UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - RJ

Notícia:   26 vagas de Professores na Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

EDITAL

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR TITULAR

O Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, no uso de suas atribuições e nos termos da Resolução nº 003/2001 do Conselho Universitário, torna público as Instruções Específicas Reguladoras do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS para provimento de vagas na CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, na classe de PROFESSOR TITULAR, para o Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Centro de Ciências do Homem (CCH) e Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, conforme localidades e áreas definidas no Quadro (Anexo I), que é parte integrante deste. O regime de trabalho será estatutário, de 40 (quarenta) horas semanais, em horário entre 7:00 às 22:00 horas a ser estabelecido pela Universidade, com Dedicação Exclusiva.

1- DAS INSCRIÇÕES:

1.1 - Poderão se inscrever como candidatos ao concurso, além dos brasileiros, os estrangeiros com situação de permanência regular no país, nos termos da legislação vigente, portadores de título de Doutor stricto sensu ou equivalente, reconhecido pelo MEC, obtido em curso nacional ou estrangeiro, na área de conhecimento do concurso, possuindo perfil condizente com a classe de concurso de Professor Titular (Faixa XVIII - Titular II), de acordo com a descrição dos perfis da Carreira Docente da UENF conforme estabelece o item 3 do Anexo III da Portaria Reitoria no 009, de 16/10/2008, publicada no DOERJ em 17/10/2008 (Anexo II).

1.2 - A inscrição se procederá da seguinte maneira:

- Pagamento da taxa de inscrição e apresentação do recibo de recolhimento.

- Requerimento de inscrição (formulário próprio)

1.3 - A taxa de inscrição, que não será restituída em hipótese alguma, será no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) e deverá ser recolhida em qualquer agência do ITAU, a favor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, conta nº 02376-5, agência nº 6186, em espécie.

1.4 - O candidato poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, se for comprovadamente hipossuficiente de recursos financeiros, na forma da Lei.

1.5 - Os candidatos efetuarão suas inscrições pessoalmente ou por procuração no protocolo da Reitoria da UENF, situada na Av. Alberto Lamego nº 2.000, Horto, Campos dos Goytacazes/RJ, tel. (022) 2739- 7174, até 60 (sessenta) dias contados a partir da data da publicação deste edital, de 2ª a 6 feira, no horário das 14h às 17h.

1.6 - A inscrição efetuada através de procurador será realizada mediante entrega do respectivo mandato, com firma reconhecida e apresentação de identidade do procurador.

1.6.1 - O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador.

1.7 - O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, a documentação citada abaixo (cópia e original), necessária para efetivar inscrição e para a avaliação da Prova de Título, descrita no item 2.2.

- Documento de identidade (cópia autenticada).

- Comprovante do título de Doutor em curso Stricto Sensu, juntamente com tradução juramentada, se obtido no exterior (cópia autenticada).

- Curriculum vitae (09 vias).

- Memorial descritivo da carreira científica (09 vias).

- Documentos comprobatórios dos itens do Curriculum vitae (01 via).

1.8 - A documentação será recebida pela competente Comissão Organizadora que a enviará ao respectivo Conselho de Centro, para análise de adequação de perfil, conforme estabelecido no item 1.1 e posterior encaminhamento à Comissão Examinadora, após homologação.

1.9 - Para os casos de não expedição dos diplomas acima referidos até o dia da apresentação da documentação, será aceita declaração, a ser expedida pela administração dos órgãos realizadores dos respectivos cursos, comprovando expressamente, a conclusão, aprovação e homologação do curso pela autoridade superior competente, bem como se o diploma encontra-se em fase de expedição.

1.10 - A aceitação de tal declaração, pela UENF, para a realização de inscrição no concurso, terá efeito condicional e provisório, não dispensando a obrigatoriedade de apresentação do exigido diploma na data da posse.

1.11 - A não apresentação do diploma devidamente registrado ou homologado inabilitará o candidato ao provimento no cargo pela ausência de condição essencial à aquisição do direito.

1.12 - Em caso de apresentação de diplomas obtidos no exterior, os mesmos deverão estar revalidados ou em processo de revalidação em instituições credenciadas no País.

1.13 - No ato da inscrição, o candidato receberá documentos com as normas que regem o concurso. O candidato deverá assinar uma declaração de recebimento e ciência do conteúdo do edital e das respectivas normas.

1.14 - Cabe ao Conselho de Centro em que a vaga estiver vinculada, a decisão de homologação ou não da inscrição. Em caso de não homologação, o candidato poderá recorrer ao próprio Conselho de Centro ou ao Colegiado Acadêmico da UENF no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após a publicação da decisão.

1.15 - O candidato investido na carreira atuará lecionando disciplinas definidas de acordo com o perfil do Laboratório em que o mesmo estiver vinculado, ou mesmo em áreas correlatas existentes em outras unidades administrativas da Universidade. Em caso de conflito de interesse, as decisões finais acerca deste tópico serão tomadas pelo Colegiado Acadêmico.

1.16 - As pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente concurso público para o emprego cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, conforme quadro de vagas. Serão a elas reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, quando couber. Se na apuração do número de vagas asseguradas aos portadores de deficiência resultar em número decimal igual ou maior do 0,5 (meio), adotar-se-á o número inteiro imediatamente superior, se menor do que 0,5 (meio), adotar-se-á o número inteiro imediatamente inferior.

1.17 - Os candidatos concorrentes as vagas de deficientes deverão declarar essa condição ao se inscreverem, bem como apresentar laudo médico que comprove que a deficiência apresentada é compatível com as atribuições do emprego escolhido.

1.18 - Os candidatos deverão declarar, no ato da inscrição, serem portadores de deficiência, especificando-a e submeterem-se, quando convocados, a Exame Médico Oficial, que terá decisão conclusiva sobre a qualificação do candidato e o grau de deficiência capacitante para o exercício do emprego a que concorre.

1.19 - Os candidatos portadores de deficiência visual deverão, no ato da inscrição, informar, no Requerimento de Inscrição, sua condição e sua opção pelo método de realização das provas (ampliada ou ledor). Os que não o fizerem não terão as provas preparadas, seja qual for o motivo alegado.

1.20 - O candidato amblíope poderá optar pela confecção da prova ampliada, devendo juntar atestado médico comprobatório dessa situação.

1.21 - O candidato portador de deficiência participa do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação da prova.

1.22 - Na falta de candidatos portadores de deficiência ou no caso de reprovação destes, as vagas a eles reservadas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados no certame, estritamente obedecida ordem de classificação.

1.23 - O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão no requerimento de inscrição.

2 - DO CONCURSO:

2.1 - O Concurso compreenderá as avaliações de:

- Prova de Título, com peso 5.

- Defesa de memorial e plano de ensino, pesquisa e extensão, com peso 3.

- Seminário de Erudição, com peso 2.

2.2 - A prova de títulos consistirá na avaliação do Curriculum vitae, abrangendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão, administração acadêmica e atividades técnico-administrativas.

2.3 - A contagem de pontos para a prova de títulos, observada a coerência entre as atividades listadas e área do concurso, obedecerá a Tabela de Pontuação das Atividades Docentes, conforme estabelece o item 4 do Anexo III, da Portaria Reitoria nº 009, de 16/10/2008, publicada no DOERJ em 17/10/2008 (Anexo II).

2.4 - A nota mínima exigida para aprovação na prova de títulos será 8,0 (oito). Ao candidato que obtiver 120 pontos na tabela de pontuação das atividades docentes (Anexo III) será atribuída a nota 8,0 (oito). Ao candidato que obtiver 200 pontos ou mais será atribuída a nota 10,0 (dez). Aos candidatos com nota entre 120 e 200 pontos será atribuída a nota calculada proporcionalmente.

2.5 - O Memorial consistirá em exposição escrita das atividades do candidato, enfatizando linhas de pesquisa e pontos mais relevantes relacionados com ensino, pesquisa, extensão e administração acadêmica realizados pelo candidato, bem como de sua relevância para a área de conhecimento do concurso e perspectiva de seu trabalho futuro.

2.6 - Na defesa de memorial, a Comissão Examinadora avaliará, com base na exposição analítica e crítica das atividades realizadas e/ou propostas pelo candidato, os seguintes aspectos:

I - domínio dos temas e idéias que sustentam os trabalhos, atentando, de modo especial, para sua pertinência à área de conhecimento do concurso;

II - contemporaneidade, abrangência, profundidade e evolução do conhecimento do candidato na área do concurso;

III - originalidade dos trabalhos e contribuição científica, técnica e, ou, artística;

IV - dados da carreira do candidato que revelem liderança institucional.

2.7 - O candidato terá um mínimo de 40 (quarenta) minutos e um máximo de 60 (sessenta) minutos para apresentação do memorial, e a Comissão Examinadora poderá arguir o candidato por um período de até 02 (duas) horas, subsequentes à apresentação. A exposição será pública, vedada a presença dos candidatos concorrentes.

2.8 - No seminário de erudição será avaliado o conhecimento e o desempenho didático e consistirá no proferimento de conferência sobre atividade em desenvolvimento ou desenvolvida pelo candidato, levando-se em consideração:

I - domínio do tema, utilização de informações geradas em pesquisas próprias e relevância da contribuição pessoal para o assunto;

II - capacidade de organizar idéias e de expô-las com objetividade, segurança e espírito crítico.

2.9 - O tema do seminário de erudição, de livre escolha do candidato na área de realização do concurso, deverá ser comunicado à Comissão Organizadora no ato de inscrição.

2.10 - A ordem de apresentação do candidato será determinada por sorteio.

2.11 - O candidato terá um mínimo de 40 (quarenta) minutos e um máximo de 60 (sessenta) minutos para exposição do seminário de erudição e a Comissão Examinadora poderá arguir o candidato por um período de até 02 (duas) horas, subsequentes à apresentação. A exposição será pública, vedada a presença dos candidatos concorrentes.

3 - DAS COMISSÕES EXAMINADORAS:

3.1 - As Comissões Examinadoras serão constituídas por 05 (cinco) Professores Titulares, sendo no mínimo 02 (dois) pertencentes a outras instituições.

3.2 - Haverá 3 (três) Membros Suplentes, resguardando-se a composição final conforme previsto no item anterior.

3.3 - A composição das Comissões Examinadoras será divulgada no mesmo local onde foram feitas as inscrições, para conhecimento dos candidatos.

3.4 - Após a divulgação das Comissões Examinadoras, os candidatos terão 07 (sete) dias úteis para interposição de recurso junto ao Conselho de Centro, na sede da UENF, quanto à sua composição.

4 - DA MÉDIA FINAL E CLASSIFICAÇÃO:

4.1 - Cada Examinador atribuirá ao candidato nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) a cada uma das avaliações em papeleta própria, a qual será lacrada em envelope próprio e recolhida pelo presidente da Comissão.

4.2 - Os envelopes contendo as notas das avaliações serão abertos na presença de todos os candidatos.

4.3 - A nota de cada prova, de cada candidato, será a média aritmética das notas conferidas pelos examinadores, com apenas duas decimais, sem arredondamento.

4.4 - Considerar-se-á aprovado no Concurso os candidatos que obtiverem em todas as provas notas iguais ou superiores a 8,0 (oito), observado as condições especificadas no item 2.4.

4.5 - A NOTA FINAL do candidato corresponderá à média das notas de cada prova, ponderada de acordo com os pesos definidos no item 2.1.

4.6 - No caso de candidatos aprovados com a mesma nota final, terá prioridade, para efeito de classificação, o que tiver maior número de pontos na prova de títulos; persistindo o empate, terá prioridade o que for mais velho.

4.7 - Todas as provas serão eliminatórias, e a divulgação dos resultados, em sessão pública, far-se-á imediatamente após a realização de cada prova, e a divulgação do resultado final após a realização da última prova.

4.8 - O candidato poderá recorrer do julgamento da Comissão Examinadora junto ao Conselho de Centro, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis a contar da homologação e divulgação dos resultados pelo Conselho Universitário.

5 - DO PROVIMENTO:

5.1 - A habilitação do candidato não lhe assegura a contratação automática, mas garante a expectativa do direito de ser contratado dentro da ordem classificatória, desde que haja recursos orçamentários disponíveis.

5.2 - Para o regime de trabalho em Dedicação Exclusiva (DE), não poderá tomar posse no cargo a que concorre o candidato que exerça outra atividade remunerada.

5.3 - Para fins de nomeação, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas fixado neste edital será convocado para exame de saúde e apresentação da documentação abaixo relacionada (ORIGINAL E CÓPIA):

- 02 (dois) retratos 3x4;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Carteira de Identidade;

- CPF;

- Comprovante de cadastramento PIS/PASEP, caso já tenha; -Certidão de Nascimento dos filhos;

- Caderneta de Vacinação dos filhos menores de 5 anos ou declaração do médico ou posto de saúde;

- Comprovante de situação permanência regular no país, nas condições da lei que regulamente o assunto, conforme item 5.4;

- Certificado de Reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos brasileiros;

- Título de Eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos brasileiros;

- Titulação correspondente ao cargo, conforme exigido no item 1.7

5.4 - O candidato aprovado de nacionalidade estrangeira só será nomeado no cargo ao qual prestou concurso, se atender aos requisitos da Lei que regulamenta o assunto na ocasião da nomeação.

5.5 - A não apresentação do diploma devidamente registrado ou homologado inabilitará o candidato ao provimento no cargo.

5.6 - Em caso de apresentação de diplomas obtidos no exterior, os mesmos deverão estar revalidados em instituições credenciadas no País.

5.7 - O não comparecimento do candidato, nesta fase, no prazo estabelecido na convocação em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro - DOERJ, significará a desistência à vaga e consequentemente eliminação do concurso, devendo a UENF convocar o candidato seguinte, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

5.8 - O candidato apto no exame médico e na documentação será nomeado no cargo para o qual foi aprovado na forma e prazos legais, desde que haja recursos orçamentários disponíveis.

5.9 - Após a publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro - DOERJ, o candidato habilitado terá 30 (trinta) dias para tomar posse no cargo.

5.10 - Mediante requerimento do interessado, e ocorrendo motivo relevante, o prazo para a posse poderá ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez por igual período, contados do término do prazo de que trata o item 5.9.

5.11 - Em caso de não comparecimento para a posse, dentro do prazo previsto, o candidato será automaticamente colocado em último lugar na lista dos aprovados.

6 - DA VIGÊNCIA DO CONCURSO:

6.1 - O prazo de validade do Concurso de que trata o presente edital é de 02 (dois) anos, prorrogável uma única vez por igual período, contados a partir da data de homologação.

6.2 - O presente edital poderá ser revogado a qualquer momento, desde que motivos supervenientes ou relevantes assim o exigirem, sem que com isso venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

ANEXO I

CONCURSO PARA PROFESSOR TITULAR

I- CENTRO DE CIÊNCIAS DO HOMEM - (Município de Campos dos Goytacazes/RJ)

LAB. ÁREA DE CONHECIMENTO LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LESCE Sociologia Sociologia ou Ciências Sociais

01

Requisito Mínimo: D.Sc ou PhD em Sociologia ou Ciências Sociais.

LEEA Ciências Sociais Estudos Urbanos e Regionais. Sociologia Urbana; Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional e Urbano.

01

Requisito Mínimo: D.Sc ou PhD na área de conhecimento do concurso, e/ou em Sociologia, Ciência Política, Geografia e História.

Total de vagas: 02 (duas)

II-CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS - (Município de Campos dos Goytacazes ou Macaé/RJ)

LAB.

ÁREA DE CONHECIMENTO

LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LAMAV

Materiais superduros

Produção e aplicação de materiais superduros

01

Requisito Mínimo: D.Sc ou PhD em Engenharia e Ciência dos Materiais

LCFIS

Física da Matéria Condensada

Aplicações de metodologias físicas e experimentais em sistemas biológicos e em meio ambiente. Determinação das propriedades óticas e térmicas de sólidos, líquidos e gases. Fototérmica e ressonância magnética nuclear e paramagnética.

01

Requisito Mínimo: D.Sc. ou PhD em Física.

LENEP

Engenharia e Exploração de Petróleo

Métodos matemáticos e numérico-computacionais aplicados a exploração de petróleo e caracterização de reservatórios.

01

Requisito Mínimo: PhD ou D.Sc. em Ciências da Matemática.

LENEP Engenharia e Exploração de Petróleo

Caracterização de reservatórios

01

Requisito Mínimo: PhD ou D.Sc. em Engenharia ou Geofísica ou Geologia

Total de vagas: 04 (quatro)

III- CENTRO DE BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA (Município de Campos dos Goytacazes/RJ)

LAB.

ÁREA DE CONHECIMENTO

LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LBCT

Biologia Celular e/ou Tecidual

Um ou mais dos seguintes tópicos: anatomia e/ou histofisiologia vegetal e/ou anima; ma- triz extracelular e sinalização celular; morfofiosiologia e comportamento de microrganismos; mecanobiologia celular; interação celular; membranas biológicas; estrutura e função da célula e suas organelas celulares; e energética celular.

01

Requisito Mínimo: Doutor em Ciências (D.Sc. ou PhD) e/ou áreas afins ao perfil profissional estabelecido para área de conhecimento.

LBR

Imunobiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Imunologia com ênfase em mecanismos envolvidos no estabelecimento de infecções virais, bacterianas, parasitárias e/ou fúngicas e na resposta imunológica gerada em decorrência destas infecções, com enfoque nas doenças relevantes para a região Norte/Noroeste Fluminense. O(a) candidato(a) deverá apresentar um projeto integrativo das linhas de pesquisa do laboratório, quando do processo de seleção.

01

Requisito Mínimo: Doutor em Ciências (D.Sc. ou PhD) e/ou áreas afins ao perfil profissional estabelecido para área de conhecimento.

LFBM

Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos

Bioquímica de Microrganismos e/ou Fisiologia de Microrganismos e/ou Biologia Molecular de Microrganismos com liderança e comprovada atuação nestas áreas.

01

Requisito Mínimo: Doutor em Ciências (D.Sc. ou PhD) e/ou áreas afins ao perfil profissional estabelecido para área de conhecimento.

LQFPP

Química de Proteínas

Bioquímica Geral com ênfase em química, função e estrutura de proteínas.

01

Requisito Mínimo: Doutor em Ciências (D.Sc. ou PhD) e/ou áreas afins ao perfil profissional estabelecido para área de conhecimento.

Total de vagas: 04(quatro)

IV- CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS (Município de Campos dos Goytacazes/RJ)

LAB. ÁREA DE CONHECIMENTO LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LEAG Ciências Agrárias; Irrigação e Drenagem Manejo de Irrigação; Demanda Hídrica das Culturas; Engenharia de Irrigação.

01

Requisito Mínimo: D.Sc. ou PhD em Produção Vegetal, ou Engenharia Agrícola, ou em Agronomia ou em áreas afins, com concentração em Agricultura Irrigada, ou em Irrigação e Drenagem.

LSA Medicina Veterinária - Parasitologia e Doenças Parasitárias Parasitologia e Doenças parasitárias com ênfase em Protozoozes

01

Requisito Mínimo: D.Sc. ou PhD em Ciência Veterinária ou áreas afins, com ênfase em Parasitologia e Doenças Parasitárias Veterinárias

LZNA Zootecnia - Forragicultura Forrageiras Tropicais

01

Requisito Mínimo: D.Sc. ou PhD em Zootecnia com ênfase em Forragicultura tropical

LSOL Microbiologia do Solo Fungos micorrízicos arbusculares e recuperação de áreas degradadas.

01

Requisito Mínimo: D.Sc. ou Ph.D. em Ciência do Solo ou Ciência de Plantas ou áreas afins

LSOL Fertilidade do Solo Ciclagem de Nutrientes e de Modelos e Simulação de Nutrientes em Sistemas Agroflorestais.

01

Requisito Mínimo: D.Sc. ou Ph.D. em Ciência do Solo ou áreas afins.

LFIT Produção Vegetal Manejo de culturas com ênfase em Fruticultura Tropical e/ou Plantas Daninhas e medicinais

01

Requisito Mínimo D.Sc. ou PhD em Fitotecnia ou Produção Vegetal.

Total de vagas: 06 (seis)

ANEXO II

PERFIL MÍNIMO DE TITULAR FAIXA XVIII (PROFESSOR TITULAR II) ESTABELECIDO PELA PORTARIA REITORIA NO 009, DE 16/10/2008, PUBLICADA NO DOERJ EM 17/10/2008

- Deve possuir, no mínimo, dez anos de experiência acadêmico-científica após a conclusão do doutorado.

- Deve ter concluído o mínimo de 07 (sete) orientações, sendo, no mínimo, 02 (duas) de doutorado, com teses aprovadas.

- Deve obter, no mínimo, 120 pontos na avaliação de seu curriculum vitae, de acordo com a tabela de pontuação (Anexo III).

- Deve ter participado de administração universitária.

- Deve ter publicação Qualis A da CAPES com ex-orientado.

ANEXO III

TABELA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES ESTABELECIDA PELA PORTARIA REITORIA Nº 009, DE 16/10/2008, PUBLICADA NO DOERJ EM 17/10/2008

NOME:___________________________________________________________________________________

GRUPO I - ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES

PONTUAÇÃO

QUANT.

TOTAL DE PONTOS

1. Aulas (graduação e pós-graduação)

0,01/hora-aula

 

 

2. Palestras e seminários ministrados em cursos de pós-graduação e graduação

0,05/palestra

 

 

3. Coordenação de disciplinas

0,10/disciplina/ semestre

 

 

4. Elaboração de apostilas de graduação

Até 0,50/unidade

 

 

5. Membro de bancas de monografia

0,05/banca

 

 

6. Coordenação de seminários de pós-graduação

0,20/semestre

 

 

7. Banca de seleção de monitor

0,01/banca

 

 

 

TOTAL GRUPO I

 

 

GRUPO II - ATIVIDADES DE

1. ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO DE ESTUDANTES

PESQUISA NA ÁREA

 

 

a- Graduação:

 

 

 

I- Iniciação Científica concluída e comprovada por meio de resumos de eventos

0,15/estudante

 

 

II- Monografia de conclusão de curso

Até 0,50/monografia

 

 

b- Aperfeiçoamento ou apoio técnico de 1 ano comprovado

0,20/bolsista

 

 

c- Pós-Graduação:

 

 

 

I- Especialização/residência concluída

0,25/estudante

 

 

II- Orientador de Mestrado concluído

1,50/estudante

 

 

III- Coorientador de Mestrado concluído

0,40/estudante

 

 

IV- Orientador de Doutorado concluído

3,00/estudante

 

 

V- Coorientador de Doutorado concluído

0,80/estudante 0,25/treinando

 

 

VI- Responsável por pós-doutorando

2. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS

2.1. Banca de projeto de dissertação ou tese (na própria instituição ou em outra)

0,05/banca

 

 

2.2. Bancas de teses

 

 

 

a-Mestrado na própria instituição

0,10/banca

 

 

b-Mestrado em outra instituição

0,15/banca

 

 

c-Doutorado na própria instituição

0,20/banca

 

 

d-Doutorado em outra instituição

0,30/banca

 

 

2.3. Exame de qualificação (na própria instituição ou em outra)

0,10/banca

 

 

3. ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS INDEXADAS (RECOMENDA-SE PONDERAÇÃO DE ACORDO COM O INDEX QUALIS CAPES)

a-Os três autores principais

Até 1,00/artigo

 

 

b-Os demais autores

Até 0,50/artigo

 

 

4. NOTA OU COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Até 0,30/nota

 

 

5. ARTIGOS PUBLICADOS NA ÍNTEGRA (RESUMOS EXPANDIDOS) EM ANAIS DE CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS E SIMILARES, COM CORPO EDITORIAL

a-Os três autores principais

Até 0,30/artigo

 

 

b-Os demais autores

Até 0,15/artigo

 

 

6. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS/RESUMOS EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, SEMINÁRIOS

a-Os três autores principais

0,10/trabalho 0,05/trabalho Até 0,50/relatório

 

 

b-Os demais autores

7. RELATÓRIO TÉCNICO

8. PROJETOS DE PESQUISA FINANCIADOS POR ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS

a- Órgãos Nacionais Públicos

 

 

 

I- Coordenador

1,00/projeto

 

 

II- Membro

0,25/projeto

 

 

b- Órgãos Nacionais Privados

 

 

 

I- Coordenador

0,50/projeto

 

 

II- Membro

0,12/projeto

 

 

c- Órgãos Internacionais

 

 

 

I- Coordenador

1,50/projeto

 

 

II- Membro

0,40/projeto

 

 

9. LIVROS PUBLICADOS

a-Livro

Até 6,0/livro

 

 

b-Capítulo de livro

Até 1,50/capítulo

 

 

c-Editor de livro

Até 1,50/livro

 

 

d-Tradução de livro

Até 1,50/livro

 

 

10. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE VÍDEOS, FILMES E SOFTWARES

Até 1,50/produção

 

 

11. PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

a- Local

 

 

 

I- Conferencista

0,20/evento

 

 

II- Relator/debatedor

0,10/evento

 

 

b- Nacional

 

 

 

I- Conferencista

0,60/evento

 

 

II- Relator/debatedor

0,30/evento

 

 

c- Internacional

 

 

 

I- Conferencista

1,00/evento

 

 

II- Relator/debatedor

0,50/evento

 

 

TOTAL GRUPO II

 

GRUPO III - ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

OU DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA

 

 

1. Coordenador de curso de graduação

1,00/ano

 

 

2. Coordenador de curso de pós-graduação

1,00/ano

 

 

3. Membro de Comissão Coordenadora de curso de graduação ou pós-graduação

0,20/ano

 

 

4. Membro de banca de concurso de docentes

0,20/banca

 

 

5. Membro de banca de concurso de técnicos

0,10/banca

 

 

6. Membro de banca de concurso de seleção de monitor

0,01/banca

 

 

7. Membro de banca de reconhecimento / credencia-mento de curso

0,50/curso

 

 

8. COORDENADOR DE EVENTO

 

 

 

I- Local

0,30/evento

 

 

II- Nacional

1,00/evento

 

 

III- Internacional

1,50/evento

 

 

9. MEMBRO DE COMISSÃO ORGANIZADORA OU CIENTÍFICA DE EVENTOS

 

 

 

I- Local

0,10/evento

 

 

II- Nacional 0,30/evento

 

 

 

III- Internacional

0,50/evento

 

 

10. Coordenador de convênios institucionais

1,00/convênio

 

 

11. Coordenador de campanha ou atividades de extensão

0,30/campanha

 

 

12. Coordenador de cursos de extensão e prestação de serviços

0,10/curso

 

 

13. Coordenador de projetos de extensão financiados

1,00/projeto

 

 

14. Coordenador de extensão

1,00/ano

 

 

15. PRESIDÊNCIA DE CONSELHOS, PRÓ-REITORIAS, REITORIA, DIRETORIA DE CENTRO E CHEFIA DE LABORATÓRIO

 

 

 

I- Reitor (a)

3,00/ano

 

 

II- Vice-Reitor (a)

2,00/ano

 

 

III- Pró-Reitor (a) ou presidente de conselho

2,00/ano

 

 

IV- Diretor (a) de centro

2,00/ano

 

 

V- Chefe de laboratório

1,00/ano

 

 

16. Responsável por setor dentro do laboratório

0,50/ano

 

 

17. PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS, CÂMARAS, COMISSÕES E COLEGIADOS

 

 

 

a- Câmara de Carreira Docente

 

 

 

I- Presidente

0,50/ano

 

 

II- Membro

0,30/ano

 

 

b- Câmara de Carreira de técnicos e administrativos

 

 

 

I- Presidente

0,50/ano

 

 

II- Membro

0,30/ano

 

 

c- Comissão Setorial de Carreira Docente e de Técnicos e Administrativos

 

 

 

I- Presidente

0,40/ano

 

 

II- Membro

0,20/ano

 

 

d- Membro de Câmara de Pesquisa e Pós- Graduação, de Graduação, de Extensão e Assessoria

0,20/ano

 

 

e- Membro de Comissões permanentes (bolsa de IC, e outras)

0,20/ano

 

 

f- Comissões eventuais de âmbito universitário

 

 

 

I- Presidente

0,20/comissão

 

 

II- Membro

0,1/comissão

 

 

g- Membros de órgãos colegiados superiores, conselho universitário, colegiado acadêmico, CEPE

0,40/ano

 

 

h- Coordenação geral de programa de Iniciação Científica, monitoria e estágio

1,00/ano

 

 

i- Membro de Conselho de Centro

0,20/ano

 

 

j-Comissões eventuais de Centro

 

 

 

I- Presidente

0,05/comissão

 

 

II- Membro

0,025/comissão

 

 

TOTAL GRUPO III

 

GRUPO IV - ATIVIDADES

DE EXTENSÃO

 

 

1. Autor de boletins técnicos editados por instituições oficiais de ensino, pesquisa e extensão

Até 0,40/boletim

 

 

2. Autor de artigos de divulgação técnica

 

 

 

a- Em revistas técnicas e informativas de circulação nacional

0,20/artigo

 

 

b- Em outros meios de comunicação

0,10/artigo

 

 

3. Assessoria técnica ou consultoria

Até 0,25/ativ.

 

 

4. Participação em eventos de extensão

 

 

 

a- Local

I- Conferencista

Até 0,20/evento

 

 

II- Relator/debatedor

Até 0,10/evento

 

 

b- Nacional

I- Conferencista

Até 0,60/evento

 

 

II- Relator/debatedor

Até 0,30/evento

 

 

c- Internacional

I- Conferencista

Até 1,00/evento

 

 

II- Relator/debatedor

Até 0,50/evento

 

 

5. Membro de campanhas de extensão

0,10/campanha

 

 

6. Membro de convênios institucionais de extensão

0,25/convênio

 

 

7. Professor de cursos de extensão

0,01/hora-aula

 

 

8. Prestação de serviço

0,05/serviço

 

 

9. Membro de projetos de extensão financiados

0,25/projeto

 

 

10. ORIENTAÇÃO DE BOLSISTAS E ESTA-GIÁRIOS

 

 

 

a-Estágio de técnicos de nível médio

0,02/estagiário

 

 

b-Estágio de alunos de graduação

0,05/estagiário

 

 

c-Estágio de alunos graduados

0,10/estagiário

 

 

d-Bolsista de extensão

0,15/bolsista

 

 

11. Publicação em eventos de extensão

Até 0,20/artigo

 

 

TOTAL GRUPO IV

 

GRUPO V - OUTRAS ATIVIDADES

1. Patentes registradas

Até 3,00/patente

 

 

2. BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA EM ÓRGÃOS FINANCIADORES DE PESQUISA

I- Pesquisador 1

1,00/ano

 

 

II- Pesquisador 2

0,50/ano

 

 

3. Participação em comitês de assessoria, conselhos diretores e curadores de agências de fomento e1pesquisa

1,00/ano

 

 

4. PARTICIPAÇÃO EM COMISSÃO EDITORIAL

 

 

 

I- Presidente

1,00/ano

 

 

II- Membro

0,25/ano

 

 

5. PARTICIPAÇÃO OU CONSULTORIA OU ASSESSORIA AD HOC

 

 

 

I- Revisão de projetos de pesquisa

0,20/projeto

 

 

II- Revisão de artigos científicos

0,10/artigo

 

 

III- Revisão de boletins técnicos

0,05/boletim

 

 

6. Inventos e prêmios na área de atuação

Até 6,00 pontos

 

 

TOTAL GRUPO V

 

QUADRO GERAL DE PONTUAÇÃO

GRUPO I - ATIVIDADES DE ENSINO

GRUPO II - ATIVIDADES DE PESQUISA

GRUPO III - ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

GRUPO IV - ATIVIDADES EXTENSÃO

GRUPO V - OUTRAS ATIVIDADES

TOTAL GERAL DE PONTOS