IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SC

Notícia:   Instituto Federal - SC oferece 20 vagas para Professores

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 11/2009

A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IF-SC, Professora Consuelo Aparecida Sielski Santos, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Portaria Ministerial nº 450, de 06/11/2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, combinada com a Portaria nº 370, de 04/12/2008, publicada no DOU no dia 05/12/2008 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e com a Portaria n° 1.500, de 09/12/2008, publicada no DOU no dia 10/12/2008, do Ministério da Educação (MEC), torna pública a realização de Concurso Público, o qual será regido pelas normas estabelecidas neste Edital, para provimento de cargos do quadro permanente do IF-SC, de acordo com a Lei nº 8.112/90.

1. DOS CARGOS, DAS VAGAS, DA CARGA HORÁRIA E DA REMUNERAÇÃO

1.1. O Concurso Público destina-se ao provimento das vagas autorizadas atualmente e das que vierem a ser autorizadas no prazo de validade do Concurso.

1.2. Os cargos deste Concurso Público e a descrição de suas atribuições, os Campi, a escolaridade/requisitos, o perfil, a cidade de lotação e as respectivas vagas estão indicados nos anexos I, II e III deste Edital.

1.3. Para o cargo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme Lei 7.596, de 10/04/1987, Decreto Federal nº 94.664, de 23/07/1987, e Lei 11.784, de 22/09/2008, o regime será de 40 horas (quarenta) com Dedicação Exclusiva (DE). A remuneração, de acordo com a titulação, incluindo vencimento e gratificações, consta na tabela abaixo:

Titulação

40 HORAS - DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Classe / Nível

Vencimento Básico (VB)

GEDBT1

RT2

Total3

Graduação

D1

1.728,28

1.029,36

 

2.883,64

Aperfeiçoamento

D1

1.728,28

1.029,36

89,43

2.973,07

Especialização

D1

1.728,28

1.029,36

319,64

3.203,28

Mestrado

D1

1.728,28

1.029,36

1.336,61

4.220,25

Doutorado

D1

1.728,28

1.029,36

3.297,37

6.181,01

1 - Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

2 - Retribuição por Titulação

3 - Total = VB + GEDBT + RT + Auxílio Alimentação (R$ 126,00)

1.4. A carga horária para os cargos previstos neste Edital poderá ser alocada em quaisquer dos turnos de funcionamento de interesse da Instituição.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, obedecidas as normas do presente Edital.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições para o Concurso Público serão realizadas somente VIA INTERNET, no endereço eletrônico http://concursos.ifsc.edu.br, no período de 30 de abril a 20 de maio de 2009. Será disponibilizado o acesso à Internet para os candidatos que não dispuserem de meios para efetuar a sua inscrição, nos dias úteis do período mencionado, nos Campi do IF-SC, das 1 1h00min. às 19h00min. nos endereços relacionados a seguir:

Campus

Endereço

Araranguá

Avenida XV de Novembro, s/nº - Bairro Cidade Alta - Araranguá - SC

Continente (Florianópolis)

Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros - Florianópolis - SC

Florianópolis

Avenida Mauro Ramos, 950 - Centro, Florianópolis, SC

Jaraguá do Sul

Av. Getúlio Vargas, nº 830, Centro - Jaraguá do Sul - SC

Joinville

Rua Pavão, 1337, Loteamento Novo Horizonte - Bairro Costa e Silva, Joinville - SC

São José

Rua José Lino Kretzer, nº 608, Praia Comprida - São José - SC

3.2. Para realizar a inscrição, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

3.2.1. Acessar o endereço eletrônico http://concursos.ifsc.edu.br, no período de 30 de abril a 20 de maio de 2009;

3.2.2. Preencher integralmente a ficha de inscrição;

3.2.3. Imprimir o boleto bancário;

3.2.4. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição conforme apresentado no item 3.3. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional (observado o horário de atendimento externo das agências), em postos de auto- atendimento ou via Internet.

3.3. O valor de inscrição para o cargo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico é de R$ 72,00.

3.4. Antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que satisfaz os requisitos de escolaridade indispensáveis à investidura no cargo.

3.5. Neste Concurso Público, somente a última inscrição do candidato será validada para fins de realização de provas, anulando-se qualquer outra realizada anteriormente, sem a devolução dos valores pagos.

3.6. O candidato deverá atender, cumulativamente, para investidura no cargo, os seguintes requisitos:

a) ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital, em seus anexos e em suas retificações;

b) ter nacionalidade brasileira ou no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do Art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no Art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) ter idade mínima de 18 anos completos;

d) estar em gozo dos direitos políticos;

e) estar quite com a Receita Federal, com a Justiça Eleitoral e, no caso de candidato do sexo masculino, com as obrigações militares;

f) possuir a escolaridade exigida para o cargo na data da nomeação, conforme anexo I deste Edital.

g) possuir os pré-requisitos exigidos para o cargo, conforme discriminado neste Edital e estar obrigatoriamente em situação regular no órgão fiscalizador do exercício da profissão;

h) comprovar experiência mínima, quando exigida, nos cargos constantes do Anexo I, mediante apresentação da carteira de trabalho, certidão de tempo de serviço expedida por órgão oficial ou contrato de trabalho, todos devidamente reconhecidos em cartório.

i) apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;

j) ser considerado APTO em todos os exames médicos pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão a suas expensas. Caso o candidato seja considerado INAPTO para as atividades relacionadas ao cargo, por ocasião dos exames médicos pré-admissionais, este não poderá ser admitido. Essa avaliação terá caráter eliminatório.

k) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no Art.137, parágrafo único da Lei nº 8.112/1990.

3.7. O candidato que necessitar de condições especiais para a realização de prova objetiva deverá, no período de 30 de abril a 20 de maio de 2009, observando-se o horário de atendimento externo dos setores de protocolo dos Campi do IF-SC citados do item 3.1, protocolar requerimento com documentação comprobatória de sua condição, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público, indicando as condições especiais de que necessita e juntando cópia de sua ficha de inscrição.

3.7.1. O requerimento indicado no item 3.7 deste Edital não se constitui em solicitação para concorrer a vagas reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais, nem com ela guarda qualquer relação.

3.7.2. O requerimento a que se refere o item 3.7 poderá também ser enviado, durante o período de inscrições, via SEDEX ou em carta registrada, ambos com aviso de recebimento, aos cuidados da Comissão Permanente de Concurso Público no endereço: Avenida Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis - SC. CEP 88020-300.

3.7.3. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

3.7.4. As condições especiais solicitadas pelo candidato para a realização da prova objetiva serão analisadas e atendidas segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado o atendimento ou não de sua solicitação, quando da verificação do local de prova.

3.7.5. O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição, não declarar esta condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

3.7.6. O candidato que não comprovar a sua necessidade de condição especial para realização de prova, no período e na forma indicados no item 3.7, não terá o seu pedido deferido e concorrerá à vaga sem as condições especiais solicitadas.

3.8. A candidata que tiver a necessidade de amamentar durante a aplicação das provas deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado e diferente do local onde a prova estiver sendo realizada. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, sem a presença do acompanhante, além de não ser dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de prova perdido com a amamentação. A ausência do acompanhante para a guarda da criança impossibilitará a candidata de realizar as provas.

3.9. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que declarar e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, por meio de Declaração de Hipossuficiência Financeira que será disponibilizada no sítio eletrônico do Concurso.

3.10. Fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente, atender aos requisitos e condições a seguir listados.

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007

3.10.1. Somente serão aceitos como comprovantes de renda os seguintes documentos:

a) no caso de empregado de empresa privada: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais) e da primeira página subseqüente em branco;

b) no caso de servidor público: contracheque atual;

c) no caso de autônomo: declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA);

d) no caso de desempregado: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação de nenhum ou do último contrato de trabalho e da primeira página subseqüente, em branco;

3.10.2. O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá preencher a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico do concurso, anexar a Declaração de Hipossuficiência Financeira e os documentos comprobatórios da renda familiar e entregá-los, pessoalmente ou por procurador nos Campi do IF-SC citados no item 3.1, observando-se o horário de atendimento externo dos seus setores de protocolo.

3.10.3. A Declaração de Hipossuficiência Financeira, de próprio punho, deverá ser firmada sob as penas da lei, especificando a forma e valor de composição de sua renda familiar mensal.

3.10.4. Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família.

3.10.5. A simples entrega da documentação não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

3.10.6. Após a entrega da documentação, não serão aceitos acréscimos ou alterações das informações prestadas.

3.10.7. Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Permanente de Concurso Público, após consulta ao órgão gestor do CadÚnico para verificação da veracidade das informações prestadas pelo candidato.

3.10.8. O candidato é responsável pela veracidade de suas informações e pela autenticidade da documentação apresentada, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas.

3.10.9. O pedido de isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá ser requerido no período de 30 de abril a 13 de maio de 2009.

3.10.10. Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos serão divulgados até o dia 18 de maio de 2009, no sítio eletrônico do Concurso.

3.10.11. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição.

3.10.12. O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 21 de maio de 2009 não participará deste Concurso.

3.11. O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

3.12. A inscrição, cujo pagamento não for creditado até o primeiro dia útil posterior ao último dia de inscrição, conforme o prazo estabelecido no item 3.2.1 deste Edital, não será aceita.

3.13. A inscrição não será aceita, caso o pagamento da taxa tenha sido efetuado por meio de cheque devolvido por qualquer motivo.

3.14. As informações prestadas na Ficha de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o IF-SC do direito de eliminá-lo do Concurso Público, se o preenchimento for feito com dados incorretos, bem como se for constatado, posteriormente, serem as informações inverídicas.

3.15. O IF-SC não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.16. O candidato somente será considerado inscrito neste Concurso Público após ter cumprido as instruções descritas no item 3 deste Edital.

4. DAS PROVAS

4.1. O concurso constará de aplicação de provas objetiva, de desempenho didático e de títulos, de conformidade ao disposto nos itens 4.9, 4.10 e 4.11 deste Edital, nas quais serão avaliados os conhecimentos e/ou habilidades dos candidatos sobre os conteúdos relacionados a cada cargo, cuja composição e respectivos programas fazem parte do anexo II a este Edital.

4.2. Para a entrada nos locais das provas objetiva e de desempenho didático, os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar original de um dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe que tenham força de documento de identificação (OAB, CORECON, CRA, CREA, etc.), Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que contenha foto (modelo novo).

4.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, um dos documentos relacionados no item 4.2, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

4.4. Não serão aceitos quaisquer outros documentos ou papéis em substituição aos mencionados nos itens 4.2 e 4.3, quer eles estejam autenticados ou não.

4.5. Os candidatos deverão comparecer aos locais das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em relação ao seu início. O horário fixado será o horário oficial de Brasília (DF). Será vedada a admissão em sala de provas ao candidato que se apresentar após o início das mesmas.

4.6. Não serão aceitos pedidos de segunda chamada para a prova objetiva, nem para a realização de prova fora do horário e local indicados neste Edital.

4.7. O IF-SC não assume qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alimentação e/ou alojamento dos candidatos, quando da realização das provas, seja qual for a situação.

4.8. Durante a realização da prova objetiva, é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como o uso de máquinas de calcular ou qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, inclusive telefones celulares, sob pena de eliminação do candidato do Concurso.

4.9. DA PROVA OBJETIVA

4.9.1. A prova objetiva será realizada para todos os cargos e terá duração de 4 (quatro) horas.

4.9.2. A prova objetiva terá 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, sendo 1 (uma), e apenas 1(uma), a correta.

4.9.3. A prova objetiva será composta por duas partes: prova de conhecimentos pedagógicos/legislação e prova de conhecimentos específicos. O número de questões de cada parte, por tipo de prova, será especificado junto aos programas, no anexo II a este Edital.

4.9.4. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota expressa com 2 (duas) casas decimais, tendo todas as questões de cada prova o mesmo valor.

4.9.5. Serão considerados aprovados, na prova objetiva, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,00 (seis inteiros).

4.9.6. Na hipótese de anulação de questão(ões) da prova objetiva, quando de sua avaliação, a(s) mesma(s) será(ão) considerada(s) como respondida(s) corretamente por todos os candidatos.

4.9.7. Para responder à prova objetiva e, portanto, preencher o cartão de respostas personalizado, os candidatos deverão dispor de caneta esferográfica azul ou preta.

4.9.8. Na prova objetiva, será atribuída nota 0 (zero):

a. à(s) questão(ões) da prova que contenha(m) mais de uma opção de resposta assinalada no cartão de respostas;

b. à(s) questão(ões) da prova que não estiver(em) assinalada(s) no cartão de respostas;

c. à(s) prova(s) objetiva(s) e/ou questão(ões) da prova cujo cartão de respostas for preenchido fora das especificações nele contidas ou nas instruções da prova, ou seja, preenchidas com canetas não esferográficas ou com canetas esferográficas que não sejam de cor azul ou preta ou, ainda, com marcação diferente da indicada no modelo previsto no cartão de respostas.

4.9.9. As questões da prova objetiva deverão ser respondidas em cartão de respostas específico, insubstituível e personalizado para cada candidato, em cujo verso o candidato deverá registrar o seu nome completo e assinatura.

4.9.10. Os candidatos somente poderão se retirar do local da prova objetiva após 1 (uma) hora de seu início.

4.9.11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala de prova somente poderão entregar as respectivas provas e retirar-se do local simultaneamente e devem fazê-lo após a assinatura da ata de sala.

4.9.12. O candidato, ao encerrar a prova objetiva, entregará ao fiscal de sua sala o cartão de respostas em cujo verso deverá constar o seu nome completo e a sua assinatura, podendo reter para si apenas a folha do caderno de prova em que consta a cópia do cartão de respostas.

4.9.13. Serão considerados não classificados todos os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,00 (seis inteiros) e, de igual modo, os ausentes nesta etapa.

4.9.14. As provas objetivas serão realizadas na data provável de 14 de junho de 2009, com início às 14 (quatorze) horas e término às 18 (dezoito) horas.

4.9.15. O candidato deverá verificar o local de prova no endereço eletrônico http://concursos.ifsc.edu.br a partir de 10 de junho de 2009.

4.10. DA PROVA DESEMPENHO DIDÁTICO

4.10.1. A prova de desempenho didático será composta de 2 (duas) etapas: desenvolvimento da aula e apresentação do Memorial de Atuação Profissional. Essas etapas serão realizadas perante banca examinadora, sem a presença de estudantes, com a finalidade de verificar os conhecimentos e o desempenho didático do candidato.

4.10.2. No início da Prova de Desempenho, o candidato entregará à banca examinadora:

I. Plano de Aula em 3 (três) vias impressas; e

II. Memorial de Atuação Profissional em 3 (três) vias impressas e encadernadas em espiral.

4.10.3. O Memorial de Atuação Profissional será elaborado pelo próprio candidato e deverá conter:

I. descrição das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo candidato, incluindo sua produção científica;

II. descrição de outras atividades profissionais, individuais ou em equipe, relacionadas à área de conhecimento em exame;

III. identificação dos possíveis desdobramentos e consequências de sua atuação profissional para a Instituição, a cidade e a região na qual está inserido o Campus do IF-SC.

4.10.4. O Memorial de Atuação Profissional deverá ser elaborado em formato A4, fonte padrão Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margens padronizadas de 2,5cm, constando, no máximo, de 03 (três) folhas impressas apenas em um dos versos. Documentos entregues fora desse padrão serão passíveis de desconto na sua pontuação.

4.10.5. Cada candidato disporá de um tempo máximo de 15 (quinze) minutos para a apresentação de seu Memorial de Atuação Profissional, cuja defesa ocorrerá ao término do desenvolvimento da aula.

4.10.6. Serão convocados para participar da prova de desempenho didático os candidatos aprovados na prova objetiva, em ordem decrescente dos pontos obtidos, até 5 (cinco) vezes o número de vagas para cada cargo/área/disciplina.

4.10.7. Em ocorrendo empate dos pontos na posição limite, serão convocados todos os candidatos com a mesma média.

4.10.8. A convocação dos candidatos será feita mediante aviso disponibilizado no sítio eletrônico do concurso na data provável de 30 de junho de 2009.

4.10.9. Os candidatos, ao comparecerem para a prova de desempenho didático, no local e horário estabelecidos, deverão apresentar documento de identificação, conforme indicado no item 4.2.

4.10.10. A prova de desempenho didático será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota desta prova expressa com 2 (duas) casas decimais e efetuada a avaliação, conforme os itens listados no anexo IV a este Edital.

4.10.11. Serão considerados aprovados na prova de desempenho didático os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,00 (seis inteiros).

4.10.12. Somente o ponto para a prova de desempenho didático será sorteado, sendo a ordem de apresentação de cada candidato definida de acordo com a sua classificação na prova objetiva. O ponto sorteado será o mesmo para todos os candidatos concorrentes à determinada vaga.

4.10.13. O ponto da prova de desempenho didático para cada cargo será sorteado, dentre os conteúdos contidos no anexo II a este Edital, na presença de, pelo menos, 2 (dois) servidores da Instituição.

4.10.14. O sorteio a que se refere o item 4.10.13 ocorrerá na data provável de 01 julho de 2009, sendo o seu resultado divulgado no endereço http://concursos.ifsc.edu.br.

4.10.15. Não é obrigatória a presença do candidato ao sorteio do ponto para a prova de desempenho didático, porém, é de sua responsabilidade o seu conhecimento. Oponto sorteado para a prova de desempenho didático será publicado no sítio eletrônico do concurso.

4.10.16. A prova de desempenho didático ocorrerá no período provável de 02 a 04 julho de 2009.

4.10.17. A divulgação da classificação dos candidatos nas provas de desempenho didático e de títulos será disponibilizada no endereço http://concursos.ifsc.edu.br.

4.10.18. Caso não haja candidato aprovado nesta etapa, serão convocados novos candidatos nos termos do item 4.10.6.

4.10.19. Não serão aceitos pedidos de vistas às fichas de avaliação emitidas pelas bancas examinadoras.

4.10.20. Para a realização da prova de desempenho didático, somente será disponibilizado quadro branco ou quadro para giz, conforme a disponibilidade da Instituição. Outros recursos didáticos serão de total responsabilidade do candidato.

4.10.21. Na prova de desempenho didático o candidato será arguido sobre assuntos relacionados ao programa da vaga a que concorre e ao Memorial de Atuação Profissional, de forma oral, prática ou por escrito, a critério da Banca Examinadora, podendo, inclusive, as provas serem realizadas nos laboratórios da Instituição.

4.11. DA PROVA DE TÍTULOS

4.11.1. À prova de títulos serão atribuídos, no máximo, 60 (sessenta) pontos, de acordo com o seguinte quadro:

Descrição

Títulos

Pontos

Valor

a) Titulação Acadêmica

Doutorado na área objeto da inscrição do candidato no concurso ou na área de educação, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

30(*)

30

Mestrado na área objeto da inscrição do candidato no concurso ou na área de educação, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

20(*)

Especialização na área objeto da inscrição do candidato no concurso ou na área de educação, ministrada por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, com carga mínima de 360 horas.

10(*)

b) Experiência em Ensino

Exercício de Magistério em qualquer área em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica com valor de 03 pontos por semestre.

1 2(**)

30

Exercício de Magistério em qualquer área em outras instituições de ensino com valor de 2,5 pontos por semestre.

10(**)

c) Experiência profissional

Experiência profissional em empresas com atuação na área objeto do Concurso Público, quando o candidato tenha ocupado cargo explicitamente relacionado à respectiva área, com valor de dois pontos por ano de serviço.

08(**)

Total Máximo

60 pontos

OBSERVAÇÕES:

(*) Os títulos referentes à letra "a" não são cumulativos, sendo considerado apenas o título que garantir maior pontuação para o candidato.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CONCURSO PÚBLICO - Edital 11/2009

(**) Os títulos referentes às letras "b" e "c" somente serão válidos, mediante comprovação pelos seguintes meios: carteira de trabalho, certidão de tempo de serviço expedida por órgão oficial ou contrato de trabalho, todos devidamente reconhecidos em cartório.

4.11.2. Caso o candidato seja detentor de formação múltipla, prevalecerá o título maior que estiver relacionado com a área objeto de sua inscrição no concurso, e cada título será considerado uma única vez.

4.11.3. Os diplomas de Mestrado e Doutorado somente serão válidos quando os respectivos cursos forem reconhecidos pela CAPES/MEC, e observadas as normas que lhes regem a validade, dentre as quais, se for o caso, as pertinentes ao respectivo registro. No caso dos certificados de especialização, somente serão validados aqueles cujas instituições tiverem obtido reconhecimento pelo MEC.

4.11.3.1 Os diplomas e certificados indicados no item 4.11.3 somente poderão ser substituídos por certidão da Instituição de Ensino que os expedirem em que conste: a) a conclusão do respectivo curso pelo candidato; b) que o respectivo diploma ou certificado foi expedido há, no máximo, 6 (seis) meses a contar da data de conclusão do curso e se encontra em fase de registro junto aos órgãos competentes e c) reconhecimento pela CAPES/MEC, no caso de cursos de Mestrado e/ou Doutorado.

4.11.3.2 Caso o registro do reconhecimento pela CAPES/MEC não conste no diploma/certificado, o candidato deverá providenciar documento comprobatório desse reconhecimento junto à Instituição de Ensino que expediu o referido diploma/certificado.

4.11.4. A Comissão Permanente de Concurso Público avaliará a correlação dos títulos apresentados com a área objeto da inscrição no concurso, para o cargo ao qual o candidato concorre à vaga.

4.11.5. Os diplomas e certificados conferidos por instituições estrangeiras, reconhecidas pelo MEC, somente serão válidos quando traduzidos para o vernáculo por tradutor público juramentado, co-validados para o território nacional e atenderem ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 28/01/2002, do Conselho Nacional de Educação.

4.11.6. Os diplomas, certificados, certidões e/ou documentos de comprovação de experiência citados no item 4.11.1 deverão ser entregues em cópias legíveis e autenticadas, encadernados em espiral, em folhas numeradas e rubricadas pelo candidato e indicados em folha de rosto, conforme modelo constante no anexo V.

4.11.7. Os títulos de Especialização, Mestrado e/ou Doutorado deverão ser entregues conforme indicado no item 4.11.6, contendo o respectivo histórico de cada título.

4.11.8. A Comissão Permanente de Concurso Público não se responsabilizará por títulos apresentados em sua versão original, bem como não devolverá qualquer documento entregue pelo candidato.

4.11.9. A banca examinadora não autenticará os documentos dos candidatos.

4.11.10. Os documentos para avaliação da prova de títulos a que se referem as letras "a", "b" e "c" do item 4.11.1 deverão ser entregues na data e horário de realização da prova de desempenho didático, sendo registrado, no ato de entrega o número total de páginas apresentadas pelo candidato.

4.11.11. A prova de títulos não é eliminatória, tendo somente caráter classificatório.

4.11.12. Somente serão avaliados os títulos dos candidatos classificados na Prova de Desempenho Didático.

4.11.13. A Comissão Permanente de Concurso Público não aceitará os títulos entregues que não se enquadrem nas condições expostas no item 4.11 deste Edital.

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1. A classificação dos candidatos será feita mediante os critérios a seguir:

5.1.1. Os candidatos aprovados nas provas objetiva e de desempenho didático serão classificados por cargo/disciplina/área, em ordem decrescente dos pontos obtidos, com base nas notas das provas realizadas, somando-se a prova de títulos, sendo a nota final expressa com 2 (duas) casas decimais, de acordo com a seguinte equação:

Nota Final = (prova objetiva × 0,4) + (desemp didático × 0,5 1) + [(Pontos obtidos prova títulos / 60) × 1]

5.1.2. Ocorrendo empate no total de pontos, aplicar-se-á, para o desempate, o disposto no parágrafo único do Artigo 27 da Lei Federal nº 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso nos termos do Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

5.1.3. Não estando o candidato amparado pelo item 5.1.2, o desempate beneficiará, sucessivamente, aquele que:

a. obtiver a maior nota na prova de desempenho didático;

b. obtiver a maior nota na prova objetiva;

c. tiver a maior idade.

5.1.4. A divulgação da classificação dos candidatos após a realização das provas objetiva, de desempenho didático e de títulos, considerados os pedidos de revisão/recursos, será disponibilizada no endereço http://concursos.ifsc.edu.br.

6. DAS VAGAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

6.1. Este Edital não possui o número mínimo suficiente de vagas, por cargo, que contemple reserva a portadores de necessidades especiais, atendendo ao disposto no Artigo 5º, Parágrafo 2º da Lei 8.112/90.

6.2. O candidato portador de necessidades especiais concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos.

7. DA HOMOLOGAÇÃO

7.1. A homologação do resultado deste Concurso Público será efetuada por cargo/Cidade de Lotação ou por grupos, a critério da Reitoria da Instituição.

7.2. O ato de homologação dos resultados finais, conforme item 7.1, será publicado no Diário Oficial da União.

8. DAS EXIGÊNCIAS PARA A NOMEAÇÃO E POSSE

8.1. Os candidatos aprovados serão nomeados obedecendo-se à ordem de classificação por cargo/Cidade de Lotação.

8.2. Os candidatos convocados terão 5 (cinco) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação do cargo, apresentando-se na Coordenação de Gestão de Pessoas de cada Campus/Cidade de lotação do IF-SC. A não-manifestação do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará ao IF-SC a convocação dos candidatos seguintes, sendo o seu nome eliminado deste Concurso Público.

8.3. A aprovação e a classificação neste Concurso Público não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de qualquer um dos Campi do IF-SC. A nomeação é de competência da Reitora, considerando-se o interesse e conveniência da Administração, mediante autorização do MPOG/MEC, observada a ordem de classificação dos candidatos.

8.4. Os candidatos, quando nomeados, terão prazo de 30 (trinta) dias a partir da publicação da respectiva Portaria de nomeação no Diário Oficial da União, para tomar posse e o prazo máximo de 15 (quinze) dias após a posse, para entrar em exercício.

8.4.1. A escolaridade e requisitos exigidos para os cargos, indicados no anexo I, deverão ser comprovados no ato de nomeação.

8.4.2. No ato da posse, o candidato que não comprovar ou atender à escolaridade e aos requisitos elencados no item 3.6 do presente Edital será considerado desclassificado neste Concurso Público.

8.5. O candidato, quando convocado para nomeação, deverá comparecer à Perícia Médica Oficial do IF-SC na data e local estipulados, apresentando os seguintes exames e laudos médicos, expedidos, no máximo, há 30 (trinta) dias:

8.5.1. Originais de Exames laboratoriais: Hemograma, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Triglicerídeos, Tipagem Sangüínea, Creatinina, VDRL, TGP, Gama GT, EPF, Parcial de urina, ECG e Raio-X de Tórax PA;

8.5.2. RX do Tórax Bilateral, Teste Ergométrico, Ácido Úrico e PSA, se o (a) candidato (a) tiver 40 anos completos ou mais, além dos exames solicitados no item 8.5.1.

8.6. Os candidatos aprovados, para cujos cargos haja a exigência de registro no respectivo Conselho Profissional, quando nomeados, deverão apresentá-lo.

9. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS

9.1. É admitido pedido de revisão quanto:

a. à formulação das questões da prova objetiva e seu gabarito;

b. aos resultados das provas de títulos.

9.2. É admitido pedido de recurso quanto aos resultados finais do Concurso.

9.3. Não será admitido pedido de revisão quanto à recontagem de pontos das provas objetiva, prática e de desempenho didático.

9.4. As provas objetivas e seus respectivos gabaritos serão disponibilizados no endereço http://concursos.ifsc.edu.br no primeiro dia útil subseqüente à sua realização.

9.5. Os pedidos de revisão quanto à formulação das questões da prova objetiva e de seu gabarito deverão ser feitos em formulário próprio, disponibilizado no sítio eletrônico do concurso e protocolados nos Campi do IF-SC citados do item 3.1, no dia 16 de junho de 2009, observando-se o horário de atendimento externo de seus setores de protocolo.

9.6. A divulgação da classificação dos candidatos na prova objetiva, após avaliação dos pedidos de revisão, será disponibilizada no endereço http://concursos.ifsc.edu.br na data provável de 30 de junho de 2009.

9.7. Os pedidos de revisão quanto à prova de títulos deverão ser protocolados nos Campi do IF-SC citados no item 3.1, no dia 10 de julho de 2009, observando-se o horário de atendimento externo de seus setores de protocolo.

9.8. A divulgação dos resultados finais do Concurso será disponibilizada no endereço http://concursos.ifsc.edu.br na data provável de 16 de julho de 2009.

9.9. Os pedidos de recurso quanto aos resultados finais do Concurso deverão ser protocolados nos Campi do IF-SC citadas no item 3.1, em 17 de julho de 2009, observando-se o horário de atendimento externo de seus setores de protocolo.

9.10. Não serão aceitos pedido de revisão/recurso via fax e/ou correio eletrônico (e-mail) ou postados no correio.

9.11. Pedidos de revisão e/ou recursos fora das especificações estabelecidas neste Edital serão preliminarmente indeferidos.

9.12. Somente serão apreciados os pedidos de revisão e/ou recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, com argumentação lógica e consistente.

9.13. O pedido de revisão e/ou recurso protocolado fora do respectivo prazo não será aceito, sendo, para tanto, considerada a data e hora de seu protocolo.

10. DO FORO JUDICIAL

10.1. O foro para dirimir qualquer questão relacionada ao Concurso Público de que trata este Edital é o da Justiça Federal - Seção Judiciária do Município de Florianópolis.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. O Concurso Público terá validade de 01 (um) ano, a contar da data do ato de homologação do resultado para cada cargo/Campus do IF-SC/cidade de lotação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Instituição.

11.2. O extrato deste Edital (Aviso de Abertura) será publicado em jornal de circulação estadual e no Diário Oficial da União e o inteiro teor do Edital disponibilizado no sítio eletrônico http://concursos.ifsc.edu.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção deste documento.

11.3. Os resultados finais, após a análise dos pedidos de recurso deste Concurso Público, serão disponibilizados no sítio eletrônico http://concursos.ifsc.edu.br na data provável de 22 de julho de 2009.

11.4. Será considerado desclassificado deste Concurso Público o candidato que:

11.4.1. fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento ou fase do certame;

11.4.2. não mantiver atualizado o seu endereço. Em caso de alteração do endereço registrado na "FICHA DE INSCRIÇÃO", o candidato deverá encaminhar documento ao respectivo Campus do IF-SC para a qual concorrer a uma vaga, indicando seu cargo, número de inscrição e fazendo menção expressa ao Concurso Público objeto deste Edital.

11.4.3. desacatar e/ou tratar com descortesia qualquer membro da equipe encarregada do Concurso;

11.4.4. for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

11.4.5. for apanhado em flagrante, utilizando-se de qualquer meio, na tentativa de burlar a prova, ou for responsável por falsa identificação pessoal;

11.4.6. ausentar-se da sala de prova, sem o acompanhamento de fiscal;

11.4.7. retirar-se da sala, em desacordo com os itens 4.9.10, 4.9.11 e 4.9.12 deste Edital.

11.4.8. não se apresentar no IF-SC no prazo estabelecido no item 8.2 deste Edital.

11.4.9. não se apresentar no IF-SC no prazo de 30 dias, após a sua nomeação no Diário Oficial da União.

11.5. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e das instruções específicas, expedientes dos quais não poderá alegar desconhecimento.

11.6. Não será fornecido ao candidato classificado qualquer documento comprobatório de classificação no presente Concurso Público, valendo para esse fim a homologação do resultado final do Concurso, publicada no Diário Oficial da União.

11.7. Não serão aceitos pedidos de remoção e/ou redistribuição no período de estágio probatório, salvo no interesse da Instituição.

11.8. Não serão prestadas quaisquer informações referentes ao presente Edital por telefone, disponibilizando-se exclusivamente o endereço eletrônico concurso@ifsc.edu.br para contato com a Comissão Organizadora do Concurso Público.

11.9. Todas as divulgações referentes a este Edital serão realizadas a partir das 18 horas.

11.10. O candidato aprovado neste Concurso que ficar, após o preenchimento da(s) vaga(s), como excedente ao limite de vagas previsto neste Edital, poderá, em caso de outra autorização para provimento de cargos, a critério do IF-SC e em comum acordo com o candidato, sem prejuízo de sua classificação, durante o período de vigência deste Concurso, ser lotado em qualquer dos Campi ou na Reitoria do IF-SC.

11.11. O candidato investido no cargo deverá participar em Programa de Formação Continuada ofertado pelo IF-SC durante o período de Estágio Probatório.

11.12. Os casos não previstos, no que tange à realização deste Concurso Público, serão resolvidos por sua Comissão Organizadora.

Professora Consuelo Aparecida Sielski Santos
Reitora do IF-SC

ANEXO I

CARGOS, ESCOLARIDADE/REQUISITOS, CIDADE DE LOTAÇÃO E VAGAS

ITEM 1. CARREIRA DOCENTE - PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO e TECNOLÓGICO

CAMPUS FLORIANÓPOLIS (SEDE)

Área

Requisito

Vagas

Enfermagem

Bacharelado em Enfermagem.

01

Geociências e Topografia

Bacharelado em Arquitetura, ou Engenharia Civil, ou Engenharia de Produção Civil, ou Curso Superior de Tecnologia de Construção de Edifícios, ou Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras, Bacharelado em Geologia, ou Bacharelado em Geografia.

01

História

Licenciatura em História.

01

Metodologia Visual e Desenho

Bacharelado ou Licenciatura em Artes, ou Arquitetura, ou Bacharelado em Design, ou Curso Superior de Tecnologia em Design, ou Bacharelado Desenho Industrial. Todos com Mestrado em qualquer área.

01

Meteorologia

Bacharelado em Meteorologia.

01

Planejamento de Obras, Qualidade e Segurança do Trabalho, Tecnologia da Construção Civil

Bacharelado em Arquitetura, ou Engenharia Civil, ou Engenharia de Produção Civil, ou Curso Superior de Tecnologia de Construção de Edifícios, ou Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras.

01

Projetos, Instalações Prediais Hidrosanitárias e Elétricas, CAD

Bacharelado em Arquitetura, ou Engenharia Civil, ou Engenharia de Produção Civil.

01

Radiologia

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.

01

Resistência dos Materiais, Materiais de Construção, Estrutura e Desenho Estrutural, Estabilidade e Mecânica dos Solos

Bacharelado em Arquitetura, ou Engenharia Civil, ou Engenharia de Produção Civil, ou Curso Superior de Tecnologia de Construção de Edifícios, ou Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras.

01

Sistemas de Água e Esgotos, Desenho Básico e Técnico, Hidráulica, Instalações hidrosanitárias, Gestão Ambiental

Engenharia Sanitária e Ambiental, ou Engenharia Sanitária, ou Engenharia Ambiental, ou Engenharia Civil.

01

Sistemas Mecânicos, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, e Desenho Técnico

Engenharia Mecânica, ou Engenharia de Produção Mecânica, ou Curso Superior de Tecnologia Mecânica, ou Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. Todos com Mestrado em Engenharia Mecânica.

01

CAMPUS ARARANGUÁ

Área

Requisito

Vagas

Ciências Humanas

Bacharelado ou Licenciatura em Ciências Sociais, ou Bacharelado ou Licenciatura em História, ou Licenciatura em Filosofia, ou Graduação em Pedagogia, ou Bacharelado ou Licenciatura em Geografia.

01

Matemática

Licenciatura em Matemática com Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) em Educação.

01

CAMPUS FLORIANÓPOLIS - CONTINENTE

Área

Requisito

Vagas

Barista / Barman

Bacharelado em Hotelaria, ou Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, ou Bacharelado em Turismo, ou Curso Superior de Tecnologia em Turismo, ou Bacharelado em Gastronomia, ou Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, ou Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo, ou Engenharia de Alimentos, ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ou Bacharelado ou Licenciatura em Nutrição, ou Engenharia Química, ou Bacharelado em Farmácia: tecnologia de Alimentos.

01

Confeitaria

Bacharelado em Hotelaria, ou Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, ou Bacharelado em Turismo, ou Curso Superior de Tecnologia em Turismo, ou Bacharelado em Gastronomia, ou Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, ou Bacharelado em Farmácia: tecnologia de alimentos, ou Engenharia de Alimentos, ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ou Engenharia Agronômica ou Agronomia, ou Bacharelado ou Licenciatura em Nutrição.

01

Educação Ambiental

Graduação em Biologia, ou Geografia, ou Agronomia, ou Engenharia Ambiental.

01

Guia de Turismo

Guia de Turismo, credenciado no Ministério do Turismo, com Graduação em qualquer área.

01

Nutrição

Bacharelado ou Licenciatura em Nutrição.

01

Produção em Gastronomia

Bacharelado em Turismo, ou Curso Superior de Tecnologia em Turismo, ou Bacharelado em Hotelaria, ou Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, ou Bacharelado em Gastronomia, ou Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, ou Bacharelado em Farmácia: tecnologia de alimentos, ou Engenharia de Alimentos, ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ou Engenharia Agronômica ou Agronomia, ou Bacharelado ou Licenciatura em Nutrição, ou Bacharelado em Economia Doméstica, ou Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Carnes, ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, ou Engenharia Química.

01

Serviços de sala e copaBacharelado em Hotelaria, ou Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, ou Bacharelado em Turismo, ou Curso Superior de Tecnologia em Turismo, ou Bacharelado em Gastronomia ou Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, ou Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo, ou Engenharia de Alimentos, ou Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ou Bacharelado ou Licenciatura em Nutrição, ou Farmácia: tecnologia de Alimentos.01

ANEXO II

PROVAS E PROGRAMAS

CARGOS DE PROFESSOR: CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS/LEGISLAÇÃO

15 (quinze) questões comuns às áreas/disciplinas do cargo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Abordagens do processo de ensino e aprendizagem; concepções de currículo e a organização do currículo escolar da Educação Básica (Ensino Médio) e da Educação Profissional; planejamento, planos e projetos educativos; avaliação do processo ensino e aprendizagem; pressupostos teóricos, históricos e legais da educação profissional; democratização do acesso e garantia da permanência escolar; Lei 8.112/90 e alterações.

PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

25 (vinte e cinco) questões específicas para cada área/disciplina do cargo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Barista / Barman

Coquetelaria: Principais coquetéis da IBA- Internacional Barman Association; Tipos de bebidas; Tipos de bares; Estrutura (funcional e física) e organização do bar; Tipos de cafés. Preparo de bebidas a base de café; Formas de preparo de café. Planejamento de cardápios de bebidas para bares, cafés e eventos de Alimentos e Bebidas (A&B); Processos administrativos no setor de bar. Higiene e manipulação de Alimentos e Bebidas; Hospitalidade e Serviço de bar; História da Gastronomia.

Ciências Humanas

Educação: definição e processo histórico; a matriz grega do pensamento ocidental: a Paidéia, o lugar dos gregos na história da educação; Paradigmas educacionais: pensamento moderno e contemporâneo; educação e cidadania: aspectos da educação brasileira e regional; a ética e seus fundamentos teóricos; ética em educação. As teorias sociológicas clássicas e contemporâneas; a educação como processo social e suas relações com a cultura e a aprendizagem de papéis sociais; a função social da escola; as relações entre educação e sociedade: a natureza e as especificidades dos fenômenos sociológicos e suas relações com os fenômenos educacionais; abordagens histórica, política, social, filosófica, psicológica da educação de jovens e adultos; a relação educação e trabalho como fundamento para educação de jovens e adultos; o pensamento filosófico no tempo e espaço em suas diversas correntes; a inter-relação Filosofia/educação; a educação como ato político; tendências filosófico-pedagógicas na prática escolar; processo ensino e aprendizagem de Ciências; as concepções de ensino de Ciências: Tradicional e Construtivista, observação e prática no ensino das disciplinas da área de Ciências (Física, Matemática Química e Biologia); linguagem das Ciências e aprendizagem dos conceitos científicos; Saberes primevos e saberes escolares; unidade indissociável: Ciência e tecnologia.

Confeitaria

Técnicas avançadas de produção em confeitaria; Trabalho com chocolate (derretimento, temperagem, banhar com chocolate); Trufas e bombons; Trabalhos com açúcar; Pontos de calda; Caramelados; Decorações com açúcar; Flores de açúcar; Marzipã; Pasta americana e Pastilhagem; Modelagem seca e úmida; Docinhos finos; Tipos de massa; Técnicas de assar massas e outros produtos de panificação e confeitaria; Acessórios e equipamentos do setor; Técnicas de modelar, montar, rechear e cobrir massas de confeitaria; Sorvetes e sorbets; Matérias primas do setor; Tortas diversas; Bicos de confeitar; Decorações; Bolos artísticos; Pralinés e Nougatines moles e duros; Sobremesas quentes e frias; Sobremesas empratadas; Sobremesas finas; Confeitaria brasileira; Confeitaria internacional; Confeitaria artística.Higiene, segurança e manipulação de alimentos.

Educação Ambiental

Princípios, conceitos, objetivos e marcos históricos da Educação Ambiental; Fundamentos de Ecologia; Princípios e Conceitos de Desenvolvimento Sustentável; Cartografia e Orientação Terrestre; Fundamentos de Geomorfologia; Domínios Morfoclimáticos; Gestão Ambiental; Legislação Ambiental Brasileira: Código Florestal, Lei de Proteção à Fauna, Lei de Crimes Ambientais, Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, Política Nacional do Meio Ambiente e Política Nacional de Educação Ambiental; Sustentabilidade na produção de alimentos; Turismo e suas relações com o Meio Ambiente.

Enfermagem

Lei do exercício profissional 7.498/86; Filosofia do Cuidado na assistência de Enfermagem; Bioética e Assistência de Enfermagem; Assistência de enfermagem ao adulto idoso; Assistência de Enfermagem a clientes com disfunção do aparelho respiratório; cardiovascular; circulatório; hematológico; digestório e gastrintestinal; disfunção metabólica e endócrina;disfunção urinária e renal;disfunção reprodutora; imunológica; integumentar; neurossensorial; musculoesquelético; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Princípios da assistência ao paciente na Unidade de Terapia Intensiva; Rotina organizacional e assistencial em UTI; Cuidados de Enfermagem no atendimento ao cliente submetido ao recursos tecnológicos de sobrevida; Assistência de Enfermagem ao cliente internado na UTI -Distúrbio ácido-básico; Infarto Agudo do Miocárdio; Insuficiência respiratória; Choque (séptico, anafilático, hipovolêmico, neurogênico); Acidente vascular cerebral; Trauma crânio encefálico;Acidente vascular cerebral,Insuficiência renal aguda e crônica, parada cárdio respiratória; Biossegurança em Serviços de Saúde.

Geociências e Topografia

Geociênias; Distribuição das pressões; Pressões devidas ao peso próprio do solo; Pressões devidas as cargas aplicadas; Noções sobre tensão e deformação; Noções sobre elasticidade e plasticidade; Resistência ao cisalhamento dos solos; Atrito interno e coesão; Tipos de ensaios de cisalhamento; Resistência ao cisalhamento das areias; Resistência ao cisalhamento das argilas; Noções sobre empuxo de terra; Coeficientes de empuxo; Teoria de Rankine; Teoria de Coulomb; Superfícies de deslizamento; Noções sobre capacidade de carga; Considerações iniciais; Fórmula de RankineFórmula de Terzaghi; Permeabilidade dos solos; Coeficiente de permeabilidade. Lei de Darcy; Fatores que influenciam a permeabilidade; Permeabilidade em terrenos estratificados; Intervalo de variação do coeficiente de permeabilidade; Determinação do coeficiente de permeabilidade; Noções sobre compactação; Curva de compactação; Noções sobre compressibilidade; Teoria do adensamento; Estimativa de recalque; Tipos de recalques; Efeitos dos recalques sobre as estruturas; Exploração do subsolo; Métodos de exploração do subsolo; Profundidade, locação e número de sondagens; Abertura de poços de exploração; Tipos de sondagens; Execução de sondagens; Sondagem de reconhecimento; Sondagem tipo SPT/ Ensaios geofísicos; Rebaixamento do nível de água; Bombeamento diretamente da escavação; Sistema de poços filtrantes; Topografia; Divisão da Topografia e suas aplicações; Diastimetria -Utilização, manejo, importância e aplicação correta de diastímetro; Grau de Precisão, erro em medições; Cálculo do erro linear cometido em campo de distribuição; Manuseio e utilização de balisas; Determinação de distância média; Levantamento à Trena e Desenho; Goniologia - Definição; Conceito de ângulos; Unidades angulares; Operações angulares; Tipos de ângulos utilizados em Topografia; Goniometria; Teodolito, precisão do teodolito; Instalação e calagem do teodolito; Leituras angulares; Ponto topográfico; Orintação de alinhamento Topográfico; Orientação magnética; Orientação verdadeira; Declinação magnética; Bússola; Precisão na Orientação de alinhamento topográfico; Ângulo de azimute; Ângulo de rumo; Cálculo de azimutes e rumos; Levantamento topográfico Planimétrico; Importância de um Levantamento Topográfico Planimétrico e seu grau de precisão; Leituras de Levantamentos Topográficos; Levantamento à trena, cálculo de área; Levantamento por caminhamento, cálculo de área; Altimetria; Importância da Altimetria nos aspectos da interpretação do relevo e suas aplicações; Nível Aparente (Cota); Nível Verdadeiro (Altitude); Referência de Nível (RN); Plano de Referência (PR); Nivelamento Geométrico; Instrumentos e Acessórios utilizados em Altimetria; Manuseio e utilização de Níveis; Leituras de Mira; Nivelamento Geométrico Simples; Nivelamento Geométrico Composto; Rampas; Cálculos de Rampas (em Percentagem (%), em Grau (º)); Curvas de Nível Importância das Curvas de Níveis; Traçado de Curvas de Níveis: Método Aritmético, Método de Interpolação Gráfica; Traçado de perfis através de Curvas de Níveis; Interpretação de Curvas de Níveis; Interpretação de levantamento Topográfico Planialtimétrico.

Guia de Turismo

Roteiros turísticos; Fundamentos de turismo e hospitalidade; Técnicas de guiamento; Lazer e recreação em viagens; Agenciamento e técnicas de venda de viagens turísticas; Segurança e primeiros socorros; Patrimônio natural e cultural enquanto atrativo turístico; Classificação de destinos turísticos (Referenciais nacionais); Fundamentos de ecologia e de cartografia aplicada ao turismo; Legislação profissional do Guia de Turismo.

História

História e historiografia. Narrativa e interpretação na escrita da história. A influência dos Annales nas novas abordagens historiográficas. Interpretações da história: a influência do marxismo e da sua revisão na análise historiográfica. História da Cultura, história cultural: os múltiplos caminhos nos debates sobre a noção de cultura. Metodologias do ensino de história; Linguagens e documentos no ensino da história; História Oral História e Memória. Aspectos sociais econômicos e políticos do Brasil Colonial, Imperial e Repúblicano. O trabalho, o sindicalismo e o Estado a partir da 2ª guerra mundial. América Latina no século XIX e XX. Renascimento Cultural; Reformas Religiosas; Revolução Industrial; Revolução Francesa; Independência dos Estados Unidos; Revolução russa Revolução Chinesa Revolução Cubana. História Republicana de Santa Catarina.

História da Arte e do Design, Metodologia Visual e Desenho

Estudo dos aspectos sociais da arte na pré-história, Egito, Mesopotâmia e Pérsia; Estudo da arte e da cultura: da Antiguidade Clássica ao Romantismo; Estudo dos aspectos sociais da arte e cultura moderna e contemporânea; História do desenho industrial a partir da revolução industrial; Teoria da forma; Teoria da cor; Composição gráfica e composição espacial.

Matemática

Teoria dos Conjuntos; Números Complexos: álgebra e representações geométricas; Equações Polinomiais; Geometria Plana e Espacial; Cálculo Diferencial e Integral: definições e aplicação; Séries Finitas e Infinitas; Equações Diferenciais: definições a aplicação; Cálculo Vetorial; Álgebra Linear; Metodologia no Ensino da Matemática: abordagens didáticas com aplicações teóricas e práticas; História da Matemática e da Física; Epistemologia da Matemática.

Meteorologia

A atmosfera terrestre: Composição; Estrutura vertical; Atmosfera padrão; Termodinâmica e estática da atmosfera; Variáveis de estado; Equação de estado (gases perfeitos, vapor d'água, ar seco e ar úmido); Vapor d'água na atmosfera; Processos adiabáticos e pseudoadiabático; Diagramas termodinâmicos; Estabilidade atmosférica; Radiação solar e terrestre; Radiação eletromagnética; Leis da radiação; Estimativa da radiação que chega à superfície da terra; Balanço de energia; Movimentos atmosféricos; Forças fundamentais que atuam na atmosfera; Equação da continuidade; Tipos de movimentos atmosféricos; Instrumentação meteorológica e técnicas de observação (estação convencional e automática); Observações de superfície; Observação de altitude; Pressão atmosférica; Temperatura; Umidade; Evaporação; Vento; Precipitação; Radiação solar e terrestre; Sensoriamento remoto da atmosfera (observações com radar, satélites meteorológicos, lidar, sodar); Climatologia; Tempo x Clima; Fatores e elementos climáticos; Classificações climáticas; Principais aspectos climatológicos do Brasil; El Nino e La Nina; Informática aplicada à meteorologia;Tratamento e visualização de dados meteorológicos e imagens; GrADS.

Nutrição

Higiene e manipulação de alimentos: microbiologia básica dos alimentos; Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA); métodos de conservação de alimentos; Boas Práticas para Serviços de Alimentação: edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios; higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle integrado de vetores e pragas urbanas; abastecimento e controle de água; manejo dos resíduos (lixo e esgoto); higiene e controle de saúde dos manipuladores de alimentos; matérias- primas, ingredientes e embalagens (seleção de fornecedores; recebimento e armazenamento de alimentos); preparação do alimento (higienização de vegetais e ovos, conservação e armazenamento de alimentos preparados, critérios de tempo e temperatura); transporte do alimento preparado; exposição ao consumo do alimento preparado; procedimentos operacionais padronizados (POP) e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC); legislação sanitária municipal, estadual e federal; Gastronomia: bases, molhos e métodos de cocção. Nutrição: energia, macro e micronutrientes (conceito, fontes e funções); digestão e absorção de nutrientes; nutrição nas diferentes fases da vida; guia alimentar para a população brasileira; pirâmide dos alimentos; alimentos funcionais; critérios para o planejamento de cardápios; conceitos e princípios nutricionais na: doença celíaca, hipertensão, dislipidemias, constipação intestinal, intolerância à lactose, diabetes, sobrepeso e obesidade

Planejamento de Obras, Qualidade e Segurança do Trabalho, Tecnologia da Construção Civil

Planejamento de obras; orçamentos e cronogramas; levantamento quantitativo dos serviços; orçamento analítico sintético/rede de precedência/cronograma físico-financeiro; orçamento operacional; composição de preços unitários por serviço e total; estudo da rede P.E.R.T.; cronograma físico-financeiro; planejamento físico; normas de segurança; estudo de projetos, memoriais descritivos, escrituras; acompanhamento de processo de aprovação de projeto, licença ambiental, alvará de construção e habite-se; ergonomia aplicada à construção civil; equipamentos de segurança; procedimentos de segurança; higiene do trabalho; técnicas de compra; técnicas de estocagem e armazenamento; transporte vertical e horizontal na obra; Qualidade: normas da ABNT; sistema ISO, sistema PBQP-H; qualidade na aquisição dos materiais; qualidade na execução dos serviços; qualidade no projeto e execução de edifícios; inovações tecnológicas na construção; gestão da qualidade na empresa construtora; segurança do trabalho; demolições, canteiro provisório, arranjo físico, instalações provisórias; escavações, trabalho em concreto armado, proteções internas, redes de proteção, escadas, passagens e rampas; equipamentos de segurança, equipamentos de proteção individual, máquinas, veículos e ferramentas diversas; procedimentos de segurança; armazenagem, estocagem, manuseio e transporte horizontal e vertical; andaimes, higiene do trabalho; estudo da NR-18. Tecnologia da construção; Limpeza do terreno, serviços de terra, tapumes, construções provisórias, depósitos, instalações provisórias, locação da obra, Abertura de valas e cavas,execução de fundações simples, baldrames, reaterro, contrapiso, impermeabilização, Concreto armado, produção de concreto, Alvenarias, cobertura, revestimentos, esquadrias, pinturas

Produção em Gastronomia

Habilidades básicas na cozinha (nomenclatura, termos técnicos, cortes, aproveitamento, manipulação e preparo de legumes, frutas e hortaliças; aves; carnes; pescados e crustáceos); Fundos e molhos; Estrutura física e funcional da cozinha; Processos administrativos do setor da cozinha; Higiene e segurança na manipulação dos alimentos; Princípios de física e química na cozinha; Princípios de nutrição na cozinha; Engenharia de cardápios; Fundamentos e Técnicas de produção: cozinha internacional, cozinha contemporânea, cozinha regional brasileira, cozinha para eventos, cozinha para pessoas com restrições alimentares, garde manger, temperos, ervas e especiarias; Turismo e suas relações com a produção de alimentos; Combinações de alimentos e bebidas; Técnicas básicas para a elaboração de sobremesas; História da gastronomia.

Projetos, Instalações Prediais Hidrosanitárias e Elétricas, CAD

Instalações prediais de água fria; Avaliação preliminar dos projetos arquitetônicos; Sistemas de distribuição, consumo diário, cálculo dos reservatórios; Cálculo do consumo diário; Ramal predial, prumadas de água fria; Barriletes, esquema vertical; Representação isométrica; Dimensionamento de bombas; aparelhos hidrossanitários; Funcionamento; instalação; pontos de água e esgoto; material; Terminologia/ normas; sistemas de abastecimento e distribuição; Reservatórios (condições gerais, material e dimensionamento); Material (tubulações e conexões); controladores; Instalações prediais de água quente; Sistemas de aquecimento; aquecedor (elétrico, gás e solar); Isolamento térmico; consumo; material (tubulações e conexões); Instalação predial de água quente; Cálculo dos ramais; Armazenamento; Instalações prediais de esgoto; Esgoto cloacal, dimensionamento das contribuições; Dimensionamento da rede primária e secundária; Dimensionamento das fossas sépticas e sumidouros; Instalações prediais de esgoto; Terminologia/normas; ramais de descarga e esgoto; Tubos de queda e gordura; -sub-coletores e coletor predial; Tubos ventiladores; material (tubulações e conexões); Caixas de inspeção, poço de visita e caixas de gordura; Destino final dos efluentes, sistemas individuais de tratamento, coletor público; interpretação projetos (traçado das instalações); Instalações prediais de águas pluviais; calhas e ralos; Condutores e coletores; caixas de areia; Esgoto pluvial; Dimensionamento das redes; Instalações elétricas; Conceitos básicos de eletricidade; Corrente elétrica, tensão elétrica, resistência elétrica, lei de ohm, potência elétrica (corrente contínua e alternada); Geração de energia elétrica, tarifação de energia elétrica; Choque elétrico; Aterramento; Interruptores, tomadas simples, tomadas especiais, quadro distribuidor de energia, quadro medidor de energia; Entrada de energia de acordo com o padrão da ANEEL; Ferramentas: multimetro, alicates; Execução de instalação elétrica a partir de projeto existente; Projetos elétricos; Leitura de projetos, simbologias, normas, instalações; Conceitos e fórmulas de diferença de potencial elétrico, corrente elétrica e potencia elétrica; Condutor elétrico: conceituação, tipos, condutores neutro, fase, retorno e aterramento, dimensionamento; Eletroduto: funções, tipos, diâmetros, dimensionamento; Componentes da iluminação ambiente: tipos, capacidades e potencias; Comando simples, comando paralelo;comando intermediário, tomada elétrica, tomada simples, tomada especial, disjuntor; circuito elétrico, quadro de distribuição; Esquemas unifilares para alimentações prediais monofásica e trifásica; Quadro de medição; Alimentação predial; Projetos: noções de plásticas e estéticas; conforto ambiental; plano diretor e código de obras; estudo de compartimentos; desenvolvimento de projetos arquitetônicos (plantas, cortes, fachadas, situação, locação e detalhes); CAD: espaço de trabalho; comandos de desenho; modos de seleção de objetos; comandos de visualização; comandos de precisão; comandos de edição; layers; dimensionamentos; comandos de edição; plotagem.

Radiologia

Física das Radiações Ionizantes; Física da Ressonância Magnética; Formação da Imagem em Radiologia Convencional; Controle de Qualidade em Imagenologia; Protocolos de posicionamento de paciente em ressonância magnética - Equipamentos em Ressonância Magnética; Patologias mais indicadas à Ressonância Magnética; Proteção Radiológica; Equipamentos de Radioterapia; Legislação pertinente a área.

Resistência dos Materiais, Materiais de Construção, Estrutura e Desenho Estrutural, Estabilidade e Mecânica dos Solos

Materiais de construção (propriedades, usos, ensaios usuais, normas técnicas); Pedras naturais, (características, propriedades físicas); Agregados (origem, características físicas, análise granulométrica, inchamento), Aglomerantes (cal, gesso, cimento, pega e endurecimento do cimento, propriedades, cimentos especiais, composição química, aventamento), Argamassas tipos e usos, propriedades das argamassas, cálculo da dosagem), Concreto cálculo da dosagem do concreto, ensaio de laboratório, preparo de corpos de prova, madeira, tipos, usos, propriedades, Cerâmicas, tipos, usos e propriedades, Aditivos, tipos e usos. Impermeabilizantes; Resistência dos materiais; Tração e compressão/Tensões normais e cisalhamento; Tensão de resistência; Tensão admissível e coeficiente de segurança; Lei de hooke: módulo de elasticidade; Mecânica vetorial, equilíbrio do corpo rígido; Comportamento elástico e plástico dos materiais; Cargas repetidas: fadiga; Problemas envolvendo variação de temperatura; Coeficiente de Poisson; Centro de gravidade e momentro de inércia; Dilatação volumétrica, módulo de elasticidade de volume; Deformação de cizalhamento; Distribuição das tensões e deformações específicas, causadas por carregamento axial, princípio de saint-venant; Tração e compressão/tensões normais e cisalhamento; Tensão de resistência/tensão admissível e coeficiente de segurança; Estrutura e desenho de concreto; Cargas e esforços nos pilares de estrutura; Cálculo das cargas nos pilares; dimensionamento de Compressão axial - pilares simples; tensão de cálculo na armadura comprimida; fórmula geral da carga de ruptura; Cálculo das fundações pouco profundas; Cálculo da capacidade de carga das fundações pouco profunda; Fundações em blocos/fundações em sapatas; Lajes de edifícios; Avaliação das cargas nas lajes de edifício; Cálculo dos esforços nas lajes armadas numa só direção; Lajes isoladas em balanço; Lajes contínuas dotadas de balanço; Cálculo dos esforços nas lajes retangulares sobre quatro apoios armadas em cruz; Lajes contínuas; Cálculo das armaduras; Cálculo das cargas nas vigas; Cargas sobre as vigas; cargas transmitidas pelas lajes; Cargas das paredes; peso próprio; estudo dos apoios; Vigas em dois apoios simples; vigas em balanço; Vigas em 2 apoios com extremos em balanço; Estudos do cizalhamento; Distribuição das tensões de cizalhamento numa secção transversal; Cálculo das armaduras de cizalhamento; Cálculo das armaduras de cizalhamento em função da força cortante; Distribuição das armaduras de cizalhamento; Cizalhamento nas proximidades dos apoios; Espaçamento das armaduras; Dimensionamento e detalhes das vigas de edifícios; Escolha da altura; cálculo das secções de ferro; distribuição das armaduras; ancoragem; Cálculo das escadas; Cargas atuantes; Escadas armadas transversalmente; Escadas armadas longitudinalmente; Estabilidade das construções; Domínio de estudo da análise estrutural; Vigas engastadas; Vigas biapoiadas com balanço; Aplicação e dimensionamento; Estudo das treliças isoestáticas; introdução, classificação das treliças, quanto a estaticidade, quanto a lei de formação; Método dos nós; as bases do método, exemplos de aplicação, roteiro do método, aplicações; Muros de arrimo; muro de gravidade, muros de flexão, cortinas.

Serviços de Sala e Copa

Serviços de bebidas e comidas em restaurantes, bares e eventos de Alimentos e Bebidas (A&B); Processos administrativos dos setores de Sala e Copa; Estrutura (funcional e física) e organização de Sala e Copa; Planejamento de cardápios de restaurantes, bares e eventos de A&B; Hospitalidade e Serviços de Sala e Copa; História de Gastronomia; Preparação e habilidades na Copa. Higiene e manipulação de Alimentos e Bebidas.

Sistemas de Água e Esgotos, Desenho Básico e Técnico, Hidráulica e Instalações hidrosanitárias, Gestão Ambiental

Hidráulica dos condutos. Mananciais de água. Sistemas de captação, adução, tratamento e distribuição de água. Sistemas de coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos sanitários. Projetos e obras de sistemas de saneamento. Normas técnicas. Processos de tratamento de água e esgotos. Aparelhos hidrosanitários. Instalações prediais de água fria, esgoto, água pluvial, prevenção contra incêndio. Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, técnicas de controle da qualidade de recursos hídricos, bacias hodrográficas, fontes de degradação natural dos recursos hídricos, processos naturais de depuração dos recursos d'água, legislação ambiental, problemas ambientais de origem antrópica, ecossistemas (grandes ecossistemas terrestres e aquáticos e principais ecossistemas brasileiros), sustentabilidade do ecossistema, funções biológicas (nutrção , reprodução, processos biotecnológicos limitantes ao desenvolvimento das espécies), comprometimento dos recusos hídricos (subterrâneos e superficiais).

Sistemas Mecânicos, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, e Desenho Técnico

Fundamentos Sistemas Hidráulicos, Fundamentos Sistemas Pneumáticos, Circuitos hidráulicos e eletrohidráulicos, circuitos pneumáticos e eletropneumáticos, Manutenção hidráulica, Hidráulica proporcional, Dimensionamento e seleção de elementos de máquinas, critérios de falha, solicitações simples, solicitações compostas, Tensão, perspectivas, vistas ortogonais, cotagem, representações em corte, acabamento superficial, tolerâncias, desenhos de conjunto, desenho geométrico, desenho à mão livre.

Tecnologia da Construção Civil, Materiais de Construção

Tecnologia da construção; limpeza do terreno, serviços de terra, tapumes, construções provisórias, depósitos, instalações provisórias, locação da obra, abertura de valas e cavas, execução de fundações simples, baldrames, reaterro, contrapiso, impermeabilização, concreto armado, produção de concreto, alvenarias, cobertura, revestimentos, esquadrias, pinturas; materiais de construção (propriedades, usos, ensaios usuais, normas técnicas); pedras naturais, (características, propriedades físicas); agregados (origem, características físicas, análise granulométrica, inchamento), aglomerantes (cal, gesso, cimento, pega e endurecimento do cimento, propriedades, cimentos especiais, composição química, aventamento), argamassas tipos e usos, propriedades das argamassas, cálculo da dosagem), concreto cálculo da dosagem do concreto, ensaio de laboratório, preparo de corpos de prova, madeira, tipos, usos, propriedades, cerâmicas, tipos, usos e propriedades, aditivos, tipos e usos. Impermeabilizantes.

ANEXO III

EXTRATO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS (Conforme o disposto no Artigo 13 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996)

CARGOS DE PROFESSOR: Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Professor

Participar da elaboração da proposta pedagógica da instituição; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da instituição; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

ANEXO IV

AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Tópicos a serem avaliados:

1 ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

2 INTRODUÇÃO

3 OBJETIVOS

4 CONTEÚDO

5 PROCEDIMENTOS

6 RECURSOS

7 INTEGRAÇÃO

8 SÍNTESE

9 AVALIAÇÃO DO MEMORIAL DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

ANEXO V

FOLHA DE ROSTO PARA ENTREGA DE TÍTULOS

1 - DADOS PESSOAIS

Nome

Número da inscrição

Cargo pretendido

2 - FORMAÇÃO ACADÊMICA

a) GRADUAÇÃO

Instituição

Curso

Ano de conclusão

b) ESPECIALIZAÇÃO

Instituição

Curso

Área de estudo

Ano de conclusão

c) MESTRADO

Instituição

Curso

Área de pesquisa

Ano de conclusão

d) DOUTORADO

Instituição

Curso

Área de pesquisa

Ano de conclusão

3 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Instituição

Período

Cargo

Principais atividades

4 - EXPERIÊNCIA EM ENSINO

Instituição

Período

Disciplina/Unidade curricular