A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, instituída pela Lei Complementar nº 161/2004, estruturada conforme Decreto nº 1.855 de 12/07/2013 e mantida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso torna público o presente Edital de abertura das inscrições para Seleção Externa de Docentes e Coordenadores locais para atender os Cursos de Formação Profissional Técnica, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Pós Técnico a serem realizados em 2013/2015, conforme estabelecido neste edital.
1. Das Disposições Preliminares:
- A seleção externa para docentes, objeto do presente edital, tem fulcro na Lei Complementar nº 161/2004, no Decreto 914/2007 e Lei nº 8.151 de 08 de julho de 2004.
- Este edital tem como finalidade selecionar profissionais, para desenvolver atividades de docência e coordenação local, por prazo determinado, nos Cursos/Componentes curriculares dispostos no Quadro 01 e no item 09 com seus subitens - Quadros: 2 a18.
Quadro 1- Dos cursos, turmas, locais e previsão de realização:
Cursos | Nº de Turmas | Local de Realização | Previsão de Realização |
Qualificação em Agente Comunitário de Saúde | 01 | Campo Novo do Parecis | 2013/2014 |
01 | Guarantã do Norte | ||
01 | Chapada dos Guimarães | ||
02 | Nossa Senhora do Livramento | ||
01 | Pontes e Lacerda | ||
01 | Juina | ||
01 | Campo Verde/Dom Aquino/Jaciara/Juscimeira/ São Pedro da Cipa | ||
01 | Paranatinga/ Poxoréo/ Santo Antônio do Leste | ||
Qualificação em Agentes de Combate a Endemias | 15 | Alta Floresta/ Barra do Garças/ Cáceres/ Colíder/ Juara/ Juina/ Pontes e Lacerda/ Rondonópolis/ Sinop/ Água Boa/ Porto Alegre do Norte/ Diamantino/ Tangará da Serra/ Peixoto de Azevedo/ São Félix do Araguaia. | 2013/2014 |
Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil: Atuação do agente comunitário de saúde | 24 | Cuiabá | 2013/2014 |
06 | Várzea Grande | ||
03 | Poconé | ||
13 | Rondonópolis | ||
Aperfeiçoamento para Redução da mortalidade Infantil: Atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde | 08 | Cuiabá | 2013/2014 |
02 | Várzea Grande | ||
01 | Poconé | ||
06 | Rondonópolis | ||
Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil: Atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem na Maternidade | 05 | Cuiabá | 2013/2014 |
03 | Várzea Grande | ||
01 | Poconé | ||
03 | Rondonópolis | ||
Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil: Atuação dos auxiliares e técnicos de enfermagem na UTI Neonatal | 07 | Cuiabá | 2013/2014 |
02 | Várzea Grande | ||
01 | Rondonópolis | ||
Técnico em Vigilância em Saúde | 06 | Pontes e Lacerda/ Colíder/ Diamantino/ Peixoto de Azevedo/ Água Boa/ Barra do Garças , Juara | 2013/2015 |
Técnico em Análises Clínicas | 01 | Tangará da Serra | 2013/2015 |
Pós técnico em Saúde do Idoso | 01 | Cuiabá | 2013/2014 |
2. Das Inscrições
Dar-se-á no período de 02/12/2013 a 13/12/2013 mediante a entrega dos documentos necessários, estabelecidos no item 2.1 As inscrições poderão ser feitas pessoalmente nos horários das 08:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Documentação e Registro Escolar da ESPMT ou ser enviadas pelas agências dos Correios em envelope devidamente lacrado
Será considerada a data de postagem ou entrega, sendo que o prazo final será o último dia estabelecido para inscrição. Para entrega e envio o candidato deverá redigir no envelope na parte do destinatário: Inscrição para Seleção Externa de Docentes referente ao Edital nº 05/2013 - Cursos de Formação Profissional Técnica, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Pós Técnico endereçá-lo à: Escola de Saúde Pública de Mato Grosso - Gerência de Documentação e Registro Escolar. Av. Adauto Botelho Nº 552 Coxipó - Sul, CEP 78085-200 - Cuiabá - MT. Fone/Fax: (065) 3613-2233.
- Os candidatos poderão se inscrever para mais de um componente curricular, na concentração
2.1 Documentos necessários à Inscrição
a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada (Anexo I - A, B, C, D);
b) Currículum Vitae resumido e assinado, com comprovação de documentos e experiências de trabalho (Anexo II);
c) Cópia de documentos de identificação pessoal: RG, CPF e do Conselho de Classe;
d) Cópia dos principais títulos: diploma de graduação, certificados de especialização, mestrado e/ou doutorado;
e) Declaração do candidato informando o horário e período disponível para ministrar as aulas nos cursos propostos (Anexo III);
f) Documento da chefia imediata, com timbre da instituição,dando ciência da liberação do servidor para ministrar as aulas nos cursos de formação profissional, sem prejuízo das suas atividades, conforme modelo (Anexo IV);
g) Declaração da Secretaria Municipal de Saúde comprovando tempo de atuação na Atenção Primária, conforme modelo quando for o caso (Anexo V).
2.2 Do indeferimento da inscrição
- Serão indeferidas as inscrições dos candidatos que não apresentarem as documentações em conformidade com o item 2.1 do presente edital, não cabendo recursos. As documentações referentes ao processo de inscrição que forem indeferidas ou desclassificadas poderão ser retiradas no local em que efetuou a inscrição após 15 dias, a contar do resultado final.
2.3 Da Gratuidade das Inscrições
- As inscrições para o presente Processo Seletivo será gratuita.
3. Da Seleção
- O Secretário de Estado de Saúde nomeará, por meio de Portaria, a Comissão do Processo Seletivo que se responsabilizará pela seleção dos candidatos. Esta comissão será constituída por servidores da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT).
- A seleção dar-se-á por município e componente curricular, conforme o item 9 das vagas ofertadas e descritas nos subitem 9.1 quadros: 2 e 03; subitem 9.2, quadros: 04 e 05, subitem 9.3, quadros 06, 07, 08, 09 e 10, subitem 9.4, quadros 11, 12, 13, 14, 15, 16, subitem 9.5, quadro 17, subitem 9.6, quadros 18, deste edital mediante análise do currículo devidamente comprovado onde serão considerados os seguintes critérios:
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO | PONTUAÇÃO |
Possuir Capacitação Pedagógica na Metodologia da Problematização | 3,0 |
Experiência comprovada em docência no Módulo/Componente Curricular - Teórico/Prático | 1,5 |
Experiência comprovada em docência no Módulo/Componente Curricular - Estágio | 1,5 |
Experiência em docência na Escola de Saúde Pública | 1,5 |
Experiência comprovada em docência na área da saúde | 1,5 |
Possuir cursos na área de didática | 1,0 |
- A entrega da documentação pelo candidato implicará na ciência e aceitação expressa das normas para o Processo Seletivo contido neste Edital e nos demais documentos referente ao mesmo.
- A divulgação dos candidatos aprovados será por classificação segundo os critérios acima.
- Os casos de empate a que venham ocorrer na classificação dos candidatos serão resolvidos pela Comissão Geral do Processo Seletivo docentes seguindo os critérios:
- Maior idade.
- Maior tempo na atividade docente devidamente comprovado.
- A ESPMT reserva-se ao direito de ampliar o quantitativo de docentes e/ou de substituí-los seguindo a ordem de classificação da seleção, quando os mesmos desistirem e/ou não se adequarem ao que está proposto no Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno da ESPMT.
- O candidato selecionado deverá participar de Oficina Pedagógica oferecida pela ESPMT.
3.1 Das Vagas Destinadas a Pessoas com Deficiência
- Em cumprimento ao disposto no art.37, inciso VIII, da Constituição Federal, pelo disposto no Decreto Federal nº 3.298/1999, Lei Complementar 04/90, e nos termos da Lei nº 114 de 25 de novembro de 2002, ficam reservadas no mínimo de 10% das vagas oferecidas, às pessoas com deficiência, aquelas que se enquadram nas categorias descriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº. 3.298/1999.
- Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem anterior resulte em número fracionário superior a 0,7 (sete décimos),este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente, nos termos do § 2 º do art. 21 da Lei Complementar Estadual nº 114/2002.
- Somente haverá reserva imediata de vagas para os candidatos com deficiência no perfil profissional com número de vagas superior a 07 (sete).
- Para concorrer ao Processo Seletivo, reservado às pessoas com deficiência, o candidato deverá, no ato da entrega dos currículos, declarar a deficiência de que é portador, observando se as exigências das atividades relativas à categoria do Processo Seletivo a que concorre são compatíveis com a deficiência de que é portador.
- O candidato com deficiência que, no ato da apresentação do currículo não declarar esta condição, não poderá pleitear posteriormente em favor de sua situação, não podendo ser considerado pessoa com deficiência.
- Caso não haja a inscrição de candidatos que se declarem pessoas com deficiência, ou que não estiverem dentro dos requisitos necessários, as vagas reservadas a eles serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância da ordem classificatória.
3.2 Data e Local da Divulgação do Resultado da Seleção
- O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 20/12/2013, à partir das 14:00h, no endereço eletrônico: www.saude.mt.gov.br/escola e nos murais da Escola de Saúde Pública
3.3 Dos Recursos Serão admitidos recursos em documentos direcionados à "Comissão do Processo Seletivo - Edital de Seleção Externa nº 05/2013 - Cursos de Formação Profissional Técnica, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Pós Técnico - RECURSO", no prazo de 02(dois) dias úteis, contados a partir da divulgação do Resultado Final. Os recursos serão recebidos no setor de protocolo da Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso, situada na Av. Adauto Botelho nº 552, Coxipó - Sul, CEP: 78085-200; Cuiabá/MT. Podendo ser enviados pelas agências dos correios por SEDEX, seguindo o prazo estabelecido, onde verificará a data de postagem. Não serão aceitos recursos enviados por correio eletrônico.
3.4 - Do Resultado definitivo
- O resultado definitivo da seleção será divulgado no dia 30/12/2013, à partir das 14:00h, no Diário Oficial do Estado, no endereço eletrônico: www.saude.mt.gov.br/escola e nos murais da Escola de Saúde Pública
4. Do Regime de Trabalho
- O docente selecionado deverá ter disponibilidade para ministrar a carga horária requisitada pelo(s) componente(s) curricular(es) pleiteado(s).
- Constitui atribuições dos docentes selecionados, o desenvolvimento das seguintes atividades: ministrar aulas teóricas e/ou estágio supervisionado/ dispersão; diagnostico prévio da turma; conhecimento e compreensão do plano de curso; conhecimento e compreensão dos propósitos específicos ao componente curricular; planejamento das aulas; elaboração de materiais didáticos; correções das avaliações; participação em reuniões pedagógicas; elaboração do planejamento de recuperações; recuperações processuais; registros de freqüência dos alunos com preenchimento e entrega de diários de classe no prazo determinado.
- O Coordenador local selecionado deverá ter disponibilidade para acompanhar as turmas no referido município onde se candidatou para coordenar o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil.
- Constituem atribuições do coordenador local selecionado as seguintes atividades: Acompanhar in loco a execução do curso, nos momentos de teoria, dispersão e estágio supervisionado, solucionando as questões administrativas para o desenvolvimento efetivo do curso; Conhecimento e compreensão do plano de curso e dos componentes curriculares; Reuniões com os docentes selecionados para organização e acompanhamento do processo pedagógico desenvolvido, orientando-o no que for necessário;
Participação em Reuniões pedagógicas; Receber e analisar os diários de classe dos docentes e as avaliações dos alunos enviando-os a Coordenação de Formação Técnica da ESPMT; Receber e acompanhar a equipe de supervisão pedagógica da ESPMT, propiciando condições e informações necessárias para a mesma; Comunicar à Coordenação de Formação Técnica da ESPMT as possíveis anormalidades e dificuldades surgidas.
5. Dos Turnos de Trabalho
5.1. Do Curso de Qualificação Profissional
- Teoria:período diurno/integral: das 7:00h às 11:00h e 13:00h às 17:00h.
- Dispersão: período matutino ou vespertino (aproximadamente 3 horas/dia, conforme cronograma)
5.2. Do Curso de Aperfeiçoamento
- Teórico/Prático período diurno - das 07:00h às 11:00h ou das 13:00h às 18:00h ou período noturno- das 17:00h às 21:00h
- Estágio supervisionado:das 07:00h às 12:00h; das 13:00h às 18:00h ou 17:00h às 22:00h.
- Dispersão:das 07:00h às 11:00h; das 13:00h às 17:00h
5.3. Do Curso de Formação Profissional Técnica
- Cursos realizados na modalidade Modular (são considerados Modulares os cursos realizados pelo período de oito dias durante o mês - de sábado à sábado, em turno integral):
- Horários das Aulas Teóricas: das 07:00 as 11:00 h e 13:00 as 17:00 h
5.4. Do Curso de Pós Técnico
- Teórico/Prático período diurno - das 07:00h às 11:00h ou das 13:00h às 18:00h ou período noturno- das 17:00h às 21:00h
- Estágio supervisionado:das 07:00h às 12:00h; das 13:00h às 18:00h ou 17:00h às 22:00h.
6. Do Pagamento
- Os docentes selecionados receberão os seus pagamentos pelos componentes curriculares sendo os respectivos valores estipulados na Lei Nº 8.151, de 08/07/2004, conforme artigo 6º.
- Os coordenadores locais selecionados receberão os seus pagamentos equivalentes à 40 horas mensais sendo os respectivos valores estipulados na Lei Nº 8.151, de 08/07/2004, conforme capítulo V.
- O recebimento de hora-aula dos docentes, está condicionado à entrega do(s) Diário(s) de Classe devidamente preenchido(s) e assinado(s).
Neste edital, corresponde:
Dos Cursos de Qualificação Profissional em Agente Comunitário de Saúde
- Concentração (aulas teóricas/práticas): R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula;
- Dispersão: R$ 1,00 por aluno por hora/aula ministrada.
Dos Cursos de Qualificação Profissional em Agente de Combate a Endemias
- Concentração (aulas teóricas/práticas): R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula;
- Dispersão: R$ 1,00 por aluno por hora/aula ministrada.
Dos Cursos de Aperfeiçoamento para Redução da Mortalidade Infantil
- Aulas teóricas/práticas e estágio supervisionado: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula
- Dispersão: R$ 2,00 (dois reais) por aluno acompanhado x carga horária realizada
- Coordenação Local: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula num total de 40 horas/mês
Cursos de Formação Profissional Técnica:
- Aulas teóricas (concentração): R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula;
- Estágio Supervisionado: R$ 25,00 (vinte e cinco reais) a hora/aula.
- Coordenação local: 40 horas-aula/mês (40h x R$ 25,00 = R$ 1.000,00).
Cursos de Pós Técnico de Nível Médio:
- Aulas teóricas: R$ 30,00 (trinta reais) a hora/aula;
- Estágio Supervisionado: R$ 30,00 (trinta reais) a hora/aula;
- Orientação dos Projetos de Intervenção e/ou TCC: R$ 400,00 (quatrocentos reais) por trabalho concluído.
- A remuneração do trabalho em docência será feita por hora-aula, podendo o docente ministrar um ou mais componentes curriculares, desde que não prejudique as suas atividades profissionais.
- Da Dotação Orçamentária:
- PTA/SES 2013 - Projeto 4296 - Fonte 112
- Medida 07/Tarefa 01 e 03. Medida 08/Tarefa 02 Medida 09/Tarefa 02
- Medida 12/Tarefa 01
- Medida 09/Tarefa 01
8. Das Vedações:
- Fica vedada a participação nesse processo seletivo dos membros da Comissão da Seleção e servidores estaduais, conforme Lei 8.151/2004
9. Das Vagas Ofertadas
9.1. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Quadro 02 - Informações do curso referente ao componente curricular, carga horária e perfil profissional
CONCENTRAÇÃO | |||
Componentes curriculares | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C. Curricular. |
I - Integração entre equipes de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde. | 112 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde. | De acordo com o quadro 03, por componente curricular |
II - Planejamento e avaliação das ações de saúde no âmbito da adscrição da Unidade Básica de Saúde. | 72 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde desenvolvendo atividades em Atenção Primária. | |
III - Promoção social, proteção e desenvolvimento da cidadania no âmbito social e da saúde. | 40 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde. | |
TOTAL | 224 | - | - |
DISPERSÃO |
Quadro 03 - Informações do curso por regional e municípios referente a nº de turmas e alunos, concentração (carga horária e nº instrutores) e dispersão (carga horária e nº docentes) e vagas deficiente.
REGIONAL DE TANGARÁ DA SERRA | |||||||
Município Campo Novo do Parecis | Nº Turmas 01 | Total aluno 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma/município | Nº docentes por Componente curricular | Carga Horária Total por Tuma/ município | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 | - | |||
REGIONAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO | |||||||
Município Guarani do Norte | Nº Turmas 01 | Total aluno 40 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por componente curricular | Carga Horária Total por Tuma/ município | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 1 | 176 | 07 | - | |||
REGIONAL DA BAIXADA CUIABANA | |||||||
Município Chapada dos Guimarães | Nº Turmas 02 | Total aluno 60 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por Componente curricular | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 03 | - | |||
Nossa Senhora do Livramento | 01 | 30 | 224 | 01 | 176 | 06 | - |
REGIONAL DE PONTES E LACERDA | |||||||
Município Pontes e Lacerda | Nº Turmas 01 | Total alunos 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por Componente curricular | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
- | - | 176 | 05 | - | |||
REGIONAL DE JUINA | |||||||
Município Juina | Nº Turmas 01 | Total alunos 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por Componente curricular | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
- | - | 176 | 06 | - | |||
REGIONAL DE RONDONÓPOLIS | |||||||
Municípios Campo Verde/ Dom Aquino Jaciara/ Juscimeira São Pedro da Cipa | Nº Turmas 01 | Total alunos 30 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por Componente curricular | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 |
| |||
Paranatinga/ Poxoréo/ Santo Antônio do Leste | 01 | 30 | 224 | 01 | 176 | 06 |
|
9.2. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS Quadro 04 - Informações do curso referente aos Módulos, carga horária, perfil profissional e nº de docentes por componente curricular.
CONCENTRAÇÃO | |||
Módulos | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C. Curricular. |
I - Contextualizando o ACE no cenário da vigilância em Saúde | 60 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde. | De acordo com o quadro 05, por componente curricular |
II - Fundamentos, ações e procedimentos dos Agentes de Combate às Endemias que atuam na Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Básica de Saúde. | 104 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde desenvolvendo atividades em Atenção Básica. | |
III - Educação e Comunicação em Saúde | 60 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde. | |
TOTAL | 224 | - | - |
DISPERSÃO | |||
Módulo | Carga Horária | Perfil profissional | Nº de Docentes por C. Curricular. |
I - Contextualizando o ACE no cenário da vigilância em Saúde. | 61 | Profissional de nível superior com formação na área de saúde desenvolvendo atividades na Atenção Primária do respectivo município e que tenha sob sua responsabilidade os agentes de combate a endemias | De acordo com o quadro 05 por componente curricular |
II - Fundamentos, ações e procedimentos dos Agentes de Combate às Endemias que atuam na Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Básica de Saúde. | 85 | ||
III - Educação e Comunicação em Saúde. | 30 | ||
TOTAL | 176 | - | - |
Quadro 05 - Informações do curso por regional e municípios referente a nº de turmas e alunos, concentração (carga horária e nº instrutores) e dispersão (carga horária e nº docentes) e vagas deficiente.
REGIONAL DE ALTA FLORESTA | |||||||
Município Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta | Nº Turmas 01 | Nº aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por Módulo | Carga Horária Total por Tuma/ município | Nº docentes/ turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 | - | |||
REGIONAL DE BARRA DO GARÇAS | |||||||
Município Barra do Garças, Araguaiana, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréo | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes por Módulo | Carga Horária Total por Tuma/ município | Nº Docentes turma | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 10 | 01 | |||
REGIONAL DE CÁCERES | |||||||
Município Cáceres, Araputanga, Curvelândia, Glória d'Oeste, Indiavai, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº docente por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 12 | 01 | |||
REGIONAL DE COLÍDER | |||||||
Município Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Marcelândia, Nova Santa Helena, Itaúba | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma/município | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 06 | - | |||
REGIONAL DE JUARA | |||||||
Município Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporâ | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 04 | - | |||
REGIONAL DE JUÍNA | |||||||
Município Juína, Aripuanâ, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Brasnorte, | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 07 | - | |||
REGIONAL DE PONTES E LACERDA | |||||||
Município Pontes e Lacerda, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista d'Oeste, Figueirópolis d'Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 10 | 01 | |||
REGIONAL DE RONDONÓPOLIS | |||||||
Município Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 19 | 02 | |||
REGIONAL DE SINOP | |||||||
Município Sinop, Claudia, Feliz Natal , Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, Unjo do Sul, Vera, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte | Nº Turmas 01 | Total aluno 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | ||||||
224 01 | 176 14 01 | ||||||
REGIONAL DE ÁGUA BOA | |||||||
Município Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Canarana, Cocalinho, Nova Nazaré, Gaucha do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 08 | 01 | |||
REGIONAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE | |||||||
Município Porto Alegre do Norte, Cana Brava do Norte, Confresa, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu, Vila Rica | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 07 | - | |||
REGIONAL DE DIAMANTINO | |||||||
Município Diamantino, Alto Paraguai, Nobres, Nortelandia, Nova Maringá, Rosário Oeste, São José do Rio Claro | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 07 | - | |||
REGIONAL DE TANGARÁ DA SERRA | |||||||
Município Tangará da Serra, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 10 | 01 | |||
REGIONAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO | |||||||
Município Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Terra Nova do Norte | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº docentes | Vagas Deficiente | |||
224 | 01 | 176 | 05 | - | |||
REGIONAL DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA | |||||||
Município São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio e Serra Nova Dourada | Nº Turmas 01 | Total alunos 35 | CONCENTRAÇÃO | DISPERSÃO | |||
Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | Nº Instrutores por Módulo | Carga Horária Total por Tuma | |||
224 | 01 | 176 | 05 | - |
9.3. APERFEIÇOAMENTO PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL Quadro 06 - Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil do Agente Comunitário de Saúde.
Local de Realização | Componentes curriculares | Perfil profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes | Vagas Deficientes |
Cuiabá | A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde. | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 40 | 24 | 22 | 2 |
Várzea Grande | A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde. | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 40 | 06 | 06 | - |
Poconé | A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde. | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 40 | 03 | 03 | - |
Rondonópolis | A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde. | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 40 | 13 | 12 | 1 |
Quadro 7 - Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil-atuação dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
Local de Realização | Componentes Curriculares | Perfil Profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes | Vagas Deficientes |
Cuiabá | Teoria: A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Aux. e Técnico de Enfermagem na Atenção Primária a saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 108 | 08 | 07 | 01 |
Dispersão: acompanhamento de alunos nas unidades de saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária, que esteja atuando em PSF | 72 | 08 | 10 | 01 | |
Várzea Grande | Teoria: A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Aux. eTécnico de Enfermagem na Atenção Primária a saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 108 | 02 | 02 | - |
Dispersão: acompanhamento de alunos nas unidades de saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária, que esteja atuando em PSF | 72 | 02 | 06 | - | |
Rondonópolis | Teoria: A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Aux. e Técnico de Enfermagem na Atenção Primária a saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 108 | 06 | 06 | - |
Dispersão: acompanhamento de alunos nas unidades de saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária, que esteja atuando em PSF | 72 | 06 | 13 | 01 | |
Poconé | Teoria: A prevenção da morte materna e neonatal: atuação do Aux. e Técnico de Enfermagem na Atenção Primária a saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária | 108 | 01 | 01 | - |
Dispersão: acompanhamento de alunos nas unidades de saúde | Enfermeiro com experiência em Atenção Primária, que esteja atuando em PSF | 72 | 01 | 02 | - |
Quadro 8 - Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil -atuação dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem na Maternidade.
Local de Realização | Componentes Curriculares | Perfil Profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes/ turma | Vagas Deficientes |
Cuiabá | Área 1 - Refletindo sobre os aspectos epidemiológicos, éticos e psicossociais da assistência materno-infantil. | Enfermeiro | 18 | 05 | 05 | - |
Área 2 - Desenvolvendo o processo do cuidar no ciclo gravídico-puerperal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 94 | 05 | 05 | - | |
Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 05 | 18 | 02 | |
Área 3 - Desenvolvendo o processo do cuidar na assistência neonatal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 40 | 05 | 05 | - | |
Área 3 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 05 | 18 | 02 | |
Várzea Grande | Área 1 - Refletindo sobre os aspectos epidemiológicos, éticos e psicossociais da assistência materno-infantil. | Enfermeiro | 18 | 03 | 03 | - |
Área 2 - Desenvolvendo o processo do cuidar no ciclo gravídico-puerperal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 94 | 03 | 03 | - | |
Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 03 | 09 | 01 | |
Área 3 - Desenvolvendo o processo do cuidar na assistência neonatal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 40 | 03 | 03 | - | |
Área 3 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 03 | 09 | 01 | |
Rondonópolis | Área 1 - Refletindo sobre os aspectos epidemiológicos, éticos e psicossociais da assistência materno-infantil. | Enfermeiro | 18 | 03 | 03 | - |
Área 2 - Desenvolvendo o processo do cuidar no ciclo gravídico-puerperal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 94 | 03 | 03 | - | |
Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 03 | 09 | 01 | |
Área 3 - Desenvolvendo o processo do cuidar na assistência neonatal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 40 | 03 | 03 | - | |
Área 3 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 03 | 09 | 01 | |
Poconé | Área 1 - Refletindo sobre os aspectos epidemiológicos, éticos e psicossociais da assistência materno-infantil. | Enfermeiro | 18 | 01 | 01 | - |
Área 2 - Desenvolvendo o processo do cuidar no ciclo gravídico-puerperal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 94 | 01 | 01 | - | |
Área 2 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 30 | 01 | 02 | - | |
Área 3 - Desenvolvendo o processo do cuidar na assistência neonatal. | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 40 | 01 | 01 | - | |
Área 3 - Estágio Supervisionado | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em Materno Infantil | 18 | 01 | 02 | - |
Quadro 9 - Informações Específicas sobre o Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Infantil-Atuação dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem na Unidade Intensiva Neonatal.
Local de Realização | Componentes Curriculares | Perfil Profissional | Carga Horária | Nº de turmas | Nº de Docentes/ turma | Vagas Deficientes |
Cuiabá | Área 1 - Introdutório | Enfermeiro | 64 | 07 | 07 | - |
Área 2 - Cuidados de enfermagem na monitorização do RN de risco em UTIN | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 28 | 07 | 07 | - | |
ÁREA 3 - Problemas respiratórios e oxigeno terapia do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 12 | 07 | 07 | - | |
Estágio Supervisionado área 3: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 08 | 07 | 34 | 03 | |
ÁREA 4 - Terapia intravenosa em RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 20 | 07 | 07 | - | |
ÁREA 5 - Alimentação e aleitamento materno do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 42 | 07 | 07 | - | |
Estágio Supervisionado área 4 e 5: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 26 | 07 | 34 | 03 | |
Várzea Grande | Área 1 - Introdutório | Enfermeiro | 64 | 02 | 02 | - |
Área 2 - Cuidados de enfermagem na monitorização do RN de risco em UTIN | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 28 | 02 | 02 | - | |
ÁREA 3 - Problemas respiratórios e oxigeno terapia do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 12 | 02 | 02 | - | |
Estágio Supervisionado área 3: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 08 | 02 | 04 | - | |
ÁREA 4 - Terapia intravenosa em RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 20 | 02 | 02 | - | |
ÁREA 5 - Alimentação e aleitamento materno do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 42 | 02 | 02 | - | |
Estágio Supervisionado área 4 e 5: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 26 | 02 | 04 | - | |
Rondonópolis | Área 1 - Introdutório | Enfermeiro | 64 | 01 | 01 | - |
Área 2 - Cuidados de enfermagem na monitorização do RN de risco em UTIN | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 28 | 01 | 01 | - | |
ÁREA 3 - Problemas respiratórios e oxigeno terapia do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 12 | 01 | 01 | - | |
Estágio Supervisionado área 3: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 08 | 01 | 02 | - | |
ÁREA 4 - Terapia intravenosa em RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 20 | 01 | 01 | - | |
ÁREA 5 - Alimentação e aleitamento materno do RN de risco | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 42 | 01 | 01 | - | |
Estágio Supervisionado área 4 e 5: Prática Profissional | Enfermeiro com experiência na assistência hospitalar em UTI- Neonatal | 26 | 01 | 02 | - |
Quadro 10 - Informações Específicas sobre a Coordenação local
Local de Realização | Perfil Profissional | Carga Horária/Mês | Nº de Docentes | Vagas Deficientes |
Poconé | Enfermeiro | 40 | 01 | - |
Rondonópolis | Enfermeiro | 40 | 01 | - |
Várzea Grande | Enfermeiro | 40 | 01 | - |
9.4 - CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Quadro 11 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - PONTES E LACERDA
COMPONENTE CURRICULAR | C. H | PERFIL | Nº docentes | Vagas Deficiente |
Planejamento urbano | 40 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Controle da Qualidade da Água para consumo humano | 60 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos | 80 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Estágio Supervisionado I | 100 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 02 |
|
Estágio Supervisionado II | 300 | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 02 |
|
Coordenador Local | 40 h/mês | Profissional de Nível Superior com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 12 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - COLÍDER
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | nº docente | Vagas Deficiente |
I - Organização e gestão do processo de trabalho da vigilância em saúde | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e ou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados à Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Enfermeiro, Biólogo, Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Módulo IV - Risco, vulnerabilidade, agravo e dano a saúde da população e do meio ambiente | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Enfermeiro, Engenheiros, Biólogo, Geógrafo, com experiência em Geoprocessamento) | 01 |
| |
50 | 01 | ||||
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - Execução de ações e procedimentos técnico-operacionais | I - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Bacharel em Direito) | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde, Bacharel em Direito | 01 |
| ||
II - Processo saúde/doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados às ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| ||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Enfermeiro, Biólogo, Nutricionista, Engenheiro, Odontólogo) | 01 |
| ||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | 100 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Nutricionista) | 01 |
| ||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Engenheiro Sanitarista ou Civil) | 01 |
| ||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
| ||
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Educação e Comunicação | Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
|
Coordenador Local | 40 h/ mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 13 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - DIAMANTINO
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | nº docente | Vagas Deficiente |
I - Organização e gestão do processo de trabalho da vigilância em saúde | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e ou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados à Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Módulo IV - Risco, vulnerabilidade, agravo e dano a saúde da população e do meio ambiente | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Geógrafo, com experiência em Geoprocessamento) | 01 |
| |
50 | 01 | ||||
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - Execução de ações e procedimentos técnico-operacionais | I - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Advogado) | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde, (Bacharel em Direito) | 01 | |||
II - Processo saúde/doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados às ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | 100 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Nutricionista) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Engenheiro Sanitarista ou Civil) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Educação e Comunicação | Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
|
Coordenador Local | 40 h/mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 14 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - PEIXOTO DE AZEVEDO
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | nº docente | Vagas Deficiente |
I - Organização e gestão do processo de trabalho da vigilância em saúde | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/ Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados à Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Módulo IV - Risco, vulnerabilidade, agravo e dano a saúde da população e do meio ambiente | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Geógrafo, com experiência em Geoprocessamento) | 01 |
| |
50 | 01 | ||||
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - Execução de ações e procedimentos técnico-operacionais | I - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Advogado) | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde, (Bacharel em Direito) | 01 | |||
II - Processo saúde/doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados às ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | 100 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Nutricionista) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Engenheiro Sanitarista ou Civil) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Educação e Comunicação | Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
|
Coordenador Local | 40 h/ mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 15 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - ÁGUA BOA
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | nº docente | Vagas Deficiente |
I - Organização e gestão do processo de trabalho da | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
vigilância em saúde | 60 | 01 |
| ||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e ouBacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados à Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - Execução de ações e procedimentos técnico-operacionais | - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Advogado) | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde, (Bacharel em Direito) | 01 |
| ||
II - Processo saúde/doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados às ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| ||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
| ||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Educação e Comunicação | Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
|
Coordenador Local | 40h/ mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
Quadro 16 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - BARRADO GARÇAS
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | nº docente | Vagas Deficiente |
I - Organização e gestão do processo de trabalho da vigilância em saúde | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e ou Bacharel em Letras | 01 |
| |
Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados à Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
| |
Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
II - Execução de ações e procedimentos técnico-operacionais | I - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Advogado) | 01 |
|
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde, (Bacharel em Direito) | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Monitoramento, controle e avaliação de riscos e agravos a saúde da população | 100 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 |
| |
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Nutricionista) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Engenheiro Sanitarista ou Civil) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
| |
III - Educação e Comunicação | Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
|
Quadro 17 - Informações Específicas sobre o curso de vigilância em saúde - JUARA
Eixo | Módulos | Carga horária | Perfil | nº docente | Vagas Deficiente |
I - Organização e gestão do processo de trabalho da vigilância em saúde | Módulo I - Contextualizando o trabalhador da Saúde no Cenário da Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
|
60 | 01 |
| |||
Módulo II - A comunicação oral e escrita aplicada ao exercício profissional do Técnico em Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e ou Bacharel em Letras | 01 |
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Módulo III - Conhecendo os Sistemas de Informação aplicados à Vigilância em Saúde | 80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde e/ou Estatístico, Analista de Sistema com experiência na Saúde) | 01 |
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Estágio Supervisionado | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
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II - Execução de ações e procedimentos técnico-operacionais | - Fundamentos do Direito Administrativo aplicados a vigilância em saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Advogado) | 01 |
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80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde, (Bacharel em Direito) | 01 | |||
II - Processo saúde/doença como fatores que interferem na organização dos serviços de saúde voltados às ações da Vigilância em Saúde. | 60 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Médico Veterinário) | 01 |
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80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde (Biólogo) | 01 | |||
80 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 | |||
Estágio Supervisionado | 140 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
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Estágio Supervisionado | 180 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
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III - Educação e Comunicação | Estágio Supervisionado | 20 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 04 |
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Coordenador Local | 40h/ mês | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública/Vigilância em Saúde | 01 |
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9.5 - CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS Quadro 18 - Informações Específicas sobre o curso de Analises Clínicas - TANGARÁ DA SERRA
Componente Curricular - Módulo I | C. H | Perfil do docente | Nº docente | Vaga Deficiente |
Educação para o Auto Cuidado | 40 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública | 01 |
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Organização do Processo de Trabalho em Saúde | 40 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública | 01 |
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Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho | 30 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública | 01 |
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Primeiros Socorros | 30 | Enfermeiro | 01 |
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Informática Básica | 40 | Analista de Sistema, Técnico de Informática. | 01 |
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Introdução a Metodologia Cientifica | 30 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública | 01 |
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Ética e humanização nos serviços de saúde | 30 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública | 01 |
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Coordenação Local | 40 h/mês | Farmacêutico ou Bioquímico | 01 |
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Componente Curricular - Módulo II | C. H | PERFIL DO DOCENTE E MONITOR | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Introdução á Análises Clinicas | 40 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Anatomia e Fisiologia Humana. | 100 | Farmacêutico/Bioquímico, Médico, Enfermeiro | 01 |
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Biossegurança nas Ações de Análises Clinicas | 40 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Saúde Coletiva | 40 | Profissional de nível superior da área da saúde com experiência em Saúde Pública | 01 |
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Gestão dos Serviços de Análises Clínicas | 40 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Componente Curricular- Módulo III | C.H | PERFIL DO DOCENTE | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Coleta e manipulação de amostras biológicas | 60 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Fundamentos e Praticas em Parasitologia | 100 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Fundamentos e Praticas em Uroanálise | 100 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Fundamentos e Praticas em Bioquímica | 120 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Fundamentos e Praticas em Imunologia | 120 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Fundamentos e Praticas em Hematologia | 120 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Fundamentos e Praticas em Microbiologia | 80 | Farmacêutico/Bioquímico | 01 |
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Estagio Supervisionado | 400 | Farmacêutico/Bioquímico | 05 |
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9.6 - CURSO DE PÓS TÉCNICO EM SAÚDE DO IDOSO
Quadro 19 - Informações Específicas sobre o curso de Pós técnico em Saúde do Idoso - CUIABÁ
Módulos | Nome | C. H | Perfil do docente | Nº de docentes | Vagas Deficientes |
Módulo I | Políticas Públicas e Sociais de Relevância para a Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde - SUS | 60 | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 01 |
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Módulo V | Assistência de Odontologia a Saúde Bucal do idoso | 100 | Odontólogo com experiência em Saúde do Idoso | 02 |
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Módulo VI | Estágio Supervisionado | 120 | Enfermeiros com experiência em Saúde do Idoso | 02 |
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Odontólogo com experiência em Saúde do Idoso | 02 |
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| Orientação de TCC | - | Profissional de Nível Superior da área da saúde, com experiência em Saúde Pública ou Sanitarista | 06 |
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OBS.: O orientador de TCC receberá por trabalho concluído
10. Das Disposições Finais
- A aprovação no presente Processo Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito ao exercício da docência e/ou Coordenação Local ficando a concretização desse ato condicionada ao exclusivo interesse, oportunidade e conveniência da Secretaria Estadual de Saúde/Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
- O pagamento de hora aula e/ou hora atividade não será incorporado ao subsídio, proventos ou pensões, nem servirá de base de cálculo de qualquer outra vantagem.
- É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, avisos, comunicados e outras informações pertinentes ao Processo Seletivo, os quais serão divulgados pelo site da escola: www.saude.mt.gov.br/escola, publicados na imprensa oficial e afixados nos murais da Escola de Saúde Pública.
- Verificado, a qualquer tempo, que o candidato não atende a qualquer dos requisitos estabelecidos neste Edital, o candidato será eliminado do Processo Seletivo Externo.
- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída para esse fim pelo Secretario de Estado de Saúde de Mato Grosso.
11. Da Homologação do Processo Seletivo
- O resultado do processo seletivo será homologado pelo Secretário de Estado da Saúde e divulgado por meio dos instrumentos legais competentes.
- O resultado deste processo seletivo terá validade por 01 (um) ano, prorrogável por mais 01 (um) ano
Cuiabá, 25 de novembro 2013.
(original assinado)
JORGE ARAÚJO LAFETÁ NETO
Secretário de Estado de Saúde