cursos realizados pelo período de oito dias durante o mês - de sábado à sábado, em turno integral):
- Horários das Aulas Teóricas: das 07:00 às 11:00 h e 13:00 às 17:00 h5.4. Do Curso de Especialização de Nível Técnico
- Teórico/Prático período diurno - das 07:00 às 11:00h ou das 13:00 às 18:00h ou período noturno- das 17:00 às 21:00h
- Estágio supervisionado: das 07:00h às 12:00h; das 13:00h às 18:00h ou 17:00h às 22:00h.
6. DO PAGAMENTO- Os docentes selecionados receberão os seus pagamentos pelos componentes curriculares sendo os respectivos valores estipulados na Lei Nº 8.151, de 08/07/2004, conforme artigo 6º.
- Os coordenadores locais selecionados receberão os seus pagamentos equivalentes à 40 horas mensais sendo os respectivos valores estipulados na Lei Nº 8.151, de 08/07/2004, conforme capítulo V.- A remuneração do trabalho em docência será feita por hora-aula, podendo o docente ministrar um ou mais componentes curriculares, desde que não prejudique as suas atividades profissionais.
- O recebimento de hora-aula dos docentes, está condicionado à entrega do(s) Diário(s) de Classe devidamente preenchido(s) e assinado(s).Neste edital, corresponde:
Dos Cursos de Qualificação Profissional em Agente Comunitário de Saúde- Concentração (aulas teóricas/práticas): R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula;
- Dispersão: R$ 1,00 por aluno por hora/aula ministrada.Dos Cursos de Qualificação Profissional em Agente de Combate a Endemias
- Concentração (aulas teóricas/práticas): R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula;
- Dispersão: R$ 1,00 por aluno por hora/aula ministrada.Dos Cursos de Aperfeiçoamento para Redução da Mortalidade Infantil
- Aulas teóricas/práticas e estágio supervisionado: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula
- Dispersão: R$ 2,00 (dois reais) por aluno acompanhado x carga horária realizada
- Coordenação Local: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula num total de 40 horas/mês.
Cursos de Formação Profissional Técnica:- Aulas teóricas (concentração): R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula;
- Estágio Supervisionado: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula.- Coordenação local: 40 horas-aula/mês (40h x R$ 25,00 = R$ 1.000,00).
Cursos de Pós-Técnico de Nível Médio:- Aulas teóricas: R$ 30,00 (trinta reais) a hora/aula;
- Estágio Supervisionado: R$ 30,00 (trinta reais) a hora/aula;- Orientação dos Projetos de Intervenção e/ou TCC: R$ 400,00 (quatrocentos reais) por trabalho concluído.
7. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:● PTA/SES 2014 - Projeto 4296 - Fonte 112: Medida 02/Tarefas 2 e 03; Medida 03/Tarefas 01, 2 e 03; Medida 04/Tarefa 01; Medida 06/Tarefas 01 e 02; Medida 07/Tarefa 01; Medida 08/Tarefas 02, 03, 04 e 05; Medida 09/Tarefa 01; Medida 10/Tarefas 01 e 03.
8. DAS VEDAÇÕES:- Fica vedada a participação nesse processo seletivo dos membros da Comissão da Seleção e servidores estaduais, conforme Lei 8.151/2004
9. DAS VAGAS OFERTADAS
9.1 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Quadro 02
Informações do curso referente ao componente curricular, carga horária e perfil profissional
CONCENTRAÇÃO | |||
Componentes curriculares | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C Curricular. |
I - Integração entre equipes de saúde e a população adscrita á Unidade Básica de Saúde. | 112 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde. | De acordo com o quadro 03, por componente curricular |
II - Planejamento e avaliação das ações de saúde no âmbito da ad atrição da Unidade Básica de Saúde. | 72 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde desenvolvendo atividades em Atenção Primária. | |
III - Promoção social, proteção e desenvolvimento da cidadania no âmbito social e da saúde. | 40 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde. | |
TOTAL | 224 | - | - |
DISPERSÃO | |||
Componentes curriculares | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C Curricular. |
I - Integração entre equipes de saúde e a população adscrita á Unidade Básica de Saúde. | 85 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde desenvolvendo atividades na Atenção Primária, integrantes das Equipes de Saúde da Família ou do PACS/RASCAR do receptivo município, e que tenham sob sua responsabilidade Agente Comunitário de Saúde. | De acordo com o quadro 03 por componente curricular |
II - Planejamento e avaliação das ações de saúde no âmbito da adscrição da Unidade Básica de Saúde. | 87 | ||
III - Promoção social, proteção e desenvolvimento da cidadania na âmbito social e da saúde. | 90 | ||
TOTAL | 778 | - | - |
Quadro 03
Informações do curso por regional e municípios referente a nº de turmas e alunos, concentração (carga horária e nº instrutores) e dispersão (carga horária e Nº docentes) e vagas deficiente.
REGIONAL DA BAIXADA CUIABANA | |||||||
Município CHAPADA DOS GUIMARÃES | Nº Turmas 02 | Total aluna 60 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 02 | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE PONTES E LACERDA | |||||||
Município PONTES E LACERDA | Nº Turmas 01 | Total alunos 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 05 | - |
REGIONAL DE Juína | |||||||
Município Juína | Nº Turmas 01 | Total alunos 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE RONDONÓPOLIS | |||||||
Município | Nº Turmas | Total alunos | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
CAMPO VERDE | 01 | 30 | 224 | 01 | 176 | 06 | - |
PRIMAVERA DO LESTE | 01 | 30 | 224 | 01 | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE | |||||||
Município CONFRESA | Nº Turmas 01 | Total alunos 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE CÁCERES | |||||||
Município SÃO JOSÉ DOS N MARCOS | Nº Turmas 01 | Total alunas 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 | - |
9.2 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS
Quadro 04
Informações do curso referente aos Módulos, carga horária, perfil profissional e nº de docentes por componente curricular
CONCENTRAÇÃO | |||
Módulos | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C. Curricular. |
I - Contextualizando o ACE no cenário da vigilância em Saúde | 60 | Profissional de nível superior com torração na área de saúde. | De acordo com o quadro 05, por componente curricular |
II - Fundamentos, ações e procedimentos dos Agentes de Combate ás Endemias que atuam na Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Básica de Saúde. | 104 | Profissional de nível superior com torração na área de saúde desenvolvendo atividades em Atenção Bélica. | |
III - Educação e Comunicação em Saúde | 60 | Profissional de nível superior com torração na érea de saúde. | |
TOTAL | 224 | - | - |
DISPERSÃO | |||
Módulo | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C. Curricular. |
I - Contextualizando o ACE no cenário da vigilância em Saúde. | 61 | Profissional de nível superior com formação na érea de saúde desenvolvendo atividades na Atenção Primária do respectivo município e que tenha sob sua responsabilidade os agentes de combate a endemias | De acordo com o quadro 05 por componente curricular |
II - Fundamentos, ações e procedimentos dos Agentes de Combate ás Endemias que atuam na Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Básica de Saúde. | 85 | ||
III - Educação e Comunicação em Saúde. | 30 | ||
TOTAL | 778 | - | - |
Quadro 05
Informações do curso por regional e municípios referente a nº de turmas e alunos, concentração (carga horária e nº instrutores) e dispersão (carga horária e Nº docentes) e vagas deficiente.
REGIONAL DE ALTA FLORESTA | |||||||
Município ALTA FLORESTA, APIACÁS, CARLINDA, NOVA BANDEIRANTES, NOVA MONTE VERDE, PARANAÍTA | Nº Turmas 01 | Nº aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE BARRA DO GARÇAS | |||||||
Município BARRA DO GARÇAS, ARAGUAINA, CAMPINÁPOLIS, GENERAL CARNEIRO, NOVO SÃO JOAQUIM, PONTAL DO ARAGUAIA, PONTE BRANCA, RIBEIRÃOZINHO, TORIXORÉO | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docentes por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 9 | 01 |
REGIONAL DE CÁCERES | |||||||
Município CÁCERES, ARAPUTANGA, CURVELÂNDIA GLORIA D'OESTE, INDIAVI, LAMBARI D'OESTE, MIRASSOL D'OESTE, PORTO ESPERIDIÃO, RESERVADO CABAÇAL, RIO BRINCO, SALTO DO CÉU, SÃO JOSE DOS QUATRO MARCOS | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº docente por Módulo | Carga Horária Total por Turma | Nº docentes/ turmas | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 12 | 01 |
REGIONAL DE COLÍDER | |||||||
Município COLÍDER, NOVA CANAÃ DO NORTE, NOVA GUARITA, MARCELÂNDIA, NOVA SANTA HELENA, ITAÚBA | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes/ turmas | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE JUARA | |||||||
Município NOVO HORIZONTE DO NORTE, PORTO DOS GAÚCHOS, TABAPORÃ | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes/ turmas | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 03 | - |
REGIONAL DE Juína | |||||||
Município Juína, ARIPUANÃ,CASTANHEIRA, COLNIZA, COTRIGUAÇU, JURUENA, BRASNORTE | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 07 | - |
REGIONAL DE PONTES E LACERDA | |||||||
Município PONTES E LACERDA, CAMPOS DE JÚLIO, COMODORO, CONQUISTA D'OESTE, FIGUEIRÓPOLIS D'OESTE, JAURU, NOVA LACERDA, RONDOLÂNDIA, VALE DE SÃO DOMINGOS | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 09 | 01 |
REGIONAL DE RONDONÓPOLIS | |||||||
Município RONDONÓPOLIS, ALTO ARAGUAIA, ALTO GARÇAS, ALTO TAQUARI, ARAGUAINHA, CAMPO VERDE, DOM AQUINO, GUIRATINGA, ITIQUIRA, JACTARA, JUSCIMEIRA, PARANATINGA, POXORÉU, PRIMAVERA DO LESTE, SANTO ANTÔNIO DO LESTE, SÃO JOSE DO POVO, SÃO PEDRO DA CIPA, TESOURO | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 18 | 02 |
REGIONAL DE SINOP | |||||||
Município FELIZ NATAL, NOVA UBIRATÃ, SANTA CARMEM, UNIÃO DO SUL,VERA, SANTA RITA DO TRIVELATO, TAPURAH, ITANHANGÁ | Nº Turmas 01 | Total alua 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 08 | 01 |
REGIONAL DE ÁGUA BOA | |||||||
Município BOM JESUS DO ARAGUAIA, CANARANA, COCALINHO, NOVA NAZARÉ, QUERÊNCIA RIBEIRÃO CASCALHEIRA | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 06 | 01 |
REGIONAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE | |||||||
Município PORTO ALEGRE DO NORTE, CONFRESA SANTA CRUZ DO XINGU, SANTA TEREZINHA, SÃO JOSE DO XINGU | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 05 | - |
REGIONAL DE Diamantina | |||||||
Município ALTO PARAGUAI, NOBRES, NORTELÂNDIA, NOVA MARINGÁ, ROSÁRIO OESTE, SÃO JOSE DO RIO CLARO | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE TANGARA DA SERRA | |||||||
Município ARENÁPOLIS, BARRA DO BUGRES, CAMPO NOVO DO PARECIS, DENISE, NOVA MARILANDIA. NOVA OLÍMPIA, PORTO ESTRELA, SANTO AFONSO,SAPEZAL | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 09 | 01 |
REGIONAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO | |||||||
Município PEIXOTO DE AZEVEDO, GUARANTÃ DO NORTE, NOVO MUNDO, TERRA NOVA DO NORTE | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | - | 176 | 04 | - |
REGIONAL DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA | |||||||
Município ALTO BOA VISTA, LUCIARA NOVO SANTO ANTÔNIO E SERRA NOVA DOURADA | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Turma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma/ município | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Turma | |||
224 | - | 176 | 04 | - |
9.3 APERFEIÇOAMENTO PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL
Quadro 06
Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil do Agente Comunitário de Saúde
Local de Realização | Componentes curriculares | Perfil profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes | Vagas Deficientes |
POCONÉ | A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde. | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 40 | 03 | 03 | - |
RONDONÓPOLIS | A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde. | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 40 | 13 | 09 | 1 |
Quadro 07
Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil-atuação dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde
Local de Realização | Componentes Curriculares | Perfil Profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes | Vagas Deficientes |
RONDONÓPOLIS | Teoria: A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Aux. e Técnico de Enfermagem na Atenção Primária a saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 108 | 06 | 01 | - |
Dispersão: acompanhamento de alunos nas unidades de saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária, que esteja atuando em PSF | 72 | 06 | 08 | 01 | |
POCONÉ | Teoria: A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Aux. e Técnico de Enfermagem na Atenção Primária a saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 108 | 01 | 01 | - |
Dispersão: acompanhamento de alunos nas unidades de saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária, que esteja atuando em PSF | 72 | 01 | 02 | - |
Quadro 08
Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil -atuação dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem na Maternidade
Local de Realização | Componentes Curriculares | Perfil Profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes/ turma | Vagas Deficientes |
CUIABÁ | Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 05 | 09 | 01 |
Área 3 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 05 | 70 | 01 | |
VÁRZEA GRANDE | Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 03 | 04 | - |
Área 3 -Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 03 | 04 | - | |
RONDONÓPOLIS | Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 03 | 07 | - |
Área 3 -Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 03 | 07 | - | |
POCONÉ | Área 1 - Refletindo sobre os aspectos epidemiológicos, ética e psicossociais da assistência materno-infantil. | Enfermeiro | 18 | 01 | 01 | - |
Área 2 -Desenvolvendo o processo do cuidar no tido gravídico-puerperal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 94 | 01 | 01 | - | |
Área 2 -Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 01 | 02 | - | |
Área 3 - Desenvolvendo o processo do cuidar na assistência neonatal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 40 | 01 | 01 | - | |
Área 3 -Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 01 | 02 | - |
Quadro 09
Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil-Atuação dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem na Unidade Intensiva Neonatal.
Local de Realização | Componentes Curriculares | Perfil Profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docente/ turma | Vagas Deficientes |
CUIABÁ | Estágio Supervisionado área 3: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 08 | 07 | 27 | 03 |
Estágio Supervisionado área 4 e 5: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 26 | 07 | 27 | 03 | |
RONDONÓPOLIS | Área - Introdutório | Enfermeiro | 64 | 01 | 01 | - |
Área 2 -Cuidados de enfermagem na monitorização do RN de risco em UTIN | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 28 | 01 | 01 | - | |
Área 3 - Problemas respira rios e oxigeno terapia do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 12 | 01 | 01 | - | |
Estágio Supervisionado área 3: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 08 | 01 | 02 | - | |
Área 4 -Terapia intravenosa em RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 20 | 01 | 01 | - | |
Área 5 - Alimentação e aleitamento materno do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 42 | 01 | 01 | - | |
Estágio Supervisionado área 4 e 5: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI - Neonatal | 26 | 01 | 02 | - |
Quadro 10
Informações Específicas sobre a Coordenação local
Local de Realização | Perfil Profissional | Carga Horária/ Mês | Nº de Docentes | Vagas Deficientes |
POCONÉ | Enfermeiro | 40 | 01 | - |
9.4 - CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Quadro 11
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - PONTES E LACERDA
COMPONENTE CURRICULAR | C. H | PERFIL | Nº docentes | Vagas Deficiente |
PLANEJAMENTO URBANO | 40 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 |
|
CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO | 60 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 |
|
ESGOTAMENTO SANITÁRIO E RESÍDUOS SÓLIDOS | 80 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 |
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO I | 100 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 02 |
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 300 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 02 |
|
COORDENADOR LOCAL | 40h/mês | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 12
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - COLÍDER
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | Nº docente | Vagas Deficiente |
I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 03 |
|
II - EXECUÇÃO DE AÇÕES E PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS | - Fundamenta do Direito Administrativo aplicados vigilância em saúde. | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde e Direito Sanitário | 01 |
|
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 03 |
| |
II - Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde (Engenheiro Sanitarista ou Civil) | 01 |
| |
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 03 |
| |
III - EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Módulo Único-Processo de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde | 90 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | t |
|
Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 03 |
|
Quadro 13
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - Diamantina
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | Nº docente | Vagas Deficiente |
I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 | |
II - EXECUÇÃO DE AÇÕES E PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS | - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde- Bacharel em Direto | 01 | |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde e Direito Sanitário | 01 | |||
I - Processo saúde/ doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados ás ações da Vigilância em Saúde. | - | - | - | ||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 03 | ||
III -- Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | - |
| - | ||
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 | ||
III - EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Módulo Único - Processo de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde | 90 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | I | |
Estagio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública Vigilância em Saúde | 01 |
Quadro 14
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - PEIXOTO DE AZEVEDO
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | Nº docente | Vagas Deficiente |
I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde elou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informações aplicada a Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da érea da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde elou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Módulo IV - Risco, vulnerabilidade, agravo e dana a saúde da população e do meio ambiente | 60 | Profissional de nível superior da érea da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde elou Geógrafo, com experiência em Geoprocessamento) | 01 |
| |
50 | 07 | ||||
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - EXECUÇÃO DE AÇÕES E PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS | Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde -Bacharel em Direito | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da érea da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde e Direto Sanitário | 01 | |||
I - Processo saúde/ doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados ás ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | 100 | Profissional de nível superior da érea da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da érea da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Nutricionista) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da érea da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Engenheiro Sanitarista ou Civil) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Módulo Único-Processo de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde | 90 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
Coordenador Local | 40 h/mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 15
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - ÁGUA BOA
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | Nº docente | Vagas Deficiente |
I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Módulo I - Contextualizado o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde e ou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados a Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde elou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - EXECUÇÃO DE AÇÕES E PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS | - Fundamentos do Direto Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde - Bacharel em Direito | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde e Direito Sanitário | 01 | |||
I - Processo saúde/ doença corta fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados as ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Módulo Único - Processo de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde | 90 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | I |
|
Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
Coordenador Local | 40h/mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 16
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - BARRA DO GARÇAS
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | Nº docente | Vagas Deficiente |
III - EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Módulo Único - Processo de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde | 90 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 17
Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - JUARA
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | Nº docente | Vagas Deficiente |
I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 |
| 01 |
| ||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercido profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde e ou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicada á Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde e/ou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - EXECUÇÃO DE AÇÕES E PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS | I - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados Vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Advogado) | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde, (Bacharel em Direto) | 01 |
| ||
II - Processo saúde/ doença curta fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltada ás ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| ||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
| ||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Módulo Único-Processo de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde | 90 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | I |
|
Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior de área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 04 |
|
9.5 CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Quadro 18
Informações Específicas sobre o curso de Analises Clínicas - TANGARÁ DA SERRA
Componente Curricular- Módulo I | C. H | Perfil do docente | Nº docente | Vaga Deficiente |
INFORMÁTICA BÁSICA | 40 | Analista de Sistema, Técnico de Informática. | 01 |
|
Componente Curricular-Módulo III | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
COLETA E MANIPULAÇÃO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS | 60 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
FUNDAMENTOS E PRATICAS EM PARASITOLOGIA | 100 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
FUNDAMENTOS E PRATICAS EM UROANÁLISE | 100 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
FUNDAMENTOS E PRATICAS EM BIOQUÍMICA | 120 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
FUNDAMENTOS E PRATICAS EM IMUNOLOGIA | 120 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
FUNDAMENTOS E PRATICAS EM HEMATOLOGIA | 120 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
FUNDAMENTOS E PRATICAS EM MICROBIOLOGIA | 80 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 (cadastro de vaga) | - |
ESTAGIO SUPERVISIONADO | 400 | Farmacêutico/Bioquímico | 04 | - |
9.6 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM SAÚDE DO IDOSO
Quadro 19
Informações Específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde do Idoso - CUIABÁ
Módulos | Nome | C. H | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
MODULO II | Metodologia cientifica | 40 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODULO III | Humanização e acolhimento a pessoa idosa | 60 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MÓDULO IV | Agravos da Terceira Idade | 100 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 02 | - |
9.7 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E NEONATAL
Quadro 20
Informações específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Unidade de Terapia Intensiva e Neonatal em RONDONÓPOLIS
Módulos | Especificação | Carga horária | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas deficientes |
COMPETÊNCIA I | Compreenderas políticas de saúde pública na perspective de melhoria da qualidade de saúde da população. | 40 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
COMPETÊNCIA II | Desenvolver elementos que orientem a produção de Trab. Conclusão de Curso | 40 | Profissional de Nível Superior com experiência em Metodologia Científica | 01 | - |
COMPETÊNCIA III | Compreender o processo de trabalho em UTI | 40 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI adulto | 01 | - |
COMPETÊNCIA IV | Desenvolver ações de proteção e medidas que amenizem riscos ao paciente | 60 | Enfermeiro ou Enfermeiro com experiência em Infecção Hospitalar | 01 | - |
COMPETÊNCIA V | Cuidar de pacientes/ clientes em estado greve, correlacionando os princípios de Enfermagem a ser aplicado para recuperar a saúde, prevenir agravos, complicações e sequelas no atendimento a esse cliente/ paciente. | 100 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI adulto | 01 | - |
COMPETÊNCIA VI | Cuidar do neonato em situação de risco, utilizando os princípios de Enfermagem a fim de proporcionar a manutenção da vida. | 80 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 01 | - |
COMPETÊNCIA VII | Estágio Supervisionado | 120 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 06 | - |
| Orientação para projeto de intervenção por aluno | - | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI ou Profissional de saúde (Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo) | 70 | 1 |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
COORDENADOR LOCAL | 40h/mês | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 7 |
Quadro 21
Informações específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Unidade de Terapia Intensiva e Neonatal em CÁCERES
Módulos | Especificação | Carga horária | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas deficientes |
COMPETÊNCIA I | Compreenderas políticas de saúde pública na perspective de melhoria da qualidade de saúde da população. | 40 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
COMPETÊNCIA II | Desenvolver elementos que orientem a produção de Trabalho de Conclusão de Curso | 40 | Profissional de Nível Superior com experiência em Metodologia Científica | 01 | - |
COMPETÊNCIA III | Compreender o processo de trabalho em UTI | 40 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI adulto | 01 | - |
COMPETÊNCIA IV | Desenvolver ações de proteção e medidas que amenizem riscos ao paciente | 60 | Enfermeiro ou Enfermeiro com experiência em Infecção hospitalar | 01 | - |
COMPETÊNCIA V | Cuidar de pacientes/ clientes em estado greve, correlacionando os princípios de Enfermagem a ser aplicado para recuperar a saúde, prevenir agravos, complicações e sequelas no atendimento a esse cliente/ paciente. | 100 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI adulto | 01 | - |
COMPETÊNCIA VI | Cuidar do neonato em situação de risco, utilizando os princípios de Enfermagem a fim de proporcionar a manutenção da vida. | 80 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 01 | - |
COMPETÊNCIA VII | Estágio Supervisionado | 120 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 06 | - |
Orientação para projeto de intervenção Por aluno | - | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI ou Profissional de saúde (Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo) | 09 | 01 | |
|
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
COORDENADOR LOCAL | 40h/mês | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 7 |
Quadro 22
Informações específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Unidade de Terapia Intensiva e Neonatal em CUIABÁ
Módulos | Especificação | Carga horária | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas deficientes |
COMPETÊNCIA I | Compreender as políticas de saúde pública na perspective de melhoria da qualidade de saúde da população. | 40 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
COMPETÊNCIA II | Desenvolver elementos que orientem a produção de Trabalho de Conclusão de Curso | 40 | Profissional de Nível Superior com experiência em Metodologia Científica | 01 | - |
COMPETÊNCIA III | Compreender o processo de trabalho em UTI | 40 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI adulto | 01 | - |
COMPETÊNCIA IV | Desenvolver ações de proteção e medidas que amenizem riscos ao paciente | 60 | Enfermeiro ou Enfermeiro com experiência em Infecção hospitalar | 01 | - |
COMPETÊNCIA V | Cuidar de pacientes/ clientes em estado grave, correlacionando os princípios de Enfermagem a ser aplicado pare recuperar a saúde, prevenir agravos, complicações e sequelas no atendimento a esse cliente/ paciente. | 100 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI adulto | 01 | - |
COMPETÊNCIA VI | Cuidar do neonato em situação de risco, utilizando os princípios de Enfermagem a fim de proporcionar a manutenção da vida. | 80 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI Neonatal | 01 | - |
COMPETÊNCIA VII | Estágio Supervisionado | 120 | Enfermeiro com especialização ou experiência UTI Neonatal | 06 | - |
| Orientação para projeto de intervenção Por aluno | 40 | Enfermeiro com especialização ou experiência em UTI ou Profissional de saúde (Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo) | 09 | 01 |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
COORDENADOR LOCAL | 40h/mês | Enfermeiro Com especialização o ou experiência em UTI Neonatal | 7 |
9.8 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA
Quadro 23
Informações específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde da Mulher e da Criança em - PEIXOTO DE AZEVEDO
Componentes Curriculares | Carga Horária total | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas deficientes |
ESTADO BRASILEIRO, POLÍTICAS DE SAÚDE E SOCIEDADE. | 40 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODELOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE | 60 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE | 50 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
PROMOÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL | 120 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 06 | - |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA | 68 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
METODOLOGIA CIENTIFICA | 72 | Profissional de Nível Superior com experiência em Metodologia Científica | 01 | - |
SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO ORIENTAÇÃO PARA PROJETO DE INTERVENÇÃO POR ALUNO | 70 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 10 | 01 |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
COORDENADOR LOCAL | 40h/mês | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 7 |
9.9 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Quadro 24
Informações específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde da Família em COLÍDER
Competências | C. H. | Perfil profissional | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Competência I - Compreenderas políticas de saúde pública como potência de melhora da qualidade de saúde da população. | 40h | Profissional de Nível Superior da área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 |
|
Competência II - Desenvolver elementos que orientem a produção de Trabalho de Conclusão de curso | 40h | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência III - Compreender a organização e o processo de trabalho na Estratégia da Saúde da Família | 60h | Profissional de Nível Superior de área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência lV - Realizar ações de observação, coleta de dados e registro das informações pertinentes aos cuidados de enfermagem, interagindo com a equipe, como usuário e com os seus familiares e aspados bioético da enfermagem | 40h | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência V - Desenvolver em equipe ações da saúde e prevenção de agravos, visando a melhoria da qualidade de vida da população | 90 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência VI - Desenvolver em equipe ações da saúde e prevenção de agravos, visando a melhoria da qualidade de vida da população. | 90 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência VII - Estágio Supervisionado | 120 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 05 | - |
Orientação para projeto de intervenção por aluno | - | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 09 | 01 |
9.10 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE EM CRACK E ÁLCOOL
Quadro 25
Informações específicas sobre o curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Saúde Mental com Ênfase em Crack e Álcool em BARRA DO GARÇAS
Competências | C. H. | Perfil profissional | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO BRASIL | 40 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
A REDE TERRITORIAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL | 40 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
BASES CONCEITUAIS E MODELOS DE REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA BASES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DA PSIQUIATRIA | 40 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE | 60 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 40 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E USO DE ÁLCOOL E CRACK URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM USO DE ÁLCOOL E CRACK | 60 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA, NA PERSPECTIVA DA INTERSETORIALIDADE | 40 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
PRATICAS SUPERVISIONADAS E OFICINA DE CASOS | 160 | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 05 | - |
ORIENTAÇÃO PARA PROJETO DE INTERVENÇÃO POR ALUNO | - | Profissional de Nível Superior de área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 10 | - |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
COORDENADOR LOCAL | 40h/mês | Profissional de Nível Superior da área da saúde, Com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 |
9.11 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE EM ÁLCOOL E CRACK PARA ATENÇÃO BÁSICA
Quadro 26
Informações específicas sobre o curso Aperfeiçoamento em Saúde Mental com ênfase em álcool e crack para Atenção Básica em SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA
Conteúdos a serem trabalhados | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
ABORDAGEM DO INDIVIDUO, DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE COM PROBLEMAS MENTAIS, NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE; PROT000LO DE CUIDADO A SAÚDE E ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO. | 50 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde mental | 02 | - |
9.12 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PÓS-TÉCNICO EM SAÚDE DO IDOSO PARA EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Quadro 27
Informações específicas sobre o curso de Aperfeiçoamento Pós-técnico em Saúde do Idoso em JUARA
MODULO - I | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Competência - I Desenvolver ações que busquem a proteção social e promoção da saúde, a prevenção e o monitoramento das situações que oferecem risco a saúde da pessoa idosa com dependência, visando a melhoria de sua qualidade de vida. | 50 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 01 | - |
Competência - II Desenvolver ações que estimulem o processo de interação e comunicação entre o idoso, seis familiares e a comunidade. | 20 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência - III Prestar cuidados ao idoso e agir com prontidão e presteza em situações imprevistas, articulando os recursos pare o seu pronto atendimento. | 30 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODULO II Prática em Ambientes Terapêuticos | 60 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 05 | - |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
COORDENADOR LOCAL | 40h /mês | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 7 |
9.13 APERFEIÇOAMENTO PÓS-TÉCNICO EM SAÚDE DO IDOSO PARA EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Quadro 28
Informações específicas sobre o curso de Aperfeiçoamento Pós-técnico em Saúde do Idoso em CÁCERES
MODULO - I | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Competência - I Desenvolver ações que busquem a proteção social e promoção da saúde, a prevenção e o monitoramento das situações que oferecem risco a saúde da pessoa idosa com dependência, visando a melhoria de sua qualidade de vida. | 50 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 01 | - |
Competência - II Desenvolver ações que estimulem o processo de interação e comunicação entre o idoso, seis familiares e a comunidade. | 20 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência - III Prestar cuidados ao idoso e agir com prontidão e presteza em situações imprevistas, articulando os recursos pare o seu pronto atendimento. | 30 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODULO II Prática em Ambientes Terapêuticos | 60 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 05 | - |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
Coordenador Local | 40 h/mês | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 7 |
Quadro 29
Informações específicas sobre o curso Aperfeiçoamento Pós-técnico em Saúde do Idoso em Diamantina
MODULO - I | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Competência - I Desenvolver ações que busquem a proteção social e promoção da saúde, a prevenção e o monitoramento das situações que oferecem risco a saúde da pessoa idosa com dependência, visando a melhoria de sua qualidade de vida. | 50 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 01 | - |
Competência - II Desenvolver ações que estimulem o processo de interação e comunicação entre o idoso, seis familiares e a comunidade. | 20 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência - III Prestar cuidados ao idoso e agir com prontidão e presteza em situações imprevistas, articulando os recursos pare o seu pronto atendimento. | 30 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODULO II Prática em Ambientes Terapêuticos | 60 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 05 | - |
Especificação | Carga horária | Perfil | N Coord. |
Coordenador Local | 40 h/mês | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 7 |
Quadro 30
Informações específicas sobre o curso Aperfeiçoamento Pós-técnico em Saúde do Idoso em BAIXADA CUIABANA
MODULO - I | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Competência - I Desenvolver ações que busquem a proteção social e promoção da saúde, a prevenção e o monitoramento das situações que oferecem risco a saúde da pessoa idosa com dependência, visando a melhoria de sua qualidade de vida. | 50 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 01 | - |
Competência - II Desenvolver ações que estimulem o processo de interação e comunicação entre o idoso, seis familiares e a comunidade. | 20 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência - III Prestar cuidados ao idoso e agir com prontidão e presteza em situações imprevistas, articulando os recursos pare o seu pronto atendimento. | 30 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODULO II Prática em Ambientes Terapêuticos | 60 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 05 | - |
Especificação | Carga horária | Perfil | N Coord. |
Coordenador Local | 40h/mês | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 7 |
Quadro 31
Informações específicas sobre o curso Aperfeiçoamento Pós-técnico em Saúde do Idoso em BARRA DO GARÇAS
MODULO - I | C. H. | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Competência - I Desenvolver ações que busquem a proteção social e promoção da saúde, a prevenção e o monitoramento das situações que oferecem risco a saúde da pessoa idosa com dependência, visando a melhoria de sua qualidade de vida. | 50 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 01 | - |
Competência - II Desenvolver ações que estimulem o processo de interação e comunicação entre o idoso, seis familiares e a comunidade. | 20 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
Competência - III Prestar cuidados ao idoso e agir com prontidão e presteza em situações imprevistas, articulando os recursos pare o seu pronto atendimento. | 30 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 | - |
MODULO II Prática em Ambientes Terapêuticos | 60 | Profissional enfermeiro com experiência em cuidada com idosos | 05 | - |
Especificação | Carga horária | Perfil | Nº Coord. |
Coordenador Local | 40h/mês | Profissional de Nível Superior da arca da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 1 |
9.14 CURSO CAPACITAÇÃO ANTROPOLÓGICA PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS REFERÊNCIAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E DISTRITAIS DE SAÚDE.
Quadro 32
Informações específicas sobre o curso Capacitação antropológica para profissionais que atuam nas referências municipais, estaduais e distritais de saúde em COLÍDER
Conteúdos a serem trabalhados | Carga horária | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
INTRODUÇÃO AOS PRINCIPAIS CONCEITOS DA ANTROPOLOGIA: CULTURA, ÍNDIO, ETNOCENTRISMO, EVOLUCIONISMO, PRIMITIVO, RELATIVIZAÇÃO, ETC. | 40 | Profissional antropólogo com experi8noia na área da saúde indígena | 01 | - |
MEDICINA INDÍGENA AS ANTROPOLOGIAS MÉDICAS DA DOENÇA E DA SAÚDE | ||||
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INDÍGENA | ||||
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS POVOS INDÍGENAS DO MATO GROSSO |
10. Das Disposições Finais
- A aprovação no presente Processo Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito ao exercício da docência e/ou Coordenação Local ficando a concretização desse ato condicionada ao exclusivo interesse, oportunidade e conveniência da Secretaria Estadual de Saúde/Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
- O pagamento de hora aula e/ou hora atividade não será incorporado ao subsídio, proventos ou pensões, nem servirá de base de cálculo de qualquer outra vantagem.- É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, avisos, comunicados e outras informações pertinentes ao Processo Seletivo, os quais serão divulgados pelo site da escola: www.saude.mt.gov.br/escola, pública dos na imprensa oficial e afixados nos murais da Escola de Saúde Pública.
- Verificado, a qualquer tempo, que o candidato não atende a qualquer dos requisitos estabelecidos neste Edital, o candidato será eliminado do Processo Seletivo Externo.- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída para esse fim pelo Secretario de Estado de Saúde de Mato Grosso.
Cuiabá, 20 de maio de 2014.(original assinado)
JORGE ARAUJO LAFETÁ NETO
Secretário de Estado de Saúde
(original assinado)
MARTA MACIEL METELLO MANSUR BUNLAI
Diretora da Escola de Saúde Pública