Prefeitura de Nova Soure - BA

Notícia:   Prefeitura de Nova Soure - BA oferece 258 vagas de até R$ 3.000,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA SOURE

ESTADO DA BAHIA

CONCURSO PÚBLICO

MANUAL DO CANDIDATO

www.seletaconsultoria.com.br

contato@seletaconsultoria.com.br

seletaconsult@ibest.com.br

(75) 3422-4846 e (71) 3341-3388

CRONOGRAMA PREVISTO PARA O CONCURSO

INSCRIÇÕES E ENTREGA DE TÍTULOS

DE 28 DE MAIO A 07 DE JUNHO DE 2008

PROVA OBJETIVA

15 DE JUNHO DE 2008

PUBLICAÇÃO DO GABARITO PARCIAL

72 HORAS APÓS A APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

RESULTADO DA PROVA OBJETIVA E PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS

01 A 25 DIAS APÓS APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

RESULTADO FINAL

1 A 25 DIAS APÓS APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

EDITAL - 01/2008

A COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO, no uso suas atribuições, devidamente autorizada pelo Prefeito Municipal, tendo em vista o disposto no art.37,II da CF E art. 206, V com a respectiva alteração dada pela Emenda Constitucional n° 19 de 04.06.98, na Lei Complementar n°331 de 25 DE JANEIRO DE 2008, Lei Complementar n.°336 de 07 de abril de 2008, Lei n.°332 de 25 de janeiro de 2008 e Lei 322/2007, de 30 de Agosto de 2007,e nas demais leis que regem o Município de Nova Soure e em cumprimento às normas estabelecidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios TCM, FAZ SABER, que estarão abertas as inscrições do Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargos do quadro efetivo da Prefeitura Municipal, constituindo a regulamentação do curso na forma prevista no presente Edital.

01. DOS CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA, SALÁRIOS, ESCOLARIDADE/PRÉ- REQUISITOS E TAXA DE INSCRIÇÃO.

1.1 O ingresso no cargo far-se-á na referência inicial dos cargos em questão mediante a aprovação no concurso e nomeação por ato do Prefeito Municipal, em conformidade com a Lei Complementar n° 331 de 25 de janeiro de 2008 e as leis que regem o Município de Nova Soure compreendendo os cargos e vagas distribuídas da seguinte forma:

Cód.CargoVagasC/H semanal Vencimentos em R$Escolaridade mínima e requisito complementarTaxa de inscrição em R$
01Agente Administrativo2040 horas456,00Alfabetização30,00
02Auxiliar de eletricista0240 horas456,00Alfabetização30,00
03Auxiliar Operacional de limpeza1040 horas415,00Alfabetização30,00
04Auxiliar de manutenção e serviços gerais0340 horas415,00Alfabetização30,00
05Auxiliar Operacional de jardinagem, capina e Podas1040 horas415,00Alfabetização30,00
06Auxiliar Operacional de cozinha0540 horas415,00Alfabetização30,00
07Coveiro0240 horas415,00Alfabetização30,00
08Gari2040 horas415,00Alfabetização30,00
09Guarda de segurança patrimonial2040 horas415,00Alfabetização30,00
10Merendeira1040 horas415,00Alfabetização30,00
11Eletricista0540 horas570,00Alfabetização com experiência comprovada30,00
12Marceneiro0140 horas570,00Alfabetização com experiência comprovada30,00
13Mecânico geral0140 horas570,00Alfabetização com experiência comprovada30,00
14Motorista classe AB ou B e AC ou C1040 horas600,00Alfabetização e habilitação correspondente e com experiência comprovada30,00
15Motorista classe D0540 horas750,00Alfabetização e habilitação correspondente e com experiência comprovada30,00
16Pedreiro0540 horas570,00Alfabetização com experiência comprovada30,00
17Soldador0140 horas570,00Alfabetização com experiência comprovada30,00
18Operacional técnico de carpintaria e marcenaria0240 horas570,00Alfabetização com experiência comprovada30,00
19Agente Comunitário de Saúde - Loteamento Natuba0240 horas456,00, mais adicionalEnsino Fundamental Completo e é necessário residir na comunidade para a qual tenha sido aprovado a partir do ato de posse.30,00
20Agente Comunitário de Saúde - Bairro de Fátima03
21Agente Comunitário de Saúde - Cajueiro / Panasco02
22Agente Comunitário - Pedra Branca / Cova d' água01
23Agente Comunitário de Saúde - Pau de Colher / Bx. Pequena01
24Agente Comunitário de Saúde - Centro02
25Agente Comunitário de Saúde - Lot. Bom Jesus02
26Agente de Combate as endemias0840 horas456,00, mais adicionalEnsino Fundamental30,00
27Auxiliar de enfermagem0540 horas500,00Ensino Médio, qualificação específica e com registro no Corem40,00
28Almoxarife0340 horas415,00Ensino Médio40,00
29Arquivista0340 horas415,00Ensino Médio40,00
30Assistente Administrativo2040 horas468,00Ensino Médio40,00
31Auxiliar de consultório dentário0240 horas415,00Ensino Médio40,00
32Agente de fiscalização de obras e posturas0440 horas415,00Ensino Médio40,00
33Agente de fiscalização de tributos0640 horas415,00Ensino Médio40,00
34Professor nível I2020 horas470,00, mais gratificaçõesEnsino Médio com formação em magistério40,00
35Técnico Agrícola0240 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas agrícolas40,00
36Técnico Ambiental0240 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas ambientais40,00
37Técnico em contabilidade0240 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas contábeis40,00
38Técnico em edificações0140 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas de edificações40,00
39Técnico em enfermagem0540 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas de enfermagem40,00
40Técnico em informática0540 horas570,00Ensino Médio com conhecimentos em informática40,00
41Técnico em laboratório0140 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas de laboratório40,00
42Técnico em higiene dental0140 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas de higiene dental40,00
43Técnico em radiologia0140 horas570,00Ensino Médio com formação em técnicas de radiologia40,00
44Assistente Social0230 horas1.500,00Formação superior em serviço social60,00
45Bibliotecário0140 horas1.200,00Formação superior em biblioteconomia60,00
46Bioquímico0130 horas1.500,00Formação superior em bioquímica60,00
47Coordenador Pedagógico II0520 horas587,50Formação superior em pedagogia60,00
48Enfermeiro0540 horas3.000,00Formação superior em enfermagem60,00
49Engenheiro Civil0120 horas1.000,00Formação superior em engenharia civil60,00
50Farmacêutico0130 horas1.500,00Formação superior em farmácia60,00
51Fisioterapeuta0230 horas1.500,00Formação superior em fisioterapia60,00
52Nutricionista0120 horas1.200,00Formação superior em nutrição60,00
53Pedagogo0130 horas1.200,00Formação superior em pedagogia60,00
54Psicólogo0230 horas1.500,00Formação superior em psicologia60,00

1.2.Fica reservado o percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas existentes para os candidatos portadores de deficiência em função compatível com a sua aptidão.

1.2.1. Às pessoas portadoras de deficiência, que pretenderem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no Inciso VIII do Art. 37 da Constituição Federal e Decreto 3.298 de 20/12/99, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em provimento.

1.2.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiências aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4° do Decreto 3.298/99.

1.2.3. Não serão considerados como deficiência os distúrbios visuais passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres. O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito e especificar o tipo de deficiência e o cargo em que se inscreveu. Os candidatos que não o fizerem até o término da inscrição, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada.

1.2.4. As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/99, em especial no seu Art. 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

02. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As Inscrições ficarão abertas no período de 28 de maio a 07 de junho de 2008, inclusive aos sábados (dias 31 e 07) e Domingo (dia 1º), no Prédio da Prefeitura Municipal, sito a Rua Natuba, S/N, Centro, Nova Soure-Ba, das 08:00 às 17:00 horas.

2.2. Dos pré requisitos para a inscrição válida:

. Ser brasileiro nato ou naturalizado, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do Artigo 12, da Constituição Federal.

. Estar em dias com as obrigações eleitorais;

. Se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;

. Ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 65 (sessenta e cinco) anos completos;

. Ter a escolaridade, a formação profissional exigida e conforme o cargo a experiência comprovada para o exercício do cargo, conforme discriminado na tabela do item 1.1;

. Estar inscrito, no ato de posse, no respectivo Conselho Regional da categoria profissional, quando for o caso;

. Declarar, no Requerimento da Inscrição, que possui habilitação exigida para o cargo pretendido e que conhece e aceita as normas constantes deste Edital;

. Preencher todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo.

2.3. Para efetuar a inscrição o candidato deverá:

(1) Retirar a Ficha de Inscrição no Posto de Inscrição, fazer o pagamento da taxa de inscrição de acordo com os valores específicos para cada função técnica qualificada, através de pagamento efetuado no local de inscrição.

(2) Preencher a Ficha de Inscrição em todos os seus campos com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em letra de forma com nitidez e legibilidade;

(3) Preencher corretamente o campo correspondente ao código do cargo pleiteado;

(4) Preencher e assinar a declaração contida no Requerimento de Inscrição, sob as penas da lei, que atende às condições exigidas no Edital.

(5) Apresentar original da Cédula de Identidade: (R. G.) ou da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou do Certificado de Reservista ou de Carteiras expedidas por Órgãos ou Conselhos de Classe, ou da Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei nº 9.503/97) , e CPF. O mesmo documento deverá ser apresentado para a prestação das provas;

(6) Entregar ao Coordenador de Inscrição, juntando os seguintes documentos solicitados:

. A Ficha de Inscrição preenchida.

. Anexar fotocópia da cédula de Identidade frente/verso e fotocópia do CPF na Ficha de Inscrição.

. Fazer a entrega de títulos no caso de concorrer a cargo privativo de nível superior e professor nível I, sob pena de preclusão.

. Receber do Coordenador de Inscrição o Comprovante de Inscrição, contendo o número de inscrição pré- identificado e o Manual do Candidato contendo o Edital Completo;

(7) São considerados desistentes os candidatos que, mesmo tendo feito o pagamento do valor de inscrição, não tenham preenchido e devolvido a respectiva Ficha de Inscrição no período das inscrições.

(8) Observar e cumprir as orientações contidas na própria Ficha e no Edital, pois não serão admitidas quaisquer alterações posteriores à efetivação da inscrição.

2.3.1. Por Procuração

. Será permitida a Inscrição por procuração, devendo ser apresentado o respectivo instrumento público ou particular, indicando expressamente o nome do cargo, acompanhado de cópia autenticada dos Documentos de Identidade do candidato e do procurador. Não sendo necessário reconhecimento de firma.

. O procurador de mais de um candidato deverá apresentar uma procuração para cada candidato, que ficará retida.

O Candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, no formulário de Inscrição arcando com eventuais erros de preenchimento daquele documento.

IMPORTANTE: Após efetivação da Inscrição, não serão aceitos pedidos para qualquer alteração na Ficha de Inscrição, como também não haverá devolução da importância paga, a título de ressarcimento das despesas com materiais e serviços em qualquer hipótese.

2.4. Os pagamentos efetuados com cheque somente serão considerados quitados após a compensação respectiva.

2.5. Não serão aceitas inscrições por depósito via postal, fac-símile, internet, condicional e/ou extemporânea.

2.6. No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá declarar, na Ficha de Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico atestando a espécie, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo será retido e ficará anexado à Ficha de Inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.

2.7. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo.

2.8. Serão canceladas, a qualquer tempo, as inscrições, provas ou nomeação do Candidato, se verificadas falsidade de declaração ou irregularidade nas provas ou documentos.

03. DAS ETAPAS DO CONCURSO

3.1. O concurso será realizado nas seguintes etapas:

Prova Objetiva:

3.1.1. Todos os candidatos serão submetidos a uma Prova Objetiva de Conhecimentos em data e horário aqui fixados, que será de acordo com o cargo e constará de questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E) para resposta, sendo adotada, para fins de correção, uma única resposta correta por questão.

3.1.2. Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) de acertos do total da prova, não havendo possibilidade de aproximação de notas.

3.1.3. A Prova Objetiva valerá de 0 a 100 pontos. Serão divididos os 100 (cem) pontos pelo número de questões que compõe a prova escrita, sendo que cada questão terá o mesmo peso na prova, considerando-se habilitados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50 (cinqüenta) pontos, o equivalente a 50% da prova.

3.1.4. A Prova Objetiva será elaborada de acordo com os conteúdos constantes do Programa que integram este Edital.

3.1.5. Prova de Títulos:

3.1.6. Na forma prevista no art. 19 ADCT, todos os candidatos concorrentes aos cargos privativos de nível superior e professor nível I, que se habilitarem com média mínima de 50% de acertos da Prova Objetiva será facultada a prova de títulos com caráter classificatório, os quais deverão ser entregues no ato da inscrição.

3.1.7. Mediante apresentação do original e cópia do contrato de trabalho ou da CTPS (página do contrato), juntamente com a declaração em papel timbrado do órgão ou empresa, ou, no caso de servidor público, cópia do Decreto de Nomeação e certidão de tempo de serviço, ambos emitidas pelo setor pessoal ou equivalente e autenticados em cartório, em conformidade com a nomenclatura do cargo que concorre.

3.1.8. Não será computado como experiência profissional, o tempo de estágio ou monitoria.

3.1.9. Todo documento apresentado para fins de comprovação de experiência profissional deverá ser emitido pelo setor pessoal competente e conter o período do início e término do trabalho realizado, obrigatoriamente acompanhados dos contratos de prestação de serviços e/ou decreto de nomeação.

3.1.10. A Prova de Títulos tem caráter meramente classificatório, será facultada a apresentação de prova de títulos de experiência profissional, formação e especialização somente para os candidatos dos cargos de Nível Superior e para os candidatos ao cargo de Professor Nível I, desde que devidamente comprovados e relacionados, com anexação dos pontos das tabelas abaixo à nota da prova objetiva.

TÍTULOSPONTOS
Experiência Profissional em Serviço Público ou na iniciativa privada, estando relacionada diretamente com a nomenclatura do cargo a que concorre.01 (um) ponto por ano de experiência, com pontuação máxima de 5 (cinco) pontos.

3.1.11. Aos candidatos dos cargos de Nível Superior, será facultada a apresentação de prova de títulos de formação e especialização indicados abaixo, devidamente comprovados:

TÍTULOPONTUAÇÃOPONTOS MÁXIMOS
Experiência Profissional em Serviço Público ou Privado, estando diretamente relacionada com a nomenclatura do cargo a que concorre.01 ponto5,0
Aprovação comprovada em concurso público, sendo que se faz necessário que esteja relacionado diretamente com a nomenclatura do cargo a que concorre. Sendo aceito apenas mediante comprovação por certidão emitida pelo órgão público e/ou publicação no Diário Oficial.01 ponto2,0
Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso superior para a área que concorre.01 ponto1,0
Certificado de curso de especialização, em nível de pós-graduação, com carga horária mínima de 360 horas, na área específica a que concorre.02 pontos2,0
Diploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação, em nível de mestrado (título de mestre) na área específica ao cargo que concorre.03 pontos3,0
Diploma, devidamente registrado, de curso de pós-graduação, em nível de doutorado (título de doutor) na área específica ao cargo que concorre.04 pontos4,0

3.1.12. Os pontos serão somados de acordo com as comprovações enviadas pelos candidatos e pela pontuação máxima demonstrada nos quadros acima.

3.1.13. As notas atribuídas aos títulos serão adicionadas à nota final, exclusivamente para efeitos de classificação.

3.1.14. Os documentos deverão ser apresentados em fotocópias, autenticadas em cartório e acompanhadas dos respectivos originais para conferência e devolução imediata, sendo os mesmos no ato do recebimento, devidamente protocolados.

3.1.15. Todos os documentos apresentados, cuja devolução não for solicitada no prazo de 90 dias, contados a partir da homologação do resultado final do concurso, serão incinerados pela SELETA.

3.1.16. O candidato somente poderá obter até o máximo de 17 (dezessete) pontos em títulos, sendo desprezada pontuação superior a este número.

3.1.17. Após o prazo, não serão aceitos pedidos de inclusão de títulos sob qualquer hipótese ou alegação.

04. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1 . As provas serão realizadas no Município de Nova Soure, e resultado da Prova Objetiva, serão publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Nova Soure e através da Internet no endereço eletrônico www.seletaconsultoria.com.br.

4.2. O candidato somente fará a prova objetiva se munido de um dos documentos exigidos no ato da inscrição, conforme item 4.3.(5).

3.3. Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos de identificação diferentes dos estabelecidos.

4.4. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

4.5. Havendo erros de digitação de nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento, o candidato deverá solicitar ao fiscal de classe a correção no dia da prova, anexando-se a solicitação em Ata.

4.6. É de responsabilidade exclusiva do candidato o conhecimento das publicações relativas ao Concurso, bem como o comparecimento nas datas e horários determinados nos Editais de Convocação para cada etapa.

4.7 O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, acompanhar as convocações, avisos e/ou comunicados, através da divulgação no quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e demais locais públicos bem como no site da Seleta www.seletaconsultoria.com.br, obter informações quanto ao local da prova através do citado site, ou dirigir-se à Prefeitura Municipal de Nova Soure, no horário das 8 às 12 e das 14 às 17: 00, de segunda à sexta- feira.

4.8. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identificação original, (2.3 (5)), caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar no dia de realização das provas, documentos de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo 30 dias, ocasião em que será submetido a identificação especial, compreendendo coleta de dados de assinatura se de impressão digital em formulário próprio.

4.9. A identificação especial será exigida também ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas a fisionomia ou a assinatura do portador, o candidato que não apresentar documento de identidade original na forma definida no sub-item (2. 3 (5)) deste edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

4.10. Não será permitida a entrada de candidatos, sob qualquer pretexto, após o fechamento dos portões.

4.11. Não haverá Segunda chamada para as provas. O não comparecimento seja qual for o motivo que tenha determinado a ausência do candidato, implicará em sua eliminação automática do concurso.

4.12. O candidato deverá marcar suas respostas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, na Folha de Respostas Óptica observando as seguintes orientações:

- O preenchimento correto dos quadros ópticos, que deverão ser preenchidos conforme as instruções específicas no Caderno de Questões, contidas também na própria Folha.

- As marcações incorretas na Folha de Respostas Óptica geram prejuízos ao candidato.

- Serão consideradas incorretas: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo determinado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

4.13. Os fiscais da sala não estão autorizados a fazer retificações de qualquer natureza nas instruções ou no enunciado das questões da prova. O candidato só deverá fazer qualquer ato que contrarie o que especifica o seu caderno de provas, se o próprio Coordenador da Área, reconhecido por um dístico bem visível, percorrer pessoalmente as salas, avisando sobre alguma alteração.

4.14. Durante a realização das provas não serão permitidas a comunicação dos candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras, aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador) e outros equipamentos similares, livros, anotações, impressos. A Seleta não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos a eles causados.

4.15. Aos portadores de deficiência serão asseguradas provas e/ou locais especiais, a depender das necessidades específicas, cabendo à Coordenação do Concurso o cumprimento das demais condições do Edital.

4.16. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, que terá, impreterivelmente, a duração de quatro horas, contadas a partir do seu início.

4.17 Ao término da prova o candidato deverá devolver ao fiscal o Cartão-Resposta devidamente assinado.

4.18. A avaliação da prova será realizada por sistema eletrônico de processamento de dados, considerados para esse efeito, exclusivamente, as respostas transferidas para o Cartão-Resposta.

4.19. Não será informado por telefone, o local e horário das provas, nem o gabarito e o resultado.

4.20. NENHUM CANDIDATO PODERÁ ENTRAR NA SALA DE PROVA PORTANDO TELEFONE CELULAR. CASOS ESPECIAIS

O Candidato que estiver hospitalizado na sede do município de Nova Soure deverá comunicar à Comissão do Concurso público e/ou ao Coordenador Local, até 12 horas antes da realização das provas. Para tanto, o seu representante deverá comparecer, apresentando documento oficial de identidade e munido de:

. Atestado do médico que esteja acompanhando o Candidato, declarando a impossibilidade de locomoção e atestando que o Candidato tem condições de ler, redigir e marcar a Cartão de Respostas;

. Autorização do hospital para acesso do(s) fiscal(is) no horário de realização das provas;

. Documento de Identidade do Candidato (o mesmo apresentado no ato da inscrição);

05. DA DESCLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

5.1. Será desclassificado o candidato que:

5.1.1. Não estiver presente na sala de provas no horário determinado para o seu início.

5.1.2. Apresentar Laudo Médico ou qualquer outro documento, falso ou incompatível com a deficiência alegada pelo candidato ou, ainda, quando a Perícia Médica entender que a deficiência atestada é incompatível com o desempenho das atribuições do cargo.

5.1.3. Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

5.1.4. Comunicar-se com outros candidatos durante a realização da prova;

5.1.5. Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, sem a autorização e acompanhamento do fiscal;

5.1.6. Iniciadas as provas, retirar-se da sala antes de decorridos 60 (sessenta) minutos;

5.1.7. Tiver procedimento inadequado ou descortês para com qualquer dos executores, autoridades presentes e/ou candidatos;

5.1.8. Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata e for responsável por falsa identificação pessoal;

5.1.9. Não preencher qualquer um dos requisitos previstos no presente Edital para investidura no Cargo;

5.1.10. Obtiver nota inferior a 50% (cinqüenta por cento) de acertos na prova objetiva;

5.1.11. O candidato que não assinar o cartão-resposta.

5.1.12. O candidato que não comparecer á alguma etapa (Prova Objetiva ).

06. DOS RECURSOS

6.1 O prazo para interposição de recursos será de até 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir publicação dos respectivos resultados, tendo como termo inicial o 1º (primeiro) dia útil subseqüente.

6.2. Os recursos do Concurso Público deverão ser dirigidos ao Setor de Protocolo na Sede da Prefeitura de Nova Soure. O recurso deverá estar fundamentado, devendo nele constar o nome do candidato, cargo, número de inscrição e endereço para correspondência.

6.3 Será rejeitado liminarmente o recurso que:

a) não possuir argumentação lógica e consistente;

b) não for entregue em duas vias (original e cópia);

c) estiver incompleto;

d) for protocolado fora do prazo;

e) for encaminhado via fax, via postal, via internet e ou correio eletrônico ou encaminhado para endereço diferente do estabelecido.

6. 4 Se dos julgamentos dos recursos resultarem em anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não.

7. DO RESULTADO

7.1. Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total da prova.

7.2. A Classificação Final dos candidatos será obtida através da soma dos escores brutos de cada prova, convertidos em notas e somadas as notas gerando-se uma apuração final, na seguinte formula:

Candidatos com Prova Objetiva: NA x PE = NP + PT = CF (o numero de acertos, vezes o peso de cada questão, é igual a nota parcial obtida, mais os títulos, é igual a Classificação Final)

Onde: NA, é o numero de acertos; PE, é o peso de cada questão (02 pontos); NP, é a nota parcial obtida; PT, é a prova de títulos e; CF, é a Classificação Final.

7.3. Serão considerados aprovados no concurso os candidatos que prestaram as provas previstas para os cargos aos quais concorreram que não tenham sido eliminados e que tenham sido classificados em ordem decrescente de classificação e correspondente ao número das vagas oferecidas para cada cargo.

7.4. Na hipótese de igualdade de pontos, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

7.4.1. Seja mais idoso;

7.4.2. Tiver maior número de dependentes;

7.4.3. Sorteio Público realizado pela Comissão Especial do Concurso, com a presença dos candidatos empatados.

7.5. A Comissão Organizadora do Concurso publicará o resultado final do concurso relacionando o nome do candidato ao total de pontos obtidos.

7.6. Os candidatos habilitados portadores de deficiência física serão relacionados separadamente.

7.7. Caso não haja candidatos portadores de deficiência aprovados, a vaga reservada será destinada aos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.

8. DO PROVIMENTO

8.1. A aprovação em concurso não cria direito subjetivo à nomeação, mas essa, quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, uma vez que cria expectativa de direito.

8.2. A nomeação dos aprovados obedecerá à ordem de classificação dos candidatos habilitados, de acordo com a necessidade da Prefeitura Municipal de Nova Soure.

8.3. Os candidatos aprovados deverão tomar posse no prazo de 30 dias após a publicação do ato de provimento, tendo o prazo máximo de 05 (cinco) dias para entrar em exercício de função, no lugar para onde for designado.

8.4. Somente poderão tomar posse os candidatos que apresentarem a prova de sanidade física e mental

8.5. O candidato que nomeado através de Decreto do Poder Executivo Municipal, não tomar posse no prazo de 30 dias, perderá o direito à sua classificação, passando a ser o último da lista de classificados.

8.6. A nomeação, bem como todos os atos do presente Concurso serão publicados no lugar de costume da Prefeitura Municipal de Nova Soure e registrados no livro próprio dos atos do Poder Executivo.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Decairá do direito de impugnar os termos deste edital de concurso público, perante a administração, o candidato que não o fizer até o segundo dia útil, após o encerramento das inscrições.

9.2. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de outra natureza, ocorridas no decorrer do concurso público, mesmo que só verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do concurso, anulando todos os efeitos decorrentes de sua inscrição.

9.3. A Prefeitura Municipal aproveitará os candidatos aprovados em número estritamente necessário ao atendimento de suas necessidades, não havendo, portanto, obrigatoriedade de preenchimento imediato de todas as vagas.

9.4. O cronograma do presente Concurso, poderá por iniciativa da Comissão, ser antecipado ou prorrogado, devendo para tanto, ser publicado em Edital contendo prorrogação ou antecipação de quaisquer das datas, no local de costume de publicação dos atos oficiais da Prefeitura Municipal e no site da SELETA.

9.5. Quaisquer informações adicionais sobre o Concurso serão obtidas na Prefeitura Municipal de Nova Soure ou na SELETA, através do telefone (75) 3422-4846 e home page: www.seletaconsultoria.com.br.

9.6. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação neste concurso, valendo, para esse fim, a homologação pública.

9.7. O ato de inscrição gera presunção absoluta de que o candidato conhece as instruções e de que aceita as condições do concurso estabelecidas neste Edital.

9.8. A Prefeitura Municipal e a Seleta não se responsabilizam por equívocos eventualmente cometidos pelo candidato, POR DEIXAR DE LER ESTE EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO.

9.9. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os Editais, Comunicados e demais publicações referentes a este concurso nos locais de costume de publicações da Prefeitura Municipal de Nova Soure e no site da Seleta (www.seletaconsultoria.com.br) .

9.10. Os casos omissos até a publicação final do concurso serão resolvidos pela Comissão do Concurso e, após a publicação do Resultado Final, pelo Prefeito Municipal.

9.11. O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

9.12. O concurso público será planejado e executado pela empresa SELETA.

9.13. A publicação dos aprovados será de responsabilidade da Comissão de Concurso.

9.14. A homologação do concurso a que se refere este edital é de competência da Prefeitura Municipal.

9.15. Todas as informações referentes ao concurso, após publicação do Resultado Final, deverão ser obtidas na Prefeitura Municipal de Nova Soure.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico, Coordenador Pedagógico II, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Textos, Emprego do sinal da crase, Divisão Silábica, Acentuação Gráfica, Encontros Vocálicos Consonantais e Dígrafos. Morfologia; Classes das Palavras, Classificações, Flexões, Artigo, Numeral, Adjetivo, Pronome, Verbo, Substantivo, Preposição e Conjunção; Pontuação, Concordância Verbal e Nominal, Colocação Pronominal, Frase, Oração e Período, Orações Subordinadas e Coordenadas, Assindéticas e
Sindéticas, Substantivas, Adjetivas, Adverbiais e Reduzidas.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, econômico e social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização Social, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Amplamente veiculados nos últimos três anos pela imprensa falada e escrita nacional ou local ( rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Assistente Social: Análise de Conjuntura; Formação Profissional. Participação Social. Controle Social e Políticas Públicas. Família. Política Nacional de Assistência Social. Lei Orgânica de Assistência Social. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Bibliotecário: Gestão de Unidades de Informação: diagnóstico e elaboração de projetos, organização e administração, controles estatísticos, relatórios técnicos. Desenvolvimento de Acervo, princípios e procedimentos: seleção, aquisição, avaliação, descarte, conservação. Automação de Unidades de Informação, processamento técnico da informação (classificação,CDD e CDU, catalogação, AACR2, catalogação cooperativa (Bibliodata), indexação, cabeçalhos de assuntos, thesaurl, softwares para bibliotecas), normalização de documentos, em conformidade com as normas da ABNT. Recuperação da informação, estratégia de busca, uso de fontes de informação (bancos e bases de dados nacionais e estrangeiros, comunicação bibliográfica, alerta, Ética profissional.

Bioquímico: Ética Profissional; Leis do exercício profissional. Biossegurança. Normas e cuidados, coleta de sangue, cuidados e problemas específicos na coleta, anticoagulantes, obtenção de amostras biológicas, técnicas e fatores de interferência, transporte, cuidados e conservação de amostras biológicas, imuno-hematologia, sistema ABO dos grupos sanguíneos, sistema RH dos grupos sanguíneos, prova de controle, hematologia, Hemograma: seríe vermelha e seríe branca. Estudo de hemostasia, fatores vascular e plaquetário, fatores plasmáticos, coagulograma, diagnósticos das hemoglobinopatias, prova de falcização, anomalias dos leucócitos (alterações qualitativas e quantitativas), imunologia, teste de gravidez, provas sorológicas nas doenças reumáticas, diagnósticos laboratorial das doenças exantemáticas, diagnóstico laboratorial da sífilis, da AIDS, Bioquímica do sangue, substancias não eletrolíticas, substancias eletrolíticas, enzimas, provas de função hepática, provas de função renal, uroanálise, coleta de urina, caracteres gerais, analise qualitativa, estudo microscópico do sedimento. Diagnostico laboratorial das protozooses, helminoses intestinais e hematozóarios. Técnicas bacteriológicas, bacterioscópia, identificaçãode agentes etiológicos das infecções urinárias intestinais, respiratórias e genitais, antibiograma, citologia, anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, e alterações, SUS( Política de Saúde, Leis, Legislação).

Coordenador Pedagógico II e Pedagogo: As tendências pedagógicas, e suas contribuições no processo educativo. Teorias pedagógicas segundo Jean Piaget, Henri Wallon, Levy Vygotsky, Paulo Freire. Planejamento de Ensino: componentes básicos / planejamento participativo / tipos e contribuições. Projeto político pedagógico. Filosofia / Etapas / Elaboração L. D. B: 9. 394/96 e as competências do Pedagogo.

Enfermeiro: Saúde Pública, Políticas de Saúde no Brasil, Evolução Histórica do Sistema Único de Saúde (SUS), Legislação Básica do SUS (Constituição Federal/88, Secção II - Da Saúde. Lei Federal nº 8. 080, de 19/09/1990, Lei Federal nº 8. 142, de 28/12/1990, NOB/96 e NOAS 01 e 02). Princípios do SUS, Política de Saúde e Organização dos Serviços. Modelos de Atenção em Saúde, Financiamento e Controle Social. Programa de Saúde à Família, Ética e Legislação de Enfermagem - Princípios Básicos de Ética Profissional e Deontologia de Enfermagem. Atenção a Saúde da mulher, do idoso, da criança e do adolescente, Calendário Nacional de Vacina de Rotina do Ministério da Saúde (indicação, contra-indicação, doses, vias de administração, efeitos adversos) conservação de vacinas e soros. Vigilância Epidemiológica - Introdução à Epidemiologia. Epidemiologia Descritiva, Medidas de Saúde Coletiva (Freqüência Absoluta e Relativa, Coeficiente ou Taxas de Incidência, Coeficiente ou Taxa de Prevalência, Taxa de Ataque, Coeficiente de Mortalidade, Coeficiente de Mortalidade Infantil, Taxa de Letalidade, Portaria nº 1. 1461 /GM/MS, Investigação Epidemiológica, Sistema de Informação em Saúde (SIM, SINAM, SINASC, SISVAN, SI-API, SAI-SUS, SIH-SUS, SIAB, CENSO), Doenças Transmissíveis e Parasitárias - vias de transmissão, profilaxia e cuidados de enfermagem, Diabetes, Hipertensão, Tuberculose e Hanseníase.

Engenheiro Civil: Execução de Obras Civis: locação de obra; sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; fundações profundas; fundações superficiais; escavações; escoramento; movimento de terras; elementos estruturais; estruturas em concreto armado; estruturas especiais; alvenaria estrutural; formas; armação; concreto; argamassas; alvenarias; esquadrias; ferragens; revestimentos; coberturas; pisos e pavimentações; rodapés, soleiras e peitoris; impermeabilização; pintura; equipamentos e ferramentas. Tecnologia das Construções: Noções de instalações de água fria, de água quente, de prevenção a incêndios, de águas pluviais, de esgotos sanitários e de disposição de resíduos sólidos; instalações elétricas domiciliares; materiais; elementos e sistemas construtivos; patologia e manutenção. Orçamento, inclusive softwares: levantamento de materiais e mão-de- obra; planilhas de quantitativos e de composições de custos; listas de insumos; valores por itens; cronogramas físico- financeiros; softwares comerciais para orçamentos. Drenagem: movimento de terra: aterro e desaterro; microdrenagem. Análise e interpretação de projetos de arquitetura e engenharia. Pavimentação, meio ambiente, noções de topografia. Farmacêutico: Ética Profissional; Leis do exercício profissional. Biossegurança. Normas e cuidados, coleta de sangue, cuidados e problemas específicos na coleta, anticoagulantes, obtenção de amostras biológicas, técnicas e fatores de interferência, transporte, cuidados e conservação de amostras biológicas, imuno-hematologia, sistema ABO dos grupos sanguíneos, sistema RH dos grupos sanguíneos, prova de controle, hematologia, Hemograma: seríe vermelha e seríe branca. Estudo de hemostasia, fatores vascular e plaquetário, fatores plasmáticos, coagulograma, diagnósticos das hemoglobinopatias, prova de falcização, anomalias dos leucócitos (alterações qualitativas e quantitativas), imunologia, teste de gravidez, provas sorológicas nas doenças reumáticas, diagnósticos laboratorial das doenças exantemáticas, diagnóstico laboratorial da sífilis, da AIDS, Bioquímica do sangue, substancias não eletrolíticas, substancias eletrolíticas, enzimas, provas de função hepática, provas de função renal, uroanálise, coleta de urina, caracteres gerais, analise qualitativa, estudo microscópico do sedimento. Diagnostico laboratorial das protozooses, helminoses intestinais e hematozóarios. Técnicas bacteriológicas, bacterioscópia, identificaçãode agentes etiológicos das infecções urinárias intestinais, respiratórias e genitais, antibiograma, citologia, anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, e alterações, SUS( Política de Saúde, Leis, Legislação).

Fisioterapeuta: Recursos fisioterápicos fundamentais. Aplicação e Objetivos. Temoterapia-Eutioterapia-Massoterapia - Cinesioterapia - Mecanoterapia -, recursos terapêuticos manuais, ventilatórios. Diagnóstico - Cinesiológico e respiratório. Avaliação Fisioterapêutica e Bioimagem. Reabilitação - Angiologia, cardiologia, queimados, amputados, geriatria, neurologia, pediatria, pneumologia, traumato-ortopedia, terapia intensiva e dor. Ética Profissional.

Nutricionista: Código de Ética Profissional; Bases da Nutrição Humana: Anatomia e fisiologia do Aparelho Digestório; Digestão, absorção e metabolismo dos Nutrientes; Bases da Dietoterapia: Necessidades e recomendações de Nutrientes e energia, Consistência de dietas, Avaliação Nutricional; Nutrição e Alimentação nos diversas fases da vida com carências e excessos nutricionais; Alimentos: componentes e características físico - químicas, organolépticas, nutricionais, funcionais; Nutrição em condições clínicas específicas: patologias da Nutrição e sua dietoterapia.Terapia Nutricional. Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição: Planejamento de cardápios, organização, administração, controle, recursos humanos, materiais e financeiros. Métodos de aquisição, seleção, armazenamento, conservação dos alimentos; Higienização ambientes, utensílios e equipamentos; Doenças veiculadas em alimentos. Método APPCC, controle higiênico - sanitário e qualidade da produção de refeições.

Psicólogo: Psicologia do Desenvolvimento; Psicopatologia; Ética Profissional; Psicologia Hospitalar; Avaliação e Intervenções Psicológicas; Políticas em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica; Teorias da Personalidade; Técnicas Psicoterápicas; Psicodiagnóstico; Atuação em Equipe Multidisciplinar; Acompanhamento Psicossocial; Trabalho, Subjetividade e Saúde Psíquica; Motivação no Trabalho; Stress e Trabalho; O Papel do Psicólogo com Criança e o Adolescente Vitimizadas; Psicossomática; Psicologia e Luto; Psicologia e Estruturas Familiares; Psicofarmacologia; Prevenção e Tratamento no Uso de Substancias Psicoativas.

CARGO DE NÍVEL MÉDIO - Auxiliar de Enfermagem, Almoxarife, Arquivista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Ag. de Fiscalização de Obras e Posturas, Ag de Fiscalização de Tributos, Professor Nível I, Téc. Agrícola, Téc. Ambiental, Téc. em Contabilidade, Téc. em Edificações, Téc. em Enfermagem, Téc. em Informática, Téc. em Laboratório, Téc. em Higiene Dental, Téc. em Radiologia .

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Textos, Emprego do sinal da crase, Divisão Silábica, Acentuação Gráfica, Encontros Vocálicos Consonantais e Dígrafos. Morfologia; Classes das Palavras, Classificações, Flexões, Artigo, Numeral, Adjetivo, Pronome, Verbo, Substantivo, Preposição e Conjunção; Pontuação, Concordância Verbal e Nominal, Colocação Pronominal, Frase, Oração e Período, Orações Subordinadas e Coordenadas, Assindéticas e Sindéticas, Substantivas, Adjetivas, Adverbiais e Reduzidas.

MATEMÁTICA: Números Naturais e Inteiros, Divisibilidade, MMC, MDC, Decomposição em Fatores Primos, Números Racionais, Noções de Números Reais, Relação de Ordem, Valor Absoluto, Desigualdades, Porcentagem, Progressão Aritmética e Geométrica, Soma de Número Finito de Termos de uma PA e de uma PG., Problemas com as quatro operações, Função de 1° e 2° grau

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Auxiliar de Enfermagem: Políticas de saúde no Brasil - Evolução Histórica e Sistema Único de Saúde (SUS) Ética e lelegislação de Enfermagem. Princípios Básicos de ética e regulação do Exercício profissional. Fundamentos de Enfermagem - Noções de Administração em enfermagem, orientação e supervisão do trabalho em enfermagem em grau auxiliar. Técnicas Básicas de Enfermagem. Sinais vitais, mensuração de peso e altura, administração de medicamentos (noções de farmacologia, cálculo de dosagem de drogas e soluções, vias de administração e cuidados na administração de venódise) administração de dietas oral e enteral. Coleta de materiais para exames laboratoriais. Prevenção de úlceras de pressão e curativos. Biossegurança e controle de infecção hospitalar. Cuidados de enfermagem aos pacientes com distúrbios endócrinos, cardiovasculares, pulmonares, auto-imines e reumatológicos, digestivos, neurológicos e do sistema hematopoieticos. Preparo, acondicionamento e métodos de esterilização e desinfecção de materiais. Atendimento de emergência, parada cardiorespiratória, hemorragias, queimaduras, estados convulsivos,, urgência ortopédicas. Vigilância Epidemiológica, cuidados da enfermagem relacionados com doenças transmissíveis e parasitárias, cuidados de enfermagem no pré-natal, pré-parto. Assistência ao recém-nascido normal e patológico, aleitamento materno e doenças da primeira infância. Saúde Pública - Atenção à Saúde da Mulher, da Criança, do Idoso e do Adolescente. Calendário Nacional de Vacina de Rotina do Ministério da Saúde (indicação, contra-indicação, doses, vias de administração, efeitos adversos), conservação de vacinas e soros.

Professor Nível I: Paulo Freire e suas contribuições metodológicas, Planejamento de ensino: componentes básico / importância / conteúdos: conceituais, procedimentos e atitudinais. Pedagogia de projetos. Metodologias de Ensino. Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, econômico e social no Brasil e no Mundo, Princípios de Organização Social, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Política e Economia Brasileira, Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Amplamente veiculados nos últimos três anos pela imprensa falada e escrita nacional ou local ( rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet).

Técnico Agrícola: Noções gerais sobre horticultura, floricultura, e fruticultura: Técnicas de irrigação, adubação com matéria orgânica, adubação mineral, noções sobre o cultivo das principais culturas, armazenamento e conservação dos grãos, técnicas de conservação do solo, uso de defensivos agrícolas, impacto dos agrotóxicos sobre a cultura, a sociedade e o Ecossistema, plantio e colheita, técnica do preparo do solo e Zootecnia. Legislação Ambiental - Legislação Federal - Legislação Estadual - Legislação Municipal. Competência dos Principais Órgãos Ambientais - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Técnico Ambiental: Energia ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Controle e tecnologia de poluição ambiental, Hidrologia e bacias hidrográficas, Saneamento ambiental, Estudo de impacto ambiental (EIA e RIMA), Paisagismo, Direitos e Políticas ambientais, Administração de parques/ jardins, Reservas ambientais e Ecoturismo.

Técnico de Contabilidade: Noções de Contabilidade Geral: débito, crédito, escrituração e levantamento de balancetes. Noções de Contabilidade Pública: escriturações do sistema orçamentário, financeiro, patrimonial e compensado; levantamento de balancetes. Orçamento: classificação de receita orçamentária; classificação de despesa orçamentária: institucional, programática e por natureza; créditos adicionais; espécies e recursos de cobertura. Conhecimentos Básicos de Informática: ( Windows, Word, Excel ).

Técnico em Edificações: I - Técnicas de construção: Instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; locação de obras; movimento das terras; escavações; fundações; formas; armação; concreto; estruturas; alvenarias; coberturas; revestimentos; pisos e pavimentações; impermeabilizações; esquadrias; ferragens; pinturas; máquinas, equipamentos e ferramentas. II.- Materiais de construção: Propriedades gerais; aglomerantes; agregados; argamassas e concretos; características, propriedades, dosagem, ensaios e controle tecnológico; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. III. Projetos de arquitetura, de estrutura, de fundações e de instalações: Interpretação, representação, detalhamento e desenvolvimento de projetos; escalas; cotagem; simbologia e representações gráficas. IV. Planejamento, orçamentos e acompanhamento de obras e serviços: Planejamento; cronogramas; orçamentos; custos unitários, custos diretos e indiretos, planilhas, levantamento de quantidades; acompanhamento e controle de obra. V. Conhecimentos de Projetos Assistidos por Computador (CAD).

Técnico de Enfermagem: Políticas de saúde no Brasil - Evolução Histórica e Sistema Único de Saúde (SUS) Ética e legislação de Enfermagem. Princípios Básicos de ética e regulação do Exercício profissional. Fundamentos de Enfermagem - Noções de Administração em enfermagem, orientação e supervisão do trabalho em enfermagem em grau auxiliar. Técnicas Básicas de Enfermagem. Sinais vitais, mensuração de peso e altura, administração de medicamentos (noções de farmacologia, cálculo de dosagem de drogas e soluções, vias de administração e cuidados na administração de venódise) administração de dietas oral e enteral. Coleta de materiais para exames laboratoriais. Prevenção de úlceras de pressão e curativos. Biossegurança e controle de infecção hospitalar. Cuidados de enfermagem aos pacientes com distúrbios endócrinos, cardiovasculares, pulmonares, auto-imines e reumatológicos, digestivos, neurológicos e do sistema hematopoieticos. Preparo, acondicionamento e métodos de esterilização e desinfecção de materiais. Atendimento de emergência, parada cardiorespiratória, hemorragias, queimaduras, estados convulsivos,, urgência ortopédicas. Vigilância Epidemiológica, cuidados da enfermagem relacionados com doenças transmissíveis e parasitárias, cuidados de enfermagem no pré-natal, pré-parto. Assistência ao recém-nascido normal e patológico, aleitamento materno e doenças da primeira infância. Saúde Pública - Atenção à Saúde da Mulher, da Criança, do Idoso e do Adolescente. Calendário Nacional de Vacina de Rotina do Ministério da Saúde (indicação, contra-indicação, doses, vias de administração, efeitos adversos), conservação de vacinas e soros.

Técnico de Informática: Conceitos e Fundamentos de Hardware. Sistemas Operacionais (conceitos, interface de janelas): Microsoft windows 98, windows 2000, windows XP. Procedimento para a realização de cópia de segurança. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e comandos para Edição de Textos e planilha eletrônica usando o Microsoft Office. Serviços de Internet (correio eletrônico, navegação e busca).

Técnico em Laboratório: Amostras; Coleta, procedimentos e cuidados na obtenção, conservação, transporte, armazenamento, descarte, utilização de coagulantes, processamneto de amostras, principio das boas práticas de laboratório clinico. Noções de biossegurança Bioquímica. Fundamento, valores de referencia, principais métodos utilizados nas analises bioquímicas. Urianalise. Analise quantitativas e qualificativas e sedimentosparasitológico. Nomenclatura e classificação dos parasitas de importância médica, parasitas intestinais, do sangue e outros tecidos. Vidraria, tipos de limpeza e desinfecção. Técnicas hematológicas, Contagem de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e reticulócitos, índices hematimétricos, coagulação, prova de falcização e célula L. E. Eletroforese: princípios, métodos tampões e corantes. Microbiologia: classificação e função dos meios de cultura, métodos de coloração. Testes de sensibilidade e antimicrobianos. Imunologia: Fixação de complemento, aglutinação, reação de precipitação, técnica de imunofluorescencia, antígeno, anticorpo e complemento.

Técnico em Higiene Dentária: Odontologia Social - Técnico em Higiene Dental: Histórico, legislação e papel do T.H.D. Odontologia Preventiva - Higiene Dentária: Etiologia e Controle da Placa Bacteriana, Cárie e Doença Periodontal. Prevenção da Cárie e Doenças Periodontal: Flúor (composição e aplicação), Cariostáticos, Selantes Oclusais. Processo saúde / doença - Levantamento Epidemiológico: noções de Vigilância a Saúde. Restauração Classe I, II, III, IV e V. Anatomia bucal e dental. Materiais, equipamentos e instrumentais: manutenção e conservação. Esterilização e desinfecção. Educação em Saúde - Saúde Coletiva. Noções de Radiologia, Odontopediatria, Prótese, Cirurgia e Endodontia.

Técnico em Radiologia: Fundamentos de patologia aplicada ao radiodiagnóstico e diagnóstico por imagem. Técnicas de posicionamento para as principais modalidades de imagem. Preparo para exames diagnósticos por imagem. Técnicas radiológicas: urografia excretora uretrocistografia, enema opaco. Cialografia, colangiografia. Radiologia em trauma e emergência. Equipamentos utilizados nos processamentos de imagens digitais. Técnicas de administração de meios de contraste de diversas vias. Ética profissional. Fundamentos de biofísica aplicada às metodologias radiodiagnosticas.

CARGO DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO: Ag Comunitários de Saúde e Ag. de Combate as Endemias.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Textos, Divisão Silábica, Encontros Vocálicos Consonantais e Dígrafos, Classificação de Palavras, Flexões, Emprego (artigo, numeral, adjetivo, substantivo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção), Sintaxe da Regência (nominal e verbal), Termos da Oração, Período Simples e Composto, Classificações das Orações Subordinadas e Coordenadas.

MATEMÁTICA: Equação de Primeiro Grau, Conjuntos Numéricos, Operações com números naturais, Expressões Simples, Divisibilidade, Múltiplos e Divisores, Fatoração, Problemas com as 4 Operações, Números Primos, Raciocínio lógico, Razão, Regra de três simples.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Ag Comunitários de Saúde e Ag. de Combate as Endemias

Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Promoção, prevenção e proteção de saúde, Noções de vigilância à saúde, Ações de educação em saúde, Participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), Competência da união, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal na área de vigilância em saúde.

CARGO DE NÍVEL ALFABETIZADO: Agente administrativo, Auxiliar de eletricista, Auxiliar operacional de limpeza, Auxiliar de manutenção e serviços gerais, Auxiliar operacional de jardinagem, capina e podas, Auxiliar operacional de cozinha, Coveiro, Gari, Guarda de segurança patrimonial, Merendeira, Eletricista, Marceneiro, Mecânico geral, Motorista classe AB ou B e AC ou C, Motorista classe D, Pedreiro, Soldador, Operacional técnico de carpintaria e marcenaria.

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos, divisão silábica, classificação de palavras, sinônimos e antônimos, encontros vocálicos e consonantais e acentuação gráfica.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos, problemas com as 4 operações, sistema monetário brasileiro, medida de tempo e comprimento, múltiplos e divisores, números primos, raciocínio lógico.