UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Notícia:   41 vagas para Professores na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL CCCPPD Nº 01/2009

ALTERADO PELO EDITAL Nº 03/2009

Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG

O Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes não Titulares Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG - CCCPPD, no uso de suas atribuições e considerando:

O disposto no Regulamento do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Docentes, aprovado pela Resolução CA n° 80 de 09 de março de 2009; o contido nas Leis Estaduais n° 6.174/1970, n° 11.713/1997, n° 14.269/2003 e n° 14.825/2005; Decreto Estadual n°. 5.309/2005; o Regulamento da Política Docente, aprovado pela Resolução UNIV n° 9, de 1° de março de 2000 e alterações posteriores.

Torna Público

A realização de Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes não Titulares Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG, nas condições abaixo:

1. As inscrições serão feitas exclusivamente através do endereço eletrônico www.uepg.br/concurso no período de 19 de março de 2009 a 21 de abril de 2009, para Provimento de Cargos de Docentes Não-Titulares Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG, no Regime Estatutário, conforme anexo I do presente Edital.

2. O quantitativo de vagas a serem preenchidas e as respectivas áreas de conhecimento ofertadas constam no Anexo I do presente Edital.

3. A ficha de inscrição devidamente impressa acompanhada de um documento oficial de identificação com foto deverá ser apresentada a banca para ingresso ao local de prova.

4. Para efeito da prova de títulos, uma cópia comprobatória do currículo Lattes deverá ser entregue a Banca Examinadora por ocasião da prova escrita, a qual será anexada ao processo do candidato. Os originais ou cópias autenticadas comprobatórias do currículo Lattes deverão permanecer em poder do candidato, os quais poderão ser solicitados pela banca, e neste caso serão devolvidos ao candidato ao final das provas. Todos os documentos expedidos por instituição estrangeira, exceto os previstos pelo artigo 12 do regulamento, somente serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor juramentado, exceto em línguas espanhola, inglesa, francesa e alemã.

I. Será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) que deverá ser recolhida (via boleto bancário, impresso pelo candidato) na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - Agência 3186; Operação 006; Conta Corrente 005-1, sendo que em nenhuma hipótese haverá restituição da mesma;

II. A inscrição somente se efetivará após a confirmação do pagamento da referida taxa;

4.1. É vedada mais de uma inscrição por candidato;

4.2. Os candidatos aprovados no presente concurso estarão obrigados a ministrar aulas e executar demais atividades correlatas à docência, nos campi da sede e nos campi avançados da UEPG em outros municípios, nos turnos: manhã e tarde, manhã e noite ou tarde e noite.

4.3. Serão aceitas inscrições de portadores de diploma de graduação e/ou pós-graduação obtido(s) no exterior, os quais em caso de aprovação deverão ter até a posse esses documentos devidamente revalidados/reconhecidos por instituição de ensino superior no Brasil, na forma da lei;

5. O Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso divulgará no dia 29 de abril de 2009, através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado e em jornais locais, na Internet, no endereço www.uepg.br/concurso, e afixado próximo à sala da Comissão Coordenadora do Concurso:

I. o Deferimento das Inscrições contendo o nome do candidato e o número da inscrição;

II. o Cronograma de desenvolvimento das provas, inclusive local, data e horário para o sorteio do número dos temas da Prova Escrita,Didática e Prática.

6. Qualquer interposição de recurso relativo ao indeferimento de inscrição somente será admitido no prazo de até 05 (cinco) dias úteis a partir da data de publicação do Edital e deverá ser dirigida ao Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso (CONFORME FORMULÁRIO MODELO).

7. No prazo de até 05 (cinco) dias úteis, a Comissão Coordenadora do Concurso analisará os recursos de indeferimento de inscrição e publicará o resultado, através de Edital.

8. A Composição das Bancas Examinadoras por Área de Conhecimento será dada a conhecer através de edital publicado no dia 29 de abril de 2009.

9. Qualquer impugnação relativa à composição das Bancas Examinadoras só será admitida no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados a partir da data da publicação do Edital de constituição das mesmas. A impugnação será dirigida ao Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso e o resultado da apreciação por parte da Comissão Examinadora, publicado em igual prazo sendo afixado próximo à sala da Comissão Coordenadora do Concurso.

10. As provas serão realizadas nos dias 15,16 e 17 de maio de 2009, podendo ser prorrogadas dependendo do número de inscrições por área de conhecimento, utilizando-se as salas dos Blocos "A", "B" e "D", no Campus Central da UEPG, sito à Praça Santos Andrade nº. 1 - Centro. As provas terão inicio às 8 horas do dia 15 de maio de 2009.

11. Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tenham sido deferidas, que estejam de posse de cédula de identidade ou documento equivalente com foto e da cópia da ficha de inscrição.

12. A UEPG disponibilizará na internet, no endereço www.uepg.br/concurso durante o período de inscrições, informações pertinentes ao concurso, a saber:

I. lista dos temas, inclusive bibliografia sugerida para os Exames de Provas;

II. instrumento de avaliação - Prova Didática com Arguição;

III. instrumento de avaliação - Exame de Títulos, Defesa da Produção Acadêmica e Plano de Trabalho;

IV. instrumento de avaliação - Prova Prática, quando houver;

V. outros documentos e informações julgados pertinentes.

13. Para efeitos de habilitação, o candidato deverá atingir média igual ou superior a 7,00 (sete) em cada uma das etapas do Exame de Provas.

14. Para efeitos de classificação, a nota final do candidato será atribuída pela média aritmética simples, com arredondamento centesimal, das notas obtidas no Exame de Provas e Títulos.

15. No caso de empate, será dada preferência ao candidato que tenha obtido maior nota no Exame de Prova Escrita, perdurando o empate, àquele que tenha obtido maior nota no Exame de Prova Didática com Arguição, perdurando ainda o empate, àquele que tenha obtido maior nota no Exame de Prova Prática, quando houver e, por último, àquele que tiver maior nota no Exame de Títulos.

16. Os documentos dos candidatos não classificados deverão ser retirados na Pró-Reitoria de Recursos Humanos - Bloco da Reitoria - Campus em Uvaranas, sita à Av. General Carlos Cavalcanti, n° 4.748, no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias do encerramento do concurso, após o qual os mesmos serão incinerados.

17. A nomeação dos candidatos classificados, respeitadas as limitações de ordem financeira e orçamentária e observando-se rigorosamente o número de vagas e a ordem de classificação, bem como a anuência das vagas solicitadas no processo n° 7.413.124-7 pelo Sr. Governador do Estado, dar-se-á, a partir do segundo semestre de 2009, sendo que o ingresso no nível inicial da carreira e consequente remuneração (vide Anexo II), serão de acordo com a titulação apresentada pelo candidato até a data da posse.

18. São requisitos para a investidura no cargo:

I. ser brasileiro nato ou naturalizado;

II. ter completado 18 anos;

III. estar no gozo dos direitos políticos;

IV. ser portador de certificado de reservista ou de dispensa de incorporação e estar quite com as obrigações eleitorais;

V. apresentar boa saúde, comprovada por inspeção médica oficial;

VI. apresentar declaração de bens e rendas;

VII. apresentar declaração de acúmulo de cargos ou negativa de acumulação;

VIII. atender as exigências específicas para o provimento do seu cargo, conforme estabelecido no presente Edital.

19. A Inspeção Médica, de caráter eliminatório, obedecerá a ordem rigorosa de classificação dos candidatos aprovados, e compreenderá: exames clínicos, laboratoriais e complementares, atendendo as especificidades para as áreas de conhecimento e atuação docente, conforme prescrição do Médico do Trabalho da UEPG. Todos os exames correrão às expensas do candidato.

20. O presente Concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado do Ato de Homologação de Resultado Final do Concurso, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.

21. A aprovação em concurso público não assegura ao candidato o direito de ingresso no cargo.

22. O regulamento do concurso, parte integrante deste Edital, e as informações adicionais poderão ser obtidas no site da UEPG na internet www.uepg.br/concurso ou ainda através do e-mail concursodocente@uepg.br.

Ponta Grossa, 09 de março de 2009.

Prof. Silas Guimarães
Moro Presidente da CCCPPD

ANEXO I DO EDITAL CCCPPD Nº. 01/2009

I - Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia

Departamento de Engenharia de Materiais

Área de Conhecimento: Materiais Poliméricos
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Engenharia de Materiais ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Química ou Engenharia de Plástico ou Engenharia correlata ou Química.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Ciências e/ou Engenharia de Materiais ou em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Química ou em Engenharia correlata ou doutorado em Química com tema de tese na área de Polímeros.

Área de Conhecimento: Materiais Metálicos
Nº. de vagas: 02(duas)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Engenharia de Materiais ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Metalúrgica ou Engenharia correlata.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Ciências e/ou Engenharia de Materiais ou em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Metalúrgica ou em Engenharia correlata.

Departamento de Zootecnia

Área de Conhecimento: Produção de Não Ruminantes
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Zootecnia
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Produção Animal ou área correlata.

II - Setor de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de Biologia Geral

Área de Conhecimento: Fisiologia Humana
Nº. de vagas: 02(duas)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação nas áreas de Ciências Biológicas ou da Saúde.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Fisiologia (ou na área de concentração Fisiologia), ou nas seguintes áreas afins: Farmacologia, Bioquímica, Biofísica, Biologia Celular, Anatomia Humana,Medicina.

Departamento de Análises Clinicas e Toxicológicas

Área de Conhecimento: Microbiologia e Imunologia Clínica
Nº. de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em analises Clinicas ou Ciências Biológicas (Bioquímica, Imunologia, Hematologia, Microbiologia, Micologia ou Parasitologia) ou Ciências da Saúde. Observação: As dissertações de mestrado e/ou tese de doutorado deverão obrigatoriamente versar sobre saúde humana.

III - Setor de Ciências Exatas e Naturais

Departamento de Física

Área de Conhecimento: Ensino de Física
No de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Física.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Ciências (Física) e/ou Educação Cientifica e Tecnológica e/ou Educação para a Ciência e/ou Ensino de Física e/ou Informática na Educação.

Departamento de Geociências

Área de Conhecimento: Geografia Física
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Geografia ou áreas afins.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Geografia ou áreas afins.
Área de Conhecimento: Epistemologia da Geografia
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação exigida: Graduação em Geografia.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Geografia ou áreas afins.
Área de Conhecimento: Geologia Geral
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação e titulação mínima exigida:
Graduação em Geologia e mestrado em Geologia ou áreas afins;ou, graduação em áreas afins à Geologia e Mestrado em Geologia.

Departamento de Química

Área de Conhecimento: Ensino de Química
N° de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação exigida: Bacharelado ou Licenciatura em Química.
Titulação mínima exigida: Doutorado em Química, ou em Educação ou em Ensino de Ciências.

IV - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área de Conhecimento: Prática de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico
Nº. de vagas: 03 (três)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Educação.

Área de Conhecimento: Prática de Ensino da Educação Básica
Nº. de vagas: 04 (quatro)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Educação.

Departamento de Artes

Área de Conhecimento: Práticas e Produções Artísticas: violão e teoria da música*
Nº. de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Música ou em Educação Artística.
Titulação Mínima Exigida: .Mestrado em Música ou em Áreas afins.

* Prova Prática em Instrumento Musical.

Obs.: no dia da prova didática ocorrerá também a prova prática, que constará de: - Uma suite barroca a escolher (ou parte dela);

- Uma sonata clássica original ou transcrita;

- Uma peça de nível de algum compositor moderno ou contemporâneo. Por exemplo entre: Joaquin Rodrigo, J.K.Mertz, J.Regondi, M.Ponce, Mário C. Tedesco.

- Uma peça de autor brasileiro de livre escolha.

A banca, no momento da execução, determinará se as obras deverão ser executadas na integra ou parte delas.

O candidato deverá trazer três cópias das partituras:uma para cada componente da banca. O candidato deverá trazer seu próprio instrumento.

Área de Conhecimento: Práticas e Produções Artísticas: Flauta e teoria da música*
Nº. de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Música ou em Educação Artística.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Música ou em Áreas afins.

* Prova Prática em Instrumento Musical.

Obs.: Prova Prática de Flauta Doce: no dia da prova didática, ocorrerá também a prova prática, que constará de:

- Uma leitura a primeira vista;

- Tocar as partes de soprano e contralto de "Drei Tänze"de claude Gervaise; esta obra faz parte do livro Blockflöten Quartette-B and III - Tänze der Renais sance;

-Executar uma das quatro sonatas de Handel, opus 1, números. 2,4,7 ou 11.

A Banca, no momento da execução, determinará se as obras deverão ser executadas na integra ou partes delas.

O candidato deverá trazer seu próprio instrumento.

Área de Conhecimento: Práticas e Produções Artísticas: Teclado e teoria da música*
N° de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Música ou em Educação Artística.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Música ou em Áreas afins.

* Prova Prática em Instrumento Musical.

No dia da prova didática ocorrerá também a prova prática que constará de: - Um estudo do Mikrokosmos, 3° volume de Bartok;

- Uma invenção a duas vozes de Bach;

- Sonatina, op 79 de Beethoven;

- Brejeiro de Ernesto Nazareth.

A Banca, no momento da execução, determinará se as obras deverão ser executadas na integra ou parte delas.

O candidato deverá trazer três cópias das partituras: uma para cada componente da banca. A prova será executada num piano elétrico (clavinova).

Obs.: Critérios de Avaliação da prova prática nas áreas de: -Práticas e Produções Artísticas: Violão e Teoria da Música; -Práticas e Produções Artísticas: Flauta e Teoria da Música; -Práticas e Produções Artísticas: Teclado e Teoria da Música.

Item avaliado

% da nota

Fidelidade à partitura na execução

50

Aspectos interpretativos na execução da partitura

50

Total

100

Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas

Área de Conhecimento: Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana
N° de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Letras-Português/Inglês ou Inglês.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Língua Inglesa e respectivas Literaturas; ou Mestrado em Literatura Inglesa e Norte Americana.

Obs.: a prova didática deverá ser realizada em Língua Inglesa.

V - Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Comunicação

Área de Conhecimento: Conceitos e Técnicas de Produção Jornalística
No de vagas: 02(duas)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo.
Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Comunicação e/ou áreas afins, com pesquisa/dissertação voltada à área da Comunicação.

Departamento de Administração

Área de Conhecimento: Comércio Exterior
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Administração com Ênfase em Comércio Exterior ou, Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior ou, Graduação em Administração com Ênfase em Negócios Internacionais ou, Graduação em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais ou, Graduação em Comércio Exterior ou, Graduação em Negócios Internacionais.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Administração ou áreas correlatas à Administração.

Departamento de Economia

Área de Conhecimento: Teoria Microeconômica
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Titulação mínima Exigida: Doutorado em Economia.

Departamento de Serviço Social

Área de Conhecimento: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Vida Social
Nº. de vagas: 01(uma)
Regime de Trabalho: 40 horas
Graduação Exigida: Graduação em Serviço Social.
Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Serviço Social ou áreas afins.

Ponta Grossa, 9 de março de 2009.

Prof. Silas Guimarães Moro
Presidente da CCCPPD

ANEXO II DO EDITAL CCCPPD N° 01/2009

TABELA DE VENCIMENTOS DA CARREIRA DOCENTE - LEI N° 14.825/2005

ASSISTENTE - MESTRADO- 40 hs

SEM TIDE

COM TIDE *

Salário básico

1.467,29

2.274,30

Adicional de titulação 45%

660,28

1.023,43

Total bruto (sem descontos legais)

2.127,57

3.297,73

 

ADJUNTO - DOUTORADO- 40 hsSEM TIDECOM TIDE *
Salário básico1.843,852.857,97
Adicional de titulação 75%1.382,882.143,47
Total bruto (sem descontos legais)3.859,175.981,71

- Adicional de titulação - incidente sobre o vencimento básico do regime de trabalho.

- Regime TIDE concedido de acordo com a Lei Estadual n° 14.825/2005 e disponibilidade financeira.

* TIDE - TEMPO INTEGRAL E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA.

Ponta Grossa, 9 de março de 2009.

Prof. Silas Guimarães Moro
Presidente da CCCPPD