Prefeitura de Poção de Pedras - MA

Notícia:   135 vagas para programas da Saúde e Educação em Poção de Pedras - MA

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÃO DE PEDRAS

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL DO TESTE SELETIVO SIMPLIFICADO N° 001/2011

Rua Manoel Máximo, 49, Centro, CEP: 65.740-000 - Poção de Pedras (MA)
Telefone: (99) 3636-1130
CNPJ: 06.202.808/0001-38

A Prefeitura Municipal de POÇÃO DE PEDRAS - MA, neste ato representada pela Ex.mo Sr. Prefeito Municipal, tendo em vista o Contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Poção de Pedras - Ma e o Instituto Ludus, faz saber que realizará Teste Seletivo com fundamento na Lei Municipal Nº 01/2011, para o Quadro Provisório de Pessoal da Prefeitura Municipal, com contratação temporária, por prazo determinado, conforme as normas estabelecidas no presente Edital e dos seus Anexos I, II, III, IV e V.

1. PERÍODO, LOCAL E HORÁRIO DE INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições poderão ser realizadas somente sob a forma presencial, conforme item 1.2.

1.2 INSCRIÇÕES DE FORMA PRESENCIAL:

1.2.1. Período de inscrição: 29 de abril a 06 de maio de 2011.

1.2.2 Local de inscrição: Rua Manoel Máximo, 49, centro, Poção de Pedras - MA.

2.2.3 Horário: 14:00 as 18:00 hs.

1.3. Do procedimento para realizar a inscrição presencial

2.4.1. Documentos necessários para inscrição:

a) Comprovante de depósito na Conta Corrente n° 11.917-2, agencia n° 2468-6, Banco do Brasil - Prefeitura Municipal de Poção de Pedras - MA (não serão aceitos depósitos feito em caixa eletrônico via envelope, somente feitos no caixa ou transferência eletrônica);

b) Documento de identidade, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas e Polícia Militar ou carteiras emitidas por Conselhos ou Ordens, que por Lei Federal, valem como documentos de identificação ou outro documento de identificação, com fotografia.

c) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

d) Ficha de Inscrição devidamente preenchida, sem emendas ou rasuras.

e) Foto 3x4 atual; (obrigatório)

1.4. Serão aceitas inscrições por procuração, sendo uma para cada candidato, desde que devidamente registradas em cartório e as mesmas deverão ser anexadas a Ficha de Inscrição.

1.5. O candidato não poderá se inscrever para mais de um cargo, caso isso ocorra será válida a última inscrição feita.

1.6. O candidato é responsável pelas informações prestadas no ato da inscrição.

1.7. O valor da inscrição está discriminado no Item 3.3, não sendo restituível em hipótese alguma.

1.8. Será anulada a inscrição, em qualquer ocasião, se for verificado que deixou de ser cumprido qualquer requisito.

1.9. O candidato somente será considerado inscrito no Teste Seletivo após ter sua Ficha de Inscrição deferida pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo.

1.10. A Comissão Organizadora publicará, no site do INSTITUTO LUDUS e no mural da Prefeitura, a relação dos candidatos com inscrições deferidas, portadoras ou não de deficiência física, devendo, pois, ser consideradas indeferidas aquelas inscrições, cujo nome do candidato não constar na referida relação.

1.11. Após a inscrição feita e a taxa paga não serão aceitos em nenhuma hipótese, pedidos para alteração de cargo ou restituição do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

2. DO TESTE SELETIVO: OBJETIVO

2.1 O presente Teste Seletivo Simplificado, constante de 2 etapas: provas objetivas e prova de títulos para todos os cargos, tem por finalidade a contratação de Professor Nível I, Professor de Educação Física, Orientador Educacional, Facilitador de Oficina, Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor, Merendeira, Auxiliar de Enfermagem, Motorista "D", Atendente, Vigia, Orientador de Oficina, Cozinheira, Agente de Endemias e Agente de Vigilância Sanitária, por um período de 1 (um) ano, podendo, a critério da Administração Pública e com a devida fundamentação técnico-administrativa, ser renovado, uma única vez, até por igual período.

2.2 O Teste Seletivo será realizado sob responsabilidade do Instituto Ludus, obedecidas as normas deste edital.

3. DAS VAGAS, DA REMUNERAÇÃO, DO LOCAL DE TRABALHO, DO VALOR DA INSCRIÇÃO E ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA.

3.1 O número de vagas e a escolaridade mínima, para cada cargo específico, se distribuem na forma estabelecida no quadro abaixo. No ato da inscrição o candidato deve informar na ficha para qual programa esta concorrendo, sob pena de eliminação.

PROGRAMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Professor Nível I

Curso Magistério em Nível Médio (Curso Pedagógico), ou Curso Normal Superior ou Licenciatura Plena

44

05

545,00

40hs

 

PROGRAMA PROJOVEM

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Orientador Educacional

Ensino Médio Completo

04

01

545,00

40hs

Facilitador de Oficinas

Ensino Médio completo

05

01

545,00

40hs

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

01

-

545,00

40hs

 

PROGRAMA PETI

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Monitor

Ensino Médio Completo

12

01

545,00

40hs

Merendeira

Ensino Fundamental Incompleto

08

01

545,00

40hs

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

06

01

545,00

40hs

Vigia

Ensino Fundamental Incompleto

01

-

545,00

40hs

 

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Auxiliar de Enfermagem

Ensino Médio Completo + Curso de Auxiliar de Enfermagem + Registro no COREN

08

01

545,00

40hs

Motorista "D"

Ensino F. Completo + CNH "D"

02

-

545,00

40hs

Atendente

Ensino Fundamenta Completo

02

-

545,00

40hs

 

CRASS

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

02

-

545,00

40hs

Vigia

Ensino Fundamental Incompleto

02

-

545,0040hs

Professor de Educação Física

Licenciatura Plena em Educação Física

02-

660,00

40hs

 

CAPS

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Incompleto

04

01

545,00

40hs

Atendente

Ensino Fundamenta Completo

02

-

545,00

40hs

Orientador de Oficina

Ensino Médio Completo

02

-

545,00

40hs

Professor de Educação Física

Licenciatura Plena em Educação Física

02

-

660,00

40hs

Cozinheira

Ensino Fundamental Incompleto

01

-

545,00

40hs

Vigia

Ensino Fundamental Incompleto

01

-

545,00

40hs

 

TFECD

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Agente de Endemias

Ensino Fundamental Completo

08

01

545,00

40hs

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Cargo

Requisitos Necessários (escolaridade mínima)

N.° Total de Vagas

N° de Vagas PNE(*)

Remuneração (R$ )

CHS

Agente de Vigilância Sanitária

Ensino Fundamental Completo

03

-

545,00

40hs

3.2 - Às pessoas portadoras de deficiência que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pelo Art. 37 do Decreto Federal N° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei N° 7.853/89, é assegurado o direito de inscrição no presente Teste Seletivo Simplificado, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições, objeto do cargo em provimento.

3.2.1 - Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais àquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no Art. 4°, do Decreto Federal N° 3.298/99.

3.2.2 - As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto Federal N° 3.298/99, particularmente em seu Art. 40, participarão do Teste Seletivo Simplificado em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.2.3 - Os candidatos portadores de deficiência deverá apresentar, no ato da inscrição:

a) declarar, no ato de inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a, se auditiva, motora ou visual. A não declaração, no ato da inscrição, implica no não acolhimento de pedido em data posterior.

b) requerer, se necessário, no período compreendido para a inscrição, por escrito, na forma prescrita no modelo constante do Anexo V condição especial para a realização das suas provas, especificando o nome completo, o cargo, o Nº do documento de identidade e os recursos especiais necessários à aplicação da sua Prova. O requerimento deverá ser entregue, até o último dia de inscrição, no local em que o candidato se inscreveu.

c) estar ciente de que a incompatibilidade da deficiência com o exercício do Cargo acarretará a sua desclassificação.

d) laudo médico atestando a especificidade, grau de deficiência, com expressa referencia ao código da Classificação Internacional de Doenças - CID e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo que irá concorrer;

3.1.4.1. A não-solicitação de condições especiais, no período acima determinado, implica a sua não-concessão no dia de realização a não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.2.4 - Os Candidatos portadores de deficiência, quando convocados, deverão apresentar o Laudo Médico que comprova sua necessidade especial, devendo submeter-se à perícia médica promovida por Junta Médica do Município, que terá decisão definitiva acerca de sua condição de portador de necessidades especiais ou não bem como o grau e a compatibilidade de sua deficiência para o exercício do Cargo.

3.2.5 - Após perícia, se favorável, serão os candidatos nomeados, observando-se a ordem de classificação. Em caso de não ratificação declarada pela Junta Médica Oficial, serão excluídos da Listagem dos candidatos portadores de deficiência, passando a integrar a listagem geral de candidatos.

3.2.6 - O candidato portador de deficiência que, no pedido de inscrição, não declarar esta condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.2.7 - A publicação do resultado final será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.2.8 - Na falta de candidatos classificados para as vagas oferecidas aos portadores de necessidade especial, estas será preenchidas pelos demais, com estrita observância a ordem de classificação.

3.3. Valor das taxas de inscrições:

1) R$25,00 (vinte e cinco) reais para todos os cargos.

4. DO LOCAL DE TRABALHO

4.1 Os candidatos aprovados e contratados desenvolverão suas atividades no Município de POÇÃO DE PEDRAS - MA, obedecida a classificação, a critério da Administração Pública.

5. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

5.1 As Provas serão no dia 22 de maio de 2011, no horário de 8:00h às 11:00h (duração máxima do teste: 3h), podendo ser realizado em dois turnos na cidade de POÇÃO DE PEDRAS - MA, em local a ser divulgado posteriormente.

5.2 A relação dos candidatos por local e sala de aplicação das provas será afixada na Prefeitura Municipal de Poção de Pedras - MA e no site www.institutoludus.com.br, conforme data prevista no Cronograma de Execução - Anexo III.

5.3 O candidato somente poderá entregar a prova após 1h do início da prova. É vedado ao candidato entregar a prova antes de 1h após o início da realização da prova.

5.4 O candidato deverá comparecer ao local das provas com 1 (uma) hora de antecedência, portando:

a) caneta esferográfica (tinta azul ou preta);

b) comprovante de inscrição;

c) documento de Identidade Civil, Militar ou Profissional, carteira de motorista (modelo novo) em original, apresentado no ato da inscrição.

5.4.1 Sem o documento oficial de identificação o candidato não fará a prova.

5.5 A prova correspondente ao TESTE SELETIVO constará de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, todas com valor 1,0 (um) ponto, tendo cada questão cinco alternativas (A, B, C, D, E), com apenas uma, e somente uma, alternativa correta, sendo classificado, até um limite de 3 (três) vezes o número de vagas, o candidato que obtiver, no mínimo, 20 (vinte) pontos. Tal quantum representa de o mínimo de acertos igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) da prova;

5.6 É vedada ao candidato entrada no local das provas após o horário estabelecido neste Edital;

5.7 Será proibido o ingresso, nas salas de realização das provas, do candidato que conduzir maquina calculadora (também em relógios) ou similar, telefone celular, Ipods, Ipads, BIP, Walkman, gravador, portando armas, óculos escuros, bonés, consultar livros, revistas, cópia de documentos impressos de Internet ou qualquer outro meio de consulta ou comunicação entre candidatos;

5.8 Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao Fiscal o Caderno de Questões e o Cartão-Resposta e assinar, sob pena de eliminação do certame, a Ficha de Freqüência.

5.9 As respostas serão marcadas no Cartão Resposta, que é o único documento válido para a correção;

5.10 O preenchimento do Cartão Resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que procederá de acordo com as instruções nele contidas;

5.11 Na correção do Cartão Resposta será atribuído nota 0 (zero) às questões não assinaladas, ou que contiver mais de uma alternativa marcada, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.12 Os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos;

5.13 Ao terminar a prova escrita objetiva, o candidato entregará ao fiscal de sala, o Cartão Resposta devidamente assinado.

5.14 Sem identificação o candidato não fará prova;

5.15 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para as provas, realização de provas fora de locais, datas e horários estabelecidos, nem substituição do Cartão Resposta por erro do candidato, seja qual for o motivo alegado.

5.16 Não será fornecido nenhum exemplar do caderno de questões a candidatos ou instituições de direitos públicos ou privados.

5.17 A assinatura no cartão devera ser igual a que constar no documento de identificação do candidato. Será eliminado o candidato que rubricar o cartão resposta.

5.18 Será eliminado do concurso o candidato que pintar a parte superior do cartão resposta (inscrição e cargo).

5.19 Os três últimos candidatos somente poderão se retirar da sala de provas juntos e devem assinar a ata de sala.

5.20 O gabarito oficial e as provas escritas objetivas será divulgado na data constante no Cronograma de Execução - Anexo III.

6. DO CONTEÚDO E DO NÚMERO DE QUESTÕES DAS PROVAS.

6.1 O Teste Seletivo consta de: 1 (uma) prova objetiva de 40 (quarenta questões), cada questão com cinco alternativas, com uma, e somente uma, alternativa correta, assim distribuídas na forma do quadro abaixo:

CARGO

DISCIPLINA (CONTEÚDO)

N.º DE QUESTÕES

Professor Nível I, Professor de Educação Física

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Legislação Educacional + Conhecimentos Pedagógicos

10(dez) questões

C. Específico + C. Locais

20 (vinte) questões

Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Cozinheira, Vigia, Facilitador de Oficina, Orientador Educacional e Orientador de Oficina

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Matemática

10(dez) questões

C. Específicos + C. Locais

20 (vinte) questões

Motorista, Atendente, Agente de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Enfermagem e Monitor

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Matemática

10(dez) questões

C. Específico + C. Locais

20 (vinte) questões

Professor Educação Física

Língua Portuguesa

10 (dez) questões

Legislação Educacional + Conhecimentos Pedagógicos

10(dez) questões

C. Específico + C. Locais

20 (vinte) questões

6.2 As atribuições de cada cargo estão explicitadas no Anexo I e os conteúdos para cada cargo são explicitados no Anexo II do presente Edital.

7. DA CLASSIFICAÇÃO E DO DESEMPATE

7.1. Será considerado habilitado aprovado e classificado pra apresentação de títulos somente os candidato que obtiverem no mínimo 20 (vinte) pontos do total de 40 (quarenta) pontos possíveis da prova escrita objetiva, até um limite de até um limite de 3 (três) vezes o número de vagas disponível.

7.2. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente, resultante do total de pontos obtidos na prova escrita objetiva.

7.3. Em caso de empate, atende-se aos seguintes critérios:

7.3.1 Se o candidato tem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos até a data da realização da prova, o critério de desempate, na ordem, é:

a) o mais idoso.

b) Tenha obtido a maior pontuação na Prova Objetiva de conteúdo específico da categoria profissional.

c) Quando for o caso, tenha obtido a maior pontuação na Prova de Títulos;

7.3.2 Se o candidato é menor de 60 (sessenta) anos até a data da realização da prova:

a) Tenha obtido a maior pontuação na Prova Objetiva de conteúdo específico da categoria profissional.

b) Tenha obtido a maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;

c) O candidato mais idoso.

8. DAS PROVAS DE TÍTULOS

8.1 - Os candidatos aos cargos de Professor Nível I, Professor de Educação Física, Orientador Educacional, Facilitador de Oficina, Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor, Merendeira, Auxiliar de Enfermagem, Motorista "D", Atendente, Vigia, Orientador de Oficina, Cozinheira, Agente de Endemias e Agente de Vigilância Sanitária, incluindo-se a experiência profissional na área para a qual concorre, conforme as tabelas seguintes.

CARGOS: Professor Nível I e Professor de Educação Física

QUADRO I
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
A Prova de Títulos (inclusive experiência profissional), de caráter apenas classificatório, será aplicada para os candidatos habilitados na Prova Objetiva. Esta Prova valerá, no máximo, 5 (cinco) pontos, ainda que a soma dos valores dos Títulos apresentados possa superar esse valor.
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Titulação / aperfeiçoamento / experiência profissional Valor unitário em pontos Valor máximo de pontos possíveis
Mestrado na área para a qual concorre 2,0 2,0
Doutorado na área para a qual concorre   
Curso de especialização, em nível de pós-graduação, com carga mínima de 360 horas, apenas na área do cargo de opção (somente um curso). 1,0 1,0
Experiência devidamente comprovada no exercício de atividades inerentes ao cargo de opção, (até o limite de 04 anos). 0,75 ponto por ano de experiência comprovada 4,0
NOTA TÉCNICA: Nos termos da legislação brasileira, somente pode ser acolhido como curso de pós-graduação, aquele cursado APÓS a graduação.

CARGOS: Cargos Nível Médio, fundamental e Fundamental Incompleto

QUADRO II
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
A Prova de Títulos (inclusive experiência profissional), de caráter apenas classificatório, será aplicada para os candidatos habilitados na Prova Objetiva. Esta Prova valerá, no máximo, 5 (cinco) pontos, ainda que a soma dos valores dos Títulos apresentados possa superar esse valor.
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Titulação / aperfeiçoamento / experiência profissional Valor unitário em pontos Valor máximo de pontos possíveis
Cursos na área (até 4 cursos) 0.5 2,0
Experiência devidamente comprovada no exercício de atividades inerentes ao cargo de opção, (até o limite de 04 anos). 0,75 ponto por ano de experiência comprovada 3,0
Critérios:

1. A comprovação de experiência profissional será feita da seguinte forma: Fotocópia autenticada da Carteira Profissional e Previdência Social - CTPS, das folhas referentes aos dados do empregado e do(s) contrato(s) de trabalho existente(s), e/ou cópia autêntica de Certidão de Tempo de Serviço, devidamente assinada por 02 (dois) representantes da entidade, sendo 01 (um) o representante geral e o outro o representante da área de recursos humanos ou similar, em papel timbrado da entidade.

2. Se tempo de serviço em entidade privada, apenas será pontuado tempo de serviço com o devido registro na CTPS.

3. Não serão recebidos originais de documentos. As cópias dos documentos entregues somente serão analisadas se autenticadas, em Cartório de Notas e não serão devolvidos em hipótese alguma.

4. Os títulos especificados neste Edital deverão conter timbre, identificação do órgão expedidor, carimbo e assinatura do responsável e data.

5. Para receber a pontuação relativa ao título correspondente a curso de especialização, o candidato deverá comprovar que o curso de especialização foi realizado de acordo com as normas do Conselho Nacional de Educação / Câmera de Educação Superior (Resolução CNE/CES N.º 1, de 08 de junho de 2007 e, no que couber, Resolução CNE/CES Nº 1, de 03 de abril de 2001). Caso não seja comprovado que o curso de especialização atendeu às normas do Conselho Nacional de Educação, o título não será considerado.

6. Para receber a pontuação relativa a curso de capacitação, deve esta ser comprovada por intermédio de fotocópias autenticadas das capacitações específicas, expedidos por entidades reconhecidas pelo MEC/ Conselho Estadual Educação. Instituições públicas, privadas ou filantrópicas reconhecidas por lei.

7. Cada título será considerado uma única vez.

8. Somente será considerado tempo de serviço consecutivo, não sendo admitida a contagem paralela de tempo de serviço.

9. Não serão aceitos títulos encaminhados via fax e/ou via correio eletrônico.

10. Deverão ser entregues junto aos títulos cópias autenticadas dos documentos de identificação do candidato, sob pena da não avaliação dos títulos apresentados.

8.2 - Sobre a prova de títulos que especifica o item 8, fica estabelecido:

a) A prova de títulos terá apenas caráter classificatório e somente os candidatos classificados na prova objetiva terão seus títulos avaliados, estando os demais eliminados do concurso;

b) Somente serão convocados para a apresentação dos títulos os candidatos obtiverem no mínimo 20 (vinte) pontos do total de 40 (quarenta) pontos possíveis da prova escrita objetiva, até um limite de até um limite de 3 (três) vezes o número de vagas disponível.

c) A análise dos títulos é limitada ao número máximo de 5 (cinco) pontos, conforme especificado neste Edital, QUADROS I e II (ITEM 8).

d) Até 01 (um) dia útil após a divulgação do resultado final da Prova Objetiva no mural da Prefeitura e na página www.institutoludus.com.br, o candidato classificado na prova objetiva, concorrentes para os cargos que sejam previstas provas de títulos, deverá entregar, no local que efetivou a inscrição, Curriculum Vitae Simplificado, contendo as informações abaixo relacionadas, com as devidas comprovações, por intermédio de fotocópias legíveis e devidamente autenticadas em cartório, sob pena dos títulos não serem avaliados:

1) Documentos pessoais de identificação;

2) Formação profissional;

3) Pós-graduação;

4) Curriculum Vitae Simplificado;

5) Experiência profissional na área específica para a qual concorre.

7) Cópia autêntica do diploma de graduação (OBRIGATORIAMENTE no caso da graduação já houver sido concluída, ou certidão de colação de grau, caso o diploma ainda não tenha sido expedido).

8) Os títulos serão valorados de acordo com os critérios definidos no QUADRO VII (item 8) deste Edital.

9) Os títulos deverão vir todos autenticados em cartório.

8.3. A apresentação dos títulos e dos documentos correspondes deverão ser entregues pelos candidatos junto com o formulário de entrega dos títulos (Anexo VI) e a segunda via deverá ser apresentada a equipe auxiliar responsável pelo recebimento dos títulos que deverá emitir via recebida ao candidato.

8. DOS RECURSOS

8.1 Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, relativo à divulgação do gabarito oficial, desde que devidamente fundamentado com as justificativas para cada questão impugnada, dirigido à Comissão Organizadora do Teste Seletivo, entregue sob protocolo na Sede da Prefeitura Municipal de POÇÃO DE PEDRAS - MA e na Sede do Instituto Ludus;

8.2 O recurso somente será admitido se interposto no prazo estabelecido no Cronograma de Execução - Anexo III, não sendo aceito em nenhuma hipótese, recurso interposto fora do prazo ou que não seja fundamentado.

8.3 O Recurso interposto será apresentado na forma prescrita no Anexo IV do presente Edital.

8.4 Os recursos intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes será indeferidos.

8.5 A decisão proferida pela Banca Examinadora tem caráter irrecorrível na esfera administrativa, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

8.6 Os pontos (s) relativos(s) à (s) questão (ões) eventualmente anulada (s) será atribuído (s) a todos os candidatos.

9. DA HOMOLOGAÇÃO

Decorrido o prazo para recurso, o resultado final do Teste Seletivo será encaminhado à Prefeitura Municipal de POÇÃO DE PEDRAS - MA, para homologação pela Ex.mo Sr. Prefeito, e publicado na Imprensa Oficial (Diário Oficial do Estado do Maranhão).

10. REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

a) A nomeação do candidato será efetivada pela Prefeitura Municipal de POÇÃO DE PEDRAS - MA, de acordo com o número de vagas previstas, obedecida a ordem de classificação do candidato no Teste Seletivo Simplificado;

b) O candidato aprovado e classificado no Teste Seletivo de que trata este Edital, será investido no cargo, desde que atenda, além do exigido para a inscrição, a seguinte documentação:

b.1) Apresenta a documentação comprobatória do requisito Escolaridade na forma exigida;

b.2) Firmar, sob as penas da lei (art. 171 do Código Penal Brasileiro), declaração de não ter sido demitido do Serviço Público por intermédio de Processo Administrativo Disciplinar nos últimos 5 anos, e que não ocupa outro cargo público incompatível tanto no que se refere a carga horária como qualquer outra vedação Constitucional.

b.3) Apresentar Cópia do CPF e, se for o caso, cópia da Certidão de Casamento;

b.4) Apresentar cópia do título eleitoral.

11. DA EXCLUSÃO DO CERTAME

Será excluído do Teste Seletivo o candidato que:

a) faltar ou chegar atrasado a qualquer prova, seja qual for a justificativa, pois em nenhuma hipótese haverá segunda chamada;

b) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o cartão-resposta;

c) ausentar-se da sala, após ter assinado a lista de presença, sem o acompanhamento de fiscal;

d) dispensar tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida ou autoridade presente à aplicação das provas, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

e) utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta, máquinas calculadoras ou similares, ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita, eletrônica ou gestual, com outro candidato;

f) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer provas;

g) recusar-se a entregar o cartão-resposta ao término do tempo destinado para a realização das provas;

h) deixar de assinar o cartão-resposta e a lista de presença;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de questões;

j) se, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, que o candidato se utilizou de processos ilícitos, sua prova será anulada, sendo automaticamente eliminado do certame;

k) deixar de atender a qualquer ato convocatório;

l) não apresentar o documento que comprove a inscrição e que identifique o candidato, conforme exigido no item 2;

m) deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

n) se ausentar da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.

n.1) Ao se ausentar da sala, acompanhado do fiscal, o candidato não poderá levar consigo o Cartão de Resposta, o Caderno de Questões, lápis ou borracha ou qualquer outro documento. O não atendimento destas determinações implica a eliminação sumária do candidato.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Não será admitida inscrição condicional e nem por correspondência;

b) A inscrição e todos os atos dela decorrente serão anulados sumariamente a qualquer época, se o candidato não comprovar que, na data do encerramento da inscrição, tenha atendido a todos os requisitos exigidos, não se considerando qualquer situação adquirida após aquela data;

c) O candidato classificado será convocado para contratação, firmando documento atestando se aceita ou não o cargo. O não comparecimento do candidato no prazo estabelecido dará direito à Prefeitura Municipal de POÇÃO DE PEDRAS - MA a convocar o próximo candidato da lista de classificação.

d) A relação dos aprovados será afixada no Mural da Prefeitura e no site www.institutoludus.com.br.

e) A falta de comprovação de qualquer requisito para investidura no cargo, prática de falsidade ideológica, procedimento indisciplinar ou descortês para com os membros da Comissão, coordenadores, auxiliares e autoridades presentes, durante a realização das provas, acarretará cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do Teste Seletivo e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados, ainda que já tenha sido publicado o Edital de homologação do resultado final do Teste Seletivo, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

f) Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão comprobatória de classificação no Teste Seletivo, valendo para este fim, o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão e o resultado final publicado no site www.institutoludus.com. .

g) A inscrição do candidato implicará no conhecimento das presentes instruções e no compromisso tácito de aceitar as condições do Teste Seletivo, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e seus Anexos.

h) Qualquer alteração nas datas do Cronograma de Execução - Anexo III, será divulgado no Instituto Ludus, www.institutoludus.com.br e na Prefeitura Municipal de Poção de Pedras - MA.

i) Será entregue ao candidato, no ato da inscrição presencial, um exemplar deste Edital contendo os anexos I, II, III, IV e V.

j) Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão do Teste Seletivo.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE POÇÃO DE PEDRAS - MA, 25 DE ABRIL DE 2011.

GILDÁSIO ÂNGELO DA SILVA
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Professor: Executar as tarefas que se destinam a docência, incluindo, entre outras atribuições: participar da elaboração a Proposta Pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento; ministrar s dias letivos e as horas-aula estabelecidos; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e o desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atendimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem; participar das tarefas que se destinam a ministrar aulas e executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato. Planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuar em reuniões administrativas e pedagógicas; organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas.

Orientador Educacional - PROJOVEM: realizar, sob orientação do técnico do CRAS, planejamento das atividades; facilitar o processo de integração do coletivo; desenvolver os conteúdos e atividades atribuídos no traçado metodológico do Projovem Adolescente; registrar a freqüência diária dos jovens no Serviço Sócioeducativo; acompanhar o desenvolvimento, oficinas e atividades ministradas por outros profissionais; participar de reuniões sistemáticas com familiares dos jovens; mediar os processos grupais, fomentando a participação democrática dos jovens e sua organização, no sentido do alcance dos objetivos do serviço sócioeducativo de convívio; avaliar o desempenho dos jovens no serviço sócioeducativo informando ao CRAS as necessidades de acompanhamento individual e familiar; realizar busca ativa diária em horário oposto ao funcionamento do coletivo, bem como acompanhar as familias com o objetivo de fortalecimento de vínculos; atuar como interlocutor do serviço sócioeducativo junto às escolas dos jovens, em assuntos que prescindam da presença do Coordenador do CRAS, encarregado da articulação interinstitucionais do ProJovem Adolescente; participar de reuniões sistemáticas com técnico de referência do CRAS; captar jovens em seus domicílios, para organização dos núcleos; emitir relatórios semanais com registro dos acontecimentos nos coletivos; exercer outras atividades correlatas.

Facilitador de Oficina - PROJOVEM: inteirar-se dos princípios, objetivos e da dinâmica operacional do serviço sócio-educativo do Projovem Adolescente, bem como pautar suas oficinas pelas orientações e referências metodológicas sócio-educativas apresentadas no traçado sugerido pelo MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; interagir permanentemente com o orientador social, de forma a garantir a integração das atividades aos conteúdos e objetivos dos Percursos Sócio educativos; buscar e valorizar as diferentes manifestações corporais (jogos, esporte, ginástica, dança, circo, entre outras.) de interesse dos jovens do coletivo; estimular os jovens, pelos facilitadores, a conhecer os serviços públicos, em especial, os programas desenvolvidos pelas Secretarias Municipais e Ministérios do Esporte e da Cultura; exercer outras atividades correlatas.

Auxiliar de Serviços Gerais: Realizar a limpeza e conservação das instalações e equipamentos dos prédios onde funcionam as unidades da Administração Municipal; exercer eventuais mandados; servir café e água; fazer merenda; carregar e descarregar móveis e equipamentos em veículos; controlar o acesso de pessoas aos prédios de acordo com as instruções recebidas; informarão público sobre horários de funcionamento; registrar ocorrências e comunicar a chefia; solicitar imediata colaboração dos serviços de urgência médica, policial em casos de acidentes e incêndios; zelar pelo equipamento de trabalho sob sua responsabilidade; executar outras atividades compatíveis com as atribuições do cargo.

Monitor: Exercício da docência em classes da educação infantil, de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental I e do EJA e de atividades técnico-pedagógicas que dão diretamente suporte às atividades de ensino. Planeja e ministra aulas em turmas de educação infantil, de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental I e da educação de jovens e adultos (EJA) em disciplinas do currículo do ensino fundamental I; participa da elaboração e seleção do material didático utilizado em sala de aula; supervisiona a utilização de equipamentos de laboratório e salas-ambiente; acompanha e orienta o trabalho do estagiário; analisa dados referentes à recuperação, aprovação, reprovação e evasão de alunos; participa da elaboração, execução e avaliação da proposta administrativo-pedagógica da escola; coordena as atividades de bibliotecas escolares; participa da elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de ensino; coordena, formula, executa e avalia a política educacional; coordena e supervisiona as atividades de suporte tecnológico; participa da elaboração e avaliação das propostas curriculares; participa, com todos os setores da escola, da gestão de aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino; normatiza vivencias curriculares e a vida escolar do aluno e, também, zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional; planeja, executa e avalia atividades de capacitação de pessoal da área de educação; produz textos pedagógicos; participa da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, proposta, programas e políticas educacionais; participa na escolha do livro didático; articula atividades interescolares; emite parecer técnico; participa de estudos e pesquisas da sua área de atuação; participa da promoção e coordenação de reuniões, encontros, seminários, cursos e outros eventos da área educacional e correlatas; executa outras atividades correlatas.

Merendeira: Executar serviços de zeladoria, conservação e manutenção dos prédios públicos, garantindo o bom funcionamento, assegurando- lhes as condições de higiene e segurança. Executar serviços inerentes ao preparo e distribuição de merenda, selecionando alimentos, preparando refeições ligeiras e distribuindo-as aos comensais, para atender ao programa alimentar de estabelecimentos educacionais e outros.

Vigia: Garantir a vigilância dos prédios públicos (prefeitura, escolas, postos médicos, hospitais, PSF etc.) e dos logradouros públicos, fazendo a ronda em suas dependências internas e externas, estando atento a entrada e saída de pessoas ou bens, em função de evitar roubos, atos de violência e outras infrações à ordem e à segurança, apresentar as ocorrências do seu turno de trabalho ao chefe imediato; exercer outras atividades compatíveis com o Cargo.

Auxiliar de Enfermagem: Cargo de nível intermediário, correspondendo ao conjunto de atribuições e responsabilidades, com base em competências, habilidades e valores éticos específicos, que habilitem o profissional auxiliar e/ou técnico em enfermagem a desenvolver atividades auxiliares das ações de Enfermagem, visando a prevenção, promoção e recuperação da saúde individual e coletiva, no âmbito do Programa Saúde da Família. Realizar procedimento de auxiliar de enfermagem, dentro das suas competência técnicas e legais; realizar procedimentos de enfermagem nos diferentes ambientes, UFS e nos domicílios, dentro do planejamento de ações traçado pela equipe; preparar o usuário para consultas médicas e de enfermagem, exames e tratamentos na USF; zelar pela limpeza e ordem do material, de equipamento e de dependências da USF, garantindo o controle de infecção; realizar busca ativa de casos, como tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico. No nível de suas competências, executar assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizar ações de educação em saúde aos grupos de patologias específicas e às família de risco, conforme planejamento da USF.

Motorista: Dirigir veículos transportando cargas ou passageiros, conduzindo-os conforme necessidade do setor de trabalho, observando as normas de trânsito e operando os equipamentos inerentes ao veículo.

Atendente: Organizar, discutir e executar o expediente de seus superiores, tomando as providências decorrentes. Preparar a correspondência ditada e/ou rascunhada e redigir a correspondência simples. Atender pessoas, prestando-lhes informações a respeito e, dependendo do assunto, marcando entrevistas. Atender e efetuar ligações telefônicas, anotando e transmitindo recados. Manter em dia os arquivos e fichários. Redigir e digitar memorandos, cartas, relatórios, apostilas, circulares, tabelas, formulários e impressos padronizados. Controlar a recepção, o protocolo e o envio de correspondências e documentos. Executar tarefas correlatas a critério do superior.

Cozinheira: Preparar e cozinhar alimentos e responsabilizar-se pela cozinha; responsabilizar-se pelos trabalhos de cozinha; preparar dietas e refeições de acordo com cardápios; preparar refeições ligeiras, mingaus, café, chá e outras; encarregar-se de todos os tipos de cozimento em larga escala, tais como: vegetais, cereais, legumes, carnes de variadas espécies; preparar sobremesas e sucos dietéticos; eventualmente, fazer pães, biscoitos, sorvetes e artigos de pastelaria em geral; encarregar-se da guarda e conservação dos alimentos; fazer os pedidos de suprimento de material necessário à cozinha ou à preparação de alimentos; operar os diversos tipos de fogões, aparelhos e demais equipamentos de cozinha; distribuir, fiscalizar e orientar os trabalhos dos auxiliares; supervisionar os serviços de limpeza, zelando pela conservação e higiene dos equipamentos e instrumentos de cozinha; executar tarefas afins.

Orientador de Oficina - CAPS: realizar e participar das reuniões sistemáticas sob orientação da coordenação de oficinas e técnico do CRAS; planejar as atividades de capacitação do CRAS; realizar as oficinas de acordo com as orientações e referenciais pedagógicos do programa; registrar a freqüência diária das crianças e adolescentes nas oficinas; exercer outras atividades correlatas.

Agente de Endemias: Desenvolver atividades de combate às endemias no Município. Conhecimento básico sobre: Esquistossomose, Doença de Chagas, Dengue, Leishmaniose Tegumentar e Visceral, Malária (conceito, agente etiológico, reservatório, hospedeiro, modo de transmissão, período de incubação, período de transmissão, sintomas, diagnóstico, medidas de controle); manuseio de inseticidas no controle de vetores, noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento.

Agente de Vigilância Sanitária: O agente de vigilância sanitária é o profissional que inspeciona, fiscaliza e orienta os serviços de profilaxia e policiamento sanitário. Fiscalizar habitações e estabelecimentos comerciais, produtores, distribuidores e de prestação de serviços; fiscalizar piscinas de uso coletivo restrito, tais como: as de clubes, condomínio, escolas , associações, hotéis, motéis e congêneres; fiscalizar as condições sanitárias das instalações prediais de água e esgoto e da sua ligação à rede pública; fiscalizar estabelecimentos de serviços, tais como: barbearias, salões de beleza, casa de banho, estabelecimentos esportivos de ginástica, cultura física, natação e congêneres, asilos creches e similares; fiscalizar estabelecimentos de ensino, hotéis, motéis e congêneres, clubes recreativos e similares, agencias funerárias, velório, necrotérios e cemitérios, no tocante as questões higiênico sanitárias; fiscalizar estabelecimentos que comercializem e distribuam gêneros alimentícios, bebidas e águas minerais; fiscalizar estabelecimentos que fabriquem e/ou manipulem gêneros alimentícios; coletar e encaminhar para análise laboratorial alimentos e outros produtos para fins de controle; apreender alimentos e outros produtos que estejam em desacordo com a legislação sanitária vigente; efetuar interdição de produtos, embalagens e equipamentos em desacordo com a legislação sanitária vigente; efetuar interdição parcial ou total do estabelecimento fiscalizado; expedir autos de infração e termos de imposição de penalidade, com base na legislação sanitária vigente; executar e/ou participar de ações de Vigilância Sanitária em articulação direta com a equipe de Vigilância Epidemiológica, incluindo as de Atenção a Saúde do Trabalhador, de Controle de Zoonoses e do Meio Ambiente; cumprir e fazer cumprir a legislação sanitária federal, estadual e municipal em vigor; efetuar fiscalização com o objetivo de exercer o poder de polícia nas atividades de interesse da saúde coletiva e referente a relações de consumo, bem como seu efetivo controle por meio de vistorias de rotina ou programadas; executar outras atividades inerentes à área fiscal.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Vigia, Cozinheira

LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto; Dígrafo; Encontros Vocálicos e Consonantais; Separações de Silábica; Sinônimos e Antônimos; Flexões do substantivo; Aumentativo e Diminutivo. Sujeito e Predicado. Classes Gramaticais.

MATEMÁTICA: Resolução de problemas simples da vida cotidiana envolvendo conhecimento de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. Relação de ordem e grandeza. Dezena e dúzia. Medidas de tempo. Comprimento e distancia; metro e quilometro. Capacidade: litro, massa e quilograma. Raciocínio Lógico: medir a habilidade do candidato em entender as relações entre as pessoas, lugares, coisas, objetos, etc. Deduzir novas informações das relações fornecidas, através de raciocínio básico. Verificar a capacidade de utilizar-se de raciocínio analítico e dedutivo. Interpretação de seqüências numéricas. Interpretação de seqüências lógicas através do uso de figuras interpretação de seqüências lógicas através do uso de símbolos.

CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos econômicos, geográficos, históricos e culturais do município de Poção de Pedras - MA.

Motorista, Atendente, Agente de Endemias e Agente de Vigilância Sanitária

LÍNGUA PORTUGUESA: Análise Textual. Tipos de frase (afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa). Divisão silábica, Sílaba tônica. Acentuação Gráfica. Emprego do "porque". Sintaxe: Identificação de Sujeito e Predicado/ Classificações. Sinônimo e Antônimo/ Parônimos e Homônimos. Sinais de pontuação. Ortografia: uso de j/g, s/ss, ch/x, s/z, p/b. Crase. Classes de palavras e suas flexões.

MATEMÁTICA: Conjunto dos números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Expressões numéricas com as quatro operações. Problemas matemáticos envolvendo as quatro operações. Números Ordinais. Números Romanos. Frações. Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.

CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos econômicos, geográficos, históricos e culturais do município de Poção de Pedras - MA.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE MOTORISTA "D": Lei nº9503/97 e atualizações até dezembro de 2009(CTB - Código de Trânsito Brasileiro): Das normas gerais de circulação e conduta, Da sinalização de Trânsito, Do registro de veículos, Do licenciamento, Da condução de escolares, Da habilitação, Das Infrações, Das penalidades, Das medidas administrativas, Do processo administrativo, Dos crimes de trânsito. Noções de Primeiros Socorros. Conhecimentos básicos em mecânica de automóveis. Manutenção e limpeza de veículos. Atualidades.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE ATENDENTE: Atendimento ao Público. Organização e arquivamento de documentos. Noções de microinformática (Word e Excel). Conhecimento de Internet. Comunicação nas organizações: objetividade e clareza nas comunicações. Atendimento telefônico: Diferenças do atendimento presencial. Cuidados para uma boa comunicação telefônica. Elaboração, preenchimento e análise de relatórios de controle. Assuntos da atualidade: acontecimentos nacionais e internacionais abordados em jornais, revistas, programas de rádio e T.V.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE AGENTE DE ENDEMIAS: 1. CONHECIMENTOS BÁSICO DE SAÚDE PÚBLICA. Conhecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Organização e princípios do SUS: Base legal. Controle Social do SUS. 2-Leishmaniose: características epidemiológicas: ciclo, modo de transmissão, período de incubação, suscetibilidade e imunidade; aspectos clínicos no cão; medidas preventivas dirigidas à população humana, ao vetor e à população canina. 3-Dengue: noções sobre febre amarela e dengue, biologia dos vetores, operações de campo, reconhecimento geográfico, tratamento focal, perifocal, bloqueio, EPI, formas de controle, Programa Nacional de Controle da Dengue. 4-CCZ:posse responsável, vacinação anti-rábica animal , controle de morcegos em áreas urbanas. 5- Roedores / Leptospirose: controle de roedores em áreas urbanas; leptospirose: sintomas, transmissão, prevenção. 6. Animais Peçonhentos: ofídeos, aracnídeos (aranhas e escorpiões) e lagarta (Lonomia obliqua): noções básicas sobre controle, prevenção de acidentes e primeiros socorros.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: 1. Códigos e Posturas municipais pertinentes. 2-Meio Ambiente. 3-Jardinagem. 4-Preservação de ruas, praças e parques. 5-Saneamento básico. 6-Prevenção e promoção sanitária. 6- Fiscalização Sanitária:- objetivos, Função, atribuições, procedimentos. 7- Código de Defesa do Consumidor. 8-Noções de segurança no trabalho. 9-Noções de Ética, respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade. 10-Lei Orgânica do município. 11-Cuidados e procedimentos com as doenças; chagas, esquitossomose, alcoolismo, leptospirose, leishmaniose, dengue, verminose, febre amarela, tabagismo e AIDS . 12-Cuidados e procedimentos. 13-Higiene em geral. 14-SUS: Organização dos serviços de saúde no Brasil : princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária.

Facilitador de Oficina, Orientador Educacional e Orientador de Oficina

LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA - Fonemas. Vogais. Consoantes. Semivogais. Alfabeto. Sílaba. Encontros vocálicos. Encontro consonantal. Dígrafo. Separação de sílabas. Ortografia. Uso do "Porquê". Uso do hífen. Ortoépia. Acentuação gráfica, Pleonasmo. Pontuação. Estrutura dos vocábulos: Processos de formação das palavras: derivação e composição, Divisão Silabica. MORFOLOGIA - Estrutura, formação e composição das palavras. Prefixo, afixos, Sufixos e Radicais. Flexão nominal e verbal. Classificação e emprego das classes de palavras da língua portuguesa. Emprego de locuções. Substantivo. Artigo. Adjetivo. Numeral. Pronome. Verbo. Verbos auxiliares. Verbos regulares. Verbos irregulares. Verbos defectivos. Locução verbal. Advérbio. Preposição. Conjunção. Interjeição. Vozes verbais. SINTAXE - Frase. Oração. Período. Predicação verbal. Termos da oração. Classificação das orações e do período. Período simples, Período composto. Concordância nominal. Concordância verbal. Regência nominal. Regência verbal. Sintaxe de colocação. Sintaxe de regência. Emprego da Crase. Pontuação. Colocação dos pronomes. Orações Coordenadas e Subordinadas. Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto. SEMÂNTICA - Sinônimos. Antônimos. Denotação e Conotação. Figuras de Linguagem: Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopéia; Catacrese; Paradoxo; Figuras de Palavras. Comparação. Catacrese. Metonímia. Figuras de construção. Elipse. Hipérbato. Pleonasmo. Silepse. Figuras de pensamento. Antítese. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

CONTEÚDO COMUM - MATEMÁTICA: 01-Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais; 02 - Operações numéricas: adição, subtração, multiplicação e divisão; 03 - Potenciação, radiciação e propriedades; 04 - Múltiplos e divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum; 05 - Divisão proporcional e regras de três simples e composta; 06 - Sistema de medidas; 07 - Porcentagem e juros simples; 08 - Resolução de problemas; 09 - Equações de 1° e 2° graus (problemas de primeiro e segundo graus); 10 - Produtos notáveis; 11 - Cálculo de perímetro e área de figuras planas; 12 - Ângulos; 13 - Trigonometria no triângulo retângulo. 14. Raciocínio lógico-matemático.

CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos econômicos, geográficos, históricos e culturais do município de Poção de Pedras - MA.

Auxiliar de Enfermagem e Monitor

LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA - Fonemas. Vogais. Consoantes. Semivogais. Alfabeto. Sílaba. Encontros vocálicos. Encontro consonantal. Dígrafo. Separação de sílabas. Ortografia. Uso do "Porquê". Uso do hífen. Ortoépia. Acentuação gráfica, Pleonasmo. Pontuação. Estrutura dos vocábulos: Processos de formação das palavras: derivação e composição, Divisão Silabica. MORFOLOGIA - Estrutura, formação e composição das palavras. Prefixo, afixos, Sufixos e Radicais. Flexão nominal e verbal. Classificação e emprego das classes de palavras da língua portuguesa. Emprego de locuções. Substantivo. Artigo. Adjetivo. Numeral. Pronome. Verbo. Verbos auxiliares. Verbos regulares. Verbos irregulares. Verbos defectivos. Locução verbal. Advérbio. Preposição. Conjunção. Interjeição. Vozes verbais. SINTAXE - Frase. Oração. Período. Predicação verbal. Termos da oração. Classificação das orações e do período. Período simples, Período composto. Concordância nominal. Concordância verbal. Regência nominal. Regência verbal. Sintaxe de colocação. Sintaxe de regência. Emprego da Crase. Pontuação. Colocação dos pronomes. Orações Coordenadas e Subordinadas. Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto. SEMÂNTICA - Sinônimos. Antônimos. Denotação e Conotação. Figuras de Linguagem: Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopéia; Catacrese; Paradoxo; Figuras de Palavras. Comparação. Catacrese. Metonímia. Figuras de construção. Elipse. Hipérbato. Pleonasmo. Silepse. Figuras de pensamento. Antítese. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos econômicos, geográficos, históricos e culturais do município de Poção de Pedras - MA.

CONTEÚDO ESPECÍFICO DE AUXILIAR DE ENFERMGEM: Prevenção de infecção hospitalar; Direitos e deveres do Auxiliar de Enfermagem; Conduta diante do paciente crítico; Assistência Materno Infantil; Assistência Clinica, Obstétrica e cuidados gerais de Enfermagem; Procedimento básico de Enfermagem. Legislação - Saúde Pública.

MONITOR: 1. Noções de Educação, Escola, Docente e Discente; 2. Conceito de Ensino e Aprendizagem; 3. Noções da Proposta Construtivista; 4. Noções de Planejamento de Ensino: Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos e Avaliação; 5. Tipos de Plano de Ensino. 6. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB: artigos de n°: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 13, 29, 30, 31, 32, 62 e 67. 7. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. 8. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA: artigos de n° 7, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 18, 19, 25, 53, 54, 60 e 69. 9. Principais tópicos do RECNEI. 10. Tendências pedagógicas, estrutura, objetivos, método, recursos pedagógicos, avaliação e pressupostos teóricos da educação infantil; 11. A política educacional no Brasil para crianças de 0 a 6 anos; 12. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança; 13. A brincadeira e o desenvolvimento infantil. 14. Informática: Editor de textos. Word. Excel. Linux. Linux Educacional.

Professor Nível I

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2. Significação das Palavras. 1.3. Denotação e Conotação. 1.4. Funções da Linguagem. 1.5. Coesão, Coerência e contexto discursivo. 2. ORTOGRAFIA OFICIAL. 3. ACENTUAÇÃO. 4. MORFOSSINTAXE 4.1. Sintaxe do período e da oração. 4.2. Sintaxe da Concordância (Nominal e Verbal). 4.3. Colocação Pronominal. 4.4. Regência Nominal e Verbal. 4.5. Análise Sintática. 4.6. Classes Gramaticais: artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição, interjeição e conectivos. 5. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. 6. FIGURAS DE LINGUAGEM.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1.Fundamentos da Educação: História da Educação e História da Educação Brasileira. As correntes e tendências da Educação. 2. Legislação e Políticas Educacionais: Regimento Escolar. Lei n°9394/96 LDBEN. Lei n°8069/90 ECA. Temas referentes à Educação previstos na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Piauí. 4.Projeto Político - Pedagógico da Escola. 5. Gestão Democrática. 6. Avaliação Escolar. 7. Organização da escola. 8. Métodos, conteúdos e práticas escolares cotidianas 8. Paralelo entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: fundamentos teórico-metodológicos que compõem as diferentes áreas do conhecimento. 9. A história da Psicologia Educacional e suas principais correntes. 10. O desenvolvimento humano: Teorias Educacionais.

CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PROFESSOR NÍVEL I: 1.A escola em seu contexto social. 2. Os vários conceitos de ensino. 3. Avaliação da aprendizagem. 4. Metodologia e Didática aplicada às disciplinas. 5. Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos (Constituição Federal/88). 6. O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos e métodos. 7. O ensino-aprendizagem da escola pública. 8. As relações sociais da escola pública(professor-aluno). 9. Educação inclusiva e fracasso escolar. 10. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1° a 4° séries - Temas Transversais. MATEMÁTICA: 1. Raciocínio Lógico. 2. Unidades de Tempo. 3. Expressões Numéricas. 4. Regra de Três Simples. 5. Porcentagem. 6. Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum. 7. Operações no Conjunto dos Números Reais: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. 8. Figuras Geométricas Planas. 9. Algarismos Romanos.

CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos econômicos, geográficos, históricos e culturais do município de Poção de Pedras - MA.

Professor de Educação Física

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1Norma culta e variedades lingüísticas. 1.2. Significação das Palavras. 1.3. Denotação e Conotação. 1.4. Funções da Linguagem. 1.5. Coesão, Coerência e contexto discursivo. 2. ORTOGRAFIA OFICIAL. 3. ACENTUAÇÃO. 4. MORFOSSINTAXE 4.1. Sintaxe do período e da oração. 4.2. Sintaxe da Concordância (Nominal e Verbal). 4.3. Colocação Pronominal. 4.4. Regência Nominal e Verbal. 4.5. Análise Sintática. 4.6. Classes Gramaticais: artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição, interjeição e conectivos. 5. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. 6. FIGURAS DE LINGUAGEM.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: 1.Fundamentos da Educação: História da Educação e História da Educação Brasileira. As correntes e tendências da Educação. 2. Legislação e Políticas Educacionais: Regimento Escolar. Lei nº9394/96 LDBEN. Lei nº8069/90 ECA. Temas referentes à Educação previstos na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Piauí. 4.Projeto Político - Pedagógico da Escola. 5. Gestão Democrática. 6. Avaliação Escolar. 7. Organização da escola. 8. Métodos, conteúdos e práticas escolares cotidianas 8. Paralelo entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: fundamentos teórico-metodológicos que compõem as diferentes áreas do conhecimento. 9. A história da Psicologia Educacional e suas principais correntes. 10. O desenvolvimento humano: Teorias Educacionais.

CONHECIMENTOS LOCAIS: Aspectos econômicos, geográficos, históricos e culturais do município de Poção de Pedras - MA.

CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA:1. Noções dos conhecimentos básicos da disciplina. 2. Aspectos históricos da Educação Física. 3. Hábitos posturais. 4. Jogos educativos (motores, sensoriais e de raciocínio). 5. Prática de esportes com informação teórica (Futsal, voleibol, handebol, basquete, futebol). 6. Esporte e ética. 7. PCN'S da Educação Física. 8. O papel pedagógico da Educação Física na constituição dos sujeitos, da sociedade e do mundo. 9. Aspectos biológicos do desenvolvimento humano. 10. O processo do desenvolvimento motor. 11. Nutrição e atividade física. 12. Socorro de urgência aplicado a educação física. 13. A educação física escolar. 14. A técnica, a tática e a competição

ANEXO III - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

FASE - ETAPA

DATAS E PRAZOS

01. Lançamento do Edital

25 de abril de 2011

02. Período das Inscrições

29/04 a 06/05/ 2011

03. Divulgação das inscrições homologadas

13 de maio de 2011

04. Divulgação dos Locais de prova

16 de maio de 2011

05. Data da Realização do Teste

22 de maio de 2011

06. Publicação do Gabarito

23 de maio de 2011

07. Prazo para interposição de recurso referente ao Gabarito das Provas objetivas

24 de maio de 2011

08. Divulgação do resultado dos julgamentos dos recursos contra os gabaritos da Provas Objetivas

27 de maio de 2011

09. Divulgação do Resultado Final das Provas Objetivas

30 de maio de 2011

10. Homologação/ Publicação do resultado final

31 de maio de 2011

ANEXO IV - MODELO PARA RECURSO

TESTE SELETIVO: Edital 001/2011

PREFEITURA DE POÇÃO DE PEDRAS - MA

Nome do Candidato:__________________________________________________

N° da Inscrição:______________________ Cargo:___________

N° do Protocolo:_____________________________________

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

 

Referente a Prova Escrita

 

Contra Indeferimento de Inscrição

N.° da(s) questão(ões):

 

Contra Gabarito da Prova Objetiva

Gabarito Oficial:

 

 

Resposta Candidato:

Justificativa do candidato - Razões do Recurso

______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

OBS:

1. Cada recurso recebe um número de protocolo, sendo que o número do protocolo deve ser aposto pelo responsável pelo recebimento do recurso - registrar um N.° seqüencial e informar ao candidato para acompanhamento.

2. Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via, constando o N.° do Protocolo, será devolvida ao Recorrente

3. Recurso sem a devida fundamentação será indeferido de plano.

Data ______/______/2011

Assinatura do Candidato

Assinatura do Responsável p/ recebimento

ANEXO V

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIAL PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Il.ma. Sra. Presidente da Comissão Organizadora do Teste Seletivo Simplificado

___________________________________________________________ , Documento de Identidade N° _________ , Órgão Expedidor _______________, residente ______________________________ , N°____________ , Bairro ____________________ , Cidade _______________________ , Telefone N° _________________ , inscrito no Teste Seletivo Simplificado da Prefeitura do Município de Poção de Pedras - MA, para concorrer às vagas do Cargo de ______________________________ , sob o N° de Inscrição _____________________ , vem requerer que sua prova seja realizada em regime especial, conforme o estabelecido no subitem 4.1.4. deste Edital, na forma a seguir especificada.

Se você precisa de atendimento especial para a realização de sua prova, assinale sua necessidade

Portador de Deficiência Visual

1. ( ) Prova ampliada
2. ( ) Ledor
3. ( ) Prova em Braille

Portador de Deficiência Auditiva

1. ( ) Intérprete de linguagens de sinais
2. ( ) Não necessito de intérprete

Portador de Deficiência Física

1. ( ) Sala em andar térreo
2. ( ) Mobiliário especial.
Especifique: ...................................................................
3. ( ) Auxiliar para preenchimento do cartão.

Poção de Pedras - MA, ........................ de....................................... de 2011.

_________________________________
Assinatura do candidato

Recebido por: ....................................................................
(carimbo)

Em: ....................... /....................................... / 2011

ANEXO VI

Modelo Padrão de Formulário da Prova de Títulos

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE TÍTULOS

À

Comissão Examinadora do Teste Seletivo

Prefeitura Municipal de POÇÃO DE PEDRAS - MA

Solicito Contagem de pontos referente prova de títulos

Tendo em vista o Edital que determina a entrega de títulos, para o Concurso Público, venho apresentar a esta Comissão, documentos que atestam qualificações, dando margem à contagem de pontos na prova de títulos conforme QUADRO I e II (item 8) do Edital.

1- Número de Documentos Entregues:____________________________________

2- Nome do candidato:_________________________________________

3- N.º de Inscrição:____________________________________________

4- Cargo:______________________________________

5- Os documentos enviados, todos autenticados, não serão devolvidos em hipótese alguma, uma vez que serão apensados aos demais documentos relativos ao certame seletivo.

________________, _____de ______________________ de 2011

_____________________________
Assinatura do Candidato

______________________________
Assinatura do Responsável pelo Recebimento