Prefeitura de Nuporanga - SP

Notícia:   Prefeitura de Nuporanga - SP oferece 37 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE NUPORANGA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2008

A Prefeitura Municipal da Estância Climática de Nuporanga, nos termos da legislação vigente, em especial a Lei Municipal nº 986/2006, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso para provimento de empregos do seu quadro de pessoal e formação de cadastro reserva.

As provas serão realizadas no dia 25 de janeiro de 2009, em horário e local a ser definido em Edital de Convocação para provas, que será publicado no dia 16 de janeiro de 2009 no jornal "O Mojiano" e divulgado nos sites www.nuporanga.sp.gov.br e www.ibamsp-concursos.org.br.

A realização do Concurso Público foi autorizada pelo Senhor Prefeito conforme despacho exarado em processo próprio.

O Concurso Público será regido pelas instruções especiais a seguir descritas.

O regime ao qual estarão vinculados os candidatos habilitados é o da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. Dos empregos (por ordem alfabética), requisitos, carga horária, vencimentos, número de vagas, taxas de inscrição e formas de avaliação:

DENOMINAÇÃO DO EMPREGO

ESCOLARIDADE/ CARGA HORÁRIA SEMANAL / REQUISITOS (conforme legislação vigente)

SALÁRIOS (R$)

VAGAS

TAXA DE INSCRIÇÃO

FORMAS AVALIAÇÃO

AGENTE DE SANEAMENTO

Ensino Fundamental completo / 44 horas

691,49

1

40,00

CB/CE

AJUDANTE GERAL

Ensino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série / 44 horas

617,40

5

30,00

CB

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Ensino Médio completo - com conhecimento em computação, digitação e planilhas eletrônicas / 44 horas

1.088,07

CR

40,00

CB/CE

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Ensino Médio completo, com conhecimento em computação e digitação / 44 horas

867,40

2

40,00

CB/CE

AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Curso superior, licenciatura de graduação plena, ou curso Normal em nível médio ou superior / 40 horas

774,46

CR

40,00

CB/CE

BIBLIOTECÁRIA

Curso superior de Biblioteconomia, com registro no Conselho / 30 horas

1.218,64

CR

55,00

CB/CE

BIOMÉDICO

Curso superior em Biomedicina com registro no Conselho Regional de Biomedicina / 30 horas

1.917,54

CR

55,00

CB/CE

ELETRICISTAEnsino fundamental incompleto - no mínimo 4ª série com experiência comprovada. / 44 horas774,46CR30,00CB/CE
ENFERMEIROCurso superior em Enfermagem, com registro no Conselho / 40 horas1.364,87CR55,00CB/CE
INSPETOR DE ALUNOSEnsino Fundamental completo / 40 horas617,40CR40,00CB/CE
MECÂNICOEnsino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série - experiência comprovada - CNH categoria D / 44 horas867,40CR30,00CB/CE
MÉDICO - ESFCurso superior em Medicina, com especialização em Medicina da familia e registro no Conselho Regional de Medicina - CRM / 40 horas5.388,03155,00CB/CE
MOTORISTAEnsino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série - CNH categoria D e E / 44 horas774,46330,00CB/CE
OFICIAL DE MANUTENÇÃOEnsino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série, com experiência comprovada de pintor e pedreiro / 44 horas691,49230,00CB/CE
OPERADOR DE MÁQUINASEnsino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série - CNH categoria E / 44 horas867,40CR30,00CB/CE
PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICASCurso superior, licenciatura plena, com habilitação específica em área própria, ou formação superior em área correspondente e complementação Pedagógica nos termos da Legislação vigente. / 30 horas1.218,64255,00CB/CE
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL - PEB ICurso Superior em Graduação com Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação Específica em Educação Infantil ou Curso Normal Superior, admitida como formação mínima à obtida em nível médio na modalidade normal. / 25 horas867,40255,00CB/CE
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL - PEBF ICurso Superior em Graduação com Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação Específica nas séries iniciais do Ensino Fundamental ou Curso Normal Superior, admitida como formação mínima a obtida em nível médio na modalidade normal. / 30 horas1.088,07255,00CB/CE
PROFESSOR DE GEOGRAFIACurso superior, licenciatura plena, com habilitação específica em área própria, ou formação superior em área correspondente e complementação Pedagógica nos termos da Legislação vigente. / 30 horas1.218,64255,00CB/CE
PROFESSOR DE HISTÓRIACurso superior, licenciatura plena, com habilitação específica em área própria, ou formação superior em área correspondente e complementação Pedagógica nos termos da Legislação vigente. / 30 horas1.218,64255,00CB/CE
PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS)Curso superior, licenciatura plena, com habilitação específica em área própria, ou formação superior em área correspondente e complementação Pedagógica nos termos da Legislação vigente. / 30 horas1.218,64255,00CB/CE
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESACurso superior, licenciatura plena, com habilitação específica em área própria, ou formação superior em área correspondente e complementação Pedagógica nos termos da Legislação vigente. / 30 horas1.218,64555,00CB/CE
PROFESSOR DE MATEMÁTICACurso superior, licenciatura plena, com habilitação específica em área própria, ou formação superior em área correspondente e complementação Pedagógica nos termos da Legislação vigente. / 30 horas1.218,64555,00CB/CE
SALVA-VIDASEnsino Fundamental Incompleto, no mínimo 4ª séria / Conhecimentos de primeiros socorros / 44 horas617,40CR30,00CB/CE
SECRETARIO DA JUNTA DO SERVIÇO MILITAREnsino Médio completo, com conhecimento em computação e digitação . / 44 horas867,40CR40,00CB/CE
SERVENTEEnsino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série . / 44 horas551,25130,00CB
TÉCNICO DE ENFERMAGEMEnsino médio, curso especifico de Técnico de Enfermagem e inscrição no Conselho . / 44 horas867,40CR40,00CB/CE
TELEFONISTAEnsino Médio completo. / 30 horas774,46CR40,00CB
TESOUREIROCurso superior de Ciências Contábeis, Administração ou Economia. / 44 horas1.917,54CR55,00CB/CE
VISITADOR SANITÁRIOEnsino Fundamental incompleto - no mínimo 4ª série. / 44 horas691,49CR30,00CB/CE

* Os professores PEBF II receberão pelo número de aula/hora atribuídas.

CB = Conhecimentos Básicos / CE = Conhecimentos Específicos / CR = Cadastro reserva

1.2. A descrição sumária das atribuições que caracterizam cada emprego são as estabelecidas no Anexo I do presente Edital.

1.3. Os candidatos habilitados serão contratados segundo necessidade de pessoal, disponibilidade orçamentária da Prefeitura e limites legais para tais despesas, obedecendo a ordem de classificação final, não gerando ao candidato o direito de contratação.

1.3.1. Os remanescentes formarão listagem para serem aproveitados, dentro do prazo de validade do Concurso Público, à medida que forem vagando ou sendo criadas novas vagas.

1.4. O Concurso Público terá as provas em caráter classificatório e eliminatório de acordo com o item 4 deste Edital.

1.5. O Concurso Público será realizado na cidade de Nuporanga/SP.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1 A inscrição implica no conhecimento e aceitação expressa de todo o disposto neste Edital.

2.1.1 As inscrições serão recebidas, no período de 03 a 15 de dezembro de 2008 das 09:00 às 16:00 horas na Praça Eloy Lima (Biblioteca Municipal José Aleixo Irmão) ou ainda pela internet no período de 03 a 14 de dezembro de 2008 nas formas previstas no item 2.4 deste Capítulo.

2.2 O candidato, ao se inscrever, estará declarando, sob as penas da lei, que, após a habilitação no concurso e no ato da posse do emprego, irá satisfazer as seguintes condições:

2.2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado, na forma do artigo 12 da Constituição Federal;

2.2.2 Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

2.2.3 Estar quite com o Serviço Militar se for o caso;

2.2.4 Estar em gozo dos seus direitos civis e políticos;

2.2.5 Estar quite com a Justiça Eleitoral;

2.2.6 Preencher as exigências do emprego segundo o que determina a Lei e a tabela do item 1.1 do presente Edital.

2.2.7 Conhecer, entender, aceitar e submeter-se às condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3 A apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas no item 2.2 será feita por ocasião da contratação.

2.3.1 A não apresentação da referida documentação é fator de cancelamento de todos os efeitos da inscrição.

2.4 As inscrições poderão ser efetuadas pela internet no endereço www.ibamsp-concursos.org.br, do dia 03 ao dia 14 de dezembro de 2008.

2.4.1 Para o pagamento da taxa de inscrição realizada pela internet, somente poderá ser utilizado o boleto bancário impresso acrescido de R$ 3,00 de tarifa bancária.

2.4.2 Não serão aceitos pagamentos de inscrição pela internet por meio de transferência bancária ou depósito bancário.

2.4.3 A inscrição poderá ser acompanhada pelo candidato no site www.ibamsp-concursos.org.br.

2.4.4 A Comissão do Concurso não se responsabiliza por solicitação de inscrição pela internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou a impressão do boleto.

2.4.5 O candidato que preencher incorretamente sua inscrição ou que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou, ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas no Edital, terá sua inscrição cancelada, tendo, em conseqüência, anulados os atos decorrentes dela, mesmo que aprovado nas provas e exames ou ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2.5 Para inscrever-se no Posto de atendimento do IBAM, na Praça Eloy Lima (Biblioteca Municipal José Aleixo Irmão) o candidato ou seu procurador deverá, no ato da inscrição:

2.5.1 Efetuar depósito da taxa de inscrição, no valor estabelecido na tabela do item 1.1 deste Edital no Banco do Brasil, agência 2234-9, conta corrente nº 5801-7 e comparecer ao local das inscrições definido no item anterior munido do comprovante de depósito da taxa de inscrição e original do documento de identidade, para fornecer os dados para digitação de sua ficha.

2.5.2 Conferir a ficha de inscrição, assumindo total responsabilidade pelos dados informados, inclusive a data de nascimento (considerada como critério de desempate) assinando-a e receber o protocolo confirmando a efetivação da inscrição.

2.6. O pagamento da importância só poderá ser efetuado em dinheiro.

2.7. Não haverá devolução da taxa de inscrição, em hipótese alguma.

2.8. Não haverá isenção da taxa de inscrição.

2.9. O candidato portador de deficiência deverá, no ato da inscrição, proceder na forma estabelecida no item 3 deste Edital, ainda que efetue sua inscrição pela internet.

2.10. Não serão aceitas inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea.

2.11. Será permitida a inscrição por procuração simples mediante entrega do original da mesma acompanhada de cópia autenticada do documento de identidade do candidato e apresentação da cédula de identidade (RG) do procurador.

2.12. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que ficará retida.

2.13. Na procuração particular não há necessidade de reconhecimento de firma.

2.14. O candidato (ou o seu procurador) é responsável pelas informações prestadas no formulário de inscrição, arcando o candidato com as eventuais conseqüências de erros de preenchimento daquele documento.

2.15. Verificando-se, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos exigidos, será ela cancelada.

2.16. O candidato responde, administrativa, civil e criminalmente, pelas informações prestadas na Ficha de Inscrição.

2.17. É permitido ao candidato inscrever-se para mais de um emprego utilizando uma Ficha de Inscrição e um depósito bancário para cada emprego pretendido, ficando ciente, entretanto que em caso de coincidência de horários e datas de realização das provas, deverá optar por um dos empregos, sendo essa opção de sua inteira responsabilidade.

3. DO CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA:

3.1. Às pessoas portadoras de deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do emprego em provimento.

3.1.1. Serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no presente Edital, por emprego, para candidatos portadores de deficiência conforme estabelece a legislação.

3.1.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99 e alterações.

3.1.3. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.1.4. O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a na ficha de inscrição/formulário de inscrição via internet e, no período das inscrições deverá entregar no local das inscrições o Laudo Médico (com especificação do CID) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar a previsão de adaptação da sua prova (solicitação de prova especial Braile ou Ampliada).

3.1.5. Os candidatos que não atenderem os dispositivos mencionados no item 3.1.4. dentro do prazo do período das inscrições, serão considerados como não portadores de deficiência e não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitados de realizar a prova em condições especiais.

3.1.6. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

3.1.7. Não será contratado o candidato cuja deficiência não for configurada ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada.

4. DAS PROVAS E SEU JULGAMENTO:

4.1 A avaliação será realizada com base em instrumentos que mensuram as habilidades e conhecimentos exigidos pelo emprego conforme indicação do item 1.1: prova escrita objetiva de Conhecimentos Básicos (CB) e/ou de Conhecimentos Específicos (CE).

4.2 O programa relativo à prova de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos é o estabelecido no Anexo II do presente Edital.

4.2.1 As provas desenvolver -se -ao em forma de testes, através de questões de múltipla escolha.

4.2.2 As provas conterão 30 (trinta) questões conforme Programa constante do Anexo II deste Edital, sendo atribuído 01 (um) ponto cada questão, considerando-se habilitados os candidatos que obtiverem 50% da maior nota obtida pelo seu grupo.

4.2.3 Os pontos relativos às questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova.

4.2.4 Na possibilidade de haver mais de uma alternativa correta por questão, serão consideradas corretas as marcações feitas pelos candidatos em qualquer uma das alternativas consideradas corretas.

5. DA EXECUÇÃO DAS PROVAS:

5.1. A convocação para a prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, publicada no Jornal "O Mojiano", divulgada no site www.nuporanga.sp.gov.br e www.ibam-concursos.org.br no dia 16 de janeiro de 2009, contendo informações quanto aos horários e local de realização das provas.

5.1.1. Os candidatos deverão comparecer ao local da Prova, pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada, munidos do protocolo de inscrição, documento oficial de identidade com foto e no original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

5.1.2. São considerados documentos de identidade os originais de: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade como, por exemplo, as Carteiras do CREA, OAB, CRC, CRM etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº 9.503/97).

5.2. Não será admitido na sala de Prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento do portão do prédio ou que não estiver de posse dos documentos hábeis previstos no item anterior.

5.3. Durante a prova não será permitida comunicação entre os candidatos ou pessoa estranha ao Concurso Público, bem como consulta de nenhuma espécie a livros, revistas ou folhetos, nem uso de máquina calculadora, celulares e pagers.

5.4. Os candidatos deverão manter seus celulares e pagers desligados, enquanto permanecerem no recinto onde estarão sendo realizadas as provas.

5.5. Será vedado ao candidato se ausentar do recinto desacompanhado do fiscal.

5.6. As instruções dadas pelos fiscais, assim como as contidas na prova e nas folhas de respostas, deverão ser respeitadas pelos candidatos.

5.7. A folha de respostas será identificada, em campo específico, pelo próprio candidato com sua assinatura e sua identificação digital.

5.8. As respostas deverão ser assinaladas pelos candidatos com caneta esferográfica azul ou preta.

5.9. Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma marcação (mesmo que uma delas esteja correta), emendas ou rasuras, ainda que legível.

5.10. Não haverá, em hipótese alguma, substituição das folhas de respostas.

5.11. O candidato ao terminar a prova entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, seu caderno de questões.

5.11.1. Por razões de segurança, de ordem técnica e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares do caderno de questões a candidatos ou Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

5.11.1.1. Será eliminado do Concurso Público o candidato que não devolver integralmente o material recebido.

5.12. Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, vista, revisão de provas, seja qual for o motivo alegado.

5.13. As provas não serão aplicadas em outra data, local e/ou horário, senão aqueles previstos no Edital de Convocação.

5.14. Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido para fechamento dos portões, inadmitindo-se qualquer tolerância;

b) não comparecer às provas seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o documento que bem o identifique;

d) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal;

e) ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do início das provas;

f) ausentar-se da sala de provas levando folha de respostas ou o caderno de questões ou outros materiais não permitidos, sem autorização;

g) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;

h) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

i) não acatar as orientações oferecidas pelo fiscal ou aquelas contidas na folha de respostas e na capa da prova;

j) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos ou máquina calculadora ou similar;

k) estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;

l) não devolver integralmente o material recebido.

m) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

6. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL:

6.1. A Lista de Classificação Final será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

6.2. Haverá 01 (uma) lista de classificação final para todos os candidatos aprovados, destacando-se, na mesma, os portadores de deficiência e uma lista contendo a classificação desses últimos.

6.3. Em caso de igualdade de classificação, na Lista de Classificação Final terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

6.3.1. Tenha obtido maior nota na parte de Conhecimentos Específicos da prova, se for o caso.

6.3.2. Tenha a maior idade.

6.4. Atendendo o que dispõe a Lei 10741/03, Estatuto do Idoso, quando a igualdade de pontos na classificação envolver, pelo menos, 01 (um) candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, o desempate far-se-á considerando como primeiro critério o mais idoso, após o qual será aplicado o critério estabelecido pelo 6.3.1.

6.5. A Comissão de Concurso responsável pela realização do Concurso Público dará publicidade ao Edital, às convocações, e resultados no Quadro de Avisos da Sede da Prefeitura, no jornal "O Mojiano", no site da Prefeitura www.nuporanga.sp.gov.br e no site do IBAM www.ibamsp-concursos.org.br.

7. DOS RECURSOS:

7.1. Recursos quanto aos resultados deverão ser feitos por escrito, dirigidos à Comissão de Concurso, devendo ser entregues e protocolizados junto ao Setor de Protocolo da Prefeitura, das 9:00 às 16:00 horas, estar devidamente fundamentados, constando todos os dados conforme o modelo de formulário para recursos é o constante do Anexo III deste Edital.

7.2. Os candidatos deverão protocolar o recurso em 2 (duas) vias (original e cópia).

7.3. Os recursos deverão ser digitados ou datilografados.

7.4. Cada questão ou item deverá ser apresentado em folha separada, identificada conforme modelo constante do Anexo III deste Edital.

7.5. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo do fato que lhe deu origem e que possuírem argumentação lógica e consistente que permita sua adequada avaliação.

7.6. O gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos interpostos e as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

7.7. Na ocorrência do disposto nos itens 4.2.3, 4.2.4 e 7.6, poderá haver, eventualmente, alteração da nota atribuída ou classificação inicial obtida.

7.8. O prazo para interposição de recursos é de 02 (dois) dias úteis após a ocorrência do fato.

7.9. Caso a divulgação do fato ocorra de segunda a sexta-feira, será considerado como primeiro dia útil o da divulgação e o segundo dia, o subseqüente a ele.

7.10. Serão indeferidos os recursos interpostos fora dos prazos e condições estabelecidos.

7.11. A Comissão de Concurso constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

7.12. O candidato deverá dirigir-se ao local onde protocolou seu recurso para tomar ciência da resposta oferecida ao recurso interposto.

7.13. Não serão aceitos os recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso do questionado.

7.14. Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo não serão avaliados.

8. DA CONTRATAÇÃO:

8.1. Os candidatos contratados estarão sujeitos ao estágio probatório nos termos constitucionais e às regras contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

8.2. A contratação do candidato será feita respeitando-se a ordem da Lista de Classificação Final.

8.3. Para efeito de contratação, fica o candidato sujeito à aprovação em exame médico e psicológico pré-admissional, de caráter eliminatório, realizado pela Prefeitura ou por sua ordem, que avaliará sua aptidão física e mental para o exercício do emprego.

8.4. O candidato que não apresentar toda documentação exigida no ato de sua convocação, ou não comparecer à convocação no prazo estipulado no instrumento de convocação será excluído do Concurso Público.

8.5. A convocação do candidato será feita utilizando-se o mesmo endereço constante da ficha de inscrição, por essa razão, qualquer alteração no endereço deverá ser comunicada ao Departamento Pessoal da Prefeitura.

8.6. O não comparecimento ou a desistência formalizada implicará na exclusão do candidato da lista de classificação.

8.7. É facultado à Prefeitura, exigir dos candidatos classificados, quando da contratação, além da documentação prevista nos itens 1.1 e 2 deste Edital, outros documentos.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita aceitação das condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do certame, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

9.2. Caberá à Banca Examinadora a responsabilidade pela prova, pelo grau de dificuldade, abrangência e quantidade de questões dos assuntos, bem como pela extensão da mesma.

9.3. A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentação, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, cancelando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

9.4. A Comissão de Concurso não autoriza a comercialização de apostilas e não se responsabiliza pelo teor das mesmas.

9.5. O prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

9.6. Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada, atualizada ou sofrer acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito ou até a data de convocação dos candidatos para a correspondente prova, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.

9.7. Decorridos 120 (cento e vinte) dias da homologação do Concurso Público, e não havendo óbice administrativo, judicial ou legal, é facultada a incineração dos registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do Concurso Público, os registros eletrônicos a ele referentes.

9.8. O Concurso Público será homologado pelo Senhor Prefeito e nos termos da Legislação vigente.

9.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso.

ANEXO I - Atribuições - Descrição Sumária conforme Lei nº 986/2006.

AGENTE DE SANEAMENTO

Visita e inspeciona todos os tipos de estabelecimentos no município, colhendo, se necessário, amostra de alimentos e embalagens, interditando-os e encaminhando-os para análise sanitária no instituto Adolf Lutz, lavra auto de infração, expede intimação e aplica penalidade de advertência quanto necessário, encaminha amostra de fonte natural e coleta amostra de água da cidade para a analise, visando preservar a saúde da comunidade.

AJUDANTE GERAL

Executa serviço em diversas áreas da organização, exercendo tarefas de natureza operacional em obras públicas, sendo essas localizadas tanto no setor urbano e rural.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

executa atividades de rotina administrativa, presta assistência à unidade de atuação, emitindo pareceres, bem como controla os serviços gerais de escritório, compatibilizando os programas administrativos com as demais medidas.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Executa atividade de rotinas administrativas, presta assistência a unidade de atuação, emitindo pareceres, bem como controla os serviços gerais do escritório, compatibilizando os programas administrativos com as demais meditas.

AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Planeja, executa, acompanha e avalia as ações de caráter didático - pedagógicos e outras relacionadas com a Educação Infantil e Ensino Fundamental (Projetos Especiais), levando as crianças a exprimirem-se através de atividades educacionais, recreativas e culturais, visando o desenvolvimento psicofísico e social da criança na faixa de 0 (zero) a 10 (dez) anos.

BIBLIOTECÁRIA

Planeja, implantar, coordenar e controlar, sistemas biblioteconômicos e de unidades isoladas de serviços afins, estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos biblioteconômicos, fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia.

BIOMÉDICO

Responsável pelo parecer de análises clínicas, atuando em equipes de saúde, a nível tecnológico nas atividades complementares de diagnósticos. Assessora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ELETRICISTA

instala e faz a manutenção das redes de distribuição de energia e equipamentos elétricos em geral, guiando-se por esquemas e outras especificações, utilizando ferramentas e aparelhos de medição, para assegurar o bom funcionamento do sistema elétrico.

ENFERMEIRO

supervisiona a equipe de enfermagem, treinando, coordenando e orientando sobre o uso de equipamentos, medicamentos e materiais mais adequados de acordo com a prescrição do médico, para assegurar o tratamento ao paciente, mantém os aparelhos e equipamentos em condições de uso imediato, verificando periodicamente seu funcionamento e providenciando sua substituição ou conserto, para assegurar o desempenho adequado dos trabalhos de enfermagem.

INSPETOR DE ALUNOS

Cuidar da segurança do aluno nas dependência e proximidades da escola; inspecionar o comportamento do aluno no ambiente escolar. Orientar alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouvem reclamação e analisam fatos. Prestar apoio às atividades acadêmicas; Controlar as atividades livres dos alunos, orientando a entrada e saída dos alunos, fiscalizando espaço de recreação, definindo limites nas atividades livres. Organizar ambiente escolar e providenciar manutenção predial.

MECÂNICO

executa manutenção de automotores em geral, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, para assegurar as condições de funcionamento.

MÉDICO - ESF examina os pacientes, analisa e interpreta resultados de exames, presta atendimento de urgência, participa de programas de saúde pública, zela pela conservação de boas condições de trabalho e exerce atividade de pronto atendimento.

MOTORISTA

Dirige e conserva veículos municipais, tais como automóveis, ambulâncias, peruas, picapes, caminhões, ônibus e microônibus, manipulando os comandos de marchar, direção e demais mecanismos, conduzindo-os em trajeto determinado, de acordo com as normas de trânsito e segurança do trabalho e as instruções recebidas, para efetuar o transportes de servidores, autoridades, pessoas, estudantes, materiais e outros.

OFICIAL DE MANUTENÇÃO

Executa construções, recuperações, instalação e serviços de carpintaria, prepara e pinta as superfícies externas e internas de edifícios e outras obras civis, visando a manutenção e a conservação dos próprios municipais.

OPERADOR DE MÁQUINAS

Opera máquinas da construção civil, conduzindo-as e operando seus comandos, para escavar, nivelar, aplainar e compactar terras e materiais similares, preparar concreto e colocar capeamento de asfalto e concreto nas estradas e outros, auxiliando na execução de obras públicas.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

Desenvolve programas de Ciências Físicas e Biológicas, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de tecnologias/ferramentas específicas e monitorando os seus resultados. Participa da elaboração da proposta pedagógica da escola, elabora e cumpre plano de trabalho, destinado ás atividades de recuperação e reforços dos alunos, segundo a proposta pedagógica da escola, estabelece e programa atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento, participa integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao Desenvolve programas de Ciências Físicas e Biológicas, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de desenvolvimento profissional, colabora com as atividades de articulação da escola com famílias e a comunidade. Executa outras tarefas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL - PEBF I

Planeja, executa, acompanha e avalia as ações de caráter didático - pedagógicos e outras relacionadas com as séries iniciais do Ensino Fundamental, levando as crianças a exprimirem-se através de atividades educacionais, recreativas e culturais, visando o desenvolvimento psicofísico e social da criança na faixa de 06 (seis) a 10 (dez) anos.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL - PEB I

Planeja, executa, acompanha e avalia as ações de caráter didático - pedagógicos e outras relacionadas com a Educação Infantil, levando as crianças a exprimirem-se através de atividades educacionais, recreativas e culturais, visando o desenvolvimento psicofísico e social da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Desenvolve programas de Geografia, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de tecnologias/ferramentas específicas e monitorando os seus resultados. Participa da elaboração da proposta pedagógica da escola, elabora e cumpre plano de trabalho, destinado ás atividades de recuperação e reforços dos alunos, segundo a proposta pedagógica da escola, estabelece e programa atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento, participa integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao Desenvolve programas de Geografia, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de desenvolvimento profissional, colabora com as atividades de articulação da escola com famílias e a comunidade. Executa outras tarefas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE HISTÓRIA

Desenvolve programas de História, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de tecnologias/ferramentas específicas e monitorando os seus resultados. Participa da elaboração da proposta pedagógica da escola, elabora e cumpre plano de trabalho, destinado ás atividades de recuperação e reforços dos alunos, segundo a proposta pedagógica da escola, estabelece e programa atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento, participa integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao Desenvolve programas de História, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de desenvolvimento profissional, colabora com as

atividades de articulação da escola com famílias e a comunidade. Executa outras tarefas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS)

Desenvolve programas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de tecnologias/ferramentas específicas e monitorando os seus resultados. Participa da elaboração da proposta pedagógica da escola, elabora e cumpre plano de trabalho, destinado ás atividades de recuperação e reforços dos alunos, segundo a proposta pedagógica da escola, estabelece e programa atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento, participa integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao Desenvolve programas de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de desenvolvimento profissional, colabora com as atividades de articulação da escola com famílias e a comunidade. Executa outras tarefas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Desenvolve programas de Língua Portuguesa/ Literatura, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de tecnologias/ferramentas específicas e monitorando os seus resultados. Participa da elaboração da proposta pedagógica da escola, elabora e cumpre plano de trabalho, destinado ás atividades de recuperação e reforços dos alunos, segundo a proposta pedagógica da escola, estabelece e programa atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento, participa integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao Desenvolve programas de Língua Portuguesa/Literatura, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de desenvolvimento profissional, colabora com as atividades de articulação da escola com famílias e a comunidade. Executa outras tarefas determinadas pelo superior imediato.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Desenvolve programas de Matemática, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de tecnologias/ferramentas específicas e monitorando os seus resultados. Participa da elaboração da proposta pedagógica da escola, elabora e cumpre plano de trabalho, destinado ás atividades de recuperação e reforços dos alunos, segundo a proposta pedagógica da escola, estabelece e programa atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento, participa integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao Desenvolve programas de Matemática, elaborando o conteúdo programático, o material didático e outras atividades correlatas, utilizando-se de desenvolvimento profissional, colabora com as atividades de articulação da escola com famílias e a comunidade. Executa outras tarefas determinadas pelo superior imediato.

SALVA-VIDAS

Prevenir situações de risco e executar salvamento aquático, prestando primeiros socorros; supervisionar a área da piscina, zelando pela ordem e a disciplina dos usuários; verificar a qualidade da água. Executar atividades correlatas.

SECRETARIO DA JUNTA DO SERVIÇO MILITAR

Orienta o público sobre o alistamento, convocação e atos correlatos ao serviço militar, bem como realiza o alistamento militar, utilizando editais e notas divulgadas, para obter o documento de reservista previsto em Lei.

SERVENTE

Serviço de limpeza nas dependências dos edifícios públicos, proceder a limpeza periódica em todas as instalações e imóveis e utensílios das repartições públicas.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

atende as necessidades dos enfermos, sob a supervisão do enfermeiro, desempenhando atividades como: aplicação de injetáveis, controle dos mesmos, participação em campanhas, ministra medicamentos, registra temperaturas, afere pressão arterial, faz curativos coleta material para exame laboratorial e prepara e esteriliza os instrumentos de trabalho.

TELEFONISTA

Opera equipamento telefônico, acionando teclas e outros dispositivos, para estabelecer comunicações internar, locais ou interurbanas.

TESOUREIRO

Mantém sobre sua responsabilidade cofre forte, numerário, talões de cheques, e outros valores pertencentes a organização, executa cálculos de transações efetuadas examinando os documentos que lhe são apresentados, para atender aos interesses da administração municipal.

VISITADOR SANITÁRIO

Programa e efetua visitas domiciliares, seguindo planos preparados e rotinas de serviços de cada caso, promove campanhas de prevenção de doenças e elabora boletins de produção e relatórios de visita domiciliar.

ANEXO II - PROGRAMA

AGENTE DE SANEAMENTO

Português:- Interpretação de Texto; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; As classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: cargo e colocação e Regência nominal e verbal. Noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita.

Matemática:- Conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; Grandezas Proporcionais - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples - Resolvendo problemas; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas - problemas.

Conhecimentos Específicos:

Conhecimento sobre orientação aos pacientes sobre higiene e saúde; Marcação de consultas; Preenchimento e anotação nas fichas clínicas; arquivo e fichário; preparação do paciente para o atendimento; Auxilio no atendimento ao paciente; Instrumentação ao profissional de saúde; Promoção, isolamento do campo operatório; Manipulação de materiais de uso; Seleção de materiais; Confecção de modelos em gesso; Aplicação de métodos preventivos de saúde; Conservação e manutenção dos equipamentos; Realização de lavagem, desinfecção e esterilização do instrumental e do consultório; dispensação de medicamentos e de outros produtos para a saúde que não requeiram intervenção farmacêutica; Organização e armazenamento de medicamentos e outros produtos para a saúde, assim como matérias-primas e outros insumos utilizados na farmácia; Noções de manutenção da limpeza do laboratório, assim como dos materiais e vidrarias utilizados; Controle das datas de vencimento dos medicamentos, matérias-primas e insumos utilizados na farmácia. Trabalho em equipe; doenças sexualmente transmissíveis (DST); métodos contraceptivos; vacinação; assistência à mulher, à criança e ao idoso; doenças: tipos, formas de prevenção e tratamento; Malária e Dengue: vetores, vírus, sintomas e medidas de controle (criadouros); Drogas. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

AJUDANTE GERAL

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Língua Portuguesa:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano - ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos - figuras geométricas planas (perímetros e áreas) - sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

Conhecimentos Específicos:

Princípios gerais de administração pública. Noções de Administração; correspondência; recepção; arquivo; protocolo. Dimensão sobre trabalho de atendimento ao público. Noções de Informática: Conceitos básicos de computação e microinformática; Conhecimentos em planilhas de dados e processamento de textos (Excel, Word). Conhecimentos básicos em Internet. Ética do exercício profissional. Relações humanas no trabalho. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Língua Portuguesa:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta;

Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano - ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos - figuras geométricas planas (perímetros e áreas) - sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

Conhecimentos Específicos:

Princípios gerais de administração pública. Noções de Administração; correspondência; recepção; arquivo; protocolo. Dimensão sobre trabalho de atendimento ao público. Noções de Informática: Conceitos básicos de computação e microinformática; Conhecimentos em planilhas de dados e processamento de textos (Excel, Word). Conhecimentos básicos em Internet. Ética do exercício profissional. Relações humanas no trabalho. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Língua Portuguesa:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano - ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos - figuras geométricas planas (perímetros e áreas) - sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para a Educação Infantil; atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

Sugestão Bibliográfica:

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL -REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - Volumes I, II e III BRASÍLIA: MEC/SEF - 1998 - www.mec.gov.br

Lei 8.069/90 (e suas alterações) - Estatuto da Criança e do Adolescente;

Lei 9.394/96 (e suas alterações) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES. BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

BIBLIOTECÁRIA

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

Fundamentos das Ciências da Informação: Pesquisa: conceitos; abordagens quantitativas e qualitativas; pesquisa bibliográfica; Ciência da Informação: contexto na sociedade atual; Informação: conceitos e tipologias; Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia: conceitos básicos; Bibliotecas Especializadas: sua posição no contexto brasileiro e perspectivas de desenvolvimento.

Organização e Tratamento da Informação: Controle bibliográfico dos registros do conhecimento; Representação descritiva e temática: políticas, etapas, padrões, princípios, processos e produtos.

Recursos e Serviços de Informação: Documentos técnico-científicos: planejamento, elaboração e normalização; Documentos eletrônicos: produção, armazenamento, conservação e disseminação. Ética e privacidade dos dados; Tecnologias da informação; redes de informação eletrônicas e não eletrônicas; serviços de provisão e acesso; comércio eletrônico; Serviço de Informação em unidades especializadas de informação; processo de referência; interação usuário X bibliotecário; a entrevista de referência; as funções do bibliotecário de referência; educação de usuários; Informação especializada em Ciência e Tecnologia: geração, comunicação e uso de informações em ciência e tecnologia, através de canais formais e informais; fontes de informação: tipos, características e aplicabilidade.

Gestão de Sistemas de Informação: Administração: conceitos e funções; Administração de recursos humanos, financeiros e materiais; Gestão de recursos informacionais: organização dos suportes de informação; organização, preservação, controle e segurança do ambiente da unidade de informação; Gestão de serviços informacionais: fluxos e processos de trabalho; controle e avaliação de serviços de informação; informatização em unidades de informação; Estudo de comunidades e de usuários como base para o desenvolvimento de sistemas de informação.

Pesquisa e desenvolvimento de coleções: políticas e processos de pesquisa; Marketing em sistemas de informação: plano de marketing. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

BIOMÉDICO

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos

Conhecimentos sobre: Análises Clínicas; processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussoriais; Banco de Sangue: processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussoriais); Análises Ambientais (análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente); Indústrias (Indústrias químicas e biológicas): soros, vacinas, reagentes e etc; Citologia Oncótica (citologia esfoliativa); Análises Bromátológicas (análises para aferição de qualidade dos alimentos); Imagenologia (Raio-X, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear-excluída a interpretação de laudos); Acupuntura (princípios, métodos e técnicas de acupuntura); Biologia Molecular (coleta de materiais, análise, interpretação, laudos e de pareceres técnicos); Coleta de materiais (coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames); DNA (exames laboratoriais de DNA). Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

ELETRICISTA

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos:

Conhecimentos sobre equipamentos de proteção individual - EPIs; Conhecimentos em manutenção preventiva, corretiva, instalações elétricas em edifícios e praças públicas. Noções na utilização de chaves, alicates e outras ferramentas, voltímetro e amperímetro. Noções básicas de rede elétrica interna e externa e partes elétrica em geral, chaves, caixas de distribuição. Noções sobre tensões de 127 volts a 13,8 KV. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

ENFERMEIRO

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

Diretrizes e bases da implantação do SUS. Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde - Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo. Código de Ética do Profissional.

Administração do serviço de enfermagem: características, objetivos, planejamento, organização, comando, controle, avaliação e treinamento em serviço. Assistência à criança: recém-nascido normal, prematuro e de alto risco, puericultura, controle de nascimento e desenvolvimento. Assistência à mulher: da reprodução humana ao trabalho de parto e puerpério. Assistência a portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Assistência ao idoso: cuidados durante a internação, admissão, alta. Assistência em psiquiatria. Assistência nas doenças crônico-degenerativas, a saúde do trabalhador (noções sobre doenças ocupacionais). Assistência nas urgências e emergências: primeiros socorros, hemorragias, choques, traumatismos, desinfecção e esterilização: conceitos, procedimentos, materiais e soluções utilizadas, cuidadas, tipos de esterilização, indicações. Código de deontologia, Lei do exercício profissional. Conhecimentos de anatomia, fisiologia, microbiologia, embriologia, farmacologia, imunologia. Enfermagem em saúde pública: doenças transmissíveis, DSTs, Medidas preventivas, imunização ( rede de frio, tipos de vacinas, conservação e armazenamento, validade, dose e via de administração, esquema de vacinação do Ministério da Saúde). Código de Ética Profissional. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

INSPETOR DE ALUNOS

Português:- Interpretação de Texto; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; As classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: cargo e colocação e Regência nominal e verbal. Noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita.

Matemática:- Conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; Grandezas Proporcionais - Regra de três simples; Porcentagem e juro simples - Resolvendo problemas; Sistema Monetário Brasileiro; Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas - problemas.

Conhecimentos Específicos:

Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções de Primeiros Socorros. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

MECÂNICO

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos:

Conhecimentos sobre equipamentos de proteção individual - EPIs; Conhecimento de manutenção, conservação, manuseio e limpeza de veículos leves: motor a explosão, freio, suspensão,engrenagens, transmissão, lubrificação, entre outros. Conhecimento das ferramentas apropriadas. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego

MÉDICO - ESF

Conhecimentos Específicos:

Política de Saúde: Diretrizes e bases da implantação do SUS. Organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde - Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Políticas de descentralização e atenção primária à Saúde. Doenças de notificação compulsória no Estado de São Paulo. Código de Ética do Profissional.

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, tromboses venosas, hipertensão arterial. Insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intersticial, neoplasias. Gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias. Hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Anemias hipocrônicas, macrociticas e homolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios da coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococciais, estafilococciais, doença meningocócica, infeccções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczena, dermatite de contato, onicomicoses, urticária, anafiloxia, intoxicações exógenas agudas. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

MOTORISTA

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos:

Conhecimentos sobre condução, limpeza e conservação de veículos; Lei 9.503 de 23/09/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

OFICIAL DE MANUTENÇÃO

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos:

Conhecimentos sobre equipamentos de proteção individual - EPI's. Conhecimentos sobre demarcação da obra; materiais básicos de construção civil (areia, cimento, cal, pedra, etc.); equipamentos e ferramentas; nível e prumo; concretos e argamassas; fundações; alvenarias; lajes; materiais de acabamento; impermeabilização e medidas. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

OPERADOR DE MÁQUINAS

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos:

Conhecimentos sobre todo o funcionamento e operação, manutenção, conservação e limpeza de equipamentos rodoviários e outras máquinas destinadas a escavar, nivelar e aplainar terra e materiais similares, tais como retroescavadeira, e pá carregadeira; noções da Lei 9.503 de 23/09/97 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1998 . Artigos 205 a 214 - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional > Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - altera artigos da LDB.

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª. À 8ª. Séries. Brasília. MEC/SEF, 2001 - www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento do Ensino Fundamental (5ª. À 8ª. Séries) - Vol. I Brasília. MEC/SEF, 2000- www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> INDICAÇÃO CEE Nº 11/2000 e DELIBERAÇÃO CEE Nº 09/2000 - Estabelece diretrizes para a implementação, no Sistema de ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos de níveis Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público.

> MORIN, Edgar - Os Sete saberes Necessários a Educação do Futuro - São Paulo. Cortez, 2000.

> RIOS, Terezinha Azeredo - Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade - São Paulo. Cortez, 2001.

> ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis. Vozes, 2000

> HOFFMAN N, Jussara - O jogo do contrário em avalia ção - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da Aprendizagem escolar - 14ª Ed. São Paulo. Cortez, 2002.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL - PEBF I

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem.

Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e alterações

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - 1ª. À 4ª. SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. BRASÍLIA: MEC/SEF- 1997. www.mec.gov.br

> MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - ORIENTAÇÕES GERAIS. BRASÍLIA : MEC/SEB - 2004 - www.mec.gov.br

> MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES. BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> COLL, César (org) - O construtivismo na sala de aula - 6ª ed - São Pualo. Ática, 2001.

> ENGUITA, Mariano F - Educar em tempos Incertos - Porto Alegre. ArtMed, 2003.

> HOFFMANN, Jussara - O jogo do contrário em avaliação - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LIBÂNIO, José Carlos - Democratização da Escola Pública - São Paulo. Loyola, 2000.

> MANTOAN, M.T.E. - Inclusão escolar: o que é? Por que? Como fazer? - São Paulo. Moderna, 2003.

> LERNER, Délia - A matemática na escola - aqui e agora - Porto Alegre. ArtMed, 2002.

> FREIRE, Paulo - A importância do ato de ler - São Paulo. Cortez, 1990.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

> Indagações sobre o Currículo: - Caderno 1 - Os Educandos, seus direitos e o Currículo - Arroyo, Miguel; Caderno 2 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Elvira Souza Lima; Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Antonio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Currículo e Avaliação - Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.

> OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (Org) - Educação Infantil: Muitos Olhares - São Paulo - Editora Cortez, 2001.

> FERREIRA, Maria Clotilde Rosseti e outros (Org.) - "Os Fazeres na Educação Infantil" - São Paulo - Editora Cortez, 1998.

> ARROYO, Miguel G. Imagens Quebradas. Petrópolis: Vozes, 2004.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL - PEB I

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para a educação infantil - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem.

Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e alterações

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL -BRASÍLIA: MEC/SEF - 1998 - www.mec.gov.br

> MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS - ORIENTAÇÕES GERAIS. BRASÍLIA : MEC/SEB - 2004 - www.mec.gov.br

> MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES. BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> COLL, César (org) - O construtivismo na sala de aula - 6ª ed - São Pualo. Ática, 2001.

> ENGUITA, Mariano F - Educar em tempos Incertos - Porto Alegre. ArtMed, 2003.

> HOFFMANN, Jussara - O jogo do contrário em avaliação - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LIBÂNIO, José Carlos - Democratização da Escola Pública - São Paulo. Loyola, 2000.

> MANTOAN, M.T.E. - Inclusão escolar: o que é? Por que? Como fazer? - São Paulo. Moderna, 2003.

> SANCHES, Emilia Cipriano - Creche: Realidade e Ambiguidades - Ed. Vozes, 2004

> LERNER, Délia - A matemática na escola - aqui e agora - Porto Alegre. ArtMed, 2002.

> FREIRE, Paulo - A importância do ato de ler - São Paulo. Cortez, 1990.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

> Indagações sobre o Currículo: - Caderno 1 - Os Educandos, seus direitos e o Currículo - Arroyo, Miguel; Caderno 2 - Currículo e Desenvolvimento Humano - Elvira Souza Lima; Caderno 3 - Currículo, Conhecimento e Cultura - Antonio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Currículo e Avaliação - Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.

> OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (Org) - Educação Infantil: Muitos Olhares - São Paulo - Editora Cortez, 2001.

> FERREIRA, Maria Clotilde Rosseti e outros (Org.) - "Os Fazeres na Educação Infantil" - São Paulo - Editora Cortez, 1998.

> ARROYO, Miguel G. Imagens Quebradas. Petrópolis: Vozes, 2004.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1998 . Artigos 205 a 214 - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

> Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - altera artigos da LDB.

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª. À 8ª. Séries Brasília. MEC/SEF, 2001 - www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento do Ensino Fundamental (5ª. À 8ª. Séries) - Vol. I Brasília. MEC/SEF, 2000- www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> INDICAÇÃO CEE Nº 11/2000 e DELIBERAÇÃO CEE Nº 09/2000 - Estabelece diretrizes para a implementação, no Sistema de ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos de níveis Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público.

> MORIN, Edgar - Os Sete saberes Necessários a Educação do Futuro - São Paulo. Cortez, 2000.

> RIOS, Terezinha Azeredo - Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade - São Paulo. Cortez, 2001.

> ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis. Vozes, 2000

> HOFFMANN, Jussara - O jogo do contrário em avaliação - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da Aprendizagem escolar - 14ª Ed. São Paulo. Cortez, 2002.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

PROFESSOR DE HISTÓRIA

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1998 . Artigos 205 a 214 - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

> Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - altera artigos da LDB.

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª. À 8ª. Séries Brasília. MEC/SEF, 2001 - www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento do Ensino Fundamental (5ª. À 8ª. Séries) - Vol. I Brasília. MEC/SEF, 2000- www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> INDICAÇÃO CEE Nº 11/2000 e DELIBERAÇÃO CEE Nº 09/2000 - Estabelece diretrizes para a implementação, no Sistema de ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos de níveis Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público.

> MORIN, Edgar - Os Sete saberes Necessários a Educação do Futuro - São Paulo. Cortez, 2000.

> RIOS, Terezinha Azeredo - Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade - São Paulo. Cortez, 2001.

> ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis. Vozes, 2000

> HOFFMANN, Jussara - O jogo do contrário em avaliação - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da Aprendizagem escolar - 14ª Ed. São Paulo. Cortez, 2002.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS)

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1998 . Artigos 205 a 214 - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

> Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - altera artigos da LDB.

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª. À 8ª. Séries. Brasília. MEC/SEF, 2001 - www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento do Ensino Fundamental (5ª. À 8ª. Séries) - Vol. I Brasília. MEC/SEF, 2000- www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> INDICAÇÃO CEE Nº 11/2000 e DELIBERAÇÃO CEE Nº 09/2000 - Estabelece diretrizes para a implementação, no Sistema de ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos de níveis Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público.

> MORIN, Edgar - Os Sete saberes Necessários a Educação do Futuro - São Paulo. Cortez, 2000.

> RIOS, Terezinha Azeredo - Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade - São Paulo. Cortez, 2001.

> ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis. Vozes, 2000

> HOFFMANN, Jussara - O jogo do contrário em avaliação - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da Aprendizagem escolar - 14ª Ed. São Paulo. Cortez, 2002.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1998 . Artigos 205 a 214 - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

> Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - altera artigos da LDB.

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª. À 8ª. Séries

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento do Ensino Fundamental (5ª. À 8ª. Séries) - Vol. I Brasília. MEC/SEF, 2000- www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> INDICAÇÃO CEE Nº 11/2000 e DELIBERAÇÃO CEE Nº 09/2000 - Estabelece diretrizes para a implementação, no Sistema de ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos de níveis Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público.

> MORIN, Edgar - Os Sete saberes Necessários a Educação do Futuro - São Paulo. Cortez, 2000.

> RIOS, Terezinha Azeredo - Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade - São Paulo. Cortez, 2001.

> ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis. Vozes, 2000

> HOFFMANN, Jussara - O jogo do contrário em avaliação - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da Aprendizagem escolar - 14ª Ed. São Paulo. Cortez, 2002.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; orientações metodológicas para o ensino fundamental e médio - atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Bibliografia:

> Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/1998 . Artigos 205 a 214 - Da Educação.

> Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional > Lei Federal nº. 11.274, de 06/02/2006 - altera artigos da LDB.

> Lei Federal nº. 8069, de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª. À 8ª. Séries. Brasília. MEC/SEF, 2001 - www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Segundo Segmento do Ensino Fundamental (5ª. À 8ª. Séries) - Vol. I Brasília. MEC/SEF, 2000- www.mec.gov.br

> BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO - DIRETRIZES BRASÍLIA. MEC/SEB - 2007 - www.mec.gov.br

> INDICAÇÃO CEE Nº 11/2000 e DELIBERAÇÃO CEE Nº 09/2000 - Estabelece diretrizes para a implementação, no Sistema de ensino do Estado de São Paulo, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos de níveis Fundamental e Médio, instalados ou autorizados pelo poder público.

> MORIN, Edgar - Os Sete saberes Necessários a Educação do Futuro - São Paulo. Cortez, 2000.

> RIOS, Terezinha Azeredo - Compreender e ensinar. Por uma docência de melhor qualidade - São Paulo. Cortez, 2001.

> ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis. Vozes, 2000

> HOFFMAN N, Jussara - O jogo do contrário em avalia ção - Porto Alegre. Mediação, 2005.

> LUCKESI, Cipriano Carlos - Avaliação da Aprendizagem escolar - 14ª Ed. São Paulo. Cortez, 2002.

> PERRENOUD, Phillipe - Dez novas competências para ensinar - Porto Alegre. ArtMed, 2000.

SALVA-VI DAS

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos: Primeiros socorros e operações de salvamento.

SECRETARIO DA JUNTA DO SERVIÇO MILITAR

Língua Portuguesa:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano - ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos - figuras geométricas planas (perímetros e áreas) - sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

Conhecimentos Específicos:

Princípios gerais de administração pública. Noções de Administração; correspondência; recepção; arquivo;

protocolo. Dimensão sobre trabalho de atendimento ao público. Noções de Informática: Conceitos básicos de computação e microinformática; Conhecimentos em planilhas de dados e processamento de textos (Excel, Word). Conhecimentos básicos em Internet. Ética do exercício profissional. Relações humanas no trabalho. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

SERVENTE

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Língua Portuguesa:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano - ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos - figuras geométricas planas (perímetros e áreas) - sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

Conhecimentos Específicos:

Código de Ética Profissional; Curativos: material utilizado, tipo de ferimentos, procedimentos, limpeza e assepsia, anti-sepsia, desinfecção e esterilização, conceitos, importância, produtos utilizados, procedimentos e noções de primeiros socorros; DSTs, Assistência à criança: recém nascido normal, prematuro e de alto risco, puericultura. Assistência à mulher: da reprodução humana ao trabalho de parto e puerpério. Assistência a portadores de problemas clínicos e cirúrgicos. Assistência ao idoso: cuidados durante a internação, admissão e alta. Assistência em psiquiatria. Assistência nas doenças crônico-degenerativas. A saúde do trabalhador (noções sobre doenças ocupacionais). Assistência nas urgências e emergências: primeiros socorros, hemorragias, choques, traumatismos. Desinfecção e esterilização: conceitos, procedimentos, material e soluções utilizados, cuidados, tipos de esterilização, indicações. Imunização (rede de frio, tipos de vacinas, conservação e armazenamento, validade, dose e via de administração). Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego

TELEFONISTA

Língua Portuguesa:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano - ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos - figuras geométricas planas (perímetros e áreas) - sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

TESOUREIRO

Língua Portuguesa:

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Conhecimentos Específicos:

Estoque de material: controle de quantidade, tipo, tamanho; Documentação: classificação, lançamentos e registros; Formulários em geral; Arquivo: finalidades, tipos, importância, organização; Redação Oficial: normas para elaboração de ofício, circular, memorando, declaração, atestado, certidão, ata, relatório, requerimento; A Escrituração Contábil: As contas, as partidas simples e as partidas dobradas; As contas patrimoniais; As contas de receitas, despesas e custos; As contas de compensação; A equação patrimonial básica; O regime de caixa e o de competência; Os lançamentos e suas retificações; Os registros contábeis na constituição de entidades: Os tipos de entidades; A constituição do capital; A subscrição e a integralização do capital no caso de sociedades anônimas; A realização de capital com bens e direitos; As despesas de constituição; Os registros das operações típicas de uma empresa: Compras e vendas; Movimentação de estoques; Custo com pessoal, serviços de terceiros, prêmios de seguros, tributos, amortizações, depreciações e exaustões; Operações financeiras de empréstimos e de descontos; Os lançamentos de destinação do resultado; Medidas preliminares à elaboração de balanços: O balancete de verificação; As conciliações e retificações de saldos de contas; As provisões e os diferimentos; O inventário de mercadorias e de materiais; Os créditos de liquidação duvidosa; A elaboração das demonstrações contábeis: O Balanço Patrimonial e as suas notas explicativas; A apuração do resultado e a Demonstração do Resultado do Exercício; A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados; A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos; A Demonstração de Fluxo de Caixa; A consolidação de balanços; Contabilidade de Custos: Elementos conceituais; O fluxo de valores no ciclo operacional interno das entidades; A inserção da Contabilidade de Custos na contabilidade e sua obediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade; A diferenciação entre os custos e as despesas; O conceito de portador dos custos; Noções de Informática: Conceitos básicos de computação e microinformática; Conhecimentos de planilhas de dados e processamento de textos (Excel, Word). Conhecimentos básicos em Internet. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do emprego.

VISITADOR SANITÁRIO

Português:- Interpretação de Texto; uso correto das palavras.

Matemática:- Cálculos e situações-problema envolvendo as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Conhecimentos Específicos: Dengue, vetor, vírus, sintomas e medidas de controle (criadouros)

ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE NUPORANGA

FORMULÁRIO DE RECURSO - MODELO

Obs.: Ler atentamente o Capítulo 7 do Edital antes de proceder ao preenchimento deste formulário.

Ilmo Sr Presidente da Comissão do Concurso Público

NOME CANDIDATO: ____________________________________________________ tel ______________

Nº INSCRIÇÃO ___________________ EMPREGO: ____________________________________________

Questionamento: (Se recurso quanto ao gabarito, mencionar o número da questão)

Digitar ou datiografar

Embasamento:

Digitar ou datiografar

Assinatura: ___________________

Data: ___/ ___/2009