Faculdade de Saúde Pública da USP - SP

Notícia:   Faculdade de Saúde Pública da USP abre vaga para Professor Doutor

FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA

USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DE SAÚDE

EDITAL FSP/57/13

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO DOCENTE SIMPLIFICADO (E POR TEMPO DETERMINADO) E CONVOCAÇÃO PARA AS PROVAS NA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

A Diretora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com a aprovação do Conselho Técnico Administrativo - CTA, estarão abertas, no período de 30 de setembro a 04 de outubro de 2013, de 2.ª a 6.ª feira, das 9 às 15 horas, as inscrições para a contratação de 01 (um) docente por prazo determinado, como Professor Contratado III (Professor Doutor), recebendo o salário de R$ 1.592,11 (setembro/2013), em jornada de 12 horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Saúde Materno- Infantil (HSM), nas disciplinas 0060018 Comunicação e Informação: Atividade Integradora, HSM121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública e HSM130 Ciclos de Vida II.

1- A Diretora também aprova, "ad referendum" do CTA, a seguinte Comissão Julgadora: Titulares: Prof.ª Tit. Ana Cristina d'Andretta Tanaka - Departamento de Saúde Materno-Infantil da FSP/USP, Prof.ª Tit. Maria Amélia Campos de Oliveira - Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EE/USP e Prof.ª Assoc. Maria Ignez Saito - Departamento de Pediatria do Instituto da Criança da FMUSP; Suplentes: Prof.ª Assoc. Carmen Simone Grilo Diniz - Departamento de Saúde Materno-Infantil da FSP/USP, Prof.ª Tit. Rosana Fiorini Puccini - Departamento de Pediatria da UNIFESP e Prof. Livre Docente Gilson Luiz Vol-pato - Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da UNESP.

2. As inscrições serão feitas pessoalmente (ou por procuração), na Secretaria da Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Saúde Pública, situada à Av. Dr. Arnaldo, 715 - térreo, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Saúde Pública, contendo dados pessoais (nome, RG, CPF, nacionalidade, estado civil, telefones residencial e celular, endereço residencial e eletrônico), e processo seletivo a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos:

I - original e cópia reprográfica de documento de identificação (RG/RNE);

II - original e cópia de prova de que é portador do título de Doutor, outorgado ou reconhecido pela USP, ou de validade nacional, ou prova de pedido de reconhecimento junto aos órgãos competentes;

III - original e cópia do título de eleitor e do comprovante de votação na última eleição ou prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa.

2.1. A inscrição deverá ser feita pelo candidato ou por seu procurador, legalmente constituído. No caso de Procurador, este deverá apresentar seu RG e os documentos do candidato acima descritos, além da procuração simples firmada pelo candidato.

2.2. Não serão recebidas inscrições pelo correio, por e-mail, por fax ou qualquer outro meio.

3. O processo seletivo terá validade imediata, exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do candidato aprovado.

4. O docente aprovado terá as seguintes atribuições:

a) Ministrar nas disciplinas 0060018 Comunicação e Informação: Atividade Integradora (carga horária de 30 horas), cujo programa encontra-se a seguir. Previamente às aulas teóricas, o Professor deverá preparar o conteúdo das mesmas, assim como realizará a correção dos exercícios e das provas.

Programa resumido: Acesso e uso à informação. Conceito de comunicação e os diferentes meios de comunicação. Comunicação e legislação. Mídia, corpo e nutrição. A informação nutricional. Programa: Base de dados bibliográficos, formas de acesso, hierarquização e organização crítica da informação. Comunicação científica, Comunicação Social, Métodos e técnicas de comunicação em alimentação e nutrição, Estruturação e apresentação de estudos, Informações nutricionais direcionadas a públicos específicos e Material escrito e audiovisual.

b) Ministrar a disciplina HSM121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública (carga horária de 45 horas). Programa resumido: A disciplina visa a orientar o aluno no acesso à informação especializada, técnica e científica, de interesse para a área de saúde pública abordando temas como os principais sistemas de comunicação científica em nível nacional e mundial, tipos e características da literatura publicada em saúde pública, uso da Biblioteca da FSP, das bases de dados LILACS e MEDLINE, além das bibliotecas virtuais em saúde. Da mesma forma, nas diversas fontes de informação, ou seja, a prática da elaboração de um trabalho acadêmico. Ao final o aluno deve ser capaz de elaborar um texto de natureza acadêmica com os resultados de busca obtido no uso das publicações indexadas nos sistemas de informação. Programa: A pesquisa na Universidade e a Saúde Pública como campo de investigação; Conhecimentos básicos sobre temas de pesquisa em saúde pública: sua definição e delimitação; Características das publicações em saúde pública; Introdução ao sistema de comunicação científica; Acesso à informação especializada em saúde pública; Hierarquização e organização crítica das informações; Documentação no texto e normalização bibliográfica e Estruturação e apresentação de trabalhos acadêmicos.

c) Ministrar a disciplina HSM130 Ciclos de Vida II (carga horária de 45 horas) Programa resumido: Características biológicas e psicossociais do crescimento e desenvolvimento humano: saúde do adulto (homem, mulher, trabalhador) e idoso. Programa: Ações básicas da saúde e do idoso; Saúde da mulher: climatério, menopausa e envelhecimento; Reflexos do trabalho na saúde; modo de viver; Saúde do trabalhador - ações relacionadas.

5. A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas que serão realizadas em uma única fase, na seguinte conformidade:

- Prova escrita (pública);

- Prova pública de avaliação didática.

5.1. A prova escrita, que versará sobre assunto pertinente à área de conhecimento na qual foi aberto o processo seletivo, será realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP, como segue:

I - A Comissão Julgadora organizará uma lista de 10 (dez) pontos, com base no programa do edital e dela dará conhecimento aos candidatos 24 (vinte e quatro) horas antes do sorteio do ponto. É vedado ao candidato abrir mão desse prazo.

II - Será automaticamente excluído do certame o candidato que se apresentar após a Comissão Julgadora ter dado conhecimento da lista de pontos aos candidatos.

III - O candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do edital, cabendo à Comissão Julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

IV - Sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de 5 (cinco) horas de duração da prova.

V - Durante 60 (sessenta) minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos.

VI - As anotações efetuadas durante o período de consulta poderão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela Comissão Julgadora e anexadas ao texto final.

VII - A prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da Comissão Julgadora, ao se abrir a sessão.

5.2. A Prova Didática será pública, com duração mínima de 40 (quarenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos, e versará sobre o programa da área de conhecimento acima mencionada, nos termos do art. 137 do Regimento Geral da USP.

I - A Comissão Julgadora, com base no programa do edital, organizará uma lista de 10 (dez) pontos, da qual os candidatos tomarão conhecimento, imediatamente antes do sorteio do ponto.

II - O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do edital, cabendo à Comissão Julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

III - O sorteio do ponto será feito 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da prova didática. É vedado ao candidato abrir mão desse prazo.

IV - O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

V - Se o número de candidatos o exigir, eles serão divididos em grupos de no máximo 3 (três), observada a ordem de inscrição, para fins de sorteio e realização da prova.

5.3. A nota de cada prova variará de 0 (zero) a 10 (dez), com a aproximação de uma casa decimal.

5.4. Cada prova será avaliada pelos membros da Comissão Julgadora individualmente. Cada candidato terá de cada examinador uma nota final, que será a média aritmética das notas de cada uma das provas.

5.5. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem da maioria dos examinadores nota final mínima sete. A classificação dos candidatos será feita por examinador segundo as notas por ele conferidas.

6. Os candidatos deverão comparecer no dia 07 de outubro de 2013, na Secretaria da Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Saúde Pública, situada à Av. Dr. Arnaldo, 715 - térreo, de 2.ª a 6.ª feira, das 9 às 15 horas, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente na desistência do candidato.

7. O Programa do Processo Seletivo é o seguinte:

- Características biológicas do processo do crescimento e desenvolvimento humano de criança e do adolescente;

- Ações básicas da saúde da criança e do adolescente em saúde pública;

- Principais problemas da saúde da criança e do adolescente no contexto da saúde pública;

- Programas de atenção a saúde da criança e do adolescente;

- Perfil epidemiológico, demográfico e social da criança e do adolescente;

- Principais requerimentos nutricionais em crianças e adolescentes;

- Direitos da criança e dos adolescentes;

- Competência em informação: acesso e uso das bases de dados especializadas na área da saúde;

- A pesquisa e sua comunicação: o ciclo da informação científica na área da saúde;

- O artigo científico na área de saúde pública: onde publicar, as melhores revistas e seus fatores de impacto;

- Ética e pesquisa com crianças e adolescentes;

- Direitos humanos e saúde pública;

- Violência de gênero e saúde pública.

8. O resultado do processo seletivo será homologado pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FSP/USP.

9. A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício até 31/12/2013, nos termos estabelecidos na Resolução n.º 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, alterada pela Resolução n.º 6060/2012, publicada no D.O.E. de 28/02/2012, com possibilidade de prorrogações, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o prazo de dois anos.

10. Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo, e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social - RGPS.

11. São condições de admissão:

I - Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.

II - Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.

12. Os candidatos estrangeiros aprovados e indicados para o preenchimento da função deverão apresentar, no ato de sua contratação, cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

13. Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Técnica Acadêmica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no endereço acima mencionado.