EAFSI - Agrotécnica Federal Federal de Santa Inês - BA

Notícia:   5 vagas para professor na Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês - BA

EAFSI - AGROTÉCNICA FEDERAL FEDERAL DE SANTA INÊS

ESTADO DA BAHIA

EDITAL N° 40, DE 30 DE OUTUBRO DE 2007

De ordem do DIRETOR GERAL DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SANTA INÊS - BA, disposta na Portaria n° 192, de 24/10/2007, publicada no BSI n° 10, de 31/10/2007, da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês - BA, Portaria n° 381, de 16/12/2005 do MPOG, publicada no DOU de 19 subseqüente, alterada pela Portaria n° 398, de 26/12/2005 do MPOG, publicada no DOU de 27 subseqüente, Portaria n° 184, de 18/06/2007 do MPOG, publicada no DOU de 19 subseqüente, a Portaria n° 589, de 21/06/2007 do MEC, publicada no DOU, de 22 subseqüente e ainda a Portaria n° 450 de 06/11/2002 do MPOG, publicada no DOU de 07 subseqüente, a Comissão Encarregada do Planejamento, Coordenação, Supervisão e Execução de todas as atividades referentes ao Concurso Público a que se refere a Portaria n° 192, torna pública A ABERTURA DE INSCRIÇÕES para O CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, destinado ao provimento de cargos para a categoria funcional de Professor de Ensino de 1° e 2° Graus, Classe C, nível 001, regidos pela Lei n° 8.112, de 11/12/1990, publicada no DOU de 12 subseqüente e suas alterações, para o quadro de pessoal da ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SANTA INÊS - BA, sob o regime de 40 horas semanais.

1- DA ESPECIFICAÇÃO

Serão oferecidas, para provimento em 2008, as vagas discriminadas, conforme abaixo, destinadas a docentes para lecionar no Ensino Médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

CÓDIGO - A1 Informática Formação Mínima

Análise de Sistemas; Bacharelado em Processamento de Dados; Administração com Processamento de Dados; Tecnologia em Informática; Tecnologia em Processamento de Dados; Ciências da Computação; Engenharia da Computação; Sistemas de Informação; Tecnologia da Informação.

Quantidade de Vagas: 01

CÓDIGO - A2 Letras Formação Mínima

Licenciatura em Letras Vernáculas; Bacharelado em Letras Vernáculas; Letras com Habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa.

Quantidade de Vagas: 01

CÓDIGO - A3 Matemática Formação Mínima

Licenciatura plena em Matemática; Bacharelado em Matemática; Licenciatura em Matemática com enfoque em informática; Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática.

Quantidade de Vagas: 01

CÓDIGO - A4 Zootecnia Formação Mínima

Graduação em Zootecnia; Medicina Veterinária; Licenciatura em Ciências Agrícolas e Licenciatura em Ciências Agrárias.

Quantidade de Vagas: 01

CÓDIGO - A5 História Formação Mínima

Licenciatura Plena em História; Licenciatura em História; Bacharelado em História.

Quantidade de Vagas: 01

2- DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

2.1 - A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e Anexos das quais o (a) candidato (a) não poderá alegar desconhecimento.

2.2 - O período de inscrição será de 26 de novembro a 26 de dezembro de 2007, (exceto sábado, domingo e feriados), no horário das 08h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, na Coordenação Geral de Recursos Humanos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, situada na BR 420, Km 2,5 da Rodovia Santa Inês - Ubaíra, CEP: 45.320-000, Zona Rural, Santa Inês/BA.Telefone para contato (73) 3536-1210 ramais 13 ou 18.

2.3 - Serão aceitas as seguintes modalidades de inscrição:

a) Presencial;

b) Por Procuração;

c) Via Correios.

2.4 - No ato de inscrição, o (a) candidato (a) deverá apresentar obrigatoriamente o recibo de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 41,00 (Quarenta e um reais).

2.5 - O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado via GRU Simples (Guia de Recolhimento da União), devendo o (a) candidato (a) acessar os sites www.tesouro.fazenda.gov.br/siafi/index_GRU.asp, no link impressão de GRU ou www.eafsi.gov.br, no link GRU, informando os seguintes dados abaixo, para gerar o Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento:

a) (UG)153240; (Gestão) 26346; Nome da Unidade (Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês); (Código de Recolhimento) 28883 - 7; (Competência) 12/2007; (vencimento) 26/12/2007;

b) Nome do candidato (a);

c) CPF do (a) Candidato (a);

d) Valor conforme item 2.4.

2.6 - O (A) candidato (a) preencherá e assinará a ficha de inscrição que não poderá ter rasuras ou entrelinhas, e a anexará, no ato, fotocópias dos seus documentos abaixo relacionados:

a) Fotocópia autenticada do diploma de curso da graduação ou certificado de conclusão deste, na área do Concurso, com o respectivo histórico escolar, caso seja exigida graduação específica;

b) Fotocópia autenticada do diploma de curso de especialização, ou certificado de conclusão deste, na área do Concurso ou em área correlata, com o respectivo histórico escolar;

c) Fotocópia autenticada do diploma do curso de mestrado ou certificado de conclusão deste com defesa da dissertação, do histórico escolar correspondente, da folha de rosto, do índice e do resumo da dissertação de mestrado, na área do Concurso ou em área correlata;

d) Fotocópia autenticada do diploma do curso de doutorado ou certificado de conclusão deste com defesa da tese, do histórico escolar correspondente, da folha de rosto, do índice e do resumo da tese de doutorado, na área do Concurso ou em área correlata;

e) Fotocópia autenticada da carteira de identidade;

f) Fotocópia autenticada do título de eleitor com comprovante atualizado de votação;

g) Fotocópia autenticada do Certificado de Identificação do Contribuinte - CIC (CPF/MF);

h) Prova de quitação com o serviço militar, para o sexo masculino;

i) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor correspondente ao item 2.4.

j) A documentação constante nas alíneas "b", "c" e "d", quando se destinarem a Prova de Títulos, deverão obedecer ao item 5 deste Edital.

2.6.1 - As fotocópias deverão estar autenticadas em Cartório ou pela Coordenação Geral de Recursos Humanos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, mediante comparação das cópias aos respectivos originais ali apresentados.

2.6.2 - Os títulos acadêmicos obtidos no exterior deverão estar validados no Brasil, conforme legislação em vigor (Resolução Nº. 01/2002 do Conselho Nacional de Educação, observando o disposto na Resolução Nº. 01/2001 do mesmo Conselho e o art. 48 da Lei 9.394/96).

2.7 - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

2.8 - No ato da inscrição, o (a) candidato (a) receberá a relação dos pontos a serem sorteados para as Provas Escritas de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS e CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS, bem como para a Prova de DESEMPENHO DIDÁTICO.

2.9- Será admitida a inscrição por terceiros, mediante a entrega da procuração pública do (a) interessado (a), acompanhada do comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, bem como de cópia legível dos documentos do (a) candidato (a) relacionados no item 2.6.

2.10 - O (A) candidato (a) inscrito (a) por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros, de seu representante, no preenchimento do formulário de pedido de inscrição.

2.10.1 - A inscrição por procuração somente será validada após apresentação da documentação, conforme explicitado nos itens 2.6 e 2.6.1 deste Edital.

2.11 - Para inscrições via correios, o (a) candidato (a) deverá imprimir a ficha de inscrição no site da EAFSI (www.eafsi.gov.br), preenchê-la e enviá-la, via SEDEX, juntamente com o comprovante original da taxa de inscrição e a documentação autenticada, conforme explicitado no item 2.6 e 2.6.1, para o seguinte endereço: Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, BR 420, Km 2,5 da Rodovia Santa Inês - Ubaíra, CEP: 45.320 - 000, Zona Rural, Santa Inês/BA. Deve-se observar que a postagem não poderá exceder a data de 26 de dezembro de 2007.

3- AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 - Aos Portadores de Necessidades Especiais é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público (Art. 40 do Decreto Federal Nº. 3.298/99), para a área cujas atividades sejam compatíveis com a sua deficiência, devendo o (a) candidato (a), no ato da inscrição, especificar a deficiência e anexar laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência à Classificação Internacional de Doenças - CID.

3.2 - Os (As) Candidatos (as) portadores de deficiência física deverão submeter-se, quando convocados, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão conclusiva sobre o grau de deficiência que o (a) capacite para o exercício do cargo.

3.3 - Se a deficiência for considerada incompatível com as atribuições do cargo, o (a) candidato (a) terá seu nome excluído das listas de classificação em que figurar.

3.4 - O (A) candidato (a) portador (a) de deficiência, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização das provas, deverá solicitá-la por escrito, no ato da inscrição, indicando claramente, no formulário, próprio quais os recursos especiais necessários.

3.5 - O (A) candidato (a) portador (a) de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo no ato da inscrição, anexando ao requerimento parecer emitido por especialista da área de sua deficiência (Art. 40, § 2° do Decreto Federal Nº. 3.298/99).

3.6 - O (A) candidato (a) Portador (a) de Necessidades Especiais, resguardadas as condições especiais previstas neste Edital participará do Concurso em igualdade de condições com os (as) demais candidatos (as) no que concerne:

I. Ao conteúdo das provas;

II. À avaliação e aos critérios de aprovação;

III. Ao horário e ao local de realização das provas;

IV. À nota mínima exigida para todos os (as) demais candidatos (as) (Art. 41 do Decreto Federal N°. 3.298/99).

3.7 - A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um (a) acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança, durante o período de realização das provas.

3.8 - O (A) candidato (a) que apresentar qualquer doença infecto-contagiosa, nos dias que antecedem a realização das provas e necessitar, também, de tratamento diferenciado, deverá oficializar essa necessidade com a antecedência mínima de 48 horas e, em casos emergenciais, com a maior antecedência possível.

3.9 - As condições especiais somente serão oferecidas no local onde estarão sendo efetuadas as Provas.

4- DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1 - O Concurso constará das seguintes modalidades de Provas:

a) Escrita de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Educacionais;

b) De Desempenho Didático;

c) De Títulos.

4.2 - As provas relacionadas nas alíneas "a" e "b" do item 4.1 serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos cada. A Prova de títulos, alínea "c", será avaliada conforme disposto no item 5, deste Edital.

4.3 - Para continuidade no Concurso, o (a) candidato (a) deverá obter no mínimo 60 (sessenta) pontos em cada uma das provas de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Educacionais.

4.4 - A realização das provas escritas de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Educacionais será no dia 15 de fevereiro de 2008 (sexta-feira), das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, respectivamente: na Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA.

4.5 - O (A) candidato (a) deverá comparecer ao local de realização das provas escritas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do início do horário previsto neste Edital, munido (a) do seu comprovante de inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta.

4.6 - Cada uma das provas escritas de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Educacionais constará de uma dissertação com no mínimo 50 (cinqüenta) e no máximo 80 (oitenta) linhas, com duração de 04 (quatro) horas para cada prova.

4.7 - Na folha de resposta constará o número do CPF do (a) candidato (a), área objeto do Concurso, local e data da realização das provas.

4.8 - O (a) candidato (a) deverá verificar se os dados constantes na folha de resposta estão corretos e se contiver algum erro, comunicar o fato imediatamente ao fiscal.

4.9 - Na folha de resposta o candidato (a) deverá escrever exclusivamente com caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

4.10 - A folha de resposta, para as provas escritas de Conhecimentos Educacionais e Conhecimentos Específicos, não poderá ser rasurada, dobrada, amassada ou danificada e em hipótese alguma será substituída.

4.11 - A relação dos (as) candidatos (as) classificados (as) nas Provas de Conhecimentos Específicos e de Conhecimentos Educacionais será divulgada no Diário Oficial da União, no site oficial da Escola (www.eafsi.gov.br) e no local de realização do Concurso.

4.12 - A prova de Desempenho Didático terá pontuação mínima para habilitação de 60 (sessenta) pontos e será realizada na Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, nos dias de 01 e 02 de março de 2008. O referido período relativo à prova de Desempenho Didático poderá ser prorrogado, em função da quantidade de candidatos (as) habilitados (as) nas Provas de Conhecimentos Específicos e de Conhecimentos Educacionais. Caso seja prorrogado, o novo período será divulgado através do Diário Oficial da União e do site oficial da escola (www.eafsi.gov.br).

4.13 - A ordem do sorteio das apresentações para a Prova de Desempenho Didático ocorrerá no dia 29 de fevereiro de 2008, às 07h30min, na Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, devendo, todos (as) os (as) candidatos (as), comparecerem no horário e local assim estabelecido.

4.13.1 - O ponto sorteado para a Prova de Conhecimentos Específicos não fará parte dos pontos para o sorteio da Prova de Desempenho Didático.

4.14 - O sorteio do ponto para a Prova de Desempenho Didático ocorrerá com antecedência de 24 horas da sua realização.

4.15 - Os recursos audiovisuais que venham a ser utilizados pelo (a) candidato (a) na Prova de Desempenho Didático deverão ser por ele (a) providenciados, sob a sua total responsabilidade.

4.16 - Para a realização da Prova de Desempenho Didático, o (a) candidato (a) entregará 04 (quatro) cópias do seu Plano de Aula à Banca Avaliadora, no início da apresentação de sua aula, que valerá até 20 (vinte) pontos e ministrará aula de 50 (cinqüenta) minutos, em nível Médio, com base no ponto sorteado, que valerá até 80 (oitenta) pontos. Ao final da apresentação o (a) candidato (a) deverá permanecer 10 (dez) minutos, no máximo, ao dispor da Banca Avaliadora, a fim de prestar os esclarecimentos que lhe forem solicitados, tempo este não contabilizado no limite de cinqüenta minutos da aula.

5- DA PROVA DE TÍTULOS

5.1 - Todos os Títulos deverão ser entregues no ato da inscrição, em envelope lacrado, identificado com o número do Certificado de Identificação do Contribuinte - CIC (CPF/MF) do (a) candidato (a) constando à relação dos mesmos.

5.2 - A Prova de Títulos será avaliada de acordo com os critérios e pontuações do barema abaixo relacionados:

BAREMA

TITULAÇÃO ACADÊMICA (PESO 50) (MÁXIMO 100 PONTOS)

VALOR

Título de Aperfeiçoamento na área do Concurso ou em área correlata, com carga horária igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas.

10

Título de Especialização na área do Concurso ou em área correlata, com duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas.

20

Título de Mestre na área do Concurso ou em área correlata, expedido por Instituição credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação ou convalidado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

40

Título de Doutor na área do Concurso ou em área correlata, expedido por Instituição credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação ou convalidado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

60

ATIVIDADES DOCENTES / PROFISSIONAIS (PESO 50) (MÁXIMO 100 PONTOS)

VALOR

Ø a) Experiência de Ensino (máximo 60 pontos) - 10 pontos por ano completo

60

b) Experiência em Empresas na área - 5,0 pontos por ano, até 20

20

c) Experiência em cargos de Direção - 5,0 pontos por ano, até 20

20

OBSERVAÇÃO:

- Nenhuma titulação/atividade poderá ser computada mais de uma vez;

- A Prova de Títulos será de, no máximo 100(cem) pontos obtidos pela Média Ponderada, conforme fórmula abaixo:

Prova de Títulos = (Titulação Acadêmica x 50 + Atividade docente x 50) / 100

6- DO RESULTADO DAS PROVAS

6.1 - A média final do (a) candidato (a) será obtida através do seguinte cálculo:

MF = PE x 3 + PCE x 2 + PDD x 4 + PT x 1
10

Onde:

MF = Média Final;

PE = Prova de Conhecimentos Específicos;

PCE = Prova de Conhecimentos Educacionais;

PDD = Prova de Desempenho Didático;

PT = Prova de Títulos.

6.2 - Para as áreas deste Concurso, os pesos utilizados serão os seguintes:

a) Prova Escrita de Conhecimentos Específicos - Peso 3 (três);

b) Prova Escrita de Conhecimentos Educacionais - Peso 2 (dois);

c) Prova de Desempenho Didático - Peso 4 (quatro);

d) Prova de Títulos - Peso 1 (um).

6.3 - Os resultados das Provas de Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Educacionais e de Desempenho Didático serão divulgados no DOU, no site da EAFSI-BA e no local de realização do Concurso.

7- DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1 - Serão convocados (as) para as Provas de Desempenho Didático, através do Diário Oficial da União todos (as) os (as) candidatos (as) habilitados (as) nas Provas Escritas de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Educacionais.

7.2 - Em caso de empate, para fins de classificação final, o desempate ocorrerá dando-se sucessivamente preferência ao (a) candidato (a) que:

a) For mais idoso, conforme Art. 27, Parágrafo Único, Lei N°. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso);

b) Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

c) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita de Conhecimentos Específicos;

d) Obtiver maior número de pontos na Prova Escrita de Conhecimentos Educacionais;

e) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

f) For casado.

8- DOS RECURSOS

8.1 - Para cada candidato (a), admitir-se-á um único recurso para as Provas Escritas de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Educacionais, desde que específico e fundamentado, relativo exclusivamente a estas provas.

8.2 - Os recursos só poderão ser interpostos perante a Comissão Encarregada do Planejamento, Coordenação, Supervisão e Execução de todas as atividades referentes ao Concurso Público, mediante formulário próprio, não sendo aceitos os enviados via SEDEX, FAX, CORREIO ELETRÔNICO ou PROCURAÇÃO.

8.3 - O prazo para interposição de recursos será de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir da data da publicação no DOU dos resultados desta fase.

8.4 - O parecer da Banca Avaliadora sobre os recursos interpostos é irrecorrível.

8.4.1 - É vedado ao (a) candidato (a) comunicar-se com os (as) docentes componentes da Banca Avaliadora ou ter vistas de provas.

9- DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

9.1- A homologação do resultado final será feita pelo Diretor Geral da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, por meio da publicação no Diário Oficial da União.

10- DO PRAZO DE VALIDADE

10.1 - O Concurso terá a validade de um ano podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de publicação da Homologação do Concurso (Decreto Federal Nº. 4.175, de 27 de março de 2002, publicado no DOU de 28/03/2002 e Portaria Nº. 450, de 06 de novembro de 2002 do MPOG, publicada no DOU de 07/11/2002).

11- DO REGIME JURIDICO, DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO

11.1 - Os (As) candidatos (as) aprovados (as), conforme a discriminação de vagas, para as áreas de códigos A1 a A5 (Classe C Nível 001) serão nomeados (as) para exercer, em caráter efetivo, o cargo da categoria funcional de Professor de Ensino 1° e 2° Graus, do quadro permanente de pessoal da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, sob o regime jurídico da Lei 8.112/90 e suas alterações, em regime de 40 (quarenta) horas, de acordo com o artigo 15 do anexo ao Decreto N° 94.664, de 23/07/1987.

11.2 - O (A) candidato (a) aprovado (a) no Concurso e investido (a) no cargo, fica assegurado à remuneração inicial de acordo com o artigo 15, do anexo ao Decreto Nº. 94.664, de 23/07/1987, podendo, a critério da administração, ser alterado para o regime de Dedicação Exclusiva, conforme o quadro abaixo:

REMUNERAÇÃO NAS CLASSES INICIAIS

FORMAÇÃO

40 HORAS

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Graduação (C-001)

R$ 1.627,70

R$ 2.365,32

Aperfeiçoamento (C-001)

R$ 1.677,46

R$ 2.442,43

Especialização (D-001)

R$ 1.820,77

R$ 2.664,58

Mestrado (E-001)

R$ 2.570,77

R$ 3.781,53

Doutorado (E-001)

R$ 3.174,93

R$ 4.903,46

12 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

12.1 - O (A) candidato (a) aprovado (a) em todas as etapas do Concurso e classificado (a) dentro do número de vagas previstas neste Edital será investido (a) no cargo, se atendidas as seguintes condições:

a) Ser Brasileiro (a) nato ou naturalizado (a), ou ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b) Estar quite com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino) e eleitorais;

c) Estar em gozo dos direitos políticos;

d) Possuir aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo;

e) Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos;

f) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei N°. 8.112/90;

g) Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal;

h) Estar com os títulos obtidos no exterior revalidados no País, se for o caso;

i) Registro no Conselho de Classe Pertinente;

j) Apresentar certidão de bons antecedentes, nas instâncias Estadual e Federal.

13- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1- O presente Edital estará disponível, na íntegra, no site oficial da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, no endereço www.eafsi.gov.br e na sede da Escola, objeto deste Concurso.

13.2 - Será excluído (a) do Concurso Público o (a) candidato (a) que:

a) Fizer declaração falsa ou inexata;

b) Praticar ato de indisciplina durante a realização das provas;

c) For surpreendido (a) em comunicação com outros (as) candidatos (as) oralmente, por escrito ou por qualquer meio eletrônico e, ainda, utilizando-se de livros, notas ou impressos, durante a realização das provas;

d) Deixar de comparecer a qualquer das etapas do referido Concurso Público.

13.3- A classificação no Concurso, por si só, não assegura ao candidato (a) o direito de ingresso no quadro de pessoal da Escola.

13.4- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Encarregada do Planejamento, Coordenação, Supervisão e Execução de todas as atividades referentes ao Concurso Público, em primeira instância, e encaminhados à Direção Geral da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA, para definição.

ABDON SANTOS NOGUEIRA
Presidente da Comissão

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSORES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS - EDITAL N° 40, DE 30 DE OUTUBRO DE 2007

PONTOS PARA A PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS

1. O professor no Brasil: identidade, docência e formação.

2. Avaliação no processo de aprendizagem: tendências e perspectivas.

3. As concepções da Educação Profissional, na perspectiva do decreto nº 5154/2004.

4. O papel das novas tecnologias, no processo pedagógico.

5. Planejamento, metodologia e avaliação: elementos essenciais da prática pedagógica.

6. As políticas curriculares na Educação Profissional, na modalidade de Jovens e adultos, suas abordagens e concepções.

7. A educação inclusiva considerando os aspectos de gênero, etnia e necessidades especiais.

SUGESTÕES DE REFERENCIAS:

§ AQUINO, Júlio Groppa (org.) Autoridade e autonomia na escola: alternativas práticas. São Paulo: Summus, 1999.

§ AQUINO, Júlio Groppa (org.) Diferenças e preconceito na escola. São Paulo: Summus, 1999.

§ DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social participativa. Cortez, 1999.

§ FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org.) Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília. MEC, SEMTEC, 2004.

§ FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise(Orgs): Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições;São Paulo;Cortez

§ FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Ed. Paulus, 2003. (Coleção Questões Fundamentais da Educação).

§ GADOTTI, Moacir (org.) Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e propostas. 2ª ed. Revista - São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.

§ GANDIM, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1994.

§ GARDNER, Howard. O verdadeiro, o belo e o bom. Rio de Janeiro: Objetiva

§ HOFFAMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 20ª ed. revista. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2003.

§ LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e propostas. São Paulo: Cortez, 2001.

§ KUENZER, Acácia. O trabalho como princípio educativo; São Paulo;Cortez, 1992

§ MENDEZ, Juan Manuel Alvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad. Magda Schwartzhanpt Chaves. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2002. (Coleção Inovação Pedagógica).

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Educação Profissional: referencias curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico/ Ministério da Educação - Brasília: MEC, 2000.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei Federal n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Decreto n.º 5.154 de 23 de julho de 2004.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Decreto n.º 5.478 de 24 de junho de 2005.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília/DF:MEC - Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 1999.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio PCN+ orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília/DF:MEC - Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 2002.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 2.080 de 13 de junho de 2005.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Parecer n.º 39/ 2004.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Parecer n.º 16/ 1999.

§ MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Decreto n.º 5.840 de 13 de julho de 2006.

§ MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: 2000

§ PERRENOUD, Philiipe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, 1999.

§ PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São paulo, Cortez Editora.

§ RESOLUÇÃO CNE/CEB n.º 03/98.

§ RESOLUÇÃO CNE/CEB n.º 04/99.

§ RESOLUÇÃO CNE/CEB n.º 01 de 03 de fevereiro de 2005.

§ SANCHO, Juana M. (org.) Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

§ SANCRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre. ArtMed, 2000.

§ SANTOMÉ, J.T. Globalização e Interdisciplinaridade: currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

§ SILVA, Jair Militão. Como fazer trabalho comunitário? Ed. Paulus, 2003. (Coleção Questões Fundamentais da Educação)

§ STRASBURGER, Victor C. Os adolescentes e a mídia: impacto psicológico. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

§ TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo - como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. 17ª ed. São Paulo: Ed. Gente, 1998.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSORES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS - EDITAL N° 40, DE 30 DE OUTUBRO DE 2007

PONTOS PARA PROVAS DE CONHECIMENTO ESPECIFICO E DESEMPENHO DIDÁTICO - INFORMÁTICA

1. Sistemas Operacionais: Conceito; funcionamento; comparativo de alguns comandos/funções no Sistema Linux, Windows e DOS.

2. Hardware: definição e exemplificação dos dispositivos de entrada e saída; definição e funcionamento da placa mãe, placas filhas e demais componentes localizados no gabinete);

3. Software: definição; tipos; exemplificação de aplicativos diversos; como buscar na internet, como baixar ou instalar um software.

4. Software de apresentação (estilo Power Point): finalidade e aplicações, recursos que oferece. Uso de cores, contraste, fundo.

5. Planilhas Eletrônicas (estilo Excel): histórico; finalidade; operações matemáticas, funções, gráficos.

6. Banco de Dados (estilo Access): conceito; finalidade; definição banco de dados, campo, dado, informação, tipos de dados, máscara de dado, tamanho, chave primária; criação de um banco de dados com seus objetos (tabelas, consultas, formulários e relatórios).

7. Redes de computadores: Definição; objetivos; histórico; abrangência; topologias; meios físicos; formas de transmissão de dados; protocolo.

8. Internet: histórico; recursos oferecidos; CGI - Comitê Gestor da Internet no Brasil: atribuições, áreas de atuação;

9. Segurança da informação: conceito; política de backups; criptografia; senhas seguras; ameaças (programas invasores; ataques de hackers e crackers, entre outras); formas de prevenção.

10. Software de edição de textos (Estilo Word): histórico; tipos de documentos; uso dos principais recursos na edição (criação de um folder).

SUGESTÕES DE REFERENCIAS:

§ BRAGA, W. Informática Elementar. Windows XP, Word 2003. Alta Books, 2007.

§ DEITEL, Harvei M. Sistemas Operacionais. Editora: Pearson Brasil. 2005.

§ KUROSE, J.F.; ROSS, K.W. Redes de Computadores e a Internet - Uma Nova Abordagem. São Paulo: Addison Wesley, 2003.

§ LEBLANC, D.; HOAG, M.; BLOMQUIST, E. Linux para Dummies. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.

§ MANZANO, A. L N. G. / MANZANO, M. I. N. G.Estudo Dirigido de Informática Basica. Erica, 2007.

§ RONCONI, L. M.. Access 2003. Senac. São Paulo, 2007.

§ TERADA, R.E B.Segurança De Dados. 2000.

§ TANENBAUM, A. Sistemas Operacionais Modernos. Editora Campus, 1997.

SUGESTÕES DE REFERENCIAS DIGITAIS

§ www.clubedohardware.com.br; www.apostilando.com.br

§ http://www.guiadohardware.net; www.cgi.br

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSORES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS - EDITAL N° 40, DE 30 DE OUTUBRO DE 2007

PONTOS PARA PROVAS DE CONHECIMENTO ESPECIFICO E DESEMPENHO DIDÁTICO - LETRAS

01. Literatura e identidade nacional.

02. Cinema sertanejo e literatura sertaneja no Brasil.

03. A literatura e a pós-modernidade.

04. O romantismo no Brasil.

05. Concordância verbal e nominal.

06. As variedades lingüísticas no Brasil e a questão do preconceito lingüístico.

07. Texto dissertativo: Coesão e coerência.

08. A Língua Portuguesa e a Internet: Uma nova linguagem.

09. A literatura de cordel na sala de aula.

10. A linguagem enquanto código ideológico.

SUGESTÕES DE REFERENCIAS

§ ALVES , Ivia (org.). Amélia Rodrigues : Itinerários Percorridos : NICSA/Bureau, 1998.

§ ANTUNES, Irande. Aula de Português: Encontro & Interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

§ BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico: O que é, como se faz. 2ª ed. Editora Loyola, 1999.

§ BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália: Novela Sociolingüística. 4ª ed. São Paulo: Contexto,1999.

§ BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12ª ed. Editora Hucitec,São Paulo, 2006.

§ BARTHES, Roland. Aula 8ª ed. São Paulo: Cultrix.1977.

§ BERND, Zilá. Literatura e Identidade Nacional. Porto Alegre. Ed. da Universidade /UFRGS,1992.

§ CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 3ª ed.São Paulo: Ática, 1998.

§ CHIAPPINI, Lígia. Aprender e ensinar com Textos.v.1. 6ª ed. Cortez Editora. São Paulo,2004.

§ FILHO, Domício Proença. Pós-Modernismo e Literatura. 2ª ed. São Paulo: Ática.1995.

§ FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

§ GERALDI, João Vanderlei (org). O Texto na Sala de Aula. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

§ GERALDI, João Vanderlei.Pontos de Passagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

§ KOCH, Igdore Villaça. A Coesão Textual.19 ed. São Paulo: Contexto,2004.

§ KOCH, Igdore Villaça -et.al . A Coerência Textual. 15ª ed. São Paulo: Contexto,2003.

§ MARCUSHI , Luiz Antonio, et.al .Hipertextos e Gêneros Digitais: Novas Formas de Construção do Sentido.

§ NOVAES, Cláudio C. Cinema Sertanejo- O Sertão no Olho do Dragão. Feira de Santana -BA. UEFS; Edições MAC- Feira-BA ,2005.

§ SCHULER, Donaldo. Teoria do Romance. São Paulo: Ática, 1996.

§ SILVA Gonçalo F. Vertentes e Evolução da Literatura de Cordel. ABLC. Rio de Janeiro.

§ TRAVAGLIA, Luis Carlos . Gramática e Interação.: Uma proposta para o ensino de gramática no 1ª e 2º graus. 5ª ed. São Paulo: Cortez,2000.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSORES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS - EDITAL N° 40, DE 30 DE OUTUBRO DE 2007

PONTOS PARA PROVAS DE CONHECIMENTO ESPECIFICO E DESEMPENHO DIDÁTICO - MATEMÁTICA

1. Funções Trigonométricas;

2. Função Exponencial;

3. Logaritmo e Função Logarítmica;

4. Matrizes;

5. Determinantes;

6. Sistemas Lineares;

7. Geometria Analítica: Ponto e Reta;

8. Análise combinatória;

9. Números complexos;

10. Polinômios e equações algébricas.

SUGESTÕES DE REFERENCIAS

§ DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 3 vols. São Paulo: Ática, 2003.

§ E.L.Lima; P.C.P.Carvalho; E.Wagner. A.C.Morgado: A Matemática do Ensino Médio, Vol.3; Coleção do Professor de Matemática; SBM; 1998.

§ E.L.Lima; P.C.P.Carvalho; E.Wagner. A.C.Morgado: A Matemática do Ensino Médio, Vol.1; Coleção do Professor de Matemática; SBM; 1996

§ E.L.Lima; P.C.P.Carvalho; E.Wagner. A.C.Morgado: A Matemática do Ensino Médio, Vol.2; Coleção do Professor de Matemática; SBM.

§ IEZZI, G. et al. Fundamentos de Matemática Elementar. 11 vols. São Paulo: Atual.

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PONTOS PARA PROVAS DE CONHECIMENTO ESPECIFICO E DESEMPENHO DIDÁTICO - ZOOTECNIA

1. Manejo de frangos de corte na fase inicial e final

2. Manejo das colméias

3. Manejo alimentar de bovinos de leite

4. Melhoramento genético de bovinos de leite e corte: raças, seleção e cruzamento

5. Caprinovinocultura: tecnologias de convivência com a seca

6. Instalação de apiário

7. Manejo de suínos na fase de cria

8. Manejo de frangas de postura nas fases inicial e de crescimento

9. Manejo reprodutivo de coelhos

10. Manejo e utilização da caatinga

SUGESTÕES DE REFERENCIAS:

§ AGUIAR, A.P.A. A Produção de Leite e Pasto. São Paulo: Aprenda Fácil, l999.

§ AGUIAR, A.P.A. Manejo de Pastagens. Guaíba: Agropecuária, l998.

§ BERNARD, W.F.; TEIXEIRA, F.V. Práticas Tecnológicas para Produção de Leite. Juiz de Fora: EMBRAPA- CNPGL, 2003.

§ BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. Funep, 2006. 583 p.

§ BERTECHINI, A. G. Nutrição de monogástricos. Editora UFLA, 2006. 301 p.

§ BUTOLO, J.E. Qualidade de Ingredientes na Alimentação Animal. Campinas:J.E.Butolo, 2002.

§ CAVALCANTI, S. S. Suinocultura Dinâmica. 2ª ed. Belo Horizonte-MG: FEP-MVZ Edtora, 2000. 494 p.

§ COLEÇÃO FACTA. Fisiologia da Digestão e Absorção das Aves. Campinas: Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola, l994.

§ COOB. Manual de Criação para Frangos de Corte Coob. Uberlândia: Granja Planalto, 2003.

§ COTTA, T. Minerais e Vitaminas para Bovinos, Ovinos e Caprinos. Viçosa: Editora Aprenda Fácil, 2001.

§ COUTO, R. H. N.; COUTO, L. A. Apicultura: manejo e produtos. Jaboticabal; FUNEP, 1996. 154 p.

§ DURÃES, M.C.; FREITAS, A.F. Critérios na Escolha de Touros para Melhoria e o Aumento da Produtividade de Rebanhos Leiteiros. Juiz de Fora: EMBRAPA - CNPGL - (circular técnica nº 56) - l999.

§ FERREIRA, R. A.; FIALHO, E. T.; LIMA, J. A. F. Criação técnica de Suínos. Universidade Federal de Lavras, 2004. 59 p.

§ GESSULLI, G. Vacinas e Vacinação na Produção Avícola. Porto Feliz: Ceva, 2003.

§ HAFEZ, B. Reprodução Animal, Barueri: Manole, 2004.

§ HELMUTH, W. Apicultura - Novos Tempos. Editora: Agrolivros, 2005. 378 p.

§ ISA. Guia de Manejo de Ponedora Isabrown. Lyon: Institut de Sélection Animal, l993.

§ KIRCHOF, B. Exploração Leiteira. Guaíba: Guaíba Agropecuária, l994.

§ LANA, G. R. Q. Avicultura. Livraria e Editora Rural Ltda, 2000. 268 p.

§ LANA, R. P. Nutrição e alimentação animal: mitos e realidades. 2ª ed. Editora Suprema, 2007. 344 p.

§ LUCCI. C.S. Bovinos Leiteiros Jovens. São Paulo: Livraria Nobel, l989.

§ LUCIMAR, P.B. e CÍCERO, J.M. Suínos (Coleção 500 Perguntas 500 Respostas). EMBRAPA Suínos e Aves, Concórdia, l997.

§ MARTINS, C.E.; CÓSER, A.C.; DERESZ, F. Formação e Utilização de Pastagens com Capim Elefante em Sistemas Intensivo de Produção de Leite. Juiz de Fora: EMBRAPA - CNPL - ADT (circular técnica nº 50), l998.

§ MATTOS, W.R.S. A Produção Animal na Visão dos Brasileiros. Piracicaba: FEALQ, 2001.

§ MONTARDO, O.V. Alimentos & Alimentação do Rebanho Leiteiro. Guaíba: Guaíba Agropecuária, l998.

§ NEIVA, R.S. Produção de Bovinos Leiteiros. Lavras: Universidade Federal de Lavras, l998.

§ PEIXOTO, A.M.; FARIA, V.P. Bovinocultura de Corte: Fundamentos da Exploração Racional. Piracicaba: FEALQ, l999.

§ PEREIRA, J.C.C. Melhoramento Genético Aplicado aos Animais Domésticos. Belo Horizonte: UFMG, l983.

§ PUPO, N.I.H. Manual de Pastagens e Forrageiras: Formação, Conservação e Manejo. RAMALHO, M.; SANTOS, J.B.S. Genética na Agropecuária. São Paulo: Ed. Globo, l997.

§ ROSTAGNO, R.S.; ALBINO, L.F.T.; DONZELE, J.L.; GOMES, P.C. Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos. Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais. Viçosa: UFV, Departamento de Zootecnia, 2000.

§ SOBESTIANKY, J.; WENTZ, I.; SILVEIRA, P.R.; SESTI, L.A.C. Suinocultura Intensiva. Brasília: Serviço de Produção de Informação-SPI, 1998. 388 p.

§ UPNMOOR, I. Produção de suínos: da concepção ao desmame. Livraria e Editora Agropecuária, 2000. 133 p.

§ WINSTON, M. L. A biologia das abelhas. Editora Magister, 2003. 276 p.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSORES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS - EDITAL N° 40, DE 30 DE OUTUBRO DE 2007

PONTOS PARA PROVAS DE CONHECIMENTO ESPECIFICO E DESEMPENHO DIDÁTICO - HISTÓRIA

1. Construindo o pensamento histórico: reflexões sobre o papel do professor de História e sua relação com a produção do conhecimento histórico.

2. Conceitos Históricos: tempo, sujeitos, processo histórico, consciência histórica e documento (memória, patrimônio e produção de dados).

3. O Egito Antigo: organização social, política, econômica e cultural.

4. O Mundo Feudal: economia, sociedade e política da Idade Média.

5. A Igreja Católica Medieval, as Cruzadas e a Inquisição.

6. A Revolução Industrial e a afirmação da economia capitalista.

7. A questão étnica cultural do Brasil: a formação do povo brasileiro e o multiculturalismo.

8. A Sedição de 1798 e sua importância para a História da Bahia.

9. O Século XX no Brasil: A Era Vargas e o Populismo (até 1964).

10. O Golpe de 1964 e o Regime Militar no Brasil.

SUGESTÕES DE REFERENCIAS:

§ ABREU, Martha & SOIHET, Raquel (orgs). Ensino de História: conceitos temáticos e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

§ ARRUDA, J.J. & PILETTI, Nelson. Toda a História. História Geral e História do Brasil.4ª ed. Editora Ática.1996

§ BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo. Ed. Contexto, 1997. (Coleção Repensando o Ensino).

§ BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares - Ensino Médio. Bases Legais. Brasília, 1998.

§ BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares - Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 1998.

§ BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. Ed. Perspectiva.

§ BLOCH, Marc. Introdução a História. 5ª ed. Publicações Europa-América. Coleção Saber

§ BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 2005.

§ CARDOSO, Ciro Flamarion. & VAINFAS, Ronaldo (orgs.) Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro. Campus, 1997.

§ CARDOSO, Ciro Flamarion & BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os Métodos da História. 3ª ed. Rio de Janeiro. Edições Graal. 1983.

§ CARR, E. H. O que é História. 6ªed. Ed. Paz e Terra, 1982.

§ DREGUER, R. & TOLEDO, E. Cotidiano e Mentalidade. Vols. 1, 2,3,4. Editora Atual.

§ FAUSTO, Boris. História do Brasil. 11ªed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

§ FERRO, Marc. A Manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. 2ª ed. IBRASA (Instituto Brasileiro de Difusão Cultural LTDA).

§ FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. 2ª ed. Belo Horizonte. Autêntica. 2004.

§ FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O livro didático na sala de aula: possibilidades para a prática do ensino de História. Cadernos do Professor. Belo Horizonte. Centro de Referência do Professor - SEE/MG, n.º 3, Outubro 1998.

§ GLÊNISSON, Jean. Iniciação aos Estudos Históricos. 5ª ed. Bertrand-Brasil. DIFEL. 1986.

§ Le GOFF, Jacques. A Bolsa e a Vida: economia e religião na Idade Média. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 2007.

§ Le GOFF, Jacques. O Deus da Idade Média. Conversas com Jean-Luc Pouthier. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 2007.

§ KARNAL, Leonardo (Org). História na sala de aula: conceitos e práticas e propostas. São Paulo, Contexto. 2003.

§ PLEKHÂNOV, Guiorgui. A Concepção Materialista da História: da Filosofia da História, da Concepção Materialista da História, O papel do indivíduo na História. 5ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1980.

§ RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. Companhia das Letras. 1995.

§ RICARDO, ADHEMAR & FLÁVIO. Os caminhos do Homem. Vols. 1,2,3,4. Editora Lê.

§ SIMAN, Lana Mara de Castro & FONSECA, Thais Nivia de Lima e (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte. Autêntica. 2001.

§ SIMAN, Lana Mara de Castro. Temporalidade histórica como categoria central do pensamento histórico: desafios para o ensino e a aprendizagem. In: ROSSI, Vera L. Sabongi e ZAMBONI, Ernesta (orgs.). Quanto tempo o tempo tem! Campinas. Alínea Editora. 2003

§ TAVARES, Luiz Henrique Dias. História da Bahia. 10ª ed. Editora Unesp.

§ VILLALTA, Luiz Carlos. O ensino de História e a metodologia da investigação. Cadernos do Professor. Belo Horizonte. Centro de Referência do Professor - SEE/MG, n.º 3, Outubro 1998.