De ordem do Sr. Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná consoante Portaria/MEC nº1063/2007, publicada no DOU de 14/11/2007, torno público que no Campus Nova Andradina sito na Rodovia MS 473, km 23, Fazenda Santa Bárbara, s/n, CEP 79750-000, no período de 10 a 21 de fevereiro de 2010, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de 04 vagas para Professor Substituto da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área especificada no Anexo I, nos termos do presente Edital.
1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
1.1 Não ser docente vinculado à Lei 7.596/87 (PUCRCE) e à Lei nº 11.784/2008.
1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.
1.3 Nos termos da Lei n° 8.745/93 fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.
1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.
1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta do Anexo A.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.ifms.edu.br e www.utfpr.edu.br das 8h (horário de Brasília) do dia 10 de fevereiro às 22 horas do dia 21 de fevereiro de 2010.
2.2 Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para o acesso, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro no Campus Nova Andradina, sito na Rodovia MS 473, Km 23, Fazenda Santa Bárbara, s/nº, CEP 79750-000, das 8h às 11h; 14h às 17h e das 19h às 21h, (horário local).
2.3 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário, podendo pagá-lo, preferencialmente, nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, até o dia 22 de fevereiro de 2010.
2.4 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.
2.5 A partir de 24/02/2010, o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento (local de prova).
2.6 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.
3. DA PROVA ESCRITA
3.1 A Prova Escrita constará de questões relativas aos tópicos que compõem o programa, constante do Anexo II deste Edital.
3.2 A Prova Escrita será realizada no 25/02/2010, às 9h (horário local) na Rodovia MS 473, km 23, Fazenda Santa Bárbara, s/nº, CEP 79750-000, e terá duração de 2 horas e 30 minutos.
3.3 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.
3.4 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.
4. DO SORTEIO DO PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
Data: | 25/02/2010 |
Horário (local) : | 13h 30min : Para as áreas de Filosofia, Artes e Matemática. |
Local: | IFMS - Campus Nova Andradina |
5. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
Data: | 26/02/2010 |
Horário (local): | 13h 30min : Para as áreas de Filosofia, Artes e Matemática. |
Local: | IFMS - Campus Nova Andradina |
5.1 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.3.
5.2 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula de, no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.
5.3 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova de desempenho didático, com exceção da lousa, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.
5.4 Os candidatos, ao se apresentarem para a prova de desempenho didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora uma via do "Curriculum Vitae" modelo Lattes documentado e três vias idênticas do Plano de Aula, contendo:
a) identificação do tema;
b) identificação dos pré-requisitos;
c) objetivos instrucionais;
d) desenvolvimento do tema;
e) modo de avaliar o aprendizado;
f) lista de exercícios (quando couber);
g) bibliografia.
6. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
6.1 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de média aritmética simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
7. DA APROVAÇÃO
7.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja média aritmética simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.
7.2 Em caso de empate, para efeito de classificação, dar-se-á preferência, ao candidato que:
a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;
b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita;
c) for mais idoso.
8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
8.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em edital na internet, nos endereços www.ifms.edu.br e www.utfpr.edu.br e no local das inscrições até às 12 horas do dia 26/02/2010. E o Resultado Final, até às 18 horas do dia 01/03/2010.
8.2 Não será admitido recurso, não haverá vista de prova, nem caberá pedido de revisão.
9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Os candidatos terão seu ingresso de acordo com a classificação obtida, considerando as vagas existentes no Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas áreas do Processo Seletivo e/ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal.
9.2 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.
9.3 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, satisfazer os requisitos constantes no Anexo I.
9.4 O presente Processo Seletivo terá a validade pelo período de 1 (um) ano.
9.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino do IFMS e pela Comissão Permanente de Concurso Público.
9.6 O candidato convocado terá 24 (vinte e quatro) horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar ao IFMS a documentação exigida para a sua contratação.
Curitiba, 08 de fevereiro de 2010.
Adelaide Strapasson
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público
De acordo:
Carlos Eduardo Cantarelli Reitor
Anexo I ao Edital nº 001/2010 - PS - IFMS - NA
Professor De Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
COMUM
Área/Subárea | VG | CH | PDD | T | Requisitos |
Artes | 01 | 20 | 04 | M | Licenciatura em Artes. |
Filosofia | 01 | 20 | 04 | M | Licenciatura em Filosofia ou Bacharelado em Filosofia com complementação em Licenciatura. |
Matemática | 01 | 40 | 04 | M/T | Licenciatura em Matemática. |
Sociologia | 01 | 20 | 04 | M | Licenciatura em Ciências Sociais ou Bacharelado em Sociologia com complementação em Licenciatura. |
* Poderá haver aulas aos sábados. Legenda:
VG: - número de vagas
CH: - carga horária
PDD: número de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático
T: - turno M/T ( Manhã/Tarde)
Titulação | Remuneração | Remuneração |
|
Graduação | R$ 1.518,63 | R$ 2.124,20 | TAXA DE INSCRIÇÃO |
Aperfeiçoamento | R$ 1.570,30 | R$ 2.178,45 | |
Especialização | R$ 1.596,81 | R$ 2.206,29 | 20 horas - R$ 38,00 |
Mestrado | R$ 1.690,00 | R$ 2.551,34 | |
Doutorado | R$ 2.006,39 | R$ 3.542,75 |
|
Anexo II ao Edital nº 001/2010 - PS - IFMS - NA
Professor De Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO
ÁREA/SUBÁREAS: ARTES
CAMPUS: NOVA ANDRADINA
PROGRAMA - PROVA ESCRITA
1. História das Artes Visuais.
2. Arte brasileira.
3. A presença da disciplina de Arte na escola - tendências pedagógicas e filosóficas.
4. O papel do professor de Arte.
5. Competências e habilidades possíveis a partir do ensino da arte.
6. Estudo dos sistemas de signos e sua aplicação na leitura e interpretação da imagem artística.
7. Aspectos estéticos das diversas manifestações artísticas (artes visuais, música, teatro, dança).
8. A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e as aulas de Arte.
9. Recursos audiovisuais aplicáveis ao ensino da Arte.
10. Estética e filosofia da Arte.
PROGRAMA - PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
1. A Semana de Arte Moderna.
2. Interdisciplinaridade artística.
3. Introdução às vanguardas artísticas européias do século XX.
4. Dança.
5. A presença da arte no cotidiano das cidades.
6. Música.
7. Teatro.
8. Escultura.
9. Arte contemporânea brasileira.
10. O belo na história da arte.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.
ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1995.
DUARTE, P. S. Arte brasileira contemporânea - um prelúdio. Rio de Janeiro: OpusPlajap, 2008.
GOMBRICH, E. H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: linguagens, códigos e suas tecnologias - arte. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO
ÁREA/SUBÁREAS: FILOSOFIA
CAMPUS: NOVA ANDRADINA - IFMS
PROGRAMA
01 - Conhecimento, educação e política em Platão.
02 - O problema do conhecimento em Descartes.
03 - Kant: O que é Esclarecimento?
04 - Marx: O Capital.
05 - Comte: a filosofia Positiva.
06 - Adorno e Horkheimer: O conceito de esclarecimento.
07 - Pressupostos da ética, da moral e da lei.
08 - Habermas: Técnica e Ciência.
09 - Educação Tecnológica.
10 - Metodologia científica: a produção do conhecimento.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.
BASTOS, João Augusto S.L.A. (Org.) Tecnologia e Interação. Curitiba: CEFET-PR, 1998. (Coletânea "Educação e Tecnologia" CEFET-PR).
DESCARTES. O discurso do método. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999. [Coleção os Pensadores].
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia.
Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2000.
HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos / Max Horkheimer e Theodor W. Adorno; tradução, Guido Antonio de Almeida. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta o que é esclarecimento? (Aufklärung) Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1974.
MARX, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção os Pensadores).
PLATÃO. A república. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Ed., 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Tradução de João Dell'Anna. 19 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO
ÁREA/SUBÁREAS: MATEMÁTICA CAMPUS: NOVA ANDRADINA
PROGRAMA - PROVA ESCRITA
1. Funções de Primeiro e Segundo Graus.
2. Funções Exponenciais e Logarítmicas.
3. Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares, Autovalores e Autovetores.
4. Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas.
5. Análise Combinatória, Probabilidades e Estatística.
6. Trigonometria.
7. Geometria Espacial.
8. Geometria Analítica.
9. Números Complexos, Polinômios e Equações Algébricas.
10. Limites, Derivadas e Integrais.
PROGRAMA - PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO
1. Função de Segundo Grau.
2. Função Logarítmica.
3. Sistemas Lineares (Cramer e Gauss).
4. Termo Geral da P.A.
5. Combinação.
6. Função Circular (Seno).
7. Elementos da Pirâmide.
8. Equações da Reta.
9. Introdução aos Números Complexos.
10. Interpretação Física e Geométrica das Derivadas.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.
IEZZI, Gelson. Fundamentos da Matemática Elementar. 4 ed. São Paulo: Atual, 1993.
GIOVANNI, José Rui e BONJORNO, José Roberto. Matemática: uma nova Abordagem. São Paulo: FTD, 2001.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática, Contexto e Aplicações. São Paulo: Ática, 1999.
SWOKOWSKI, Earl William. Cálculo com Geometria Analítica. Vol. 1 e 2. São Paulo: Makron Books, 1994.
MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística Básica. São Paulo: Makron Books, 1999.
BOLDRINI, J. L. Álgebra Linear. São Paulo: Harbra, 1986.
OBS.: Não será permitido o uso de calculadora nem de formulários durante a prova.
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO
ÁREA/SUBÁREAS: SOCIOLOGIA
CAMPUS: NOVA ANDRADINA
PROGRAMA DE ARTES
1. Contexto histórico do surgimento da sociologia.
2. Principais correntes teóricas do pensamento sociológico.
3. O trabalho na sociedade capitalista.
4. Tecnologia, gênero e sociedade.
5. As desigualdades sociais.
6. Política, Estado e cidadania.
7. Movimentos sociais.
8. Cultura, diversidade cultural e cultura de massa.
9. Experiências da globalização no mundo contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
A relação a seguir contempla alguns livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração das questões.
ANTUNES, R. 1995. Adeus ao trabalho? Ensaio Sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortez,1995
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
CARVALHO, M. G. Relações de gênero e tecnologia: uma abordagem teórica. In: Relações de gênero e tecnologia. Curitiba: PPGTE/CEFET-PR, 2003.
CHARON, J. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 1999.
COHN, G. (org).Weber. São Paulo: Ática, 1991.
CASTRO, A. M. de; DIAS, E. F. Introdução ao pensamento sociológico. 9. ed. São Paulo: Moraes, 1992.
CASTRO, C. A. P. de. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 2000.
COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed., São Paulo: Moderna, 1997.
CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.
FERREIRA, D. Manual de sociologia: dos clássicos à sociedade da informação. São Paulo: Atlas, 2001.
FIGUEIREDO, V. Produção social da tecnologia. São Paulo: E.P.U. 1989.
FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. de S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.
FREITAG, Bárbara. A teoria critica: ontem e hoje. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
LEONARDI, V; FOOT HARDMAN, F. História da indústria e do trabalho no Brasil, São Paulo, Ática, 1991.
LOURO, G. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes,1997.
MARX, K. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MEKSENAS, P. Sociologia. 2. ed., São Paulo: Cortez, 1993.
OLIVEIRA, P. S. de. Introdução à sociologia. 25. ed. São Paulo: Ática, 2004.
RODRIGUES, J. A. (org). Durkheim. São Paulo, Ática, 1988.
SANTOS, B. S. A reinvenção solidária e participativa do estado. Texto Apresentado no Seminário Internacional: Sociedade e a Reforma do Estado. Realizado em 26, 27 e 28 de março de 1998 São Paulo - SP Disponível em: www.planejamento.gov.br/Arquivos down/seges/publicacoes/reforma/seminario/Boaventura.PDF
www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod80773/boaventuradesouza.pdf
SANTOS, M. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Pauto: Record, 2000.
SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. In Educação e realidade, Porto Alegre, v.20, n. 2, p. 7 1-99, jul-dez 1995.
SIMIÃO, Daniel Schroeter. O pulo do sapo: gênero e a conquista da cidadania em grupos populares. Curitiba: Expoente, 2000.
TOMAZI, N. D. (coord). Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual, 1993.