CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - GO

Notícia:   62 vagas para Técnicos Administrativos para o CEFET - GO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS

EDITAL Nº 011/2008, DE 14 DE MAIO DE 2008

O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto na autorização concedida pelo Ministro da Educação, por meio das Portarias n°s 544 e 545, de 06 de maio de 2008, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 07 de maio de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para a realização do Concurso Público destinado a selecionar candidatos para provimento de 62 (sessenta e duas) vagas de servidores Técnico-Administrativo em Educação, sob o regime de trabalho de que trata a Lei n°. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 1990, e suas alterações posteriores, para atender os níveis de ensino da educação profissional e tecnológica das Unidades de Ensino de Inhumas - UNED de Inhumas - GO, de Uruaçu - UNED de Uruaçu - GO e de Itumbiara - UNED de Itumbiara - GO.

1. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E TITULAÇÃO EXIGIDA

1.1. Os cargos a serem preenchidos, os requisitos de qualificação para ingresso no cargo, a carga horária, o número de vagas e o local de trabalho (domicílio funcional) são apresentados nos quadros a seguir:

1.1.1. Cargos de Nível Intermediário:

Cargo

Classe

Requisitos para ingresso no cargo

Carga Horária

N° de vagas

Unidade de Ensino (Local de Trabalho)

Assistente em Administração

D

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo.

40

9

UNED Inhumas

Inhumas-GO

Assistente em Administração

D

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo.

40

12

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Assistente em Administração

D

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo.

40

12

UNED de Itumbiara Itumbiara-GO

Técnico em Edificações

D

Ensino Médio completo e Curso Técnico em Edificações ou Curso Superior de Tecnologia em Construção Civil. Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Técnico em Informática

D

Ensino Médio completo e Curso Técnico na Área de Informática com duração não inferior a 2 (dois) anos ou Curso Superior de Tecnologia em Sistema de Informação ou Curso Superior de Tecnologia em Redes de Comunicação. Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Técnico em Química

D

Ensino Médio completo e Curso

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Técnico em Química ou Curso Superior de Tecnologia em Química. Registro no Conselho Regional de Química.

Técnico em Eletrotécnica

D

Ensino Médio completo e Curso Técnico em Eletromecânica/Eletrotécnica ou Curso Superior de Tecnologia em Eletromecânica Industrial. Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Técnico em Eletromecânica

D

Ensino Médio completo e Curso Técnico em Eletromecânica ou Curso Superior de Tecnologia em Eletromecânica Industrial. Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Técnico em Química

D

Ensino Médio completo e Curso Técnico em Química ou Curso Superior de Tecnologia em Química. Registro no Conselho Regional de Química.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

1.1.2. Cargos de Nível Superior:

Cargo

Classe

Requisitos mínimos para ingresso no cargo

Carga Horária

N° de vagas

Unidade de Ensino (Local de Trabalho)

Administrador

E

Curso Superior em Administração com registro no Conselho Regional de Administração.

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Administrador

E

Curso Superior em Administração com registro no Conselho Regional de Administração.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Analista de Tecnologia da Informação

E

Curso Superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática ou Computação.

40

01

UNED de Inhumas

Inhumas-GO

Analista de Tecnologia da Informação

E

Curso Superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática ou Computação.

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Analista de Tecnologia da Informação

E

Curso Superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática ou Computação.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Assistente Social

E

Curso Superior em Serviço Social, com registro no Conselho Regional de Serviço Social.

40

01

UNED de Inhumas

Inhumas-GO

Assistente Social

E

Curso Superior em Serviço Social, com registro no Conselho Regional de Serviço Social.

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Assistente Social

E

Curso Superior em Serviço Social, com registro no Conselho Regional de Serviço Social.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Bibliotecário- Documentalista

E

Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação. Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Bibliotecário- Documentalista

 

Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação. Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Contador

E

Curso Superior em Contabilidade com registro no Conselho Regional de Contabilidade

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Contador

E

Curso Superior em Contabilidade com registro no Conselho Regional de Contabilidade

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Médico - Área

E

Curso Superior em Medicina com registro no Conselho Regional de Medicina

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Médico - Área

E

Curso Superior em Medicina com registro no Conselho Regional de Medicina

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Odontólogo

E

Curso Superior em Odontologia com registro no Conselho Regional de Odontologia

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Odontólogo

E

Curso Superior em Odontologia com registro no Conselho Regional de Odontologia

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Psicólogo-Área

E

Curso Superior em Psicologia, com registro no Conselho Regional de Psicologia.

40

01

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Psicólogo-Área

E

Curso Superior em Psicologia, com registro no Conselho Regional de Psicologia.

40

01

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

Técnico em Assuntos Educacionais

E

Curso Superior em Pedagogia ou Licenciatura

40

01

UNED de Inhumas

Inhumas-GO

Técnico em Assuntos Educacionais

E

Curso Superior em Pedagogia ou Licenciatura

40

02

UNED de Uruaçu

Uruaçu-GO

Técnico em Assuntos Educacionais

E

Curso Superior em Pedagogia ou Licenciatura

40

02

UNED de Itumbiara

Itumbiara-GO

1.2. TABELA DE REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO:

Nível de Classificação

Nível de Capacitação

Padrão de Vencimento

VB (em R$)

AA (em R$)

VPI (em R$)

Total (em R$)

(NI) D

I

01

1.193,22

126,00

59,87

1.379,09

(NS) E

I

01

1.424,03

126,00

59,87

1.603,90

1.3. Os cargos serão preenchidos no regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, de acordo com o artigo 19 da Lei n° 8.112/90, em horário estabelecido pelo CEFET-GO, conforme as necessidades das Unidades de Ensino

2. DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

2.1. O Concurso Público de que trata o presente Edital será administrado pela Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, sob a supervisão da Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

2.1.1. A realização do Concurso Público será de responsabilidade da Comissão Especial para o Concurso Público, designada pela Portaria n° 208/2008, de 13/05/2008, da Diretoria Geral do CEFETGO.

2.2. O Concurso Público se dará para o preenchimento de 67 (sessenta e sete) cargos efetivos da categoria funcional de Técnico-Administrativo, nas Classes e Níveis iniciais, do Quadro Permanente de Pessoal do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, com lotação nas Unidades de Ensino do CEFET-GO, de acordo com o disposto no subitem 1.1. e conforme opção inicial de domicilio funcional manifestada pelo candidato no ato de inscrição ao concurso, sob o regime jurídico da Lei n° 8.112/90, com suas alterações posteriores.

2.3. A prova objetiva, etapa única do certame, será realizada exclusivamente na cidade da Unidade de Ensino à qual se destina a vaga (domicilio funcional) Em nenhuma hipótese será permitida a realização de prova em outra localidade que não seja a cidade de Inhumas- GO para as vagas destinadas a UNED de Inhumas, a cidade de Uruaçu-GO para as vagas destinadas a UNED de Uruaçu e a cidade de Itumbiara-GO para as vagas destinadas a UNED de Itumbiara.

2.4. A Descrição dos Cargos e os Conteúdos Programáticos da Prova Objetiva constam nos Anexos I e II, respectivamente, deste Edital.

2.5. Não serão prestadas informações por telefone a respeito de datas, dos locais e dos horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente o edital e os comunicados, no endereço eletrônico www.cefetgo.br.

2.6. Todos os avisos, normas, datas, resultados, etc., relativos ao Concurso serão divulgados via Internet, no endereço eletrônico www.cefetgo.br

2.7. Todos os horários referenciados neste Edital têm por base o horário oficial de Brasília.

3. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO.

3.1. São requisitos básicos para investidura em cargo público, conforme prevê o Art. 5 da Lei 8.112/90:

3.1.1. Ter sido aprovado no concurso público.

3.1.2. A nacionalidade brasileira e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Art. 12, § 1° da Constituição Federal e no Art.13 do Decreto n° 70.436, de 18 de abril de 1972.

3.1.3. O gozo dos direitos políticos.

3.1.4. A quitação com as obrigações militares e eleitorais.

3.1.5. A idade mínima de dezoito anos.

3.1.6. O nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

3.1.7. Aptidão física e mental.

3.1.8. Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, na forma da lei, à época da posse.

3.1.9. O candidato deverá submeter-se à Junta Médica Oficial, que julgará a sua aptidão física e mental para o exercício do cargo, conforme prevê o Art. 14 da Lei n° 8.112/90.

3.1.10. Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei n° 8.112/90.

3.1.11. Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

3.1.12.Para os candidatos portadores de necessidades especiais, deverá ser apresentado laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência com expressa referência à Classificação Internacional de Doenças - CID.

3.1.13. Os diplomas e ou certificados obtidos no exterior deverão, obrigatoriamente, ser validados pelos órgãos competentes no Brasil, conforme dispuser a legislação vigente.

3.1.14. O candidato deverá apresentar declaração de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado, ou viver em união estável, a do cônjuge ou companheiro.

3.1.15. Os documentos comprobatórios dos requisitos fixados no subitem 1.1. e no item 3. deverão ser apresentados após a aprovação do candidato, por ocasião da convocação para assumir o cargo.

3.1.16. Serão anulados sumariamente a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que, no ato da investidura no cargo, satisfaz os requisitos constantes no item 3.1 deste Edital.

3.2. A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. O CEFET-GO reserva-se o direito de chamar os habilitados de acordo com as necessidades da Instituição, observando o prazo de validade do concurso.

4. DA INSCRIÇÃO.

4.1. Período: de 19 a 27 de maio de 2008.

4.2. Taxa de Inscrição: R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de Nível Intermediário e R$ 70,00 (setenta reais) para os cargos de Nível Superior.

4.3. Dos procedimentos para inscrição:

4.3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Concurso Público, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação plena do Concurso.

4.3.2. A inscrição deverá ser efetuada via Internet, no endereço eletrônico www.cefetgo.br, no período fixado no subitem 4.1.

4.3.3. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário.

4.3.4. O pagamento da inscrição poderá ser efetuado até o dia 27 de maio de 2008.

4.3.5. Não serão aceitos os pagamentos efetuados após o dia 27 de maio de 2008.

4.3.6. O comprovante de inscrição do candidato estará disponível, após acatamento do pagamento da inscrição pelo agente arrecadador, até o dia 05 de junho de 2008, no endereço eletrônico www.cefetgo.br, o qual poderá ser impresso e apresentado no dia da realização da prova.

4.4. Não será aceito pedido de inscrição por via postal, via fax, via correio eletrônico, ou outro meio diferente do estabelecido no subitem 4.3.2, assim como não será aceita inscrição condicional e ou extemporânea.

4.5. Não será aceito pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado e nem, tampouco, haverá isenção parcial desse valor.

4.6. A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas no presente Edital, e outras orientações expedidas e divulgadas pela Comissão de Concurso.

4.7. O candidato que, no requerimento de inscrição, solicitar algum tipo de atendimento especial no dia da realização da prova, deverá comparecer até o dia 02 de junho de 2008 no Centro de Seleção da Unidade Sede, em Goiânia, para apresentar declaração ou atestado médico que especifique o grau e/ou o tipo de necessidade, bem como o requerimento solicitando as condições especiais necessárias no dia de realização das provas. As condições serão atendidas, obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade. A não solicitação implica a não concessão.

5. DA INSCRIÇÃO PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

5.1. Os Portadores de Necessidades Especiais, amparados pelo Art. 37, VIII, da CF/88 e pelo § 2°, do Art. 5°, da Lei n° 8.112, de 11/12/90, poderão, nos termos do presente Edital, concorrer a 03 (três) vagas para o cargo de Assistente em Administração - 01 (uma) vaga para a Unidade de Inhumas, 01 (uma) vaga para a Unidade de Uruaçu e 01 (uma) vaga para a Unidade de Itumbiara - correspondente a 5% do total de vagas, de acordo com o disposto no Decreto n° 3.298, de 20/12/1999, não havendo destinação de vagas para portadores de necessidades especiais para os demais cargos, face ao quantitativo de vagas destes cargos.

5.2. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência, nos termos do artigo 4° do Decreto n° 3.298/99, e alterações posteriores, aquelas que se enquadram nas seguintes categorias:

"Art. 4° ................................................................................................

I - deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, manoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membros, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

II - deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de 41 (quarenta e um) decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

III - deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60° (sessenta graus) ou a ocorrência simultânea de quaisquer condições anteriores.

IV - deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 (dezoito) anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.

V - deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências."

5.3. O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem 5.1 deverá, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidade especial, especificar a deficiência e, posteriormente, se classificado deverá submeter-se à perícia medica promovida por Junta Médica a ser determinada pelo CEFET-GO, que verificará sua qualificação como portador de necessidade especial ou não, o grau de deficiência, se a deficiência da qual é portador realmente o habilita a concorrer às vagas reservadas (CF, art. 37, VIII).

5.3.1. O candidato portador de necessidade especial ao comparecer à perícia médica, deverá estar munido de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a causa provável ou não, da sua necessidade.

5.3.2. A não observância ao disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições e, em conseqüência, será eliminado sumariamente do certame.

5.4. Os portadores de deficiência participarão em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo da prova, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação da prova e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

5.5. O candidato que declarar, no ato da inscrição, ser portador de necessidade especial, se classificado no concurso público, figurará em lista especial.

5.5.1. Os candidatos de que trata o subitem anterior que tiverem a necessidade especial reconhecida nos termos do subitem 5.3 serão submetidos, no curso do exame de saúde, à perícia específica, destinada a verificar a compatibilidade, de sua deficiência, com o exercício das atribuições do cargo Agente Administrativo.

5.5.1.1. Caso a perícia médica conclua negativamente quanto a tal compatibilidade, o candidato não será considerado apto à contratação e, em conseqüência, eliminado do certame.

5.5.1.2. Caso a perícia médica verifique serem falsas as informações do candidato quanto à condição de portador de necessidade especial, ele será eliminado sumariamente do certame e os autos do procedimento administrativo relativos à perícia, enviados a Coordenação do Centro de Seleção, para as providências cabíveis.

5.6. As vagas definidas no subitem 5.1 que não forem providas, por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

6. DA PROVA OBJETIVA.

6.1. O Concurso Público para os cargos de Técnico-Administrativo será realizado em 01 (uma) única etapa e consistirá, para todos os cargos, da realização de prova objetiva, relativa aos tópicos que compõem os Conteúdos Programáticos, constantes no Anexo II deste Edital, conforme a distribuição abaixo:

6.1.1. Para o cargo de Assistente em Administração: Língua Portuguesa, Informática Básica, Legislação e Conhecimentos Gerais.

6.1.2. Para os demais cargos: Língua Portuguesa, Informática Básica, Legislação e Conhecimentos Específicos.

6.2. A prova objetiva, para cada cargo, constará de 80 (oitenta) questões objetivas, sendo:

6.2.1. Para o cargo de Assistente em Administração:

30 (trinta) questões de Língua Portuguesa;

10 (dez) questões de Informática Básica;

10 (dez) questões de Legislação;

30 (trinta) questões de Conhecimentos Gerais.

6.2.2. Para os demais cargos:

30 (trinta) questões de Língua Portuguesa;

10 (dez) questões de Informática Básica;

10 (dez) questões de Legislação;

30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos.

6.3. Cada questão terá 05 (cinco) itens, "a", "b", "c", "d" e "e", sendo apenas um deles correto.

6.4. A prova objetiva será realizada no dia 08 de junho de 2008, com início às 13 (treze) horas e término até as 18 (dezoito) horas, em local a ser divulgado pela Internet, no endereço eletrônico www.cefetgo.br, até o dia 05 de junho de 2008.

6.5. No dia da realização da Prova Objetiva os portões dos prédios onde ocorrerá a avaliação serão abertos às 12h e fechados às 13h. Não será permitida a entrada do candidato ao local das provas após as 13h, ficando automaticamente eliminado do Concurso.

6.5.1. Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada para a prova objetiva.

6.6. Os candidatos deverão apresentar-se munidos de documento original de identidade que contenha impressão digital, assinatura e foto. Será exigida a apresentação do documento original, não sendo aceita fotocópia, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

6.7. Devido ao procedimento de identificação dos candidatos, item 6.9, serão considerados documentos oficiais de identidade, desde que contenham foto, assinatura e impressão digital, com validade em todo o território nacional: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pela Polícia Militar, por ordens e conselhos ou pelas Forças Armadas, ou ainda de outro documento que, por Lei Federal, tenha validade e possibilidade de conferência da digital, da fotografia e da assinatura do candidato.

6.8 Não serão aceitos, em hipótese nenhuma, documentos de identificação que não contenham foto, assinatura e impressão digital, tais como:

a) documentos de identificação tais como: certidões de nascimento/casamento, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação (CNH), carteiras de estudante, carteiras funcionais, tampouco documentos com data de validade vencida, ilegíveis, não- identificáveis e/ou danificados.

b) documentos expedidos por Órgãos Militares e Conselhos Profissionais com prazo de validade vencidos, mesmo contendo foto, assinatura e impressão digital.

6.9. No dia da realização da Prova Objetiva, todos os candidatos estarão sujeitos à identificação datiloscópica (impressão digital). A não aceitação deste procedimento implicará a exclusão do candidato do certame.

6.10. O candidato receberá, no horário previsto para o início da prova, o caderno de prova objetiva e durante sua realização não será permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotações, bem como o uso de calculadora, computadores ou outros instrumentos, exceto se previstos pela Banca Examinadora, no respectivo programa.

6.11. Após 03 (três) horas de iniciada a prova, será fornecida uma folha de respostas da prova objetiva, devidamente personalizada, devendo o candidato conferir seu nome e seu número de inscrição nesta folha, que deverá ser assinada pelo candidato no local indicado. Qualquer emenda ou rasura nesta folha implica a anulação da questão e não será fornecida, em hipótese alguma, outra folha de respostas.

6.11.1. Os resultados das questões da prova objetiva deverão ser transferidos para esta folha de respostas com caneta esferográfica preta.

6.12. Os candidatos poderão retirar-se da sala levando o caderno de prova somente depois das 16 horas e 30 minutos, mesmo tendo sido concluída a prova e os três últimos candidatos que permanecerem na sala deverão, obrigatoriamente, sair juntos e após assinatura da ata.

6.13. Às 18 horas soará o sinal para avisar o término das provas e nenhum candidato poderá fazer qualquer anotação ou marcação na folha de respostas após este horário.

6.14. Será excluído do concurso público o candidato que:

6.14.1. Não comparecer à prova objetiva, seja qual for o motivo alegado;

6.14.2. Não apresentar documento que o identifique;

6.14.3. Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

6.14.4. No dia de aplicação da prova objetiva fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio que não o fornecido pelo CEFETGO;

6.14.5. Estiver portando armas, mesmo que possua documento de autorização de porte;

6.14.6. Não devolver integralmente o material recebido, quando solicitado;

6.14.7. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotação, impresso não permitido ou máquina calculadora ou similar;

6.14.8 Estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais, walkman, discman, tocador MP3, ipod, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;

6.14.9 Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

6.15 O gabarito das Provas será divulgado no dia 09 de junho de 2008, nas portarias do CEFET-GO, Unidade Sede e no endereço eletrônico www.cefetgo.br.

7. DOS RECURSOS

7.1.Será admitido um único recurso, por questão da prova objetiva, para cada candidato, relativamente ao gabarito, à formulação ou ao conteúdo das questões, desde que contenha com precisão, a questão a ser revisada, fundamentando com lógica e consistência seus argumentos e instruído com material bibliográfico, mediante requerimento conforme especificado no Item 7.3, e entregue no Setor de Protocolo da Unidade Sede do CEFET-GO, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da publicação do gabarito da prova objetiva.

7.1.1. O candidato deverá preencher 1(um) Formulário para Recurso para cada questão recorrida.

7.1.2. Serão desconsiderados os recursos remetidos via fax ou via correio eletrônico.

7.1.3. Será indeferido o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente da estipulada neste Edital.

7.1.4. A decisão final da Banca Examinadora será soberana e irrecorrível, não existindo desta forma recurso contra resultado de recurso.

7.2. O endereço da Unidade Sede é Rua 75, n° 46, Centro - Goiânia-GO CEP 74055- 110;

7.3. O recurso deverá ser digitado ou datilografado. Cada questão ou item deverá ser apresentado em folha separada, identificada conforme modelo a seguir:

Recurso

Concurso: EDITAL n° 011/2008, de 14 de maio de 2008.

Candidato: _______________________________________________________________________________

Número do Documento de Identidade: __________________________________________________________

Número de Inscrição: _______________________________________________________________________

Cargo:___________________________________________________________________________________

Cidade de Classificação:______________________________________________________________________

Número da Questão:_________________________________________________________________________

Fundamentação e argumentação lógica:___________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

Data:______ /____ /___

Assinatura: _________________________________

7.4. Se do recurso interposto resultar anulação de uma ou mais questões, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de não haver ingressado com recurso.

7.5. Serão sumariamente indeferidos pela Comissão do Concurso Público todos os recursos interpostos em desacordo com o estabelecido no subitem 7.1. e 7.3. deste Edital.

7.6. Os recursos serão apreciados pela Comissão do Concurso Público e o resultado estará à disposição dos interessados na Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos do CEFET-GO, na Unidade Sede, até o dia 13 de junho de 2008.

8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL.

8.1. Para cada questão da prova objetiva, assinalada de acordo com o gabarito oficial, será atribuído 01 (um) ponto, perfazendo um total máximo de 80 (oitenta) pontos. A pontuação final do candidato será obtida pela soma dos pontos obtidos na prova objetiva.

8.1.1. O candidato que obtiver uma pontuação total inferior a 40,0 (quarenta) pontos na prova objetiva será eliminado do processo seletivo.

8.2. Serão eliminados os candidatos ausentes. Os demais candidatos, os não eliminados, serão ordenados em ordem decrescente em relação à pontuação obtida na prova objetiva.

8.3. Havendo candidatos com o mesmo total de pontos, os critérios para desempate na classificação final serão os seguintes:

8.3.1. Para os candidatos ao cargo de Assistente em Administração:

1) maior número de pontos obtidos nas questões de Língua Portuguesa;

2) maior número de pontos obtidos nas questões de Conhecimentos Gerais;

3) O candidato mais idoso.

8.3.2. Para os candidatos aos demais cargos:

1) maior número de pontos obtidos nas questões de Língua Portuguesa;

2) maior número de pontos obtidos nas questões de Conhecimentos Específicos;

3) O candidato mais idoso.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS.

9.1. O resultado final do Concurso será divulgado no dia 02 de julho de 2008 nas portarias do CEFET-GO e no endereço eletrônico www.cefetgo.br.

9.2. A homologação do resultado final será publicada, por meio de Edital, no Diário Oficial da União, até o dia 04 de julho de 2008, constituindo-se no único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato.

10. DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS.

10.1. O provimento do cargo de Nível Intermediário dar-se-á no Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I e Padrão de Vencimento 01, para todos os cargos (Lei n° 11.091, de 12/01/2005), conforme consta no Anexo I, e com remuneração correspondente definida em Lei, no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei n° 8.112/90).

10.2. O provimento do cargo de Nível Superior dar-se-á no Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I e Padrão de Vencimento 01, para todos os cargos (Lei n° 11.091, de 12/01/2005), conforme consta no Anexo I, e com remuneração correspondente definida em Lei, no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei n° 8.112/90).

10.3. O Regime de Trabalho será de 40 horas semanais.

10.4. O candidato habilitado será nomeado rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerada a vaga existente ou que venha a existir no Quadro de Pessoal Técnico- Administrativo do CEFET-GO, na categoria funcional a que concorreu.

10.5. A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático no cargo para o qual se habilitou, mas apenas a expectativa de nele ser investido. O CEFET­GO reserva-se o direito de chamar os habilitados de acordo com as necessidades da Instituição, observando o prazo de validade do concurso.

10.6. O candidato habilitado que lograr classificação e for convocado para assumir o cargo somente será nomeado se for considerado apto no exame médico realizado pelo Setor de Saúde do CEFET-GO.

10.7. O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dos requisitos relacionados nos itens 1.1.1. e 1.1.2. deste Edital.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

11.1. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

11.2. A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando o CEFET-GO pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

11.3. Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação ou classificação do candidato, valendo para esse fim a publicação em Diário Oficial da União.

11.4. Não poderá haver remoção da unidade de exercício nos primeiros 36 (trinta e seis) meses, contados da data de exercício.

11.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público.

PAULO CÉSAR PEREIRA
Diretor-Geral

ANEXO I AO EDITAL N° 11/2008, DE 14 DE MAIO DE 2008

DESCRIÇÃO DOS CARGOS

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

1. Tratar documentos:

Registrar a entrada e saída de documentos; triar, conferir e distribuir documentos; verificar documentos conforme normas; conferir notas fiscais e faturas de pagamentos; identificar irregularidades nos documentos; conferir cálculos; submeter pareceres para apreciação da chefia; classificar documentos, segundo critérios preestabelecidos; arquivar documentos conforme procedimentos.

2. Preparar relatórios, formulários e planilhas:

Coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; confeccionar organogramas, fluxogramas e cronogramas; efetuar cálculos; elaborar correspondência; dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos.

3. Acompanhar processos administrativos:

Verificar prazos estabelecidos; localizar processos; encaminhar protocolos internos; atualizar cadastro; convalidar publicação de atos; expedir ofícios e memorandos.

4. Atender usuários no local ou à distância:

Fornecer informações; identificar natureza das solicitações dos usuários; atender fornecedores.

5. Dar suporte administrativo e técnico na área de recursos humanos:

Executar procedimentos de recrutamento e seleção; dar suporte administrativo à área de treinamento e desenvolvimento; orientar servidores sobre direitos e deveres; controlar freqüência e deslocamentos dos servidores; atuar na elaboração da folha de pagamento; controlar recepção e distribuição de benefícios; atualizar dados dos servidores.

6. Dar suporte administrativo e técnico na área de materiais, patrimônio e logística:

Controlar material de expediente; levantar a necessidade de material; requisitar materiais; solicitar compra de material; conferir material solicitado; providenciar devolução de material fora de especificação; distribuir material de expediente; controlar expedição de malotes e recebimentos; controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância); pesquisar preços.

7. Dar suporte administrativo e técnico na área orçamentária e fmanceira:

Preparar minutas de contratos e convênios; digitar notas de lançamentos contábeis; efetuar cálculos; emitir cartas convite e editais nos processos de compras e serviços.

Participar da elaboração de projetos referentes a melhoria dos serviços da instituição.

Coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; confeccionar organogramas, fluxogramas e cronogramas; atualizar dados para a elaboração de planos e projetos.

8. Secretariar reuniões e outros eventos:

Redigir documentos utilizando redação oficial.

Digitar documentos.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO - ÁREA

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coletas, análises e registros de materiais e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

Preparar reagentes, peças e outros materiais utilizados em experimentos; proceder a montagem de experimentos reunindo equipamentos e material de consumo para serem utilizados em aulas experimentais e ensaios de pesquisa; fazer coleta de amostras e dados em laboratórios ou em atividades de campo relativas a uma pesquisa;proceder a análise de materiais utilizando métodos físicos, químicos, físico-químicos e bioquímicos para se identificar qualitativo e quantitativamente os componentes desse material, utilizando a metodologia prescrita;proceder a limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios; proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios;responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados;gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo;utilizar recursos de informática;executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Desempenhar atividades técnicas de enfermagem no trabalho, saúde ocupacional e outras relativas a assistência aos servidores e alunos da instituição; organizar ambiente de trabalho; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos de biossegurança.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

1 - Prestar assistência ao paciente - puncionar acesso venoso; aspirar cânula oro-traqueal e de traqueotomia; massagear paciente; trocar curativos; mudar decúbito no leito; proteger proeminências ósseas; aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco; estimular paciente (movimentos ativos e passivos); proceder a inaloterapia; remover o paciente; cuidar de corpo após morte.

2 - Administrar medicação prescrita - verificar medicamentos recebidos; identificar medicação a ser administrada; preparar medicação prescrita; verificar via de administração; preparar paciente para medicação; executar assepsia; acompanhar paciente na ingestão de medicamento; acompanhar tempo de administração de soro e medicação; administrar em separado medicamentos incompatíveis; auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;auxiliar em reanimação de paciente; controlar administração de vacinas.

Promover saúde mental - averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.); atuar em ações preventivas visando minimizar situações de risco; estimular paciente na expressão de sentimentos; conduzir paciente a atividades sociais; proteger paciente durante crises; acionar equipe de segurança.

3 - Trabalhar com biossegurança e segurança - Lavar mãos antes e após cada procedimento; usar equipamento de proteção individual (EPI); precaver-se contra efeitos adversos dos produtos; providenciar limpeza concorrente e terminal; desinfectar aparelhos e materiais; esterilizar instrumental; acondicionar perfurocortante para descarte; descartar material contaminado; tomar vacinas; seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente.

4 - Comunicar-se - orientar familiares e pacientes; conversar com paciente; colher informações sobre e com o paciente; trocar informações técnicas; comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos; ministrar palestras; etiquetar pertences de paciente; registrar administração de medicação; registrar intercorrências e procedimentos realizados; ler registro de procedimentos realizados e intercorrências.

5 - Participar em campanhas de saúde pública; manipular equipamentos; utilizar recursos de informática.

6 - Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

1. Desenvolver sistemas informatizados:

Estudar as regras de negócio inerentes aos objetivos e abrangência de sistema; dimensionar requisitos e funcionalidade de sistema; realizar levantamento de dados; prever taxa de crescimento do sistema; definir alternativas físicas de implantação; especificar a arquitetura do sistema; escolher ferramentas de desenvolvimento; modelar dados; especificar programas; codificar aplicativos; montar protótipo do sistema; testar sistema; definir infra-estrutura de hardware, software e rede; aprovar infra-estrutura de hardware, software e rede; implantar sistemas.

2. Administrar ambientes informatizados:

Monitorar performance do sistema; administrar recursos de rede, ambiente operacional e banco de dados; executar procedimentos para melhoria de performance de sistema; identificar falhas no sistema; corrigir falhas no sistema; controlar acesso aos dados e recursos; administrar perfil de acesso às informações; realizar auditoria de sistema.

3. Prestar suporte técnico ao usuário:

Orientar áreas de apoio; consultar documentação técnica; consultar fontes alternativas de informações; simular problemas em ambiente controlado; acionar suporte de terceiros; instalar e configurar software e hardware.

4. Treinar usuário:

Consultar referências bibliográficas; preparar conteúdo programático, material didático e instrumentos para avaliação de treinamento; determinar recursos áudios-visuais, hardware e software; configurar ambiente de treinamento; ministrar treinamento.

5. Elaborar documentação para ambientes informatizados:

Descrever processos; desenhar diagrama de fluxos de informações; elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos; emitir pareceres técnicos; inventariar software e hardware; documentar estrutura da rede, níveis de serviços, capacidade e performance e soluções disponíveis; divulgar documentação; elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica e especificação técnica.

6. Estabelecer padrões para ambientes informatizados:

Estabelecer padrão de hardware e software; criar normas de segurança; definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços; padronizar nomenclatura; instituir padrão de interface com usuário; divulgar utilização de novos padrões; definir metodologias a serem adotadas; especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional.

7. Coordenar projetos em ambientes informatizados:

Administrar recursos internos e externos; acompanhar execução do projeto; realizar revisões técnicas; avaliar qualidade de produtos gerados; validar produtos junto a usuários em cada etapa.

8. Oferecer soluções para ambientes informatizados:

Propor mudanças de processos e funções; prestar consultoria técnica; identificar necessidade do usuário; avaliar proposta de fornecedores; negociar alternativas de solução com usuário; adequar soluções a necessidade do usuário; negociar com fornecedor; demonstrar alternativas de solução; propor adoção de novos métodos e técnicas; organizar fóruns de discussão.

9. Pesquisar tecnologias em informática:

Pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado; identificar fornecedores; solicitar demonstrações de produto; avaliar novas tecnologias por meio de visitas técnicas; construir plataforma de testes; analisar funcionalidade do produto; comparar alternativas tecnológicas; participar de eventos para qualificação profissional.

10. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

1 - Disponibilizar informação: Localizar e recuperar informações; prestar atendimento personalizado; elaborar estratégias de buscas avançadas; intercambiar informações e documentos; controlar circulação de recursos informacionais; prestar serviços de informação on-line; normalizar trabalhos técnico-científicos.

2 - Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação: Elaborar programas e projetos de ação; implementar atividades cooperativas entre instituições; administrar o compartilhamento de recursos informacionais; desenvolver políticas de informação; projetar unidades, redes e sistemas de informação; automatizar unidades de informação; desenvolver padrões de qualidade gerencial; controlar a execução dos planos de atividades; elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação; controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação e a conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação; avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação; avaliar desempenho de redes e sistema de informação; elaborar relatórios, manuais de serviços e procedimentos; analisar tecnologias de informação e comunicação; administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação; implantar unidades, redes e sistemas de informação.

3 - Tratar tecnicamente recursos informacionais: Registrar, classificar e catalogar recursos informacionais; elaborar linguagens documentárias, resenhas e resumos; desenvolver bases de dados; efetuar manutenção de bases de dados; gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação; gerar fontes de informação; reformatar suportes; migrar dados; desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos.

4 - Desenvolver recursos informacionais: Elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais; selecionar recursos informacionais; armazenar e descartar recursos informacionais; avaliar, conservar, preservar e inventariar acervos; desenvolver interfaces de serviços informatizados; desenvolver bibliotecas virtuais e digitais e planos de conservação preventiva.

5 - Disseminar informação: Disseminar seletivamente a informação; compilar sumários correntes e bibliografia; elaborar clipping de informações, alerta e boletim bibliográfico.

6 - Desenvolver estudos e pesquisas: Coletar informações para memória institucional; elaborar dossiês de informações, pesquisas temáticas, levantamento bibliográfico e trabalhos técnico-científicos; acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos; realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos; coletar e analisar dados estatísticos; desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação; analisar fluxos de informações.

7 - Promover difusão cultural: Promover ação cultural, atividades de fomento à leitura, eventos culturais e atividades para usuários especiais; divulgar informações através de meios de comunicação formais e informática; organizar bibliotecas itinerantes.

8 - Utilizar recursos de informática: Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: PSICÓLOGO-ÁREA

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Avaliar comportamentos individual, grupal e institucional; Analisar, orientar, acompanhar e educar indivíduos, grupos e instituições; coordenar equipes e atividades de área e afins; e realizar tarefas administrativas.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

1 - Triar casos; Entrevistar pessoas; Levantar dados pertinentes; ler processos e prontuários; Observar pessoas e situações; Escutar pessoas ativamente; investigar pessoas, situações e problemas; escolher e aplicar os instrumentos de avaliação; sistematizar informações.

2 - oferecer suporte emocional;interpretar e elucidar conflitos e questões; promover desenvolvimento das relações interpessoais;propor alternativas de soluções de problemas; aconselhar pessoas, grupos e famílias;orientar grupos profissionais;orientar sobre plano de carreira;orientar sobre programas de saúde pública; orientar as implementação de programas de prevenção na saúde pública

3 - Acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização; visitar domicílios; acompanhar visitas multidisciplinares; confeccionar manuais educativos; desenvolver processos de recrutamento e seleção; desenvolver cursos para profissionais de outras áreas; desenvolver projetos educativos.

4 - Planejar as atividades de equipe; programar atividades gerais e de equipe; trabalhar dinâmica de equipe; preparar e coordenar reuniões.

5 - Redigir pareceres; redigir relatórios; agendar atendimentos; receber pessoas; organizar prontuários; redigir ofícios, memorandos, despachos;

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ODONTÓLOGO

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento; realizar auditorias e perícias odontológicas; administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

1 - Executar tratamento odontológico de pacientes - paramentar paciente e equipe odontológica; realizar radiografias; minimizar dor do paciente; aplicar anestesia; extrair dentes; tratar alterações de tecidos da boca; tratar doenças gengivais (tratamento periodontal); Tratar canal (tratamento endodôntico); restaurar dentes; realizar tratamentos de reabilitação oral; Aplicar medidas de prevenção das doenças bucais; prescrever medidas pré e pós atendimento; medicar pacientes; emitir laudos técnicos e atestados; registrar procedimentos executados na ficha clínica; exercer odontologia legal.

2 - Diagnosticar pacientes - Analisar documentação; interpretar exames; Trocar informações sobre quadro clínico, diagnóstico, prognóstico, tratamento com outros profissionais; estabelecer, prever e informar diagnóstico e prognóstico.

3 - Avaliar pacientes - Fazer anamnese; solicitar,realizar e avaliar exames complementares; registrar situação odontológica do paciente; fazer exame clínico; encaminhar pacientes para tratamento médico, outras especialidades e áreas afins.

4 - Atuar na rede pública - Planejar e coordenar ações odontológicas; dar apoio técnico às ações odontológicas; acompanhar ações de órgãos públicos na área de saúde bucal.

5 - Orientar pacientes - Orientar sobre técnicas de higiene bucal; orientar sobre hábitos nocivos à saúde bucal; Orientar sobre hábitos alimentares e dieta cariogência; Esclarecer ao paciente sobre co-responsabilidade no sucesso do tratamento; indicar recomendações pré e pós operatórias; programar visitas periódicas de retorno.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

1 - Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino aprendizagem, traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional, para proporcionar educação integral aos alunos.

2 - Elaborar projetos de extensão.

3 - Realizar trabalhos estatísticos específicos.

4 - Elaborar apostilas.

5 - Orientar pesquisas acadêmicas.

6 - Orientar pesquisas acadêmicas.

7 - Utilizar recursos de informática.

8 - Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

ANEXO II AO EDITAL N° 011/2008, DE 14 DE MAIO DE 2008

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA OBJETIVA

1. CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS

1.1. LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de textos (Narrativos, descritivos dissertativos, jornalísticos, não verbal); Significação das palavras (homonímia, polissemia, sinonímia, antônimos, parônimos); Frase e estrutura frasal; Tipos de discurso; Acentuação gráfica; Pontuação gráfica; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal.

1.2. FUNDAMENTOS LEGAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Administração pública direta e indireta; Poderes da União; Princípios de legalidade, impessoalidade e Moralidade; Cargos, empregos e funções públicas; Regime Jurídico Único do servidor público na Constituição Federal (Lei 8.112/90); Crimes próprios do servidor público; Constituição Federativa da República Brasileira Art. 37; Lei 11.091 de 12/01/2005. (já com o texto retificado).

1.3. INFORMÁTICA

Noções de Informática: Conceitos e fundamentos básicos de Hardware e Software. MICROSOFT WINDOWS (98, 2000, NT, XP): Conceitos e uso de ferramentas, configuração, propriedades do sistema, Windows Explorer; Gerenciamento de usuários; Gerenciamento de arquivos; MICROSOFT WORD: Criação, edição, formatação, visualização, impressão de documentos; MICROSOFT EXCEL: Princípios básicos de criação, edição, formatação, visualização, impressão e manutenção de planilhas, Inserção de fórmulas e geração de gráficos; INTERNET: Conceitos básicos, configuração e uso do navegador. Correio Eletrônico.

2. CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA CADA CARGO

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Estruturas de dados: listas; pilhas; filas; árvores; grafos; métodos de acesso; arquivos; classificação de dados. Linguagens de programação: conceitos; programação estruturada e orientada a objetos, Delphi, PHP. Sistemas operacionais: conceitos; funções e objetivos. Sistema Operacional Linux: Distribuições RedHat, Suse, Debian, MS-WINDOWS: comandos; gerenciamento de processos; gerenciamento de memória; sistemas de arquivos. Engenharia de Software: conceitos, fundamentos; processo de desenvolvimento; gerenciamento de projetos; UML. Sistemas de Informação: conceitos básicos. Sistemas de Processamento de Transações, Sistemas de Informações Gerenciais e Sistemas de Apoio a Decisão; Metodologia orientada a objetos: análise de requisitos; diagrama de caso de usos; diagrama de classes; diagrama de objetos; diagrama de estados; diagrama de interação; diagrama de seqüência; diagrama de colaboração; projeto de sistemas; documentação de sistemas; ferramentas CASE; prototipação; teste e manutenção de sistemas; qualidade do software. Desenvolvimento de sistemas para Web: HTML, XML, CGI. Modelagem de dados: conceitos; levantamento e análise de dados; modelo de entidade-relacionamento. Banco de dados: conceitos; sistemas gerenciadores de banco de dados; replicação; segurança; auditoria; projeto de banco de dados; banco de dados relacional: álgebra relacional, linguagem SQL; banco de dados orientado a objetos; banco de dados distribuídos. Banco de Dados MySQL: estrutura, conceitos, administração. Redes de Computadores: conceitos, padrões; protocolos; arquiteturas; comunicação de dados; topologia e elementos de redes; segurança; firewall; proxies; gerenciamento de redes; LANs, MANs e WANs; internet; intranet; Apache, Samba, Qmail, Squid;

BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA

NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:Ciência da Informação: Contexto na Sociedade Atual; Informação: Conceitos e Tipologias; Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: Conceitos Básicos; Documentação E Ciência Da Informação: Histórico E Conceituação. FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO. BIBLIOTECAS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS. Conceitos E Funções; Organização E Administração; Automação; Atendimento Ao Público; Marketing Em Unidades De Informação; Leitura Na Biblioteca. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO. PROCESSOS TÉCNICOS. Catalogação; Classificação Decimal De Dewey 20.Ed.; Indexação. USUÁRIO DE BIBLIOTECA: CONCEITO. Estudo De Usuários; Atendimento; Orientação À Pesquisa: Levantamento Bibliográfico, Base De Dados, Periódicos Capes. PESQUISA: CONCEITOS. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. Normas De Documentação: Referência, Trabalhos Acadêmicos, Relatórios, Livros, Citações Etc. SERVIÇOS DE REFERÊNCIA. Conceitos; Entrevista; Base de Dados; Periódicos Capes. FONTES DE INFORMAÇÃO GERAIS E ESPECIALIZADAS. BIBLIOTECÁRIO: LEGISLAÇÃO, CÓDIGO DE ÉTICA, FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. CRITÉRIOS DO MEC PARA RECONHECIMENTO DE CURSOS: BIBLIOTECA

PSICÓLOGO-ÁREA

PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL: Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações. Análise e desenvolvimento organizacional. Cultura organizacional: paradigmas, conceitos, elementos e dinâmica. Poder nas organizações. Clima organizacional: evolução conceitual, componentes e estratégias de gestão. Motivação, satisfação e comprometimento. Liderança nas organizações. Equipes de trabalho e desempenho organizacional. Segurança no trabalho e saúde ocupacional. Recrutamento, seleção de pessoal e desligamento. Treinamento e desenvolvimento de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento e avaliação. Avaliação de desempenho. Metodologia de Pesquisa e intervenção nas organizações: planejamento, instrumentos e análise de resultados. Papel do psicólogo e implicações éticas. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: Desenvolvimento da Psicologia Escolar no Brasil: origens, atualidades e perspectivas. Psicólogo escolar: função preventiva da atuação do psicólogo escolar; competências e habilidades para o trabalho na escola e na comunidade, numa perspectiva intra e interdisciplinar. Políticas públicas em educação e a Psicologia Escolar. Motivação da aprendizagem: conhecimento e implementação de sistemas motivacionais adequados que incluam a participação direta do professor/aluno e demais integrantes do sistema educacional. Estratégias de aprendizagem: conhecimento sobre o conceito e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem com alunos/ professores/ família, de modo a favorecer o processo de aprendizagem. Aspectos Afetivos, Cognitivos e Sociais Envolvidos no Processo de Ensino-Aprendizagem. Necessidades especiais na aprendizagem: caracterização e orientação da pessoa com deficiência. Orientação profissional e vocacional: aplicação de testes de sondagem de aptidões e outros meios, que contribuam para uma melhor integração do indivíduo no mundo do trabalho e sua conseqüente auto-realização. Pesquisa psico­educacional: planejamento e execução de pesquisas relacionas à compreensão do processo ensino-aprendizagem e conhecimento das características psicossociais da clientela (professor, aluno, diretor e técnicos). Construção de projetos pedagógicos da escola: planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais. Avaliação educacional: análise dos planos e práticas educacionais, com a sugestão de prevenção e a reabilitação de problemas psico­educacionais. Interação Escola/Família/Comunidade: supervisão, orientação e execução de trabalhos na área da psicologia educacional em ambientes acadêmicos e fora da escola, atuando em situações de ensino formal e informal; atuação preventiva quanto às questões de sexualidade, violência e a problemática das drogas. Formação de Professores: o psicólogo escolar como mediador de aprendizagens necessárias ao professor, visando a apropriação dos conhecimentos produzidos cientificamente pelas várias áreas da Psicologia.

ODONTÓLOGO

ANATOMIA BUCODENTAL. SAÚDE COLETIVA EM ODONTOLOGIA: Análise da magnitude dos problemas odontológicos em nossa sociedade e suas interações econômicas e políticas; História natural das doenças bucais; Epidemiologia aplicada a odontologia; Educação em saúde bucal. CARDIOLOGIA: Etiologia da doença cárie; Patologia, diagnóstico e tratamento; Prevenção; Uso do flúor no controle da cárie; Aspectos toxicológicos do flúor. BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA. Normas de biossegurança na clínica odontológica; Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na clinica odontológica; Controle de infecções na prática odontológica; Riscos e conduta após acidentes ocupacionais. DENTÍSTICA: Técnicas restauradoras diretas; Materiais restauradores diretos: resina composta e amálgama; Proteção do complexo dentino - pulpar; Materiais restauradores preventivos; Técnicas restauradoras minimamente invasivas (art - tratamento restaurador atraumático). FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA APLICADA EM ODONTOLOGIA. PERIODONTIA: Anatomia do periodonto; Etiologia; Doença periodontal; Diagnóstico e tratamento. CIRURGIAS EM ODONTOLOGIA: princípios, indicações, contra-indicações, técnicas operatórias, tratamento de acidentes e complicações. ENDODONTIA: diagnóstico e tratamento das pulpopatias e periapicopatias. ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA BUCAL: diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças bucais. URGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS. RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. ANESTESIOLOGIA. CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO.

CONTADOR

Contabilidade Geral: Contabilidade: conceito, aplicação, finalidades, usuários; Patrimônio: conceito, ativo e passivo, situação líquida, fatos contábeis; Contas e Planos de Contas: estrutura, função e funcionamento; Escrituração: métodos e processos, livros e sistemas de contabilidade; Operações comerciais: Inventários, Custo das mercadorias vendidas, operações que alteram compras e vendas, contabilização; Princípios Contábeis; Estruturação das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração da Mutação Patrimonial, Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos; Notas Explicativas. Contabilidade Pública e Orçamento: Administração pública.: Noções Gerais; Orçamento público: Princípios orçamentários. receita e despesa pública; Licitações e Contratos; Contabilidade pública: Definições e particularidades; Contas: Conceito, classificação, função da contas e o plano de contas; Regimes Contábeis; Balanços Públicos; Composição e conteúdo; Balanço Financeiro; Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário e Demonstração das Variações Patrimoniais; Processo de Prestação de Contas; Procedimentos e normas; Controle Interno e Controle Externo. Contabilidade de Custos: Sistemas de custeamento; Terminologia. Custeio por absorção; Custos diretos e indiretos; Rateio; Departamentalização; Produção por ordem; Produção contínua; Custeio direto ou variável; Custos fixos e variáveis; Margem de contribuição; Ponto de equilíbrio; Margem de segurança; Margem de lucratividade; Custo padrão; Variação de quantidade; Variação de preço; Variação mista. Auditoria: Auditoria: Conceito, princípios e normas; Auditoria Interna e Independente; Avaliação do Controle Interno; Processo de Auditoria; Planejamento, Execução e Relatório; Programas e procedimentos de Auditoria: testes, amostragem, evidenciação, papéis de trabalho; Auditoria das Demonstrações Contábeis: Auditoria do Ativo, do Passivo, do Patrimônio Líquido, auditoria de receitas e despesas; Pareceres de Auditoria. Análise das demonstrações contábeis: Instrumento básico de análise: Principais indicadores e quocientes, tipos de análise; Análise econômico-financeira; Liquidez, Rentabilidade, Endividamento. Alavancagem financeira; Análise do fluxo de caixa e fluxo de recursos: Análise da gestão de caixa, análise da gestão do lucro.

ASSISTENTE SOCIAL

Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social; Trabalho, relações sociais de produção e Serviço Social como especialização do trabalho coletivo; Projeto ético- político profissional do Serviço Social; Crise contemporânea, questão social e Serviço Social; Necessidades Humanas; Movimentos Sociais e populares; Gestão, financiamento, avaliação e controle social de políticas públicas; Políticas da seguridade social brasileira; Regulamentação das políticas sociais públicas; Relação e papel da esfera pública e privada.

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Noções de Administração Geral: Administração: conceitos e objetivos; níveis hierárquicos e competências gerenciais; Noções de Planejamento, organização, Direção e Controle; Noções de documentação: conceito, importância, natureza, finalidade, características, fases do processo de documentação e classificação. Noções de arquivo: conceito, tipos, importância, organização, conservação e proteção de documentos. Noções de Gestão de Pessoas: conceito; objetivos; recrutamento; seleção; treinamento. Noções de Administração de Materiais: conceitos. Noções fundamentais de compras; licitação no serviço público: conceito; finalidade; princípios; modalidades; cadastro de fornecedores; noções básicas de almoxarifado e recebimento de materiais. Noções de Administração Orçamentária e Financeira: orçamento público: conceitos; princípios; liquidação; empenho. Noções de legislação trabalhista: contrato individual do trabalho e organização sindical. Espécies de atos administrativos: atos normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos. Regime jurídico dos servidores da União: Noções sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. Noções gerais de previdência social. Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes. Windows e Linux. Conhecimentos básicos de edição de textos (MS WORD).Navegadores de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox). Ferramentas de busca e pesquisa na Internet (GOOGLE). Hardware e periféricos.

MÉDICO - ÁREA

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrintestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitarias, diarréia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. Doenças reumáticas: Artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. Infecção pelo vírus HIV. Doenças auto-imunes. Suporte nutricional. Choque.

ADMINISTRADOR

As Teorias da Administração; Da Administração Científica à Teoria Contingencial; Caos e Complexidade nas Organizações; Modelos de Gestão; O Processo Administrativo; Metodologias de Mudança Organizacional; Planejamento Estratégico; Balanced Scorecard (BSC); Ética e Responsabilidade Social; Lei 8112; Lei 8666; A Nova Gestão Pública

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Técnicas de Ensino: meios de ensinar e aprender; Disciplina e lazer na Escola; A necessidade de uma ação integrada na escola para uma educação significativa; O Projeto Político Pedagógico - Por quê? Avaliação como processo de promoção; Metodologia - as questões dos projetos juvenis, a interdisciplinaridade, a contextualização e as técnicas de ensino. Desafios educativos da realidade sociopolítica brasileira de hoje. Contrato didático: compromisso que garante sucesso. O aluno errou nada mau. A avaliação e a nova lei de DIRETRIZES E BASES da educação. Uma postura mediadora diante dos testes em educação. A noção de competência na Reforma da Educação Profissional de Nível Técnico no Brasil. A Noção de Competência como ordenadora das relações de trabalho. A Noção de Competência como coordenadora das relações educativas: conclusões. Os métodos de ensino. O processo de ensino e o estudo ativo. O social sob o ponto de vista autopoiético. O humano e a biologia do amor e da soliedariedade. O coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. O coordenador Pedagógico e o entendimento da instituição. Ética.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Implantação do canteiro de obras; Fundações; Alvenaria; Estrutura; Impermeabilização; Telhado; Revestimento;Pavimentação; Pintura; Planimetria; Altimetria; Locação e nivelamento de obras; Memorial descritivo; Especificações; Caderno de encargos; Orçamento (estimativo, resumido, detalhado e analítico); Cronograma Físico-Financeiro.

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Tecnologia dos Materiais: Materiais de construção mecânica: Propriedades físicas e mecânicas dos materiais; Produtos siderúrgicos; Aços, Fabricação, Classificação, Tipos usuais; Ferros fundidos, Processos de obtenção; Materiais ferrosos, Não ferrosos, Não metálicos. Tratamentos térmicos e termoquímicos dos aços: Recozimento, Normalização, Têmpera, Têmpera superficial, Cementação, Nitretação, Cianetação, Boretação. Fundição: Fenômenos que ocorrem durante a solidificação dos metais; Moldagem em casca (Shell molding), Moldagem por cera perdida (Investment casting, Moldagem em molde cheio);Fundição sob pressão, Fundição por centrifugação. Processos de conformação mecânica: Laminação, Forjamento, Estampagem, Corte e Dobra de chapas, Repuxamento, Extrusão. Metrologia: Sistemas de medidas: Sistema Internacional, Sistema Inglês, conversão de unidades; Instrumentos de medição linear, Paquímetros, Micrometros; Instrumentos de medição angular, goniômetros; Instrumentos de verificação, Relógio comparador, calibradores; Sistema de ajuste ISO. Produção Mecânica: Processos de usinagem: Furação, Torneamento, Fresamento, Mandrilhamento, Retificação; Velocidade de corte, avanço, profundidade; Torneamento: Tipos de tornos, Operações básicas, Tipos de ferramentas; Limpeza e Conservação; Fresamento: Fresadora Universal, Nomenclatura Tipos de Fresadoras, Operações Básicas, Acessórios das Fresadoras, Limpeza e Conservação; Comando Numérico Computadorizado: Conceitos básicos, Vantagens do Comando Numérico e aplicações. Tecnologia da soldagem: Definição, Histórico, Classificação; Características do arco elétrico, Tipos de juntas, Posições de soldagem; Normas de segurança e equipamentos de proteção; Soldagem por eletrodo revestido, MIG/MAG, Arame Tubular, TIG, arco submerso; Controle de qualidade da solda. Resistência dos Materiais: Reações e tipos de apoio e suas solicitações;Forças externas e internas, Tensão, deformação, módulo de elasti cidade Tração, Compressão; Diagrama tensão x deformação; Dimensionamento - tensão admissível, coeficiente de segurança, limite de resistência; Cisalhamento, Flexão, Torção. Elementos de máquinas: Uniões permanentes: Rebites e soldas, Dimensionamento; Uniões desmontáveis: Parafusos, Dimensionamento; Chavetas, Molas, Acoplamentos, Mancais de rolamento: Dimensionamento. Transmissão de Movimentos: Transmissão por correias trapezoidais, correias sincronizadas; Transmissão por engrenagens cilíndricas, helicoidais, cônicas, por corrente de rolos e por parafuso sem-fim. Hidráulica e Pneumática: Geração de Ar Comprimido; Sistemas de Geração de Ar comprimido, Redes de Distribuição de Ar. Unidades de Condicionamentos; Válvulas Direcionais: Identificação e Aplicações, Simbologia; Circuitos pneumáticos e eletropneumáticos Básicos: Análise de circuitos diretos e indiretos; Sistemas de geração Hidráulicos: Reservatórios, Bombas, simbologia. Circuitos Hidráulicos Básicos; Análise de circuitos. Instalações Industriais: Compressores de ar comprimidos: compressores dinâmicos e de deslocamento positivo; Geradores de Vapor: tipos de caldeiras: Classificação. Manutenção Industrial: Classificação: Manutenção Preventiva, Manutenção Corretiva, Manutenção Preditiva; Ensaios mecânicos não destrutivos: Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas; Falhas de componentes Mecânicos: Análise de falha dos elementos mecânicos, Falha por fadiga, Falha por deficiência de lubrificação, Falha na utilização dos equipamentos, Falha na adequação do equipamento. Lubrificação e lubrificantes; Óleos lubrificantes, Propriedades dos óleos lubrificantes, Graxas, Tipos de graxas, Propriedades das graxas, Aditivos.

TÉCNICO EM QUÍMICA:

Normas de Segurança, Boas Práticas em um laboratório químico, conhecimento dos riscos fisicos, químicos e biológicos; Aparelhagem comum e técnicas de laboratório; Balanças: balança analítica, uso e proteção da balança analítica, erros na pesagem; Vidraria aferida: identificação, uso e limpeza de vidraria aferida usada nas diversas operações em um laboratório; Identificação, uso e calibração de aparelhagem graduada; Aparelhagem em geral: identificação e usos de aparelhagens e utensílios de vidro, cerâmica, metal, plástico, aparelhagens de aquecimento; Manuseio e pesagem de substâncias; Dissolução de amostras; Técnicas de separação: filtração decantação, centrifugação, extração com solvente, cristalização, precipitação, destilação, secagem; Análise química: definição, análise química qualitativa e quantitativa, etapas de uma análise química, escolha do método de análise de uma amostra, aplicações; Estatística. limitações dos métodos analíticos, tipos de erros, precisão, exatidão, algarismos significativos, média e desvio padrão.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA:

Organização de Computadores: Tecnologias de interconexão, memória, microprocessadores e entrada e saída; Visão geral dos componentes fisicos dos microcomputadores; Montagem, instalação e configuração de microcomputadores; Especificação e instalação de softwares e equipamentos de informática; Manutenção de equipamentos de informática. manutenção preventiva e conetiva; Instalação e configuração de sistemas operacionais baseados em plataforma Windows e Linux; Redes de Computadores: Arquitetura TCP/IP; Topologias de redes locais e padrões de comunicação de redes ethernet; Especificação de equipamentos de redes; Segurança em redes de computadores; Gerência e administração de redes de computadores; Padrões para redes sem fio.