UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - MT

Notícia:   15 oportunidades para Professor no campus Alta Floresta - UNEMAT

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL N° 005/2011/2 - UNEMAT

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual n. 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual n°. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, no Campus Universitário de Alta Floresta.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber, pela Instrução Normativa n° 003/2009 - DRN/PRAD, devidamente publicada no site www.unemat.br.

1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento de referida Instrução Normativa.

2. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

2.1. Período das inscrições: 08/08/2011 à 12/08/2011.

2.1.1. As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 13h30 min às 17h, na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, situada na Rodovia MT 208, KM 146, Jardim Tropical - CEP 78.550-000, Alta Floresta - MT, telefone (66) 3521-2041, Caixa Postal 324.

2.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local (sala) de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 12/08/2011, a partir das 18h30min.

2.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário.

2.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 15/08/2011 às 8h.

2.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 15/08/2011, às 19 h.

2.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 15/08/2011 às 7h45 min.

2.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 17/08/2011 às 8 h

2.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 17/08/2011, a partir das 17h.

2.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 17/08/2011, a partir das 17h.

2.9. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 19/08/2011

2.10. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 19/08/2011

2.10.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br).

3. DA ATRIBUIÇÃO E VAGAS

3.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.

3.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:

CURSO

GRANDE ÁREA

SUB-ÁREAS

REQUISITOS LEGAIS

JORNADA DE TRABALHO

N° DE VAGAS/ CR*

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

Zoologia/ Parasitologia

Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afim

20 h/a

01

Biofísica

Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afim

20 h/a

CR

Embriologia

Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afim

20 h/a

01

Bioquímica/ Histologia

Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afim

20 h/a

01

EcologiaGraduação em Ciências Biológicas ou áreas afim20 h/a01
BotânicaGraduação em Ciências Biológicas ou áreas afim20 h/a01
Ciências HumanasEducação/ FilosofiaGraduação em Pedagogia ou áreas afim20 h/a01
Psicologia/ SociologiaGraduação em Psicologia, Pedagogia ou áreas afim20 h/a01
Ciências Exatas e da TerraFísica GeralGraduação em Física, Matemática ou áreas afim20 h/a01
Educação EspecialLibras / Tendências Pedagógicas InclusivasGraduação em Libras; ou Especialização em Libras; ou Certificado de proficiência em Libras obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação.20 h/a01
Bacharelado em Engenharia FlorestalCiências AgráriasSilviculturaGraduação em Engenharia Florestal20 h/a01
Manejo florestalGraduação em Engenharia Florestal20 h/a01
Bacharelado em Agronomia Ciências Agrárias Ciência do soloGraduação (bacharelado) em Agronomia, Engenharia Florestal ou Geologia. 20 h/a01
Extensão ruralGraduação (bacharelado ou licenciatura) em Agronomia.20 h/a01
Construções ruraisGraduação (bacharelado) em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Civil ou Arquitetura. 20 h/a01
FitotecniaGraduação (bacharelado ou licenciatura) em Agronomia.20 h/a01

*Cadastro de reserva

3.3. Havendo surgimento de vaga, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para sub-área diversa da qual se inscreveu dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA E TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Ver o Anexo IV deste Edital.

5. DA VIGÊNCIA DA CONTRATAÇÃO

5.1. Com exceção no disposto nos subitens seguintes, os (as) candidatos (as) aprovados (as) no Processo Seletivo serão contratados para o período de 22/08/2011 a 31/12/2011, podendo ter seus contratos aditivados mediante necessidade comprovada.

5.2. O (a) candidato (a) aprovado (a) no Processo Seletivo para a vaga na área de Educação Especial - LIBRAS será contratado para o período de 22/08/2011 a 27/09/2011.

5.3. O (a) candidato (a) aprovado (a) no Processo Seletivo para a vaga na área de Educação/Filosofia será contratado para o período de 22/08/2011 a 29/10/2011.

5.4. O (a) candidato (a) aprovado (a) no Processo Seletivo para a vaga na área de Psicologia/Sociologia será contratado para o período de 25/09/2011 a 23/12/2011.

5.5. Os candidatos classificados para as áreas e/ou sub-áreas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser contratados mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

6.1. A Prova Escrita terá duração de 4 (quatro) horas.

6.2. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição

b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração

c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)

d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita e temas para a prova de desempenho didático

Alta Floresta/MT, 05 de Agosto de 2011

Profº Drº Marco Antonio Camillo de Carvalho
Diretor da Unidade Regionalizada Político-Pedagógico

Portaria N° 323/2011

Anexo I ao Edital - Requerimento de inscrição

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Pelo presente, solicito inscrição como candidato (a) ao Processo Seletivo N° 005/2011/2 para contratação temporária de Professor Substituto na Área de __________________ , Sub-área de _____________________ , para atuar junto ao Departamento de _____________________ - Campus Universitário de Alta Floresta, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Informações Pessoais

Nome completo:______________________________________________________________________

Endereço:_______________________________________ Bairro: ______________________________

Cidade:_____________________________________ UF:___________ CEP: ____________________

RG nº ____________________________________ CPF nº ___________________________________

Naturalidade:_____________________ Nascimento: _____/_____/______ Idade: ___________________

Estado Civil:__________________________________________________________________________

Formação:___________________________________________________ Ano:____________________

Graduação ( )
Especialização ( )
Mestrado ( )
Doutorado ( )

Informações complementares

Telefone residencial: ( )_____________________ Celular: ( ) __________________________________

E-mail: ____________________________________________________________________________

________________________________ (Local), _____ /____/________ .

____________________________
Assinatura do Candidato

Anexo II ao Edital - Do valor da remuneração

TITULAÇÃO

SALÁRIO (referente a 20 horas semanais)

Graduado

R$ 1.631,22

Mestre

R$ 3.034,06

Doutor

R$ 3.751,79

Anexo III ao Edital - Modelo de requisição para participar da prova didática

À Banca Examinadora do Processo Seletivo nº ________________________

Campus de _________________ Curso de __________________________

Área: ______________________ Sub-área: _________________________

(Nome), (nacionalidade), (estado civil), residente e domiciliado (a) ____________________ , bairro: ______________________ Cidade , portador do RG n° ______________ e CPF n° _______________ , devidamente inscrito sob o nº no referido Processo Seletivo, vem respeitosamente Requisitar a participação na Segunda Fase da Avaliação, ou seja, na Prova Didática, haja vista não concordar com a avaliação obtida na Prova Escrita.

Outrossim, ressalta que apresentará em tempo hábil o Recurso administrativo cabível, o qual será devidamente fundamentado por motivos de fato e de direito.

(Local), _____ /____/________.

Assinatura do Candidato

Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita e temas para a prova de desempenho didático

ZOOLOGIA/PARASITOLOGIA

1. Protozoa - Filo Choanoflagellata

2. Filo Platyhelminthes - Estrutura, organização, biologia e diversidade

3. Filo Annelida - Estrutura, organização, biologia e diversidade

4. Filo Arthropoda - Estrutura, organização, biologia e diversidade

5. Trilobitomorpha - Estrutura e desenvolvimento, Ecologia, diversidade e filogenia

6. Chelicerata - Estrutura e desenvolvimento , Ecologia, diversidade e filogenia

7. Epidemiologia.

8. Artrópodes: Principais Gêneros e Espécies Patogênicas.

9. Principais doenças parasitárias endêmicas na Amazônia Brasileira: Patogenia, imunologia, diagnóstico, profilaxia, controle e epidemiologia.

10. Artrópodes: Principais Doenças causadas por artrópodes. Miíases.

BIOFÍSICA/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1. Bioeletricidade: Biofísica das membranas excitáveis

2. Biomecânica: Biofísica da respiração

3. Bio-óptica: Biofísica da visão.

4. Fenômeno de Difusão e migração iônica

5. Biofísica da água

6. -Formas e tipos de avaliação e suas tendencias;

7. -Ensino e aprendizagem;

8. -Planejamento educacional;

9. -A concepção do processo educacional, formação professor;

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/EMBRIOLOGIA

1. Estágios de desenvolvimento pré-embrionário, embrionário e fetal dos invertebrados

2. Estágios de desenvolvimento pré-embrionário, embrionário e fetal humano

3. Fecundação e segmentação

4. Blástula e a gastrulação: estudo comparativo nos vertebrados.

5. Técnicas de laboratório e microscopia no ensino de ciências

6. Museu escolar: herbário, coleções científicas e didáticas; aquários, terrários

7. Técnicas de apresentação científica

8. Formas e tipos de avaliação e suas tendências;

9. Planejamento educacional;

10. A concepção do processo educacional, formação professor;

BIOQUÍMICA/HISTOLOGIA

1. Tecido epitelial de revestimento e glandular

2. Tecido conjuntivo

3. Tecido cartilaginoso

4. Tecido ósseo

5. Tecido Nervoso

6. Tecido Muscular

7. Aminoácidos e Proteínas:

8. Carboidratos:

9. Ácidos Nucléicos:

10. Ciclo de Calvin (fixação de CO2);

BOTÂNICA/ECOLOGIA

1. Conceitos e histórico de ecologia.

2. A energia no ecossistema.

3. Ciclos biogeoquímicos.

4. Conceito, estrutura, organização e dinâmica de comunidades.

5. Taxonomia, morfologia, reprodução e evolução de briófitas.

6. Taxonomia, morfologia, reprodução e evolução de licófitas.

7. Taxonomia, morfologia, reprodução e evolução de pterófitas.

8. Xilema

9. Floema

10. Célula vegetal e suas organelas

BOTÂNICA

1. Caracteristicas morfológicas externas de folha, raiz , caule, flor, fruto e semente;

2. Evolução das angiospermas;

3. Sistemas de classificação: Engler, Cronquist e APG;

4. Comparação das características morfológicas adaptativas da vegetação de Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

5. Meristema primário e secundário.

6. Epiderme

7. Parênquima, Colênquima eEsclerênquima

8. Xilema

9. Floema

BOTÂNICA/ANATOMIA VEGETAL

1. Epiderme e Periderme

2. Parênquima, Colênquima e Esclerênquima

3. Xilema

4. Floema

5. Estrutura primária e secundária da raiz.

6. Estrutura primária e secundária do caule.

7. Anatomia foliar e suas variações.

EDUCAÇÃO/FILOSOFIA

1. Educação Formal, Não-formal e Informal;

2. A Educação Formal e sua relação com a Didática;

3. Ensino: As abordagens do Processo: a) abordagem tradicional; b) abordagem comportamentalista; c) abordagem humanista: d) abordagem cognitivista; e) abordagem sócio-cultural.

4. O Ensino de Ciências Naturais no nível Fundamental e Médio da Educação Formal;

5. A Escola e sua Função Social: Currículo e Parâmetros Curriculares Nacionais;

6. Evolução histórica da Educação Brasileira: o processo histórico, escritura, aprovação e promulgação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Estadual: financiamento das Escolas públicas - dos Jesuítas aos dias atuais; financiamento para uma escola pública de qualidade;

7. O processo de globalização da economia e das políticas educacionais e a influência destes na educação brasileira;

8. A ciência na História: As três principais concepções de ciências; diferença entre a ciência antiga e a moderna; as mudanças científicas; a questão da inexistência da evolução e dos progressos científicos; rupturas epistemológicas e revoluções científicas; falsificação x revolução; classificação das ciências.

9. A Ciência da Natureza: Campo, necessidade e acaso ou determinação; as ciências da vida; dificuldades metodológicas da biologia; finalidade, evolução e origem da vida; os dois grandes campos da biologia.

PSICOLOGIA/SOCIOLOGIA

1. A psicologia como ciência;

2. Correntes psicológicas: naturalista, ambientalista e construtivista;

3. A psicologia do desenvolvimento.

4. As teorias Psicológicas da Aprendizagem: histórico, métodos e repercussão na atualidade;

5. A psicologia da personalidade: limites e possibilidades no processo de identificação do indivíduo. Identidade, formação humana, personalidade;

6. A psicologia social: cognitivo versus afetivo, o papel das representações sociais;

7. Dificuldades de aprendizagem: Identificação e encaminhamentos;

8. A construção da sociologia como ciência;

9. A sociedade capitalista - evolução das organizações sociais;

10. O processo de ocupação da Amazonia Matogrossense;

FÍSICA GERAL

1. Leis de Newton e aplicações.

2. Trabalho, Energia e Conservação de Energia.

3. Termodinâmica.

4. Hidrostática.

5. Hidrodinâmica.

6. Corrente elétrica.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - LIBRAS

1. Breve introdução aos aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez.

2. Características básicas da fonologia de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais.

3. . Sistematização do léxico:

4. . Introdução à morfologia da Libras: nomes (substantivos e adjetivos), alguns verbos e alguns pronomes;

MANEJO FLORESTAL

1. Fotointerpretação aplicada ao estudo da vegetação

2. Elementos de interpretação (características gerais das fotografias aéreas verticais e classificação das aerofotos)

3. Radiação eletromagnética

4. Sistema sensor (classificação, partes, resolução e principais de uso comercial)

5. Editoração de textos (abrir e criar arquivos; funções do menu arquivo, editar, formatar, ferramentas e dados.

SILVICULTURA

1. Produção de sementes florestais

2. Produção de mudas florestais

3. Técnicas de implantação e condução de povoamentos florestais

4. Tratamentos silviculturais aplicados nas florestas tropicais nativas

5. Sistemas silviculturais aplicados nas florestas tropicais nativas

6. Técnicas utilizadas para recuperação de áreas degradadas

CIÊNCIAS DO SOLO

1. Rochas e minerais, intemperismo físico e químico.

2. Gênese do solo: fatores e processos de formação do solo.

3. Sistema coloidal do solo e reações do solo.

4. Morfologia e classificação dos solos.

5. Fatores causadores de erosão do solo.

6. Práticas de conservação do solo.

EXTENSÃO RURAL

1. Macroeconomia e microeconomia e sua relação com o meio agrícola.

2. Administração e planejamento rural.

3. Projeto de viabilidade econômico-financeira da empresa rural.

4. Agronegócios: conceitos e dimensões.

5. Segmentos e coordenação do sistema agroindustrial.

6. Gestão empresarial, gestão de pessoas e empreendedorismo no setor rural.

7. A extensão florestal e a difusão e adoção de tecnologias.

8. Políticas públicas de desenvolvimento e a extensão florestal.

CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

1. Normas técnicas e instrumentos.

2. Métodos de medida e unidades, escalas e cotagem.

3. Sistemas de representação: perspectiva, projeções ortogonais e cortes.

4. Resistência dos materiais e estabilidade das construções de madeira.

5. Ligações de peças estruturais em construções de madeira.

6. Dimensionamento de peças estruturais de madeira.

FITOTECNIA

1. Culturas da soja, milho e algodão: preparo da área de cultivo, semeadura, condução e manejo, colheita e pós-colheita.

2. Culturas do arroz, feijão e cana de açúcar: preparo da área de cultivo, semeadura, condução e manejo, colheita e pós-colheita

3. Impactos e sustentabilidade dos modelos agrícolas.

4. Abordagem sistêmica e técnicas e processos produtivos poupadores de insumos.

5. Máquinas, implementos e suas regulagens para implantação, condução e colheita das culturas.