UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - ES

Notícia:   95 vagas de até R$ 10.446,81 para Professores na Universidade Federal - ES

UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL Nº 43, DE 30 DE JULHO DE 2009 - RETIFICADO

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, torna público que estarão abertas as inscrições para provimento de cargos de professor de 3º Grau do Quadro Permanente desta Universidade, conforme Portaria Normativa Interministerial nº 22/2007- MP/MEC, de 30/04/2007, alterada pela de nº 224/2007-MP/MEC, de 23/7/2007, publicadas no diário oficial da união de 02/05/2007 e 24/7/2007, respectivamente, e de acordo com o disposto na nota técnica nº 01/2007-DEDES/SESU/MEC, de 03/08/2007.

CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

DEPARTAMENTO DE GINÁSTICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação Física: Subárea Conhecimento e Intervenção na Educação Física com ênfase em dança

Graduação ou Licenciatura em Educação Física ou Dança e Pós-graduação: Doutorado em Educação, Artes, outras da grande área da Saúde ou da grande área de Ciências Humanas.

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação física: Conhecimentos e Intervenção na Educação Física

Graduação ou Licenciatura em Educação Física e Pós‑graduação: Doutorado em Educação Física, Educação ou outras da grande área de Ciências Humanas

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação Física :Educação Física e Intervenção no Campo do Lazer

Graduação ou Licenciatura em Educação Física e Pós­graduação: Doutorado em Educação Física, Educação ou outras da grande área de Ciências Humanas

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação Física: Aspectos Filosóficos da Educação Física, Esportes e Lazer

Graduação ou Licenciatura em Educação Física e Pós‑graduação: Doutorado em Educação Física, Educação ou outras da grande área de Ciências Humanas

1

Assistente

20 h semanais

Educação Física: Manifestações da Cultura Popular: Conhecimento e Intervenção

Graduação ou Licenciatura em Educação Física ou Dança e Pós-graduação: Mestrado em Educação, Artes, outras da grande área da Saúde, ou da grande área de Ciências Humanas

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Ginástica de segunda à sexta-feira das 08:00 as 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2625

DEPARTAMENTO DE DESPORTOS

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação Física: Esportes Individuais: Pedagogia das Ginásticas Esportivas

Graduação em Educação Física e Pós-graduação: Doutorado

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação Física: Movimento Corporal Humano e Saúde Coletiva

Graduação em Educação Física e Pós-graduação: Doutorado nas grandes áreas de Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas

1

Assistente

Dedicação Exclusiva

Educação Física: Esportes Individuais: Pedagogia de Lutas Livres e das Artes Marciais

Graduação em Educação Física e Pós-graduação: Mestrado

1

Assistente

20 h semanais

Educação Física: Metodologia da Pesquisa Quantitativa, Informática e Estatística aplicadas à Educação Física.

Graduação em Educação Física, outras nas grandes áreas de Ciências da Saúde ou Ciências Exatas e Pós-Graduação Mestrado em Educação Física, outras nas grandes áreas de Ciências da Saúde ou Ciências Exatas

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Desportos de segunda à sexta-feira das 08:00 as 12:00 horas telefone: (27) 4009-2624

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

Dedicação Exclusiva

Teoria Econômica e Economia Matemática

Graduação: Matemática, Física, Estatística ou Engenharia Pós-graduação: Mestrado ou doutorado em Economia, Teoria Econômica, Economia Aplicada ou Economia Matemática

1

Assistente

Dedicação Exclusiva

Formação Histórica e Desenvolvimento Social e Econômico

Graduação em qualquer área e Pós-graduação: Mestrado ou doutorado em História Econômica, Desenvolvimento Econômico, Economia ou Teoria Econômica

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretária do Departamento de Economia de segunda à sexta das 08:00 as 12:00 telefone: (27) 4009-2605

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

20 h semanais

Farmácia: Assistência farmacêutica e Bioética e Legislação Farmacêutica

Graduação: Farmácia e Pós-graduação: Mestrado

1

Assistente

20 h semanais

Farmácia: Farmácia Hospitalar, Saúde Coletiva e Tópicos em Farmácoterapia

Graduação: Farmácia e Pós-graduação: Mestrado

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do departamento de Ciências Farmacêuticas de segunda a sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas telefone: (27) 3335-7293

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

4

Assistente

20 h semanais

Enfermagem: Enfermagem

Graduação: Enfermagem e Pós-graduação: Mestrado

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Enfermagem de segunda a sexta-feira das 08:30 as 12:00 horas telefone: (27) 3335-7280

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Ciências Biológicas/Imunologia

Graduação: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Biomedicina ou Microbiologia e Imunologia e Pós-Graduação: Doutorado em Ciências com ênfase em Imunologia

2

Assistente

20 h semanais

Ciências da Saúde/ Medicina/Anatomia Patológica

Graduação: Medicina com Residência em Anatomia Patológica e Pós-graduação: Mestrado em Patologia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Patologia de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas telefone: (27) 3335- 7290

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

3

Assistente

20 h semanais

Cirurgia

Graduação: Medicina e Pós-graduação: Mestrado em Ciências aplicadas a cirurgia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Clínica Cirúrgica de segunda à sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas telefone: (27) 3335-7218

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

3

Assistente

20 h semanais

Medicina/ Clínica Médica

Graduação: Medicina e Pós-graduação: Residência Médica em Clínica Médica reconhecida pelo MEC e Mestrado ou Doutorado em Áreas de Ciências da Saúde

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Clinica Médica de segunda à sexta-feira das 09:00 às 12:00 horas telefone: (27) 3335-7217

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Odontologia

Pós-graduação: Mestrado em Farmacologia e Terapêutica e Doutorado em Ciências Fisiológicas

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Clínica Odontológica de segunda à sexta-feira das 08:00 às 13:00 horas telefone: (27) 3335-7228

DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

20 h semanais

Mastologia: Imagenologia Mamária

Graduação em Medicina e Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Medicina e Habilitação em Mamografia

2

Assistente

20 h semanais

Ginecologia e Obstetrícia

Graduação em Medicina e Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Medicina e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia em instituição credenciada pelo MEC

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de ginecologia e Obstetrícia de segunda à sexta-feira das 09:00 às 13:00 horas telefone: (27) 3335- 7224

DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

20 h semanais

Odontologia (Saúde, Sociedade e Cultura)

Graduação em Odontologia e Pós-graduação: Mestrado em Saúde Coletiva

1

Assistente

20 h semanais

Medicina (Medicina Legal/ Ética Médica e Psicopatologia Forense

Graduação: Medicina e Pós-graduação: Mestrado em Medicina Legal

1

Assistente

20 h semanais

Odontologia (Odontologia Social e Preventiva II)

Graduação em Odontologia e Pós-graduação: Mestrado em Saúde Coletiva ou Odontologia Social e Preventiva

1

Assistente

20 h semanais

Odontologia (Saúde Bucal Coletiva I)

Graduação em Odontologia e Pós-graduação: Mestrado em Saúde Coletiva ou Odontologia Social e Preventiva

1

Assistente

20 h semanais

Medicina (Epidemiologia)

Graduação em Medicina e Pós-graduação: Mestrado em Saúde Coletiva, Educação Médica, Clínica Médica ou Saúde da Família

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Medicina Social de segunda à sexta-feira das 09:00 às 13:00 horas telefone (27) 3335-7225

DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

3

Assistente

20 h semanais

Anatomia Humana (cod. 2.06.04.01-7) Conforme classificação CNPq : Anatomia Humana

Graduação: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia ou Terapia Ocupacional e Pós-graduação: Mestrado em Morfologia ou Ciências Fisiológicas

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Morfologia de segunda à sexta-feira das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 horas telefone: (27) 3335-7358

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

20 h semanais

Otorrinolaringologia

Graduação: Medicina e Pós-graduação: Mestrado em Otorrinolaringologia

1

Titular

20 h semanais

Otorrinolaringologia

Graduação: Medicina e Pós-graduação: Doutorado em Otorrinolaringologia

1

Adjunto

20 h semanais

Oftalmologia

Graduação: Medicina e Pós-graduação: Doutorado em Oftalmologia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Medicina Especializada na secretaria geral dos departamentos de segunda à sexta-feira das 13:30 às 17:00 horas telefone: (27) 3335-7221

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO POLÍTICA E SOCIEDADE

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Ensino de Ciências Sociais

Graduação: Licenciatura Plena em Ciências Sociais (Sociologia) e Pós-graduação: Doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) ou Educação

2

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Fundamentos da Educação e Política Educacional

Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia, Curso Normal Superior, Licenciatura Plena em Ciências Humanas ou Ciências Sociais e Pós-graduação: Doutorado em Educação

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Ensino de Geografia

Graduação Licenciatura Plena em Geografia e Pós‑graduação: Doutorado em Geografia ou Educação

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Didática Geral

Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Normal Superior e Pós-graduação: Doutorado em Educação

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de segunda à sexta-feira das 09:00 às 13:00 horas telefone: (27) 4009-2534

DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM, CULTURA E EDUCAÇÃO

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Pedagogia: Educação Infantil e Práticas Educativas em Contextos Escolares e Não Escolares

Graduação: Licenciatura Plena em Artes Visuais, Educação Física, Letras - Inglês, Letras - Português ou Pedagogia e Pós-graduação: Doutorado em Educação

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Educação Física: Didática e Estágio Supervisionado em Educação Física

Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física e Pós­graduação: Doutorado em Educação

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Música

Graduação: Licenciatura Plena em Música e Pós‑graduação: Doutorado em Educação

3

Assistente

Dedicação Exclusiva

Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais

Graduação: Qualquer Licenciatura Plena e Pós-graduação: Mestrado em Educação ou Letras e Certificação de Proficiência em Libras, com Nível superior, expedido pelo Ministério da Educação ou pela FENEIS ( Federação Nacional de Educação e Instrução dos Surdos)

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de segunda à sexta-feira das 09:00 às 13:00 horas telefone: (27) 4009-2535

DEPARTAMENTO DE TEORIAS DO ENSINO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

2

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Pedagogia: Currículo, Didática, Pesquisa e Práticas Pedagógicas

Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia e Pós‑graduação: Doutorado em Educação e 2 anos de experiência no magistério

1

Adjunto

20 h semanais

Química: Prática de ensino e Estágio em Química

Graduação: Licenciatura Plena em Química e Pós‑graduação: Doutorado em Educação e 2 anos de experiência no magistério

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Biologia: Prática de Ensino e Estágio em Biologia

Graduação: Licenciatura Plena em Biologia e Pós‑graduação: Doutorado em Educação e 2 anos de experiência no magistério

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretária do Departamento de segunda à sexta-feira das 09:00 às 13:00 horas telefone (27) 4009-2536

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Química : Química Analítica

Graduação: Química, Farmácia ou Engenharia Química e Pós-graduação: Doutorado em Química Analítica, ou Ciências na Área de Química Analítica

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Química de segunda à sexta-feira das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2486

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Física: Física Atômica e Molecular

Graduação: Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Física, Química ou Ciências dos Materiais e Pós-graduação: Doutorado em Física ou Ciências Físicas

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Física: Física Aplicada

Graduação: Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química. Engenharia Física, Química ou Ciências dos Materiais e Pós-graduação: Doutorado em Física, Tecnologia Nuclear ou Ciências Físicas

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Física de segunda à sexta-feira das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 18:00 horas telefone: (27) 4009-2482 ou 4009-2832

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Matemática

Doutorado em Matemática

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Centro de Ciências de Matemáticas de segunda à sexta-feira das 08:00 às 18:00 horas telefone: (27) 4009-2479

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

20 h semanais

Zoologia: Ecologia de Insetos

Graduação: Ciências Biológicas e Pós-graduação: Doutorado em Zoologia ou Ecologia

1

Adjunto

20 h semanais

Genética: Genética Vegetal

Graduação: Ciências Biológicas e Pós-graduação: Doutorado em Genética

1

Adjunto

20 h semanais

Genética: Genética Molecular Animal

Graduação: Ciências Biológicas e Pós-graduação: Doutorado em Genética

1

Adjunto

20 h semanais

Genética: Genética Humana

Graduação: Ciências Biológicas ou Farmácia e Bioquímica e Pós-graduação: Doutorado em Genética

1

Adjunto

20 h semanais

Zoologia: Sistemática de Insetos

Graduação: Ciências Biológicas e Pós-graduação: Doutorado em Zoologia

1

Adjunto

20 h semanais

Botânica: Ecofisiologia de Plantas ou Algas

Graduação: Ciências Biológicas ou Agrárias e Pós‑graduação: Doutorado em Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Botânica

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Depatamendo de Ciências Biológicas de segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00 horas telefone: (27) 3335-7250 ou 3335-7251

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Ciências Sociais: Antropologia Urbana

Pós-graduação: Doutorado em Antropologia ou Ciências Sociais com ênfase em Antropologia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Ciências Sociais de segunda à sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 telefone: (27) 4009-2506

DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E ECOLOGIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Oceanografia: Bentologia

Graduação: Oceanografia, Biologia, ou Ecologia e Pós‑graduação: Doutorado em Oceanografia, Biologia, ou Ecologia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Ecologia e Recursos Naturais de segunda à sexta-feira das 09:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2877

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Metafísica

Pós-graduação: Doutorado em Filosofia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Filosofia de segunda à sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2513

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Geografia Física

Graduação: Geografia e Pós-graduação: Doutorado em Geografia, Geofísica ou Geociências

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Geografia de segunda à sexta-feira das 14:00 às 19:00 horas telefone (27) 4009- 7633

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa

Graduação: Letras e Pós-graduação: Doutorado em Letras, Filosofia, História, Comunicação Social, Psicologia, Geografia, Ciências Sociais, Música, Arte ou Arquitetura

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Línguistica

Graduação: Letras e Pós-graduação: Doutorado em Letras ou Linguística

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Línguas e Letras de segunda à sexta-feira das 14:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2502

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Titular

Dedicação Exclusiva

Psicologia: Psicologia Social

Graduação: Psicologia e Pós-graduação: Doutorado em Psicologia

1

Titular

Dedicação Exclusiva

Psicologia: Metodologia de Pesquisa em

Psicologia

Graduação: Psicologia e Pós-graduação: Doutorado em Psicologia

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Telefone: (27) 4009-2505

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

20 h semanais

Psicologia: Técnicas de Exames Psicológicos

Graduação: Psicologia e Pós-graduação: Mestrado em Psicologia ou Educação

1

Titular

Dedicação Exclusiva

Psicologia: Investigação e Intervenção em Processos Educacionais, Clínicos e de Saúde.

Graduação: Psicologia e Pós-graduação: Doutorado em Psicologia, Educação, Saúde, Filosofia, Sociologia, Ciências Sociais ou Políticas Públicas

LOCAL DE INSCRIÇÃO: telefone: (27) 4009-2504

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Engenharia/Recursos Hídricos

Graduação: Engenharia Civil,Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental ou Engenharia de Recursos Hídricos e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Civil, Engenharia Sanitária ou Engenharia Ambiental com ênfase em técnicas de modelagem de recursos hídricos em bacias hidrográficas

1

Assistente

20 h semanais

Engenharia/Higiene e Segurança do Trabalho

Graduação: Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental e Pós-graduação:Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia

1

Assistente

20 h semanais

Engenharia/Planejamento e Gestão Ambiental

Graduação: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica ou Engenharia de Recursos Hídricos Pós‑graduação: Mestrado com ênfase em Planejamento Ambiental ou Gestão Ambiental.

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Departamento de Engenharia Ambiental CT VIII de segunda à sexta-feira das 14:00 às 18:00 horas telefone: (27) 4009-2648

COORDENAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA MECÂNICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

20 h semanais

Térmica e Fluídos: Poluição e ventilação

Industrial/ Máquinas Térmicas

Graduação: Graduação plena em Engenharia Mecânica ou Tecnólogo em Mecânica e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Mecânica ou Ambiental

1

Assistente

20 h semanais

Eletricidade Aplicada: Eletrotécnica Industrial/ Circuitos Elétricos

Graduação: Graduação plena em engenharia Mecânica, engenharia Elétrica ou Tecnólogo em Mecânica e Pós­graduação: Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica ou Engenharia Elétrica

1

Assistente

20 h semanais

Higiene e Segurança do Trabalho : Saneamento do meio/ Riscos Profissionais/ Ventilação Industrial

Graduação: Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Tecnólogo em Mecânica ou Tecnólogo em Saneamento Ambiental e Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Engenharia Ambiental ou Engenharia Mecânica

1

Adjunto

20 h semanais

Hidráulica Industrial: Máquinas Hidráulicas

Graduação: Engenharia Mecânica ou Tecnólogo em Mecânica e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Mecânica

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Curso Superior de Tecnologia Mecânica CT- III segunda à sexta-feira das 14:00 às 17:00 e das 18:00 às 20:00 horas telefone: (27) 4009-2647

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Engenharia Civil: Geotécnica/Mecânica dos Solos

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Civil e Pós­Graduação: Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil ( subárea de conhecimento: Geotécnica/ Mecânica dos solos)

1

Assistente

20 h semanais

Engenharia Civil: Geotécnica/Mecânica dos Solos

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Civil e Pós­Graduação: Mestrado em Engenharia Civil ( subárea de conhecimento: Geotécnica/ Mecânica dos solos)

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Engenharia Civil: Construção Civil

Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Civil (na área de construção Civil)

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Engenharia Civil: Conhecimento de Estruturas

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Civil e Pós­Graduação: Doutorado em Engenharia Civil (Estruturas)

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Engenharia Civil CT - IV segunda a sexta-feira das 09:00 às 13:00 horas telefone: (27) 4009-2652

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Eletrônica

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Elétrica

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Engenharia Elétrica: Sistemas de Energia

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Elétrica e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Elétrica

1

Adjunto

20 h semanais

Controle

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia de Computação e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Engenharia Elétrica segunda à sexta-feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2644

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Auxiliar

20 h semanais

Engenharia de Produção: Computação Gráfica e Geoprocessamento

Graduação: Graduação Plena em Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia Cartográfica e Análise de Sistemas.

LOCAL DE INSCRIÇÃO: telefone: (27) 4009-2649

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Vaga

Classe

Regime trabalho

Área

Titulação exigida

1

Assistente

20 h semanais

Engenharia Mecânica, Materiais e Processos de Fabricação: Análise de Falha e Seleção de Materiais

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Mecânica e Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica

1

Adjunto

Dedicação Exclusiva

Engenharia Mecânica Térmica e Fluídos: Sistemas Térmicos

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Mecânica e Pós-graduação: Doutorado em Engenharia Mecânica

1

Assistente

20 h semanais

Engenharia Mecânica Térmica e Fluídos: Fenômenos de Transporte

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Mecânica e Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica

1

Assistente

20 h semanais

Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos: Sistemas de Controle e Automação

Graduação: Graduação Plena em Engenharia Mecânica e Pós-graduação: Mestrado ou Doutorado em Engenharia Mecânica

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica CT III de segunda à sexta-feira das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas telefone: (27) 4009-2653

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1-Período: de 03/08 a 02/09/2009.

2.2-Local das inscrições:

2.2.1. Os interessados deverão formalizar a inscrição nas Secretarias dos Departamentos/Centros conforme descrito acima no Item 1 2.3. Documentação exigida:

Os interessados deverão indicar a área/subárea de conhecimento para a qual pretendem concorrer, anexando a seguinte documentação:

a)requerimento de inscrição, conforme modelo oficial da UFES, à disposição no sítio www.drh.ufes.br, no qual o candidato declare estar ciente do contido no edital e na resolução nº 43/2001-CEPE/UFES(disponibilizada no sitio www.daocs.ufes.br).

b)curriculum vitae devidamente documentado.

c)diploma de pós-graduação: Atestado ou declaração expedida pela coordenação do programa de pós-graduação (devidamente assinada pelo coordenador com a respectiva identificação da assinatura), que defendeu no dia/mês/ano a dissertação/tese (título) e faz jus ao título de mestre ou de doutor e que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC(documento válido apenas para inscrição)

d)caso não possua diploma de pós-graduação o candidato deverá apresentar: Atestado ou declaração expedida pela coordenação do programa de pós-graduação (devidamente assinada pelo coordenador com a respectiva identificação da assinatura), na qual conste que o candidato é mestrando ou doutorando, informando a área de concentração e que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC (documento válido apenas para inscrição).

e)cópia do visto permanente, registro nacional de estrangeiro(RNE) e passaporte, se estrangeiro;

f)cópia de documento oficial de identidade;

g)comprovante de pagamento da taxa de inscrição, conforme item 3.

h)Declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, quando for o caso.

2.4-A inscrição poderá ser feita por procurador munido de cópia da sua carteira de identidade (registro geral) e do respectivo instrumento de mandato com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.5-Os documentos redigidos em língua estrangeira deverão ser acompanhados de versão em vernáculo, firmada por tradutor público.

2.6-É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via fax ou a via correio eletrônico.

2.7-É permitido o requerimento de inscrição por via postal, feito através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com aviso de recebimento - AR. Enviar todo o material para o local de inscrição citado no item 2.3.

Somente serão aceitos os requerimentos de inscrição que chegarem ao endereço mencionado no item 2.3, até o dia 02/09/2009, no horário de encerramento das inscrições.

2.8-Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e demais normas que regulamentam o concurso, e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos, em especial, a área/subárea, de graduação e de pós-graduação.

2.9-Os pedidos de inscrição serão apreciados e deferidos, ou não, pela Comissão de Inscrição do Centro responsável por cada concurso, que divulgará no endereço eletrônico do centro, bem como no quadro de avisos dos referidos centros.

3- TAXA DE INSCRIÇÃO:

3.1-O recolhimento da taxa de inscrição nos valores abaixo relacionados, deverá ser feito no Banco do Brasil, em nome da Universidade Federal do Espírito Santo, de acordo com as seguintes instruções:

a)Professor Titular DE - R$ 262,00(duzentos e sessenta e dois reais)

b) Professor Adjunto DE - R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais)

c) Professor Assistente DE - R$ 112,00 (cento e doze reais)

d)Professor Titular 20h - R$ 75,00 (setenta e cinco reais)

e)Professor Adjunto 20h - R$ 58,00 (cinqüenta e oito reais)

f)Professor Assistente 20h - R$ 46,00 (quarenta e seis reais)

g)Professor Auxiliar 20h - R$ 38, 00 ( trinta e oito reais)

Emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União) Passos:

1) Acessar o sítio da Internet www.tesouro.fazenda.gov.br;

2) Clicar na imagem (link) localizada à direita da página inicial que contém o texto GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO;

3) Seguindo a abertura do link, clicar no menu à esquerda na opção IMPRESSÃO - GRU;

4) Proceder com o preenchimento dos campos da GRU a ser gerada com os seguintes dados:

Unidade Favorecida Código (UG): 153046;

Gestão: 15225;

Recolhimento código: 28883-7 - TAXA DE INSCRIÇÃO EM CONCURSO PUBLICO;

Número de referência 15304600250000025;

Competência: mês/ano no formato mm/aaaa;

Vencimento: data do pagamento no formato dd/mm/aaaa;

Contribuinte: Informar o CPF ou CNPJ, conforme o caso, digitando o nome ou a razão social, respectivamente;

Valor Principal: R$ 168,00 para professor adjunto - R$ 112,00 para professor assistente;

Valor Total: R$ 168,00 para professor adjunto - R$ 112,00 para professor assistente;

Impressão da GRU (utilize a opção recomendada);

Emitir GRU;

Imprimir e efetuar pagamento no Banco do Brasil S/A.

Observação: a Guia de Recolhimento da União deve ser paga e entregue no ato da inscrição, conforme item 2.3, letra g.

3.2-O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

3.3-Poderá ser solicitada a isenção do pagamento de taxa, por candidato oriundo de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008 e Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

3.4-A isenção deverá ser solicitada, no período de até 10 (dez) dias antes da data de encerramento da inscrição, mediante requerimento de isenção, disponível no sitio www.drh.ufes.br. No requerimento deverá ser indicado o Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico.

3.5-O requerimento deverá ser entregue e protocolado no local de inscrição citado no edital ou enviar via Correio, por SEDEX, com recebimento até 10 (dez) dias antes da data de encerramento da inscrição, sendo indeferidos os documentos recebidos após esta data.

3.6-A resposta acerca do deferimento ou não, será divulgada no endereço eletrônico ou no quadro de aviso do centro responsável pelo concurso.

3.7-Caberá ao candidato verificar a sua situação com relação à isenção da taxa de inscrição.

3.8-O candidato que tiver seu pedido indeferido deverá efetuar o pagamento da taxa devida, enviar para o local de inscrição, dentro do prazo normal citado no item 2. O não atendimento no prazo estabelecido implica em exclusão do concurso.

4- DAS PROVAS:

4.1-Os concursos constarão de:

a) prova escrita, valendo até 100 (cem) pontos;

b) prova de aptidão didática, valendo até 100 (cem) pontos; e

c) prova de títulos, valendo até 100 (cem) pontos.

4.2-A classificação geral dos candidatos far-se-á pela soma dos pontos obtidos na prova escrita, na prova de aptidão didática e na prova de títulos.

4.3-Será considerado desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 70 (setenta) pontos na prova escrita ou na prova de aptidão didática.

4.4-A classificação no concurso não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático no Serviço Público Federal, mas apenas a expectativa de ser nomeado segundo a rigorosa ordem classificatória, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e à conveniência da Administração.

4.5-Os concursos obedecerão em todas as suas fases, à legislação e às normas aprovadas pela Resolução 43/01- CEPE/UFES e suas alterações e pela Portaria MP 450/02.

5- DO PRAZO DE VALIDADE:

Os concursos terão validade pelo prazo de um ano, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

6- DA REMUNERAÇÃO:

Remuneração inicial: Titular DE : R$ 10.446,81; Adjunto DE: R$ 6.722,85; Assistente DE: R$ 4.442,60; Titular 20h: 2.995,09, Adjunto 20h: R$ 2.282,23; Assistente 20h: 1.838,09; Auxiliar 20h: R$ 1.518,63

7 - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO:

7.1-Possuir a escolaridade exigida para o cargo;

7.2-Estar o candidato em perfeitas condições de sanidade física e mental, comprovadas em inspeções médicas realizadas pela Junta Médica Pericial da UFES, bem como a apresentação de toda a documentação que comprove que cumpriu os requisitos previstos no presente edital;

7.3-Entregar ORIGINAL e cópia dos documentos, conforme relação disponibilizada no sitio www.drh.com.br;

7.4-Outros documentos poderão ser requisitados, por ocasião de investidura no cargo;

7.5-Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.

8- DA NOMEAÇÃO:

8.1-A nomeação será publicada no diário oficial da união (www.in.gov.br), seção II, na parte do Ministério da Educação. A partir da data da publicação o candidato terá 30(trinta) dias para tomar posse. O não comparecimento no prazo estabelecido implicará em desistência do referido cargo. Não será aceita documentação incompleta e só tomará posse o candidato que preencher os requisitos básicos para investidura no cargo conforme artigo 8º da Resolução 43/2001- CEPE. Caso não possua diploma de pós-graduação o candidato deverá entregar atestado ou declaração de defesa do mestrado ou doutorado, expedida pela coordenação do programa de pós-graduação (devidamente assinada pelo coordenador com a respectiva identificação da assinatura) informando que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC, que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau e que o diploma encontra-se em fase de confecção e/ou registro. Se a defesa da dissertação/tese tiver ocorrido há mais de 1 (um) ano, o candidato deverá apresentar o diploma ou declaração/atestado atual com o comprovante (original e cópia) que requisitou a emissão do diploma.

9- DO ESTÁGIO PROBATÓRIO:

9.1-O candidato nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito, nos termos do artigo 41, "caput" da Constituição Federal, com nova redação dada pela Emenda Constitucional nº 19/98, a estágio probatório, durante o qual sua aptidão, capacidade e desempenho no cargo serão avaliados.

10- DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

10.1-A jornada de trabalho poderá ser cumprida nos períodos diurno e noturno, conforme necessidade da Instituição.

10.2-Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no concurso público, valendo, para esse fim, o resultado publicado no diário oficial da união.

10.3-Os candidatos deverão retirar, no local de aplicação das provas, a documentação entregue por ocasião da inscrição, no prazo de até 60(sessenta) dias, após a publicação do edital de homologação no diário oficial da união, após esta data serão incinerados.

10.4-O inteiro teor do presente edital poderá ser encontrado no sítio www.drh.ufes.br e nos locais de inscrição.

10.5- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Inscrição do Centro responsável por cada concurso.

RUBENS SERGIO RASSELI,
Reitor.

(*) EDITAL RETIFICADO.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

COMISSÃO CENTRAL DE INSCRIÇÃO

EDITAL 43/2009-R

[_] PROFESSOR ADJUNTO [_] PROFESSOR ASSISTENTE [_] PROFESSOR AUXILIAR

DADOS PESSOAIS

NOME: _______________________________________ DATA DE NASCIMENTO: _____/ _____ /____

IDADE: _______________CPF: ___________________________________________________________

CART. IDENT: __________________________________ÓRGÃO E P: ________________U.F. _______

ÁREA: _______________________________________________________________________________

SUBÁREA: ____________________________________________________________________________

DEPARTAMENTO: CENTRO:_____________________________________________________________

INSCRIÇÃO ___________________________________________________________________________

ENDEREÇO PERMANENTE

RUA/N°: ______________________________________________________________________________

BAIRRO: _____________________COMPLEMENTO: _________________________________________

TELEFONES: _____________________________CIDADE: __________________________U.F.: _______

CEP: _________________ E-MAIL: ________________________________________________________

TERMO DE COMPROMISSO

DECLARO ESTAR CIENTE E DE ACORDO COM TODAS AS NORMAS DO CONCURSO PÚBLICO, BEM COMO ACEITAR AS DECISÕES QUE POSSAM SER TOMADAS PELA COMISSÃO DE INSCRIÇÃO DO CENTRO, CONFORME RESOLUÇÃO N° 43/2001-CEPE/UFES E SUAS ALTERAÇÕES, COMPROMETENDO-ME A COMPROVAR O ATENDIMENTO A TODOS OS REQUISITOS E CONDIÇÕES PARA A POSSE NO CARGO.

Em ________de ___________________________de 2009.

Assinatura

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Edital: 43/2009-R, publicado no DOU de 31/07/2009.

Centro: ________________________________________________________________________________

Departamento:___________________________________________________________________________

Área/Subárea: ___________________________________________________________________________

Eu, ________________________________________________________ (nome completo), ___________________ (nacionalidade), __________________________ (estado civil), residente à _______________________________________________________ , Nº __________________, Complemento:____________________________________ , Bairro: _____________________________________ , CEP _____________________ , na cidade de ______________________________ , UF ________ , telefone residencial (___)____________________ e telefone celular (___ ) _______________________ , portador da Carteira de Identidade N.º____________________________ Órgão Expedidor __________________ , CPF Nº _____________________ , solicito, nos termos do Decreto nº 6593, de 02 de outubro de 2008, isenção do valor da taxa de inscrição do Concurso Público para cargo efetivo de Professor de 3º Grau da Universidade Federal do Espírito Santo regido pelo Edital Nº 38/2009-R, publicado no diário oficial da união de 29/06/2009.

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social - NIS , e que atendo a condição estabelecida no inciso II do caput do art. 1º do Decreto acima referido (família de baixa renda).

Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade. No caso de declaração falsa, declaro estar ciente de que estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

__________________________, _____ de ______________________ de 2009.
(Assinatura do requerente)

PROFESSOR DE 3° GRAU (EFETIVO) - Relação de documentos necessários para o requerimento de POSSE

1. ORIGINAL E CÓPIA (LEGÍVEL) DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

1.1. [_] Diploma de graduação conforme especificação constante no edital de abertura do concurso.

1.2. [_] Diploma de mestre ou de doutor conforme especificação constante no edital de abertura do concurso.

1.3. [_] Caso não possua diploma, poderá ser apresentado atestado ou declaração de defesa de mestrado ou doutorado, assinado pelo coordenador do programa de pós-graduação. No atestado ou declaração deverá constar que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC, que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau e que o diploma encontra-se em fase de confecção e/ou registro. Se no momento da posse a defesa de dissertação/tese tiver ocorrido há mais de 1 ano, o candidato deverá apresentar o diploma ou nova declaração/atestado, com o comprovante que requisitou a emissão do diploma.

1.4. [_] Em caso de título obtido no exterior, trazer revalidação no Brasil e tradução juramentada.

1.5. [_] Carteira de identidade civil (Registro Geral). No caso de estrangeiro deverão ser apresentados o visto permanente, o registro nacional de estrangeiro (RNE) e o passaporte.

1.6. [_] Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação ou outro documento de quitação com o serviço militar (quando couber).

1.7. [_] Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado), com as respectivas averbações, se for o caso. No caso 1.7. q de estrangeiro, a certidão de nascimento ou casamento deverá ser apresentada juntamente com a tradução juramentada.

1.8. [_] Certidão de nascimento dos filhos (até 21 anos) e dos dependentes reconhecidos perante a lei. No caso de estrangeiro, a certidão de nascimento deverá ser apresentada juntamente com a tradução juramentada.

1.9. [_] CPF com nome atualizado e situação regular junto à Receita Federal.

1.10. [_] Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, disponível em www.receita.fazenda.gov.br/Certidoes/PessoaFisica.htm.

1.11. [_] PIS ou PASEP 1.12. q Título eleitoral.

1.13. [_] Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral, disponível em www.tse.gov.br/, opção Serviços Online / Serviços ao Eleitor / Certidão de Quitação Eleitoral.

2. [_] Comprovante de residência. Somente será aceito um dos seguintes comprovantes: IPTU ou Energia elétrica ou Água ou Contrato de locação, com firma reconhecida em cartório do locador e do locatário. Se o comprovante não se encontrar em nome do (a) interessado (a), de seus pais (se solteiro) ou de seu cônjuge, deverá ser apresentada, além do comprovante, declaração com reconhecimento em cartório do titular do comprovante ratificando a informação de que o interessado reside no endereço do comprovante.

2.1. [_] Caso o (a) interessado (a) apresente vínculos em que não é possível ou permitida a acumulação, apresentar comprovantes de desligamento dos vínculos referentes às fontes pagadoras (quando houver) mencionadas no item Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica pelo Titular da Declaração de Imposto de Renda. No caso de vínculo com a iniciativa privada apresentar _baixa_ na carteira de trabalho. No caso de órgão público apresentar cópia da publicação da portaria (ou outro ato oficial) que comprove a exoneração. No caso de possuir firma, apresentar cópia do contrato social ou estatuto, em que figure somente como acionista, cotista ou comanditário. Em hipótese alguma serão aceitos documentos com intuito de substituição.

3. [_] Laudo médico fornecido por médico da junta médica pericial da UFES, concedido após a análise de todos os resultados dos exames solicitados e demais procedimentos. O candidato deverá entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC) da UFES por meio do telefone (27) 4009-2343 para obter a relação de exames a serem providenciados. O agendamento da consulta para a obtenção do laudo médico ocorrerá somente após a publicação da portaria de nomeação.

4. Informações a serem prestadas através do preenchimento de formulários do Depto. de Recursos Humanos da UFES:

4.1. [_] Dados bancários (nome do banco; código do banco; código e dígito verificador da agência; nome da agência; local da 4.1. q agência; número da operação; número e dígito verificador da conta corrente). Somente serão aceitas contas do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. A conta deve ser individual.

4.2. [_] Declaração de acumulação de cargos ou declaração de não acumulação de cargos (declarações provisórias).

4.3. [_] Tipo Sanguíneo e Fator RH.

4.4. [_] Data 1° emprego (se possuir), obrigatoriamente no formato dia/mês/ano.

4.5. [_] Autorização de acesso à declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física ou Declaração de bens e valores (8429/92 e decreto n° 5483/05), disponível na página do DRH - formulários/requerimentos.

4.6. [_] Dados pessoais.