Ministério Público - PR

Notícia:   MPE - PR oferece vagas de estágio para estudantes de várias áreas

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

EDITAL Nº 02/2012

Teste seletivo para ingresso ao quadro de estagiários dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia do Ministério Público do Estado do Paraná

A Coordenadora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, com sede à Rua Mal. Deodoro da Fonseca, nº 191, Centro, na cidade de Santo Antônio da Platina, Dra. Kele Cristiani Diogo Bahena, no uso das atribuições, que lhe são conferidas pelo Protocolo nº 12.483/2012, da Procuradoria-Geral de Justiça, resolve

TORNAR PÚBLICO

o presente edital que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de estagiários dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia, para atuar no Ministério Público do Paraná, junto ao Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, com sede à Rua Mal. Deodoro da Fonseca, nº 191, Centro, na cidade de Santo Antônio da Platina.

1 - Dos requisitos: poderão se inscrever os acadêmicos dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia. Exigindo-se, contudo, que, na data de sua contratação, estejam devidamente matriculados a partir do 2º ano ou 3º semestre.

2 - Das vagas a serem preenchidas: o candidato selecionado ocupará 01 (uma) vaga existente junto ao Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro. Os demais aprovados formarão cadastro de reserva para eventuais vagas que venham surgir durante a vigência do certame, que terá validade de 01 (um) ano.

3 - Da seleção:

1ª etapa: os candidatos serão selecionados através de prova objetiva composta de 10 (dez) questões com reposta de múltipla escolha, atribuindo-se a cada questão o valor de 0,5 ponto, bem como uma dissertação valendo mais 5,0 (cinco) pontos.

Somente serão corrigidas as provas dissertativas dos 15 (quinze) candidatos melhores classificados na prova objetiva, excluindo-se os demais do certame. No entanto, a despeito desse limite de classificados, serão corrigidas as provas dos candidatos que, porventura, acham-se empatados na 158 posição.

2ª etapa: cumprida a 1ª etapa, alcançada pontuação igual ou superior a 5,0 (cinco) na somatória entre a prova objetiva e dissertação, será o candidato classificado e submetido a uma entrevista de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado com os classificados para a prova de entrevista será afixada nas dependências do Fórum de Santo Antônio da Platina, na Av. Oliveira Mota, nº 745 e na sede do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, no endereço já especificado, com previsão para divulgação em 13/08/201 2.

A prova escrita (1ª etapa) será realizada no dia 10/08/201 2, às 19:30 horas, com duração de 02 horas, no Colégio Estadual Santa Terezinha, localizado na Av. Oliveira Mota, na cidade de Santo Antônio da Platina. Os candidatos deverão comparecer ao local com 30 (trinta) minutos de antecedência, munidos de comprovante de inscrição, original de seu documento de idade (RG) e caneta esferográfica de tinta preta ou azul, sob pena de não serem admitidos na sala de prova.

A prova de entrevista será realizada no dia 15/08/201 2, às 09:00 horas, na sede do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, com sede à Rua Mal. Deodoro da Fonseca, nº 191, Centro, Santo Antônio da Platina.

4 - Do programa:

4.1. Direito Constitucional - 01) Administração Pública - artigos 37 ao 41 da Constituição Federal; 02) Organização do Ministério Público - artigos 127 ao 130 da Constituição Federal.

4.2 Língua Portuguesa - gramática, interpretação de texto e uma dissertação (ortografia vigente, bem como serão consideradas as inovação trazidas pelo Decreto nº 6.583/2008, consoante artigo 2º, parágrafo único, do referido Diploma).

Observações: para a realização das provas, não será permitida a utilização de legislação ou consulta em qualquer material de estudo.

5 - Das inscrições: deverão ser realizadas junto ao Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, endereço já especificado, no período de 05 de julho a 08 de agosto de 2012, das 8:30 às 17:00 horas, através de requerimento padrão, fornecido no local da inscrição e isento de custas.

6 - Da documentação necessária: o candidato deverá anexar no momento da inscrição os seguintes documentos:

a) Comprovante ou declaração de matrícula;

b) Fotocópias (não autenticadas) da cédula de identidade e do CPF;

c) Ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato para o teste, fornecida no local de inscrição.

7 - Da Classificação: Serão aprovados todos os candidatos que atingirem a nota mínima de 5,00 (cinco) pontos, bem como tenha sido classificado na prova de entrevista, desde que preencham os requisitos constantes deste Edital, em conformidade com os dispositivos da Resolução n.º 234 6/2008, da Procuradoria-Geral de Justiça disponível na página da internet do Ministério Público, Setor de Estágios (www.mp.pr.gov.br). No caso de empates, será considerado para classificação, em primeiro lugar, o candidato que esteja cursando o ano mais avançado do curso e após o de idade superior.

8 - Dos resultados: serão afixados nas dependências do Fórum de Santo Antônio da Platina, Av. Oliveira Mota, nº 745 e na sede do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, no endereço supra.

9 - Das Contratações: A contratação dos candidatos aprovados dependerá da conveniência ao Ministério Público do Estado do Paraná. O auxílio financeiro atualmente previsto, a título de bolsa, é da ordem de R$ 650,00 (seiscentos e cinqüenta reais), mais R$ 110,00 (cento e dez reais) de auxílio transporte, para uma jornada diária de 04 (quatro) horas. Os casos omissos serão resolvidos pelo Setor de Estágios e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

Santo Antônio da Platina, 04 de julho de 2012.

Kele Cristiani Diogo Bahena
Promotora de Justiça