Prefeitura de Fronteira - MG

Notícia:   270 vagas na Prefeitura de Fronteira - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRONTEIRA

ESTADO DE MINAS GERAIS

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007

MANUAL DO CANDIDATO

INSCRIÇÕES:

Período: De 26 de dezembro de 2007 a 04 de janeiro de 2008, exceto sábados, domingos e feriados, e ainda o dia 31 de dezembro de 2007.

Local: Escola Municipal Poliana Ziza Ferreira - Avenida Aurélio Luis Mistieri, n.º 370, Centro, Fronteira-MG.

Horários de atendimento: De 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

PROVA OBJETIVA:

Data: 20 de janeiro de 2.008

Horário: De 08:00 às 12:00 horas.

Local: Divulgação posterior, através de Comunicado Oficial.

REALIZAÇÃO: FLUXO CONSULTORIA E TREINAMENTO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LTDA.

TERMO DE EDITAL

O Prefeito Municipal de Fronteira, Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal, e em cumprimento ao que determina o art. 37, inciso II, da Constituição Federal, torna público que fará realizar Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas nos cargos do Quadro Permanente da Prefeitura Municipal de Fronteira, especificados no Anexo I, deste Edital, sob o regime estatutário, com fundamento nos termos da Lei Municipal n.º 1.359, de 23 de novembro de 2007, bem como nas demais legislações pertinentes e nas normas estabelecidas no presente Ato Convocatório.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Concurso Público, regido pelos termos deste Edital, será executado pela empresa Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda., regularmente contratada na forma da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 - Procedimento Licitatório - Convite n° 001/2007, em estrita consonância com o disposto no ordenamento jurídico positivo, e será acompanhado e fiscalizado pela "Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007", especialmente designada para este fim, nos termos do Decreto n.º 1.263, de 10 de dezembro de 2007.

1.2. Os cargos e suas especificações (código, número de vagas; vencimento inicial; escolaridade mínima exigida e pré-requisitos cumulativos; carga horária semanal; disciplinas da prova objetiva; número de questões por disciplina; peso de cada questão; valor da taxa de inscrição) são os constantes do Anexo I, deste Edital.

1.3. As atribuições dos cargos são as dispostas no Anexo II, do Presente Edital.

1.4. Os programas das disciplinas que compõem a prova objetiva de cada cargo são os constantes do Anexo III, deste Edital.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas no período, local e horário a seguir:

a) Período: De 26 de dezembro de 2007 a 04 de janeiro de 2008, exceto sábados, domingos e feriados, e ainda o dia 31 de dezembro de 2007.

b) Único local de inscrições: Escola Municipal Poliana Ziza Ferreira - Avenida Aurélio Luis Mistieri, n.º 370, Centro, Fronteira-MG.

c) Horário: de 08:00 às 11:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

2.2. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

a) Ficha de Inscrição devidamente preenchida, em formulário próprio, fornecido no ato da inscrição.

b) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, conforme disposto no subitem 2.2.3, do presente Edital.

c) Original e cópia da Carteira de Identidade ou, na sua falta, original e cópia de outro documento de igual valor legal, desde que contenha fotografia, assinatura, número da carteira de identidade, data de nascimento e filiação, para conferência das informações prestadas na Ficha de Inscrição.

2.2.1. Considera-se devidamente preenchida a Ficha de Inscrição que contenha, dentre outros dados, a correta identificação do candidato (nome, data de nascimento, número da carteira de identidade e CPF, sexo e nacionalidade), a indicação do cargo para o qual está concorrendo, o endereço atual e não apresente emendas, entrelinhas, rasuras, campos em branco ou ilegíveis.

2.2.2. As informações prestadas na Ficha de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda do direito de excluir do processo seletivo aquele que a preencher em desacordo com o disposto no item 2.2.1, bem como se constatado, posteriormente, que tais dados são inverídicos, sem prejuízo das demais medidas cabíveis.

2.2.3. O pagamento da taxa de inscrição no valor correspondente ao cargo pretendido, de acordo com o disposto no Anexo I, deste Edital, deverá ser efetuado através de depósito bancário em favor da Prefeitura Municipal de Fronteira, diretamente no caixa, na seguinte conta corrente:

2.2.3.1. Banco: Banco do Brasil

Agência: 3727-3

Conta Corrente nº: 15.167-X

2.2.4. Não será aceita inscrição com a documentação incompleta e quando paga através de cheque, ficará condicionada à efetiva compensação do mesmo.

2.3. A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procuração, não sendo aceitas inscrições por via postal, extemporânea, sob condição, ou por qualquer outro meio, vedada ainda a substituição posterior de quaisquer das informações ou comprovantes exigidos e anexados à Ficha de Inscrição.

2.3.1. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais equívocos no preenchimento da Ficha de Inscrição e/ou na apresentação da documentação pertinente.

2.4. O simples pagamento da taxa não caracteriza a inscrição do candidato, que somente se efetiva mediante o devido preenchimento e o conseqüente registro oficial de recebimento da Ficha de Inscrição, nos termos do subitem 2.2.1, sem prejuízo do disposto no subitem 2.2.2 deste Edital.

2.5. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, salvo por imposição legal.

2.6. Em hipótese alguma haverá devolução do valor da taxa de inscrição.

2.7. Cada candidato poderá concorrer a apenas um cargo deste concurso, prevalecendo a última inscrição em caso de multiplicidade, sem prejuízo do disposto no subitem 2.6.

2.8. A inscrição do candidato implicará na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.9. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem neste concurso, desde que haja compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência de que são portadoras.

2.9.1. Serão reservados 5% (cinco por cento) das vagas, deste concurso, às pessoas portadoras de deficiência, distribuídos nos cargos fixados no Anexo I, atendendo ao disposto no art. 37, § 1°, do Decreto Federal nº 3298/99. Dispostas da seguinte forma:

a) - Agente Administrativo I - 03 (três) vagas

b) - Auxiliar de Educação I - 01 (uma) vaga

c) - Oficial de Jardinagem - 01 (uma) vaga

d) - Professor - 06 (seis) vagas

e) - Recepcionista de Unidade de Saúde - 02 (duas) vagas

f) - Telefonista - 01 (uma) vaga

TOTAL 14 (quatorze) vagas

2.9.2. No ato da inscrição o candidato portador de deficiência está obrigado a declarar, no campo próprio do requerimento de inscrição, a deficiência de que é portador, e se necessita de condições especiais para se submeter à prova prevista neste edital, sob pena de serem as mesmas consideradas desnecessárias, em caso de omissão.

2.9.3. O candidato que declarou ser portador de deficiência, deverá, no ato da inscrição, apresentar laudo médico, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

2.9.4. O candidato portador de deficiência que declarou no ato da inscrição a necessidade de condições especiais para se submeter à prova, deverá, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, após o término do período de inscrições, indicar as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas;

2.9.5. A solicitação de atendimento diferenciado, referida no subitem 2.9.4 será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade, e será comunicada ao candidato até 05 (cinco) dias antes da data da realização da prova objetiva.

2.9.5.1. Na hipótese de não recebimento do comunicado no prazo de que trata o subitem anterior, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007, ou com o Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal de Fronteira, ou com a Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda., situada na Rua Aquiles Lobo, 397 - 1º andar, Bairro Floresta, Belo Horizonte - MG, Fone: (31) 3224 7951, para informar-se sobre o seu requerimento, sob pena de, em não o fazendo, torná-lo sem efeito, para todos os fins.

2.9.6. O candidato portador de deficiência participará do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

2.9.7. Os deficientes visuais que requererem prova em Braille, deverão levar, nos dias de aplicação das provas, reglete e punção, para que suas respostas sejam dadas também em Braille.

2.9.8. O candidato portador de deficiência, se habilitado e classificado na forma deste Edital, será, antes de sua nomeação, submetido à avaliação de Equipe Oficial Multiprofissional, nomeada pela Prefeitura Municipal de Fronteira, que decidirá, de forma terminativa, com base na legislação vigente, sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e sobre a compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, não cabendo recurso dessa decisão.

2.9.9. Os candidatos considerados portadores de deficiência, se habilitados e classificados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em separado, por classificação específica.

2.9.10. Caso o candidato não tenha sido qualificado como portador de deficiência, na forma do subitem 2.9.8, este passará a concorrer juntamente com os candidatos de ampla concorrência, observada a rigorosa ordem de classificação, não cabendo recurso dessa decisão.

2.9.11. As vagas reservadas a portadores de deficiência não preenchidas reverterão aos demais candidatos habilitados, de ampla concorrência, observada a rigorosa ordem classificatória.

2.9.12. Aplica-se aos portadores de deficiência as demais regras que regem o presente Concurso Público.

3 - DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

3.1. O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este Edital será investido no cargo respectivo se atendidas as seguintes exigências:

a) Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou cidadão português, a quem tenha sido deferida a igualdade de direitos de que trata o artigo 12, §1º, da Constituição Federal.

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais.

c) Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino.

d) Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da posse.

e) Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido, no momento da posse.

f) Não ter sido exonerado do serviço público através de inquérito administrativo e ou sentença judicial.

g) Não ser ocupante de outro cargo público, salvo o que dispõe o inciso XVI, do art. 37, da Constituição Federal.

h) Conhecer e atender às exigências contidas neste Edital.

3.2. Decairá do direito de tomar posse o candidato que deixar de comprovar qualquer um dos requisitos supra mencionados no prazo legal.

4. DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para o provimento dos cargos discriminados no Anexo I, deste Edital será realizado mediante os seguintes critérios:

4.1. DA PROVA ELIMINATÓRIA OBJETIVA:

4.1.1. Serão aplicadas Provas Objetivas, de caráter eliminatório, a todos os candidatos regularmente inscritos neste Concurso Público, em conformidade com o disposto no Anexo I, do presente Edital e com as seguintes determinações:

a) Valorização: de 00 (zero) a 100 (cem) pontos, incluídas todas as disciplinas.

b) Duração: 04 (quatro) horas.

c) Composição das Questões de Múltipla Escolha: 04 (quatro) alternativas para cada enunciado, sendo uma única delas a correta.

d) O número de questões, a escolaridade e os pesos correspondentes às disciplinas de cada prova, variáveis conforme o cargo pleiteado são os dispostos no Anexo I, do presente Edital.

4.1.2. Será eliminado o candidato que obtiver pontuação 00 (zero) em quaisquer das disciplinas da prova eliminatória objetiva.

4.1.3. Será aprovado o candidato que obtiver 50% (cinqüenta por cento) do total dos pontos distribuídos na prova eliminatória objetiva.

4.1.4. Os programas das disciplinas que integram a prova escrita de múltipla escolha são os constantes do Anexo III, deste Edital.

4.2. DA PROVA ELIMINATÓRIA PRÁTICA (SEGUNDA ETAPA):

4.2.1. Os candidatos aprovados para os cargos descritos abaixo deverão realizar Provas Práticas, de caráter eliminatório, que consiste na SEGUNDA ETAPA do concurso, que o diagnosticará em "APTO" ou "INAPTO" ao cargo:

a) Auxiliar de Tear

b) Cadista

c) Eletricista

d) Encanador

e) Mestre de Obras

f) Monitor de Informática

g) Motorista

h) Operador de Pá Carregadeira

i) Pedreiro

j) Técnico em Informática

k) Topógrafo

l) Técnico em Edificação

4.2.2. As provas práticas obedecerão às seguintes disposições:

a) Somente realizarão prova prática os candidatos APROVADOS na prova objetiva, nos termos do item 4.1.3, conforme a divulgação do Resultado Provisório do Concurso, de que trata o subitem 6.1. do Edital.

b) Serão realizadas após o 10° (décimo) dia útil após a publicação do Resultado Provisório, previsto no item 6.1, em local e horário previamente comunicados. através de publicação nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Fronteira.

c) Serão Coordenadas pela Empresa Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda., e Fiscalizadas pela Comissão Supervisora do Concurso Público n° 001/2007, devendo entretanto serem aplicadas e julgadas por especialistas das respectivas áreas, especialmente contratados pela Empresa Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda. para essa finalidade, aos quais compete diagnosticar a condição do candidato como "APTO" ou "INAPTO" ao cargo.

d) Será considerado INAPTO o Candidato que obtiver nota inferior a 50% dos pontos distribuídos na prova.

4.2.3. Os candidatos aos cargos elencados no subitem 4.2.1, que não realizarem as respectivas provas práticas, serão automaticamente desclassificados.

4.2.4. Os critérios para realização das provas práticas serão os seguintes:

CARGOS

CRITÉRIOS

- Auxiliar de Tear

- Operação de máquina de tecelagem na confecção de trança de barbante na urdideira, no tempo máximo de 20 (vinte) minutos.

- Serão observados os seguintes aspectos: 01 - domínio da ferramenta de trabalho; 02 - agilidade; 03 - criatividade; 04 - acabamento.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Cadista

- Serão utilizadas noções de arquitetura, sua simbologia, grafismo, cotas, plantas, fachadas. Conhecimento do material de desenho, suas utilizações e conservação. Noções de desenho/projeto elétrico em baixa tensão, residencial e predial. Noções de desenho/projeto hidro-sanitário residencial e predial. Conhecimento dos materiais de construção e suas aplicações na construção civil e instalações.

- O candidato terá que fazer dois desenhos, que serão fornecidos no momento da prova, utilizando-se dos comandos básicos de offset, trim, extend, fillet, rectangle, etc., no prazo máximo de 20 (vinte) minutos, acompanhado do especialista e julgador(es).

- 1 Serão observados os seguintes aspectos: 1 - rapidez; 2 - interpretação; 3 - scala; 4 - colocação de cotas.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Eletricista

- Instalação elétrica em um cômodo, com ferramentas e materiais especialmente disponibilizados para este fim, com tempo estabelecido em 30 (trinta) minutos, onde será avaliado a correta utilização de ferramentas e materiais, o zelo, qualidade e técnica na execução da tarefa.

- Serão observados os seguintes aspectos: 1 - execução da tarefa dentro das normas técnicas de boa isolação; 2 - verificação de risco de curto circuito; 3 - acabamento final; 4 - prazo de execução.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Encanador

- Instalação de encanamento utilizando canos de 50 mm de polegada e curvas de 90° e 45°, no tempo limite de 30 (trinta) minutos. Exigirá do candidato conhecimentos sobre ferramentas, materiais de uso no serviço de encanador, onde se avaliará a correta utilização de ferramentas e materiais, o zelo, qualidade e técnica na execução da tarefa.

- Serão observados os seguintes aspectos: 1 - identificação de equipamentos, ferramentas e materiais usados na instalação hidráulica; 2 - saber calcular a quantidade em metros, de tubulação a ser gasta; 3 - acabamento final; 4 - prazo de execução.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Mestre de Obras

- Orientar a execução do cronograma aos candidatos a pedreiro; Interpretar o projeto apresentado no prazo máximo de 20 (vinte) minutos; Redistribuir as tarefas iniciais do projeto, fazendo uma breve explanação sobre controle de qualidade e quantidade do trabalho a ser realizado, acompanhado do especialista e julgador(es).

- Serão observados os seguintes aspectos: 1 - liderança sobre a turma de execução da obra; 2 - conhecimento em leitura de projetos; 3 - determinação; 4 - conhecimento sobre normas e equipamentos de segurança do trabalho.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Monitor de Informática

- Deixar o equipamento em condições de uso; passar conhecimento de noções de informática para os demais presentes, através de uma pequena apresentação, no prazo máximo de 05 (cinco) minutos; observar e relatar sucintamente, se o equipamento disponibilizado atenderá as necessidades dos usuários e se os softwares são adequados para a área educacional.

- Serão observados os seguintes aspectos: 1 - domínio do conhecimento e operação dos equipamentos e softwares utilizados; 2 - capacidade pedagógica; 3 - domínio e facilidade de transmitir conteúdo didático; 4 - determinação.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Motorista

- Condução de veículo especialmente disponibilizada para este fim, compatível com a habilitação, com tempo estabelecido em 10 (dez) minutos, acompanhado do Especialista e Julgador(es), onde será avaliado o cumprimento das normas gerais de trânsito e domínio do veiculo.

- Serão observados os seguintes aspectos: 1 - atenção; 2 - segurança; 3 - desenvolvimento; 4 - determinação.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Operador de Pá Carregadeira

- Operação de máquina especialmente disponibilizada para este fim, compatível com a habilitação, com tempo estabelecido em 10 (dez) minutos, acompanhado do especialista e julgador(es), onde será avaliado o domínio e habilidade com a máquina.

- Serão observados os seguintes aspectos: 01 - atenção; 02 - segurança; 3 - desenvolvimento; 04 - determinação.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Pedreiro

- Construção de um pequeno muro de alvenaria, com utilização de cimento, areia e tijolos, devendo o candidato, preparar a massa dentro dos padrões para construção de muro, construí-lo observando seu alinhamento horizontal e vertical, com tempo estabelecido em 30 (trinta) minutos, acompanhado do especialista e julgador(es), onde serão avaliados o domínio e habilidade com o equipamento utilizado, bem como com o material empregado.

- Serão observados os seguintes aspectos: 01 - domínio do conhecimento da proporção da mistura da massa (cimento, areia, água); 02 - produção (medida de metros quadrados construídos, prumo, nivelamento, alinhamento); 03 - domínio do uso das ferramentas de trabalho; 04 - acabamento final (desperdício de material e zelo na construção).

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Técnico em Informática

- Fazer uma breve explanação, no prazo máximo de 10 (dez) minutos, sobre os seguintes componentes: hardware, software, instalações, aplicativos e produtos, incluindo ainda operações básicas em microinformática e atendimento Help-desk. Realizar atividades operacionais voltadas ao processamento de serviços informatizados, serviços de impressão e apoio à administração de redes, que serão determinadas e acompanhadas pelo Especialista e Julgador(es), onde será avaliado o cumprimento das normas gerais.

- Serão observados os seguintes aspectos: 01 - domínio do conhecimento e operação dos equipamentos e softwares utilizados; 02 - segurança no gerenciamento de dados; 3 - ênfase nos procedimentos preventivos e corretivos; 04 - determinação e busca de soluções eficientes.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Topógrafo

- Serão utilizados conhecimentos de unidades de medida; métodos de medidas de distância (direto e indireto); métodos de medidas angulares (simples, repetição, reiteração, e outros); métodos de levantamentos planimétricos; métodos de levantamentos altimétricos (geométrico e trigonométrico); métodos de levantamento planialtimétricos, levantamentos eletrônicos; locação planimétrica e altimétrica.

- O candidato deverá saber colocar o Teodolito; nivelar o determinado aparelho; usar o ponto de vértice (Ponto A e B) - Ponto A a determinar, Ponto B a ser identificado tanto para direita como para a esquerda; após a conferência zerá-lo imediatamente, tudo no prazo máximo de 15 (quinze) minutos, acompanhado do especialista e julgador(es).

- Serão observados os seguintes aspectos: 1 - rapidez; 2 - interpretação; 3 - manuseio do equipamento; 4 - conhecimento de cálculos.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

- Técnico em Edificação

- Reprodução de AutoCAD de planta baixa, exatamente igual ao desenho apresentado no dia da prova, com duração máxima de 01 (uma) hora, acompanhado do especialista e julgador(es), onde serão avaliados a formulação de Layers, para cada parte específica da planta baixa; inserção de cotas; formulação de todo o desenho da planta baixa.

- Também serão avaliados em uma locação de um terreno utilizando-se de cavaletes (estacas) apropriados para demarcarem a obra, usando esquadro, linha, mangueira de nível. Terreno no máximo 5X5m para locação, e tempo máximo de 20 (vinte) minutos.

Serão observados os seguintes aspectos: 01 - rapidez na execução; 02 - conhecimento; 03 - agilidade em tirar medidas; 04 - interpretação do projeto.

Será considerado APTO o candidato que obtiver resultado satisfatório em 3 (três) dos aspectos avaliados.

4.3. DO TESTE FÍSICO (PROVA ELIMINATÓRIA - SEGUNDA ETAPA):

4.3.1. Os candidatos aprovados para o cargo de SERVIÇOS GERAIS deverão realizar testes de APTIDÃO FÍSICA, de caráter eliminatório, que consiste na SEGUNDA ETAPA do concurso e o diagnosticará em "APTO" ou "INAPTO" ao cargo.

4.3.2. Os testes de APTIDÃO FÍSICA obedecerão às seguintes disposições:

a) Somente se submeterá ao teste de APTIDÃO FÍSICA os candidatos APROVADOS na prova objetiva, nos termos do item 4.1.3, conforme a divulgação do Resultado Provisório do Concurso, de que trata o subitem 6.1. do Edital.

b) Serão realizadas após o 10° (décimo) dia útil após a publicação do Resultado Provisório, previsto no item 6.1, em local e horário previamente comunicados através de publicação nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Fronteira.

c) Serão elaborados e aplicados por especialista da área, contratado pela empresa Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda., especificamente para este fim, e, Fiscalizadas pela "Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007".

d) Os testes de Aptidão Física consistem na avaliação de desempenho físico do candidato e diagnosticarão a condição do mesmo como "APTO" ou "INAPTO" ao cargo.

e) Para a realização do teste de Aptidão Física, descrito neste item, é imprescindível a apresentação pelo candidato, de "Atestado Médico para efetuar o Teste", sob pena de impossibilitar-se ao teste e ser considerado desclassificado.

f) Os critérios de avaliação serão específicos e diferenciados conforme sejam os candidatos do sexo feminino e masculino, guardadas as possibilidades de cada sexo.

g) Será considerado INAPTO o Candidato que deixar de atingir o índice mínimo exigido para qualquer um dos testes físicos.

4.3.3. Os candidatos ao cargo de SERVIÇOS GERAIS, aprovados na prova objetiva, que não realizarem os respectivos testes de APTIDÃO FÍSICA, serão automaticamente desclassificados.

4.3.4. Os critérios para realização dos testes de APTIDÃO FÍSICA serão os seguintes:

CARGOS

CRITÉRIOS

- Serviços Gerais (sexo masculino)

- Corrida de resistência - 12 minutos com percurso mínimo de 1.500 metros

- Barra - 03 vezes completas;

- Abdominais - 25 vezes completas, em 01 (um) minuto.

- Serviços Gerais (sexo feminino)

- Corrida de resistência - 12 minutos com percurso mínimo de 1.500 metros

- Flexões de braços - 10 vezes completas;

- Abdominais - 20 vezes completas, em 01 (um) minuto.

4.3.5. Descrição dos Testes:

4.3.5.1. Teste dinâmico de barra (sexo masculino)

a) Posição Inicial: O candidato posiciona-se sob a barra, à frente do examinador. Ao comando de "em posição", o candidato empunhará a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (empunhadura em pronação), mantendo os braços completamente estendidos, com o corpo na posição vertical, pés sem contato com o solo.

b) Execução: Ao comando de "iniciar", o candidato flexionará simultaneamente os braços até ultrapassar com o queixo a parte superior da barra. Em seguida, voltará a posição inicial pela extensão completa dos braços. O corpo deve permanecer na posição vertical durante o exercício.

4.3.5.2. Teste de flexão de braço com o apoio de frente ao solo (sexo masculino)

a) Posição inicial: A candidata posiciona-se de pé de frente ao examinador. Ao comando de "em posição", a candidata tomará a posição de frente ao solo com os braços completamente estendidos, palmas das mãos apoiadas sobre o solo com os dedos voltados para frente, os joelhos e as pontas dos pés em contato com o solo. O quadril não poderá apresentar flexão na posição inicial e durante a execução do movimento.

b) Execução: Ao comando de "iniciar", a candidata flexionará simultaneamente os braços até que as pontas dos cotovelos atinjam ou ultrapassem o plano das costas. Em seguida, Voltará à posição inicial pela extensão completa dos braços. Durante a execução do teste, a candidata não poderá tocar o solo com qualquer parte do corpo, exceto mãos, joelhos e pés.

4.3.5.3. Teste de flexão abdominal (ambos os sexos)

a) Posição inicial: O candidato posiciona-se à frente do examinador. Ao comando de "em posição", o candidato tomará a posição deitado em decúbito dorsal, pernas unidas e estendidas e braços estendidos atrás da cabeça tocando o solo.

b) Execução: Ao comando de "iniciar", o candidato flexionará simultaneamente o tronco e membros inferiores na altura dos quadris, lançando os braços à frente de modo que a planta dos pés se apóie totalmente no solo e a linha dos cotovelos coincida com a linha dos joelhos e, em seguida, voltará à posição inicial, completando uma repetição. O candidato terá o prazo máximo de 1 (um) minuto para executar o número mínimo de repetições. Os comandos para iniciar e terminar o teste serão dados por um silvo breve de apito.

4.3.5.4. Teste de corrida (ambos os sexos)

a) Execução: O candidato terá prazo de 12 (doze) minutos para percorrer a distância mínima exigida.

4.3.5.5. Os casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporárias (estados menstruais, luxações, fraturas, etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou que diminuam a capacidade física dos candidatos, não serão levados em consideração, não sendo dispensado nenhum tratamento privilegiado.

4.4. DOS TÍTULOS

4.4.1. Os títulos, de caráter classificatório, obedecerão aos seguintes critérios de pontuação:

CARGOS

TÍTULOS

PONTOS

TODOS

I - Doutorado stricto sensu, concluído no Brasil ou no exterior, dentro da área ou especialidade a que concorre.

1,0 (um) ponto

Até o máximo de 3,0 (três) pontos

II - Mestrado stricto sensu, concluído no Brasil ou no exterior, dentro da área ou especialidade a que concorre.

1,0 (um) ponto

III - Especialização lato sensu, mínimo de 360 horas, concluído no Brasil ou no exterior, dentro da área ou especialidade a que concorre.

1,0 (um) ponto

4.4.2. Somente serão computados na pontuação, para efeito classificatório, os Títulos apresentados pelos candidatos aprovados na Prova Objetiva, nos termos do subitem 4.1.3, conforme a divulgação do Resultado Provisório do Concurso, de que trata o subitem 6.1.

4.4.3. O período para apresentação dos Títulos é de 04 (quatro) dias úteis, contados a partir da data da publicação do Resultado Provisório previsto no subitem 6.1.

4.4.4. Os títulos deverão ser apresentados em envelope opaco, devidamente lacrado, contendo do lado de fora o nome completo do candidato, o número da sua inscrição e o cargo ao qual está concorrendo, endereçado à "Comissão Supervisora do Concurso Público n° 001/2007" e protocolado no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Fronteira, situado Na Avenida Minas Gerais, n.° 141, Centro, Fronteira - MG.

4.4.5. Os títulos serão avaliados e julgados pela "Comissão Supervisora do Concurso Público n° 001/2007" que repassará a empresa realizadora do Concurso - Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda. a pontuação obtida pelos aprovados e a cópia dos referidos títulos apresentados.

4.4.6. No julgamento dos títulos serão distribuídos no máximo 3,0 (três) pontos.

4.4.7. Os títulos de que tratam os incisos I, II e III do subitem 4.3.1 não são cumulativos, quando da mesma espécie, sendo computados na pontuação apenas um exemplar de cada um deles, que deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas dos diplomas ou certificados oficiais, frente e verso, não sendo aceitos declarações ou atestados, documentos originais, via fax ou via correios.

4.4.8. Será de responsabilidade única e exclusiva do candidato, pessoalmente ou através de seu bastante procurador, a apresentação tempestiva dos títulos de que dispuser, não se admitindo, em qualquer hipótese, a apresentação dos mesmos fora dos prazos ou do local estabelecido neste Edital.

4.4.9. Somente serão aceitos títulos que estejam de acordo com o Art. 12, §§ 1° e 2 °, da Resolução N° 01 do Conselho Nacional de Educação (CND), quais sejam:

Art. 12. A instituição responsável pelo curso de pós-graduação lato sensu expedirá certificado a que farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, assegurada, nos curso presenciais, pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

§ 1° - Os certificados de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu devem mencionar a área de conhecimento do curso e ser acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual devam constar, obrigatoriamente:

I - relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis;

II - período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico;

III - título da monografia ou trabalho de conclusão e nota ou conceito obtido;

IV - declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente resolução; e

V - indicação do ato legal de credenciamento da instituição, no caso de cursos ministrados a distância.

§ 2° - Os certificados de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu devem ter registro da instituição que os expedir.

5. DA REALIZAÇÃO DA PROVA ELIMINATÓRIA OBJETIVA

5.1. As Provas Eliminatórias Objetivas serão realizadas no Município de Fronteira, Estado de Minas Gerais, no dia 20 de janeiro de 2008, no horário de 08 às 12 horas, em local a ser divulgado posteriormente, através de Comunicado Oficial.

5.2. Não haverá segunda chamada para a realização da Prova Eliminatória Objetiva.

5.3. Em hipótese alguma será realizada prova fora do local ou do horário determinado.

5.4. Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta, nem o uso ou porte de calculadora, bip, telefone celular, walk-man, relógio eletrônico ou outro meio de transmissão de som, imagem ou comunicação.

5.5. Será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que faltar à prova ou que, durante a sua realização, for surpreendido em flagrante comunicação com outro candidato ou com terceiros, por quaisquer dos meios de que trata o subitem anterior, o mesmo se aplicando ao candidato que venha a tumultuar, de alguma outra forma, a realização da prova.

5.6. O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, o Comprovante de Inscrição e a documentação de que trata o subitem seguinte.

5.7. O ingresso do candidato na sala onde se realizará a prova somente será permitido mediante a apresentação do comprovante de inscrição e do documento original de identidade ou outro de igual valor legal, desde que contenha, no mínimo, fotografia, data de nascimento, número da carteira de identidade, assinatura e filiação.

5.8. Não será permitida a entrada de candidatos no local da prova após o fechamento dos portões.

5.9. Ao término da prova, o candidato entregará ao Fiscal de Sala o Caderno de Prova e o Formulário Oficial de Respostas, devidamente preenchidos, que serão conferidos com o respectivo Comprovante de Inscrição, retendo para si apenas o formulário rascunho que lhe será disponibilizado, para a anotação de suas respostas e futura conferência com o "Gabarito Oficial".

5.10. Será considerado ausente o candidato que deixar de assinar a Lista de Presença ou Formulário Oficial de Respostas.

5.11. A leitura das orientações constantes da capa do "Caderno de Prova" e a verificação do cargo a que se refere o mesmo são da responsabilidade do candidato, sendo sumariamente eliminado aquele que, por qualquer razão, realizar a prova de um cargo distinto daquele para o qual se inscreveu, seja do mesmo nível de escolaridade ou não.

5.12. Somente serão computadas as opções transferidas à caneta para o Formulário Oficial de Respostas, não se considerando válida a questão que contenha mais de uma opção assinalada, emenda, rasura ou que não tenha sido transferida para o referido Formulário.

5.13. O desempenho do candidato na Prova Objetiva será exclusivamente apurado mediante o exame do Formulário Oficial de Respostas.

6. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

6.1. Da Classificação Provisória

6.1.1. A classificação provisória do Concurso Público será divulgada sob a denominação de "Resultado Provisório", separado por cargos e classificado na ordem decrescente dos resultados obtidos na Prova Eliminatória Objetiva, contendo os nomes, os números de inscrição e as pontuações provisórias dos candidatos aprovados, reprovados e ausentes.

6.1.2. Estará provisoriamente aprovado no Concurso Público o candidato que obtiver, na Prova Eliminatória Objetiva, a pontuação mínima exigida no item 4.1.3.

6.2. Da Classificação Final

6.2.1. A classificação final do concurso será divulgada sob a denominação de "Resultado Final", separado por cargos e classificado na ordem decrescente dos resultados apurados, sendo estes decorrentes da soma da pontuação obtida na Prova Objetiva e na apresentação de Títulos, se houver, contendo os nomes, os números de inscrição e a classificação final dos candidatos aprovados, reprovados e ausentes.

6.2.2. Para fins da classificação final dos candidatos aos cargos elencados no subitem 4.2.1, será considerada a ordem de classificação dos aprovados na Prova Objetiva, tornando-se desclassificado o candidato que for considerado "INAPTO" na prova prática do Concurso Público.

6.2.3. Para fins da classificação final dos candidatos ao cargo de SERVIÇOS GERAIS, será considerada a ordem de classificação dos aprovados na Prova Objetiva, tornando-se desclassificado o candidato que for considerado "INAPTO" no teste de aptidão física do Concurso Público.

6.3. Dos Critérios de Desempate

Verificando-se a ocorrência de empate no total dos pontos apurados, terá preferência na ordem de classificação, sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver maior nota na disciplina específica, se houver;

b) Obtiver maior nota na disciplina de português;

c) Obtiver maior nota na disciplina matemática, se houver;

d) Obtiver maior nota na disciplina de noções de administração pública, se houver; f) For o mais idoso.

6.4. Da Publicação dos Resultados

6.4.1. A divulgação do Resultado Provisório e do Resultado Final, como do Gabarito Oficial, será feita no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal de Fronteira e através do site da empresa realizadora do Concurso Público: www.fluxoconsultoria.com.br.

6.4.2. A contagem dos prazos de que trata este Edital será estritamente ligada às datas de publicação dos Resultados e do Gabarito Oficial realizados pela Prefeitura Municipal em seu quadro de aviso, ficando o site citado no item 6.4.1. apenas como auxilio aos candidatos.

7. DOS RECURSOS

7.1. Caberá a interposição de recurso, sem efeito suspensivo, em face da publicação do Gabarito Oficial da Prova Objetiva, do Resultado Provisório e do Resultado Final, obtidos pelos candidatos.

7.2. Os recursos deverão ser interpostos por escrito, datilografados ou impressos, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis contados da data da divulgação do resultado impugnado (inclusive do gabarito oficial), no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal de Fronteira, endereçado à "Comissão Supervisora do Concurso Público n° 001/2007", mediante protocolo no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Fronteira, com endereço na Avenida Minas Gerais, n.° 141, Centro, em Fronteira, Estado de Minas Gerais.

7.3. Não serão aceitos recursos apresentados após o prazo estabelecido no item 7.2.

7.4. Os recursos serão analisados pela Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda., cujo conhecimento e julgamento é de competência da "Comissão Supervisora do Concurso Público n° 001/2007".

7.5. Se da análise dos Recursos resultar a anulação de qualquer das questões, os pontos referentes a esta serão distribuídos para todos os candidatos concorrentes ao cargo determinado.

8. DA NOMEAÇÃO E DA POSSE

8.1. A aprovação neste concurso não assegura ao candidato o direito à efetiva nomeação, mas esta, se ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação apurada.

8.2. Os candidatos nomeados serão lotados de acordo com a necessidade e os critérios estabelecidos pela Prefeitura Municipal, a quem compete a designação do local e da data para o início do exercício.

8.3. Todos os candidatos nomeados serão submetidos, para o efeito de posse, a exame médico oficial realizado por profissionais credenciados pela Prefeitura Municipal, que emitirão Laudo Médico decisivo sobre a regularidade ou não das condições físicas e mentais do candidato para o desempenho do cargo.

8.4. O candidato regularmente nomeado deverá apresentar à Administração, no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, em original e cópia ou em cópias autenticadas em cartório, sob pena de eliminação, os seguintes documentos:

a) C.P.F.;

b) Título de eleitor com comprovante de votação na última eleição, nos dois turnos, quando houver;

c) Certificado de reservista, se do sexo masculino;

d) Carteira de identidade;

e) PIS ou PASEP, se tiver;

f) Documento de habilitação profissional para o exercício do cargo pleiteado, nos termos deste Edital.

g) Comprovante de residência;

h) Declaração de bens e valores que constituem o seu patrimônio;

i) Declaração de que exerce ou não outro cargo, emprego ou função pública, discriminando-os;

j) Laudo médico favorável, fornecido por médico credenciado pela Prefeitura Municipal de Itapagipe;

k) Fotocópia autenticada dos documentos de habilitação exigidos para o cargo ao qual concorreu;

l) 2 (duas) fotografias 3x4 recentes.

8.5. O candidato que, por qualquer motivo, não se apresentar para a posse no prazo de que trata o subitem anterior perderá o direito à vaga, sendo convocado outro candidato aprovado, respeitada a ordem de classificação.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. O Concurso Público regido por este Edital terá prazo de validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

9.2. O número de vagas por cargo é inicialmente o constante do Anexo I, deste Edital, podendo ser alterado em função do surgimento de novas vagas no decorrer do prazo de validade do Concurso Público.

9.3. Somente se abrirá novo concurso, antes de expirado o prazo de validade do presente, caso não existam candidatos aprovados e classificados para o preenchimento das vagas oferecidas ou que venham a surgir, nos termos da legislação pertinente.

9.4. O candidato aprovado deverá manter endereço atualizado junto à Prefeitura Municipal de Fronteira durante o prazo de validade deste Concurso Público, sob pena de, em assim não o fazendo, perder o direito à nomeação ou à posse, conforme o caso, após 03 (três) convocações formalmente registradas, se frustradas.

9.5. A inscrição do candidato importará no conhecimento prévio deste Edital e na aceitação das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas.

9.6. A aprovação e a classificação geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando reservado à Prefeitura Municipal o direito de realizá-las ou não no período de validade do concurso, de acordo com a necessidade dos serviços e as disponibilidades administrativas, orçamentárias e financeiras.

9.7. Será excluído do concurso, em qualquer de suas fases, o candidato que:

a) Apresentar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Agir com descortesia, violência verbal ou física, ameaçar, constranger ou ofender quaisquer dos membros da "Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007", ou da equipe de aplicação de provas.

c) For surpreendido no momento da realização das provas em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma vedada neste edital, bem como utilizando livros, cadernos, apostilas, anotações, impressos ou equipamentos eletrônicos.

d) Valendo-se da condição de servidor público, tentar utilizar-se de meios fraudulentos para obter vantagem em proveito próprio ou para terceiros;

9.8. Fica expressamente proibida a participação dos membros da Comissão de que trata o subitem 1.1 como candidatos às vagas disponibilizadas no presente concurso, o mesmo se verificando no tocante às pessoas que direta ou indiretamente participaram do processo de inscrição, sejam servidores municipais ou não.

9.9. O prazo para impugnação dos termos deste Edital é de 03 (três) dias úteis, contados da data de sua publicação.

9.10. A publicação oficial de ato referente a este Concurso Público será realizada mediante afixação de Comunicado Oficial no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal, ficando reservado à "Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007" o direito de utilizar-se de qualquer outro meio de comunicação que julgar necessário, independente de prévio aviso.

9.11. É da inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação dos atos e resultados referentes a este Concurso Público, ressaltando que a contagem dos prazos de que trata este Edital, se fará à partir da publicação no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal de Fronteira.

9.12. Reclamações de candidatos sobre a existência de erro em questões de prova, mesmo que por suposição, somente serão conhecidas quando comunicadas, registradas e assinadas pelo candidato e pelo fiscal de provas em formulário próprio de ocorrências disponível para este fim na ocasião da realização da prova.

9.13. Os prazos estabelecidos neste edital são preclusivos, contínuos e comuns a todos os candidatos.

9.14. Não serão fornecidas, por via telefônica ou postal, informações quanto à classificação de candidatos no Concurso Público.

9.15. Maiores informações poderão ser obtidas na Empresa Fluxo Consultoria e Treinamento em Administração Pública Ltda., com sede na Rua Aquiles Lobo, n° 397, 1° Andar, Bairro Floresta, CEP.: 30.150-160, em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelo telefone (31) 3224-7951, pelo e-mail fluxo@fluxoconsultoria.com.br ou pelo site www.fluxoconsultoria.com.br.

9.16. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela "Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007", da Prefeitura Municipal de Fronteira, Minas Gerais.

9.17. Caberá à Prefeita Municipal a homologação do resultado final do concurso, após a divulgação da classificação final.

ANEXO I

DOS CARGOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES

Cód.

Cargos

N.° de Vagas

Vencim. Inicial

Escolaridade e Pré-requisitos

Carga Hor. Semanal

Disciplinas da Prova Objetiva

N.° de Quest.

Peso

Taxa Inscr.

01

Eletricista

01

R$ 762,30

Alfabetizado

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

02

Encanador

01

R$ 686,07

Alfabetizado

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

03

Pedreiro

03

R$ 686,07

Alfabetizado

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

04

Serviços Gerais

85

R$ 380,00

Alfabetizado

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

05

Vigia

69

R$ 380,00

Alfabetizado

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

06

Auxiliar de Berçário

07

R$ 411,64

Ensino Fundamental

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

07

Auxiliar de Tear

02

R$ 380,00

Ensino Fundamental

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

08

Inspetor de Alunos

02

R$ 411,64

Ensino Fundamental

30 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

09

Mestre de Obras

01

R$ 900,00

Ensino Fundamental

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

10

Motorista

15

R$ 762,30

Ensino Fundamental com habilitação específica CNH "D"

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

11

Oficial de Jardinagem

05

R$ 650,00

Ensino Fundamental

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

12

Operador de Pá Carregadeira

01

R$ 838,53

Ensino Fundamental e habilitação específica

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

13

Telefonista

02

R$ 381,15

Ensino Fundamental

40 horas

Português

20

2,5

R$ 20,00

Matemática

20

2,5

14

Agente Administrativo I

07

R$ 444,68

Ensino Médio

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Noções Informática

10

2,5

15

Auxiliar de Educação I

04

R$ 550,00

Ensino Médio e Conhecimento de Informática

30 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Noções Informática

10

2,5

16

Auxiliar de Enfermagem

01

R$ 508,20

Ensino Médio - Auxiliar de Enfermagem e Registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

17

Auxiliar de Farmácia

01

R$ 610,00

Ensino Médio - Auxiliar em Farmácia e Registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Noções Adm. Pública102,5
Saúde Pública102,5
Conhec. Específico102,5

18

Auxiliar de Contabilidade Nível I

02

R$ 800,00

Ensino Médio - Técnico em Contabilidade e Registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

102,5
Noções Adm. Pública102,5
Conhec. Específico102,5

19

Cadista

01

R$ 700,00

Ensino Médio - Técnico de AUTOCAD

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

20

Educador de Saúde Pública

01

R$ 610,00

Ensino Médio

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

15

2,5

Noções Informática

05

2,5

21

Monitor de Informática

02

R$ 500,00

Ensino Médio com habilitação e conhecimento em Windows e Linux

30 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

22

Oficial Administrativo

02

R$ 65,00

Ensino Médio

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Noções Informática

10

2,5

23

Operador de Raio X (20 horas semanais)

02

R$ 700,00

Ensino Médio - Técnico em Radiologia e Registro no órgão competente

20 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

24

Operado de Raio X (10 horas semanais)

01

R$ 380,00

Ensino Médio - Técnico em Radiologia e Registro no órgão competente

10 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

25

Professor

25

R$ 635,25

Ensino Médio - Curso de Magistério

24 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

26

Recepcionista de Unidade de Saúde

07

R$ 508,20

Ensino Médio

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Noções Informática

10

2,5

27

Técnico em Edificação

01

R$ 700,00

Ensino Médio - Técnico em Edificação e Registro no órgão competente

400 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

28

Técnico em Informática

01

R$ 700,00

Ensino Médio - Técnico na área

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática

10

2,5

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

29

Topógrafo

01

R$ 700,00

Ensino Médio - Técnico na área e registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 30,00

Matemática102,5
Noções Adm. Pública102,5
Conhec. Específico102,5

30

Enfermeiro Padrão

03

R$ 1.921,00

Superior Enfermagem e Registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

31

Engenheiro de Obras

01

R$ 1.200,00

Superior Engenharia Civil e Registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

20

2,5

32

Fonoaudiólogo (20 horas semanais)

01

R$ 635,25

Superior Fonoaudiologia e Registro no órgão competente

20 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

33

Médico Neurologista (06 horas semanais)

01

R$ 993,00

Superior Medicina com Habilitação na área específica e Registro no órgão competente

06 horas

Português

10

2,5

R$ 50,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

34

Médico Pediatra (20 horas semanais)

02

R$ 3.307,50

Superior Medicina com Habilitação na área específica e Registro no órgão competente

20 horas

Português

10

2,5

R$ 50,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

35

Médico Pronto Atendimento Ambulatorial e Serviços de Controle e Avaliação (30 horas semanais)

01

R$ 5.362,00

Superior Medicina com Habilitação na área específica e Registro no órgão competente

30 horas

Português

10

2,5

R$ 50,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

36

Médico Veterinário

01

R$ 661,50

Superior Medicina Veterinária e Registro no órgão competente

06 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

37

Nutricionista

01

R$ 1.270,50

Superior Nutrição e Registro no órgão competente

40 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

38

Professor de Educação Física

02

R$ 63,25

Superior Educação Física com Habilitação Legal para o exercício da função

24 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

20

2,5

39

Professor de Inglês

02

R$ 635,25

Superior Letras com Habilitação Legal para o exercício da função

24 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Conhec. Específico

20

2,5

40

Psicólogo (20 horas semanais)

01

R$ 635,25

Superior Psicologia e Registro no órgão competente

20 horas

Português

10

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública

10

2,5

Saúde Pública

10

2,5

Conhec. Específico

10

2,5

41

Supervisor de Educação

01

R$ 698,76

Superior Pedagogia com Especialização em Supervisão Escolar

24 horas

Português

15

2,5

R$ 40,00

Noções Adm. Pública102,5
Conhec. Específico152,5

ANEXO II
DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Cargo: Eletricista

Atribuições: Executar trabalhos de conservação e instalação de redes elétricas em geral, de acordo com a solicitação das chefia imediata; Efetuar a vistoria da rede elétrica de prédios municipais, assegurando o seu perfeito funcionamento; Controlar material elétrico de consumo e no estoque, solicitando a reposição quando necessário; Efetuar pequenos reparos de urgência em redes elétricas de prédios do município, quando solicitado; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Alfabetizado.

Cargo: Encanador

Atribuições: Executar trabalhos de manutenção e instalação de redes de água e de esgoto em geral, em obras construídas pela Prefeitura Municipal; Efetuar vistoria constante das redes de água e esgoto do Município, assegurando o seu perfeito funcionamento; Controlar o estoque de material utilizados no trabalho, solicitando a devida reposição, quando necessário; Efetuar pequenos reparos de urgência nas redes de água e esgoto de prédios do município, quando solicitado; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Alfabetizado.

Cargo: Pedreiro

Atribuições: Executar trabalhos de construção civil, conforme determinações recebidas por chefes e técnicos responsáveis pela obra; Executar a construção e reformas de sedes públicas, galerias pluviais, rede de esgoto, pontes e meio-fio, conforme solicitação da chefia imediata; Controlar o gasto de materiais utilizados na obra, solicitando a devida reposição quando necessário; Orientar o trabalho desenvolvido pelos serventes de pedreiro, zelando pela racionalização de materiais e cumprimento fiel do projeto da obra; Proceder ao assentamento de mata-burros, conforme tipo e a técnica ser adotada; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Alfabetizado.

Cargo: Serviços Gerais

Atribuições: Executar atividades de limpeza e arrumação de locais de trabalho, sanitários e vestuários, zelando pela conservação do piso, móveis utensílios, área externa e pequenos reparos em geral; Executar serviços de copa, preparando e servindo café e correlatos, conforme determinações da chefia imediata; Controlar o estoque de material utilizado no trabalho, efetuando a solicitação de reposição ao departamento competente, quando necessário; Zelar pelo cumprimento das tarefas designadas pela chefia imediata, em conformidade com o local de trabalho a que está lotado; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Alfabetizado.

Cargo: Vigia

Atribuições: Realizar a ronda periódica, procedendo-se a vigilância de bens móveis e imóveis da Prefeitura Municipal; Solicitar a presença da Polícia Militar quando for observada alguma movimentação de pessoas suspeitas, no local de trabalho; Zelar pela segurança do patrimônio da Prefeitura, verificando o fechamento e condições de segurança de portas, janelas e demais dependências e vias de acesso do imóvel sob sua responsabilidade; Executar outras tarefas afins que lhes foram atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Alfabetizado.

Cargo: Auxiliar de Berçário

Atribuições: Receber as crianças na creche no início do expediente, organizando seus pertences pessoais, conforme normas internas do estabelecimento; Acompanhar e auxiliar as crianças durante as refeições recebidas na instituição, procedendo a devida orientação quanto à forma de alimentação; Promover a realizar momentos recreativos para as crianças, de acordo com a faixa etária, conforme orientação especializada; Realizar, acompanhar e orientar hábitos de higiene para as crianças nos diferentes momentos do dia; Zelar pelas horas de descanso das crianças durante o dia, providenciando a devida acomodação das mesmas; Acompanhar a saída das crianças da creche, observando a entrega de seus objetos pessoais e o responsável que receberá a criança; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Fundamental.

Cargo: Auxiliar de Tear

Atribuições: Coordenar e orientar grupos de alunos na realização de trabalhos manuais ligados ao tear, conforme técnicas específicas, orientando para a formação profissional do aprendiz; Controlar o desempenho e a freqüência do aluno, visando a entrega de certificado de conclusão do curso; Controlar ao estoque de materiais utilizados pelos alunos, solicitando a este a reposição ao órgão municipal competente; Efetuar relatório mensal das tarefas desenvolvidas pelas turmas de trabalho, conforme orientação da chefia imediata; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Fundamental.

Cargo: Inspetor de Alunos

Atribuições: Orientar a formação de atitudes e hábitos de higiene pessoal e ambiental, conforme diretrizes da escola; Desenvolver trabalhos de educação sanitária e alimentar da comunidade escolar; Realizar trabalhos de orientação de alunos, mantendo a disciplina e controle da movimentação destes nas dependências da Escola; Auxiliar na realização de atividades sociais, esportivas, comemorações cívicas e outras solenidades promovidas pela Escola, conforme determinação da chefia imediata; Colaborar na manutenção da disciplina geral dentro da escola, assegurando o bom andamento dos trabalhos; Zelar pela conservação do patrimônio da Escola sob sua guarda, solicitando a devida manutenção quando necessário; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-Requisito: Ensino Fundamental

Cargo: Mestre de Obras

Atribuições: Supervisão, orientação e fiscalização de serviços de construção e reforma de obras da Prefeitura; Supervisionar tarefas rotineiras na construção de obras e edificações públicas; Distribuir tarefas para seus subordinados; Interpretar plantas de construções; Fazer medições de obras; Controlar a dosagem de argamassa e concreto armado; Responsabilizar-se pelos materiais existentes nas obras a seu cargo e zelar pela sua conservação e aplicação; Fiscalizar a execução de obras; Organizar pedidos de materiais; Participar na construção e reforma de obras; Coordenar os serviços de abertura, reabertura e conservação de estradas vicinais; Supervisionar a execução e a manutenção de pontes, bueiros e mata-burros; Executar outras tarefas correlatas.

Escolaridade/Pré-Requisito: Ensino Fundamental.

Cargo: Motorista

Atribuições: Dirigir veículos leves e pesados efetuando o transporte de servidores, alunos e materiais do Município, observando as normas de segurança no trânsito; Verificar as condições do veículo antes da sua utilização, conferindo combustível, nível de óleo e outros aspectos correlatos; Zelar pelo funcionamento, abastecimento, limpeza e conservação do veículo, providenciando o serviço especializado, quando necessário; Recolher o veículo após o serviço, estacionando-o em local estabelecido; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Fundamental, com Habilitação específica CN H "D".

Cargo: Oficial de Jardinagem

Atribuições: Coordenação e supervisão de atividades relacionadas à jardinagem. Preparar terrenos e canteiros para plantio de mudas e plantas em geral, conforme técnicas específicas; Proceder a limpeza e manutenção de canteiros e viveiros, efetuando a capina dos mesmos; Realizar a adubação, irrigação e poda de plantas diversas, conforme orientação da chefia imediata; Preparar mudas para o plantio, visando o reflorestamento e arborização do município; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas. Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Fundamental.

Cargo: Operador de Pá Carregadeira

Atribuições: Operar o veículo de Pá Carregadeira; Retirar terra, entulhos, aterramento, deslocamento de materiais do tipo pedras, cascalhos, meio-fio e etc., Executar outras tarefas correlatas. Escolaridade/Pré-Requisito: Ensino Fundamental e habilitação específica.

Cargo: Telefonista

Atribuições: Receber chamadas telefônicas externas e internas, encaminhando ao destinatário, utilizando-se de recursos da mesa telefônica; Efetuar ligações externas locais e interurbanas para servidores da Prefeitura Municipal, conforme solicitação dos mesmos, anotando recados, quando necessário; Solicitar consertos e manutenção do aparelho PABX à empresa credenciada, quando observado alguma alteração no funcionamento do aparelho; Confeccionar relatório mensal das ligações telefônicas locais e interurbanas realizadas, encaminhando à chefia imediata; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Fundamental.

Cargo: Agente Administrativo I

Atribuições: Receber, efetuar a triagem e transportar correspondências diversas recebidas pela Prefeitura Municipal; Efetuar o pagamento de documentos diversos da Prefeitura nas agências bancárias ou direto a fornecedores, conforme determinação da chefia imediata; Executar serviços diversos de datilografia, como copista, segundo metodologia estabelecida; Operar maquina copiadora (xérox), de acordo com solicitação dos diversos setores da Prefeitura Municipal e orientação da chefia imediata; Recepcionar as pessoas que procuram pelos serviços da Prefeitura Municipal, encaminhando aos diversos setores e prestando informações solicitadas pelas mesmas; Realizar atendimento telefônico e ao publico em geral; Efetuar o preenchimento de formulários utilizados na Prefeitura Municipal, partindo de orientações recebidas; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-Requisito: Ensino Médio.

Cargo: Auxiliar de Educação I

Atribuições: Proceder a escrituração de documentos pertinentes à vida escolar do aluno, conforme orientação recebida; Realizar trabalhos de datilografia, mimeografia e reprografia (xerox), conforme solicitação de professores e Direção escolar; Atender pais, alunos, professores e o público em geral, prestando informações e encaminhando solicitações diversas; Efetuar o controle de estoque de materiais diversos utilizados pela escola, solicitando a reposição quando necessário; Arquiva documentos diversos, conforme orientação prévia observando a utilização e organização do mesmo; Preencher formulários diversos, de interesse da escola e do município a partir de orientação prévia; Secretariar reuniões da diretoria e equivalentes, quando determinado pela chefia; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas. Proceder a escrituração de formulários e documentos diversos da escola a que está lotada conforme orientação do serviço de inspeção Escolar e da Diretoria da Escola; Confeccionar e expedir documentos escolares conforme solicitações de pais ou alunos e diretrizes adotadas pela escola; Controlar o livro de ponto de funcionários, verificando a assinatura diária pelos mesmos e anotando as devidas faltas e substituições; Participar de reuniões promovidas pela direção e Inspeção Escolar, quando a assuntos referentes à Secretaria e funcionamento geral da Escola; Controlar a relação de alunos dos diários dos professores, eliminando os desistentes e acrescentando novos alunos; Efetuar serviços de datilografia diversos, conforme metodologia específica; Prestar informações pertinentes ao trabalho quando solicitado pela comunidade escolar; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio e conhecimento em informática.

Cargo: Auxiliar de Enfermagem

Atribuições: Proceder o preparo do paciente para consulta médica, conforme orientação específica; Realizar aplicação de injeções de acordo com solicitação do paciente e prescrição médica; Realizar curativos conforme técnicas específicas em munícipes que procuram pela UMS; Executar a aplicação de vacinas periódicas, realizando as devidas anotações, em cartão de vacina, de acordo com os critérios estabelecidos; Atender pacientes que procuram pela UMS, preenchendo sua ficha médica e posterior encaminhamento ao médico; Utilizar as técnicas específicas para o desempenho de socorro de urgência; Efetuar o controle diário da entrada e saída de medicamentos da UMS mantendo o estoque necessário e solicitar reposição quando necessário; Esterilizar os instrumentos utilizados no trabalho, preparando-os conforme técnicas e normas estabelecidas; Acompanhar e orientar a limpeza e esterilização das dependências da UMS; Realizar relatório diário das atividades desenvolvidas e número de pessoas atendidas; Arquivar prontuários de pacientes da UMS, conforme técnica específica, procedendo-se a consulta quando necessário; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio Técnico com Habilitação Específica - Curso de Auxiliar de Enfermagem com Registro no COREN.

Cargo: Auxiliar de Farmácia

Atribuições: Conferir as prescrições dos pacientes internados, separando os medicamentos em quantias para 24 horas; Informar o farmacêutico responsável, sobre as faltas diárias de medicação utilizando impresso próprio; Organizar os bins de medicação, para facilitar o manuseio e a qualidade do armazenamento e estoque; Acompanhar a refrigeração dos medicamentos armazenados na geladeira; certificar o médico sobre a falta de medicamentos solicitados; Exigir do solicitante a entrega das embalagens vazias; Atender solicitações dos funcionários através de receitas médicas; Fornecer medicações não padronizadas de acordo com pedido próprio e as devidas assinaturas do médico e coordenador da ala; Executar tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré Requisito: Ensino Médio Técnico com Habilitação Específica - Curso de Auxiliar de Farmácia com Registro no Conselho respectivo.

Cargo: Auxiliar de Contabilidade Nível I

Atribuições: Realizar lançamentos de dados em livro contábil, conforme técnicas específicas; Proceder o lançamento e cálculos de balancetes financeiros, patrimonial e orçamentário, conforme normas estabelecidas; Confeccionar empenhos a partir de solicitações recebidas, procedendo-se a devida aquisição de bens e materiais autorizados pelo prefeito municipal; Efetuar a conciliação bancária dos movimentos realizados pela Prefeitura Municipal; Controlar o saldo orçamentário da Prefeitura Municipal conforme critérios estabelecidos previamente; Efetuar levantamentos, organização e montagens de processos de prestação de contas periódicas e eventuais solicitadas pela chefia imediata; Executar atividades pertinentes à rotina de pessoal, preenchendo formulários, realizando cálculos simples e efetuando levantamentos funcionais diversos, de acordo com normas estabelecidas; Proceder o pagamento de salários, verba de representação e faturas diversas, de acordo com a documentação pertinente; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio Técnico - Curso Técnico em Contabilidade com registro no CRC.

Cargo: Cadista

Atribuições: Desenvolver desenhos de projetos em autocad, aplicados à engenharia, arquitetura, máquinas e ferramentas; Executar outras atribuições inerentes ao cargo.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio Técnico - Curso Técnico de Autocad.

Cargo: Educador em Saúde Pública

Atribuições: Apoio nas atividades institucionais: nas áreas de atendimento, nos treinamentos e nas campanhas educativas; nas pesquisas científicas; nos diferentes Núcleos (Proteção e Promoção da Saúde) nos processos criativo, motivacional e funcional; Participar da elaboração do planejamento municipal das ações de vigilância entomológica; Combate ao vetor, informação, educação e comunicação; Realizar atividades de planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e apoio técnico, necessário para o desenvolvimento das ações educativas executadas pelos agentes de controle de vetores; Identificar e propor a necessidade de uma ação educativa nos problemas levantados junto a população; Elaborar um plano de trabalho para as ações educativas; Realizar a articulação necessária com cada órgão e equipes multiprofissionais para desencadear as ações educativas; Avaliar os materiais educativos, tais como folhetos e cartazes e acompanhar a sua produção; Controlar estoques e fazer solicitações de novas aquisições de materiais educativos; Realizar supervisão direta e indireta do trabalho dos agentes e inspetores; Participar como monitor em treinamentos e reciclagens de agentes e outras atividades afins, necessárias à execução do Plano Municipal de Erradicação do Aedes aegypt; Executar outras atividades determinadas pelos seus superiores hierárquicos, relacionadas ao seu campo de atuação.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio.

Cargo: Monitor de Informática

Atribuições: Executar atividades de instrução para crianças e adolescente; noções gerais de informática, abrangendo conhecimento de hardware, sistema operacional, editor de textos, planilhas eletrônicas; propor atividades práticas e avaliativas; executar atividades correlatas.

Escolaridade/Pré-Requisito: Ensino Médio com habilitação e conhecimento em Windows e Linux .

Cargo: Oficial Administrativo

Atribuições: Executar atividades pertinentes à rotina de pessoal, preenchendo formulários, realizando cálculos simples e efetuando levantamentos funcionais diversos, de acordo com a chefia imediata; Manter organizado e abastecido o almoxarifado da Prefeitura Municipal e do órgão a que está lotado solicitando a devida reposição, quando necessário, ao órgão competente; Elaborar e datilografar correspondências oficiais e documentos diversos emitidos pela Prefeitura; Manter atualizado e devidamente organizado o arquivo de documentos pertinentes ao trabalho e ao setor a que pertence; Realizar a vistoria dos bens móveis e imóveis da Prefeitura Municipal, comunicando possíveis irregularidades ou defeitos do Departamento competente; Executar serviços relativos ao recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventário de materiais utilizados pela Prefeitura e pelo órgão a que está lotado, conforme orientação da chefia imediata; Controlar a entrada e saída de materiais permanente e de consumo, utilizados pela Prefeitura Municipal e pelo Órgão a que presta serviços, solicitando a reposição dos mesmos, quando necessário; Realizar atendimento telefônicos e ao publico em geral; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio.

Cargo: Operador de Raio X ( 20 horas semanais )

Atribuições: Manejar os aparelhos de Raios-X, com a finalidade: de obter radiografias para diagnóstico, ou de realizar tratamento terapêutico; Preparar os pacientes para exposição aos Raios-X, colocando, se necessário, placas de chumbo para proteger as partes do corpo que não devam ficar expostas a radiações; Segurar a placa radiográfica, ou aplicar o tratamento de Raios-X sob orientação do radiologista; Revelar, fixar, lavar e secar a radiografia; Consertar pequenas imperfeições dos aparelhos; Manter arquivos e registros dos trabalhos executados; Executar outras atribuições afins que lhes foram atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: - Ensino Médio Técnico com Habilitação Específica - Curso Técnico em Radiologia e registro no Conselho competente.

Cargo: Operador de Raio X ( 10 horas semanais )

Atribuições: Manejar os aparelhos de Raios-X, com a finalidade: de obter radiografias para diagnóstico, ou de realizar tratamento terapêutico; Preparar os pacientes para exposição aos Raios-X, colocando, se necessário, placas de chumbo para proteger as partes do corpo que não devam ficar expostas a radiações; Segurar a placa radiográfica, ou aplicar o tratamento de Raios-X sob orientação do radiologista; Revelar, fixar, lavar e secar a radiografia; Consertar pequenas imperfeições dos aparelhos; Manter arquivos e registros dos trabalhos executados; Executar outras atribuições afins que lhes foram atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: - Ensino Médio Técnico com Habilitação Específica - Curso Técnico em Radiologia e registro no Conselho competente.

Cargo: Professor

Atribuições: Regência de classe para as quatro primeiras séries de 1º grau, maternal, jardim e pré-escolar da Rede Municipal de ensino, de acordo com técnicas didático-pedagógicas específicas; Elaborar programas e planos de aulas a serem desenvolvidos durante as aulas; Controlar e avaliar o rendimento escolar, através de técnicas pedagógicas específicas, procedendo a programação e aplicação de recuperação dos alunos; Participar de reuniões da escola, de cursos de auto-aprimoramento promovidos pelo D.M.E; Desenvolver trabalhos referente a pesquisa educacional, ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e a ação educacional; Participar de programas comunitários e eventos promovidos pela Escola; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.Elaborar programas e planos de trabalho: Desenvolver regência efetiva no pré-escolar e 1ª a 4ª série; Controlar e avaliar o regimento escolar; Escriturar diários de classe; desenvolver tarefas relativas à recuperação dos alunos e pesquisa educacional; Participar de reuniões pedagógicas e administrativas; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-Requisito: Ensino Médio Técnico com Habilitação Específica - Curso de Magistério.

Cargo: Recepcionista de Unidade Municipal de Saúde

Atribuições: Organizar informações a serem prestadas; Recepcionar as pessoas, encaminhando-as aos setores competentes; Controlar a entrada e saída de pessoas; Agendar horários; Prestar informações gerais por telefone; Prestar serviços de apoio aos seus superiores e visitantes; Executar outras tarefas afins que lhes foram atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio.

Cargo: Técnico em Edificações

Atribuições: Realizar levantamentos topográficos e planialtimétricos; Desenvolver e legalizar projetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; planejar a execução, orçar e providenciar suprimentos e supervisionar a execução de obras e serviços; Treinar mão-de-obra e realizar o controle tecnológico de materiais e do solo; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio Técnico - Curso Técnico em Edificações e Registro no respectivo Conselho.

Cargo:Técnico em Informática

Atribuições: Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos estabelecidos pela administração; Gerenciamento dos recursos das redes de computadores; Desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais de interesse da administração publica; Suporte a software licenciados institucionalmente e equipamentos de informática alocados nas unidades; Treinamento em aplicativos básicos na área de informática aos servidores da administração publica municipal; Gerenciar ou prestar suporte na manutenção de equipamentos de informática da Unidade; Administrar os Laboratórios de Informática sob sua responsabilidades.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio Técnico

Cargo: Topográfo

Atribuições: Efetuar levantamentos topográficos e completamento fotogramétrico, aplicando vários métodos de posicionamento; Adensar redes de apoio topográfico; Escolher, reconhecer, marcar e coordenar pontos de apoio fotogramétrico; Executar nivelamentos, perfis e alinhamentos; Aplicar os seus conhecimentos na execução da componente topográfica do cadastro geométrico ou predial; Fazer observações angulares e de distâncias para fins geodésicos; Orientar direções por meios astronómicos; Executar nivelamentos geométricos de precisão; Recolher dados gravimétricos Executar trabalhos de implantação e controlo de obras; Operar com equipamento e aplicações informáticas de cálculo e integração de dados topográficos e cartográficos.

Escolaridade/Pré-requisito: Ensino Médio Técnico - Registro no respectivo Conselho.

Cargo: Enfermeiro Padrão

Atribuições: Desenvolver atividades pertinentes à enfermagem em postos de saúde do Município, conforme diretrizes traçadas pelo órgão competente; Proceder ao acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido pelas auxiliares de saúde visando o adequado atendimento à população; Propor e desenvolver programas de treinamento de agentes de saúde, visando o desenvolvimento profissional dos servidores da área de saúde; Coordenar e acompanhar a realização de campanhas de saúde promovidas pelo Município ou por órgãos ligados à instância Federal; Propor e desenvolver programas de saúde pública de acordo com diretrizes adotadas pelo município; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em Enfermagem com registro no respectivo Conselho.

Cargo: Engenheiro de Obras

Atribuições: Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia civil, relativos às obras e instalações destinadas ao saneamento básico, pontes, edificações e correlatos, segundo técnicas específicas; Proceder ao estudo de características e preparar planos, orçamentos de custos, métodos de trabalho e demais dados requeridos para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo das obras assegurando os padrões técnicos exigidos; Desenvolver trabalhos técnicos de engenharia que viabiliza a demarcação, medição e representação de terrenos, lotes e áreas pertencentes ao município ou de particulares, conforme estabelecido pelo órgão; Orientar e supervisionar o trabalho de desenhistas arquitetônicos conforme projetos propostos; Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em Engenharia Civil com registro no respectivo Conselho.

Cargo: Fonoaudiólogo (20 horas semanais)

Atribuições: Tratar de pacientes com distúrbios vocais, alterações da fala, alterações da linguagem oral, leitura e escrita; Efetuar avaliação e diagnósticos fonoaudiológicos, através da avaliação do desenvolvimento neuro-psico-motor, da fala, do sistema auditivo entre outros; Aplicar procedimentos fonoaudiológicos, prescrevendo atividades, preparando material terapêutico, procedimentos de adaptação pré e pós-cirúrgico; Orientar pacientes e familiares, explicando os procedimentos e rotinas, esclarecendo dúvidas; Realizar visitas domiciliares, às escolas e locais de trabalho, demonstrando procedimentos e técnicas específicas; Desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, gerenciando os programas e campanhas; Exercer atividades técnicas e científicas, desenvolvendo metodologias e tecnologias de avaliação, tratamento, adaptação, habilitação e reabilitação de pacientes; Reorientar condutas terapêuticas; Executar outras atividades correlatas.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em Fisioterapia com registro no respectivo Conselho.

Cargo: Médico Neurologista (06 horas semanais)

Atribuições: Fazer exames médicos formulando diagnósticos, tratamentos ou indicações terapêuticas; proceder ao socorro de urgência; Encaminhar os pacientes para exames radiológicos e outros, visando à obtenção de informações complementares sobre o caso a ser diagnosticado; Estudar os resultados de exames e análises realizados em laboratórios especializados; Executar intervenções cirúrgicas ou auxiliar nas mesmas; Realizar pesquisa de campo ou de laboratório para complementação de trabalhos e observações; Fazer a perícia e participar da Junta Médica para fins de posse, licença e aposentadoria; Fazer imunizações periódicas dos alunos de estabelecimentos de ensino; Prestar informações e pareceres sobre assuntos de sua especialidade; Elaborar relatórios periódicos e fornecer dados estatísticos sobre sua atividade; Elaborar a elucidação de casos de suspeita de vícios, de entorpecentes e outros; Executar outras atividades correlatas.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em medicina com Habilitação na área específica e registro no respectivo Conselho.

Cargo: Médico Pediatra (20 horas semanais)

Atribuições: Promover o atendimento individual a pacientes, exercendo a medicina preventiva e discussão em educação para a saúde, em regime de plantão médico ou não; Examinar pacientes, formulando diagnósticos, prescrever e realizar tratamentos clínicos, cirúrgicos e de natureza profilática relativo a sua especialidade médica; Realizar o pronto atendimento médico nas urgências e emergências; Encaminhar os pacientes para exames radiológicos e outros, visando à obtenção de informações complementares sobre o caso a ser diagnosticado; Estudar os resultados de exames e análises realizados em laboratórios especializados; Realizar procedimentos ambulatoriais e cirurgias referentes à especialidade; Realizar pesquisa de campo ou de laboratório para complementação de trabalhos e observações; Fazer a perícia e participar da Junta Médica para fins de posse, licença e aposentadoria; Fazer imunizações periódicas dos alunos de estabelecimentos de ensino; Prestar informações e pareceres sobre assuntos de sua especialidade; Elaborar relatórios periódicos e fornecer dados estatísticos sobre sua atividade; Elaborar a elucidação de casos de suspeita de vícios, de entorpecentes e outros; executar outras atividades correlatas. Fazer pesquisa de campo ou de laboratório para complementação de trabalhos e observações; Emitir guias de internação e fazer triagens de pacientes encaminhando-os às clínicas especializadas, se assim se fizer necessário; Exercer medicina preventiva, incentivar a vacinação e realizar o controle de puericultura, e de pacientes com patologias mais comuns dentre a nosologia prevalecente (outros programas); Estimular debates sobre saúde com grupos de pacientes, com grupos organizados da comunidade e da população em geral; Integrar equipe multi-profissional para assegurar o efetivo atendimento às necessidades da população; Notificar doenças consideradas de "Notificação Compulsória" pelos órgãos institucionais de saúde pública e as que são consideradas pela política de saúde do município; Participar ativamente de inquéritos epidemiológicos quando definidos pela política municipal de saúde; Realizar outras tarefas afins de acordo com as atribuições próprias da Unidade Administrativa e da natureza de seu trabalho.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em medicina com Habilitação na área específica e registro no respectivo Conselho.

Cargo: Médico Pronto Atendimento Ambulatorial e Serviços de Controle e Avaliação (30 horas semanais)

Atribuições: Efetuar exames médicos em pacientes da rede pública municipal, visando a realização de diagnósticos e o tratamento de enfermidades diversas; Emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e realizar outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidade; Aplicar recursos de medicina preventiva ou terapêutica promovendo a saúde e bem estar do paciente; Propor, desenvolver e coordenar programas diferentes à medicina preventiva para os diferentes órgãos da Prefeitura e para o município em geral; Realizar exames pré-admissionais de candidatos a cargo na Prefeitura, analisando as condições físicas da pessoa tendo em vista o cargo que ocupará; Realizar exames periódicos e periciais para fins de readaptação funcional do servidor; Controlar as condições de trabalho em áreas consideradas insalubres e perigosas, orientando quanto a higiene local; Emitir atestados médicos para fins de justificativas de faltas ao trabalho e às aulas, controlando o absenteísmo; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em medicina com Habilitação na área específica e registro no respectivo Conselho.

Cargo: Médico Veterinário

Atribuições: Colaborar na execução das tarefas de inspecção hígio-sanitária e controlo hígio-sanitário das instalações para alojamento de animais, dos produtos de origem animal e dos estabelecimentos comerciais ou industriais onde se abatam, preparem, produzam, transformem, fabriquem, conservem, armazenem ou comercializem animais ou produtos de origem animal e seus derivados; Emitir parecer, nos termos da legislação vigente, sobre as instalações e estabelecimentos referidos anteriormente; Elaborar e remeter, nos prazos fixados, a informação relativa ao movimento nosonecrológico dos animais; Notificar de imediato as doenças de declaração obrigatória e adaptar prontamente as medidas de profilaxia determinadas pela autoridade sanitária veterinária nacional sempre que sejam detectados casos de doenças de carácter epizoótico; Emitir guias sanitárias de trânsito; Participar nas campanhas de saneamento ou de profilaxia determinadas pela autoridade sanitária veterinária nacional do respectivo município; Colaborar na realização do recenseamento de animais, de inquéritos de interesse pecuário e ou econômico e prestar informação técnica sobre abertura de novos estabelecimentos de comercialização, de preparação e de transformação de produtos de origem animal; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em Medicina Veterinária e registro no Conselho competente.

Cargo: Nutricionista

Atribuições: Coordenação e supervisão de atividades relacionadas à educação permanente em alimentação e nutrição; Desenvolver serviços e programas de nutrição promovidos pela administração; Controlar a compra, a estocagem, preparação, conservação e distribuição dos alimentos, a fim de contribuir para a melhoria protéica, racionalidade e economicidade dos regimes alimentares nos programas; Supervisionar e avaliar os programas de nutrição em saúde pública e serviços de alimentação e dietética junto à merenda escolar, creches, postos de saúde, hospital e outros locais determinados pela administração; Realizar cálculo de dietas para indivíduos sadios ou com patologias; desenvolver fórmulas de novas dietas ou cardápios alimentícios; elaborar e acompanhar os programas de educação nutricional; Orientar e acompanhar as atividades de merendeiras e ajudantes; Elaborar as sugestões e participar nas ações de vigilância sanitária e epidemiológica; Elaborar relatórios sobre assuntos pertinentes à sua área; Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua área de atuação.

Escolaridade/Pré-requisito: Superior em Nutrição e registro no Conselho competente.

Cargo: Professor de Educação Física

Atribuições: Ministrar aulas; Desenvolver atividades de estímulo à ampliação dos conhecimentos; Observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar; Adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem; Planejar cursos, aulas e atividades escolares, elaborando o projeto pedagógico, selecionando o conteúdo e estabelecendo a metodologia de ensino; Participar das atividades educacionais e comunitárias da escola; Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados; Participar de reuniões da escola, de cursos de auto-aprimoramento promovidos pela Secretaria Municipal de Educação; Participar de programas comunitários e eventos promovidos pela escola; Registrar práticas escolares de caráter pedagógico, através do diário de classe, formulários com notas, faltas, plano de aula, atividades extracurriculares e outros; Executar outras atividades correlatas que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-Requisito: - Curso Superior em Educação Física com habilitação legal para o exercício da função.

Cargo: Professor de Inglês

Atribuições: Propor atividades e exercícios em sala de aula e extraclasse; Ministrar aulas; Desenvolver atividades de estímulos à ampliação do conhecimento; observar o cumprimento das regras e estabelecidas pela comunidade escolar; Adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos, ao processo de ensino e aprendizagem; Planejar cursos, aulas e atividades escolares, elaborando o projeto pedagógico, selecionando e estabelecendo a metodologia de ensino; Participar das atividades educacionais e comunidade da escola; Avaliar o processo de ensino - aprendizagem e seus resultados; Participar de reuniões da escola, de cursos de auto-aprimoramento promovidos pela Secretaria Municipal de Educação; Participar de programas comunitários e eventos promovidos pela escola; Registrar práticas escolares de caráter pedagógico, através do diário de classe, formulários com notas, faltas, planos de aula, atividades extracurriculares e outros; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-Requisito: - Curso Superior em Letras com habilitação legal para o exercício da função e especialização.

Cargo: Psicólogo (20 horas semanais)

Atribuições: Proceder ao estudo e avaliação dos mecanismos de comportamento humano, elaborando e aplicando técnicas psicológicas conforme a necessidade e clientela atendida; Realizar o diagnóstico, orientação e terapia clínica em consonância com as necessidades da demanda de atendimento; Efetuar o recrutamento, seleção e treinamento de pessoal conforme solicitação prévia; Participar de aplicação de diretrizes pertinentes à política de recursos humanos da Prefeitura Municipal; Propor, desenvolver e coordenar programas junto à clientela que atende; Executar outras tarefas afins que lhes forem atribuídas.

Escolaridade/Pré-Requisito: Superior em Psicologia e Registro no respectivo Conselho.

Cargo: Supervisor de Educação

Atribuições: Acompanhar e participar do processo educacional no campo do planejamento, controle e avaliações; Propor a introdução de novas técnicas de aprendizagem e a implantação de novos programas de ensino; Coordenar o Conselho de Classe de acordo com normas e técnicas estabelecidas; executar outras atribuições afins.

Escolaridade/Pré-Requisito: Superior em Pedagogia com especialização em supervisão escolar.

ANEXO III
DOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS

1. ENSINO ELEMENTAR - ALFABETIZADO

(Cargos: Eletricista, Encanador, Pedreiro, Serviços Gerais e Vigia.)

1.1. Língua Portuguesa (Para todos os cargos)

1. Compreensão de texto; Identificação de sílabas; palavras e objetos.

1.2. Matemática (Para todos os cargos)

1. Adição e subtração: operações e problemas; 2. Identificação de quantidades de elementos; 3. Conceitos: grande; pequeno; maior; menor; alto; baixo; largo; estreito; curto e comprido.

2. ENSINO FUNDAMENTAL

(Cargos: Auxiliar de Berçário, Auxiliar de Tear, Inspetor de Alunos, Mestre de Obras, Motorista, Oficial de Jardinagem, Operador de Pá Carregadeira e Telefonista.)

2.1. Língua Portuguesa (Para todos os cargos)

1. Interpretação de texto; 2. Conhecimento de língua; 3. Ortografia: acentuação gráfica. 4. Classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átomos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos, vozes; preposição e conjunção: classificação e emprego. 5. Estrutura das palavras e seus processos de formação; 6. Estrutura da oração e do período; 7. Concordância verbal e nominal; 8. Regência verbal e nominal; 9. crase; 10. Pontuação.

2.2. Matemática (Para todos os cargos)

1. Linguagem dos conjuntos: elementos de um conjunto; reunião, interseção diferença, complementação de conjuntos; diagramas; 2. Números reais: O conjunto dos números naturais, dos números inteiros e dos números racionais como subconjuntos dos números reais. Propriedades, operações, desigualdades, números primos, múltiplos e divisores, raízes e potências. Números irracionais. Problemas de aplicação; 3. Sistema legal de unidades de medir: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume, massa, ângulo e tempo; 4. Expressões algébricas: operações, simplificação, fatoração, produtos notáveis. Expressões algébricas racionais; 5. Matemática financeira: razões e proporções, regra de três simples e composta, médias, porcentagem, juros simples e compostos; problemas de aplicação; 6. Relações trigonométricas fundamentais; resolução de triângulos retângulos; problemas de aplicação; 7. Geometria plana: conceitos básicos, segmentos proporcionais, relações métricas, semelhança e congruência de triângulos; circunferência, polígonos e suas propriedades; cálculo do perímetro e área das principais figuras geométricas.

3. ENSINO MÉDIO, ENSINO MÉDIO TÉCNICO COM HABILITAÇÃO ESPECÍFICA DE ACORDO COM A DENOMINAÇÃO DO CARGO E REGISTRO NO CONSELHO.

(Cargos: Agente Administrativo I, Auxiliar de Educação I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Contabilidade Nível I, Cadista, Educador em Saúde Pública, Monitor de Informática, Oficial Administrativo, Operador de Raio X (20 horas semanais), Operador de Raio X (10 horas semanais), Professor, Recepcionista de Unidade de Saúde, Técnico em Edificação, Técnico em Informática e Topógrafo.)

3.1. Língua Portuguesa (Para todos os cargos)

1. Interpretação de texto; 2. Conhecimento de língua; 3. Ortografia: acentuação gráfica; 4. Classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átomos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos, vozes; preposição e conjunção: classificação e emprego. 5. Estrutura das palavras e seus processos de formação; 6. Estrutura da oração e do período; 7. Concordância verbal e nominal; 8. Regência verbal e nominal; 9. crase; 10. Pontuação.

3.2. Matemática

(Cargos: Agente Administrativo I, Auxiliar de Educação I, Auxiliar de Contabilidade Nível I, Cadista, Monitor de Informática, Oficial Administrativo, Professor, Recepcionista de Unidade de Saúde, Técnico em Edificação, Técnico em Informática e Topógrafo.)

1. Linguagem dos conjuntos: elementos de um conjunto; reunião, interseção diferença, complementação de conjuntos; diagramas; 2. Números reais: O conjunto dos números naturais, dos números inteiros e dos números racionais como subconjuntos dos números reais. Propriedades, operações, desigualdades, números primos, múltiplos e divisores, raízes e potências, números irracionais, problemas de aplicação; 3. Sistema legal de unidades de medir: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume, massa, ângulo e tempo; 4. Expressões algébricas: operações, simplificação, fatoração, produtos notáveis. Expressões algébricas racionais; 5. Matemática financeira: razões e proporções, regra de três simples e composta, médias, porcentagem, juros simples e compostos. Problemas de aplicação; 6. Funções de variável real: domínio, imagem, intervalos de crescimento e de decrescimento, raízes, valor máximo e valor mínimo, representação gráfica, de funções do primeiro e segundo graus. Aplicações; 7. Equações, inequações e sistemas do primeiro e segundo graus: resolução algébrica e gráfica. Problemas do primeiro e segundo graus; 8. O seno, o co-seno e a tangente de um ângulo. Relações trigonométricas fundamentais. Resolução de triângulos retângulos. Problemas de aplicação; 9. O princípio fundamental da contagem, diagrama da árvore. Permutações simples. Problemas de aplicação; 10. Geometria plana: conceitos básicos, segmentos proporcionais, relações métricas, semelhança e congruência de triângulos. Circunferência, polígonos e suas propriedades. Cálculo do perímetro e área das principais figuras geométricas; 11. Geometria sólida: cálculo da área das faces e cálculo do volume dos principais sólidos.

3.3. Noções de Administração Pública (Para todos os cargos)

1. Regime Jurídico Administrativo; princípios da administração pública, poderes da administração; 2. Serviços Públicos: conceito e classificação; regulamentação e controle; requisitos do serviço e direitos do usuário; formas e meios de prestação do serviço; Concessão, Permissão e Autorização de Serviços Públicos; 3. Agentes Públicos: conceito, classificação na Constituição Federal e regime jurídico; Organização do Serviço Público: organização legal; conselhos de política de administração e remuneração de pessoal; Cargos e Funções: criação, transformação e extinção de cargos; funções e empregos públicos; provimento de cargos; Normas Constitucionais pertinentes aos Agentes Públicos: acessibilidade aos cargos, funções e empregos públicos; concurso público; Desinvestidura de cargo ou emprego público; paridade de vencimentos; vedação de equiparação e vinculações; acumulação de cargos, empregos ou funções públicas; estabilidade; exercício de mandatos eletivos; demissão de vitalícios e estáveis; reintegração, recondução, reversão, readmissão e aproveitamento; responsabilização civil de servidores; restrições funcionais; sistema remuneratório; responsabilidades dos servidores; 4. Poder de Polícia: conceito, polícia administrativa e judiciária, meios de atuação, características e limites; 5. Atos Administrativos: fatos e atos da administração; elementos; discricionariedade e vinculação; extinção; 6. Licitação: considerações gerais, conceito, finalidades, princípios e objetos da licitação; Modalidades de licitação; Dispensa e Inexigibilidade de licitação; Procedimentos.

3.4. Noções de Informática

(Cargos: Agente Administrativo I, Auxiliar de Educação I, Educador em Saúde Pública, Oficial Administrativo e Recepcionista de Unidade de Saúde.)

1. Noções fundamentais: Termos e expressões técnicas de informática, conceitos básicos - bit, byte, hardware, software, etc.; 2. Aplicação dos principais hardwares do Computador, discos (hd, cdrom), processadores, tipos de impressoras (lazer, jato de tinta, matricial), Scaners; 3. Ambiente Windows: Funções, aplicações, gerenciamento de arquivos e principais recursos; 4. Processador de texto, definição e aplicação; 5. Práticas de digitação e conhecimentos operacionais do Microsoft Word: caracterização e aplicabilidade; configuração de página e texto; parágrafo; cabeçalho; rodapé; colunar; capitular; notas; seções; modo de exibição; barra de ferramentas; marcadores e numeração; copiar/recortar/colar; Auto texto e estilos; 6. Internet: Conceitos; benefícios; utilização.

3.5. Saúde Pública

(Cargos: Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Educador em Saúde Pública, Operador de Raio X (20 horas semanais) e Operador de Raio X (10 horas semanais).)

1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde: princípio e diretrizes, controle social; indicadores de saúde; sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; endemias e epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento; 2. Planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários e enfoque estratégico; 3. Plano Nacional de Saúde: Um Pacto pela Saúde no Brasil; 4. Política Nacional de Humanização.

3.6. Disciplinas de Conhecimento Específico

(Cargos: Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Contabilidade Nível I, Cadista, Monitor de Informática, Operador de Raio X (20 horas semanais), Operador de Raio X (10 horas semanais), Professor, Técnico em Edificação, Técnico em Informática e Topógrafo.)

3.6.1. Auxiliar de Enfermagem

1. Assistência Clínica; 2. Fundamentos de Enfermagem; 3. A enfermagem no processo de Trabalho em Saúde; 4. Prevenção e Controle de Infecção; 5. Identificação e Tratamento das Infecções; 6. Processo Saúde/Doença; 7. Disfunções Cardiocirculatórias; 8. Disfunções Respiratórias; 9. Disfunções Digestórias; 10. Atendimento de Emergência; 11. Ética Profissional.

3.6.2. Auxiliar de Farmácia

1. Legislação da área, ética e comportamento profissional; 2. Organização e funcionamento; 3. Conhecimentos de anatomia e fisiologia humana, micróbios, parasitas e farmacologia; 4. Administração e técnicas de conservação de medicamentos; 5. Esterilização; 6. Primeiros Socorros; 7. Ênfase em Saúde Coletiva.

3.6.3. Auxiliar de Contabilidade Nível I

1. Lei 4.320/64; 2. Lei 8.666/93 e alterações posteriores; 3. Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.º 101/2000; 4. Constituição Federal; 5. Contabilidade Pública: 5.1. Conceitos gerais; 5.2. Campo de aplicação; 5.3. Regimes contábeis; 5.4. Técnicas de registro e de lançamentos contábeis; 5.5. Plano de contas; 5.6. Balanço orçamentário, financeiro e patrimonial; 5.7. Demonstração das variações patrimoniais; 6. Orçamento Público: 6.1. Conceitos gerais; 6.2. Processo de planejamento; 6.3. Princípios; 6.4. Ciclo orçamentário; 6.5. Orçamento por programas; 7. Receita Pública: 7.1. Conceito; 7.2. Classificação; 7.3. Estágios; 7.4. Escrituração contábil; 7.5. Dívida ativa; 8. Despesa Pública: 8.1. Conceito; 8.2. Classificação; 8.3. Licitação; 8.4. Estágios; 9. Restos a Pagar; 10. Dívida Pública; 11. Regime de Adiantamento: 11.1. Conceito; 11.2. Finalidades; 11.3. Controle dos adiantamentos; 12. Patrimônio Público: 12.1. Conceito; 12.2. Bens, direitos e obrigações das Entidades Públicas; 12.3. Variações patrimoniais; 12.4. Variações ativas e passivas; 13. Créditos Adicionais: 13.1. Conceito; 13.2. Classificação; 13.3. Autorização e abertura; 13.4. Vigência; 13.5. Indicação e especificação de recursos; 14. Concessões e Permissões de uso.

3.6.4. Cadista

1. Noções de Arquitetura sua simbologia, grafismo, cotas, plantas, cortes, fachadas; 2. Conhecimento de material de desenho, suas utilizações e conservação; 3. Noções de desenho/projeto elétrico em baixa tensão, residencial e predial; 4. Noções de desenho/projeto hidro-sanitário residencial e predial; 5. Conhecimentos dos materiais de construção e suas aplicações na construção civil e instalações.

3.6.5. Monitor de Informática

1. MS Office (Word, Excel, Power Point) MS Internet Explorer, MS Windows 98/ME/ 2000/XP/Linux; 2. Configurações de redes locais, cabeamento estruturado e periféricos de rede; 3. Hardware e manutenção de computadores.

3.6.6. Operador de Raio X (20 horas semanais)

1. Terminologia Radiográfica; 2. Princípios Básicos de Formação da Imagem; 3. Princípios de Posicionamento; 4. Pontos de Reparo; 5. Anatomia Radiológica do tórax, abdômen, membros superiores, membros inferiores, cintura escapular, cintura pélvica, coluna vertebral, crânio, vias aéreas superiores, ossos da face e seios da face; 6. Técnicas Radiológicas do tórax, abdômen, membros superiores, membros inferiores, cintura escapular, cintura pélvica, coluna vertebral, vias aéreas superiores, crânio, ossos da face e seios da face; 7. Planos e linhas do crânio.

3.6.7. Operador de Raio X (10 horas semanais)

1. Terminologia Radiográfica; 2. Princípios Básicos de Formação da Imagem; 3. Princípios de Posicionamento; 4. Pontos de Reparo; 5. Anatomia Radiológica do tórax, abdômen, membros superiores, membros inferiores, cintura escapular, cintura pélvica, coluna vertebral, crânio, vias aéreas superiores, ossos da face e seios da face; 6. Técnicas Radiológicas do tórax, abdômen, membros superiores, membros inferiores, cintura escapular, cintura pélvica, coluna vertebral, vias aéreas superiores, crânio, ossos da face e seios da face; 7. Planos e linhas do crânio.

3.6.8. Professor

1. Orientações didáticas para o ensino da língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia; 2. Princípios Metodológicos de Educação; 3. Responsabilidades do poder público na educação; 4. A avaliação de rendimento escolar, estratégicas e observações; 5. Educação e as Tendências pedagógicas na construção coletiva da comunidade escolar; 6. Política educacional de Minas Gerais; 7. Atendimento à diversidade no desenrolar do currículo voltado para a inclusão escolar; 8. Lei nº 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; 9. Parâmetros Curriculares Nacionais - Princípios e Fundamentos: 9.1. Organização do conhecimento escolar; 9.2. Áreas e Temas Transversais: Objetivos, conteúdos, métodos, seleção de material didático; 10. A Pré-escola no Brasil: Histórico; Objetivos e funções; Situação atual; 11. Princípios Metodológicos da Educação Infantil; 12. Responsabilidade do Poder Público na Educação Infantil; 13. Processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança; 14. Linguagem e alfabetização: caminho para a leitura e a escrita; 15. Exercícios do profissional docente: direitos e deveres; 16. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução; Formação Pessoal e Social.

3.6.9. Técnico em Edificação

1. Interpretação de desenhos e plantas; 2. Elaboração de desenhos de várias escalas; 3. Conhecimento prático de trabalhos em teodolito e níveis em levantamentos planialmétricos; 4. Cálculos de áreas e volumes através de métodos fotográficos e aritméticos; 5. Redação e elaboração de descrição de registros; 5. Cálculo de coordenadas; 6. Conceitos sobre Normas de Segurança do Trabalho e uso de EPI's.

3.6.10. Técnico em Informática

1. Conceitos de processamento de dados. Sistemas Operacionais e ferramentas (Windows NT, Windows 2000 e Windows XP); 2. Conhecimentos básicos em redes de computadores. Elementos de Teleprocessamento. Cabos (metálicos e ópticos) e conectores de redes de computadores. Meios de comunicação de dados; 3. Componentes de redes de computadores: Hubs, Switches, Repetidores e Roteadores. Cabeamento Estruturado. Protocolos de comunicação de dados. Modelos OSI e Internet; 4. Principais Aplicações/Serviços do modelo Internet (TCP/IP); 5. Montagem e configuração de Hardware e periféricos; 6. Instalação e configuração de periféricos/adaptadores; 7. Conhecimentos básicos de Organização e Arquitetura de Computadores; 8. Instalação, suporte e customização de: Windows XP e 2000 professional, Clientes Telnet e SSH, Antivírus, Microsoft Office 2000 e Open Office, Microsoft Outlook 2000, Internet Explorer, Netscape e Opera; 9. Domínio do ambiente Windows; 10. Domínio das ferramentas do Microsoft Office 2000 e Open Office; 11. Suporte a clientes utilizando módulos de controle remoto; 12. Configuração local de redes de computadores em ambiente windows; 13. Criação e recuperação de Backup/cópias de segurança.

3.6.11. Topógrafo

1. Levantamentos expedidos; 2. Medidas das distâncias; 3. Medidas dos ângulos; 4. Nivelamento epedido; 5. Nivelamento barométrico; 6. Levantamentos regulares; 7. Exploração; 8. Medidas das distâncias; 9. Trânsito e teodolito; 10. Medida das alturas - nivelamento geométrico; 11. Levantamentos taqueométricos; 12. Métodos topográficos; 13. Planimetria; 14. Levantamento de detalhes; 15. Topografia; 16. Medida indireta de um ângulo com a trena; 17. Determinar a distância a um ponto inacessível; 18. Determinar a distância entre dois pontos invisíveis um do outro; 19. Determinar o ângulo formado por dois alinhamentos cujo ponto de intersecção é inacessível; 20. Estradas; 21. Altimetria; 22. Arruamentos, Levantamentos topográficos, Manejo de aparelhos topográficos, Locação de Alinhamentos, Conhecimentos Gerais das atribuições do cargo.

4. ENSINO SUPERIOR

(Cargos: Enfermeiro Padrão, Engenheiro de Obras, Fonoaudiólogo (20 horas semanais), Médico Neurologista (06 horas semanais), Médico Pediatra (20 horas semanais), Médico Pronto Atendimento Ambulatorial e Serviços de Controle e Avaliação (30 horas semanais), Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Psicólogo (20 horas semanais) e Supervisor de Educação.)

4.1. Língua Portuguesa (Para todos os cargos)

1. Interpretação de texto; 2. Conhecimento de língua; 3. Ortografia: acentuação gráfica. 4. Classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átomos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos, vozes; preposição e conjunção: classificação e emprego. 5. Estrutura das palavras e seus processos de formação; 6. Estrutura da oração e do período; 7. Concordância verbal e nominal; 8. Regência verbal e nominal; 9. crase; 10. Pontuação.

4.2. Noções de Administração Pública (Para todos os cargos)

1. Regime Jurídico Administrativo: regime jurídico administrativo; princípios da administração pública; poderes da administração. 2. Serviços Públicos: conceito e classificação; regulamentação e controle; requisitos do serviço e direitos do usuário; formas e meios de prestação do serviço; Concessão, Permissão e Autorização de Serviços Públicos; 3. Agentes Públicos: conceito, classificação na Constituição Federal; Organização do Serviço Público: organização legal; conselhos de política de administração e remuneração de pessoal; Cargos e Funções: criação, transformação e extinção de cargos; funções e empregos públicos; provimento de Cargos; 4. Normas Constitucionais pertinentes aos Agentes Públicos: acessibilidade aos cargos, funções e empregos públicos; concurso público; Desinvestidura vestidura de cargo ou emprego público; paridade de vencimentos; vedação de equiparação e vinculações; acumulação de cargos, empregos ou funções públicas; estabilidade; exercício de mandatos eletivos; demissão de vitalícios e estáveis; reintegração, recondução, reversão, readmissão e aproveitamento; responsabilização civil de servidores; restrições funcionais; sistema remuneratório; responsabilidades dos servidores. 4. Poder de Polícia: conceito, polícia administrativa e judiciária, meios de atuação, características e limites. 5. Atos Administrativos: fatos e atos da administração; elementos; discricionariedade e vinculação; extinção. 6. Licitação: considerações gerais, conceito, finalidades, princípios e objetos da licitação; Modalidades de licitação; Dispensa e Inexigibilidade de licitação; Procedimentos.

4.3. Saúde Publica

(Cargos: Enfermeiro Padrão, Fonoaudiólogo (20 horas semanais), Médico Neurologista (06 horas semanais), Médico Pediatra (20 horas semanais), Médico Pronto Atendimento Ambulatorial e Serviços de Controle e Avaliação (30 horas semanais), Médico Veterinário, Nutricionista e Psicólogo (20 horas semanais).)

1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde: princípio e diretrizes, controle social; indicadores de saúde; sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; endemias e epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento; 2. Planejamento e programação local de saúde, distritos sanitários e enfoque estratégico; 3. Plano Nacional de Saúde: Um Pacto pela Saúde no Brasil; 4. Política Nacional de Humanização.

4.4. Disciplinas de Conhecimento Específico

(Cargos: Enfermeiro Padrão, Engenheiro de Obras, Fonoaudiólogo (20 horas semanais), Médico Neurologista (06 horas semanais), Médico Pediatra (20 horas semanais), Médico Pronto Atendimento Ambulatorial e Serviços de Controle e Avaliação (30 horas semanais), Médico Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Psicólogo (20 horas semanais) e Supervisor de Educação.)

4.4.1. Enfermeiro Padrão

1. Planejamento, organização, coordenação e supervisão do trabalho da enfermagem junto a Equipe de Saúde da Família, nos Centros de Saúde e na comunidade; 2. Planejamento e coordenação da capacitação e educação permanente dos auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde; 3. Assistência integral às pessoas em todas as fases da vida: criança, adolescente, adulto e idoso, no Centro de Saúde, domicílio, escolas, creches e asilos (saúde do trabalhador, saúde mental, doenças crônico degenerativas, sexualidade, gravidez, parto e puerpério, aleitamento materno, climatério, prevenção do câncer de mama e cérvico-uterino, violência doméstica, doenças transmissíveis, planejamento familiar, calendário básico de vacinação, infecções respiratórias agudas, diarréia, desidratação, desnutrição, crescimento e desenvolvimento infantil, etc.); 4. Lei do Exercício Profissional e Código de Ética de Enfermagem.

4.4.2. Engenheiro de Obras

1. Elementos de construção civil; 2. Concreto; 3. Pontes; 4. Construção de edifícios; 5. Estatística; 6. Estruturas metálica e especiais; 7. Hidráulica; 8. Hidrologia; 9. Estradas; 10. Construção geral e pesada; 11. Administração de obras; 12. Saneamento; 13. Planejamento de transportes; 14. Engenharia econômica; 15. Urbanismo; 16. Ecologia e meio ambiente; 17. Topografia; 18. Fenômeno dos transportes; 19. Resistência dos materiais; 20. Instalações elétricas; 21. Fundações; 22. Custos e planejamento de obras; 23. Projetos: civil, elétrico e hidráulico.

4.4.3. Fonoaudiólogo (20 horas semanais)

1. Conceitos básicos da comunicação oral e escrita, voz, fala, audição, linguagem e estruturas que envolvem todos estes processos; 2. Distúrbios da linguagem oral e escrita, suas relações com o sistema nervoso e auditivo; 3. As patologias fonoaudiológicas que compreendem a linguagem oral: atraso de linguagem, afasia, conceitos, etiologias, sintomas, diagnóstico, prognóstico, avaliação e tratamento; 4. As implicações nos distúrbios da linguagem oral e escrita, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; 5. O sistema estomatognático e as interferências na competência da motricidade oral - avaliação e tratamento; 6. O desenvolvimento normal da fala e as patologias fonoaudiológicas: dislalias, disartrias, disfluencias (gagueira); 7. Fundamentação teórica, etiológicas, avaliação e tratamento; 8. Mecanismo de produção vocal, sistema respiratório e de ressonância e as patologias fonoaudiológicas nas disfonias; disfonias neurológicas, disfonia infantil, atendimento em grupo ao paciente disfônico, trabalho corporal no atendimento do disfônico; 9. Voz profissional - atuação fonoaudiológica com cantores, teatrólogos, telemarketing, locutores de rádio; 10. Função auditiva: periférica e central; 11. Escala do desenvolvimento normal da audição; 12. Audição normal e patológica: graus e tipos de perda auditivas; 13. Avaliação audiológica e importância dos achados; 14. Diagnóstico; 15. Indicação e seleção de AASI; 16. Desenvolvimento da comunicação do deficiente auditivo; 17. Fonoaudiologia e o trabalho interdisciplinar; 18. Fonoaudiologia e Psiquiatria; 19. Fonoaudiologia e terceira idade.

4.4.4. Médico Neurologista (06 horas semanais)

1. Neuroanatomia; 2. Neurofisiologia; 3. Métodos diagnósticos em Neurologia; 4. Hipertensão intracraniana; 5. Traumatismo cranioencefálico; 6. Traumatismo raqui-medular; 7. Tumores; 8. Hidrocefalia; 9. Infecções do sistema nervoso central; 10. Acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico; 11. Aneurismas e malformações vasculares; 12. Lesões traumáticas de nervos periféricos; 13. Paralisia de nervos periféricos; 14. Doenças degenerativas do sistema nervoso central; 15. Fisiologia e tratamento da dor; 16. Bioética.

4.4.5. Médico Pediatra (20 horas semanais)

1. Epidemiologia em saúde da criança; 2. Diagnóstico de saúde da população infantil de uma comunidade; 3. Planejamento e execução de programas de atenção à saúde da criança: Imunização, Aleitamento materno; 4. Relação médico-família-criança; 5. Aspectos da gestação, parto e cuidados com o recém-nascido 6. Problemas comuns de ambulatório de cuidados primários: alimentação da criança; 7. Crescimento e desenvolvimento neuro-psico-motor; 8. Dificuldades escolares, distúrbios da nutrição e metabolismo; 9. Endocrinologia pediátrica; 10. Saúde bucal; 11. Patologias do aparelho digestivo; 12. Doenças infecto-contagiosas e parasitárias em pediatria; 13. Doenças respiratórias agudas e crônicas; 14. Patologias do trato urinário; 15. Anemias; 16. Patologias cardíacas; 17. Afecções cirúrgicas comuns da infância; 18. Problemas dermatológicos na infância; 19. Problemas ortopédicos mais comuns na infância; 20. Patologias neurológicas; 21. Oncologia pediátrica; 22. Medicina do adolescente; 23. Urgências em pediatria.

4.4.6. Médico Pronto Atendimento Ambulatorial e Serviços de Controle e Avaliação (30 horas semanais)

1. Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico, Clínica, Tratamento e Prevenção das Doenças Cardiovasculares, Insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurisma da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque, cardiopatia isquêmica; 2. Pulmonares: Insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumonia intersticial, neoplasias; 3. Do Sistema Digestivo: Gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitasses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular dos cólons, tumores dos cólons; 4. Renais: Insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e dos sistemas ácido/base e nemetabólicos; 5. Sistema Endócrino: Hipovitaminoses, desnutrição, diabetes Melitus, anemias, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças de hipófise, leucopenia, anemias hipocromicas e microcística, anemia aplástica, obesidade, dislipidemias; 6. Hematológicas: Distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão, desnutrição; 7. Reumatológicas: Osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno, febre reumática; 8. Neurológicas: Coma, cefaléias, eplepsia, acidente vascular cerebral, meningite, neuropatias periféricas, encefalotopatias; 9. Psiquiátrico: Alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânicos, depressão, ansiedade; 10. Infecciosas: Sarampo, varíola, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre, tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses; 11. Dermatológicas: Escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomises, infecções bacterianas, hanseníase, micoses superficiais; 12. Imunológicas: Anafilaxia, doença do soro, edema angineurótico, urticária; 13. Ginecológicas: Doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico; 14. Antiblocoterapia; 15. Febre De Origem Indeterminada; 16. Enfermidades Bucais; 17. Acidentes Por Animais Peçonhentos; Intoxicações exógenas; 18. Biossegurança no Trabalho: Técnicas, acondicionamento e esterilização do instrumental, técnicas de desinfecção do ambiente, doenças ocupacionais, antiséptica, desinfetantes, acidentes de trabalho e sua prevenção. AIDS.

4.4.7. Médico Veterinário

1. Epidemiologia: Introdução; o método epidemiológico; Epidemiologia descritiva. Epidemiologia analítica; 2. Noções de demografia e estimativas de populações; Componentes ecológicos das doenças transmissíveis; Interrelações agente-hospedeiro-ambiente; Fontes de infecção; 3. Mecanismos de transmissão; 4. O processo epidêmico; Programa de combate às doenças; Modelos de estudos epidemiológicos das zoonozes; Epidemiologia das doenças transmitidas por veículo comum; 5. Doenças bacterianas: Introdução; Gênese e desenvolvimento das doenças infecciosas bacterianas: esptreptococcias, estafilococcias, mamites, Bruceloses, corinebacterioses, tuberculoses, campilobacterioses, salmonelas, colibaciloses, carbúnculo, sintomático, leptospirose, botulismo; 6. Doenças por vírus, clamídias e micoplasmas: Introdução; aspectos imunológicos e desenvolvimento das doenças: raiva, febre aftosa, varíola, leucose bovina, clamidioses, anaplasmoses, peste suína clássica; 7. Doenças parasitárias e Micóticas: Introdução; parasitoses do trato intestinal e outros órgãos abdominais; dictiocaulose e metastrongilose; babesioses; eimerioses; tricomonoses, tripanossomíases; leshmanioses; toxoplasmoses; ectoparasitoses; micoses; 8. Saneamento: A água e sua importância higiênica; aspectos qualitativos e quantitativos das fontes de abastecimento. Epidemiologia das doenças de veiculação hídrica; 9. Aspectos sanitários da construção de poços rasos; 10. Exame bacteriológico da água; 11. Tratamento da água destinada aos animais domésticos; 12. Solo e sua significação higiênica; 13. Ar e sua significação higiênica; 14. Destino de resíduos orgânicos no meio rural; 15. Desinfetantes e métodos de desinfecção; 16. Controle de roedores; 17. Produção e controle de produtos biológicos: Introdução, vacinas e antígenos usados no Brasil; 18. Planificação em saúde animal: Legislação sanitária; 19. Planificação em saúde animal; 20. Tecnologia de leite e produtos derivados: Introdução; leite, conceito, classificação, composição e propriedades organolépticas; 21. Fatores de variação na composição do leite e derivados; 22. Valor nutritivo do leite; 23. Leites anormais; 24. Tipos de leite de consumo; 25. Produção higiênica do leite; 26. Métodos de conservação e tratamento do leite; 27. Limpeza e desinfecção na indústria de laticínios; 28. Princípios de tecnologia dos produtos derivados do leite; 29. Inspeção de leite e produtos derivados: Introdução: flora normal e contaminante; 30. Utilização de microorganismo na industrialização do leite; 31. Doenças transmissíveis ao homem pelo consumo do leite e derivados; 32. Famílias lactobacteriaceas e enterobacteriaceas: características e propriedades culturais; 33. Leveduras no leite e derivados; 34. Microbiologia e inspeção sanitária do leite de consumo - Leites A, B, C, Microbiologia e inspeção de creme e da manteiga; 35. Microbiologia e inspeção dos queijos; 36. Inspeção de carnes e produtos derivados: Introdução: animais de abate; 37. Objetivos e técnicas de inspeção; 38. Exigências regulamentares nas edificações e instalações de matadouros, frigorífico e outros; 39. Inspeção ante mortem, processos de matanças, exigências regulamentares; 40. Inspeção post mortem, linha de inspeção e cuidados higiênicos, parasitoses e infecção dos animais de abate, transmissíveis ao homem pela ingestão de carne; 41. Contaminação microbiana das carnes; 42. Identificação e inspeção das carnes anormais, de conservadores, de produtos gordurosos e conservas enlatadas embutidos; 43. Tecnologia de carnes e produtos derivados: Introdução; 44. Estabelecimentos industriais de carnes e produtos derivados; 45. Edificações instalações e regulamentação; 46. Abastecimento de água. Matadouro frigorífico: operações básicas; 47. Aproveitamento da carcaça; 48. Processamento da carcaça; 49. Inspeção sanitária de aves, ovos, pescado e mel; 50. Aves: alterações e regulamento da inspeção; 51. Ovos e mel: classificação e inspeção; 52. Pescado: características; 53. Regulamentação da inspeção; 54. Legislação: Defesa sanitária animal; 55. Fiscalização da indústria, do comércio, da utilização, e transporte de produto de uso veterinário.

4.4.8. Nutricionista

1. Absorção; 2. Digestão; 3. Metabolismo e Excreção de Nutrientes; 4. Composição de Alimentos; 5. Técnica Dietética; 6. Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; 7. Higiene e Microbiologia de Alimentos; 8. Nutrição e Dietética para os Diferentes Grupos Etários; 9. Nutrição Materno Infantil; 10. Avaliação Nutricional; 11. Patologia da Nutrição e Dietoterapia; 12. Educação Nutricional; 13. Vigilância Nutricional; 14. Distribuição da merenda escolar; 15. Custo de refeições per capita; 16. Métodos da avaliação nutricional; 17. Educação nutricional; 18. Educação para uma melhor nutrição; 19. Aproveitamento de nutrientes e alimentos de baixo custo; 20. Alimentação de escolar e pré-escolar; 21. Pirâmide de alimentos; Biodisponibilidade dos minerais; 22. Higiene dos alimentos; 23. Morfologia e fisiologia do ser humano, Corpo Humano; 24. Estudo das substâncias alimentares: Vitaminas solúveis na gordura, vitaminas solúveis na água, os novos alimentos; 25. Aspectos sócio - econômicos e educacionais; 26. Saúde, nutrição e rendimento Escolar; 27. Sistema endócrino; 28. Doenças da infância; 29. Deficiência mental; 30. Nutrição normal; 31. Nutrição e dietoterapia: nutrição na doença; 32. Nutrição e Saúde Pública: Subnutrição, obesidade, diabéticos.

4.4.9. Professor de Educação Física

1. Objetivos do ensino da educação física no Ensino Fundamental; 2. Fisiologia do exercício: compreensão das alterações fisiológicas que ocorrem durante as atividades físicas; 3. Aprendizagem e desenvolvimento motor: conceitos básicos envolvidos no planejamento das habilidades motoras a serem trabalhadas; 4. Iniciação esportiva: metodologia de ensino; 5. Jogos, lutas e brincadeiras; 6. Atividades rítmicas e expressivas; 7. Avaliação da aprendizagem no ensino da educação física escolar; 8. Estatuto da Criança e do Adolescente; 9. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

4.4.10. Professor de Inglês

A prova constará de textos colhidos de fontes diversas como obras literárias, jornais, revistas, etc. Serão verificados conhecimentos de vocabulário e conhecimentos da estrutura e funcionamento da Língua Inglesa. Verificar-se-ão, ainda, conhecimentos lingüísticos e conhecimentos gramaticais da Língua Inglesa: 1. Artigos; 2. Substantivos; 3. Uso do "Genitive Case" ('s); 4. Adjetivos; 5. Pronomes; 6. Formas verbais de verbos regulares e irregulares; verbos anômalos; formas afirmativas, interrogativas e/ou negativas dos tempos verbais: Simple Present; Present Continuous; Simple Past; Past Continuous; Future Tense (will); Near Future; Present Perfect; Present Perfect Continuous; Past Perfect; Imperative 7. Wh-questions; "Question words" (Who, what, where, when, why, how, which ...); 8. Advérbios; 9. Preposições; 10. Conjunções; 11. Processo de formação de palavras; 1 2.Orações relativas e condicionais; 13. Discurso indireto; 14. Voz passiva; 15. Estatuto da Criança e do Adolescente. 16. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

4.4.11. Psicólogo (20 horas semanais)

1. Ética Profissional: campo de atuação, atribuição e responsabilidades do psicólogo; 2. História da Psicologia: principais correntes, influências, contribuições e teórico; 3. Psicologia do desenvolvimento: O desenvolvimento da criança, psicopatologia infantil, desenvolvimento do adolescente, psicopatologias, o envelhecer, tanatologia; 4. Teorias da personalidade: principais correntes, técnicas e abordagens; 5. Psicodiagnóstico: Aconselhamento e orientação; 6. Psicopatologia: transtornos da consciência e mentais; 7. Saúde Mental: Legislação em Saúde Mental, reforma Psiquiátrica no Brasil; 8. Percurso da Psicologia da Saúde: História da psiquiatria no Brasil, a reforma psiquiátrica e suas motivações, o trabalho do psicólogo no hospital, o lugar da escuta, a transferência no contexto hospitalar e as condições de subtração da subjetividade; 9. Estruturas Clínicas e Psicanálise: A clínica e suas diversas abordagens; 10. Testes psicológicos: classificação, testes de personalidade, inteligência, aptidão, interesses, psicomotricidade. Aplicação; 11. Psicologia organizacional: Teorias psicológicas aplicadas à organização, O indivíduo nas organizações, Motivação, Liderança; 12. Psicologia Social: A psicologia social e comunitária, a inserção do psicólogo na comunidade, os conflitos e as possibilidades no contexto social do grupo; Teorias e técnicas grupais, Funcionamento e fases do grupo, Papéis, Comunicação, Conflito, Psicologia social-comunitária e Políticas Públicas; 13. Avaliação de desempenho e Métodos; 14. Administração de salários, Avaliação e classificação de cargos, Pesquisa salarial, Políticas salarial, Planos de benefícios; 15. Treinamento e desenvolvimento de RH, treinamento e desenvolvimento de pessoal, desenvolvimento organizacional; 16. Higiene e Segurança do trabalho: PCMSO, PPRA, Auditoria de RH; 17. Estruturas Clínicas e Psicanálise; 18. Clínica e suas diversas abordagens.

4.4.12. Supervisor de Educação

1. A educação na legislação brasileira; 2. Contextualização histórica da Supervisão no Brasil e sua evolução; 3. Funções do Supervisor em relação ao desenvolvimento curricular, à organização do trabalho escolar e às relações escola-comunidade; 4. A comunidade escolar e a elaboração/execução do projeto político-pedagógico, as diferentes concepções de planejamento e participação; 5. Educação e Pós Modernidade: mudança de paradigma; 6. Análise do significado da LDB; 7. Organização do trabalho na escola: proposta curricular e processo de aprendizagem; 8. A interdiciplinaridade e a contextualização do currículo; 9. A inteligência emocional e as inteligências múltiplas; 10. Organização profissional, ética, direitos e deveres; 11. As políticas públicas e a reforma das estratégias profissionais; 12. Processo de avaliação na escola: abordagens, estratégias, observações e auto-avaliação; 13. Proposta politíca-pedagógica da escola como trabalho coletivo da comunidade; 14. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental; 15. Referencial Curricular da Educação Infantil; 16. Escola Saqarana: Educação para a vida com dignidade e esperança; 17. Declaração Mundial sobre Educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNICEF; 18. Constituição da República Federativa do Brasil 5/10/1988. (cap. III Da Educação, Da Cultura e do Desporto / Direitos e Deveres individuais e coletivos).

Itapagipe, 14 de dezembro de 2007

Sérgio Paulo Campos
Prefeito Municipal

Comissão Supervisora do Concurso Público nº 001/2007:

Aparecido Miguel Froes

Reginaldo Luiz Oliveira

Nilzo Storck

Miria Santana Nogueira

Edson Tadeu dos Santos