UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   1 vaga para Professor Substituto da UFSJ - MG na área de Fisiologia

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DIVISÃO DE APOIO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

EDITAL CPD Nº 4, DE 13 DE JANEIRO DE 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

A Diretora da divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, no uso de suas atribuições e na forma do que dispõe a Lei 8745/93 com as modificações introduzidas pela Lei 9849/99 e a Lei 10667/03, o Decreto 6944 de 21 de agosto de 2009, faz saber a todos quanto o presente Edital virem dou dele conhecimento tiverem que por ordem do Reitor da referida Universidade, Professor Helvécio Luiz Reis, a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos fará realizar processo seletivo simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga, objetivando, a contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, na área de FISIOLOGIA, para o Campus Centro Oeste Dona Lindu. O prazo de validade do referido concurso será de 02 (dois) anos a contar da homologação dos respectivos resultados, prorrogável por igual período de acordo com as necessidades e/ou conveniências institucionais.

1. REQUISITOS

1.1. O requisito básico para se inscrever é Graduação na área de saúde ou biológicas com, no mínimo, Título de Especialista em Fisiologia ou Farmacologia.

1.3. Não será contratado o pessoal que já tenha sido contratado nos termos da Lei 8.745/93, que não tenha cumprido o prazo exigido no inciso II, Art. 9º da Lei 9.849/99.

2.DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Período de Inscrição: de 17 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011 (exceto finais de semana e feriados)

2.2. A Ficha de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

2.2.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

2.2.2. Currículo Vitae/Lattes (3 vias)

2.2.3. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 15,00 (quinze reais). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

2.2.3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

2.3. O envelope contendo os documentos descritos nos itens 1.1 deverão ser encaminhados, via SEDEX, ou entregue pessoalmente na Secretaria do Curso de Enfermagem do Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei, no endereço: Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, bairro Chanadour, CEP 35.501-296, Divinópolis- MG, horário de 9:00 às 11:30 e de 14:00 às 17:00.

2.4. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

2.5. A documentação comprobatório do Currículo Lattes/Vitae deverá ser entregue no primeiro dia do concurso, no horário de 15 às 17 horas na Secretaria do Curso de Enfermagem do Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei, que deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos (originais e cópias)

3 REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

3.1. O regime de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais, mediante celebração de contrato por prazo determinado, regendo-se no que couber, pela Lei 8.745/93.

3.2. A duração do contrato é de até 12 (doze) meses de acordo com a Lei 8745, de 09 de dezembro de 1993, c/c as modificações introduzidas pela Lei 9849, de 26 de outubro de 1999, podendo ser prorrogado por mais 12 (doze) meses, de acordo com a necessidade e conveniência institucionais

3.3. Remuneração inicial para classe Professor Auxiliar R$ 2.178,45.assim distribuídos:

3.3.1. Vencimento Básico: R$ 1.115,02

3.3.2. RT: R$ 54,25

3.3.3. GEMAS: R$ 1009,18

3.4. . Para investidura no cargo o candidato deverá possuir no ato da posse o Diploma de graduação ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao (s) título (s) exigido (s) no requisito básico.

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1. A realização do processo seletivo simplificado ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente.

4.2 Compete à Banca Examinadora:

4.2.1. preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

4.2.2. examinar o Currículo Vitae/Lattes dos candidatos;

4.2.3. elaborar ata a cada etapa onde deverá constar os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

5.1. O Processo seletivo simplificado constará das seguintes fases, nesta ordem:

5.1.1. Prova escrita;

5.1.2. Prova de título;

5.2. A data prevista para o início do concurso será a do dia 18 de fevereiro de 2011 O candidato receberá a confirmação da data juntamente com horário e local das provas, via e-mail.

6. DA PROVA ESCRITA

6.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com a duração máxima de 4 (quatro) horas e versará sobre tema constante do conteúdo programático.

6.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações pelo período de uma hora a contar do início desta, após o sorteio do tema, comum a todos os candidatos.

6.3. A prova será pontuada de acordo com o anexo II.

7. DA PROVA DE TÍTULOS

7.1. O julgamento da prova de títulos será baseado na apreciação dos elementos comprobatórios do mérito do candidato e será pontuada de acordo com o anexo III.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da admissão, de acordo com o Decreto 6.944/2009.

8. DO PROGRAMA

1. Células especializadas, bioeletrogênese e condução de sinais pela membrana.

2. Fisiologia muscular. Função, mecanismos de excitação e contração, tipos de músculos.

3. Neurofisiologia. Neurofisiologia sensorial, motora, comportamental, ciclo sono-vigília e estados de atividade cerebral; sistema nervoso autonômico.

4. Fisiologia cardiovascular. Função, mecanismos de funcionamento, circulação, regulação e controle.

5. Fisiologia do sistema nervoso autonômico.

6. Fisiologia renal. Função, mecanismos de funcionamento, regulação e controle.

7. Fisiologia respiratória. Função, mecanismos de funcionamento, mecânica da respiração, regulação.

8. Fisiologia gastrintestinal. Função, motilidade, secreções, digestão e absorção, controle.

9. Fisiologia endócrina. Eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, tireoide, ossos e dentes, funções reprodutivas

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete)

9.2. A relação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial da União, com a classificação final obtida pelos mesmos.

9.3. Os candidatos aprovados e classificados, respeitadas as vagas existentes, poderão ser contratados, se não houver impedimento de ordem legal ou administrativa, a juízo da Administração Superior da Universidade.

9.4. Para fins de contratação, o candidato aprovado deverá assinar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública, nas hipóteses permitidas pelo art. 37, XVI e XVII da CF-88, dou declaração negativa de acumulação, se for o caso.

9.5. A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento à Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, quando convocado, para entrega de documentação exigida para a admissão e para se submeter ao exame médico, a ser realizado por profissional do Quadro Permanente da Universidade.

9.6. O candidato aprovado será enquadrado de acordo com a titulação apresentada quando de sua convocação conforme item 8.5.

9.6.1. Somente será contratado o candidato que for considerado apto no exame médico.

9.6.2. O não comparecimento do candidato na hora e local agendados implicará na sua eliminação do processo seletivo.

9.6.3. Não serão admitidos pedidos de reconsideração ou recurso do resultado obtido no exame médico.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que, encontram-se abertas as inscrições para o aludido Processo Seletivo Simplificado para Docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União; e também divulgado nas Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado na homepage da UFSJ - www.ufsj.edu.br/concursos_docentes

ADRIANA AMORIM DA SILVA

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº /

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI- CPD /20_____

AO SENHOR PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) senhor(a)______________________________________________, (nacionalidade) _______________, (estado civil) _____________ (profissão) ____________________________, CI n.º ____________________, CPF n.º _____________________, e-mail ____________________________, residente e domiciliado à Rua/Av. ___________________________________ bairro: ___________________ na cidade de ______________________________ Estado _______________, CEP n.º ____________, telefone ______________________ , celular ______________________vem requerer sua inscrição como candidato ao concurso de provas e títulos para o Processo Seletivo Simplificado, CPD N.º ____/20____, na área _______________________________, para o _________________________ da Universidade Federal de São João del-Rei e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículo Vitae/ Lattes (3 vias)

São João del-Rei, ___ de _______________ de ________.

ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO II

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA ESCRITA

Candidato (a):

Examinador:

Desenvolvimento

Limite de Pontos

Nota Obtida

Observações

1. Conteúdo aderente ao tema

20

 

 

2. Contextualização do tema

10

 

 

3.Estrutura do texto (Introdução, desenvolvimento e conclusão)

20

 

 

4. Qualidade e atualidade das informações

10

 

 

5. Domínio do conteúdo

10

 

 

6. Redação cientifica (Linguagem adequada, clara e observância de regras gramaticais)

10

 

 

7. Citações e referências

10

 

 

8. Capacidade analítica e argumentativa

10

 

 

Total

100

 

 

ANEXO III

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANÁLISE DE CURRÍCULO

Candidato (a):

Examinador:

Critérios

Limite de pontos

Nota obtida

Observação

1- TÍTULOS ACADÊMICOS

20 PONTOS

 

 

Mestrado

10

 

 

Doutorado

10

 

 

2-EXPERIÊNCIA DOCENTE

20 PONTOS

 

 

Ensino Médio

1pt/ano

 

 

Graduação

3pt/ano

 

 

Orientação TCC:

2pt/cada

 

 

Orientação trabalho de iniciação científica

1 pt/IC

 

 

Orientação Monografia Especialização

2 pt/cada

 

 

Orientação Extensão

1 pt/orientação

 

 

Monitoria

0,5 ponto/aluno

 

 

3- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

40 PONTOS

 

 

Atuação na área objeto do concurso

5 pts/ano

 

 

Atuação em outra área da saúde

3 pts/ano

 

 

4- PRODUÇÃO CIENTÍFICA últimos 10 anos

05 PONTOS

 

 

Artigos publicados em revistas indexadas

1pto/cada

 

 

5- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM CONGRESSOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

5 PONTOS

 

 

Apresentação oral

1 pt/ apresentação

 

 

Apresentação poster

0,5 pt/ apresentação

 

 

Palestra /conferência

2 pt/ palestra

 

 

6. CURSOS DE ATUALIZAÇÃO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

5 PONTOS

 

 

Atualização

1 pt/curso

 

 

7. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

5 PONTOS

 

 

Eventos internacionais

3 pts/evento

 

 

Eventos nacionais

2 pts/evento

 

 

Eventos regionais

1 pto/evento

 

 

TOTAL

100 PONTOS