CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - CE

Notícia:   77 vagas para Técnicos Administrativos para o CEFET - CE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ

COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS - CCC

EDITAL Nº 018/CCC-CEFETCE/2008

CONCURSO PÚBLICO - CARREIRA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA

O Presidente da Comissão Coordenadora de Concursos do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ, considerando a autorização concedida pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante a Portaria MP nº 95, de 06 de maio de 2008, publicada no DOU, em 07/05/2008 e, de acordo com as Portarias do Ministério da Educação nº 544, de 6 de maio de 2008, publicada no DOU de 07/05/2008, nº 545, de 6 de maio de 2008, publicada no DOU em 07/05/2008 e, 069/GDG, de 13 de fevereiro de 2007, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público de Provas para o provimento de cargos efetivos da Carreira de Técnico-Administrativos em Educação, do Quadro Permanente de Pessoal do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, que serão alocados em suas Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs) de Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral, sob o regime de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público será regido por este Edital e executado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFETCE, através da Comissão Coordenadora de Concursos - CCC/CEFETCE.

1.2. O aludido concurso destina-se ao provimento de cargos nas seguintes áreas de atuação: Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente em Administração, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro/Área Civil, Jornalista, Médico/Área, Odontólogo, Pedagogo, Técnico de Laboratório/Área, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual e Técnico em Eletrotécnica.

1.3. Os candidatos classificados no Concurso Público serão convocados para admissão de acordo com a classificação obtida e a necessidade de provimento, até o limite de vagas especificadas no anexo I.

1.4. O candidato só poderá concorrer a um dos cargos públicos, efetuando somente uma inscrição, uma vez que existe a possibilidade das provas serem realizadas no mesmo dia e horário.

1.5. Fica estabelecido o "fuso" de Fortaleza-Ce como horário oficial de referência para todas as alusões contidas neste Edital.

1.6. Todas as provas serão realizadas na cidade Fortaleza-Ce, nos locais a serem definidos e informados posteriormente, não sendo permitida, em nenhuma hipótese, a aplicação de provas fora deste domicílio.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do Edital, disponível no site www.cefetce.br e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos.

2.2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.3. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.cefetce.br, no período compreendido a partir das 8 horas do dia 27/10/2008 até às 18 horas do dia 07/11/2008, mediante o pagamento da taxa, por meio de boleto eletrônico, em qualquer agência bancária ou lotérica, tomando-se como base os valores abaixo especificados:

a) Taxa de R$ 70,00 (setenta reais) para os cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bilbliotecário-Documentalista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Área Construção Civil, Jornalista, Médico, Odontólogo e Pedagogo;

b) Taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de Assistente em Administração, Técnico de Laboratório-Área, Técnico em Audiovisual e Técnico em Eletrotécnica;

c) Taxa de R$ 40,00 (quarenta reais) para o cargo de Auxiliar de Biblioteca.

2.4. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.cefetce.br, durante o período definido no subitem 2.3. e efetuar a inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

a) Preencher o requerimento de inscrição e transmitir os dados via internet;

b) Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, até a data limite de encerramento das inscrições.

2.5. Recomenda-se ao candidato que imprima o Edital regulamentador deste concurso, o qual está disponível no site www.cefetce.br.

2.6. No momento da inscrição, o candidato deverá optar apenas por um cargo. Caso seja constatado mais de um requerimento de inscrição, por CPF, será confirmado somente o último.

2.7. Uma vez requerida e confirmada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

2.8. Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc); passaporte brasileiro (ainda válido), carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto, obedecendo ao período de validade).

2.9. Não serão aceitos como documentos de identidade: certificado de reservista, carteira de trabalho, boletim de ocorrência policial, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação (modelo antigo ou modelo novo com período de validade vencido), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade nem documento ilegível, não-identificável ou danificado.

2.10. As inscrições efetuadas serão confirmadas somente após a comprovação do pagamento da taxa e do correto preenchimento do requerimento de inscrição.

2.11. O pagamento com cheque, será aceito somente após a compensação bancária, sendo a inscrição considerada indeferida, se o cheque tiver sido devolvido por qualquer motivo.

2.12. Será considerado inscrito o candidato que tiver seu requerimento de inscrição confirmado, na forma do subitem 2.10. deste Edital, devendo certificar-se do deferimento a partir do dia 18/11/2008, mediante consulta ao site www.cefetce.br e impressão do comprovante de inscrição.

2.13. O CEFETCE não se responsabiliza por requerimento de inscrição não recebido via internet por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilsubitem a transferência de dados ou a impressão do boleto bancário.

2.14. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa de inscrição para terceiros ou para outros concursos/seleções.

2.15. Em nenhuma hipótese será devolvida a importância paga, relativa à taxa de inscrição.

2.16. Não será aceito requerimento de inscrição por via postal, fax, correio eletrônico, condicional, extemporâneo nem em desacordo com as normas deste Edital.

2.17. As informações prestadas no pedido de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o CEFETCE, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados a posteriori, do direito de excluir o candidato deste concurso público e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição.

2.18. Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas sem que esteja previamente confirmado o seu requerimento de inscrição.

3. DO ATENDIMENTO ESPECIAL

3.1. O candidato portador de deficiência poderá, caso necessário e, ainda no prazo de inscrição, requerer tratamento diferenciado para realização das provas do concurso, na forma do subitem seguinte.

3.2. Para solicitar o tratamento diferenciado, o candidato portador de deficiência deverá enviar a seguinte documentação pelo correio (via SEDEX ou AR) para: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ - COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS - Av. 13 de Maio, 2081, Benfica, Fortaleza/CE - CEP 60.040-531:

a) requerimento especificando as condições especiais para a realização das provas;

b) laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código a ela correspondente, conforme Classificação Internacional de Doença (CID) bem como a provável causa da deficiência.

3.3. O requerimento de tratamento diferenciado será atendido obedecendo-se à previsão legal e aos critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado ao candidato o resultado da análise de seu pedido.

3.4. O portador de deficiência que não requerer atendimento especial até o prazo estabelecido no subitem 3.1., ficará impossibilitado de realizar provas em condições especiais.

4. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, no § 2º do art. 5º da Lei nº 8.112/90, na Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, ficam reservados 10% (dez por cento) do total das vagas, para os candidatos portadores de necessidades especiais, conforme discriminado no Anexo I deste Edital (códigos 34 e 35).

4.2. Somente serão consideradas como pessoas portadoras de necessidades especiais aquelas que se enquadrarem nas categorias constantes do art. 4 º do Decreto nº 3.298/99.

4.3. As necessidades especiais dos candidatos portadores, admitida a correção por equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais, devem permitir o desempenho adequado das atribuições especificadas para o cargo pretendido.

4.4. Quando da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá escolher um dos cargos a que pretende concorrer (código 34 ou 35) e observar se as atribuições descritas no anexo I são compatíveis com o tipo de deficiência declarado e, proceder conforme especificado no subitem 4.5..

4.5. Obedecendo ao período de inscrição, o candidato inscrito portador de deficiência deverá enviar ao CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ - COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS - Av. 13 de Maio, 2081, Benfica, Fortaleza/CE - CEP 60.040-531, laudo médico atestando a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

4.6. O candidato com deficiência que concorre à reserva de vagas que no período das inscrições não informe sua condição, não poderá fazê-lo posteriormente, sendo considerado como não portador de deficiência, e conseqüentemente, concorrerá às vagas gerais.

4.7. O candidato portador de deficiência, ressalvadas as condições especiais previstas neste Edital, participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

4.8. Caso classificado, o candidato com deficiência que concorre à reserva de vagas, será avaliado por Equipe Multiprofissional para comprovação da deficiência e da aptidão para o exercício do cargo pretendido, considerando o disposto nos Artigos 4° e 43 do Decreto n° 3298/99 alterado pelo Decreto nº 5296/2004.

4.9. Para fins da avaliação de que trata o subitem anterior, o candidato será convocado uma única vez; o não- comparecimento caracterizará a sua desistência da condição de concorrente às vagas de portador de necessidades especiais.

4.10. Caso o candidato tenha sido qualificado pela Equipe Multiprofissional como portador de deficiência, mas esta seja considerada incompatível para o exercício das atribuições do cargo, indicadas no Anexo I deste Edital, este será considerado INAPTO e, conseqüentemente, reprovado no concurso, para todos os efeitos.

4.11. Os candidatos considerados portadores de deficiência, se habilitados e classificados, além de figurarem na lista geral de classificação do cargo e da área pelas quais optaram por concorrer, terão seus nomes publicados em separado.

4.12. O candidato que não tenha sido qualificado como portador de deficiência, na forma do subitem 4.8., perderá o direito de concorrer às vagas reservadas a candidatos em tal condição e passará a concorrer juntamente com os candidatos de ampla concorrência, observada a rigorosa ordem de classificação, não cabendo recurso dessa decisão.

4.13. A compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada pelo candidato será avaliada, ainda, durante o estágio probatório, na forma estabelecida no § 2º do art. 43 do Decreto n. 3.298/99.

4.14. A vaga reservada e não ocupada por candidato com deficiência será preenchida por candidato sem deficiência, com estrita observância da ordem de classificação.

4.15. Após a investidura do candidato portador de necessidades especiais, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria nem reabilitação, visto que deve ser compatível com o exercício do cargo.

4.16. Caso seja autorizado provimento de mais cargos, na vigência deste Edital, o CEFETCE convocará para nomeação os candidatos portadores de necessidades especiais, na proporção de um para cada dez vagas autorizadas por cargo/lotação.

5. DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

5.1. O CEFETCE obedecendo ao que preceitua o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no DOU de 3/10/2008, prevê a possibilidade de isenção de taxa de inscrição para o candidato que:

5.1.1. Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e,

5.1.2. For membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

5.2. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos até o dia 24/10/2008.

5.3. Para a solicitação de isenção de taxa, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) Imprimir o requerimento padrão, que está disponível no site www.cefetce.br.

b) Entregar pessoalmente ou enviá-lo pelo correio (via SEDEX ou AR) para: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ - COMISSÃO COORDENADORA DE CONCURSOS - Av. 13 de Maio, 2081, Benfica, Fortaleza/CE - CEP 60.040-531.

5.4. Não será aceita a documentação, se postada ou entregue após a data especificada no subitem 5.2..

5.5. O CEFETCE consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

5.6. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

5.7. A relação dos candidatos contemplados com a isenção de taxa de inscrição será divulgada no dia 03/11/2008 (no site www.cefetce.br).

5.8. Os candidatos contemplados com a isenção da taxa deverão efetuar suas inscrições procedendo conforme especificado no subitem 2.4., alínea "a".

5.9. No caso de indeferimento do pedido de isenção, o candidato que desejar participar do certame deverá proceder de acordo com o subitem 2.4..

6. DA PROVA ESCRITA

6.1. Com duração de 4 (quatro) horas, a prova conterá questões do tipo "múltipla escolha", com 05 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E) cada, dentre as quais apenas uma é verdadeira, distribuídas conforme o quadro abaixo, para os cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro/Área Civil, Jornalista, Médico/Área, Odontólogo, Pedagogo, Técnico de Laboratório/Área, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual e Técnico em Eletrotécnica:

Prova

Nº Questões

Peso

Acerto mínimo (questões)

Pontos Ponderados

1. Língua Portuguesa

20

1

12

20

2 Conhecimento Específicos

40

2

24

80

Total de pontos

100

6.2. Idem, para o cargo de Assistente de Administração, observando-se o seguinte quadro:

Prova

Nº Questões

Peso

Acerto mínimo (questões)

Pontos Ponderados

1. Língua Portuguesa

20

1,5

12

30

2. Noções de Informática

10

1

3

10

3. Conhecimentos Específicos

30

2

18

60

Total de pontos

100

6.3. As provas mencionadas nos subitens 6.1 e 6.2 versarão sobre o conteúdo programático para cada cargo, constante do Anexo II deste Edital, que está disponível no site www.cefetce.br.

7. DA REALIZAÇÃO/APLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA

7.1. Ficam estabelecidos os dias 30/11/2008 e 07/12/2008 como datas prováveis para realização da prova escrita, com início às 15 horas, no local indicado no cartão de identificação do candidato e terá duração de 4 (quatro) horas. Os portões dos locais de provas serão fechados precisamente às 15 horas e não será permitida a entrada de retardatários.

7.2. Dependendo da possibilidade e da viabilidade a CCC/CEFETCE poderá realizar todas as provas do concurso em epígrafe em um das datas especificadas no subitem 7.1..

7.3. No período de 26 a 30/11/2008 estará disponível no site www.cefetce.br o cartão de identificação, para impressão pelo próprio candidato, constando a data e o local de realização da prova escrita.

7.4. O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do início da prova, munido do documento oficial de identidade (o mesmo informado no ato da inscrição) caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

7.5. O candidato deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul, as respostas das questões da prova para o cartão-resposta, que será o único documento valido para a correção eletrônica. Não haverá substituição de cartão-resposta por erro do candidato. O preenchimento do cartão-resposta será de inteira responsabilidade do candidato que deverá proceder em conformidade com as normas contidas neste Edital, no caderno de prova e no próprio cartão-resposta.

7.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, o documento de identidade exigido no subitem 7.4., por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar boletim de ocorrência de órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, e portar qualquer outro documento oficial de identidade, listado no subitem 2.8. deste Edital. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

7.7. O candidato que não apresentar documento oficial de identidade não realizará as provas.

7.8. O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, o seu número, a identificação do candidato e de sua assinatura.

7.9. Durante a realização desta prova, não será permitido ao candidato, dentro da sala de aula, portar, os objetos abaixo especificados, sob pena de ser sumariamente excluído do concurso:

a) arma, máquina calculadora (também em relógios) agenda eletrônica ou objeto similar, telefone celular, bip, walkman, page, notebook, palm top, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro transmissor/receptor de mensagem;

b) bolsa, livro, jornal, manual impresso ou de anotações;

7.10. O candidato só poderá retirar-se definitivamente, da sala de prova, uma hora após o seu início e, na hipótese de ausentar-se temporariamente, para eventual necessidade, deverá ser acompanhado de um balizador.

7.11. Durante a realização da prova escrita, não será permitida qualquer forma de consulta, salvo a utilização de material informado por ocasião da divulgação do local de prova no site www.cefetce.br.

7.12. Será considerada nula a resposta, marcada na folha de resposta da Prova Escrita, que contiver indicação de mais de uma alternativa ou, ainda, omissão ou rasura.

7.13. O não-comparecimento do candidato na data, local e horário pré-determinados para a realização da prova, qualquer que seja a alegação, implicará na eliminação automática do candidato.

7.14. Também será sumariamente eliminado o candidato cujo aparelho celular ou outro equipamento eletro­eletrônico qualquer, venha a vibrar ou tocar, emitindo sons de chamada, despertador, etc, no recinto de provas.

7.15. A Comissão Coordenadora do Concurso (CCC) não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

7.16. O candidato que for flagrado, utilizando aparelhos de comunicação nas áreas de circulação e acesso às salas de prova, será convidado a retirar-se do ambiente e se não atender, será eliminado do Concurso.

7.17. O candidato, ao terminar a Prova Escrita, entregará ao fiscal o caderno de provas juntamente com a folha de respostas.

7.18. Nos momentos finais da prova, os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que todos a tenham terminado, de forma que se retirem ao mesmo tempo, após assinarem os três a Ata de Prova.

7.19. O resultado da prova escrita será divulgado no site do CEFETCE no dia 13 de dezembro de 2008.

7.20. Facultar-se-á aos candidatos uma única oportunidade de interpor recurso quanto à questão(ões) da prova ou gabarito oficial, devidamente fundamentado, digitado em três vias, dirigindo-se à Comissão Coordenadora de Concursos/CEFETCE e protocolizado na recepção central do CEFETCE, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após o término de cada prova.

7.21. Não serão apreciados os recursos intempestivos nem em desacordo com o estabelecido no subitem anterior.

7.22. Não serão aceitos os recursos interpostos via fax, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o especificado no subitem 7.20.

7.23. A resposta ao recurso estará à disposição do interessado no CEFETCE, no prazo de 02 (dois) dias úteis, após o registro do respectivo protocolo, podendo haver ou não, alteração da pontuação, para mais ou para menos, a critério da comissão organizadora da prova.

7.24. Em caso de anulação de alguma questão da prova, todos os candidatos ganharão os pontos respectivos.

7.25. O gabarito oficial da prova será publicado, no máximo, até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da mesma.

8. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

8.1. A nota do candidato será obtida mediante o cálculo estatístico, considerando-se até a quinta casa decimal, de acordo com a metodologia formulada abaixo:

Ep = (NP - MP) / Sx

8.1.1. Para os cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro/Área Civil, Jornalista, Médico/Área, Odontólogo, Pedagogo, Auxiliar de Biblioteca, Técnico de Laboratório/Área, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual e Técnico em Eletrotécnica:

· NP = N1 * PESO 1 + N2 * PESO 2

· MP = NP / (P1 + P2), onde:

EP - escore padrão

NP - nota ponderada do candidato

MP - média ponderada do candidato

Sx - desvio padrão das notas ponderadas

N1 - número de acertos da prova de língua portuguesa

N2 - número de acertos da prova de conhecimentos específicos

P1 - pontos ponderados da prova de língua portuguesa

P2 - pontos ponderados da prova de conhecimentos específicos

8.1.2. Para o cargo de Assistente em Administração:

· NP = N1 * PESO 1,5 + N2 * PESO 1 + N3 * PESO 2

· MP = NP / (P1 + P2 + P3), onde:

EP - escore padrão

NP - nota ponderada do candidato

MP - média ponderada do candidato

Sx - desvio padrão das notas ponderadas

N1 - número de acertos da prova de língua portuguesa

N2 - número de acertos da prova de informática

N3 - número de acertos da prova de conhecimentos específicos

P1 - pontos ponderados da prova de língua portuguesa

P2 - pontos ponderados da prova de informática

P3 - pontos ponderados da prova de conhecimentos específicos

8.2. Corrigidos os cartões-resposta, os candidatos serão listados para cada cargo, na ordem decrescente de notas obtidas na prova escrita, observando-se o mínimo de questões/pontos exigidos para aprovação, com estrita observância dos critérios de desempate estabelecidos no item 9.

9. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.3. No caso de igualdade de nota na prova escrita para cada cargo, na indicação dos candidatos classificados, serão adotados os seguintes critérios de desempate, pela ordem:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), adotando-se a seguinte seqüência de paridade: ano/mês/dia;

b) permanecendo empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de conhecimentos específicos;

c) se ainda persistir empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de língua portuguesa;

d) persistindo, ainda, empate entre candidatos, considerar-se-á o maior número de pontos obtidos na prova de informática (para o cargo de assistente de administração).

9.4. Esgotadas todas as probabilidades anteriores e, se ainda existir empate entre candidatos, terá preferência o mais idoso, adotando-se a seguinte seqüência de paridade: ano/mês/dia;

10. DO RESULTADO DO CONCURSO

10.1. A classificação final por cargo, na forma e condições previstas neste Edital, será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

11. DA VALIDADE DO CONCURSO

11.1. O Concurso será válido por 1 (um) ano a contar da data da publicação do seu resultado no Diário Oficial da União, podendo a validade ser prorrogada por igual período, a critério do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFETCE).

12. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

12.1. O candidato aprovado no concurso público de que trata este Edital somente será investido no cargo, se atendidas as seguintes exigências:

a) possuir os pré-requisitos exigidos para o cargo a que concorre, constante do Quadro Resumo - Anexo I;

b) gozar dos direitos políticos;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, se candidato do sexo masculino;

e) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei 8.112/90;

f) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da admissão;

g) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou se, de nacionalidade portuguesa, for amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, de acordo com o Decreto nº 70.436/72;

h) comprovar regularidade de acumulação de cargo de acordo com o inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal, bem como a compatibilidade, observando-se a carga horária máxima de 60 (sessenta) horas semanais;

i) apresentar atestado de aptidão física e mental emitido por médico do CEFETCE, mediante exames médicos solicitados pela Coordenadoria de Serviço de Saúde;

j) apresentar outros documentos que eventualmente se fizerem necessários, na época da posse.

12. DO APROVEITAMENTO DO CANDIDATO

12.1. A aprovação e classificação no Concurso asseguram ao candidato apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando este ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes, bem como ao exclusivo interesse e conveniência de serviço público, atendidos o prazo de validade do Concurso, a rigorosa ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária do CEFETCE.

12.2. Os candidatos aprovados no presente concurso serão convocados para nomeação, obedecendo-se à ordem de classificação, conforme quadro de vagas do Anexo I deste Edital.

12.3. Para nomeação, o candidato receberá um telegrama no endereço fornecido no momento da inscrição, obrigando-se a declarar por escrito, no prazo de três dias úteis, contados da data de recebimento da convocação, se aceita ou não, a nomeação. O não-pronunciamento no prazo acima determinado permitirá ao CEFETCE excluí-lo do concurso e convocar o candidato seguinte.

12.4. No caso de mudança de residência, deverá o candidato comunicar o novo endereço à Gerência de Recursos Humanos do CEFETCE, mediante documento protocolizado, sob pena de ser excluído do Concurso.

12.5. O candidato convocado, que não aceitar sua indicação para o cargo, será desclassificado e o CEFETCE convocará o candidato seguinte.

12.6. Ao ser nomeado, o candidato ficará sujeito a estágio probatório, observando-se o disposto no art. 20 da aludida Lei n° 8.112/90.

12.7. O provimento dos cargos far-se-á no Padrão inicial do Nível de Capacitação I do respectivo Nível de Classificação da Tabela de Vencimento Básico do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino (Lei nº 11.091/2005), conforme Anexo I deste Edital.

12.8. O regime de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho para os todos os cargos, exceto para o cargo de Médico cujo regime poderá ser de 20 ou 40 horas semanais, observadas as disposições legais e conveniência da administração.

12.9. No interesse da Administração e com a anuência do candidato, este poderá ser nomeado para qualquer uma das Unidades do CEFETCE ou para outra Instituição Federal de Ensino.

12.10. Por motivo de aproveitamento de candidatos, quando da autorização para provimento de novas vagas, nos termos do subitem 11.9., obedecer-se-á a ordem decrescente de notas, em cada cargo, não importando a Unidade para qual foi prestado o concurso.

12.11. Caso o candidato não aceite ser nomeado nos termos dos subitens 11.9. e 11.10 deste Edital, fica assegurada sua classificação na Unidade para a qual prestou concurso.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. Por motivo de ocorrência de fatos não previstos neste Edital, a Comissão Coordenadora de Concursos/CEFETCE poderá reprogramar as datas estabelecidas no cronograma, visando a garantir a participação igualitária de todos os candidatos.

13.2. Não serão aceitos pedidos de segunda chamada da prova, nem para a realização de prova fora do horário e local estabelecidos neste Edital.

13.3. Por ocasião da realização da prova escrita, o candidato deverá transcrever, em letra cursiva, de próprio punho, o texto apresentado, como medida de segurança, para posterior confirmação de sua identificação quando do processo de nomeação.

13.4. Durante o certame não haverá contato com o candidato, seja por e-mail, telefone ou correio, admitindo-se somente a comunicação por meio de expedientes publicados no site www.cefetce.br, em que o candidato deverá acessá-lo para obter as informações necessárias.

13.5. O CEFETCE divulgará em sua página na internet, sempre que necessário, avisos oficiais e normas complementares ao presente Edital.

13.6. A falsidade de afirmativas e/ou documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do Concurso, implicará a eliminação sumária do candidato. Será declarada nula, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

13.7. Além das demais previsões estabelecidas neste Edital, será excluído, por decisão da Comissão Coordenadora de Concursos, o candidato que:

a) durante a realização da Prova Escrita for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

b) Utilizar ou tentar usar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer fase do concurso;

c) atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar e fiscalizar o presente concurso.

13.8. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de habilitação e classificação no Concurso Público valendo, para este fim, a homologação do resultado do Concurso publicada no Diário Oficial da União (DOU).

13.9. A CCC não informará notas ou resultados por telefone, devendo o candidato consultar o site www.cefetce.br ou comparecer pessoalmente à Gerência de Recursos Humanos.

13.10. Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada antes da realização das provas, mediante nova publicação do subitem ou itens alterados.

13.11. As Resoluções, as disposições e instruções contidas nos anexos, nos cadernos de provas e nos cartões- resposta, constituem normas que passam a integrar o presente Edital.

13.12. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão Coordenadora de Concursos/CEFETCE.

Fortaleza, 17 de outubro de 2008

Prof. Fernando Macedo Carneiro
Presidente da Comissão Coordenadora de Concursos/CEFETCE

ANEXO I - QUADRO RESUMO DAS VAGAS

CÓDIGO / CARGO

VAGAS / LOTAÇÃO

NÍVEL DE CLASSIFI- CAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

VENCI- MENTO BÁSICO (R$)

1. ADMINISTRADOR

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Curso Superior em

Administração com registro no Conselho competente.

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

2. ADMINISTRADOR

1 (uma)
QUIXADÁ

3. ADMINISTRADOR

1 (uma)
SOBRAL

4. ADMINISTRADOR

1 (uma)
MARACANAÚ

5. ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Graduação em Informática/ Computação/Processamento de Dados.

Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

6. ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 (uma)
QUIXADÁ

7. ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 (uma)
SOBRAL

8. ASSISTENTE SOCIAL

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Curso superior em Serviço Social com registro no Conselho competente.

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

9. ASSISTENTE SOCIAL

1 (uma)
QUIXADÁ

10. ASSISTENTE SOCIAL

1 (uma)
SOBRAL

11. BIBLIOTECÁRIO- DOCUMENTALISTA

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Curso superior em Biblioteconomia com registro no Conselho competente.

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

12. BIBLIOTECÁRIO- DOCUMENTALISTA

1(uma)
QUIXADÁ

13. BIBLIOTECÁRIO- DOCUMENTALISTA

1 (uma)
SOBRAL

14. CONTADOR

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Curso superior em Ciências Contábeis com registro no Conselho competente.

Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

15. CONTADOR

1 (uma)
QUIXADÁ

16. CONTADOR

1 (uma)
SOBRAL

17. CONTADOR

1 (uma)
JUAZEIRO

18. ENFERMEIRO

1(uma)
MARACANAÚ

E

Curso superior de Enfermagem com registro no Conselho competente.

Prestar assistência ao paciente e/ou usuário em clínicas, hospitais, ambulatórios, navios, postos de saúde e em domicílio, realizar consultas e procedimentos de maior complexidade, prescrevendo ações; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

19. ENGENHEIRO/ ÁREA Civil

1(uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Engenheiro Civil com registro no Conselho competente.

Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

20. ENGENHEIRO/ ÁREA Civil

1 (uma)
QUIXADÁ

21. ENGENHEIRO/ ÁREA Civil

1(uma) SOBRAL

22. JORNALISTA

1 (uma)
MARACANAÚ

E

Curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com registro no Conselho competente.

Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

23. MÉDICO/ÁREA Clínica Médica

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Curso superior em Medicina com registro no Conselho competente e Residência em Clínica Médica.

Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

24. MÉDICO/ÁREA Clínica Médica

1 (uma)
QUIXADÁ

25. MÉDICO/ÁREA Clínica Médica

1 (uma)
SOBRAL

26. ODONTÓLOGO

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

E

Curso Superior em Odontologia com registro no conselho competente.

Atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral; diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento; realizar auditorias e perícias odontológicas; administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

27. ODONTÓLOGO

1 (uma)
QUIXADÁ

28. ODONTÓLOGO

1 (uma)
SOBRAL

29. PEDAGOGO

1 (uma)
MARACANAÚ

E

Curso Superior em Pedagogia

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re) construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar; viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.747,83

30. PEDAGOGO

2 (duas)
LIMOEIRO DO NORTE

31. PEDAGOGO

2 (duas)
QUIXADÁ

32. PEDAGOGO

2 (duas)
SOBRAL

33. ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

2 (duas)
LIMOEIRO DO NORTE

D

Ensino Profissionalizante ou Médio completo com experiência mínima de 12 (doze) meses.

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços nas áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.364,53

34. ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

8(oito)
QUIXADÁ

35. ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

6 (seis)
SOBRAL

36. AUXILIAR DE BIBLIOTECA

2 (duas)
LIMOEIRO DO NORTE

C

Ensino Fundamental completo com experiência mínima de 12 (doze) meses

Atuar no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executar atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participar da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaborar no controle e na conservação de equipamentos. Participar de treinamentos e programas de atualização. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.143,36

37. AUXILIAR DE BIBLIOTECA

1 (uma)
QUIXADÁ

38. AUXILIAR DE BIBLIOTECA

2 (duas)
SOBRAL

39. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA-Alimentos (Processamento de Frutos e Carne)

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

D

Médio Completo com Curso Técnico (Área alimentos)

Executar trabalhos técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.364,53

Médio Completo com Curso Técnico (Área alimentos)

Médio Completo com Curso Técnico (Área Mecânica ou Eletromecânica)

40. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA-Alimentos (Processamento de Leite e Derivados)

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

Médio Completo com Curso Técnico (Área Mecânica ou Eletromecânica)

41. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA-Eletromecânica (CNC)

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

Médio Completo com Curso Técnico (Área Recursos Hídricos/Irrigação, Fruticultura ou Agrícola)

42. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA-Eletromecânica (Usinagem Mecânica)

1 (uma)
LIMOEIRO DO NORTE

Médio Completo com Curso Técnico (Área Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental ou Meio Ambiente)

43. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA-Irrigação

2 (duas)
LIMOEIRO DO NORTE

44. TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA-Saneamento Ambiental (Águas e Efluentes)

2 (duas)
LIMOEIRO DO NORTE

45. TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA-Química

1 (uma)
QUIXADÁ

D

Médio Completo com Curso Técnico na área de Química

Executar trabalhos técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.364,53

Médio Completo com Curso Técnico (Área de construção civil)

46. TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA-Construção Civil

1 (uma)
QUIXADÁ

Médio Completo com Curso Técnico (Área Mecânica ou Eletromecânica)

47. TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA Eletromecânica (CNC)

1 (uma)
SOBRAL

Médio Completo com Curso Técnico (Área alimentos)

48. TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA Alimentos (Processamento de Frutos e Carne)

1 (uma)
SOBRAL

Médio Completo com Curso Técnico (Área Recursos Hídricos/Irrigação, Fruticultura ou Agrícola)

Médio Completo com Curso Técnico (Área Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental ou Meio Ambiente)

49. TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA Irrigação

1 (uma)
SOBRAL

50. TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA Saneamento Ambiental (Águas e Efluentes)

1 (uma)
SOBRAL

51. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 (uma)
LIMOEIRO
DO NORTE

D

Médio Profissionalizante, ou Médio completo com curso técnico em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais

Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.364,53

52. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 (uma)
QUIXADÁ

53. TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 (uma)
SOBRAL

54. TÉCNICO EM AUDIO VISUAL

1(uma)
LIMOEIRO DO NORTE

D

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo com experiência mínima de 12 (doze) meses.

Montar e projetar filmes cinematográficos; manejar equipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes, discos virgens e outras mídias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.364,53

55. TÉCNICO EM AUDIO VISUAL

1 (uma) QUIXADÁ

56. TÉCNICO EM AUDIO VISUAL

1 (uma)
SOBRAL

57. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

1(uma)
LIMOEIRO DO NORTE

D

Médio Completo com Curso Técnico (Técnico em Eletrotécnica, Eletro-mecânica, Eletro-eletrônica)

Executar tarefas de caráter técnico relativos a avaliação e controle de projeto de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando­se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, e utilizando instrumentos apropriados para cooperar no desenvolvimento de projetos de construção, montagens e aperfeiçoamento dos mencionados equipamentos.

1.364,53

ANEXO II - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS)

1. Textualidade: interpretação; recursos estilísticos (ou figuras de linguagem); coesão e coerência; norma padrão e variantes lingüísticas. 2. Ortografia: uso dos acentos gráficos; grafia de palavras com s ou z, ss ou ç, j ou g, x ou ch; uso do sinal indicativo de crase. 3. Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras. 4. Sintaxe: de regência verbal e nominal; de concordância verbal e nominal; de colocação; uso dos sinais de pontuação. 5. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia (denotação e conotação). 6. Normas técnicas de redação oficial.

CÓDIGO/CARGO: 1, 2, 3 e 4 - ADMINISTRADOR

1. Teoria Geral da Administração; 2. Dinâmica das Organizações: Motivação e Liderança. Descentralização. Delegação. Processo Decisório; 3. Processo Grupal nas Organizações: Comunicação Interpessoal e Intergrupal. Trabalho em Equipe; 4. Planejamento Organizacional: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; 5. Processos de Licitação e Contratos - Lei 8.666/93 e alterações posteriores; Pregão: Lei n° 10.520/2002, Decreto n° 3.555/2000 e suas alterações, Decreto n° 5.450/2005 e Decreto n° 5.504/2005; 6. Ética na Administração Pública; 7. Regime Jurídico Único - Lei 8.112/90 e alterações posteriores; 8. Administração Pública - arts. 37 a 41 da Constituição Federal; 9.Gestão de Pessoas: Conceitos e Planejamento na Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Orientação das Pessoas. Avaliação de Desempenho. Remuneração. Incentivos. Benefícios e Serviços para Pessoas. Treinamento de Pessoal. Relações no ambiente de trabalho. 10. Contabilidade Pública: Orçamento público. Princípios Orçamentários. Receita e Despesa Pública. Licitações. Empenho de Despesa. Adiantamento. Plano de Contas. 11. Administração Financeira: Conceitos Fundamentais. Ativos Financeiros. Orçamento de Capital. Estrutura de Capital e Política de Dividendos. Planejamento Financeiro e Administração de Capital de Giro. 12. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Estudo de Mercado. Técnicas de Analise e Previsão de Mercado. Análise de Localização de Projetos. Análise Econômico- Financeira de Projetos. Análise de Relação Custo-Volume-Lucro. Financiamento de Projetos. Gerência de Execução de Projetos.

CÓDIGO/CARGO: 5, 6 e 7 - ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1. Algoritmos: Elaboração de algoritmos - conhecer, elaborar e interpretar algoritmos; Mecanismos de Entrada e Saída; Estruturas de controle básicas; Funções e Procedimentos; Ponteiros; Análise de Complexidade de algoritmos; Fluxograma; 2. Estruturas de dados: Representação e manipulação de listas, árvores, matrizes, pilhas, filas e árvores; 3. Engenharia de Software: Evolução e características, ciclo de vida, metodologias e técnicas de especificação; Análise e projeto estruturados; Análise e projeto orientados a objetos; Linguagem de Modelagem Unificada (UML); RUP; Extreme Programming (XP); Padrões de software; Análise de ponto por função; Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas, elaboração do projeto, validação e análise de risco; teste e medidas de software; 4. Sistemas de informação: Conceitos e tipologia (sistema de informação gerencial, executivo e empresarial, sistemas transacional, sistemas de apoio a decisão); Intranet; Groupware; 5. Bancos de dados: Conceitos básicos, fundamentos, características, componentes e funcionalidade de bancos de dados; Modelagem de dados; Modelo relacional; Normalização de dados; Projeto de banco de dados relacional; Linguagem de consulta estruturada (SQL); Comandos e operadores para definição de dados; Comandos e operadores para manipulação de dados; Arquitetura de um SGBD (características, componentes, vantagens e desvantagens e funcionalidades). Modelos de Banco Dados: conceitual, lógico e físico; Modelo entidade-relacionamento; Banco de Dados distribuídos. Data warehouse e data mining; 6. Arquitetura cliente/servidor: Conceitos básicos; Administração do ambiente cliente/servidor; Componentes de uma arquitetura cliente/servidor; Desenvolvimento em camadas; Conceitos relacionados ao gerenciamento de sessões e transações; Aplicações de uma, duas e multicamadas; Uso de componentes de software; Fundamentos de acesso a banco de dados por meio de "scripts" (ADO/ODBC); 7. Linguagens e técnicas de programação: Componentes: conceituação, finalidades e programação; Conceitos básicos da orientação a objetos; Programação orientada a objetos; Linguagens orientadas a objetos, puras e híbridas; Programação em Java; Programação em linguagens PHP e PYTHON; Usabilidade; 8. Segurança: Controle de acesso; Criptografia; Autenticação; Assinatura digital; Gerenciamento e planejamento de "backup"; Internet/Intranet; Protocolo HTTPS; Servidores HTTP/Web (IIS e Apache); 9. Fundamentos de Computação: Organização e arquitetura de computadores; Componentes de um computador (hardware e software) - Hardware: definição, constituição, componentes, características, funções, funcionamento dos computadores e periféricos. Software: definição, tipos de software, funções e características; Sistemas de entrada e saída; Sistemas de numeração e codificação; Aritmética computacional; Princípios de sistemas operacionais; Características dos principais processadores do mercado; Ambientes Windows (2000 e XP) e Linux; 10. Desenvolvimento WEB: Padrões WEB W3C, XML, XSLT, HTML, DHTML; Webservices; Arquitetura e Implementação de Aplicações PHP, JSP, ASP e ASP.Net; 11. Servidores SQL: MySQL, PostGres, MS-SQL Server: Fundamentos, Instalação, administração e configuração, Performance e detecção de problemas; 12. Redes de computadores: conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados. Protocolo: o modelo OSI da ISSO, TCP/IP (fundamentos, endereçamento IP, máscara de rede, protocolos IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, DNS, TELNET, FTP, SMTP e HTTP); 13. Sistema operacional: conceituação, gerenciamento de memória, escalonamento de processos, sistemas de arquivos. Sistema operacional Linux: instalação e configuração do sistema operacional como DNS, PROXY, FIREWALL, servidor de página (WWW) e servidor de e-mail (POP e SMTP); 14. Gestão de TI: Governança de TI - Cobit 4.1: aspectos gerais, estrutura, conceitos, finalidade, modelo de maturidade, objetivos de controle, objetivos de negócios e objetivos de TI, domínios e processos. Gerenciamento de serviços de TI - ITIL V3: conceitos, papéis genéricos, ciclo de vida dos serviços. Gerenciamento de projetos de TI - PMBoK: conceitos de gerenciamento de projetos, ciclo de vida de projeto, conceitos básicos e estrutura do PMBoK.

CÓDIGO/CARGO: 8, 9, e 10 - ASSISTENTE SOCIAL

1. Serviço Social e prática profissional na atualidade: desafios e possibilidades. 2. Trajetória histórico-metodológica do Serviço Social: lógica capitalista e questão social. 3. As Transformações societárias contemporâneas e seus impactos no mundo do trabalho. 4. Ética e Serviço Social: 4.1. O Código de Ética atual do Assistente Social; 4.2. O projeto ético-político profissional. 5. Pesquisa em Serviço Social: a dimensão investigativa da profissão. 6. Estado e Políticas Sociais. 7. Instituições: noções gerais, conceitos e atuação profissional. 8. Planejamento Social. 9. A Instrumentalidade do Serviço Social. 10. Mediação em Serviço Social. 11. Serviço Social e Interdisciplinaridade. 12. A inserção do Serviço Social na Política de Educação. 13. Políticas Educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei 9394/96). 14. A política de Educação e a sua interface com as demais políticas: Saúde, Assistência Social, Previdência e Cultura. 15. A Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei nº. 8662/93). 16. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 17. A Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei nº. 8742/93). 18. O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº. 8069/90). 19. A Política Nacional do Idoso (Lei nº. 8842/94) e o Estatuto do Idoso (Lei nº. 10741/03).

CÓDIGO/CARGO: 11, 12, e 13 - BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA

1. Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: conceituação, princípios, evolução e relações com outras áreas do conhecimento. Tipos de documentos e finalidades. História dos registros do conhecimento. 2. Representação descritiva da Informação: princípios de catalogação. Catálogos: funções, tipos e formas. Conceitos de autoria e entrada principal. Entradas secundárias. AACR2 e pontos de acesso. Tabelas de notação de autor. Catalogação dos diferentes tipos de materiais e suportes. Metadados "dublin core". 3. Representação temática da Informação: volução histórica e conceitual da Indexação, conceitos e mecanismos básicos; indexação manual, semi­automática e automática. Linguagens documentárias: Sistemas de classificação bibliográfica: princípios de classificação, histórico e evolução; Classificação Decimal de Dewey (CDD). Classificações especializadas. Tesauros: conceitos, termos, descritores. Recuperação da Informação: evolução histórica e conceitual, mecanismos. 4. Formação e desenvolvimento de coleções: estudos de necessidades de informação. Políticas de seleção, aquisição e descarte: rocedimentos. Aquisição planificada, consórcios e comutação bibliográfica. Coleções não convencionais. Intercâmbio: empréstimo entre unidades de informação. Avaliação. 5. Serviço de referência: conceito e técnicas. Bibliotecário de referência: características e atribuições. Usuários reais e potenciais. Processo de negociação. Disseminação Seletiva da Informação (DSI). Serviços presenciais e virtuais: perfis de uso, interesses e necessidades. Treinamentos formais e informais. Estudo de Usuário e de Comunidade. 6. Redes e Sistemas de Informação: conceitos e características. Bibliotecas/Unidades de informação virtuais, eletrônicas, digitais, híbridas e em realidade virtual. Produtores, provedores e usuários das redes e dos sistemas de informação. Automação: avaliação de software gerenciador de serviços de unidades de informação. Formatos de intercâmbio e suas estruturas. Catálogos em linha. conversão retrospectiva de registros catalográficos (importação e exportação de dados). Principais sistemas de automação: nacionais e internacionais. Bibliotecas Universitárias enquanto sistemas de informação. 7. Tecnologia da Informação e da Comunicação: informática aplicada a biblioteconomia, conceito de redes de comunicação de dados. Redes locais: características e diferenças. Tipos de equipamentos. Internet, intranet e extranet. Gerenciamento do fluxo da informação em ambiente WEB. Bancos e Bases de dados. Bibliotecas digitais: aspectos históricos e conceituais, Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações. 8. Gestão de Unidades de Informação: planejamento, organização e administração de recursos: materiais, financeiros , informacionais e humanos. Marketing de serviços e produtos. 9. A produção do conhecimento. Pesquisa documentária, produção monográfica, ormalização: conceitos e funções. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Comitê Brasileiro de Documentação (CB14). Normas brasileiras de documentação. 10. Profissão do Bibliotecário: Bibliotecário como mediador da informação e da comunicação. Teorias da informação e da comunicação, cultura e mídia. Legislação e Órgãos de Classe. Ética profissional.

CÓDIGO/CARGO: 14, 15, 16, e 17 - CONTADOR

CONTABILIDADE GERAL - Princípios Fundamentais da Contabilidade; Estrutura Conceitual da Contabilidade; Contas e Plano de Contas; Fatos e lançamentos contábeis; Procedimento de escrituração contábil; Apuração do Resultado do Exercício; Elaboração, estruturação e Classificação das Demonstrações Contábeis consoante a Lei 6.404 de 1976 (atualizada). AUDITORIA - Noções, campo de atuação, instrumentos de trabalho e parecer do auditor. CONTABILIDADE PÚBLICA - Conceito, objeto, campo de aplicação e regime. Patrimônio Público. Dívida Pública. Receita Pública. Despesa Pública. Estágios ou fases de execução da receita e da despesa, restos a pagar, exercício e períodos administrativos, exercício financeiro, regimes contábeis utilizados pela contabilidade pública. Plano de contas. Contas de variações patrimoniais. Encerramento do exercício financeiro. Resultado orçamentário. Resultado financeiro. Resultado Econômico. Balanços orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstrações patrimoniais, exigidas pela Lei 4.320, de 17.06.1964. Licitações. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO - Administração pública, princípios da administração pública, atos administrativos. Licitações públicas. Contratos administrativos. Agentes públicos. Serviços Públicos. Responsabilidade civil da administração pública. Controle da administração pública. Sindicância e processo administrativo.

CÓDIGO/CARGO: 18 - ENFERMEIRO

1.ÉTICA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM: 1.1 Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Lei do Exercício Profissional - Lei Nº. 7.498/86; Decreto lei nº. 94.406/87; 1.2. Bioética - Novos rumos para os profissionais da saúde. Relacionamento enfermeiro/cliente ou paciente. 2.SAÚDE COLETIVA: 2.1 Programa Nacional de Imunização no Brasil; 2.2. Programa de prevenção, controle e tratamento da hanseníase; 2.3 Programa de prevenção e controle da tuberculose; 2.4 Programa do Tabagismo; 2.5 Programa de controle da Hipertensão Arterial; 2.6 Programa de controle e prevenção de Diabetes Melittus; 2.7 Programa de saúde da Família; 2.8 Programa de ações na saúde do Adulto e Idoso; 2.9 Programa de saúde da Mulher; 2.10 Programa da saúde da criança e do Adolescente; 2.11;Doenças Endêmicas; 2.12 Atenção Primária à Saúde (APS); 2.13 A Saúde e o Trabalho; 2.14 Programa de Doenças Sexualmente transmissíveis (DST/AIDS). 3.ENFERMAGEM EM DOENÇAS TRANSMISSIVEIS: 3.1 Epidemiologia de doenças transmissíveis; 3.2 Doenças. 4. ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM: 4.1 Administração dos recursos humanos; 4.2 Administração de recursos físicos e materiais; 4.3 Supervisão de Enfermagem; 4.4 Trabalho em Saúde: equipe multiprofissional e equipe de enfermagem. 5. SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO:5.1 Meio ambiente de trabalho; 5.2 Higiene do trabalho; 5.3 Insalubridade e periculosidade; 5.4 Acidente de trabalho; 5.5 Doença profissional; 5.6 A saúde do trabalhador de saúde; 5.7 Lavagem das mãos; 5.8 Calçar luvas; 5.9 Equipamento de proteção coletiva.6. BIOSSEGURANÇA: 6.1 Função do enfermeiro no controle de infecção; 6.2 Cuidados com a limpeza; 6.3 Desinfecção; 6.4 Principais soluções utilizadas; 6.5 Resíduos de serviços de enfermagem; 6.6 Riscos aos profissionais de enfermagem; 6.7 Principais doenças dos profissionais de saúde; 6.8 Precauções - padrão (PP). 7. POLÍTICAS DE SAÚDE: 7.1 Políticas de Saúde: Constituição da República Federal do Brasil - Seção II da saúde, Capítulo II da Seguridade Social, Título VIII da Ordem Social; 7.2 Lei Orgânica da Saúde - Lei 8.142/90; portaria nº. 2048/GM do Ministério da Saúde de 05/11/2002, Portaria nº. 1863/GM do Ministério da saúde de 29/09/2003, portaria nº. 1864/GM do Ministério da Saúde de 29/09/2003. Política Nacional de Atenção Básica; 7.3 Pacto pela Saúde-Portaria Federal 399/GM de 22/02/2006, Estratégia Saúde da família; 8. ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS PRIMEIROS SOCORROS: 8.1 Enfermagem em Pronto Socorro: Princípios para o atendimento de Urgência e Emergência; 8.2 Epidemiologia do trauma; 8.3 Aspectos legais; 8.4 Recursos de atendimento de emergência disponíveis; 8.5 Parada cardiopulmonar; 8.6 Hemorragias; 8.7 Intoxicação; 8.8 Envenenamento; 8.9 Crise convulsiva; 8.10 Queimaduras; 8.11 Choque; 8.12 Afogamento; 8.13 Resgate; 8.14 Fraturas; 8.15 Transporte de acidentado.

CÓDIGO/CARGO: 19, 20 e 21 - ENGENHEIRO/ÁREA CIVIL

1. Materiais de construção civil: aglomerantes, agregados, cimento, areia, gesso, cal, concreto armado e suas propriedades (fator água/cimento, resistência mecânica e durabilidade, forma de madeira e metálica, tipos de aço para concreto armado, produção e lançamento do concreto, cura, adensamento e desforma); materiais cerâmicos (tipo, assentamento, juntas de dilatação, movimentação e dessolidarização); argamassas e suas propriedades (principais argamassas preparadas no canteiro de obras, argamassas industrializadas e principais patologias); resistência dos materiais (tensões, deformações, propriedades mecânicas dos materiais, torção, flexão, cisalhamento, linha elástica, flambagem, critérios de resistência, dimensionamento de elementos estruturais de concreto armado, de aço e de madeira); 2. Planejamento de obras: quantitativos de obras, orçamentos sintético e analítico, cronograma físico e financeiro da obra, especificação de materiais, fiscalização e controle de obras e serviços, controle de qualidade de materiais e serviços, uso de recursos de informática voltados a engenharia civil; 3. Tecnologia das edificações: levantamento topográfico do terreno, análise de projetos, instalação de canteiros de obra de acordo com as normas vigentes, alvenarias de vedação e estruturais, controle tecnológico do concreto; 4 Estruturas de fundações: fundações diretas e profundas, sondagem do terreno, noções do cálculo da taxa admissível do terreno para cargas de estruturas, mecânica dos solos (caracterização dos solos, resistência ao cisalhamento, compactação, tensões e deformações, compressibilidade e adensamento, estabilidade de taludes e encostas) e topografia; 5. Estruturas de concreto armado e protendido: morfologia das estruturas, carregamento, estruturas isostáticas planas e espaciais, concreto armado (materiais, normas, solicitações normais, flexão normal simples, cisalhamento, controle da fissuração, aderência, lajes maciças e nervuradas, punção, torção, deformação na flexão, pilares e vigas), concreto protendido (estudo de cabos de aço, protenção e suas aplicações em estruturas prediais); 6. Instalações hidro-sanitárias: demanda e consumo de água, estimativa de vazões, adutoras, estações elevatórias, princípios do tratamento d'água, projeto e dimensionamento de instalações prediais de água fria, rede coletora de esgotos, princípios do tratamento de esgotos, projeto e dimensionamento de instalações prediais de esgotos sanitários, coleta de resíduos sólidos domiciliares e industriais, drenagem pluvial (estimativa de contribuições, galerias e canais), instalações de combate a incêndio e sistemas preventivos, instalações prediais de águas pluviais; 7. Instalações elétricas, lógica e telefonia: noções de instalações elétricas, de lógica e telefonia prediais (análise e acompanhamento), subestação, quadros elétricos montados, fios e cabos, iluminação e força, rede de dados (materiais e equipamentos), rede de telefonia (materiais e equipamentos); 8. Estruturas metálicas e de madeira; estruturas de madeira para cobertas, estruturas metálicas e suas utilizações na construção civil; 9. Estradas e transportes: noções básicas de transportes e veículos, terraplenagem, pavimentação de vias, dimensionamento de pavimentos e os tipos de materiais a empregar; 10. Impermeabilização: impermeabilização de caixas d'água, reservatórios, cisternas, piscinas e lajes expostas, utilização dos diversos tipos de impermeabilizantes, manta asfáltica e suas propriedades; 11. Patologia das construções: identificação e solução para os diversos tipos de patologias na construção civil; 12. Ética e legislação para obras de engenharia: noções básica das normas vigentes no país, inclusive as normas da engenharia de segurança do trabalho e as de controle de qualidade total na construção civil.

CÓDIGO/CARGO: 22 - JORNALISTA

1. Assessoria de Comunicação - conceitos, delimitação da área, relação com áreas afins:organograma e estrutura da Assessoria de Comunicação; jornalismo - Comunicação Institucional Interna e Externa; relações Públicas; publicidade e Propaganda (Perfil da propaganda institucional e educativa, produtos e serviços). 2. Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação: produtos (press-kit; release; clipping; house-organ; artigos jornalísticos; fotografia jornalística; mailing; manual de procedimentos da Assessoria; comunicado oficial; notas e releases para mídia impressa, radiofônica, televisiva e eletrônica [WINDOWS-1 252?]- site; relatório interno de atividades); serviços (planejamento e acompanhamento de entrevistas/visitas; atendimento à imprensa; levantamento de pautas; planejamento, produção, avaliação e monitoramento de produtos impressos jornalísticos, gerenciais e científicos). 3. A Assessoria de Comunicação e as Novas tecnologias: site Institucional (produção, avaliação e monitoramento de informações jornalísticas, gerenciais e científicas); internet (pesquisa de sites, blogs e outras meios de comunicação eletrônica da área educacional; produção e monitoramento de informações jornalísticas);intranet (produção e monitoramento de informações jornalísticas, gerenciais e científicas);softwares de produção e edição de texto e imagens e suas características (microsoft office; pagemaker; corel draw; photoshop; linux). 4. O Código de Ética dos Jornalistas Profissionais; 5. O Manual Nacional de Assessoria de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ);

CÓDIGO/CARGO: 23, 24 e 25 - MÉDICO

1. Cuidados gerais com o paciente em medicina interna; 2. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial; cardiopatia isquêmica; insuficiência cardíaca; miocardiopatias e valvulopatias; arritmias cardíacas; Parada cárdio-respiratória: Diagnóstico e tratamento; 3. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abcessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar; 4. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica; doenças intestinais inflamatórias e parasitárias; diarréia; colelitíase e colecistite; pancreatite; hepatites virais e hepatopatias tóxicas; insuficiência hepática crônica; 5. Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica; glomerulonefrites; síndrome nefrótica; litíase renal; 6. Doenças endócrinas: diabetes mellitus; hipotireoidismo e hipertireoidismo; tireoidite e nódulos tireoidianos; distúrbios das glândulas supra-renais; distúrbios das glândulas paratireóides; 7. Doenças reumáticas: artrite reumatóide; espondiloartropatias; colagenoses; gota; 8. Doenças infecciosas e terapia antibiótica; 9. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos; 10. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária; 11. Emergências clínicas; 12. Ética e legislação profissional; 13. Intoxicações exógenas; 14. Doenças sexualmente transmissíveis; 15. Doenças neurológicas: AVC, polirradiculoneurites, polineurites, doença periféricas; doenças degenerativas e infecciosas do SNC; 16. Emergências psiquiátricas; 17. Fundamentos de medicina ocupacional; 18. Lei Orgânica do SUS ( Lei 8080/90); 19. Lei 2155/05 (Conselho Municipal de Saúde); 20. Lei 8112/90 (RJU).

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: 1. Constituição da República Federativa do Brasil - Art.196 a 200; 2. Leis Orgânicas da Saúde: Lei 8.080/90, de 19 de setembro de 1990 e Lei 8.142/90, de 28 de dezembro de 1990; 3. Sistema Único de Saúde (SUS). A Gestão do SUS.

CÓDIGO/CARGO: 26, 27 e 28 - ODONTÓLOGO

1. Diagnóstico bucal: patologia dos tecidos moles e duros da cavidade oral, cárie, placa bacteriana e doença periodontal; 2. Métodos de prevenção da cárie e da doença periodontal; 3. Flúor; 4. Técnicas de anestesia intra-oral; 5. Princípios básicos do atendimento em odontopediatria; 6. Proteção do complexo dentinapolpa; 7. Materiais restauradores; 8. Princípios gerais do preparo cavitário; 9. Cirurgia oral menor; 10. Emergências médicas em odontologia; 11. Endodontia; 12. Medicação e antibioticoterapia sistêmica; 13. Técnicas radiográficas intra e extra-orais; 14. Efeitos biológicos dos raios X e interpretações radiográficas. 15. Terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas; 16. Terapêutica de emergência/urgência em odontologia. 17. Biossegurança na prática odontológica - 17.1. Hepatites virais (A, B e C); 17.2. AIDS; 17.3. Imunizações; 17.4. Medidas de precaução universal; 17.4.1. Lavagem de mãos (técnicas); 17.4.2. Uso de barreiras protetoras; 17.4.3. Cuidados com instrumental, equipamentos e superfícies; 17.4.4. Descarte de lixo e de material perfuro cortante; 17.4.5. Conduta frente a acidentes de trabalho; 18. Traumatismos em dentes anteriores - 18.1. Exame clínico e radiográfico; 18.2. Classificação; 18.2.1; Lesões das estruturas dentárias mineralizadas e da polpa; 18.2.2. Lesões dos tecidos periodontais; 18.3. dentição permanente - tratamento e diagnóstico; 18.3.1. Trinca do esmalte; 18.3.2. Fratura não-complicada da coroa; 18.3.3; Fratura complicada da coroa; 18.3.4. Fratura de coroa e raiz; 18.3.5. Concussão; 18.3.6. Subluxação; 18.3.7. Luxação; 18.3.8. Avulsão Dentária; 18.4. Dentição, decídua - tratamento e prognóstico; 19. Atendimento ao Paciente de Risco; 19.1. Cardiopata e Hipertenso; 19.2. Diabético; 19.3. Imuno deprimido; 19.4.Submetido a radiação ionizante e quimioterápicos.

CÓDIGO/CARGO: 29, 30, 31 e 32 - PEDAGOGO

1. Legislação e Normas da Educação Nacional: Decreto no 5.840, de 13 de julho de 2006 Criação do PROEJA. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004, os Pareceres CNE/CEB nº 16/99, nº 11/2000 e nº 39/2004 e as Resoluções CNE/CEB nº 04/99 e nº 01/2005. Parecer CNE/CES nº 436/2001: Cursos Superiores de Tecnologia. Parecer CNE/CP nº 29/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível de Tecnológo. Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores. Parecer do CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de Graduação plena. A Lei Nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio; 3. Teorias da Aprendizagem (Vygosty, Wallon e Ausubel); 4. Teorias e modelos curriculares. Currículo por competência; 5. Didática: Pressupostos Teóricos. A Didática e a Formação do Educador; 6. Tendências Pedagógicas e o Paradigma Emergente da Educação; 7. Planejamento: Projeto Político-Pedagógico (PPP), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Planejamento de Ensino; 8. Interdisciplinaridade; 9. Educação inclusiva; 10. A Pesquisa na Prática Docente; 11. Educação, Trabalho e Tecnologia; 11.1 Formação Profissional e os modelos produtivos taylorista, fordista e toyotista. 11.2 A reestruturação produtiva e a emergência de novos "modelos" de organização da produção e a sua influência na educação profissional; 12. Evolução da Educação Profissional no Brasil; 13. Educação à Distância; 14. O Campo do Conhecimento Pedagógico e a Identidade Profissional do Pedagogo.

CÓDIGO/CARGO: 33, 34 e 35 - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

1. NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conhecimentos básicos de microinformática; sistema operacional de computadores; editores de texto, planilhas eletrônicas; banco de dados.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: Administração: Conceito, Objetivo, Princípios Básicos e Funções. Tipos de organização. Teoria Geral dos Sistemas. Gestão de Pessoas. Noções de Planejamento estratégico. Administração da Qualidade. Noções de Arquivo. Ética e Responsabilidade Social. NOÇÕES BÁSICAS DE LEGISLAÇÃO: Normas Constitucionais sobre Administração Pública e servidores públicos (Constituição Federal/88, com suas alterações); Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei 11.091 de 12/01/2005 e suas alterações); Licitações e Contratos (Lei 8.666/93 e suas alterações); Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações); NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Princípios; Atos Administrativos; Servidores públicos; Administração Pública; Ética no serviço público.

CÓDIGO/CARGO: 36, 37 e 38 - AUXILIAR DE BIBLIOTECA

1. Biblioteca: Noções básicas de: Tipos de bibliotecas; Organização funcional. 2. Acervo: Noções básicas de: Seleção/ aquisição e tratamento técnico; Guarda e preservação do acervo; Tipos de catálogos; Registro de obras (tombamento); Preparo físico do material; Obras de Referência; Bases de dados bibliográficas. 3. Atendimento ao Usuário: Conhecimentos básicos de: Circulação e empréstimo; Levantamentos bibliográficos; Orientação a consulta e pesquisa; Serviço de Referência.

CÓDIGO/CARGO: 39 e 48 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA - Alimentos (Processamento de Frutos e Carne)

1- Função dos aditivos utilizados no processamento de embutidos cárneos; 2- Uso do frio na conservação dos produtos cárneos; 3- Processamento de embutidos cárneos crus: lingüiça, hambúrguer, kafta, almôndegas; 4- Processamento de embutidos cárneos cozidos: mortadela, apresuntada, presunto; 5- Desossa: tipos, vantagens e desvantagens; 6- Boas Práticas de Fabricação em indústrias de processamentos de alimentos; 7- Processamento de polpas congeladas; 8- Processamento de doces : em calda, tipo corte, tipo cremoso e geléias; 9- Tratamento térmico: tipos e funções; 10- Embalagens usadas para acondicionamento de doces de frutas.

CÓDIGO/CARGO: 40 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA - Alimentos (Processamento de Leite e Derivados)

1- Leite: Definição, composição, componentes principais, causas das variações da quantidade e qualidade; 2- Produção higiênica do leite: cuidados na ordenha, higiene e tratamentos; 3- Tratamento do leite: filtração, resfriamento e pasteurização; 4- Microbiologia do leite; 5- Análises físico-químicas e microbiológicas do leite e derivados; 6- Tecnologia de fabricação de leites fermentados: iogurte e bebida láctea. matéria-prima, ingredientes, equipamentos e utensílios, etapas de fabricação; 7- Tecnologia de fabricação de queijos: matéria-prima, ingredientes, equipamentos e utensílios, etapas de fabricação; 8- Tecnologia de fabricação de doce de leite: matéria-prima, ingredientes, etapas de fabricação, principais defeitos; 9- Tecnologia de fabricação de manteiga: matéria-prima, ingredientes, equipamentos e utensílios, etapas de fabricação; 10- Legislação para produtos lácteos: Instrução Normativa Nº 51 de 18 de setembro de 2002 (MAPA).

CÓDIGO/CARGO: 41 E 47 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA-Eletromecânica (CNC)

1- Tipos de equipamentos CNC; 2- Ferramentas para Máquinas CNC; 3- Parametros de usinagem CNC (torneamento e fresagem); 4- Sistemas de coordenadas CNC; 5- Funções de programação Mach 9; 6- Operação de máquinas CNC ( torno e centro de usinagem); 7- Lógica de programação CNC; 8- Pontos zero e de referência CNC; 9- Compensação de ferramentas (torno e centro de usinagem); 10- Formas de Programação CNC.

CÓDIGO/CARGO: 42 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA-Eletromecânica (Usinagem Mecânica)

1. Instrumentação de medição e comparação - Paquímetros; micrômetros; transferidores, goniômetro e relógio comparador; 2. Relação de transmissão( engrenagens; polias; parafusos sem fim e cremalheira); 3. Parâmetros de corte; 4. Geometria das ferramentas de corte; 5. Função, influência e grandeza dos ângulos das ferramentas; 6. Materiais usados para ferramentas de corte; 7. Meios lubri-refrigerantes para a usinagem; 8. Máquinas ferramentas; 9. Aparelho divisor e mesa divisora; 10. Engrenagens cilíndricas de dentes retos e helicoidais.

CÓDIGO/CARGO: 43 E 49 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA-Irrigação)

1. Equipamentos utilizados no laboratório de análises de solo, água para fins de irrigação e tecidos Vegetais; 2. Vidrarias utilizadas no laboratório de análises de solo, água para fins de irrigação e tecidos Vegetais; 3.Preparo de soluções, curvas de calibração e transformação de unidades; 4. Conhecimento de análise química e física do solo e água para fins de irrigação; 5.Conhecimento de análise de tecidos vegetais; 6. Preparo de amostras de solo para análise química e física; 7. Preparo de amostras de tecidos vegetais para análise; 8. Noções de controle de qualidade (intralaboratórial e interlaboratórial)

CÓDIGO/CARGO: 44 e 50 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA-Saneamento Ambiental (águas e efluentes)

1- Água na transmissão de doenças; 2- Concentração e preparo de soluções; 3- Normas de segurança do trabalho; 4- Características físico-químicas das águas naturais e efluentes; 5- Características microbiológicas das águas naturais e efluentes; 6- Técnicas e coleta e amostragem de água e efluentes; 7- Técnicas e métodos utilizados para análise de água e efluentes e suas limitações (parâmetros: cor, turbidez, pH, CE, alcalinidade, cloretos, salinidade, OD, DBO, DQO, ferro, amônia, nitrato, fósforo total, ortofosfato, sólidos e coliformes totais e fecais); 8- Legislação estadual e federal para qualidade de água e afluentes; 9- Procedimentos para coletas de amostras de água e efluentes e técnicas de preservação e armazenamento; 10- Elaboração de laudos técnicos

CÓDIGO/CARGO: 45 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA-Química

1 Método Científico. 2 Normas de segurança nos Laboratórios de Química. 3 Dimensões e Unidades: 3.1 Sistemas de Unidades MKS e CGS, 3.2 Análise Dimensional 3.2 Medidas 3.2.1 Medições de Volume 3.2.2 Teoria da Pesagem 3.2.3 Técnica de pesagem 3.2.4 Preservação e uso de balanças 3.2.5 Algarismos significativos 4. Identificação de Substâncias Puras. 5. Operações Básicas de Laboratório 5.1 Filtração Comum e filtração a vácuo 5.2 Destilação simples e fracionada 5.3 Extração ( Funil e Sohxlet ) 5.4 Cristalização fracionada 6. Preparação e Padronização de Soluções 7. Equilíbrio Iônico 8. Ajuste de Equações Iônicas 9. Análise Sistemática de Cátions e ânions 10. Erros e Tratamento Estatístico dos Dados 11. Análise Gravimétrica 12. Análise Volumétrica 12.1 Volumetria de neutralização 12. 2 Volumetria de Precipitação 12.3 Volumetria de Complexação 12.4 Volumetria de Oxidação - Redução 13. Interações da Energia Radiante com a Matéria 14. Lei de Lambert - Beer 15. Princípios de Funcionamento de Espectrofotômetros UV-VIS e absorção atômica . 16. Potenciometria 17. Cromatografia Líquida ( HPLC ) e gasosa ( CG )

CÓDIGO/CARGO: 46 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA-Construção Civil

1. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO - 1.1 Aglomerantes - 1.1.1 Generalidades: definição, classificação, propriedades; 1.1.2 Cal: classificação, propriedades e ensaios; 1.1.3 Gesso: propriedades, aplicações e ensaios; 1.1.4 Cimento Portland: propriedades físicas e químicas, tipos fabricados no Brasil, e ensaios. 1.2 Agregados - 1.2.1 Classificação e propriedades dos agregados; 1.2.2 Substâncias nocivas; 1.2.2 Impurezas orgânicas; 1.2.3 Forma dos grãos, 1.2.4 Constantes físicas dos agregados; 1.2.5 Granulometria; 1.2.6 Ensaios. 1.3 Argamassas - 1.3.1 Composição, classificação, propriedades e aplicações. 1.4 Concretos; 1.4.1 Propriedades do concreto fresco; 1.4.2 Propriedades do concreto endurecido; 1.4.3 Produção do concreto; 1.4.4 Controle estatístico do concreto; 1.4.5 Dosagem racional e empírica; 1.4.6 Aditivos para concreto; 1.4.7 Ensaios. 1.5 Materiais Metálicos - 1.5.1 Produtos siderúrgicos, ferro fundido, aços e ligas - generalidades; 1.5.2 Aços para concreto armado - NBR- 6118 e NBR- 7480; 1.5.3 Diagrama tensão- deformação; 1.5.3 Ensaios de tração e dobramento em aços. 1.6 Madeiras; 1.6.1 Classificação e identificação das madeiras; 1.6.2 Propriedades físicas e mecânicas da madeiras; 1.6.3 Beneficiamento das madeiras - secagem preservação e transformação. 1.7 Materiais Cerâmicos - 1.7.1 Tijolos, telhas, ladrilhos e manilhas cerâmicos - generalidades, propriedades e aplicações. 1.8 Tintas e Vernizes 1.8.1 Classificação das tintas - óleo, látex e caiação 1.8.2 Vernizes - generalidades 1.8.3 Preparação de superfícies; 1.8.4 Métodos de aplicação. 2. Solos -2.1 Origem e formação dos solos - 2.1.1 Solos residuais, sedimentares e de formação orgânica2.1 .2 Classificação e identificação dos solos. 2.2 Índices físicos - 2.2.1 Teor de umidade; 2.2.2 Peso especifico aparente de um solo; 2.2.3 Índices de vazios; 2.2.4 Grau de Compacidade; 2.2.5 Porosidade de um solo; 2.2.6 Grau de saturação; 2.2.7 Peso especifico de um solo saturado; 2.2.8 Peso especifico de um solo submerso; 2.2.9 Distribuição granulométrica. 2.3 Plasticidade e Consistência dos Solos - 2.3.1 Limite de Liquidez; 2.3.2 Limite de Plasticidade; 2.3.3 Índice de Plasticidade; 2.3.4 Índice de consistência. 2.4 Hidraulicidade dos solos; 2.4.1 Teoria do tubo capilar; 2.4.2 Coeficiente de permeabilidade. 2.5 Exploração do subsolo - 2.5.1 Métodos de exploração do subsolo; 2.5.2 Tipos de sondagens; 2.5.3 Execução de sondagens de reconhecimento do subsolo. 2.6 Compactação dos Solos - 2.6.1 Definição e objetivo; 2.6.2 Curvas de compactação; 2.6.3 Ensaio de compactação; 2.6.4 Controle de compactação; 2.6.5 Determinação da massa específica aparente de um solo "in situ"; 2.6.6 Grau de compactação.

CÓDIGO/CARGO: 51, 52 e 53 - TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 .Hardware: Aterramento Elétrico; Estabilizador,No-Break e Modulo Isolador Estabilizado; Gabinetes AT e ATX; Fontes de Alimentação: AT,ATX,ATX12V e ATX24P; Placa Mãe: Socket 370, 462,478, 775, 754,939 ,940 e AM2; Instalação Placa de Vídeo PCI, AGP e PCI Express; Instalação Placa de Modem; Instalação Placa de Áudio; Instalação Placa de Rede 10/100/1000 Mb/s; Instalação de Impressoras Laser, Jato de tinta e Matricial; Instalação de Scanner; Instalação de Monitores CRT e LCD; Padrões de Interfaces(USB,PCMCIA,1394,SD) Instalação de Placa de captura de TV; Instalação e configuração de HD PATA e SATA; Instalação de unidades Óticas; Instalação de unidades de disquetes; Instalação e configuração de sistema operacional padrão Windows e Linux; Instalação e configuração de utilitários de produção e de segurança. 2.Redes de Computadores e Comunicação de Dados: Tecnologias de redes locais ethernet/fast ethernet/gigabit ethernet; Cabeamento: par trançado sem blindagem - categoria 5E e 6; cabeamento estruturado (norma EIA/TIA568); Fibras ópticas: fundamentos, padrões 1 000BaseSX e 1 000BaseLX; Fundamento de Redes sem fio (wireless); Elementos de interconexão de redes de computadores (hubs, switches, roteadores); Conceitos de VLAN e Trunk VLAN; Topologias de redes; Modelo OSI da ISO; Fundamentos de sistemas operacionais; Configuração Básica de TCP/IP para Sistemas Operacionais (Windows 98, 2000, 2003, XP e Vista e Linux); Acesso remoto a computadores; Conceitos de segurança de redes e filtros de aplicações; Aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e realização de cópia de segurança (backup).

CÓDIGO/CARGO: 54, 55 e 56 - TÉCNICO EM AUDIOVISUAL

1. Fundamentos de multimídia: 1.1. Conceito de multimídia digital; 1.2. Principais tipos de mídia; 1.3. Fundamentos de som: propriedades físicas do som, som mono, som estéreo, equalização de som; 1.4. Fundamentos de imagem: sistemas de cores e realce de imagens. 2. Sistemas de Áudio: 2.1. Equipamentos para aquisição, gravação e reprodução de áudio analógico e digital: principio de funcionamento, padrões de interconexão (cabeamento e conexões), padrões de gravação e reprodução. 2.2 Áudio digital: digitalização de áudio analógico, formatos de armazenamento de áudio digital (MIDI, WAV e MP3), gravação de áudio digital e mídias utilizadas. 3. Sistemas de Vídeo: 3.1. Equipamentos para aquisição, gravação e reprodução de vídeo analógico e digital: principio de funcionamento, padrões de interconexão (cabeamento e conexões), padrões de gravação e reprodução. 3.2. Vídeo digital: digitalização de vídeo analógico, formatos de armazenamento de vídeo digital (AVI, MPEG, H.264), gravação de vídeo digital e mídias utilizadas. 4. Suporte e Manutenção: 4.1. Noções de informática: MS Windows, MS PowerPoint, gerenciamento de arquivos, backup e gravação de CD e DVD. 4.2. Montagem, instalação e operação de equipamentos de audiovisual (analógico e digital): câmeras, projetores e sistemas de som. 4.3 Noções de eletroeletrônica: Medição de tensão e corrente elétricas, teste de componentes e equipamentos.

CÓDIGO/CARGO: 57- TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Eletricidade Básica: Conceitos básicos sobre eletricidade; Unidades de medidas; Sistema Internacional de Unidades; Lei de Ohm, leis de Kirchhoff; Associação de resistores, indutores e capacitores; Potência elétrica; Análise de circuitos monofásicos e trifásicos. Equipamentos elétricos de medição: Uso de multímetro; Alicate amperímetro; Wattímetro; Utilização do megger. Equipamentos Elétricos:Disjuntores (princípio de funcionamento, tipos); Transformadores de corrente - TC; Transformadores de potencial - TP; Baterias (princípio de funcionamento, tensão estabilizada, flutuação). Segurança em instalações e serviços em eletricidade: Norma regulamentadora NR10; Aterramento; Disjuntores Diferenciais Residuais (DR). Eletrotécnica: Máquinas elétricas:Transformadores de potência (princípio de funcionamento e ensaios);Motores Elétricos (princípio de funcionamento, tipos de ligação, proteção, partida de motores); Medição da resistência de isolamento dos equipamentos; Correção de fator de potência; Simbologia. Comandos Elétricos: Interpretação de esquemas para comando e controle funcionais; Esquemas funcionais básicos e função de componentes; Interruptores, chaves de comutação, contatores, relés, fusíveis; Comandos de motores; Sensores. Eletrônica Digital: Circuitos lógicos combinacionais; Circuitos seqüenciais. Eletrônica Analógica: Diodos semicondutores; Circuitos com diodos; Diodos especiais; Transistor bipolar e Transistor de efeito de campo (princípio de funcionamento, polarização e aplicações básicas); Amplificadores operacionais; Fontes de tensão com reguladores de tensão integrados; Dispositivos semicondutores especiais (termistor, fotodiodo, fototransistor, optoisolador). Dispositivos tiristores (SCR, TRIAC e DIAC): princípio de funcionamentoe aplicações básicas.Conversores CA-CC e CC-CA.