Fundação UNIRG - TO

Notícia:   Fundação UnirG - TO abre vaga para Professor de Ciência da Computação

FUNDAÇÃO UNIRG

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 12/2013

PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

I - INSCRIÇÕES

Período: 11/03/2013 a 17/03/2013

Pelo endereço eletrônico pgrad@unirg.edu.br por meio de envio do currículo.

II - REQUISITOS

Currículo Lattes atualizado.

Disponibilidade para lecionar nos períodos das disciplinas ofertadas.

Possuir Graduação em Engenharias (Computação, Telecomunicações), Computação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnólogo em nível superior). Especialização, Mestrado ou Doutorado em Computação.

III - VAGAS

Será disponibilizada 01 vaga.

IV - REMUNERAÇÃO

Os vencimentos serão de acordo com o Plano de Cargos e Salários da Instituição.

V - DISCIPLINAS OFERTADAS

CURSO

DISCIPLINA

DIA DA SEMANA

TURNO

CARGA HORÁRIA

Ciência da Computação

Processamento de Imagens

Terça -feira

Noturno

20 horas

Multimídia e Hipermídia

Sexta -feira

Noturno

Computação Gráfica

Sábado

Vespertino

VI - SELEÇÃO

A seleção será realizada em três etapas, a saber:

1 - Análise curricular - Etapa eliminatória.

2 - Prova didática - Os candidatos aprovados na etapa 1 deverão ministrar uma aula teórica de 25 a 30 minutos sobre um tema referente às disciplinas ofertadas para o processo seletivo (ANEXO I).

O tema da prova didática será divulgado juntamente com a convocação para a segunda etapa.

Na prova didática os candidatos deverão apresentar 4 cópias do plano de aula e do currículo para os membros da banca.

3 - Entrevista - Logo após a prova teórica.

As datas e horários das bancas serão divulgados juntamente com o resultado da primeira etapa (análise de currículo) por email e/ou pelo site da UNIRG. Os horários das apresentações obedecerão à ordem das inscrições.

Será disponibilizado expositor multimídia.

VII - RESULTADO

O resultado da seleção será divulgado no site da UNIRG.

O processo seletivo será conduzido por uma comissão composta por dois docentes do respectivo curso, um representante do corpo discente e um representante da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão.

Eventuais recursos deverão ser protocolados pessoalmente na Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, devidamente fundamentados, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação do resultado.

*OBS: O processo seletivo em questão refere-se à contratação, não tendo valor de concurso público.

*À PGRAD compete conduzir o processo de seleção em consonância com as Coordenações dos Cursos e encaminhar o resultado à Fundação UNIRG, que procederá a efetivação do contrato.

Informações: Telefone (63) 3612-7686 pgrad@unirg.edu.br

Gurupi, 11 de março de 2013.

Jean Carlo Ribeiro
Pró-Reitor de Graduação e Extensão
Centro Universitário UNIRG

ANEXO I

Ementa e bibliografia das disciplinas ofertadas:

1. Processamento de Imagens

Ementa: Dotar o aluno com a capacidade de resolver problemas que envolvam a utilização de imagens, nos diversos campos de aplicação. Percepção visual e formação da imagem. Amostragem e quantização. Imagem binária. Transformações de imagens. Realce de imagens. Filtragem. Restauração de imagens. Interpretação de Imagens.

Bibliografia

GONZALEZ, Rafael C; WOODS, Richard E. Processamento de imagens digitais. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. 509 p. ISBN 85-212-0264-4.

BAXES, G.A. Digital Image Processing, Principles and applications. 1994.

RUSS, J.C. The Image Processing Handbook. 1992.

SID-AHMED, M.A. Image Processing, Theory, Algorithms and Archtectures,1995.

2. Multimídia e Hipermídia

Ementa: Conceitos de Mídia e de Comunicação. Conceitos de Multimídia, Hipertexto e Hipermídia. Caracterização dos diferentes tipos e formatos de mídia. Ferramentas para produção e edição de Mídias. Planejamento e projeto de aplicações em multimídia e hipermídia. Arquitetura e Modelagem de Sistemas Hipermídia. Conceitos de Programação Visual. Hipermídia na Internet. Aplicações em diferentes áreas.

Bibliografia

GOMES, Fábio Lúcio Soares. Videoconferência: sistemas e aplicações. Florianópolis: Visual Books, 2003. 328 p. ISBN 85-7502-100-1.

NIELSEN, J. Multimedia and Hypertext. Academic Press. 1995

BUFORD, J. F. K. - Multimedia Systems - Addison-Wesley, 1994.

OLSEN, G. - Getting started in Multimedia design. - Cincinnati - North Light Books, 1997.

ENCARNAÇÃO, J. L.; FOLEY J. D. - Multimedia: system architectures and applications - Berlin - Springer- Verlag, 1994.

FURHT, B.; SMOLIAR, S. W.; ZHANG, H. - Video and image processing in multimedia systems. - Boston -Kluwer Academic, 1995.

BEGAULT, D. R., - 3D sound for virtual reality and multimedia. - Boston - AP Professional, 1994.

WEINMAN, L. - Designing Web Graphics.3 How to prepare images and media for the Web - New Riders, 1999.

MILENKOVIC, B. F. - A guided tour of multimedia systems and applications - Washington - IEEE Computer Society Press, 1995.

LOPUCK, L. Designing Multimedia. Peachpit Press. 1996

3. Computação Gráfica

Ementa: Sistemas Gráficos e Modelos. Dispositivos de Entrada e Saída. Modelagem de Sólidos. Iluminação, Sombreamento e Texturas. Técnicas de Interação. Visualização. Programação usando uma linguagem Gráfica orientada a objetos. Transformações Geométricas. Modelagem de curvas e superfícies. Algoritmos básicos.

Bibliografia

HEARN, D., BAKER, M. P.Computer Graphics - C version. New Jersey, Prentice-Hall, 1997.

ANGEL, E. Interactive computer graphics: A top-down approach with open GL. New York, Addison Wesley Longman, 1997.

GOMES, J.; VELHO, L. Computação Gráfica Volume 1. Série Computação e Matemática, SBM/IMPA, 1998.

VELHO, L.; GOMES, J. Sistemas Gráficos 3D. Série Computação e Matemática, SBM/IMPA, 2001.

FOLEY, J.D. et al. Computer graphics: Principles and Practice. 2ª ed.: New York, Addison Wesley Longman,1996.