Prefeitura de São Paulo do Potengi - RN

Notícia:   Prefeitura de São Paulo do Potengi - RN oferece 271 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DO POTENGI

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

MANUAL DO CANDIDATO

Observe bem as datas:

Entrega de cartões

- 24 a 26/11/2008

Provas Teóricas

- 13 e/ou 14/12/2008

Período de Questionamento

- até 17/12/2008

Resposta dos Recursos

- 23/12/2008

Resultado Final / Homologação

- 26/12/2008

EDITAL

O Prefeito Municipal de São Paulo do Potengi, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Orgânica Municipal, faz saber que será realizado Concurso Público de provas e títulos, para preenchimento de vagas no seu quadro funcional, conforme as condições estabelecidas no presente EDITAL.

CLÁUSULA I - DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO CONCURSO:

1.1 - As inscrições serão realizadas no período de 27/10/2008 à 08/11/2008, exceto os dias 01 e 02/11, no horário de 8:30 às 15:30 horas, com intervalo de 1 horas para almoço, na sede da Prefeitura, a Rua Bento Urbano, 04 - Centro - São Paulo do Potengi/RN e no horário comercial na sede da empresa organizadora do concurso, situado em Natal/RN, à Rua José de Alencar,828 - Cidade Alta, e ainda pela internet no endereço eletrônico www.solucoesconcursos.com.br.

1.2 - Os candidatos deverão Observar os requisitos abaixo relacionados:

a) Ter 18 anos completos ou estar completando até o dia da posse;

b) Estar quite com as obrigações eleitorais, bem como as militares, se do sexo masculino;

c) Apresentar comprovante de recolhimento da taxa de inscrição;

d) Ser brasileiro;

e) Apresentar no ato da inscrição qualquer documento civil, que o identifique (com foto);

g) Os documentos comprobatórios de escolaridade e quitação com a justiça eleitoral e o serviço militar, serão exigidos somente no momento da nomeação;

h) Caso o candidato não apresente os documentos exigidos no item anterior, será automaticamente desclassificado;

i) É terminantemente proibida, a inscrição de pessoas pertencentes ao quadro funcional da empresa organizadora do concurso;

j) A inscrição por procuração deve ser anexada cópia da mesma na ficha de inscrição; l) Os candidatos portadores de deficiência que queiram o benefício do Inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, não serão aceitos a inscrição pela Internet;

m) Em nenhuma hipótese, haverá restituição do valor pago e não haverá isenção de taxa de inscrição;

n) A inscrição pela Internet só será confirmada mediante o pagamento do boleto bancário até o dia 10/11/2008.

CLÁUSULA II - DO CONCURSO:

2.1 - O concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos, mediante ato administrativo do Executivo Municipal, com publicação em Imprensa Oficial.

2.2 - O prazo de que trata o item 2.1 da cláusula II, não gera para os aprovados o direito de exigir a nomeação.

2.3 - As vagas constantes do Anexo I do presente Edital serão para preenchimento de parte das vagas de forma imediata e parte que formará o quadro de reservas da Prefeitura Municipal.

2.4 - O concurso será coordenado pela empresa SOLUÇÕES - Métodos e Seleção de Pessoal Ltda., registrada no C.R.A. sob o número PJ-058/RN e ES-025/PB, conforme Contrato oriundo da carta-convite 049/2008.

CLÁUSULA III - DA PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO:

3.1 - O candidato no ato da inscrição receberá o MANUAL DO CANDIDATO, contendo: Cópia deste Edital, as Normas Específicas, Conteúdo Programático e Lembretes importantes.

3.2 - A entrega dos cartões de inscrições serão realizadas nos mesmos locais da inscrição no período de 24/11/2008 até o dia 26/11/2008, o qual será impresso por processamento de dados, no horário das 8:30 às 14:30 horas, mediante apresentação do canhoto do comprovante de inscrição e documento civil usado para a inscrição; Em nenhuma hipótese será entregue cartão sem o devido comprovante; Também poderá ser retirado através da Internet.

3.3 - O cartão de inscrição conterá além do número de matrícula, nome completo, número do documento usado na inscrição, local e sala onde o candidato prestará exame.

3.4 - O candidato deverá comparecer ao local destinado para realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos, ou seja, conforme cartão de inscrição, uma vez que os portões serão fechados impreterivelmente na hora estipulada no cartão de inscrição, para o início dos trabalhos munido de:

a) Caneta esferográfica nas cores Azul ou Preta;

b) lápis grafite (opcional);

c) Cartão de inscrição e o documento civil (com foto).

3.5 - O candidato que não estiver portando os itens acima, imediatamente estará desclassificado não podendo fazer as provas;

3.6 - O candidato só poderá se retirar da sala com o mínimo de 30 (trinta) minutos decorridos após o início das provas;

3.7 - O gabarito não pode ser preenchido de lápis grafite e nem de esferográfica vermelha.

3.8 - Não serão atribuídos pontos às questões que no gabarito contenha mais de uma resposta assinalada, bem como aquelas que forem deixadas em branco no gabarito.

3.9 - O candidato só poderá fazer prova no prédio e sala determinados no cartão de inscrição, exceto em situações conforme itens 9.6 e 9.7 das Disposições Finais, ou quando o ambiente de provas (salas e ou escolas) não apresentarem as condições mínimas necessárias, sob parecer da Comissão Examinadora do Concurso.

CLÁUSULA IV - DAS PROVAS:

4.1 - As provas teóricas serão realizadas nas escolas do município de São Paulo do Potengi/RN, conforme cartão de inscrição e apresentarão duração máxima de 03 (três) horas, podendo ser nos dias 13 e ou 14/12/2008 (Sábado e ou Domingo). O horário estará impresso no cartão de inscrição.

4.2 - As provas teóricas para todas as categorias valerão no máximo 100,000 (cem) pontos e terão duração máxima de até 03 (três) horas.

4.3 - As provas teóricas constarão de 32 (trinta e dois) quesitos de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada um, definidos pelas letras A, B, C e D.

4.4 - O caderno de perguntas, não será entregue aos candidatos, caso o mesmo queira uma cópia do caderno, o mesmo estará a disposição dos candidatos, na internet no endereço da empresa organizadora do concurso (www.solucoesconcursos.com.br), a partir do mesmo dia e horário do gabarito matriz. Os cadernos de perguntas poderão ser incinerados. O gabarito será arquivado na sede da empresa, ficando disponibilizado à justiça, por um período de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser incinerado após este prazo, desde que o resultado fique armazenado em meio eletrônico pelo prazo da validade do concurso.

4.5 - Os gabaritos não podem conter rasuras, emendas ou até mesmo apagado com corretivos, sob pena de nulidade total; Também não pode ser respondido de lápis grafite e ou caneta esferográfica vermelha, devendo ser preenchido o campo de resposta por inteiro, conforme determinado no corpo do gabarito. O candidato se desejar pode colocar o seu nome ou sua assinatura no espaço determinado para tal. O fiscal de sala é apenas um observador, portanto siga fielmente o determinado neste EDITAL, nas Normas e no Programa entregue ao candidato;

4.6 - Qualquer problema que ocorra sendo contrário ao determinado por escrito, o candidato deve solicitar a presença do Coordenador, exigindo que conste na folha de freqüência a narrativa do ocorrido, com suas respectivas assinaturas.

4.7 - As respostas corretas das provas teóricas (gabaritos matrizes) serão divulgadas, no máximo em até 24 (vinte e quatro) horas, após a aplicação das mesmas, ou seja, no dia 15/12/2008, através de gabaritos a serem expostos na sede da Prefeitura, e ainda no endereço da empresa na internet (www.solucoesconcursos.com.br);

4.8 - Para os cargos de Professores, serão exigidas, provas de títulos (somente Cópias Autenticadas), as quais devem ser entregues em envelope lacrado, contendo apenas o cargo e o código de inscrição do candidato, no dia da prova teórica.

4.9 - As provas de títulos, contendo carga horária (certificados de participação em: Congressos, Seminários e Cursos na área de educação), serão adicionadas à nota da prova teórica, a razão conforme abaixo, não podendo ultrapassar o limite de 3,1250 pontos; Vedado a apresentação de Cursos de Pós-Graduação, Especializações, Mestrados e ou Doutorados.

0.3125 Ponto p/ título até

15 horas

0,6250 Pontos p/ título de

16 a 40 horas

0,9375 Pontos p/ título de

41 a 60 horas

1,2500 Pontos p/ título de

61 a 80 horas

1,5625 Pontos p/ título de

81 a 100 horas

1,8750 Pontos p/ título de

101 a 120 horas

2,1875 Pontos p/ título de

121 a 140 horas

2,5000 Pontos p/ título de

141 a 160 horas

2,8125 Pontos p/ título de

161 a 180 horas

3,1250 Pontos p/ título acima de

181 horas

4.10 - Para os candidatos concorrentes aos cargos de AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS e AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE os mesmos, devem residir na comunidade que atuará, desde o momento de início do Processo Seletivo (Publicação do Edital do Concurso Público), conforme determina a Emenda Constitucional nº 51 e a Lei Federal 11.350.

CLÁUSULA V - DA CLASSIFICAÇÃO:

5.1 - Será classificado o candidato que obtiver nota superior ou igual ao equivalente a 20 (vinte) quesitos acertados na prova teórica, ou seja, apresentar a pontuação mínima de 62,500 (sessenta e dois vírgula quinhentos) pontos.

5.2 - Em caso de empate será classificado aquele candidato que:

a) for mais velho, e ainda persistindo o empate, será classificado aquele candidato que obtiver mais pontos nos quesitos de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais respectivamente.

5.3 - Não serão atribuídos pontos, para prova de títulos em que o candidato já tenha obtido a pontuação máxima na prova teórica, bem como a pontuação dos títulos não será considerado critério de desempate.

CLÁUSULA VI - DO RESULTADO DAS PROVAS:

6.1 - As questões anuladas resultarão em pontos para todos os candidatos.

6.2 - Em caso de recurso de questões, o mesmo deve ser dirigido à comissão examinadora do concurso, na sede da Prefeitura e ou a empresa organizadora do certame em sua sede, com embasamento legal, por escrito, no horário de 08 às 12 horas até o dia 17/12/2008, de forma individual, datilografado ou digitado em 3 (três) vias, contendo o nome do candidato, número de inscrição, número do documento civil usado para a inscrição e cargo pretendido.

CLÁUSULA VII - DA HOMOLOGAÇÃO:

7.1 - O resultado dos recursos de questões, será entregue aos candidatos pela Prefeitura e colocado no site (www.solucoesconcursos.com.br), no dia 23/12/2008, não cabendo mais recursos por via administrativa; A prova prática será armazenada em meio magnético.

7.2 - O resultado final para homologação, será divulgado no dia 26/12/2008, conforme relação exposta na sede da Prefeitura e na página da empresa organizadora do certame, na internet (www.solucoesconcursos.com.br).

7.3 - A relação será elaborada na ordem decrescente do somatório de pontos obtidos pelos concorrentes habilitados, obedecendo aos critérios de desempate, contendo também os dados cadastrais da ficha de inscrição.

7.4 - A Homologação deste Concurso Público deverá ser realizado na data da divulgação do Resultado Final, a qual deverá ser publicada no Diário Oficial do Município, Estado ou União no prazo máximo de 30 (trinta) dias, para que tenha seus efeitos jurídicos e validade legal.

CLÁUSULA VIII - DA NOMEAÇÃO:

8.1 - Classificados os candidatos aprovados e homologado o concurso, as nomeações serão feitas de conformidade com o previsto no Regime Jurídico dos Servidores Municipais.

8.2 - Os documentos necessários para o ingresso no serviço público, inclusive a comprovação da escolaridade, os certificados referentes devem ser obrigatoriamente de entidades reconhecidas pelo MEC e registro no órgão de classe, serão exigidos no ato do provimento, pela Secretaria Municipal de Administração, sob pena de o candidato ser automaticamente desclassificado.

8.3 - No ato da nomeação será exigido do candidato aprovado declaração de que não tem outro vínculo com o serviço público da administração direta e ou indireta, conforme disposto na Constituição Federal.

8.4 - Se o candidato não aceitar a sua convocação para o cargo que concorreu, perderá sua classificação, podendo optar pelo último lugar na lista classificatória. Ocorrendo nova chamada e persistindo sua recusa, o candidato será considerado desistente, sendo realizada a sua desclassificação.

8.5 - Será excluído do processo nomeatório, por ato do Prefeito Municipal, o candidato que após exame médico realizado por junta médica municipal, não apresentar condições de saúde adequada para exercer suas funções plenamente nos 03 (três) primeiros meses iniciais de trabalho.

CLÁUSULA IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1 - Em nenhuma hipótese haverá devolução de taxa de inscrição; A inscrição poderá ser feita por procuração, conforme disposto na alínea J do item 1.2. cláusula I.

9.2 - Não será permitido ao candidato, o uso ou porte de máquinas calculadoras, celulares ou similares de qualquer forma, bem como livros, apostilhas, cadernos ou anotações nos locais de realização das provas (salas) e não será responsabilidade da empresa organizadora e nem tão pouco da Prefeitura, os objetos deixados sob a mesa do fiscal de sala. Aquele candidato que desejar ficar com o seu celular, deverá ser desligado e em hipótese alguma poderá ser ligado, nem tão pouco permitido o toque sonoro do mesmo.

9.3 - Será excluído do concurso por ato da Empresa organizadora, o candidato que:

a) Declarar na ficha de inscrição qualquer informação não condizente com a realidade.

b) no ato da realização das provas, for flagrado se comunicando verbalmente ou de qualquer outra forma com algum candidato (inclusive conversa ao celular) que contrarie as normas do presente edital.

9.4 - Para os candidatos aprovados no concurso e que serão nomeados, terão suas posses nas localidades e ou unidades administrativa determinado por ato da Prefeita Municipal.

9.5 - As pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Concurso Público, e a elas serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, ou seja, 14,9 vagas, arredondando-se o percentual fracionário para 15 (quinze) vagas, de acordo com o artigo 37 inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298 de 20/12/99.

9.6 - DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA:

9.6.1 - O órgão responsável pela realização do concurso terá a assistência de equipe multiprofissional composta de três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e três profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato, de modo a permitir a correta avaliação do candidato com deficiência aprovado no que se refere as suas potencialidades e à adequação do meio ambiente de trabalho que deverá executar.

9.6.2 - A equipe multiprofissional avaliará a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato durante o estágio probatório, sendo vedada a submissão do candidato a qualquer espécie de perícia com vistas a decidir se o mesmo entrará em exercício no cargo para o qual foi aprovado, em razão da sua deficiência.

9.6.3 - A avaliação, no sentido de estar o candidato apto ou não ao exercício do cargo, deverá ser fundamentada com clareza, propiciando-se ao mesmo a oportunidade de dela decorrer em caso de inconformismo.

9.6.4 - É vedado o condicionamento da investidura do candidato no cargo à compatibilidade da sua deficiência com as atribuições do cargo para o qual foi aprovado, bem como a condição de sua admissão à realização de qualquer exame médico com essa finalidade.

9.6.5 - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar sua condição na Ficha de Inscrição e anexar Laudo Médico que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência.

9.6.6 - Caso o candidato não anexe o Laudo Médico, não será considerado como Deficiente apto a concorrer às vagas reservadas mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição. Será eliminado da lista de Deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não se constate, indo, neste caso, para a lista geral. Caso se constate um outro tipo de deficiência, que não a assinalada na ficha, ele terá o direito de figurar na lista especial, concorrendo às vagas reservadas.

9.6.7 - Para a aplicação de Provas a estes Candidatos, será observado:

9.6.7.1 - O local com condições de acessibilidade;

9.6.7.2 - O pessoal responsável par aplicação com treinamento específico para atender estes candidatos;

9.6.7.3 - A segurança e o bem estar destes candidatos.

9.6.7.4 - o candidato com deficiência deve requerer com até 8 (oito) dias úteis de antecedência a aplicação das provas, condição diferenciada para aplicação de provas, desde que necessário, acompanhado de laudo ou parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

9.6.8 - A convocação e a lotação dos candidatos com deficiência será observado o critério da proporcionalidade devendo, no momento da nomeação, serem chamados alternada e proporcionalmente os candidatos das duas (2) listas, prosseguindo-se até a caducidade do concurso.

9.6.9 - As atribuições e tarefas essenciais dos cargos encontram-se determinado pelas Leis Municipais que regulamentam os cargos, incluindo o Estatuto do Servidor Público Municipal, Condição Jurídica e Estrutura Administrativa.

9.7 - Os candidatos com problemas de saúde, que estejam internados em hospitais na sede do Município (com condição de fazer as provas), acamados, ou ainda no caso do sexo feminino, com gravidez de alto risco, os mesmos deverão informar a empresa, com antecedência mínima, de 48 horas da realização das provas, mediante requerimento e atestado médico anexo, para que possa ser colocado fiscal a disposição dos mesmos.

9.8 - O concurso será realizado para a jornada de trabalho estabelecida pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais, sendo os candidatos aprovados regidos por este Regime e conforme Anexo I.

9.9 - Havendo a incompatibilidade de horário para o candidato nomeado o mesmo será obrigado a optar por uma das situações, no caso da respectiva jornada de trabalho ultrapassar o limite permitido.

9.10 - Para quaisquer informações, dirigir-se ao local de inscrição em São Paulo do Potengi/RN, e ou ainda a sede da empresa organizadora à Rua José de Alencar, 828 - Cidade Alta - Natal/RN - Fone: 3201-0972.

9.11 - Nenhum servidor público terá vencimento inferior ao salário mínimo nacional, conforme determina a Constituição federal, e terá seu vencimento conforme Regime Jurídico Único e pelo Plano de Cargo e Salários do Poder Executivo Municipal.

9.12 - Para os candidatos aprovados no Concurso, e que caso não residam no município, a Prefeitura Municipal não arcará com despesas de locomoção e transportes.

9.13 - Para os candidatos aprovados no Concurso, os mesmos serão informados do local de posse e trabalho no ato da Nomeação, não podendo os mesmos declinarem da aceitação sob pena de ser considerado desclassificado do certame.

9.14 - O Concurso será para os Cargos e Vagas constantes do Anexo I onde se apresenta o código do cargo, a descrição do cargo, o valor do salário base, o número de vagas, a escolaridade mínima e ainda o valor da taxa por grau da escolaridade exigida pelo cargo. Caso a inscrição seja realizada pela internet a mesma será acrescido da taxa de boleto bancário.

9.15 - Para dirimir os casos omissos no presente EDITAL, a empresa organizadora do concurso depois de ouvida a comissão especial examinadora do concurso (nomeada através de portaria pela Prefeita Municipal), terá amplos poderes para resolvê-los.

ANEXO I

CÓDIGO

DESCRIÇÃO DO CARGO

SALÁRIO BÁSICO

VAGAS

ESCOLARIDADE MÍNIMA

Taxa de Inscrição

R$ 20,00

 

 

001

A.S.G.

415,00

48

1 ETAPA DO ENS. FUND.

002

VIGILANTE

415,00

10

1 ETAPA DO ENS. FUND.

003

A.S.G. - Z.RURAL

415,00

06

1 ETAPA DO ENS. FUND.

004

MERENDEIRA

415,00

08

1 ETAPA DO ENS. FUND.

005

MOTORISTA

415,00

05

1 ETAPA DO ENS. FUND.

Taxa de Inscrição

R$ 30,00

77

 

101

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

415,00

14

ENSINO FUNDAMENTAL

102

AGENTE COMUNIT. DE SAÚDE

415,00

02

ENSINO FUNDAMENTAL

103

AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS

415,00

07

ENSINO FUNDAMENTAL

104

ACD - ATEND. CONSULT. DENTÁRIO

415,00 + 331,68

08

ENSINO FUNDAM. + CRO

Taxa de Inscrição

R$ 40,00

31

 

201

DIGITADOR

415,00

03

ENSINO MÉDIO

202

AGENTE ADMINISTRATIVO

415,00

05

ENSINO MÉDIO

203

AGENTE DE ARRECADAÇÃO

415,00

02

ENSINO MÉDIO

204

SECRETARIO ESCOLAR

415,00

05

ENSINO MÉDIO

205

AUXILIAR DE BIBLIOTECA

415,00

02

ENSINO MÉDIO

206

AUXILIAR DE CRECHE

500,00

14

ENSINO MÉDIO

207

RECREADOR - ARTES

500,00

01

ENSINO MÉDIO

208

RECREADOR - MÚSICA

500,00

01

ENSINO MÉDIO

209

RECREADOR - ESPORTES

500,00

02

ENSINO MÉDIO

210

AGENTE DE ORIENT. SOCIAL

600,00

02

ENSINO MÉDIO

211

AGENTE DE ORIENT. CULTURAL

600,00

01

ENSINO MÉDIO

212

AGENTE DE ORIENT. CIDADANIA

600,00

01

ENSINO MÉDIO

Taxa de Inscrição

R$ 40,00

39

 

301

TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO/INFORM.

415,00

05

ENS. MÉDIO + C. TÉCNICO

302

THD - TÉC. EM HIGIENE DENTAL

415,00

03

ENSINO MÉDIO + CRO

303

AUXILIAR DE ENFERMAGEM - PSF

415,00 + 216,68

07

CURSO TÉCNICO

304

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

415,00

05

CURSO TÉCNICO

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

20

 

501

PROF. ENSINO INFANTIL - Z.R.

694,45

03

PEDAGOGIA

502

PROF. ENSINO FUNDAMENTAL - Z.R.

694,45

02

PEDAGOGIA

503

PROF. ENSINO INFANTIL - SEDE

694,45

19

PEDAGOGIA

504

PROF. ENSINO FUNDAMENTAL - SEDE

694,45

11

PEDAGOGIA

505

PROF. PORTUGUÊS

694,45

03

LIC. LETRAS - PORTUGUÊS

506

PROF. MATEMÁTICA

694,45

02

LIC. MATEMÁTICA

507

PROF. HISTÓRIA

694,45

01

LIC. HISTÓRIA

508

PROF. GEOGRAFIA

694,45

01

LIC. GEOGRAFIA

509

PROF. ENSINO RELIGIOSO

694,45

01

LIC. TEOLOGIA

510

PROF. ARTES

694,45

03

LIC. EDUC. ARTÍSTICA

511

PROF. EDUCAÇÃO FÍSICA

694,45

03

LIC. EDUC. FÍSICA

512

EDUCADOR FÍSICO

700,00

01

LIC. EDUC. FÍSICA

513

EDUCADOR EM ARTES

700,00

01

LIC. EDUC. ARTÍSTICA

514

PEDAGOGO

700,00

01

PEDAGOGIA

515

SUPERVISOR PEDAGÓGICO

700,00

01

PEDAG. - C/ESP. SUPERV.

516

ORIENTADOR EDUCACIONAL

1.000,00

08

PEDAG. - C/ESPEC.

517

PLANEJADOR PEDAGÓGICO

1.000,00

02

PEDAG. - C/ESP. PLANEJ.

518

PSICOPEDAGOGO

1.000,00

02

PEDAG. - C/ESP. PSICOPED.

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

65

 

601

MEDICO CLINICO GERAL - PSF

1.080,00 + 4.134,72

07

SUPERIOR

602

MÉDICO PSIQUIATRA

1.200,00

01

SUPERIOR

603

MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA

1.200,00

01

SUPERIOR

604

DENTISTA - PSB

840,00 + 1.377,60

07

SUPERIOR

605

DENTISTA - ENDODONTISTA

1.200,00

02

SUPERIOR

606

DENTISTA - CIRURGIÃO BUCO

1.200,00

01

SUPERIOR

607

DENTISTA - PROTESISTA

1.200,00

01

SUPERIOR

608

DENTISTA - PERIODONTISTA

1.200,00

01

SUPERIOR

609

DENTISTA - NECESSIDADES ESPECIAIS

1.200,00

01

SUPERIOR

610

ENFERMEIRO - PSF

840,00 + 1.431,36

07

SUPERIOR

611

ASSISTENTE SOCIAL

1.000,00

03

SUPERIOR

612

PSICÓLOGA

1.000,00

02

SUPERIOR

613

ENGENHEIRO CIVIL

1.400,00

01

SUPERIOR

614

FISIOTERAPEUTA

720,00

04

SUPERIOR

615

ADVOGADO

1.500,00

02

SUPERIOR

616

CONTADOR

1.500,00

01

SUPERIOR

 

 

39

 

TOTAL GERAL

271

-

PROGRAMA

1ª ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL

(ASG, Vigilante, ASG - Zona Rural, Merendeira e Motorista)

PORTUGUÊS - Separação Silábica, Ortografia, Acentuação, Singular/Plural, Aumentativo/Diminutivo, Feminino/Masculino, Sinônimo/Antônimo, Graus dos Adjetivos (Superlativo, etc.) e emprego do hífen, Fonemas, Encontros Vocálicos e Consonantais, Dígrafos, Sílabas.

MATEMÁTICA - Conjuntos, N.° naturais, N.° ordinais, N.° Romanos, N.° primos, N.° racionais C/Rep. Fracionária e Decimal, Porcentagens, Problemas de estrutura, geometria (ângulo reto, polígonos, triângulos e quadriláteros), MMC e as quatro operações fundamentais.

CONHECIMENTOS GERAIS - Atualidades Políticas, Econômicas e Sociais do Brasil, Estado e Município. GEOGRAFIA - Limites geográficos do Município, do Estado e da Nação Brasileira, Relevo, Economia Municipal e Estadual (Transportes - Agricultura - Pecuária - Extrativismo - Turismo). HISTÓRIA - Política Municipal e Estadual e Federal.

ENSINO FUNDAMENTAL

(Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias e ACD)

PORTUGUÊS - Separação Silábica, Ortografia, Acentuação, Singular/Plural, Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, Predicado, Masculino/Feminino, Morfologia (Formação das Palavras, Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção), Parônimos e Homônimos, Figuras de sintaxe e Colocação pronominal.

MATEMÁTICA - Conjuntos, Números naturais, primos e racionais C/Rep. Fracionária e decimal. Problemas de estrutura, As Quatro operações fundamentais, Potenciação, Radiciação, Sistemas com duas incógnitas, Equação de 1° e 2° graus, Áreas planas, Porcentagem, Polinômios, MMC e MDC, função exponencial, figuras geométricas (ponto, reta e plano), geometria (poligonos, triângulos e quadrilateros), teorema de pitagoras, inequações do 1° grau.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Hardware e Software; Ambientes operacionais Windows e Linux; Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer); Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc); Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress); Banco de dados; Internet e Intranet; Protocolos Web; World Wide Web; Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox); Correio eletrônico; Conceitos de proteção e segurança; Organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

CONHECIMENTOS GERAIS - Atualidades Políticas, Econômicas e Sociais do Brasil, Estado e Município. GEOGRAFIA - Limites geográficos do Município, do Estado e da Nação Brasileira, Relevo, Economia Municipal e Estadual (Transportes - Agricultura - Pecuária - Extrativismo - Turismo). HISTÓRIA - Política Municipal e Estadual e Federal.

ENSINO MÉDIO

(Digitador, Ag. Administrativo, Ag. Arrecadação, Sec. Escolar, Aux. Biblioteca, Aux. Creche, Recreador - Artes, Música e Esportes e Ag. Orientação Social, Cultural e Cidadania)

PORTUGUÊS - Separação Silábica, Ortografia, Acentuação Gráfica, Singular e plural, Morfologia (Estrutura e formação das palavras, Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção, interjeição), Sintaxe (Frase, Oração e período, Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, vocativo, Tipos de período composto, Orações coordenadas e orações intercaladas, Orações subordinadas, Concordância, Regência), Apêndice (Crase, Pontuação, Figuras e vícios de linguagem), Recursos fonológicos, sintáticos e semânticos.

MATEMÁTICA - Conjuntos, Números naturais, primos, ordinais, romanos, racionais C/Rep. Fracionárias e decimais. Problemas de estrutura, As quatro operações fundamentais, Potenciação e Radiciação, Porcentagem, Expressões Algébricas, Trigonometria, Logaritmos, Análise combinatória, Probabilidades, Sistemas com duas incógnitas e Notação científica, Progressão Geométrica e Aritmética, Matrizes, Determinantes, Juros simples e compostos, Sistemas lineares, Geometria (Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones, Esferas e Poliedros), Geometria analítica, Funções, Equações e Inequações do 1 e 2 Grau, Números Complexos.

CONHECIMENTOS GERAIS - Atualidades Políticas, Econômicas e Sociais do Brasil, Estado e Município. GEOGRAFIA - Limites geográficos do Município, do Estado e da Nação Brasileira, Relevo, Economia Municipal e Estadual (Transportes - Agricultura - Pecuária - Extrativismo - Turismo). HISTÓRIA - Política Municipal e Estadual e Federal.

CURSO TÉCNICO, LICENCIATURAS, BACHARELADOS E SUPERIOR

(COMUM A TODOS)

PORTUGUÊS - Separação Silábica, Ortografia, Acentuação Gráfica, Singular e plural, Morfologia (Estrutura e formação das palavras, Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção, interjeição), Sintaxe (Frase, Oração e período, Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, vocativo, Tipos de período composto, Orações coordenadas e orações intercaladas, Orações subordinadas, Concordância, Regência), Apêndice (Crase, Pontuação, Figuras e vícios de linguagem), Recursos fonológicos, sintáticos e semânticos.

CONHECIMENTOS GERAIS - Atualidades Políticas, Econômicas e Sociais do Brasil, Estado e Município. GEOGRAFIA - Limites geográficos do Município, do Estado e da Nação Brasileira, Relevo, Economia Municipal e Estadual (Transportes - Agricultura - Pecuária - Extrativismo - Turismo). HISTÓRIA - Política Municipal e Estadual e Federal.

(ESPECÍFICAS)

TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO/INFORMÁTICA: Conhecimentos Básicos em Hardware e Software: Conceitos e fundamentos de hardware e software; sistemas operacionais MS-Windows e Linux. Editores de textos e Planilhas eletrônicas. Modelos de sistemas de computação, cliente-servidor, n- camadas. Desenvolvimento de Sistemas: Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, programação orientada a objetos, depuração. Organização da informação: estruturas de dados, arquivos e registros, bancos de dados. Linguagens de programação: PL/SQL, SQL e Java. Linguagens de programação para web: javascript, HTML e JSP. Tecnologias web: AJAX, Webservices, DOM, CSS, DHTML, XML. Banco de dados: fundamentos de banco de dados relacional, conceitos, componentes, funcionamento, segurança e integridade, transações, controle de concorrência, recuperação após falha, modelagem lógica e física, código armazenado (stored procedures e triggers). Interpretação de modelos: diagrama entidade-relacionamento, diagramas UML. Redes de Computadores e Segurança: Conceitos, fundamentos, arquitetura, meios de transmissão; redes LAN e WAN; equipamentos de rede; roteamento; protocolos de comunicação; protocolo TCP/IP; DNS; sistemas operacionais de rede MS-Windows 2003 e Linux; serviço de diretório Windows; modelos de referência; segurança; criptografia de dados; assinatura digital; conceitos de firewall, IPS, IDS; políticas de backup/restore; anti-vírus. Internet/Intranet: Correio eletrônico: IMAP, SMTP, controle de SPAM. Serviços de diretórios e LDAP. Servidores web: Apache, Zope. Tecnologias web: AJAX, Webservices (XML RPC, SOAP, RSS), DOM, CSS, DHTML. Linguagens de programação para web: python, php, javascript, HTML e JSP.

THD - TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL: Anatomia e fisiologia da cavidade bucal; Cárie, doença periodontal, má oclusão; Lesões de mucosas: conceito, etiologia, evolução, medidas de controle e prevenção; Ética em odontologia; Placa bacteriana; identificação, fisiologia, relação com dieta, saliva e flúor; Biossegurança; ergonomia, controle de infecção cruzada (paramentação e proteção individual); Fluxo e processamento de artigo; Processamentos de superfícies e limpeza geral, gerenciamentos de resíduos; Métodos de esterilização e desinfecção: normas e rotina, preparo de material e desinfecção do meio; Manutenção preventiva de equipamentos odontológicos; Proteção radiológica, técnicas de tomadas radiográficas e revelação; Acidentes de trabalho e conduta após a exposição ao material odontológico; Organização da clinica odontológica e trabalhos de equipe; Instrumental e equipamento: utilização; Precauções padrão e riscos ocupacionais; Materiais restauradores: utilização, técnicas de inserção e polimento, manipulação; Proteção pulpar do complexo dentina-polpa; Medidas de prevenção: terapia com flúor, cessantes, raspagem e polimento coronário, instrução de higiene oral e educação para a saúde; Noções de anatomia humana básica e de cabeça e pescoço; Noções dentística, prótese, endodontia e cirurgia; O pessoal auxiliar e suas funções no consultório odontológico.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM - PSF: Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem no Pré Natal e durante o parto; Atuação do Auxiliar/Técnico de enfermagem no programa de imunização do ministério da saúde; Atuação do Auxiliar/Técnico de enfermagem no programa DST/AIDS do ministério da saúde; Medidas de prevenção e controle da infecção hospitalar; Métodos e vias de administração de medicamentos; Fundamentos de enfermagem; Cuidados com cateteres, drenos e ostômias; Cuidado do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente cirúrgico no pré, trans e pós operatório; Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente Grave; Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente politraumatizado; Balanço Hídrico; Lei do Exercício Profissional e decreto regulamentador do exercício profissional; Código de Ética dos profissionais de enfermagem; Medidas de proteção e prevenção de acidentes de trabalho; SUS; Programas Nacionais de Saúde; Saúde Pública.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem no Pré Natal e durante o parto; Atuação do Auxiliar/Técnico de enfermagem no programa de imunização do ministério da saúde; Atuação do Auxiliar/Técnico de enfermagem no programa DST/AIDS do ministério da saúde; Medidas de prevenção e controle da infecção hospitalar; Métodos e vias de administração de medicamentos; Fundamentos de enfermagem; Cuidados com cateteres, drenos e ostômias; Cuidado do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente cirúrgico no pré, trans e pós operatório; Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente Grave; Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente politraumatizado; Balanço Hídrico; Lei do Exercício Profissional e decreto regulamentador do exercício profissional; Código de Ética dos profissionais de enfermagem; Medidas de proteção e prevenção de acidentes de trabalho;

PROFESSOR ENSINO INFANTIL/PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL: LDB n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A Reforma da Educação Profissional: organização e princípios. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Educação e Trabalho. Planejamento Curricular e de Ensino: conceitos e princípios. Avaliação em Educação: conceitos, princípios, técnicas e instrumentos. Tendências Pedagógicas. DIDÁTICA - Introdução à tecnologia educacional, técnicas de audiovisual; Rádio e TV Educativa; Teoria da comunicação; Técnica Psico-Pedagógica de mensuração e instrução individualizada. Prática educativa, pedagogia e didática; Teoria da instrução e do ensino; Os métodos de ensino; O processo de ensino na escola; Planejamento escolar. MATEMÁTICA - Metodologia do ensino da matemática - Os principais problemas do ensino na matemática; Problemas de equação do 1° grau; Sistema de equações; Equações fracionárias; Potenciação; Radiciação. METODOLOGIA: - Teorias da aprendizagem; Metodologia de ensino; A formação do Professor; A atuação do aluno-mestre; Princípios metodológicos; Objetivos da metodologia. METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA - Metodologia do ensino da história e geografia do 1° grau, Oriente antigo, Egito, Mesopotâmia, Palestina; 1ª e 2ª Guerras mundiais; Geografia do Brasil - O extrativismo mineral e fontes de energias, Os blocos econômicos e suas áreas de influencias. METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - Técnica de ensino; Uma Metodologia para o ensino da Ciência; Um programa de ciências para as 4 (quatro) séries iniciais; Ar; Água; Corpo humano (Histologia humana); Ecologia; Noções básica de Química e Física.

PROFESSOR - PORTUGUÊS: Noções de texto; texto literário e texto não-literário; coerência e progressão textual; gênero de composição em prosa (narração, descrição, dissertação); carta argumentativa; estilística (figuras de Linguagem, de Construção e de Pensamento); morfologia (classes gramaticais); sintaxe (frase, oração e período); concordância verbal e nominal; colocação pronominal; regência e crase.

PROFESSOR - MATEMÁTICA: Metodologia do Ensino da Matemática; Teorias da Aprendizagem da Matemática; Características do conhecimento matemático; Potenciação; Radiciação; Racionalização; Múltiplos e Divisores; Fatoração; Médias; Conjuntos Numéricos; Funções (afim, quadrática, modular, exponencial e logarítmica); Matemática financeira; Progressões; Geometria Plana, Espacial e Analítica; Trigonometria; Probabilidade; Análise Combinatória; Polinômios e Equações polinomiais.

PROFESSOR - HISTÓRIA: Brasil Colonial - Pacto colonial; Mineração. Brasil independente - 1° Reinado; 2° Reinado; Regência. Brasil Republicano - Queda do Império; República da Espada; Encilhamento (Rui Barbosa); Revolta de 30; Estado Novo; Governantes Militares. Oriente Antigo - Egito; Mesopotâmia; Palestina; Pérsia. Antigüidade Clássica - Grécia e Roma. Feudalismo; Renascimento Cultural; Reformas Religiosas; Revolução Industrial e Francesa; Independência dos Estados Unidos e América Latina; 1ª e 2ª Guerras Mundiais; Revolução Russa; Período entre Guerras, A Guerra Fria, ONU.

PROFESSOR - GEOGRAFIA: Geografia do Brasil (caracterização do espaço brasileiro, estrutura geológica e relevo, o clima do Brasil, ecossistemas e hidrografia, divisão regional brasileira, recursos minerais e energéticos, a industrialização no Brasil, o comércio, a agricultura e a pecuária, população - crescimento, formação étnica, distribuição, estrutura e movimentos populacionais, urbanização e regiões metropolitanas, impactos ambientais). Geografia geral (a população e suas diversidades, atividades agropecuárias e sistemas agrários, a atividade industrial no mundo, energia, água, a poluição do ar, capitalismo, socialismo, a internacionalização do capital, o comércio mundial, blocos econômicos, xenofobia, nacionalismos, Oriente Médio, América Latina, África, atuais potências econômicas).

PROFESSOR - ENSINO RELIGIOSO: A fé; A teologia; Razão do crer; A Bíblia; A Igreja; O antigo testamento; A criação; A providência; O homem; Visão bíblica da economia da graça; O batismo; Os sacramentos; A eucaristia; A vida futura e os tipos de religiões e seitas.

PROFESSOR - ARTES/EDUCADOR EM ARTES: Arte barroca (origens, características gerais); arte renascentista (principais representantes e obras de maior destaque, as origens da pintura moderna - Vincent van Goh, Paul Gogin, Paul Cézane, suas principais obras); Grécia (legado artístico, teatro e escultura); Brasil - movimento modernista (principais artistas e obras).

PROFESSOR - EDUCAÇÃO FÍSICA/EDUCADOR FÍSICO: Educação Física no contexto geral da educação; Educação Física, esporte e sociedade; O Papel do professor na aprendizagem; Função social da Educação Física; Relações entre Educação Física e lazer; Educação Física e corporeidade Aprendizagem motora; Fisiologia do exercício; Planejamento do ensino da Educação Física; Conteúdos e avaliação; Educação Física: cidadania, inclusão e qualidade de vida; Treinamento desportivo; Nutrição e atividade física; Ética profissional e aspectos filosóficos da Educação Física Escolar: conceitos, princípios, finalidade e objetivos; As diferentes manifestações da cultura corporal: jogos, esporte, lutas, danças, ginásticas; Dimensões biológicas da infância e adolescência incluindo noções básicas de Anatomia e Ergonomia; Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física para o Ensino Fundamental: objetivos do ensino, conteúdos, estratégias de ensino e Avaliação; Avaliação do rendimento escolar nas dimensões quantitativa e qualitativa: testes antropométricos; posturais; cardiorrespiratórios, neuromusculares; relacionais e cognitivos; Socorros de Urgência em incidentes comuns em ambientes onde se realizam atividades físicas: fratura, entorse, luxação, desmaio, epistaxe; escoriação, hematoma, insolação, hipotermia, entre outros. Educação para a autonomia do aluno em relação ao desenvolvimento de um estilo de vida ativo: desenvolvimento da aptidão física: conceitos e componentes básicos da aptidão física, riscos e benefícios envolvidos na prática regular de exercícios físicos, esforço, intensidade e freqüência nos exercícios.

PEDAGOGO: Pedagogia da presença; Pedagogia do oprimido; Pedagogia da autonomia; Teoria cognitiva; Psicologia do desenvolvimento; Dificuldades e distúrbios da aprendizagem; Metodologia de projetos; As relações entre trabalho e educação; Família; Violência contra crianças e adolescentes.

SUPERVISOR PEDAGÓGICO: DIDÁTICA - A didática e a formação profissional do professor; Educação: valores e objetivos; Aprendizagem: conceito e tipos; Tendências pedagógicas; Tipos de plano de ensino; Objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns . ESPECÍFICA - Histórico e Contextualização da Supervisão Escolar. Função e Papel do Supervisor Escolar. Supervisão Escolar e o Trabalho Coletivo. Tendências Pedagógicas. Currículos e Conhecimentos. Planejamento de Ensino. Avaliação de Ensino. Lei de Diretrizes e Bases ( Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996). Contribuições teóricas ao processo de ensino-aprendizagem: B.F.Skinner, Carl Rogers, Jean Piaget, Lev. S. Vygo-Tsky e Paulo Freire.

ORIENTADOR EDUCACIONAL: DIDÁTICA - A didática e a formação profissional do professor; Educação: valores e objetivos; Aprendizagem: conceito e tipos; Ttendências pedagógicas; Tipos de plano de ensino; Objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns . ESPECÍFICA - O Estatuto Do Magistério e o Orientador Educacional; Função e Papel Do Orientador Educacional; Tendências Pedagógicas Na Prática Do Orientador Educacional; O Trabalho Coletivo Na Escola: A Inserção Do Orientador Educacional No Processo; A Orientação Educacional A Nível De Ensino Fundamental e Médio De Ensino; Escola Pública Na Qualidade: Compromisso Do Orientador Educacional; Orientação Educacional Integrada Ao Currículo; O Planejamento Da Orientação Educacional; Legislação do Ensino.

PLANEJADOR PEDAGÓGICO: DIDÁTICA - A didática e a formação profissional do professor; Educação: valores e objetivos; Aprendizagem: conceito e tipos; Tendências pedagógicas; Tipos de plano de ensino; Objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. Pcns ESPECÍFICA - Noções básicas de Planejamento; Projeto, Elaboração, Implementação e Avaliação do Planejamento Educacional; Financiamento da Educação. Legislação de Ensino: Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996) Lei sobre o Fundef; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos, e Educação Especial. Plano Nacional de Educação- Lei nº10172/2001.

PSICO-PEDAGOGO: DIDÁTICA - A didática e a formação profissional do professor; Educação: valores e objetivos; Aprendizagem: conceito e tipos; Tendências pedagógicas; Tipos de plano de ensino; Objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, Pcns ESPECÍFICA - Noções básicas de Pedagogia; Projeto, Elaboração, Implementação e Avaliação do Pedagogia Educacional; Legislação de Ensino: Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996) Lei sobre o Fundef; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos, e Educação Especial. Plano Nacional de Educação- Lei nº10172/2001.

MÉDICO CLÍNICO GERAL- PSF: Hipo e Hipervitaminose; Imunidade ativa e passiva; Doenças auto-imunes; Viroses respiratórias; Infecções produzidas por: cocos, bacilos, microbactérias; Amebíase; Toxoplasmose; Doença de Chagas; Esquistossomose; Dermatoses alérgicas; Micoses superficiais; Zoodermatoses; Molésticas venérias (DST); Anemias; Conjuntivites; Otites; Amigdalites; Rinites; Bronquites; Asma; Pneumonias; Tuberculose pulmonar; Doença reumática; ICC (Insuficiência cardíaca congestiva); Hipertensão arterial; Infarto do Miocárdio; Úlcera péptica; Gastrite; Apendicite aguda; Hepatite por vírus; Abortamento; IRA e IRC (Insuficiência renal); Pielonefrites; Diabetes mellitus; Epilepsias; Choque; Abdômen agudo; Desidratação; Diarréias infantis; SUS; Programas Nacionais de Saúde; Saúde Pública.

MÉDICO PSIQUIATRA: Síndrome e transtornos mentais orgânicos; Demência na sensibilidade e pré-sensibilidade; Transtornos mentais orgânicos induzidos por substâncias psicoativas; Esquizofrenia; Transtornos delirantes paranóide, psicóticos S.O.E., afetivos, de ansiedade, somatomorfos, dissociativos, sexuais, de sono, fictícios, de personalidade, e de alimentação; Psiquiatria infantil, comunitária, forense; Emergências Psiquiátricas; Epidemiologia dos transtornos Mentais; Testes laboratoriais e outros testes; psicofarmacoterapia e terapias convulsivantes; Psicoterapias.

MÉDICO ULTRASSONOGRAFISTA: Ultrassonografia abdominal técnica, propriedades físicas, fígado (anatomia, abscessos, hematomas, lesões expansivas, primárias e secundárias, linfomas hepatopatias crônicas). Baço: anatomia ultrassonográfica, aspectos patológicos, vesícula biliar, litiase, colecistite e tumores de vias biliares - diagnóstico diferencial das icterícias, tumores no pâncreas, lesões inflamatórias e tumorais. Rim: Uropatias obstrutivas, processos inflamatórios, lesões expansivas, nefropatias crônicas, traumatismos, rim transplantado. Bexiga: Capacidade vesical e volume pós-miccional, tumores, anomalias congênitas, processos inflamatórios uretrais - Próstata e vesícula seminal. Retroperitônio, adrenais, grandes vasos. Linfoma. Ovário:útero; diagnóstico diferencial de massas pélvicas. Ultra-sonografia extra-abdominal; crânio, transfontanela; hidrocefalia; hemorragia intracraniana, más formações cerebrais, tumores cerebrais, infecções e distúrbios vasculares. Olho, órbita, face e pescoço. Glândulas salivares; Tireóide. Paratireóide. Mama; Escroto e pênis; Extremidades. Tórax e diafragma. Ultrassonografia obstétrica: anatomia fetal, idade gestacional, perfil biofísico fetal, abortamento, gestação ectópica, anomalias e óbito fetal, crescimento intra-uterino retardado, gestação de alto risco, gestação múltipla, placenta e cordão umbilical. Artefatos em ultrassonografia, Dopller, fluxometria.

DENTISTA - PSB: Biossegurança e controle da infecção na Prática Odontológica - Ergonomia - Doenças profissionais/ocupacionais; Diagnóstico de cárie; Epidemiologia das doenças bucais - Periodontia; Risco de cárie; Fluoretos em Odontologia; Selantes; Terapia Pulpar em dentes decíduos e permanentes jovens; Soluções anestésicas e emergências no consultório; Atenção odontológica a diabéticos, gestantes, cardíacos, reumáticos e hemofílicos; Doenças transmissíveis na prática odontológica; Doenças de boca e manifestações bucais de doenças gerais: Câncer bucal; Enfrentamento de emergências e traumas - traumatismos na dentição decídua; Controle da placa bacteriana; SUS; Programas Nacionais de Saúde Bucal; Saúde Pública.

DENTISTA - ENDODONTISTA: Patologia e Clínica Odontológica: Semiologia: Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Patologia da Polpa: Alterações Inflamatórias; Necrose Pulpar. Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Celulite; Viroses. Cistos e Tumores da Cavidade Bucal: Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal.Código de Ética Profissional. Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado (CF/88); campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde - SUS; Norma Operacional Básica do SUS - NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

DENTISTA - CIRURGIÃO BUCO: Cirurgia e Radiologia: Física da Radiação: Ionização e Radioatividade, Propriedades dos Raios-X, Densidade e Contraste das Radiografias. Biologia das Radiações: Mecanismo dos danos causados pelas radiações; Proteção do Operador, do Paciente e Áreas adjacentes. 3 - Formação de Imagem: Revelação e controle de qualidade; Técnicas radiográficas; Exames intrabucais; Interpretação radiológica em Odontologia. 4 - Cirurgia Oral Menor: Indicações e contra-indicações, Cuidados pré e pós operatório, Mecanismos e Técnicas, Urgências Odontológicas. Terapêutica e Farmacologia Odontológica: Prescrição, Indicações e contraindicações. Código de Ética Profissional. Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado (CF/88); campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde - SUS; Norma Operacional Básica do SUS - NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

DENTISTA - PROTESISTA: Fundamentos da oclusão.Sistema estomatognático - componentes e funções. Distúrbios oclusais e desordens têmporo- mandiblares. Ajuste oclusal - princípios regras e técnicas. Preparo de dentes com finalidade protética. Registros oclusais e montagens em articuladores semi-ajustáveis. Moldagem. Modelo de trabalho e troqueis. Núcleos intraradiculares. Restaurações e coroas provisórias. Padrões de cêra. Inclusão. Fundição e soldagem. Registro e remontagem. Ajuste funcional e estético. Acabamento e cimentação (provisória e definitiva). Inter-relação entre prótese e periodontia. Restaurações metálicas fundidas. Cerâmicas e metalocerâmicas. Próteses parciais fixas adesivas. Pônticos e rebordos edêntulos. Conexões rígidas e semi-rígidas. Materiais odontológicos em prótese. Proservação em reabilitação oral. Prótese total e parcial removível - conceito, indicações e contra- indicações. Classificação dos diferentes tipos de próteses parciais removíveis e de desdentados parciais. Elementos constituintes da PPR. Preparo da boca para receber prótese parcial removível. Estética e relações intermaxilares em prótese total. Próteses totais imediatas e convencionais. Princípios e diretrizes do sistema de saúde brasileiro. Política Nacional de Saúde Bucal: Programa Brasil Sorridente.

DENTISTA - PERIODONTISTA: Anatomia do periodonto, doenças periodontais, etiologia, patogênese, microbiologia e diagnostico das doenças periodontais, influência das condições sistêmicas sobre as doenças periodontais e destas sobre as condições sistêmicas, tratamento das infecções periodontais, interrelação entre periodontia e outras especialidades, lesões de furca, medicina periodontal, regeneração tecidual guiada, estética em periodontia, halitose, antibióticos e antinflamatórios em periodontia, fatores genéticos e imunológicos das doenças periodontais.

DENTISTA - NECESSIDADES ESPECIAIS: Embriogênese e desenvolvimento orofacial, diagnóstico clínico na região facial, anomalias morfológicas do complexo buço maxilo facial, fissuras labiopalatais e seu desenvolvimento nas síndromes, síndromes de maior incidência no atendimento estomatológico, síndromes teratogênicas, protocolo de atendimento a crianças sindrômicas, aspectos periodontais em pacientes sindrômicos, tratamento endodôntico , ortodôntico, periodontal prevenção e cariologia relacionados à pacientes com necessidades especiais, exames complementares, pacientes com necessidades especiais e ato cirúrgico, técnicas radiográficas e imaginologia aplicada a pacientes com necessidades especiais, doenças sistêmicas crônicas e suas abordagens odontológicas, infecção pelo HIV, pacientes oncológicos, normas de biossegurança.

ENFERMEIRO - PSF: Relação saúde/doença; Saúde da mulher, do trabalhador, da Criança e mental; SUS; Programas Nacionais de Saúde; DST/AIDS; Procedimentos Terapêuticos; Assistência ao paciente; Cuidados de enfermagem; Saúde pública; Doenças infecto-contagiosas; Centro cirúrgico; Administração de Enfermagem; Casos clínicos; Ética de Enfermagem.

ASSISTENTE SOCIAL: ESTADO E SOCIEDADE: Formas de Estado. O papel do Estado no mundo globalizado. A sociedade civil (suas diversas acepções). DIREITOS E POLITICAS PUBLICAS: Garantias Constitucionais.Fundamentais. Previdência Social. LOAS; SUAS. SUS. ECA. Estatuto do Idoso. FUNDAMENTOS HISTÓRICOS/TEÓRICOS/METOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL: Bases históricas do S .Social. Reconceituação. Dimensão política da prática profissional na contemporaneidade. Planejamento estratégico. Atuação profissional na execução de políticas publicas. Instrumentalidade do Serviço Social. INSTITUIÇÕES E A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: Demandas institucionais. O espaço de trabalho do Serviço Social. Ações propositivas da prática profissional. Trabalho Interdisciplinar. CIDADANIA/PARTICIPAÇÃO E MOVIMENTOSOCIAIS: Participação política. Participação cidadã no poder local e global. Organizações Sociais. ÉTICA PROFISSIONAL: Código de Ética Profissional do Assistente Social.

PSICÓLOGO: O Papel do psicólogo nos serviços de saúde; Técnicas de avaliação psicológica; Noções básicas de psicologia do desenvolvimento; Noções básicas de psicopatologia: definição e descrição dos sinais e sintomas dos distúrbios psíquicos mais freqüentes; Noções básicas de classificação dos distúrbios psíquicos; Descrições gerais e abordagens terapêuticas das síndromes psicopatológicas: transtornos psicóticos, do humor, neuróticos, de personalidade, orgânicos e decorrentes do uso do álcool e outras substâncias psicopáticas; Abordagens terapêuticas; O trabalho em equipe multiprofissional; O papel e a técnica de entrevista em saúde mental; Psicoterapias, indicações e modalidades grupal e individual - para crianças, familiar e outros; Princípios de epidemiologia em saúde mental; As diretrizes do atual modelo de atenção em saúde mental no Brasil; A desospitalização e a desinstitucionalização; Os novos equipamentos de atenção e saúde mental; O resgate dos direitos de cidadania dos usuários; Os princípios e a organização do Sistema Único de Saúde - SUS.

ENGENHEIRO CIVIL: EDIFICAÇÕES - Materiais de construção civil (Componentes de alvenaria - tijolos cerâmicos e blocos vazados; Concreto armado - dosagem, amassamento, lançamento e cura; Argamassas para revestimento - chapisco, reboco e emboço; Aço para concreto armado - tipos de aço e classificação) Tecnologia das edificações (Estudos preliminares; Levantamento topográfico do terreno; Anteprojetos e projetos; Canteiro de obras; Alvenarias de vedação e alvenarias estruturais; Formas para concreto armado; Sistema de formas de madeira; Cobertura das edificações; Telhados cerâmicos - suporte e telhas) HIDRÁULICA E SANEAMENTO - Abastecimento de água (Demanda e consumo de água. Estimativa de vazões; Adutoras; Estações elevatórias; Princípios do tratamento de água.) Esgotamento sanitário ( Sistemas estáticos para a disposição de esgotos; Rede coletora; Princípios do tratamento de esgotos.) Drenagem pluvial (Estimativa de contribuições; Galerias e canais.) Limpeza pública (Estimativa de contribuições; Coleta de resíduos sólidos domiciliares; Compostagem; Aterro sanitário e controlado.) Instalações hidráulico-sanitárias (Projeto e dimensionamento de instalações prediais de água fria; Projeto e dimensionamento de instalações prediais de esgotos sanitários; Projeto e dimensionamento de instalações prediais de águas pluviais; Projeto e dimensionamento de instalações prediais de combate a incêndio) ESTRUTURAS E GEOTECNIA - Resistência dos materiais ( Tensões, deformações, propriedades mecânicas dos materiais, torção, flexão, cisalhamento, linha elástica, flambagem, critérios de resistência) Concreto Armado (Materiais, normas, solicitações normais, flexão normal simples, cisalhamento, controle da fissuração, aderência, lajes maciças e nervuradas, punção, torção, deformações na flexão, pilares.) Teoria das Estruturas (Morfologia das estruturas, carregamentos, idealização. Estruturas isostáticas planas e espaciais. Estudo de cabos. Princípio dos Trabalhos Virtuais. Cálculo de deslocamentos em estruturas isostáticas: método da carga unitária. Análise de estruturas estaticamente indeterminadas: método das forças; Análise de estruturas cinematicamente indeterminadas: método dos deslocamentos, processo de Cross. Métodos de energia: teoremas de Castigliano, teoremas de Crotti-Engesser, método de Rayleigh-Ritz.) Geotecnia (Mecânica dos solos, fundações).

FISIOTERAPEUTA: - Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia (Visão geral da gravidez, trabalho de parto e expulsão; Exercícios para gravidez e pós-parto;- Mastectomia.); Fisioterapia Aplicada à Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia (Avaliação em Fisioterapia orto-trauma e reumatologia; Exercícios Resistidos; Alongamento; Mobilização Intra-Articular; Princípios para o tratamento de tecido mole e ósseo; Princípios fundamentais para a realização das provas de função muscular). Fisioterapia Aplicada à Neurologia (Avaliação em Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia em: Lesão Medular, AVC, Doenças Neuro-musculares, TCE, Lesões de Neurônio Motor Inferior). Fisioterapia Aplicada a Pneumologia (Avaliação em Fisioterapia Respiratória; Exercícios Respiratórios; Tosse; Manejo de condições pulmonares obstrutivas e restritivas; Ventilação mecânica; Principais padrões radiológicos do tórax; Reeducação sensório-motora; Tipos de contração muscular; Classificação dos músculos de acordo com sua interação no movimento articular).

ADVOGADO: DIREITO CONSTITUCIONAL Constituição Federal e Estadual. Lei Orgânica Municipal. Disposições Constitucionais Transitórias. Competência, autonomia e intervenção estadual. Poder Legislativo: organização; atribuições; processo legislativo e fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Poder Regulamentar. Estados membros: Organização dos Estados membros. Administração Pública: princípios constitucionais. Tributação, Orçamento e Fiscalização: o sistema tributário nacional: as bases do sistema tributário. DIREITO ADMINISTRATIVO A Administração Pública: Administração Federal, Estadual e Municipal; Administração Pública Direta e Indireta; Órgãos da Administração Pública; Princípios básicos da Administração Pública. Os Poderes Administrativos: Poder vinculado e poder discricionário. DIREITO TRIBUTÁRIO Direito Tributário. Definição. Noções de tributo e suas espécies. O imposto, a taxa, a contribuição de melhoria. Outras contribuições. Natureza e Relações do Direito Tributário: o Direito Tributário como Direito Público. Relações do Direito Tributário com outros ramos do Direito. Fontes do Direito Tributário. Fontes principais: Constituição, Emendas à Constituição, Leis Complementares, Leis Ordinárias, Leis Delegadas, Decretos Legislativos. O Fato Gerador da Obrigação Tributária. O Crédito Tributário. Tributos Municipais. DIREITO CIVIL Lei: espécies, eficácia no tempo e no espaço, retroatividade e irretroatividade, interpretação, efeitos, solução de conflitos intertemporais. Da propriedade em geral. Formas de aquisição: propriedade imóvel. Dos contratos. Responsabilidade civil: Responsabilidade objetiva e subjetiva. DIREITO PROCESSUAL CIVIL Jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária: distinção. Competência: conceito, espécies, critérios determinativos. Formação, suspensão e extinção do processo. Atos Processuais. DIREITO ELEITORAL Investidura em cargo eletivo. O sistema eleitoral: sufrágio, eleição, voto, eleitorado. Da representação política. Inelegibilidades. Elegibilidade: condições. Mandato Político. LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal 101/2000); Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal 8.666/93); Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal 8.429/92); Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001); Lei de Ação Popular (Lei Federal 4.717/65); Lei de Execução Fiscal (Lei Federal 6.830/80); Lei de Mandado de Segurança (Lei 1.533/51). LEGISLAÇÃO MUNICIPAL Estatuto dos Servidores Públicos Municipais; Código Sanitário; Plano Diretor; Lei Orgânica do Município.

CONTADOR: Contabilidade geral: Conceitos, objetivos e finalidade. Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica. Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos; Escrituração. Provisões e Depreciações. Contas: conceito, contas de débito, contas de crédito e saldos. Noções de Contabilidade de Custos: conceitos de custos. Classificação. cálculos e contabilização. Contabilidade Pública: conceito, campo de aplicação e regimes contábeis. Bens Públicos: conceito e classificação. Orçamento: conceitos e elaboração. Princípios orçamentários. Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA) ; Inventário: conceito e Princípios. Receitas Publicas: definição, classificação despesas. Estágio, Balanços Públicos.

São Paulo do Potengí/RN, 24 de Outubro de 2008.

José Leonardo Cassimirio de Araújo
PREFEITO MUNICIPAL

LEMBRETES IMPORTANTES:

1) - Ler atentamente este manual;

2) - Procurar ver e ler as seguintes Leis:

a) - Constituição Federal; (Principalmente o artigo 37). - Lei Orgânica Municipal;

b) - Emenda Constitucional nº 51; (Para os cargos tipificados no item 8.6 do Edital) - Plano de Cargos e Salários;

c) - Lei Federal 11.350; (Para os cargos tipificados no item 8.6 do Edital) - Regime Jurídico Único Municipal;

d) - Estatuto do Servidor Público Municipal; (Inclusive o do Magistério) - Lei Federal 11.494 - Fundeb.

Boa Sorte e Muito Sucesso com bastantes SOLUÇÕES.